Tutorial de votação

Todas as 72871 pessoas que se inscreveram para votar nos fóruns setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) selecionaram, no ato da inscrição, um estado e uma das 16 setoriais, a saber; Arquitetura e Urbanismo, Arquivos, Arte Digital, Artes Visuais, Artesanato, Circo, Culturas Afro-Brasileiras, Culturas Populares, Dança, Design, Literatura, Livro e Leitura, Moda, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro.

selecao estado

Como votar

Para votar, os/as eleitores/as devem acessar a plataforma inserindo seu e-mail e senha. Em seguida devem clicar em “Meu Fórum” para ir para a página onde é exibida a lista de candidaturas.

voto no saci

Os/as eleitores/as devem clicar no botão VOTAR correspondente ao candidato desejado.

A  ação do voto vem acompanhada por uma mensagem de confirmação, conforme observa-se abaixo.

confirmacao de voto

Assim que a pessoa clicar em sim na confirmação, o voto é registrado, como abaixo.

voto registrado

As pessoas que exerceram o voto até o dia 26/09, data do encerramento das inscrições, poderão alterá-lo uma vez, já que a lista de candidatos está definida. Para tanto, o eleitor deve clicar em VOTAR no novo candidato/a escolhido.

novo candidato

Clicando em sim, é exibida mensagem confirmando o registro do voto.

conf9irmacao de alteracao de voto

Para efetuar a troca é preciso confirmar a ação. Com isto o voto computado na primeira candidatura vai para a outra e o voto é registrado.

confirmacao troca de votos

A participação é aberta para todos nos fóruns setoriais. Entretanto, o voto só pode ser exercido naquele escolhido no momento da inscrição ou da alteração, o que foi possível até o dia 26/09.

Se houver a tentativa de voto em candidatos de setorial diferente do escolhido pelo eleitos, será exibida a seguinte mensagem:

voto em outra setorial

Texto e imagens: Adriana Veloso

6 participações

  1. Incrível como é fácil uma mesma pessoa votar diversas vezes, usando diferentes CPFS. Linda democracia essa. E nops debates virtuais poucos candidatos participaram e mesmo assim foram muito bem votados e agora vão viajar. Que lindo!

  2. onde esta o resultado????????????????

  3. É INCRIVEL A DESINFORMAÇÃO. HOJE PESSOAS ESTAO TENTANDO SE INSCREVER PARA ELEGER UM CANDIDATO/A E NAO ESTAO CONSEGUINDO PORQUE ESTÁ BLOQUEADA A INSCRIÇÃO. EM TODOS OS INFORMES PUBLICOS O QUE ESTARIA LIMITADO ANTES DO DIA 07 É A INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS E NAO DE VOTANTES!!!!!!

    • Realmente Maria Aparecida concordo com vc o edital não é explicito , vc tem pra mesma informação duas interpretações, assim complica numa participação integral e um bom intendimento do edital

  4. NÚMEROS DESSA ELEIÇÃO SÃO DESAFIADORES

    No total de inscrições, o estado do Rio de Janeiro aparece com pouco mais de 3 mil participantes, o que ficou muito abaixo do esperado, ainda mais quando comparado com o Amapá com 8.087 participantes e o Pará com 7.667.
    Mesmo a nível nacional, o número de participantes foi pequeno se considerarmos alguns dados estatísticos:
    o estado do Amapá possui uma população estimada pelo IBGE para 2015 de 766.679 habitantes, distribuída em 16 municípios. Os 8.087 participantes correspondem a 1,054% dos amapaenses;
    o estado do Pará possui uma população estimada pelo IBGE para 2015 de 8.175.113 habitantes, distribuída em 144 municípios. Os 7.667 participantes correspondem a 0,093% dos paraenses.
    Vamos considerar que foram 3.500 participantes no estado do Rio de Janeiro. Ora, a população do estado do Rio estimada pelo IBGE para 2015 corresponde a 16.550.024 habitantes, distribuída em 92 municípios. Então apenas 0,021% dos fluminenses participaram dessa eleição.
    Quanto ao número de candidatos por estado, o Rio de Janeiro não chegou a 100 inscritos, sendo todos os estados da federação suplantados por São Paulo que aparece com 156 candidatos, sendo que 24 deles só no setorial de Música.
    A nível nacional, o setorial de Patrimônio Cultural Material não chegou a 2 mil participantes, sendo superado pelos setoriais de Culturas Populares, com 10.246 participantes e de Culturas Afro Brasileiras, com 9.049. As setoriais de Música e de Literatura, Livro e Leitura ultrapassaram a marca de mais de 8 mil inscrições cada.
    Quanto ao número de candidatos do setorial de Patrimônio Cultural Material, são 58 em todo o país. Apenas ES, MS e PI não possuem candidaturas. As regiões mais concorridas são Nordeste (9 estados/17 candidatos), Norte (7 estados/14 candidatos) e Sudeste (4 estados/11 candidatos). Os estados com mais candidatos são SP (6), PE (5), PA (4) e SC (4). Incrivelmente o estado do Rio de Janeiro tem apenas 2 candidatos.
    Se o Ministério da Cultura está comemorando que 72.871 pessoas que se inscreveram nessa eleição, considerando que na anterior foram apenas 5 mil pessoas, os números alcançados em 2015 não foram satisfatórios, como a estatística revelou.
    A inclusão de um número maior de participantes deverá ser uma das preocupações do governo federal nas próximas eleições para o Conselho Nacional de Política Cultural.

    • Concordo com você Antônio Seixas, esses números são desafiadores, e imagine se de fatos mais pessoas tivessem votado por outros meios de comunicação como estava previsto, mas infelizmente não aconteceu.

O Fórum está fechado