Encontro em Palmas (TO)

O secretário de Estado da Cultura, Melck Aquino, participou nesta quarta-feira, 16, da Etapa Estadual do Processo Eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). A ação teve início às 10h, no auditório da reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Palmas.

O encontro contou ainda com a participação da coordenadora geral de Instâncias de Articulação, Pactuação e deliberação do SNC, Christiane Ramírez, do coordenador-geral do Plano Nacional de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), João Pontes, do reitor da UFT, Márcio da Silveira, do representante da Fundação Cultural de Palmas, Cícero Belém, e de diversos representantes da sociedade civil.

Segundo Christiane Ramírez, um dos pilares do MinC é a participação social. “Hoje esse encontro acontece simultaneamente em mais dois estados além do Tocantins. Nossa perspectiva, nesse momento, é nortear a sociedade civil sobre as funções efetivas do Conselho Nacional de Políticas Públicas”, declarou. O secretário Melck Aquino, ressaltou a importância desse processo de sistematização da Cultura no Brasil. “Nos últimos anos, a cultura vem passando um grande processo de sistematização que tem nos garantido muitos avanços. É muito bom perceber que o governo federal está se empenhando para levar as discussões para os locais onde elas mais precisam chegar”, concluiu o secretário.

Um dos pontos ressaltados pelo reitor Márcio Silveira, foi o relacionamento adotado pelo secretário de Estado da Cultura (Secult), Melck Aquino, com a UFT. “Estabelecemos uma grande proximidade com a Secult e já nos disponibilizamos como parceiros para realizações culturais no Tocantins. Ficamos muito contentes em receber o encontro do CNPC aqui”, acrescentou.

Representando a Fundação Cultural de Palmas, Cícero Belém lembrou a necessidade de se fortalecer o CNPC. “Precisamos que o Conselho seja forte para que as políticas públicas sejam permanentes, independente de governo”, disse. Cícero observou ainda a importância do Tocantins ter representatividade e voz no Conselho Nacional.

Diversos candidatos às vagas de conselheiros estiveram presentes. Joseilton Batista, conhecido como JB, se inscreveu para a vaga de conselheiro na setorial de Literatura, Livro e Leitura, e aproveitou a oportunidade para levantar votos. “Já fui do conselho estadual e municipal de cultura, sei da importância de um conselho atuante para a formulação de políticas públicas. O meu intuito é avançarmos na disponibilização de e-books, como ferramenta de incentivo a leitura” apontou o livreiro.

As Etapas do Processo Eleitoral do CNPC O encontro faz parte da retomada do processo de renovação dos Colegiados Setoriais e representantes da sociedade civil das áreas técnico-artísticas e do Patrimônio Cultural do CNPC, para o biênio de 2015 a 2017, onde serão realizados nos 27 Estados brasileiros Encontros Eleitorais Estaduais (9 a 26/06) e Fóruns Setoriais descentralizados em três etapas (de 10 a 29/11). Em Palmas a ação segue até as 17h na UFT com debates, rodas de conversas, votação e inscrição de candidatos e eleitores. Nesta etapa será definido o número máximo de delegados por colegiado setorial.

Fotos: Yane Ullises

Texto: Fernanda Veloso / Governo do Tocantins