Como funciona seu processo eleitoral

Os segmentos de Dança, Teatro, Música, Circo, Artes Visuais, Arte Digital e Livro, Leitura e Literatura terão seus Colegiados Setoriais eleitos suas representações para o Pleno definidos até o fim desta semana. É a etapa final do processo de renovação do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), que elegerá representantes para o biênio 2015/2017.
O Fórum Nacional Setorial desses sete segmentos está sendo realizado de 10 a 13 de novembro no Rio de Janeiro.  A abertura do encontro contou com a participação de mais de 230 produtores, artistas e representantes culturais de todos os estados brasileiros, na noite da terça-feira, 10, no Teatro Dulcina, no centro da capital fluminense.
Participaram da mesa de abertura os secretários de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC), Vinicius Wu; o de Políticas Culturais (SPC), Guilherme Varella; o presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes), Francisco Bosco; o chefe da representação do MinC no Rio de Janeiro, Adair Rocha e a presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Lia Calabre.
Os dias 11 e 12 de novembro são marcados por reuniões separadas de cada Colegiado e, no dia 13, em plenária, será apresentada a nova composição dos Setoriais.
Serão realizados ainda dois outros fóruns nacionais: de 17 a 20 de novembro, com os Colegiados Setoriais de Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Material, Arquivos e GT de Museus; e de 24 a 29 de novembro, com os Setoriais de Cultura Popular, Afro-brasileira, Patrimônio Imaterial, Artesanato e GT Indígena.
Durante os fóruns, serão definidos os integrantes dos 16 Colegiados Setoriais que compõem o CNPC. Cada fórum reunirá algumas dessas áreas, por afinidade.  O Setorial de Culturas dos Povos Indígenas já concluiu seu processo separadamente em agosto deste ano.
Camila Campanerut
Com informações da Secretaria de Articulação Institucional
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura