Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Música do Piauí (PI)

Candidatos(as)

Carregando...

Hernane Felipe dos Santos
+
Votos: 79

Hernane Felipe dos Santos

Defesa do candidato:

Dialogar com a classe de músicos e sociedade, a partir do exercício de análise crítica sobre a difícil realidade enfrentada pelos músicos piauienses. Buscar o aperfeiçoamento das políticas culturais concernentes à música atendendo as demandas existentes.

Experiência:

Secretário Executivo do Fórum de Música do Piauí e Presidente em Exercício Diretor Administrativo na Cooperativa dos Profissionais da Música do Piauí (CAPIVARA) Músico | Especialista em Arte-Educação para o Ensino da Música (Faculdade Darcy Ribeiro-CE) Técnico em Redes de Computadores (SENAC - PI) Bacharelando em Direito (UNINOVAFAPI) Estudante de Música do Instituto Federal do Piauí (IFPI)


LUIZ SEVERINO DOS SANTOS
+
Votos: 11

LUIZ SEVERINO DOS SANTOS

Defesa do candidato:

Atualmente sou conselheiro estadual de cultura exerci as funções, Gerente Técnico e de Memória Cultural na Fundação Cultural do Piauí(2003-2010), coordenei o processo de organização e da delegação estadual a 1ª e 2ª Conferencia Nacional de Cultura. Como classista participei da criação do Sindicato é da Cooperativa dos Músicos do Piauí. Com minha esperiencia gostaria de contribuir nacionalmente

Experiência:

Luiz Severino dos Santos (Severino Santos), cantor, compositor, conselheiro estadual de cultura do Piuai, graduado em Historia(UESPI), especialista em Educacao, Cultura e identidade afrodescendente(UESPI), atual vice-presidente da Cooperativa dos Profissionais da Musica do Piau e membro da Conselho Regional da Ordem dos Musicos do Piaui.


GIL CUSTÓDIO ARAUJO FERREIRA
+
Votos: 3

GIL CUSTÓDIO ARAUJO FERREIRA

Defesa do candidato:

- Expandir o apoio do Ministério da Cultura e do governo federal às iniciativas da Cultura Hip Hop e Digital em todo o Brasil. - Ampliar o mapeamento e a divulgação das expressões da Cultura Hip Hop e da Arte Visual - Intensificar e consolidar a articulação com as redes de Hip Hop do Brasil, instituições governamentais e não governamentais que atuam na cultural digital.

Experiência:

Um dos Fundadores do Centro de Referência da Cultura HIP HOP em Teresina Piauí, onde funciona um centro de Catalizador de Cultura Hip Hop e Cultural Digital, com foco principal no resgate de Juventude. Coordenador do Ponto e Pontão de Cultura Preto Ghoez Vive, Gil BV, atua nos diversos setores da Cultura, com ênfase na cultura de Rua.


BaiBai
+
Votos: 4

BaiBai

Defesa do candidato:

Quero com minha representatividade, inserir nossa região na política pública cultural, promovendo a capacitação dos envolvidos no mercado da música, principalmente no desenvolvimento político e econômico. Consolidando assim no Piauí e no Mundo, o adjetivo de berço da cultura Americana.

Experiência:

Sou Compositor, Produtor Musical, Luthier e Professor de Filosofia Venho participando da construção da política cultural desde 2000, promovendo discussões e projetos para otimizar o cenário local . Sou Fundador do Forum de Música do Piauí, Diretor de Comunicação do Fórum da Música, Secretário de Cultura do Centro de Defesa Ferreira de Sousa, Fundador do Conjunto Roque Moreira.


Dimiviera
+
Votos: 185

Dimiviera

Defesa do candidato:

DEVIDO A EXPERIENCIA DE VIDA E VIVIDA TENHO MUITO PRA OFERECER E SUGERIR NO TOCANTE A VIDA ARTISTICA.IDEÍAS COMO A QUALIFICAÇAO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOS ARTISTAS,CAPACITANDO-OS PARA TORNA-LOS MULTIPLICADORES DE SABERES,JÁ QUE NA MINHA OPNIÃO ARTE NÃO SE ENSINA: SE MOSTRA. DEFENDEREI UMA CULTAURA IGUALITARIA,POIS NÃO HA NENHUMA CULTURA MELHOR QUE OUTRA.TODAS DEVEM TER O MESMO TRATAMENTO..VOTE DIMI

Experiência:

CANTOR E COMPOSITOR,E TEM VIVIDO AS MAIS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS,INSTRUTOR DE MUSICA PARA PESSOAS COM LIMITAÇÕES NA APAE POR SEIS ANOS,DESENVOLVEU INTERCAMBIO PELOS PARTENER COMITÊ PIAUI\ NEBRASKA (USA)E HOJE ATUA NA COPERATIVA DOS PROFISSIONAIS DE MUSICA CAPIVARA E NO INSTITUTO MUSART,PROCURANDO INTERAGIR COM OS MAIS DIVERSOS TIPOS DE ARTES,SINTONIZANDO O PASSADO COM O PRESENTE.


Candidato(a) eleito(a)



Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

28 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    agradeço os votos recebidos para o CNPC 2015-2017 com os quais fui eleito,ao mesmo tempo que me disponibilizo , me abro ao debate e aceito sugestões que visem o crescimento da nossa musica e /ou nossa cultura em geral.
    obrigado!!

  2. Responder

    Boa tarde, amigos. Gostaria de agradecer a todas e a todos que me incentivaram com o seu voto para o CNPC 2015 – 2017. Foi com grande alegria que obtive, na eleição remota ou por internet, a segunda maior votação do meu Estado do Piauí para o Setorial de Música. Vamos continuar estudando e trabalhando para melhorarmos as relações culturais do nosso querido Piauí e sua gente. Um grande abraço.

  3. Responder

    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS PARTICIPANTES CONCORRENTES A VAGA DO SETORIAL DE MÚSICA GOSTARIA DE MANTER CONTATO COM VCS PELO FACE PARABÉNS A TODOS, E AOS ELEITOS BOA SORTE E UM GRANDE ABRAÇO NOS ENCONTRAREMOS NO RIO DE JANEIRO MEU FACE :WWW.FACEBOOK.COM/WANDERLEYCARDOSO593

  4. Responder

    Gostaria de agradecer tod@s que acreditaram e votaram, a participação de todos foram importante nesse processo. Torcemos para que as próximas atividades mais pessoas participem. Parabéns aos candidatos e votantes.

  5. Responder

    Hernane, meu foto é seu. Vamos incluir música em nossas vidas!

    • Responder

      Obrigado, Maria Eugenia. Que a divina música ilumine sua vida e embale os seus sonhos. Um grande abraço.

  6. Responder

    Todas as escolas públicas e privadas do Brasil devem incluir o ensino de música em suas grades curriculares. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. “O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos”, diz a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação).

  7. Responder

    Sou candidato a Delegado do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do MinC.
    É hora de votar!!!
    É muito simples votar:
    Clica no link autoexplicativo
    http://vota.cultura.gov.br/inscricoes/
    Piauí (clica no mapa)
    Forum Música
    CPF
    e-mail
    Senha
    HERNANE FELIPE DOS SANTOS
    VOTAR

    Obrigado a todos.

  8. Responder

    O Coletivo de produtores culturais independentes do Piauí​, em parceria com a Abd Piaui​ abre sala para votação ao Conselho Nacional de Políticas Culturais. Venha votar: ABD-PI, Rua Jonatas Batista – Escola de Teatro próximo ao verdão ou acesse: http://www.vota.cultura.gov.br. Nossos candidatos: Severino Santos Santos(Música), Jonas Moraes(Literarura), Gilda Ribeiro Parizard(Dança), Severo Barros-Mestre Severo e Afonso Aguiar(Cultura Popular).

  9. Responder

    Entendendo e divulgando a todos do forum, o conceito de resistência da UTOPIAUIENSE MUSIC, de Hernane Felipe.
    “Livro de humanista e jurista inglês do século XVI foi base para o surgimento de um novo conceito de música no Piauí.
    Utopiauiense Music é um novo conceito de música cunhada pelo Músico piauiense Hernane Felipe, ao fazer uma releitura do livro Utopia, de Tomás Morus (1478-1535). Humanista e jurista inglês, Morus foi chanceler do reino da Inglaterra e um dos pensadores mais destacados de seu tempo. Sua célebre obra, “A Utopia”, descreve um Estado imaginário sem propriedade privada nem dinheiro, preocupado apenas com a felicidade coletiva.
    O conceito Utopiauiense, defendido por Hernane Felipe e aplicado à sua música, faz analogia à Ilha de Utopia, de Tomás Morus na qual criou-se um mundo protegido e integrado, onde a vida imaginária é simples, moderada e igualitária.Um desejo de um mundo ideal em que mostra como a realidade poderia ser. Assim, Hernane Felipe, ao cunhar o termo Utopiauiense para sua música, se refere a uma aspiração, sonho sempre imaginário.
    Na medida que a música Utopiauiense enfoca um estado de perfeição, ela realiza, por oposição,um exercício de análise, crítica e denúncia da sociedade vigente, ou seja, revela uma apurada crítica à ordem social. Deste modo, uma antítese de como o artista piauiense enfrenta, como um sonhador e eterno otimista o modelo de artista universal midiático e perfeito, muitas vezes de estética duvidosa.
    Utopiauiense é uma alternativa de proteger a música e reverenciá-la, de continuar acreditando que “música dá certo” porque transcende o real. Uma tentativa de iluminar as ideias de todos no sentido de que não é só andar com o violão debaixo do braço. Mas também é quando se consegue articular criação e difusão para que o artista não desista (como tem acontecido com várias bandas, que desistem a cada dia) e continue a sua utopia musical individual e coletivamente.
    Fazer da música uma utopia, um sentimento de superação, compor por inspiração, estudo, talento e trabalho e valorizar o conceito comunitário, buscar e firmar parcerias, encontrar reconhecimento de seus pares, ter apoio de organismos articulados, universalizar a boa música, download para todos, para não se limitar aos irrisórios cachês e couverts.
    Em comparação simples à ilha de Utopia – colocar faróis, fosso pra barrar a alma negativa de quem quer impedir a criação musical, proteger a ilha de criação musical sem, no entanto isolá-la. Precisar do povo, do público solidário a apreciar a divina música. Hernane espera que se aprecie e se una ao coro dos que defendem a resistência e tenacidade dos músicos populares piauienses, cujas expressões artísticas preservam o diálogo de nossas raízes com o mundo.”

  10. Responder

    Hernane Felipe conte comigo!

    • Responder

      Obrigado, meu amigo Sérgio Zambrozuski. Muito importante poder contar com o seu apoio. Abraço.

  11. Responder

    Saudações a todos os candidatos e eleitores do Piauí. Como eleitor inscrito no RS e ex-representante da música no CNPC (2007-2010), venho compartilhar aqui minha preocupação com um fato grave. Como todos sabem, a Secretaria de Articulação Institucional do MinC, com o apoio das regionais, fazem um grande esforço de mobilização das categorias artísticas, traduzido nesta plataforma e em reuniões em todas as capitais, com ampla divulgação e aberto a todos. Enquanto isso, porém, o Centro de Música da Funarte – órgão do MinC que é responsável direto pela interlocução com as áreas artísticas, com sede no RJ – não apenas parece alheio a este processo, mas articula a criação de um “colegiado paralelo”. Intitulado “Rede Música Brasil”, só é aberto a entidades, sem qualquer critério de representatividade regional, as quais foram convidadas por e-mails pessoais, inclusive com oferta de apoio mediante passagens aéreas, sem qualquer processo de edital ou definição prévia de critérios. Ficam dúvidas sobre o futuro do Colegiado Setorial de Música, e sobre o processo de formação e o caráter dessa outra “entidade”. Ela irá debater e decidir as questões da área da música, ficando o Colegiado Setorial uma peça decorativa (e neste caso, para que estamos aqui)? A Funarte não tem responsabilidade com a condução política do Ministério e a articulação com os colegiados das artes (que tem atribuições definidas pelo decreto 5520/2005)? Serão criadas também redes paralelas de Teatro Brasil, Dança Brasil, etc., ou essa iniciativa é só do CEMUS? A Funarte não é obrigada a seguir os princípios da administração pública (publicidade, impessoalidade, etc.) em processos como este? Fica a questão para o debate. Um abraço e bom trabalho a todos.

  12. Responder

    Sucesso Hernane Felipe! Meu voto é seu!

    • Responder

      Obrigado, por seu voto Yara Ramalho. Que a música piauiense se fortaleça. Abraço.

  13. Responder

    Saudações Musicais! Caros amigos da Classe de Músicos do Piauí, considerando relevante vivência no exercício da música e com o firme compromisso ético aprendido nos palcos, nas boas relações construídas junto aos colegas de profissão, nas salas de aulas (ensinando e aprendendo com crianças e professores de Música e do curso de Direito), coloco minha candidatura ao Conselho Nacional de Política Cultural CNPC à sua disposição nestas eleições de renovação do referido conselho. Comprometo-me a dialogar com a classe de músicos e sociedade, a partir do exercício de análise crítica sobre a difícil realidade enfrentada pelos músicos piauienses; bem como buscar o aperfeiçoamento das políticas culturais concernentes à música, atendendo as demandas existentes em nosso estado. Um vez que teremos o determinante apoio de politicas públicas vinculadas ao Ministério da Cultura, penso que possamos construir juntos, com o apoio e participação efetiva de todos, novos cenários e perspectivas de fortalecimento da música piauiense e sua inclusão nos eventos nacionais e latino-americanos, contemplando os seus diversos estilos e expressões. Reafirmo minha disponibilidade para conduzir com zelo este processo. Agradeço o seu apoio, seu voto e sua confiança. Saudações Musicais! Inscreva-se e participemos juntos.
    Abraços,
    Hernane Felipe dos Santos
    Músico Piauiense

  14. Responder

    o DIMIVIERA é um candidato muito preparado pois é um grande compositor, cantor ,de família de artistas e conhecedor profundo da cultura popular popular piauiense. eu recomendo

  15. Responder

    Umas das preocupaçoes dos artistas hoje no piaui é com relaçao registro de sua obra e com o direito autoral defenderei isso com muita força

  16. Responder

    INFORME:
    O Fórum de Música Permanente do Piauí foi fundado em 2008.
    Considerando que o Presidente do Fórum de Música do Piauí, Gilvan Santos, encontra-se (por motivo de saúde) impossibilitado de exercer o cargo há 2 anos; Considerando que a Comissão Gestora do Fórum Piauí aguardamos a sua recuperação, torcendo pelo restabelecimento de sua saúde; Considerando a impossibilidade de nosso Companheiro Gilvan Santos, após este período de aguardo, não poder, por limitações de saúde, continuar a exercer a Presidência do Fórum de Música do Piauí; Considerando que seguimos um Estatuto deste mesmo Fórum, no qual assume a Presidência o Secretário Executivo, comunico ao Fórum Nacional de Música:
    1. Eu, Hernane Felipe dos Santos, Secretário Executivo do Fórum Permanente de Música do Piauí, eleito por quórum e voto, após recente confirmação da impossibilidade de representação do amigo Gilvan Santos, apresento-me como atual Presidente representante do Fórum de Música do Piauí.
    2. Solicito informações objetivas no sentido de ter acesso ao Grupo específico do Fórum (orientação de como ser inserido no grupo de discussão do Fórum – ao qual apenas o Presidente tinha acesso – a fim de reiniciarmos com representatividade legal (inclusive voto) as participações e manifestações do Estado de Arte da Música no Piauí, no Brasil e América Latina.
    3. Solicito informações de como eu devo proceder para convocar novas eleições para compor nova diretoria, preservando a democracia do voto.
    4. Informo que muitos eventos (de natureza governamental e alternativos), obviamente, têm acontecido ao longo da gestão atual, tais como Feira da Música PI-MA; Participação do Piauí em Feiras da Música em Nível Nacional – a exemplo da Feira da Música do Sul Novo Hamburgo (RS); Feira Música Brasil Belo Horizonte (MG); Feira de Música Ceará- Fortaleza; Feira de Música do Acre, etc. Relatórios foram produzidos pela secretária executiva enviados ao nosso Presidente Gilvan e encaminhados por ele, ao tempo de cada evento, ao Fórum Nacional de Música.
    5. Enfrentamos graves problemas de apoio e subsídio para realização e incremento de novos projetos que surgem a todo momento, como em geral, ocorre em todo o Brasil. Em face da Criação Recente de uma Secretaria de Cultura do Piauí (semana passada – 30 de Junho de 2015 – tomando posse o Secretário Fábio Novo), sendo esta a Primeira Secretaria de Cultura a ser fundada em nosso Estado do Piauí, concebe-se que sejam ampliados o diálogo e a possibilidade de interlocução com a esfera pública; bem como a perspectiva de uma maior mobilização e articulação dos músicos e produtores culturais.
    6. Ainda no governo passado foi assinada uma Carta de Princípios apresentada ao governador do Estado que norteava as futuras ações a serem implementadas no âmbito cultural; um mapeamento do que tínhamos acerca da produção cultural do Piauí.
    7. Dentre as atividades mais significativas de nossa comissão à frente do Fórum Permanente de Música do Piauí foi, sem dúvida, o show beneficente (envolvendo muitos Grupos Musicais) que aconteceu na central de artesanato Mestre Dezinho onde foi arrecadada (1) uma tonelada de alimentos doados para as vítimas das cheias dos rios Poty e Parnaíba. A sociedade reconheceu a ação coletiva do Fórum junto aos Músicos.
    8. Acrescento, ainda, que está em fase de produção a nossa Primeira Coletânea de Música do Piauí pelo Fórum de Música que, em breve, será apresentada como uma reivindicação aos Gestores do Município e do Estado para a sua confecção, na qual serão comtemplados vários artistas piauienses em um Song Book.
    9. Coloco-me à disposição para avançarmos nas discussões atuais dos Fóruns representativos, ao tempo em que solicito informações ao Fórum Nacional sobre as Principais Questões em Discussão.

    Hernane Felipe dos Santos
    Secretário Executivo do Fórum de Música do Piauí e Presidente em Exercício
    Músico | Especialista em Arte-Educação para o Ensino da Música (Faculdade Darcy Ribeiro-CE)
    Técnico em Rede de Computadores (SENAC)
    Bacharelando em Direito (UNINOVAFAPI)
    Contatos:
    Celular: (86) 9924 1112 | e-mail: hernanefelipe@hotmail.com

  17. Responder

    forumnacionaldemusica] Re: [FNM] Rearticulação da Música Brasileira
    Rearticulação da Música Brasileira. É necessário que se constitua uma comissão provisória para organizar o FNM, até que cada estado da Federação faça sua indicação, mesmo estando desarticulados o momento exige que ocupemos este espaço, os Agentes da Rede Brasil de Festivais estão afinados com o MinC, na Funarte não mudou nada, não atende a demanda Nacional mas acaba sendo o órgão articulador da política Nacional para Música.
    A Agência ou outro órgão que propomos e discutindo ao logo dos 2 anos na setorial/CNPC e antes disso pelos conselheiros anteriores ficou esquecido nesta nova gestão MinC.
    A Eleição para o CNPC acontece somente em Novembro, ações e encaminhamento no novo colegiado somente o ano que vem.
    Com relação ao plano nacional da música não temos nem ideia de como vai ficou a consulta pública.
    Então senhores (as), é necessário uma atitude em âmbito nacional .

    Luciano de Souza

  18. Responder

    ESTAMOS COM O PROJETO SEXTA CULTURA DESENVOLVIDO PELA COOPERATIVA DOS PROFISSIONAIS DA MUSICA DO PIAUI (CAPIVARA) EM PARCERIA COM A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO DITADO SHOPPING.ESTÁ DANDO CERTO E TEM TUDO PARA SER O INICIO DE UMA SERIE DE APRESENTAÇÕES NOS MAIS DIVERSOS PONTOS DA NOSSA CAPITAL E JA PENSAMOS EM LEVAR O PROJETO PARA OS MUNICIPIOS..TODA SEXTA DA 11;00 AS 13;00 E DE 14;00AS 16:00HORAS.CONFIRA.

  19. Responder

    Temos que parar de brincar de artistas.
    Arte é coisa séria e devemos manifestarmos-nos no sentido de capacitar e profissionalizarmos-nos , pois só assim e unidos( em todas as artes)seremos fortes e reconhecidos.
    Palavra de ordem: UNIÃO.

  20. Responder

    Olá Camaradas músicos do Piauí, temos que está participando desses espaços, gostaria de convidar a tod@as a retomarmos o FÓRUM PERMANENTE DE MÚSICOS, ferramenta importante para nossa categoria.

    • Responder

      com certeza Severino. acho muito valido e oportuno

  21. Responder

    Dentre as atividades mais significativas de nossa comissão à frente do Fórum Permanente de Música do Piauí foi, sem dúvida, o show beneficente (envolvendo muitos Grupos Musicais) que aconteceu na central de artesanato Mestre Dezinho onde foi arrecadada (1) uma tonelada de alimentos doados para as vítimas das cheias dos rios Poty e Parnaíba. A sociedade reconheceu a ação coletiva do Fórum junto aos Músicos.

  22. Responder

    escassa*

  23. Responder

    Olá, eu sou músico de Teresina e tenho me voltado também para o setor da produção e agenciamento de grupos musicais. No meu estado a representatividade no setor da música não tem se feito presente de maneira efetiva nessa discussão mais geral. Ainda não tem eleitores de música cadastrados por exemplo. Aqui existe um Fórum de música mas enfim a dificuldade de se criarem redes é quase escaça. O que fazer???