Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (PE)

Candidatos(as)

Carregando...

vitoria regia de lima andrade
+
Votos: 2

vitoria regia de lima andrade

Defesa do candidato:

Realizamos o XIX Congresso Brasileiro de Arquitetos em 2010 onde lançamos nacionalmente a pauta da arquitetura como fato cultural, lutando pela criação deste setorial. Nestes últimos anos temos atuado para o reconhecimento do exercício profissional do arquiteto enquanto produtor cultural privilegiado. A cidade que construímos hoje serão as marcas da cultura do passado no futuro.

Experiência:

Exerço a profissão de arquiteta desde 85, elaborando projetos de requalificação urbanística, espaços e equipamentos públicos numa visão interdisciplinar e criativa. Fui professora de historia da arquitetura e coordenadora do curso da FAU_PE. Tenho atuado no IAB PE como presidente, participando da luta pela inserção da arquitetura na pauta da cultura, nas esferas federal, estadual e municipal.


Antonio Soares
+
Votos: 51

Antonio Soares

Defesa do candidato:

Contribuir amplamente com as experiências adquiridas para a promoção da cultura em nosso país, com base na transparência e na ética profissional, motivado pela valorização da arquitetura e urbanismo como um dos principais fatores de valorização cultural dos povos, sendo assim, defender e buscar o desenvolvimento de políticas culturais, com qualificação e reconhecimento.

Experiência:

Arquiteto e urbanista desde 1994. Tem MBA em Gerenciamento de Empreendimentos na construção civil. Faz parte da diretoria do SAEPE (Sindicado dos Arquitetos do Estado de Pernambuco), do qual representa nos conselhos de arquitetura e urbanismo e fóruns de entidades. Atua como arquiteto coordenador de projetos e obras. É conselheiro fiscal no IAB-PE, do qual já foi também secretário geral;


Candidato(a) eleito(a)
VANIA AVELAR DE ALBUQUERQUE
+
Votos: 1

VANIA AVELAR DE ALBUQUERQUE

Defesa do candidato:

Colaborar com o MinC por acreditar na ampliação de diálogo e aperfeiçoamento das instâncias de participação social e por entender que a diversidade cultural passa pela participação cidadã através de um processo democrático. Posso contribuir com a experiência que tive na seleção de projetos na Petrobrás Cultural-BR e no Funcultura-PE, além de valorizar a rica multiplicidade da cultura popular.

Experiência:

VANIA AVELAR DE ALBUQUERQUE ARQUITETA URBANISTA – 5a SR IPHAN – PE – BRASIL, Mestre em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos, MP-CECRE-UFBA, Salvador/2011. Arquiteta e Urbanista-UFPE/1973. Especialista em: Desenvolvimento Urbano-UFPE-MINTER/1974; Planejamento Agro-Urbano-UFRPE/1983; Desenvolvimento Urbano-Método Kukakuseire=Renovação Urbana–JICA-Japão/1987,





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

0 participações

  1. Responder

    Agora é a votação nacional, aguardo vocês. Vamos preservar a paisagem da nossa história. Abraços Poéticos.

    • Responder

      Professor e poeta João Cavalcanti Ribeiro Júnior, parabéns por elevar o nível desta disputa e pela participação e boa intenção em um processo cultural de vanguarda. Sds.

  2. Responder

    Independentemente de quem será eleito em PE, desejo boa sorte e gostaria de iniciar diálogos para que possamos construir estratégias nacionais.
    Sou candidata pelo estado de Roraima e desejo aproximar nossos discursos.
    Sucesso!

    • Responder

      Oi Claudia, gosto de ver o Interesse dos colegas em ações tão importantes como o dessa participação. Independente do eleito, sempre estarei a disposição para participar e colaborar com os colegas nesses diálogos na construção de estratégias nacionais, mas, com reflexos mundiais, pois, a nossa produção cultural tem essa repercussão naturalmente.

  3. Responder

    E desejo de alguns o resgate da cultura afro.

    • Responder

      Claro Mariana.
      Nos temos uma rica história a ser resgatada das ações culturais, tendo em vista que a produção arquitetônica na era colonial foi produzida pelos povos oriundos da Africa e seus descendentes, bem como a tipologia indígena que foi sendo esquecida. O resgate da história e valorização dos seus agentes culturais são essenciais.

  4. Responder

    A participação dos arquitetos na esfera nas políticas públicas é importante para os urbanistas é importante e toda a sociedade, dentro da ética que determina os bons profissionais.

  5. Responder

    Vânia, é bom saber que temos uma candidata nesse setor. Espero que possamos compartilhar novas ideias e propostas, para uma sociedade melhor.
    Sou candidato na área de literatura livro e leitura. Abraços Poéticos, João Cavalcanti Ribeiro Júnior