Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Dança de Rondônia (RO)

Candidatos(as)

Carregando...

Wscicleiton de Castro Souza
+
Votos: 27

Wscicleiton de Castro Souza

Defesa do candidato:

Mentor de vários Projetos Culturais não só em Rondônia mais também em outras cidades e Estados Brasileiros como Manaus e Bahia, com atuação máxima no seguimento Cultural da Dança, bem como participação de Festivais Mundiais de Dança na Ásia nos anos de 2005 e 2007 representando a cultura do Amazonas e suas Histórias através da arte de dançar. www.facebook.com/ritmosdanceprojetos e veja alguns.

Experiência:

 Contemplado com várias Oficinas, Workshops, Palestras, Dança de Salão,Festivais Mundiais de Dança, Bailes Dançantes e Projetos Sócio Educativo Cultural.  Portador do Registro profissional “SATED-RO” Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Rondônia desde 21/07/2004 Através do DRT-RO 677 na C.T.P.S/ Série: 044474/00007 e Sócio nº: 099 como Ensaiador de Dança. 


Andréa dos Santos Melo
+
Votos: 90

Andréa dos Santos Melo

Defesa do candidato:

Sou uma militante da arte de forma geral há pelo menos 15 anos e de forma mais veemente em torno da Dança. Estou presente neste cenário como artista e produtora, assim como formadora e atuante na luta por melhorias para a classe profissional. Participei de forma efetiva na elaboração do Plano Setorial Municipal de Dança, buscando abranger as necessidades pertinentes de forma a contemplar tod@s.

Experiência:

Sou bailarina e professora de dança na cidade de Porto Velho. Atuo numa companhia, aonde também ministro aulas, pesquiso e produzo em dança. Leciono dança em escolas públicas municipais, sendo servidora pública. Participo de projetos, debates, reuniões e outras atividades que envolvem a área.


Candidato(a) eleito(a)
jeferson vieira
+
Votos: 4

jeferson vieira


Este(a) candidato(a) foi inabilitado(a).

Motivo: NÃO DEMONSTROU ATUAÇÃO NA ÁREA NOS ÚLTIMOS 3 ANOS. ITEM 6.3.1 DO EDITAL.


Candidato(a) Inabilitado(a)
Nara Claudia Teixeira Barbosa
+
Votos: 78

Nara Claudia Teixeira Barbosa

Defesa do candidato:

Estou me candidato por fazer parte da família das Artes Cênicas Dança em diferentes os línguas e gêneros, estar trabalhando na área a 15 anos buscando fortalecimento na linguagem dança para nosso estado através de intercâmbios e encontros em outros estados, para assim fortalecer idéias e projetos como Balé Popular de Rondônia que venho estudando na forma de unir todas os gêneros da dança.

Experiência:

Bailarina DRT 684/RO, Instrutora de Danças no Sesc Esplanada RO, Instrutora de Dança no Espaço Cia de Dança Nara Teixeira, ex-bolsista e monitora da Casa de Dança Carlinhos de Jesus Botafogo - RJ, Coordeno a Cia de Danças Nara Teixeira, Direção, coordenação dos Espetáculos da Mostra Sesc RO de Dança de 2008 a 2014 e vários intercâmbios de dança com vários estados desde 2002 atualmente.


Candidato(a) eleito(a)



Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

32 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    Boa Sorte colegas!!! Estou na setorial Arquitetura, feliz por estarmos juntos nesse projeto que só trará coisas boas pra todos nós, contem comigo, Abração!

  2. Responder

    ola galera sou jeferson vieira um dos candidato .. da nacional .. tambem sou conselheiro estadual de politica cultura CEPC – RO .. to neste briga tambem .. desculpas por não fala muito aqui o forum.. sou daqui de ouro preto do oeste .. eo trem não é fraco.. so tem eu aqui que fomenta a dança aqui .. meus querido leitores em vez de fica falando e prometendo as coisas .. fala logo é difícil .. fazer tudo .. o conselho estadual que faço parte .. ja é um briga doida .. mais sempre estive firme .. em tudo .. ( a nosso amiga MAURICIO REIS tem toda a razão .. a gente da dança tem fica em contato sempre ligado 24 horas .. vamos cria sim um forum …!!!!) ate mais … ( vote vote vote simm)

  3. Responder

    Boa noite a todos os fazedores e defensores da cultura, sou Maurício Maciel de Macapá-Amapá. Muito já foi debatido sobre o “custo amazônico” e nada foi feito de fato, temos que bater muito no assunto das dificuldades que enfrentamos, pois, é preocupante com relação as desigualdades, tratar justamente dos custos que as peculiaridades da região geram: as grandes distâncias, a dificuldade de acesso… Essas limitações que fazem com que os custos para execução de ações culturais se tornem mais caros do que em outras partes do Brasil, temos ficado à margem, principalmente quando o assunto é política de edital, e isso em qualquer área da cultura.
    Precisamos observar os diferentes elos da rede produtiva da dança no estado e na região norte, o diálogo entre todos ligados à área e a classe é extremamente importante para que as políticas públicas alcancem cada vez mais seu propósito de fomentar e difundir a dança, precisamos criar um fórum permanente com intuito de unir a classe em prol de atividades que nos fortaleçam em busca de representatividade política e da construção de caminhos de comunicação e articulação.

  4. Responder

    Andrea Melo Sim! Nos representa,sempre fazendo da dança seu protesto e sua liberdade … Não conheço melhor pessoa para nos representar com toda competencia, compromisso com a arte e cultura do nosso estado e sempre atuante. Um beijo Andrea! É contigo mana!

  5. Responder

    Familia galvão junto com NARA TEIXEIRA.

    • Responder

      Muito Obrigada Clemilson, estamos todos torcendo para uma nomeação que nos represente positivamente neste grande passo que o desenvolvimento da cultura no Brasil se encontra. E já esperávamos por melhores Políticas Públicas Culturais.

  6. Responder

    WSCICLEITON, o meu voto vai pra você, sei que é a pessoa ideal para nos representar, você tem muita experiência no assunto e já viajou muito pelo nosso país, você saberá tomar as melhores decisões. Confio em você e Deus vai abençoa o seu caminhos, pois o povo Rondoniesse precisa de cultura com qualidade, e chegou a hora de você colocar em prática as tantas idéias e projeto que você tem.

    • Responder

      muito obrigado pelo carinho e confiança meu amigo Alderlan Lima, vc me conhece e sabe que farei realmente acontecer dentro das minhas possibilidades como membro eleito se assim for, um forte abraço e assim que sair resultado comunicarei a todos independente do resultado, valeu e ta valendo irmãozaõ.

  7. Responder

    Na gestão e produção cultural desde 1985, em Porto Velho/RO, temos visto várias demandas de melhorias para o setor Cultural e suas vertentes, embora essa concretização de realizações com resultados de crescimento positivo ao desenvolvimento e fomentação da Arte e Educação esteja distante da realidade comparativa com os grandes centros do País. Foram tantas ofertas e um mínimo de verdadeiros contratos outorgados para a Região Norte, no Estado de Rondônia. Foram diversos seminários, encontros, debates, reuniões e projetos elaborados para fins nenhuns, além da emoção do ARTISTA e seus adeptos. Esperamos que mais uma vez o caminho dessa jornada mostre realmente uma JUSTA POLÍTICA de compensação tardia ao POVO BRASILEIRO da AMAZÔNIA.
    BOA SORTE!!!

  8. Responder

    bons nomes para esse trabalho mas gostaria muito ver vc Andréa Melo nos representando!

    • Responder

      Luís, estou engajada em discussões, articulações e mobilizações para os profissionais da dança em seus anseios e demandas.
      Participo ativamente de debates, reuniões e encontros mesmo com toda a correria do dia a dia e sempre em favor do coletivo!

  9. Responder

    Boa tarde a todos,
    Vejo hoje a grande importância em ver a participação mesmo de poucos ainda, mais de forma suscita sobre o fortalecimento de nosso Área Dança, sou estudante de Licenciatura em Educação Física e instrutora de Danças na Capital de RO a um bom tempo e tenho o acompanhamento do nossa situação em vista do global, muita luta teremos a frente para um desenvolvimento em foco da Arte. Pessoas importantes hoje em nosso quadro da Dança como Gilca, Andréia, Bere e outros, fortalecem o que hoje podemos dizer equipe destacada e fortalecedora de conhecimento, obrigada a vocês!
    Vamos todos do seguimento DANÇA, apoiar a esta participação, pois hoje a dança tem destaque em todos os âmbitos como importante na inclusão social e saúde/atividade física, valorizada mundialmente, e, muitos projetos e planos educacionais podem se desenvolver com a experiência do contexto dança na educação básica, desde que partindo da formação profissional dos atuantes em nosso estado, que já esta sendo encaminhada, até projetos mais sólidos de implantação no contexto educacional global. Vamos fortalecer galera da Dança e até mesmo os admiradores da área, juntando forças para desenvolver nossos ideais e ações conjuntas em prol do nosso desenvolvimento.
    Sou candidata e estou com todos!!!!!!!

  10. Responder

    Muita sorte Nara!! bjossss

  11. Responder

    Boa sorte Wscicleiton…Tamo junto!

  12. Responder

    Andréa Melo, super participativa nas discussões sobre políticas culturais voltadas para a dança! Potencialidade que representa nosso estado!

    • Responder

      É, Gilca, estamos nessa caminhada em busca de melhorias para nós profissionais da dança, há muito tempo. Meu fazer artístico também é um ato político!

  13. Responder

    MAIS UM DESAFIO, PARABÉNS WSCICLEITON BOA SORTE.

  14. Responder

    Mais uma vez Andréa Melo lutando pela nossa arte. Super apoiada. Vamos fortalecer esse movimento lindo que temos em nossa cidade e estado.

    • Responder

      Obrigada, Edcléia! Você sabe o quanto tenho me engajado e participado ativamente por políticas voltadas à dança.

  15. Responder

    Dança é arte/educação , necessidade básica do ser humano, contudo, o homem contemporâneo, compelido pelo progresso das máquinas, tendo a informatização como extensão de seus membros acha-se imprensado pela mesma,já não se desloca, locomove e manipula como seus antepassados. .. Nosso estado tem pessoas muito capacitadas e talentosas nesta área e que tem sido destacadas internacionalmente.
    Necessitamos urgentemente de um curso superior em dança para que estes artistas não matem seus talentos pois a arte é, sem sombra de dúvida, força e poder de transformação, pois é a forma de comunicação e como tal destina-se a transformar a experiência em memória em expressão e expressão em ação.

    • Responder

      Monika, você é uma das pessoas de destaque na área da dança em nosso estado e principalmente no âmbito da educação, onde tem desenvolvido trabalhos admiráveis e de inclusão social.
      Durante o Fórum de discussão do Eita – Encontro Beradêro em Dança, convidamos o Professor Doutor Luís Lerro, da Universidade Federal de Rondônia, Diretor do Departamento de Artes, para discutir a possibilidade de implantação de um curso de graduação em Dança na UNIR. As discussões foram extremamente produtivas e já está sendo encaminhado o desmembramento dos Departamentos dentro da Universidade em: Artes Visuais, Música e Artes Cênicas, este último com vistas à criação do curso de dança.
      Mas a mobilização e participação dos artistas em dança, produtores e sociedade civil é de extrema necessidade para fortalecer estas ações.

  16. Responder

    A necessidade de fazer valer as diretrizes do Plano Nacional de Dança com a ampliação de recursos, editais e formação na área, principalmente nas regiões fora do eixo, como a Norte, é imprescindível para tanto, o fortalecimento da ação do Município no planejamento, na execução e na avaliação das políticas culturais de dança, através da atuação no Plano Nacional de Dança é mais que necessária e estamos a deriva em nosso município.

  17. Responder

    Andrea, acredito no fortalecimento da dança dentro do contexto escolar! #Tôcontigo!

    • Responder

      A Dança, assim como as demais linguagens da arte, é uma área de conhecimento de extrema importância para a formação do ser humano de forma integral. Como linguagem, necessita de elementos que para sua fruição e compreensão, além de despertar o olhar além do óbvio para as várias questões que nos acompanham.
      Tenho atuado como instrutora de artes nas escolas públicas municipais desde 2002 e acredito no potencial de crescimento dentro da escola em suas diversas formas de atuação. Vamos ampliar e difundir essa campanha!

  18. Responder

    E meu receio Andreia é que o coletivo de dança em todo o Brasil, deixe de se mobilizar diante de uma questão que pode sim, nos deslegitimar como campo de conhecimento autônomo dentro do contexto da Educação Básica. Isso é outra questão importante: que a os diferentes coletivos de dança procedam uma leitura sistematizada do documento que está em processo de mudança pensando também no contexto da legitimação da dança como campo de conhecimento na Educação Básica e consequentemente nas escolas. Nesse contexto a dança ainda tem muito o que avançar.

    • Responder

      Regina, primeiro quero parabenizar a você e todo seu engajamento de muitos anos de estrada em prol de dança em seu estado e acredito que você seja a representante do Acre que mais está preparada para participar de forma atuante no CNPC.

    • Responder

      Em nosso estado, assim como em instância nacional, há uma urgente necessidade de estipular formas de garantias de acesso ao ensino da dança como linguagem artística na educação básica. A possibilidade de participar da BNCC por meio de discussões e sugestões na construção do Plano deve ser feita sim, mas estamos ainda patinando em nossa articulação dentro do município.
      Com a inserção do ensino da dança como campo de conhecimento na escola possibilita também a implantação de cursos técnicos e de formação superior. Amplia a oferta de espaços de atuação profissional. Além de oportunizar o aprendizado e fruição d@s alun@s nesta linguagem da arte.
      Estou procurando dialogar com a Secretaria Municipal de Educação sobre esta necessidade e procurando formas de envolver os componentes do segmento da dança neste diálogo e na participação do BNCC.