Fórum definirá membros dos Colegiados de Áreas Técnicas

De 17 a 20 de novembro, o Ministério da Cultura (MinC) reúne, em Brasília, delegados estaduais eleitos por todo o país e os candidatos natos (titulares da gestão passada) para definir quem serão os integrantes dos Colegiados de Áreas Técnicas do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), para o biênio 2015/2017.  A área técnica contempla os Colegiados Setoriais de Arquitetura e Urbanismo, Arquivos, Design, Moda, Patrimônio Material e GT (Grupo de Trabalho) de Museus.

Na noite dessa terça-feira, 17, a abertura do Fórum Nacional Setorial das Áreas Técnicas foi realizado no Centro de Convenções Israel Pinheiro, com a participação do secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinícius Wu, e a presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Lia Calabre, entidade vinculada ao ministério.

“Precisamos dar novas cores ao processo democrático e ouvir a sociedade. Estamos ampliando o diálogo sobre este processo de eleger o novo colegiado. É importante o fortalecimento social do CNPC na construção das iniciativas culturais englobando todas as regiões do país”, apontou o secretário Vinícius Wu, na ocasião.

O encontro permitirá a conclusão da eleição dos membros dos cinco Colegiados, além do GT, e a indicação de cada Setorial para compor o pleno do CNPC. “O exercício de ser conselheiro é um exercício de fala e escuta. Somos muitos e muito diferentes. Precisamos aprender a ouvir”, afirmou Lia Calabre.

Ao integrar o CNPC, o maior conselho consultivo de cultura do País, seus membros têm como missão propor a formulação de políticas públicas, promover a articulação e debates de temas que resultem em ações para desenvolver e fomentar atividades culturais por todo o Brasil.

Cada Colegiado é composto por 15 titulares e 15 suplentes e indica um representante para participar do Pleno do CNPC. Além dos 30 representantes da sociedade civil, outros 10 (sendo cinco titulares e cinco suplentes) são representantes do Poder Público.

Histórico do Processo

O processo eleitoral de renovação do CNPC e seus 17 Colegiados Setoriais começou no início do semestre e envolveu mais de 70 mil brasileiros que votaram e participaram da ação.

O primeiro Colegiado a concluir seu nova composição foi o Indígena, em agosto.

Na semana passada, no Rio de Janeiro, o Fórum Nacional Setorial dos Segmentos Artísticos, definiu os integrantes das áreas de Dança, Teatro, Música, Circo, Artes Visuais, Arte Digital e Livro, Leitura e Literatura.

Na próxima semana, de 24 a 29 de novembro, serão eleitos os novos participantes para o dos Setoriais de Cultura Popular, Afro-brasileira, Patrimônio Imaterial, Artesanato e GT Indígena.

A posse de todos os eleitos da nova composição do CNPC e dos Colegiados Setoriais será em dezembro.

Camila Campanerut e Cecília Azevedo

Assessoria de Comunicação

Ministério da CulturaIMG_4135 (1)