Divulgado o resultado da etapa estadual do CNPC

Marcado pelo encontro de artistas, agentes culturais, secretários de cultura estaduais e municipais, a Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC) apresentou na noite de segunda-feira, dia 19, os resultados da etapa estadual do processo eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). O Conselho é um órgão colegiado do MinC que tem por objetivo propor a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais. Ao todo, foram 545 eleitos distribuídos em 16 colegiados setoriais (Arquivos; Arquitetura e Urbanismo; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Livro, Leitura e Literatura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; Teatro).

Veja aqui os resultados

Com a apresentação do mímico Miquéas Paz, o evento de apresentação dos eleitos, realizado no auditório do Ministério da Cultura, em Brasília, teve a mesa de abertura composta pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira; o secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinícius Wu; o diretor do Sistema Nacional de Cultura, Eduardo Mattedi; o secretário de Cultura do Amapá, Disney Silva, e a administradora da Associação Indígena Gavião Kyikatêjê e representante do Colegiado Indígena do CNPC, Concita Sompré, que foi formado anteriormente (o processo eleitoral do Colegiado Indígena é feito separadamente dos demais, por suas especificidades).
Concita iniciou o discurso agradecendo a oportunidade que o novo CNPC terá na consolidação e manutenção da cultura indígena. “Muitas vezes os livros não mostram como somos, quando falam que nós só vivemos da caça e da pesca, vivemos em oca e aí nos deparamos com um não-indígena impressionado por morarmos em casa de alvenaria, usando roupas. Nessas horas sabemos que eles não acompanharam as nossas lutas”, explicou. “Estar nesse novo trabalho é um desafio. Apesar de ser uma liderança dentro da minha tribo, eu estou aqui para mostrar que a população indígena ganhou mais espaço. Eu falo pelo povo indígena, porque eu sou um dos mais de 800 indígenas deste País”.
O secretário Vinícius Wu disse em seu discurso que o conselho irá fortalecer os canais de comunicação com a sociedade civil. “Nos últimos anos, o Brasil criou uma série de canais para interação com a população. Nós conseguimos a partir de uma série de mecanismos institucionalizados escrever na história do Brasil a cidadania real compartilhada, nós precisamos colocar esses mecanismos no centro da estratégia do poder público”, explicou.
Durante a cerimônia, o ministro Juca Ferreira agradeceu o secretário de Cultura do Amapá, Disney Silva, pelo empenho do estado em ter sido o que mais participou no processo eleitoral de renovação do CNPC. Juca Ferreira também mostrou-se otimista ao lembrar que, mesmo em momento de crise, a cultura continua se mostrando forte e integrada com as demandas da sociedade.  “Esse foi um processo exemplar em meio a um momento de crise. Nós somos o ministério que já está conectado com o futuro, com a pós-crise. Trabalhamos com o respeito absoluto. Estamos construindo a consolidação do espírito cultural”, ressaltou.
Para novembro, estão previstos amplos debates, que serão aprofundados nos Fóruns Nacionais. Os eleitos, em cada estado e em cada Colegiado Setorial, estarão reunidos em três fóruns nacionais para construir a agenda do próximo biênio e proceder a eleição dos representantes, titulares e suplentes, de cada um dos Colegiados, além do pleno do CNPC.

Leia o discurso elaborado pelo ministro para a ocasião

Mariana Menezes
Assessoria de Comunicação

5 participações

  1. Boa Noite,
    Gostaria de saber a partir de que data vão fazer contato com os candidatos eleitos para tratar dos assuntos referentes à viagem para o Fórum Setorial de Literatura, livro e leitura,
    Desde já agradeço a atenção.

  2. Boa Tarde,
    Fui eleita na etapa estadual (Rio Grande do Sul); meu Colegiado: Literatura, Livro e Leitura . Solicito informação sobre data e local da próxima Reunião do Fórum Nacional. Obrigada, aguardo resposta.

  3. Onde podemos recorrer ou não tem como reparar?

  4. Como vai ficar os candidatos que tem cargos no governo se tem o quesito que impedia a disputa?isso vai ser revisto pra tornar séria e responsável o pleito?

  5. Olá, boa tarde!
    E quando o MinC entrará em contato com os candidatos eleitos para que as passagens para o Fórum Nacional sejam providenciadas?
    Obrigada,

O Fórum está fechado