Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Culturas Afro-Brasileiras de Mato Grosso (MT)

Candidatos(as)

Carregando...

JACKELINE MARIA DA SILVA
+
Votos: 4

JACKELINE MARIA DA SILVA

Defesa do candidato:

Sou produtora cultural e organizadora de eventos, durante minha trajetória na área cultural que teve início em 2006, tenho contribuído especialmente com projetos relacionados à cultura afro-brasileira em Cuiabá e em cidades do Estado de Mato Grosso, lidando com jovens, mulheres negras e comunidades quilombolas.

Experiência:

Membro do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso, organização social sem fins lucrativos criada em 2002, que busca o reconhecimento dos valores históricos, da ancestralidade e da cultura das comunidades afrodescendentes em Mato Grosso como estratégias para enfrentar o racismo, a discriminação de gênero, as desigualdades raciais e sociais.


Candidato(a) eleito(a)
REGINALDO SILVA GOMES
+
Votos: 15

REGINALDO SILVA GOMES

Defesa do candidato:

Porque ja tenho alguns trabalho com cultura afro como capoeira, dança e musicalidade reconhecido aqui em Cuiabá Mato grosso, experiencia na are da cultura afro brasileira e gostaria de estar contribuindo com meus conhecimentos .

Experiência:

Artista Plastico de cultura Popular a 26 anos em Cuiabá, capoeirista a 24 anos , professor de Capoeira do Grupo Aruandê . Percussionista, trabalho como professor de Expressão Corporal Afro com a Cia. Afro de Cuiabá Ayoluwa, militante do movimento negro MIN - Movimento de Inteligencia Negra, Faz parte como percussionista, dançarino da Cia. Ayoluwa (Cia de teatro e dança afro).


Candidato(a) eleito(a)
Ângela Maria dos Santos
+
Votos: 3

Ângela Maria dos Santos

Defesa do candidato:

Tenho uma vivência e produção intelectual na da cultura afrobrasileira, através das atividades religiosas e de pesquisas. Por isso me proponho a candidatar para contribuir nessa área.

Experiência:

Pesquisadora sobre relações raciais e cultura afrobrasileira. Integrante do Nepre/UFMT e Coletivo Negro.Religiosa do Culto afrobrasileiro.


THOMPSON MESSIAS DE ARAUJO SANTOS
+
Votos: 3

THOMPSON MESSIAS DE ARAUJO SANTOS

Defesa do candidato:

ME SINTO, PREPARADO PARA DIVULGAR, DEFENDER TODOS OS QUE SENTIREM-SE RESTRINGIDO EM SEUS DIREITOS DE CIDADÃO,.

Experiência:

SOU BABALORIXA , FILHO DA NAÇÃO VODUN, LIGADO A MOVIMENTO DA CULTURA AFRO.





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

6 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    Boa tarde a quem participa das interativas de Fórum, estamos Pintando um quadro, podendo ser batizado, “A Renovação”, onde aos Som dos Tambores, os Passos de nossas Danças Sincronizam com a Rima dos Poetas, que transformam Palavras de uma Literatura Engessada Eurocêntrica, em Romance, transbordando as Legítimas Histórias de nosso Povo, que se Alimenta do Sagrado, que nossa Cultura nos Traz não como Passado distante, mas sim, de nosso dia a dia, com uma Pitada de Futuro, para as Demonstrações Artísticas Cultas, muitas que somente Alimentam a décadas os Egos dos Grandes Acadêmicos de uma Arte quase que somente em um só Tom de um Abstrato do próprio Abstrato, mas, agora a Aquarela é Realmente do Brasil, em sua Diversidade, Multicolorida, sem os nuances do ” QI”, deste passado que deve se tornar apenas uma Sombra deste Brilhante e Inclusivo Presente de nosso Futuro. “Corrente do Bem”. Asé para nós.

  2. Responder

    Parabenizo a todos os candidatos por estarem dispostos a lutar cada vez mais pela nossa cultura afro-brasileira! Como Conselheira na 1ª Setorial Afro-Brasileira do Conselho Nacional de Política Cultural, em Brasília, representante da Região Sul, conclamo todos os brasileiros a votarem nos seus candidatos e, com isso, reforçarmos nossa participação nas decisões sobre Cultura e Sociedade em todo o Brasil. Parabéns, candidatos! Parabéns a todos nós, que participamos das questões sobre nossa etnia negra, nosso povo, nosso futuro!!

  3. Responder

    1. Bom dia , pelo que vi na sexta feira no debate , polarizado entre determinados grupos que se perpetua no conselho a anos e nunca foram a favor da ampliação desta representatividade e a gestão , lembro bem nas reuniões que estive do conselho em Brasilia onde o companheiro Arthur Titular do colegiado afro-brasileiro passou de vitima a agressor quando chamava o conselho de racista , a composição deste era na sua maioria contra a criação dos assentos para LGBT/Capoeira/Afrobrasileiro/Cultura Alimentar e Linguagens artisticas Afrobrasileira.
    Para além deste espaço de disputa que é o conselho , que tem a estrutura torta está errado, pois não nos dá a opção de não competir eu por exemplo acho que compor seria melhor , neste momento que os conselhos municipais e estaduais terão de ser efetivados para que recebam as verbas federais terão de fazer o que não fizeram na ultima conferência, onde a Claque reinou e a conferência não terminou , eles ternao que fazer esta açnao para se adequar ao plano nacional de cultura e o sniic , acho que para além deste espaço podemos reunir este grupo em outros espaços , estamos realizando uma reunião para formar um grupo que queira estar junto a Rede Afroambiental, para realizar um plano de trabalho em parceria com o MINC , Secult estadual e municipal , Domingo 27 reunião 10:hs no Parque laje reunião para formar grupo de trabalho do Estado do Rio de janeiro para realizar várias ações, em 13 e 14 de novembro iremos realizar a Ocupação no Espaço Sagrado e parque laje “Á Arte como Oferenda” , em Outubro iremos a El Salvador no congresso cultura Viva comunitária e o governo do estado pode ajudar alguns irem , como fez para a Bolivia em 2013, de 07 a 13 de dezembro iremos realizar uma conferência livre de cultura dos povos de terreiro e a implementação do forun Nacional de Participação Socio-cultural dos povos de terreiros esta ação ocorrerá nos moldes da Rio + 20 onde tivemos o Prazer de receber convidados do mundo todo e juntos com os parceiros indigenas fomos as tendas que tiveram mais destaque neste evento , virá caravanas de todos os estado , bem queria só pontuar que temos uma vida para além deste espaço que como coloquei será mais um espaço de participação mais não é o unico, vários coletivos, comunidades e povos vem realizando suas ações independente da legitimaçnao do governo .
    Também gostariamos de convocar os parceiros para a criação da rede dos Pontos de Cultura de matriz Africana junto a Palmares e outros parceiros.
    Gostaria de contar com este grupo no domingo no Parque para que possamos nos conhecer melhor .
    Contaremos com a presença de Mãe Beata de Yemanjá
    Natureza Morada dos Inkisses, Voduns, Orixás e Encantados preserve.
    Bem quem quiser estar presente na reunião de domingo envie email confirmando presença para rede.afroambiental@gmail.com/ 97271-4267 Aderbal Ashogun

  4. Responder

    Considerando a Carta Aberta ao Ilmo. Sr. Ministro da Cultura Juca Ferreira, lida e entregue no dia de sua posse – 12/01/2015, com as assinaturas de 400 lideranças, associações, artistas negros de todo o Brasil e a Carta Aberta ao Ministério da Cultura de 27/05/2015 onde o Colegiado Setorial para Cultura Afro-Brasileira indica o processo de construção do Plano Setorial Nacional para as Culturas Afro-Brasileiras com diretrizes – consistentes e reais – para os próximos dez anos.

    Abaixo, elencamos oito objetivos do Plano para subsidiar o debate na construção do próximo Colegiado Setorial:

    1 – Planejar, criar e implantar programas, projetos e ações voltadas para o fortalecimento e promoção das Culturas Afro-Brasileiras para os próximos dez anos
    [2014-2024];
    2 – Implementar programas e ações para a valorização e fortalecimento dos Povos Tradicionais de Matriz Africana;
    3 – Fortalecer e promover as manifestações culturais quilombolas;
    4 – Fomentar e promover a transversalidade dialógica entre as culturas afro-brasileiras
    e as instituições públicas e privadas;
    5 – Valorizar e visibilizar todas as manifestações culturais afro-brasileiras como forma de combate ao racismo;
    6 – Fomentar e promover o acesso e a difusão para todas as formas de informação e comunicação;
    7 – Fortalecer, fomentar e promover todos os mecanismos de ampliação e participação social das culturas afro-brasileiras;
    8 – Ampliar o financiamento para as culturas afro-brasileiras.

  5. Responder

    “Pleito Presencial”
    Com o Agô de nossos Ancestrais, venho nas vésperas de nosso Pleito Presencial, que ocorrerá amanhã, 16 de setembro, agradecer aqueles que já exercitaram sua Cidadania On-line, mas, lembra-los que, as incrições para Candidatura e ou Eleitor do CNPC presencial, é imprescindível para que nossa Cultura Afro-brasileira, do Estado de Goiás seja contemplada.
    Quanto aos Irmãos Amigos de Fé, que concorrem ao CNPC; que cada um de nós possa fazer melhor que fizemos no passado, sendo mais corroborativos para a Cultura em si, impactando profundamente nas desigualdade Socioculturais que somos sabedores que assola nosso Estado como um todo. Cada um de nós possa ter consciência que, esta é uma oportunidade de aderência à um Conselho Transversal, que ao adentrar, faremos parte de algo maior que nosso Egos, ou, que nossas Lutas Particulares por Ascensão, que por muitas Vislumbramos como uma Ferramenta, mas, que termina perdendo o Real motivo deste Pleito, que é a formação do Conselho de Culturas Afro-brasileiras Interestaduais, onde os Eleitos poderão levar suas conquistas até então individuais e ou dentro de seu Coletivo de Sociedade Civil Organizada, para um possível Consenso entre todos os demais Representantes de outros Estados, formando assim uma Oportunidade Ímpar no Caminho da Hegemonia dos Povos de Matriz Africana e nossa Plural Cultura.
    “Yrokô se faz presente quando Esú responde primeiro em Orumalé”.
    O Tempo dá conta, por que o Caminho sempre nos leva ao seu Encontro…
    ” Corrente do Bem”. Asé para nós.