A partir de hoje, terça-feira (8), as pessoas que se inscreveram aqui na plataforma do processo eleitoral do CNPC já podem votar em seus candidatos de seus estados e respectivas setoriais. Amanhã terá início as etapas estaduais; Brasília (DF), Vitória (ES) e Teresina (PI) vão sediar, em 9 de setembro, os primeiros encontros presenciais do processo eleitoral para os Colegiados Setoriais e o Plenário do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). Outras reuniões ocorrerão até o fim de setembro em todas as capitais, exceto João Pessoa (na Paraíba, o encontro será em Campina Grande).
Os eventos fazem parte de mobilização organizada pelo Ministério da Cultura (MinC) para atrair os mais diversos segmentos culturais para o pleito. “Estamos buscando a ampliação do envolvimento da cidadania nos rumos do CNPC”, afirmou o secretário de Articulação Institucional (SAI) do MinC, Vinícius Wu.
Em cada um dos encontros, os participantes poderão manifestar suas ideias para aperfeiçoar as políticas culturais e se inscrever no processo como eleitores (maiores de 16 anos) e/ou candidatos (maiores de 18). De acordo com o diretor do Sistema Nacional de Cultura e Programas Integrados da SAI, Eduardo Mattedi, serão disponibilizados ao público terminais de acesso à plataforma digital na qual são registradas as inscrições.
Mais de mil inscritos
Desde o início da semana passada, as eleições para o CNPC – que podem ser feitas até 26 de setembro – já receberam mais de mil inscrições. Os interessados poderão se inscrever para votar ou para se candidatar nos seguintes Colegiados: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material e Teatro.
Para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral, a coordenação do CNPC do Ministério da Cultura oferece uma série de canais. A plataforma digital dispõe de Fale Conosco; a Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do MinC também atende demandas pelas redes sociais (Facebook eTwitter) e por meio do aplicativo de celular WhatsApp, número (61) 9241-0630, e para atendimento por telefone por (61) 2024-2186.
Confira o calendário de encontros estaduais – CNPC
9 de setembro – Brasília (DF) / Vitória (ES) / Teresina (PI)
10 de setembro – São Luís (MA)
11 de setembro – Curitiba (PR) / Recife (PE) / Fortaleza (CE)
12 de setembro – Salvador (BA) / Natal (RN)
14 de setembro – Cuiabá (MT)
16 de setembro – Goiânia (GO) / Belém (PA) / Palmas (TO)
17 de setembro – Belo Horizonte (MG) / Macapá (AP)
18 de setembro – Rio de Janeiro (RJ) / Maceió (AL)
19 de setembro – Campo Grande (MS) / Florianópolis (SC)
23 de setembro – Aracaju (SE) / Campina Grande (PB) / Rio Branco (AC)
25 de setembro – Porto Velho (RO) / São Paulo (SP) / Boa Vista (RR)
26 de setembro – Manaus (AM) / Porto Alegre (RS)
2 participações
Participei do encontro estadual do Ceará, gostei muito da discussão. Depois fomos para uma sala onde tinham os computadores e nos familiarizamos com o site do MINC.
Uma coisa me deixou preocupado, nos corredores se falava num boato de que o MINC pudesse vir a ser extinto na tão falada reforma ministerial. Espero que seja só um boato, pois seria um grande retrocesso. Aproveito este espaço para respeitosamente, mas sendo muito enfático, a nossa primeira luta é garantir a manutenção do MINC.
Na verdade gostaria de ter um contato mas direto com os coordenadores da cnpc aqui do estado do Amazonas, pois tenho algumas dúvidas sobre nosso encontro estadual. Ok