Após o recorde de mais de 70 mil inscrições e milhares de quilômetros rodados, a eleição do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) continua. No dia 19 de outubro, em cerimônia a ser realizada em Brasília, serão divulgadas as listas definitivas dos eleitos de cada setorial aos Fóruns Nacionais.
Em novembro, estão previstos amplos debates, que serão aprofundados nos Fóruns Nacionais. Os eleitos, em cada estado e em cada colegiado setorial, estarão reunidos em três fóruns nacionais para construir a agenda do próximo biênio e proceder a eleição dos representantes, titulares e suplentes, de cada um dos colegiados, além do pleno do CNPC.
Para você que é delegado nato e/ou foi eleito na etapa estadual, saiba como vai ser:
As passagens, hospedagem e alimentação dos delegados natos e eleitos serão custeadas pelo Ministério da Cultura, que serão contatados pela equipe do CNPC por e-mail e telefone a fim de confirmar presenças nos fóruns para providências necessárias.
Como será a realização e execução desta etapa
Os fóruns têm como objetivo realizar debates mais aprofundados nas áreas representadas, que propõem pontos de pauta e prioridades para a construção das políticas públicas, fundamentadas pelo histórico de cada colegiado junto aos planos setoriais. São bases dos debates os planos setoriais e as proposições dos novos conselheiros para o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Cada Fórum foi organizado de acordo com as áreas próximas. Ao final, os acordos serão apresentados ao pleno e após a eleição do novo Conselho, é passado como comprometimento de continuidade do que foi acordado.
Veja aqui quando será realizado o seu fórum de interesse. De 10 a 13 de novembro, a realização dos Fóruns Nacionais Setoriais será no Rio de Janeiro, com os Colegiados de Dança, Teatro, Música, Arte Digital, Artes Visuais, Livro, Leitura e Literatura e Circo.
Já de 17 a 20 de novembro, os Fóruns Nacionais Setoriais serão em Brasília com os Colegiados de Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Material, Arquivos e GT Museus.
E de 24 a 29 de novembro, realização dos Fóruns Nacionais Setoriais será no Encontro dos Povos de Culturas Tradicionais e Populares, em Serra Talhada/PE, com os Colegiados de Cultura Popular, Artesanato, Patrimônio Imaterial, Cultura Afro-brasileira, GT indígena.
Em caso de dúvidas, a coordenação do CNPC do Ministério da Cultura oferece uma série de canais para relacionamento com os eleitores: o “Fale Conosco” da plataforma digital e o atendimento pelas redes sociais (Facebook e Twitter); pelo e-mail votacultura@cultura.gov.br; por meio um aplicativo de celular (WhatsApp) pelo número (61) 9241 0630 e ou ainda o atendimento por telefone no (61) 2024 2186.
28 participações
NGUZU!!! não respondem aos emails nem o watsapp, preciso de informações concretas sobre essa etapa 17 a 20 de novembro em BSB
Boa tarde Tania,
qual é o questionamento quanto ao Fórum das Áreas Técnicas em Brasília ?
As regionais irão entrar em contato com os candidatos por estado.
Os delegados já foram contatados e enviaram os documentos e ficha de inscrição, para participação conforme o texto !” Conheça as próximas Etapas do processo Eleitoral”, acima. Christiane Ramírez – coordenadora geral CNPC
Quero Saber quando é que vai nos levar a serio! pois nâo aguento mais tanta falta de comunicação desse Minc ……
Espero que eu possa ser atendido o mais Rápido possível pois.
Pois fui inabilitado e não me disseram o por que, mandei o recurso e nada, achou que vou tentar resolver de forma Judicial…..
Creio que esse seja o caminho, Claudney. As coisas nesse país só “andam” assim mesmo. Porém, o desgoverno federal não obedece nem a Justiça. Mas, o caminho é esse. Essa votação é uma grande piada.
Boa tarde Claudnei, o e-mail informando sobre a razão da sua inabilitação foi encaminhado em 19/10. Estamos encaminhando novamente.
Christiane Ramírez – Coordenadora-Geral do CNPC
Desafio maior é ensinar esse governo a realizar uma eleição decente.
Não sei porque divulgam o número de whatsapp se não funciona. Só enganação, telefone da no mesmo. Precisam melhorar as comunicações.
Alguma coisa funcionou nesse processo?
Prezado Gilmar, qual é seu questionamento. Estamos atendendo todos os canais, e pedimos que seja considerado o volume de questionamentos.Envie por e-mail se for o caso: cnpc:vota.cultura.gov.br@cultura.gov.br.
Christiane Ramírez – Coordenadora-Geral do CNPC
Caro Vinícius Wu,
O Edital CNPC 01/2015 estabelece claramente que:
16/10/2015 – homologação dos delegados estaduais eleitos.
Esperamos até o final do dia 16/10 pela divulgação do resultado dos recursos e homologação dos delegados eleitos mas o que há aqui no site é apenas uma informação sobre o evento do dia 19/10 em Brasília.
Qual a justificativa do Minc para o não cumprimento do que está claramente estabelecido no edital que disciplina este processo eleitoral?
ADELMO DE MEDEIROS
Adiaram Adelmo, pelo que li na postagem de ontem:
“No dia 19 de outubro, em cerimônia a ser realizada em Brasília, serão divulgadas as listas definitivas dos eleitos de cada setorial aos Fóruns Nacionais.”
Se eles disserem que dois mais dois são vinte e cinco, você concorda?
DELEGADO NATO…; QUE QUE É ISSO: KKK SÓ NO BRASIL MESMO. NINGUÉM QUER LARGAR A BOQUINHA. RSRSRS
Não faz sentido.
O pleito não faz sentido mesmo.
pois é…os delegados natos são aqueles que já estavam:
– Os delegados natos são os membros titulares dos colegiados setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) referente ao biênio 2013-2014. Por já fazerem parte dos colegiados estes membros estão automaticamente inclusos na etapa nacional do processo eleitoral do CNPC que terá início em 10 de novembro de 2015. Também nunca tinha ouvido falar nisto… Capaz… como sou “meio lesada” até agora não entendi…
Prezado Francisco e demais,
os delegados natos, são aqueles que já estavam eleitos no Conselho, sendo que após dois mandatos não podem participar como conselheiro no biênio vigente, somente na reunião do Fórum Nacional, tendo o conselho as atribuições da construção de políticas públicas, considerando o histórico de cada colegiado setorial e suas demandas para o desenvolvimento, é de suma importância que os conselheiros natos, participem desta reunião, pois deve haver o momento da transição ente os novos e os que atuaram no CNPC. Conforme a atividade prevista citada no texto acima” Cada Fórum foi organizado de acordo com as áreas próximas. Ao final, os acordos serão apresentados ao pleno e após a eleição do novo Conselho, é passado como comprometimento de continuidade do que foi acordado.”
Outra consideração importante é que os conselheiros do CNPC não são remunerados, atuam de forma voluntária, para fortalecer seus estados, e as comunidades locais através da representatividade de cada setorial.
Christiane Ramírez – Coordenadora-Geral do CNPC
Rapaz, coloca logo todo mundo que teve voto como delegado e fim da questão.
Não faz sentido.
O que não faz sentido é a forma como o processo está sendo realizado. Uma vez mais, confuso e distante da sociedade brasileira.
Colega acho que deveria ter mais delegados e poderia ser por região em cada estado. Qual delegado que vai olhar pelo interior ,longe das capitais, eis a questão. Portanto deveria ter delegados por região.
Agora sim concordo com você, isso mesmo nem um artista de outro estado sabe quais são as necessidades do meu estado.
No pleito passado, não mandaram as passagens pro Maranhão e ficou por isso mesmo. Vão mandar agora?
Por que não mandaram?
Não mandaram mesmo. Faltando dois dias antes do fórum nacional, ligaram do MinC informando que não encontraram voos pra São Luís. Isso depois de meses de preparação. Tudo balela. Safadeza mesmo. E não foi nenhum delegado eleito daqui. Quem ia tirar do bolso, em cima da hora, mais de mil reais em uma passagem São Luís – Brasília? Prometeram as passagens e não enviaram, fato registrado por outros colegas dos demais estados durantes os GTs.
Continuo dizendo que há muita cosia errada nesse processo. Tã
o fazendo tudo correndo pra galera não se mobilizar e organziar. Pior que os eleitos tão mais preocupados em comemorar e viajar do que com seriedade nos colegiados
Francisco, isso não é regra.
Não se pode tratar as pessoas de forma a generalizar experiências individuais.
Concordo não ser regra, mas observamos na maioria dos fóruns muito oba-oba em viajar e poucos debates sérios, poucos comentários proveitosos e sugestões de crescimento. A grande maioria não entendeu bem nem como o processo se realiza. O Fórum do Rio de Janeiro sobre o Patrimônio Material foi espetacular.