Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Dança do Acre (AC)

Candidatos(as)

Carregando...

Antonio Junior de Sousa Uchoa
+
Votos: 33

Antonio Junior de Sousa Uchoa

Defesa do candidato:

Com base na experiência acumulada ao longo dos últimos 15 anos; na necessidade de dar respostas ao crescimento setorial e as transformações do mundo contemporâneo, acreditamos que é chegado o momento de refletirmos e debatermos o desenvolvimento democrático da setorial. Visando dar continuidade do nosso crescimento e desenvolvimento coloco-me a disposição.

Experiência:

Entre 1999 a 2015, faço parte dos processos de formação e de articulação política da dança do estado do Acre, membro fundador do movimento de dança do Acre e da associação de dança do estado do acre participação no Seminário do Sistema Nacional de Cultura, na II Conferência Estadual de Cultura, na II Conferência Nacional de Cultura entre outros.


Candidato(a) eleito(a)
Maria José Freitas da Silva
+
Votos: 170

Maria José Freitas da Silva

Defesa do candidato:

Sou arte-educadora, produtora, fazedora cultural, militante, articuladora e defensora dos movimentos de Dança do Acre. Nossa identidade é reflexo dos valores, do respeito e conservação dos elementos culturais indígenas. Conheço as dificuldades e quero contribuir, pois tenho acompanhado o processo político cultural desta modalidade no Estado. Por isso, me sinto capacitada para fazer parte do CNPC.

Experiência:

Delegada das Conferencias Municipais e Estaduais de Cultura. Delegada da III Conferencia Nacional de Cultura. Da Pré- Conferencia Setorial Nacional de Dança. Participante dos Fóruns Municipais e Estaduais. Conselheira da câmara setorial de Dança-CZS Membro do Movimento de Dança do Acre MODA. Sócia da Associação de Dança do Acre ASDAC. Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Publica da Cultura.


Candidato(a) eleito(a)
Regina Cláudia Morais de Souza
+
Votos: 152

Regina Cláudia Morais de Souza

Defesa do candidato:

Como articuladora de dança no Acre, sou uma das pessoas mais preparadas para participar do CNPC, por entender Os Planos Municipal, Estadual e Nacional de Dança.

Experiência:

Diretora, Pesquisadora em dança, presidente da Associação de Dança do Acre e Articuladora da Dança da Câmara Setorial de Dança do Município de Rio Branco. Conselheira da Dança no Colegiado de Artes do Município de Rio Branco. Delegada de todas as Conferencias Estaduais de Cultura do Acre. Delegada de Todas as Conferencias Municipais de Cultura Participante de todos os Fóruns Municipais de Cult


Candidato(a) eleito(a)
Mãe Awrá
+
Votos: 20

Mãe Awrá

Defesa do candidato:

Defendo políticas culturais abrangentes e que atendam as demandas sociais da Amazônia. Sou de Xapuri/AC, e nos lugares mais distantes é mais dificil o acesso às politicas públicas. Na cultura aprovamos, em 2010, o custo amazônico, e precisamos fazer essa proposta valer. Também é necessária uma maior atenção para as danças tradicionais afro-amazônicas.

Experiência:

Autoridade Tradicional de Matriz Africana, Capoeirista. Mestra da dança tradicional de terreiro de matriz africana. Fez parte da comissão organizadora da Oficina Nacional de Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para os Povos Tradicionais de Terreiro (2012), e da construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável de povos Tradicionais de Matriz Afrinaca (2013).





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

0 participações

  1. Responder

    O MOVIMENTO DE DANÇA DO ACRE esta de parabéns, agradecemos a todos que participam pois a nossa coletividade vem fazendo a diferença.
    obrigado.

  2. Responder

    É isso mesmo Regina, estamos de parabéns o Movimento de Dança está cada vez mais forte e articulado. O Estado estará bem representado, você Junior e eu temos uma trajetória de luta, determinação e conquistas, passamos por todo processo de construção deste Movimento e se chegamos até aqui é por que sabemos qual caminho queremos trilhar para o sucesso do MODA. Obrigada aos grupos e cia de danças do Estado do Acre, em particular ao Estúdio de Dança e Academia Juruá Ritmos e grupo de dança Triplo X de Cruzeiro do Sul.

    • Responder

      Maria José,
      O setorial de dança surpreendeu, em todo o país!
      Cumprimos bem essa etapa, agora é seguir na construção do novo CNPC!
      Um abraço,
      Vinicius Wu, Secretário de Articulação Institucional do MinC

  3. Responder

    Parabéns ao Movimento de Dança do Acre pelos 355 inscrição verdadeiramente da dança, de fazedores e fomentadores da dança do Acre, parabéns Maria José, eu e Junior! Nossa batalha está só no começo! Obrigada as cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia, Mâncio Lima, Epitaciolândia e Placido de Castro e a todos os grupos de dança do Acre!

  4. Responder

    Tendo em vista os atuais questionamentos sobre a dança e a educação física, então temos muito o que debater. Leiam atentamente ” As Diretrizes Curriculares Nacionais –‐ documento que não apenas normatiza a educação básica, mas que deve balizar a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) –‐ alocam a dança no Componente curricular Arte em todas as passagens em que aparece, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, a saber, nas páginas 99, 114, 133, 450, 484, 505 e 506 das referidas Diretrizes.
    O fato de que a Educação Física preveja a Dança como um de seus conteúdos
    nas Diretrizes Curriculares de seus cursos de graduação não é elemento que balize de forma consistente a transformação da Dança em subcomponente para viabilizar seu ensino na Educação Básica atrelado ao componente curricular Educação Física, uma vez que as Diretrizes Curriculares Nacionais são claras em relação a esse tópico. A Dança é subcomponente pertencente ao componente curricular Arte.
    Soma‐se a isso o fato de que a Educação Física, a despeito da exigência do PNE, ainda não tem diretrizes curriculares específicas para a licenciatura; deste modo os profissionais da Educação Física não se reportam ao MEC, mas sim ao Conselho Federal de Educação Física (CONFEF); já os cursos de licenciatura em Dança – bem como seu exercício profissional e as questões relativas à sua disciplina –‐ são subordinados – como no caso de outras licenciaturas – ao MEC, o que representa um claro ganho à educação”

  5. Responder

    Gostaria de deixar meu apoio a uma mulher guerreira batalhadora que realmente tem compromisso com arte da dança e cultura no município de Cruzeiro do Sul, não tenho duvida que ela é a pessoa mais preparada para representar o Estado do acre juntamente com os colegas Regina e Junior, quem conhece MARIA JOSÉ sabe do seu potencial e sua responsabilidade e compromisso com a DANÇA, tenho uma admiração muito grande por ela, por que ela sim faz a diferença. BOA SORTE GUERREIRA.

  6. Responder

    Imagina que eu tinha votado em outra pessoa que não faz parte das articulações da dança, foi sem querer, acabei de mudar para votar na Regina minha candidata!

  7. Responder

    Boa noite a todos os fazedores e defensores da cultura, sou Maurício Maciel de Macapá-Amapá. Muito já foi debatido sobre o “custo amazônico” e nada foi feito de fato, temos que bater muito no assunto das dificuldades que enfrentamos, pois, é preocupante com relação as desigualdades, tratar justamente dos custos que as peculiaridades da região geram: as grandes distâncias, a dificuldade de acesso… Essas limitações que fazem com que os custos para execução de ações culturais se tornem mais caros do que em outras partes do Brasil, temos ficado à margem, principalmente quando o assunto é política de edital, e isso em qualquer área da cultura.
    Precisamos observar os diferentes elos da rede produtiva da dança no estado e na região norte, o diálogo entre todos ligados à área e a classe é extremamente importante para que as políticas públicas alcancem cada vez mais seu propósito de fomentar e difundir a dança, precisamos criar um fórum permanente com intuito de unir a classe em prol de atividades que nos fortaleçam em busca de representatividade política e da construção de caminhos de comunicação e articulação.

  8. Responder

    Olá colegas, eleitores, apreciadores e a todos os consumidores da arte da dança. Gostaria de falar da minha satisfação de participar do processo de escolha de delegados para o CNPC, sou do interior do Acre mas tenho uma grande atuação e contribuição com o processo de organização e crescimento da dança no Acre, juntamente com dois grandes lutadores Regina Maciel e Junior Uchoa, nós somos os candidatos a delegados que apresentamos propostas, debates estivemos na etapa presencial e temos compromisso com o Movimento de Dança do Acre.

  9. Responder

    Olá, ontem eu estive votando na Maria José uma mulher que luta muito pela cultura e a dança de Czs. Sucesso espero que você possa conseguir ir em diante.

  10. Responder

    Informativo: “A dança é um instrumento cultural, carregada de uma linguagem universal: afinal, a dança é o mais antigo dos códigos de comunicação do homem, precedendo até mesmo a linguagem oral e escrita, e todos os povos do planeta criaram alguma espécie de dança para expressar, idolatrar, festejar, se comunicar. Isso faz com que a dança não seja apenas um conjunto de movimentos corporais regidos por um determinado ritmo, mas também traz informação e cultura, e é capaz de nos situar no mundo, seja no ponto de vista social e histórico”.

    • Responder

      Ainda não vi nada dessa candidata Mãe Awra! Ela sabe que existe um movimento de dança que se articula pelo Estado do Acre? Ela sabe o que existe uma luta com o pessoa da Educação Física, que querem legislar a dança? Como ela irá falar em nome de uma demanda da qual ela não conhece? Porque o Conselheiro tem que ter todos esses conhecimento e ainda defender a dança como um todo com todas as modalidades, porem no CNPC não se defende modalidades e sim as diretrizes e os 6 eixos do Plano Nacional de Dança e o Plano Nacional de Cultura. Além disso existe um plano de Dança do Estado do Acre, como ela tem colaborado? Nunca ha vi nas conferencias, ou melhor vi…uma vez, representando a setorial da Cultura Afro, inclusive essa setorial no Acre ficou descoberta e mal representada!

  11. Responder

    Para refletirmos: A Inteligência Relacional imagina que os indivíduos, as organizações e a sociedade
    podem ter uma vida mais digna, feliz e sustentável. A Inteligência Relacional é uma das competências mais valorizadas no mundo corporativo, pois possibilita interação, trabalho em equipe, colaboração, boas negociações com as pessoas de dentro e fora da organização. Por isso a dança está comprometida com o
    desenvolvimento humano. Competência conversacional, nem todos tem…e como ser conselheiro da dança sem essa característica, como ter liderança sem conversa, sem debater?
    A capacidade de conversa é do ser humano, se vc não tem essa capacidade inter relacional vc é vulnerável.
    Obrigada, Danto, Alex, Duglas e Jeovana e todos!

  12. Responder

    Então minha gente…só a Regina mesmo para me fazer vim aqui e votar, todos sabem que nunca fiz nem facebook, e também estou bem afastado do Movimento, mas sei de tudo…tudo que acontece, a luta não é fácil, agora eu conheço o trabalho da Regina, foi ela que me levou para o meu primeiro festival de dança em 2004 Dança Ribeirão, foi ótimo! Uma experiencia unica, quando chegamos, realizamos a nossa primeira mostra Garatuja de Dança com 12 grupos de dança da cidade, eu lembro! Depois foram varias mostra sempre todos os anos, com recurso ou sem ela fazia e chamava todos os grupos, sempre pensando no coletivo. Sei que Junior e Maria também tem um belo trabalho! Boa sorte! Hoje meu voto é da minha diretora eterna, Regina!

  13. Responder

    Minha professora de dança, Regina veio duas vezes em Capixaba dar aulas pelo SEBRAE, se hoje eu tenho noção de dança. é graças a ela.

  14. Responder

    Voto na minha amiga Regina que vem desde 2004 realizando mostras de dança com a companhia Garatuja e agora a frente do Movimento de Dança, vi todos os espetáculos de dança dela e filmei todos, venho acompanhando esses anos todos e sei que ela e os demais do MODA estão prontos para serem conselheiros da Dança.

  15. Responder

    O que eu percebi é que só três candidatos falam aqui, achei que iria ler as propostas de todos. Não é para ser assim? Conheço a luta do MODA, a Regina o Junior, a Maria José vi no Fórum de Dança, sei que é da dança, mas a Awra nunca vi nada, nenhum trabalho cênico, nem nas reuniões e encontros de dança, achei que pelo menos as proposta para dança iria ter aqui. Sei que a Dança a nível nacional passar por situações dificeis, no Acre nem se fala, esse tal de CREF tenta o tempo todo fechar as academias de dança. Então..percebo que só três dos candidatos tem condições de realmente defender politicamente a dança, do contrário será retrocesso, para um movimento que vem lutando há tanto tempo.

  16. Responder

    Penso que para ser conselheiro tem que ser pessoas realmente comprometidas com a dança no Acre, envolvidas na politica cultural do Estado, além de fazedores, realizadores, incentivadores e fomentadores da dança, não adianta fica pensando no seu umbigo ou na sua modalidade, quem for eleito tem que saber falar de todas as modalidades e de todos os problemas que passar a dança a nível de Brasil.

    • Responder

      concordo com você Estefanny e inadmissível que pessoas que não participam das discussões do movimento participem deste pleito sem conhecimento da realidade da dança do acre a Regina Claudia presidente da associação de dança do acre e uma das lideres do movimento de dança junto com a Maria Jose de cruzeiro do sul líder regional do movimento no Juruá e eu conselheiro estadual de dança na cadeira de artes cênicas temos discutido as politicas culturais para a dança no estado nas três esferas do poder municipal, estadual e federal a muitos anos sempre trabalhando pelo coletivo embasados no plano nacional de dança acredito no nosso comprometimento

  17. Responder

    Gostaria de agradecer a visita dos membros do Movimento de Dança do Acre no espaço onde fazemos aula. Foi muito esclarecedora! obrigada Regina e Junior! Sucesso!

    • Responder

      Valeu Jheniffer! É assim mesmo que trabalhamos em coletivo, pensando na dança e todas as suas problemáticas, temos que ter conhecimento do todo, para poder falar com propriedade!

  18. Responder

    Oi pessoas da cultura eu moro no sul do estado do Pará e estou com um projeto de fusão e dança do ventre e carimbó e estou em busca de ajuda com músicas

  19. Responder

    Boa noite, pessoas dançantes. Percebo que o diálogo está maravilhoso! Apoio o trabalho de Regina Cláudia, pessoa que vejo se preocupar sempre com a melhoria de nosso segmento. Além disso, faz o chamamento para o nosso “povo que dança” se mobilizar, então, não há indicação melhor.

  20. Responder

    Faço minhas as palavras de NUBIA APARECIDA ALVES, “Meu total apoio a pessoa que tem lutado junto ao Movimento de Dança do Acre, por um movimento com mais recursos, mais editais, mais formação e inclusão é a pessoa que tem liderado e dado vez para novas lideranças na dança, minha candidata é Regina Cláudia”!

  21. Responder

    E meu receio é que o coletivo de dança deixe de se mobilizar diante de uma questão que pode sim, nos deslegitimar como campo de conhecimento autônomo dentro do contexto da Educação Básica. Isso é outra questão importante: que a os diferentes coletivos de dança procedam uma leitura sistematizada do documento pensando também no contexto da legitimação da dança como campo de conhecimento na Educação Básica e consequentemente nas escolas. Nesse contexto a dança ainda tem muito o que avançar.

  22. Responder

    Outra questão importante a ser debatida. Existem alguns argumentos de que a dança estaria negando a interdisciplinaridade e fechando o espaço da escola. Importante esclarecer (e faço isso com o intuito de contribuir com os debates que devem ser feitos) é que no documento não há proposta de interdisciplinaridade. Nas negociações essa foi uma das pautas levantada por mim e foi negada pela Educação Física, uma vez que, para haver interdisciplinaridade a Educação Física teria que reconhecer que a dança é campo de conhecimento autônomo para daí propor interdisciplinaridade. A interdisciplinaridade se dá entre dois campos de conhecimentos reconhecidos e legitimados em sua singularidade e autonomia. A partir daí, borramos fronteiras, nos articulamos conversamos e inventamos novas formas de existência e de aprendizagem. Não confundamos as coisas. No documento da Base Nacional Comum Curricular, a dança consta como conteúdo da Educação Física, mesmo que sob o nome de Práticas corporais rítmicas. Penso que a Educação Física pode e deve abordar a dança (assim como outros componentes curriculares) numa perspectiva interdisciplinar. Isso só enriquece a Educação Básica, desde que essa perspectiva interdisciplinar seja realmente assumida e não é o horizonte que se apresenta no documento.

  23. Responder

    Viva a Dança!

  24. Responder

    Olá! Não pensei que fosse tão movimentado esse fórum, parabéns para o Movimento de Dança do Acre!

  25. Responder

    Seria de grande importância o cumprimento das diretrizes e ações do plano Nacional de dança. O mesmo destaca como ação prioritária, dentro da gestão de política cultural da dança, que é elaborar, implementar e avaliar sistematicamente programas específicos para a dança visando o desenvolvimento da pesquisa, produção, difusão, circulação, memória, manutenção de artistas, grupos e companhias, assegurando a diversidade artística cultural da dança no Brasil.
    Com base nesta informação podemos ver que ainda falta muito para que o artista seja contemplado satisfatoriamente, independente da sua modalidade cultural ou região. Mas temos que fazer valer o que é nosso por direito e já estamos no caminho.

  26. Responder

    O reconhecimento desse fluxo e, portanto, complexo em uma área como a dança (linguagens distintas, acessibilidade ou não aos mecanismos de fomento e à formação, entre outros fatores) demanda o estabelecimento de uma interlocução entre as diferentes esferas. Em uma macroescala política, esta interlocução envolve as instâncias de governo federal, estadual e municipal, e, em uma micro, o entorno relacional da dança formulada e produzida por cada um de nós. Demanda, também, ações, o que segundo Morin (2002), são as que permitem, através de encontros, modificar o comportamento ou natureza dos elementos, dos fenômenos de organização de sistemas, a exemplo das sociedades. Entre o reconhecimento das partes e das relações que se estabelecem e a necessidade de diálogo para se construir ações recíprocas, mostra-se também importante o entendimento de que o poder não se encontra apenas nas instituições públicas de estado, mas também nas públicas privadas e nos indivíduos.

  27. Responder

    Visando o fortalecimento de uma área de atuação, temos como uma das premissas possíveis, por exemplo, a criação de um projeto ou programa. Quanto às necessidades que uma área apresenta, estas são definidas em parte pelas demandas existentes e também por aquelas existentes, mas ainda não reconhecidas como existentes nos discursos e na distribuição de recursos. E, ainda, pelas demandas aparentemente não existentes, mas que se apresentam como emergentes.

  28. Responder

    Os modos de produzir e articular os discursos na área da dança pode estar atrelado a uma visão que se desenvolve a partir do conhecimento básico das características da respectiva área e de suas inter-relações: “as características constitutivas são aquelas que são dependentes das relações específicas dentro do complexo; para entender estas características, devemos, portanto, conhecer não apenas as partes, mas também, suas relações” (BERTALANFFY, 2006:55). O que se diferencia de um modelo de produção pontual e fixo, onde o que se vê é unicamente o horizonte logo ali, e o que se propõe politicamente, é apenas a circunvizinhança de onde se produz uma determinada dança. Tanto o foco centrado, quanto uma visão multidimensional são importantes na medida em que se tomam um e outro, parte e todo, em consideração.

  29. Responder

    Maria José! Seja bem vinda a nosso fórum! Espero realmente contar com sua colaboração no CNPC, e vamos cadastrar os grupos de Cruzeiro do Sul, que sei que realmente existem e são fomentadores da dança neste município.

    • Responder

      OK Regina! Estamos na luta, temos companheiros comprometidos e engajados no movimento e no processo de crescimento e valorização da dança no nosso Estado. Graças a determinação e persistência de um grupo, que respeita e acredita nos diferentes estilos de danças, o MODA e as ASDAC tem ganhado muita visibilidade perante as politicas culturais do Estado.

      • Responder

        Obrigada Marcia! Com o engajamento de todos chegaremos la!

        • Responder

          Quero dizer obrigada Regina!

    • Responder

      OK Regina! Estamos na luta, temos companheiros comprometidos e engajados no movimento e no processo de crescimento e valorização da dança no nosso Estado. Graças a determinação e persistência de um grupo, que respeita e acredita nos diferentes estilos de danças, o MODA e as ASDAC tem ganhado muita visibilidade perante as politicas culturais do Estado.

  30. Responder

    Vamos rumo a uma dança cada vez mais inteira em todos os sentidos, o NOrte do Brasil tem muita coisa para melhorar, em termos de engajamento mas acredito que todos unidos conseguiremos alcançar nossos objetivos.
    Sem desmerecer Mãe Awrá que sei bem faz um trabalho bonito, mas aqui em Rio Branco- Acre quem articula e está verdadeiramente a par do que acontece e pode nos dar suporte é a Regina Cláudia pois em reuniões e decisões importantes sempre é ela quem está a frente.

  31. Responder

    Viva a Dança! VIva Cruzeiro do Sul! Estamos com você Regina!

  32. Responder

    A dança: uma expressão perpendicular de um desejo horizontal.
    Pros Loucos que falam que sou Louco porque Danço, loucos são eles que não sabem o prazer da dança
    Serei eternamente um Amante da Dança
    Já nasci pra Dançar!
    Desde pequeno a dança faz parte da minha vida
    A Dança sempre estará no meu coração, por que foi lá de onde ela surgiu em mim
    Dançar requer força e disciplina. Gosto de sentir na veia a adrenalina de dançar
    “Dance não para se exibir ou para impressionar, mas pelo simples prazer de dançar”
    “Em alguns momentos da vida, a única maneira de me expressar é dançando”
    “Deus mostrou a dança e fez do corpo a nossa ferramenta”
    “Feche os olhos, sinta a música conectar ao seu coração e comece a dançar”
    “Quando danço, não procuro superar ninguém além de mim mesmo”
    “Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança. è o coração e a alma de quem dança”
    “Quando escuto uma música e ela me leva a mexer meu corpo, entendo o propósito de ter nascido”
    DANÇAR!
    “A palavra ‘emoção’ significa ‘mover’. Se a dança é a arte de mover, ela também é a arte da emoção”
    “As pessoas dançam porque a dança pode mudar coisas. Um passo pode juntar duas pessoas, um movimento pode fezer-te acreditar que és especial. Um movimento pode libertar toda uma geração”
    “Nunca dance para surpreender os outros, porque o o melhor dançarino dança por amor, aquele que dança de alma e coração”
    “Somos muitos em todo o mundo. Seguimos a dança, o amor, a paixão… Limites? Não existem para agente”
    “Dançar é como crescer. Um processo lento, cheio de surpresas e lutas”
    “O corpo diz o que as palavras não conseguem expressar”
    “Dançar é viver, voar sem ter asas, é expressar coração, é dizer sem falar uma palavra”
    “Dançar não é só mover o corpo, mas ser impulsionado pelo desejo de transformar sentimentos em movimentos”
    “Dançar é minha verdadeira paixão”
    “A vida pode não ser a festa que esperávamos ter, mas enquanto estiver música… Vamos Dançar!”
    “Deus nos mostrou a Dança e fez do corpo a nossa ferramenta”
    “Quando você Dança, seu propósito não é chegar a determinado lugar. É aproveitar cada passo do caminho”
    “Dançar é também se auto-conhecer, se expressar sem palavras”
    “Não Danço para esquecer a vida, mas para lembrar que ela existe”
    “Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança. Mas a paixão que vai na alma de quem dança”
    “Minha dança, minha vida”
    “Dancemos, dancemos ou estaremos perdidos”
    “Não preciso de asas para voar e ser livre, eu danço”
    “E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.”
    “Voar sempre, cansa, por isso ela corre em passo de dança”
    “Borboleta parece flor que o vento tirou pra dançar”
    “Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança, mas a paixão que vai na alma de quem dançar”
    “Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar… Tu amas, sofres e sentes. Dança!”
    “Sonho colorido, o sol dança com a lua e você dança comigo”
    “Ter fé é dançar na beira do abismo”
    “O mundo já caiu, só me resta dançar sobre os destroços.”
    “Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez!”
    “A dança é a linguagem escondida da alma.”
    “A dança não é uma diversão, e sim uma religião, a religião da beleza”
    “Dançarinos são os poetas do gesto.”
    “Quando você dança, seu propósito não é chegar a determinado lugar. É aproveitar cada passo do caminho.”
    “Dança é a única arte na qual nós mesmos somos o material de que ela é feita.”
    “Dança é música feita visível.”
    “Ora e não chora, continue a dançar”
    ”O que você pensa quando está dançando?
    – Pergunta o repórter.
    Eu não penso. Pensar é o maior erro que um bailarino pode cometer. Eu apenas sinto”
    (Michael Jackson)

  33. Responder

    Regina está extremamente preparada para essa função e vai nos representar com neutralidade e competência. Para esse cargo precisamos de alguém que conheça as limitações e potencialidades da Dança no Acre e, que tenha comprometimento e diálogo aberto com seus fazedores.

  34. Responder

    Amigos, eu respeito a todos os candidatos, acredito que todos têm como colaborar, porém acredito que as pessoas que já estão se prestando há tempos no intuito de engrandecer a dança no nosso querido estado do Acre, possam estar mais preparadas para fazer parte deste conselho, pois já discutiram com as diversas categorias da dança e sabem o que é necessário para cada uma delas, quais os seus anseios, necessidades, entre outras coisas. Acredito que votar na Regina Claudia é estar respeitando este compromisso na defesa de todos os movimentos de dança de nosso estado.

  35. Responder

    O povo da dança no Acre , faz com gana com coragem, com amor, mas só isso não basta, temos que fazer valer todas as diretrizes do Plano Nacional de Dança.
    Esse Fórum hoje é o mais articulado de todos os fóruns neste site! Parabéns! Vamos participar mais!

  36. Responder

    É pouco diante de tudo que temos para fazer, incluindo o nosso projeto de formação nos municípios, isso está no Plano Nacional de Cultura.

  37. Responder

    Esse Movimento de Dança do Acre, que muitos ainda desconhecem participou no ano passado do I Encontro Ibero Americano de Dança na FUNARTE, estamos em uma conversa de parceria com a Faculdade de Dança do Rio de Janeiro Angel Vianna, para um futuro curso técnico, estivemos esse ano de 2015 em reunião com o Coordenador de Dança da Funarte Fabiano Carneiro, articulando a sua vinda que será em novembro, graça ao Prêmio Klauss Vianna de Dança 2014 que a companheira Valeska Alvin conseguiu aprovar.

  38. Responder

    Esse Movimento de Dança do Acre, que muitos ainda desconhecem participou no ano passado do I Encontro Ibero Americano de Dança na FUNARTE, estamos em uma conversa de parceria com a Faculdade de Dança do Rio de Janeiro Angel Vianna, para um futuro curso técnico, estivemos esse ano de 2015 em reunião com o Coordenador de Dança da Funarte Fabiano Carneiro, articulando a sua vinda que será em novembro, graça ao Prêmio Klauss Vianna de Dança 2014 que a companheira Valeska Alvin conseguiu aprovar. É pouco diante de tudo que temos para fazer, incluindo o nosso projeto de formação nos municípios, isso está no Plano Nacional de Cultura

  39. Responder

    não basta só lutar, ter garra, força, determinação… tem que conhecer e participar…
    baseado nisso pergunto as candidatas
    vocês conhecem o plano nacional de dança?
    o que tem feito em nome das danças no Acre?
    qual a sua participação na mobilização, articulação e construção das politicas publicas para a dança no acre?

    • Responder

      Eu Regina, venho participando de todos os processos de construção da Dança no Acre e a nível nacional, conheço os 6 eixos e suas diretrizes que refletem uma diversidade na área do dança. No Acre não é diferente, nosso plano foi construído com base no Plano Municipal e Nacional, o Município de Rio Branco deu o ponta pé inicial no Sistema, estimulando areas como a dança a se organizar como é hoje. Hoje nós temos a Camara Setorial de Dança, nós temos um suplente na cadeira de Arte Cênica dividindo teatro e dança, temos ASDAC. Realizaremos ainda este ano um Seminário de Dança.

  40. Responder

    Meu total apoio a pessoa que tem lutado junto ao Movimento de Dança do Acre, por um movimento com mais recursos, mais editais, mais formação e inclusão é a pessoa que tem liderado e dado vez para novas lideranças na dança, minha candidata e Regina Cláudia!

  41. Responder

    É claro que o Movimento realizará um grande projeto para 2016 nos municípios não alcançados ainda, com formação técnica, teórica e politica, além da luta pela nossa Escola Técnica em Dança que será fundamental, os 43 grupos filiados a ASDAC poucos tem oportunidade de ter formação, Rio Branco é o município mais privilegiado neste sentido, precisamos ver os outros. Por isso discutir politicas públicas para a Dança é fundamental neste Fórum. A dança tem diversas modalidades: Bale, Jazz, contemporâneo, Danças populares com uma diversidade de modalidades dentro da modalidade popular, Dança do Ventre, Salão, Hip Hop, Dança Afro, Dança Moderna, Tribal Fision, Dança Indígena e tantas outras…não poderemos esquecer ninguém, todos são merecedores do nosso apoio!

  42. Responder

    O Movimento de dança do Acre vem crescendo muito de 2009, com encontros Mostras, Fóruns, criação da ASDAC nossa entidade jurídica com representação em todo o Estado do Acre e a conquista da Câmara Setorial de Dança no município, agora falta a nossa cadeira de dança no Conselho de Cultura do Estado, solicitação feita há dois anos, vale a pena ressaltar que tudo realizado com a colaboração politica de vários municípios: Placido de Castro, Cruzeiro do Sul, Porto Acre, Brasileia, Sena Madureira, Mâncio Lima, Acrelândia e Rio Branco.

  43. Responder

    Voto com certeza na Mãe Awra. Excelente candidata.

  44. Responder

    Todo apoio para a mãe awra, eu a conheço muito bem e sei de sua garra, força e determinação.

  45. Responder

    É o seguinte, sobre o fórun de dança e a candidatura da Regina Maciel​, vamos ser coerentes com o movimento da dança no Acre, Regina está engajada nesta luta há mais de 20 anos, e inclue com muito afinco todas as modalidades da dança praticadas no Acre, é a minha candidata e tem o apoio da classe toda. Não vamos deixar as pessoas que não tem o olhar sobre a totalidade do MOVIMENTO. #REGINAPARACONSELHEIRACNPC

  46. Responder

    Um movimento auxilia esses processos, auxilia na comunicação e nas identidades, e principalmente “dá instrumentos políticos para esses crescimento” fazendo uma “emancipação dos fazedores.
    Avante e força ao Movimento de Dança que mesmo nesse cenário já conquistou algo, e esta dando passos sólidos para novas conquistas!

  47. Responder

    Outro aspecto importante é defender as características peculiares da amazonia, demonstrar a diferença existente entre a realidade da região e o restante do país, deixar clara as dificuldades enfrentadas pelos fazedores na região norte e no acre num cenário escasso de recursos, de poucas industrias e iniciativa privada que pouco apoia a cultura, porque os instrumentos políticos lhes parecem pouco favoraveis; entender seu papel e importância dentro de um conselho que fomenta e define os rumos políticos para o setor, entre tantos outros aspectos.

  48. Responder

    Ter possibilidade de cresçer o fazer artistico dos acrianos deve ser a principal pauta de um candidato ao conselho, afinal somente quando aparecermos e tivermos excelentes projetos, produções e um fazer consolidado seremos ouvidos, teremos vez e respeito na analise de projetos em âmbito nacional. Precisamos que todos os fazedores consigam ver a sua arte como única, preciosa e principalmente importante, não melhor ou pior do que as outras. Consolidar o respeito pelo fazer do outro, oportunizar que todos cresçam e que cada vez mais se qualifique é papel fundamental para um conselheiro.

    • Responder

      Excelente contribuição Jakeline, a palavras chaves são: Possibilitar e oportunizar a todos, instrumentalizando-os para que possam crescer, o nosso Movimento de Dança e seus fazedores necessitam de tudo isso e mais…

  49. Responder

    A pessoa que representar o acre tem q esta envolvido(a) com todos os seguimentos de dança sem distinção pois a dança e um todo não uma parte

    • Responder

      Sem duvidas Junior, e nossa querida Regina Claudia é a mais preparada no momento. #reginanoforum

      • Responder

        Agradeço Marcos! Porem alem da minha pessoa, eu reconheço que no Movimento de Dança do Acre, temos varias pessoas capacitadas.

  50. Responder

    Declaro todo meu apoio a mãe awra la de Xapuri, conheço seu trabalho voltado pra cultura e erradicação do preconceito dentro do
    estado.

  51. Responder

    Meu apoio vai integralmente para Mãe Awrá. Conheço seu trabalho e sua determinação na realização de atividades culturais afirmativas no município de Xapuri.

  52. Responder

    Todo apoio para a candidatura de Mãe Awrá, de Xapuri, e á defesa de politicas culturais afirmativas e de combate ao racismo. A dança afro-amazônica tem de estar representada no colegiado de dança.

  53. Responder

    No dia 20 de agosto o Movimento de Dança do Acre, Associação de Dança do Acre esteve em discussão na Câmara Setorial de Dança do município de Rio Branco, capital do Acre.
    A pauta da reunião: Edital do Fundo Municipal, escolha de uma pessoa da dança para fazer parte da comissão de escolha dos projetos do fundo, também estudamos, propomos e aprovamos a nova Resolução para a Dança no Acre, também cadastramos e informamos sobre a importância da eleição do CNPC.
    Além da reunião presente, mantemos todos que não puderam se fazer presente por morarem em outro município ou por outros motivos, informado em tempo real no grupo do whtsapp do movimento de dança do Acre.

  54. Responder

    No dia 20 de agosto o Movimento de Dança do Acre, Associação de Dança do Acre esteve em discussão na Câmara Setorial de Dança do município de Rio Branco, capital do Acre.
    A pauta da reunião: Edital do Fundo Municipal, escolha de uma pessoa da dança para fazer parte da comissão de escolha dos projetos do fundo, também estudamos, propomos e aprovamos a nova Resolução para a Dança no Acre, também cadastramos e informamos sobre a importância da eleição do CNPC.
    Além da reunião presente, mantemos todos que