Plenário
O Plenário do CNPC é composto por 58 integrantes, entre representantes do Poder Público Federal, Estadual e Municipal e da sociedade civil, de acordo com o que o estabelecido no regimento interno do CNPC, de 19 de março de 2010. O mandato é válido por dois anos.
Cipoc
O Comitê de Integração de Políticas Culturais (Cipoc) tem a função de articular as agendas e coordenar a pauta de trabalho das diferentes instâncias do Conselho, com o apoio da Secretaria Executiva do CNPC; relatar assuntos de sua competência ao Plenário; e apreciar e sistematizar, em primeira instância, propostas de alterações do regimento interno.
O Cipoc é composto pelos titulares das secretarias, autarquias e das fundações vinculadas ao Ministério da Cultura. Ele é presidido pelo secretário-executivo do MinC e, na ausência dele, pelo secretário-geral do Conselho.
As reuniões do Cipoc ocorrem regularmente antes de cada reunião ordinária do CNPC, ou quando convocada pelo seu Presidente.
Colegiados Setoriais
Os Colegiados Setoriais têm como funções principais: debater, analisar, acompanhar, solicitar informações e fornecer subsídios ao CNPC para a definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais; propor e acompanhar estudos; estimular cooperação entre União, Estados, Distrito Federal e municípios para a formulação, realização, acompanhamento e avaliação de políticas públicas na área da cultura e promover o diálogo entre poder público, sociedade civil e os agentes culturais, com vistas a fortalecer a economia da cultura e a circulação de ideias, de produtos e de serviços.
Cada Colegiado é formado por 20 titulares (cinco do Poder Público e 15 representantes da sociedade civil) e 20 suplentes.
Ao todo o CNPC conta, com 19 representações sendo 17 Colegiados Setoriais das seguintes áreas: Cultura Popular e Tradicional, Artesanato, Patrimônio Imaterial, Cultura Afro-brasileira, Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Material, Arquivos, Dança, Teatro, Música, Arte Digital, Artes Visuais, Livro, Leitura e Literatura, Circo e Cultura dos Povos Indígenas.
As áreas de audiovisual e de museus possuem representações diferenciadas, sendo os Museus, no lugar do Colegiado, possui um Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), cuja composição segue o disposto no decreto nº 8.124, de 17 de outubro de 2013, que regulamenta o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), entidade vinculada ao Ministério da Cultura. O Audiovisual possui instâncias de participação próprias e está no momento de revisão e renovação da representação para o setor, que são tratadas pela SAv (Secretaria do Audiovisual) e Ancine (Agência Nacional do Cinema), para composição da Plenária do CNPC, no final do ano de 2015.