Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Culturas Afro-Brasileiras do Distrito Federal (DF)

Candidatos(as)

Carregando...

Alexandre Silveira de Souza
+
Votos: 50

Alexandre Silveira de Souza

Defesa do candidato:

A pessoa que vai ocupar tal pasta, precisa além de atar e ter conhecimento das práticas tradicionais e culturais do povo, como fomentador e desta forma propiciar a abertura de dialogo com o estado com a inserção de políticas que promovam a cultura perante a população, assim como interagir com o meio artístico levando todas as expressões culturais para aonde a população esta.

Experiência:

Tenho atuado como fomentador de políticas e praticas culturais de tradição afro brasileira, seja na questão de indumentária, como também na parte de culinária, dança e demais práticas culturais do seguimento de povos tradicionais, participei da construção 1ª Oficina Para Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiro ocorrida no Maranhão.


Renato Silva Gomes
+
Votos: 230

Renato Silva Gomes

Defesa do candidato:

Os motivos que me levam a pleitear uma cadeira na CNP são obvieis, eu contribuo com a expansão e defesa da nossa cultura, fazendo ao meu modo um tipo de politica, agora busco apoio para tornar maior a proporção dessa luta, pois faço parte da diretoria de umas das maiores casa de candomblé do DF. Não atuo só como menbro mas sim dirigindo pessoas e sabendo das dificuldades do povo afro brasileiro.

Experiência:

Sacerdote da religião afro Brasileia, onde faço parte a 12 anos, nesse período sempre participando de atos em defesa expansão de nossa cultura , palestrante sobre a religião para jovens de escolas publicas da nossa região, participação no grupo Xirê Orixá que leva cultura para as ruas do DF, coordenador do grupo de percussão afro Omo Ayó, coordenando encontros com jovens em terreiros do DF.


Candidato(a) eleito(a)
Big Richard
+
Votos: 54

Big Richard

Defesa do candidato:

Promover a diversidade, inclusão etnico-racial e das maiorias minorizadas nos debates públicos, fomentar a economia solidária, o etnodesenvolvimento, e visibilizar os pleitos das comunidades tradicionais.

Experiência:

É membro do movimento Hip Hop, Nação Hip Hop Brasil, jornalista, apresentador de diversos programas sobre cultura, com destaque por passagens em emissoras como TV Brasil, Prog. Paratodos, Record, Turma do Gueto, e TV Globo, Fantástico. É mestre em Comunicação e doutorando em Ciências Sociais. Na academia estuda a inserção do negro na TV pública. É membro do OLAICD (UCB)e da INTERCOM.


OJÚ OBÁ - SÍLVIO MORAIS
+
Votos: 25

OJÚ OBÁ - SÍLVIO MORAIS

Defesa do candidato:

Diante da vasta experiência e capacidade exercida, nas Ações Afirmativas e Comunidade Tradicionais, trago a experiencia para atuar como conselheiro, oferecendo subsídios ao Conselho para definição de Políticas Públicas, procurando atender as necessidades do Colegiado Setorial de Cultura Afro-Brasileira, com ênfase na sua religiosidade e cultura tradicional.

Experiência:

Sacerdote, atuante no Movimento Religioso Afro-Brasileiro: Subsecretario da SEPIR-DF 13/14; Presidente e Dir. Religioso do INSTITUTO OJÚ OBÁ 85/15; tendo atuado como membro do FOAFRO-DF/09; Diretor Financeiro da Federação de Umbanda e Candomblé do DF e Entorno 09/10; II e III CONEPIR (II como Delegado/09 e III como participante) e SEMIRA-GO; Delegado da II e participante da III CONAPIR;


Alexandre Teixeira Marques
+
Votos: 1

Alexandre Teixeira Marques

Defesa do candidato:

Ponho meu nome a disposição para defender e difundir a cultura afro brasileira e mostrar a cultura das religiões de matrizes africanas no território nacional. As cantigas, danças e nossas vestimenta, divulgar nossas datas comemorativas e as festas dos orixa que ocorre em vários terreiro em nosso país. Não podemos deixar está cultura sumir do nosso vida e de nossa história. Viva a cultura.

Experiência:

Sou babalorixa iniciado no candomble nação angola a 12 anos, defensor da política de igualdade racial e da liberdade de cultos


Alexandre da Silva Pontes
+
Votos: 25

Alexandre da Silva Pontes

Defesa do candidato:

Disseminar a cultura afro brasileira para todo o Brasil, propiciando a diminuição da intolerância religiosa e cultural dos povos tradicionais.

Experiência:

Criador e desenvolvedor de cultura afro brasileira, com produção do Capital Afro 2014, Alainde Xire em 2011, e o site Orixá Xire em 2005 e hoje com Associação de Cultos Religiosos de Matrizes Africanas - ACREMA, que lutam em prol de todas religiões de matriz africana.


Marcelo Lima dos Anjos
+
Votos: 1

Marcelo Lima dos Anjos

Defesa do candidato:

Representar a cultura Afrobrasileira mais do que orgulho é a disposição do meu dever de crença.

Experiência:

Sou Professor Universitário e Pesquisador da área, bem como adepto e renascido em Ifá (FATUMBI), ao culto de Orunmila, em 11 de Fevereiro de 1996, com a morte de Pierre Fatumbi Verger. Nascido em Salvador, Bahia e responsável pela descoberta da linhagem da Gomeia no Centro Oeste.


Luciano Alves Calazans
+
Votos: 52

Luciano Alves Calazans

Defesa do candidato:

Necessidade de fortalecer a crença além de proteção da cultura religiosa difundir a necessidade de igualdade entre as raças

Experiência:

Filho de dois pioneiros de Brasília além de ser confirmado na angola em abril de 1991 sou filho de Sebastião Calazans um dos fundadores do espiritismo e umbanda em Brasília e Maria de Fátima Alves Matriarca do Nzo Ndembuazambi na qual sou vice presidente


Joel Mariano Borges
+
Votos: 119

Joel Mariano Borges

Defesa do candidato:

Trabalhar para que a Cultura em nosso Estado seja cada vez mais fortalecida e dando a oportunidade de lembrar ao nosso povo Afro brasileiro, o tamanho de nossa diversidade Cultural, a riqueza que nos permite explorar e repassar o conhecimento aos nossos Jovens e permitir que um País rico de Cultura como o nosso fique sempre no Ápice.

Experiência:

SEPIR-DF, com a pasta de Comunidades Tradicionais. Coordenador CEN-DF, Coletivo de Entidades Negras, pelo Meio Ambiente. Membro do GT Nacional de participação sociocultural. Ações de formação nas áreas de meio ambiente, gastronomia afro brasileira, combate à intolerância Religiosa, relativa aos Povos de Comunidade Tradicionais Matriz Africana.





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

124 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    Boa tarde à todos, o DF apesar de toda mobilização só conseguiu 01 (uma) vaga para o setorial de cultura Afrobrasileira, creio que pelos critérios a vaga fica para as cotas, então desejo boa sorte ao candidato que venha a ser eleito e espero que consiga compor com os demais membros que estarão presentes na reunião nacional do CNPC.

    Agradeço à todos que me apoiaram e confiando na minha pessoa me concederam os seus votos. Obrigado.

  2. Responder

    Gostaria de pedir o seu voto, estou me candidatando a vaga de conselheiro de literatura, livro e leitura
    conto com todos os leitores: Meu nome é Mauro César Bandeira de Oliveira

  3. Responder

    UM Brasil no Brasil!
    Com a chegada da corte portuguesa no Brasil na força dos nobres europeus, na valorização da sua cultural (eurocentrismo) e na intolerância religiosa pela igreja católica.
    Até hoje continuamos no eurocentrismo dos que se acham puros, mas quem são os antigos se não asiáticos e africanos através de civilizações integradas no comercio marítimo e tecnológico antes mesmo do seculo XVl.
    Eu gostaria muito de discuti sobre a cultura Afro brasileira vivenciando os grandes estados nações dos países do continente africano que compuseram o Brasil: suas influencias e seus impérios que não eram tribos mas um povo que domino todo o nosso território brasileiro como imigrantes forçados e que se misturaram, já que não foram famílias que aqui desembargaram e sim homens.
    Sabemos que Povo, Cultura e Religião não se misturam mas se integram!
    Atenciosamente,
    Maxima Cruz dos Santos
    Baiana do palácio de Cristal – Petrópolis

  4. Responder

    Bom dia dona Waldiceia, o seu texto me faz repensar o que seria dos Negros e Negras oriundos da Mãe África, se chegassem aqui no Brasil e se deparassem com esse discurso preconceituoso se ficou ruim poderia piorar muito né, sem se quer respeitar o que eles traziam em seu Orí (Cabeça), o nosso povo Negro já traziam em suas mentes o amor, o sonho, a inteligência, a culinária, a sua Fé que não foi respeitado e me admiro muito você falando que cultura Afro-brasileira não são só as Matrizes Africanas, quais as outras, porque o que me consta o protestantismo não é e nunca será de Origem Negra, acho que foi infeliz nas suas colocações. Estamos tratando da pluralidade da cultura e não de qual religião é dominante, afinal nosso Estado é pra ser “Laico” ……..

  5. Responder

    Parabenizo a todos os candidatos por estarem dispostos a lutar cada vez mais pela nossa cultura afro-brasileira! Como Conselheira na 1ª Setorial Afro-Brasileira do Conselho Nacional de Política Cultural, em Brasília, representante da Região Sul, conclamo todos os brasileiros a votarem nos seus candidatos e, com isso, reforçarmos nossa participação nas decisões sobre Cultura e Sociedade em todo o Brasil. Parabéns, candidatos! Parabéns a todos nós, que participamos das questões sobre nossa etnia negra, nosso povo, nosso futuro!!

  6. Responder

    Gostaria que todos os candidatos se pronunciassem definindo o que são culturas afro-brasileiras considerando que não apenas as religiões de matriz africana fazem cultura afro-brasileira. As negras brasileiras e os negros brasileiros são livres para escolherem ter ou não ter religião, caso decidam ter, são livres para escolherem que religião terem e, caso desejem mudar de religião, também são livres para mudarem.
    Como é vedado ao poder público negar o reconhecimento das organizações religiosas e, considerando a tabela “Distribuição percentual da população residente, por cor, etnia ou raça, segundo as organizações religiosas – Brasil – 2010 – IBGE” em que, somando-se o percentual da população que se autodeclarou parda e preta, temos um total de 50,9% de negras e negros na população brasileira e desse percentual, 53,9%, entre os que se autodeclararam pardos e pretos, também se autodeclararam protestantes, o Ministério de Cultura e, consequentemente os candidatos, não podem ignorar a necessidade de luta pela construção de políticas públicas de promoção da igualdade racial, principalmente para as negras e os negros das organizações religiosas protestantes, pelo fato de ter a maioria de negras e negros do Brasil freqüentando seus templos e ser uma organização religiosa que foi trazida para o Brasil por brancas e brancos europeus e americanos que defendiam a escravidão em seus países e, com o fim dela, procuraram países dos continentes americano e africano para continuarem subjugando as negras e os negros dos países que foram os últimos a “abolirem” a escravidão, como foi o caso do Brasil.

    • Responder

      Pastora Wal, boa noite, que bom lhe ver aqui neste espaço.

      Somos sabedores que a cultura não se restringe a religião, a maior dificuldade que possuímos perante a sociedade brasileira preconceituosa e racista é justamente a de conscientizar as pessoas que não somos apenas religião como o seu texto tenta colocar, somos cidadãos brasileiros que procuram através de nossas rotinas diárias passar para a população um pouco do que compõe a cultura da tradição africana, seja através da dança, da culinária, da indumentária, da forma de ver e compreender o mundo, de acordar e se comportar durante o dia na forma de contemplação que os antepassados Africanos em sua cosmovisão da criação da vida e do cosmo que aqui vieram após serem subjugados, humilhados e massacrados a mando do Papa Nicolau V através de sua Bula Papal Dum Diversas e que ainda sofremos por conta do preconceito e perseguição religiosa que sofremos nos dias atuais quando lemos um texto como o seu que me faz rever o conceito que tinha de sua pessoa, não sabia que era tão preconceituosa assim.
      Resta saber o que é mais fácil, aceitar a tradição cultural africana de forma plena e ser perseguida com postagens como a sua ou se converter a massificação evangélica e renegar a origem dos seus antepassados.
      Eu escolhi a visão Africana em sua totalidade cultural. Abraços;

  7. Responder

    Considerando a Carta Aberta ao Ilmo. Sr. Ministro da Cultura Juca Ferreira, lida e entregue no dia de sua posse – 12/01/2015, com as assinaturas de 400 lideranças, associações, artistas negros de todo o Brasil e a Carta Aberta ao Ministério da Cultura de 27/05/2015 onde o Colegiado Setorial para Cultura Afro-Brasileira indica o processo de construção do Plano Setorial Nacional para as Culturas Afro-Brasileiras com diretrizes – consistentes e reais – para os próximos dez anos.

    Abaixo, elencamos oito objetivos do Plano para subsidiar o debate na construção do próximo Colegiado Setorial:

    1 – Planejar, criar e implantar programas, projetos e ações voltadas para o fortalecimento e promoção das Culturas Afro-Brasileiras para os próximos dez anos
    [2014-2024];
    2 – Implementar programas e ações para a valorização e fortalecimento dos Povos Tradicionais de Matriz Africana;
    3 – Fortalecer e promover as manifestações culturais quilombolas;
    4 – Fomentar e promover a transversalidade dialógica entre as culturas afro-brasileiras
    e as instituições públicas e privadas;
    5 – Valorizar e visibilizar todas as manifestações culturais afro-brasileiras como forma de combate ao racismo;
    6 – Fomentar e promover o acesso e a difusão para todas as formas de informação e comunicação;
    7 – Fortalecer, fomentar e promover todos os mecanismos de ampliação e participação social das culturas afro-brasileiras;
    8 – Ampliar o financiamento para as culturas afro-brasileiras.

    • Responder

      Obrigado José Pedro pela sua contribuição, muito importante para que todos possam ter conhecimento da necessidade de promoção de políticas amplas para os seguimentos que compõem as culturas afro brasileiras.

  8. Responder

    Por ser uma pessoa íntegra, ética, comprometida com sua religiosidade. Já trabalha em prol do povo de terreiro há muitos anos. Voto em JOEL MARIANO BORGES, para Conselheiro. Tá mais do que na hora de ser reconhecido pelo excelente trabalho junto aos seus. Tem participado de vários encontros como Congressos, Seminários e outros, dentro e fora de Brasília, em busca de melhoria para o povo de AXÉ. Boa sorte Pai Joel. Estamos com você.

  9. Responder

    Sinceramente caso venha a ser comprovada essa fraude, farei questão de divulgar o nome do candidato e demais pessoas envolvidas para que assim toda sociedade do DF saibam com quem estão lidando, quero de coração acreditar que as denúncias sejam falsas, e que isso não esteja ocorrendo, pois este esta sendo o único setorial de todo o Brasil com esse tipo de situação e postagens, isso muito me decepciona.

  10. Responder

    Prezados, segue abaixo uma resposta do CPNC com relação às denúncias de Fraude:
    CNPC escreveu:
    Prezad@s Participantes do Processo Eleitoral para renovação do CNPC 2015,

    Devido algumas solicitações de explicações por parte de alguns participantes, comunicamos que como meio de segurança algumas ações estão sendo realizadas pela equipe técnica responsável pela plataforma digital, utilizada para cadastro e acompanhamento dos processo , conforme agenda do respectivo edital- no anexo. Conforme pode ser visto estamos utilizando o cadastro nacional de pessoas físicas, quando qualquer inconformidade com a inscrição e dados o sistema aciona a segurança e a equipe se mobiliza ara resolver.

    Importante salientar que na Plataforma http://www.vota.cultura.gov.br, possui um Termo de Uso, quando regulamenta a utilização da plataforma, da mesma forma que devemos prever segurança e acompanhamento sobre os atos na plataforma.

    O monitoramento da plataforma do processo eleitoral do CNPC identifica e notifica diversos procedimentos que são indícios de tentativas de fraude. A inserção de e-mails repetidos ou não válidos e IPs repetidos para inscrição estão entre estes procedimentos. Nestes casos estamos solicitando comprovação de inscrição com vistas a certificar que o cadastro foi realizado pelo possuidor do CPF e não por terceiros. No caso do não envio da comprovação solicitada – documento com foto – estes cadastros serão inabilitados.

  11. Responder

    ALEXANDRE SILVEIRA SEMPRE O ACOMPANHO NA SUA LUTA PELO POVO DE SANTO, REUNIÕES, EVENTOS, SEM MEDIR ESFORÇOS E TEMPO, POR ISSO O SR TEM MEU VOTO…

    • Responder

      Obrigado meu velho, sua benção e espero corresponder às expectativas caso venha a ser eleito e passe pela segunda fase.

  12. Responder

    Grande pai Joel estamos na luta meu velho , precisamos que o senhor nos represente em Brasilia para dar um gas no CNPC, nos vemos em Serra Talhada

    • Responder

      Motumbá Pai Aderbal, estamos na luta sim o CNPC, precisa de cara nova e muito trabalho, estou para o que der e vier. Axé o.

  13. Responder

    A alguns meses atrás quando foram abertas as inscrições, divulguei e incentivei as pessoas que participassem do pleito.
    Na ocasião apenas uma pessoa se candidatou, muitos não se manifestaram, um dia antes da reunião presencial em Brasília observei que não existia um fluxo condizente de candidatos e voltei a divulgar e até me candidatei, para assim incentivar os demais.
    Fico contente com o objetivo atingido, de ver muitos se interessando em atuar, muito bom.
    Como já esclareci aqui neste espaço, quem vier a vencer não será remunerado, é uma atividade voluntária.
    Não sei se todos leram o edital, existem cotas para as vagas, o 1º colocado será o mais votado, a segunda vaga é de gênero (não temos por enquanto) e a 3ª racial.
    Muitas postagens realizadas neste espaço infelizmente fizeram com que o nosso Fórum apresentasse um nível de enfrentamento que não consegui observar em nenhum outro fórum seja do DF ou de outros estados, é um direito de todos externar suas ideias, mas devemos construir algo de positivo e não destruir a imagem do nosso seguimento perante o público que aqui acessa.
    Citarei aqui algumas de minhas ações, peço aos demais candidatos que façam o mesmo:
    1) Retirada de programas proselitista da grade da TV Pública, com a criação de uma faixa contendo diversidade religiosa .
    2) Carta aberta para Denúncia de Aviltamento de nossa fé, a mesma permitiu que a IURD adota-se uma revisão na postura dos seus pastores e programação
    3) Atuação perante a SEPPIR PR na construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades de Matriz Africana .
    4) Atuação perante a SCDC/MinC na construção da 1ª Oficina Para Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiro
    5) Atuação junto a SEPPIR PR para inserção de 100 cestas básicas para nosso Povo no Distrito Federal e outros 4 estados que não recebiam, trabalho realizado em atuação na FONSANPOTMA (Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Povos de Matriz Africana) na qual fazemos parte e somos fundadores com outras instituições, atuando como Coordenador do CGMAF DF.
    6) Atuação junto ao CONSEA DF (aonde somos conselheiros) e SEDEST, para inserção do nosso povo em programas sociais do GDF, assim como na criação de um programa de assentamento rural, urbano e periurbano do nosso povo, aonde conseguimos a inserção no PDSAN (Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional) a inserção do nosso povo no programa de implementação de programas econômicos solidários.
    7) Inserção de 150 jovens no programa ProJovem Trabalhador do Ministério do Trabalho, através de parceria com a SETRAB DF, com cursos de qualificação e encaminhamento ao mercado de trabalho
    8) Apoio, articulação e participação na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010), em conjunto com a ARATRAMA (Antiga CARMAA) (Veja aqui a carta), aonde muitos não sabem, mas o Estatuto da Igualdade Racial só foi transformado em Lei graças a essa articulação aonde nosso irmão Vodunci Hê Alberto Jorge da ARATRAMA procedeu toda articulação necessária e com o nosso apoio conseguiu convencer as instituições e políticos sobre a necessidade da mesma.
    9) Construção de um projeto de inserção do nosso povo no programa de Turismo Religioso a ser implantado no Distrito Federal
    10) Atuação no processo de regularização dos Templos Religiosos em áreas públicas no Distrito Federal, buscando a construção de uma política igualitária e justa para todos e a criação de um programa de inserção do nosso povo em um programa de Governo com o devido recorte atendendo nossas especificidades
    11) Intervenção junto ao Governo do Distrito Federal referente a concessão de uma área para o Ministério Madureira da Assembleia de Deus, com descumprimento por parte deles das cláusulas contratuais, e buscando tratamento igualitário para o nosso povo
    12) Defesa do nosso povo no Congresso Nacional na Audiência Pública referente ensino religioso nas escolas

    Tudo que esta sendo citado acima pode ser comprovado neste link http://redeafrobrasileira.com.br/forum/topics/participe-da-construcao-e-ampliacao-de-nossa-rede-traga-seus-parc

    Até então não vinha fazendo campanha, estava apenas divulgando todos os candidatos para que assim as pessoas pudessem conhecer as propostas, como isso não ocorreu e não é mútuo estou lançando hoje a minha campanha, boa sorte à todos.

  14. Responder

    espero em Odé a parte de Olorum que habita em mim pelo Deus justo que é,que pessoas de competência incontestável,e ilibada carreira possam ocupar uma cadeira que defenda com justiça e seriedade o nosso povo tao sofrido e discriminado pela ignorância ariana,sou pardo no RG,mas negro de alma,na fé e na coragem de afirmar que tenho inteira responsabilidade pelo que faço e minhas atitudes,não entendi essa reação um tanto quanto hostil,pois não citei nome de ninguém em questão,entendo perfeitamente que aqui não é local de enfrentamento com desafeto,o foco é outro,estou aqui na torcida e expectativa de ver pai Alexandre e Ogam Pontes pela luta incontestável acompanho ja a algum tempo e Renato Silva pela vontade de poder defender seu povo,coisa que já o faz a muito tempo nas atividades afro culturais que se entrega com afinco.sem nenhum beneficio próprio ou alto afirmação,esse jovem tem uma visão vanguardista de um futuro melhor para as comunidades de terreiros ,esses são os candidatos que defendo por conhecer,boa sorte aos demais e vença quem quer que seja,que represente e lute de forma imparcial e incondicionalmente pelos povos tradicionais, maferefum Erinlé!!!

  15. FaviconPós-graduando da UnB é candidato no Conselho Nacional de Políticas Culturais | ANPG
  16. Responder

    Voto em Joel Mariano por conhecer e confiar, acho importantíssimo a escolha dos representantes por votação o que demonstra legitimidade no processo. Precisamos ter união para lutar contra a ignorância de alguns religiosos que incentivam pessoas menos esclarecidas ao erro é preconceito contra as religiões de matrizes africanas, fico feliz em poder votar e ver pessoas tão respeitosas concorrendo ao pleito! Boa sorte meus Pai Joel e aos outros!

  17. Responder

    Pai Joel a pessoa mais integra que já conheci , não vejo pessoa melhor para esse cargo

  18. Responder

    Pessoa integrada em defender os direitos do Povo de Axé com total conhecimento da causa de Intolerância Religiosa. Boa sorte Pai Joel!

  19. Responder

    Pai Joel o senhor é o candidato mais indicado para esse cargo

  20. Responder

    Pai Joel Borges é uma pessoa integra que vem lutando pelo povo de asé deis de 1983 .só quem realmente conhece pai Joel sabe o tanto que ele luta anonimamente pelo povo de asé.

  21. Responder

    Boa sorte, o senhor pai Joel merece é muito competente e ama o que faz

  22. Responder

    Boa sorte, o senhor merece é muito competente e ama o que faz

  23. Responder

    “Pleito Presencial”
    Com o Agô de nossos Ancestrais, venho nas vésperas de nosso Pleito Presencial, que ocorrerá amanhã, 16 de setembro, agradecer aqueles que já exercitaram sua Cidadania On-line, mas, lembra-los que, as incrições para Candidatura e ou Eleitor do CNPC presencial, é imprescindível para que nossa Cultura Afro-brasileira, do Estado de Goiás seja contemplada.
    Quanto aos Irmãos Amigos de Fé, que concorrem ao CNPC; que cada um de nós possa fazer melhor que fizemos no passado, sendo mais corroborativos para a Cultura em si, impactando profundamente nas desigualdade Socioculturais que somos sabedores que assola nosso Estado como um todo. Cada um de nós possa ter consciência que, esta é uma oportunidade de aderência à um Conselho Transversal, que ao adentrar, faremos parte de algo maior que nosso Egos, ou, que nossas Lutas Particulares por Ascensão, que por muitas Vislumbramos como uma Ferramenta, mas, que termina perdendo o Real motivo deste Pleito, que é a formação do Conselho de Culturas Afro-brasileiras Interestaduais, onde os Eleitos poderão levar suas conquistas até então individuais e ou dentro de seu Coletivo de Sociedade Civil Organizada, para um possível Consenso entre todos os demais Representantes de outros Estados, formando assim uma Oportunidade Ímpar no Caminho da Hegemonia dos Povos de Matriz Africana e nossa Plural Cultura.
    “Yrokô se faz presente quando Esú responde primeiro em Orumalé”.
    O Tempo dá conta, por que o Caminho sempre nos leva ao seu Encontro…
    ” Corrente do Bem”. Asé para nós.

  24. Responder

    Calúnia – Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:
    Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
    § 1º – Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.
    § 2º – É punível a calúnia contra os mortos.
    Exceção da verdade
    § 3º – Admite-se a prova da verdade, salvo:
    I – se, constituindo o fato imputado crime de ação privada, o ofendido não foi condenado por sentença irrecorrível;
    II – se o fato é imputado a qualquer das pessoas indicadas no nº I do art. 141;
    III – se do crime imputado, embora de ação pública, o ofendido foi absolvido por sentença irrecorrível.

    Vamos tomar cuidado com que falamos pois o feitiço pode voltar contra o feiticeiro!!!
    Acusar sem ter provas é CRIME!!!
    Vamos fazer um tudo para que essa Eleição seja digna! VAMOS DEIXAR OS PROBLEMAS PESSOAIS DE LADO E PENSAR EM UMA COLETIVIDADE!!! E PRA ISSO QUE SERVE ESSA VOTAÇÃO E NÃO PARA FICAR CALUNIANDO OUTROS CANDIDATOS!!! QUEM ACUSA TEM O ÔNUS DA PROVA!!!!!!
    O QUE FALTA PARA NOS, POVO DE AXÉ, É UNIÃO!!!!!!!
    AXÉ PARA TODOS!!!

  25. Responder

    Boa noite, só hoje pude ler todas as postagens aqui colocadas, tenho muitas outras ocupações, muito obrigado por todos os comentários, essa é uma ferramenta criado pelo CNPC / MINC, com o intuito de discutir ações sobre as Culturas Afro Brasileiras e nesse espaço mostrar o que podemos construir de melhor para as Comunidades de Terreiros e assim suas ações sociais neles contido, então espero que aproveitem o espaço para traçar metodologias para que tenhamos um público que leiam e entendam o que realmente quer dizer Conselheiro Cultural e o que ele ou ela pode fazer de melhor e doar o melhor de si. Não é um espaço para cobrar ou debater quem fez ou deixou de fazer até porque o espaço aqui, não foi criado para esse tipo de debate. Lembrem-se que Negro não bate em Negro, Povo de Terreiro, não bate em Povo de Terreiro, afinal quanto ódio já tem outras pessoas contra nós e agora nós mesmos nos atacando, demostrando inveja, incompetência nas falas, como ficam o nosso compromisso perante aos Orixás que não ensina a intolerância, enquanto se preocupam com isso que é do tamanho de uma fruta pequena os elefantes de outros seguimentos estão passando com a sua carruagem e nos deixando para trás. Então sejamos inteligentes e vamos trabalhar com seriedade e passar com a nossa carruagem e deixar que os cães ladrem. Competência todos nós temos porque o comando do corpo se chama ORI. Axé o Pai Joel.

  26. Responder

    Observei que algumas pessoas estão colocando a questão de que existem candidatos manipulando os votos no CNPC, é uma denúncia séria e cabe investigação, quem estiver cometendo o crime não se da conta que ele é federal e cabe apuração pela Polícia Federal, e sendo comprovado será punido, quem tiver notícias de tal crime peço que envie a mesma para votecultura@cultura.gov.br e pode denunciar na Polícia Federal também.

  27. Responder

    Apenas para esclarecer as pessoas, creio que muitos não estão compreendendo o que se trata essa eleição.
    A pessoa que vai ser eleita NÃO VAI OCUPAR CARGO PUBLICO nenhum, e inclusive ser conselheiro de cultural é uma atividade aonde a pessoa NÃO É REMUNERADA, é dedicação, é ter tempo, é ter ideias e ideais coletivos.

  28. Responder

    renato silva gomes,boa sorte,que minha mae Oyá lhe guarde das falcatruas e trapassas

  29. Responder

    vamos renovar,nao concordo em deixar essas pessoas que ja passaram pela seppir,e nao fizeram nada pelas comunidades de terreiros voltarem a ocupar cargos publicos,se nao foi competente quando esteve lá,porque seria agora,meu voto é para renato silva gomes,cabeça jovem e cheio de energia e conheço sua competencia

  30. Responder

    eu tbem espero que seja uma eleição limpa,boa sorte renato silva gomes

  31. Responder

    espero que seja uma votação sem fraudes,boa sorte renato silva gomes

  32. Responder

    parabéns renato silva,pela coragem e boa sorte

  33. Responder

    pai Renato,parabens,agora escutei um zum zum zum,que tem um pai de santo usando de má fé nessa campanha,colocando centenas de cpfs de pessoas concorrendo de maneira criminosa.temos que denunciar

    • Responder

      faça a denúncia no votacultura@cultura.gov.br eles poderão fazer o levantamento pelo código IP, é uma pena que as pessoas utilizem de subterfúgios para se favorecer, inclusive o mesmo não é remunerado.

  34. Responder

    pai renato entre todos os candidatos que se propõem a essa vaga ,o sr.é o que tem o perfil adequado e vai representar os povos tradicionais e comunidades de terreiros com toda transparência e competencia,boa sorte

  35. Responder

    confio no pai renato silva,é hora de mudar essas caras,juventude já!

  36. Responder

    pai renato gomes,queremos ser representados pela juventude de terreiros,chega de gente nos enrolando

  37. Responder

    PARABENS PELA CANDIDATURA PAI RENATO,PRECISAMOS DE SANGUE NOVO

  38. Responder

    Sem dúvida…pai Renato é o mais preparado para exercer a função……muito competente dedicado e sem dúvida ja estar ganho…

  39. Responder

    Pai Renato Silva Gomes, meu voto é do senhor. Pela garra de lutar, brigar, cumprir com os compromissos do nosso povo. Juntos sempre é o Xirê Orixá também lhe apóia pois sabemos que o senhor vai lutar por todos não em prol do particular como muitos que estão aí dando de bonzinho sendo que na verdade nunca lutaram em prol dos outros sempre em prol deles mesmo. Meu voto é da minha família é do senhor Renato Silva Gomes

  40. Responder

    O Babalorixá Jaime TY ogum e o Xirê Orixá apoiam o Renato Silva Gomes, pessoa íntegra que luta por nossa causa.

  41. Responder

    Parabéns irmão pela iniciativa, gostando de ver a defesa de sua cultura.
    te admiro muito pelo seu trabalho desde quando vc não era da sua religião(candomblé), sempre preocupado com os jovens da comunidade onde morávamos. voto certo e pode ter certeza que sua família estará com você sempre.

  42. Responder

    O Babalorixá Joel Mariano Borges é um cara integro, justo e muito ativo nessas diligencias em prol da conservação da cultura Afro. Com participação em diversos movimentos sociais nunca deixou de defender e mostra para os leigos o caminho certo e o que realmente significa a palavra CANDOMBLÉ e ORIXÁ!!! Creio que todos são dignos de ocupar essa cadeira, porem o candidato que me Represente e o Babalorixá Joel Marino Borges!!!!!

  43. Responder

    Renato Silva Gomes, sempre é procurado por órgãos e pessoas para ajudar em atividades afro religiosas, sociais e culturais, muito participativo, está sempre disponível,pois tem prazer e muita facilidade em lidar com as massas,sempre reúne muita gente nos eventos com muita facilidade,pela educação,respeito a todos e todas,não posso creditar confiança em quem não tem essa facilidade em lidar com as pessoas,essa cadeira não deve ser ocupada por candidato anti social,apagado,cheio de empáfia,ou pessoas que tiveram uma chance de ocupar cargos comissionados e não foram produziram nada durante seus mandatos,temos que errar uma vez só,duas é estar desprovido de inteligência,meu voto é para uma pessoa que cumprimenta todos e todas de forma respeitosa e espontânea,com cordialidade isso sim é ser sociável,vc eu sei que vai ter atitude,outras duas pessoas que sei que representariam muito bem nosso povo são pai Alexandre de Oxalá e Ogam Pontes de Xangô,dois participantes que tem muita competência e preparo,jogo de cintura em lidar com pessoas,extremamente educados,se pudesse votaria nos senhores tbem,forte abraço e boa sorte,me sentiria muito bem representado por qualquer um de vcs .

  44. Responder

    Espero que meu voto faça valer.
    Renato Gomes muito axé pro senhor

  45. Responder

    Pai Giyan Tobi, essa é nossa luta. Temos sonhos e com certeza o senhor lutará pra realiz-los. Boa sorte

  46. Responder

    Kolofé, Makuiú, Motumbá, Alaafia, Asé, Saravá, com Agô, desejo uma Excelente noite a todos os Irmãos Amigos de Fé, que sejamos abençoados nas Graças do Caminho, onde nos encontramos Unidos pela Ancestralidade, assumindo posicionamento de Salvaguarda de nossa Cultura, nossa História e o Legado Hierárquico que Herdamos. Que esta oportunidade transversal Participativa, em Rede, possa ser a Ferramenta de Hegemonia Interestadual do Povo de Terreiro, que cada um de nós venha a Somar Esforços e Multiplicar Resultados, que o Asé de nossos Orisás, Nkisis, Oduns e Voduns sejam Respeitados e não tolerados, que nossa Integridade seja Respeitada, pois, somos o Povo que Luta para manter Viva a Identidade, a Cultura, a Religiosidade, as Tradições e a Vida dedicada a nossos Fundamentos, independente de Nação de Culto Africano, somos todos Irmãos.
    “Somamos Esforços para Multiplicar os Resultados”.
    ” Corrente do Bem”. Asé para nós.

  47. Responder

    pai joel vai ganhar eu tenho certeza

  48. Responder

    vc merece ganhar pai joel.

  49. Responder

    otimo***

  50. Responder

    parabens pai joel

  51. Responder

    valeu********

  52. Responder

    Pai Renato estamos juntos. Bj

  53. Responder

    ACREDITO EM SUA VITORIA, A FAMILIA ESAMOS SEMPRE JUNTOS.

  54. Responder

    Desejo a todos boa sorte, renato silva gomes eu e minha família estamos com o senhor.
    força e vamos l.

  55. Responder

    Pai Joel tem meu voto pelo seu compromisso com o nosso povo, pela sua sede em lutar pelos nossos direitos, pela sua ética, educação, respeito e carinho. Pela sua experiência, em fim, meu voto é seu pai Joel, não desmereço nenhum outro candidato, acho que todos tem competência, e na realidade o que precisamos é de representantes.

  56. Responder

    Boa tarde a todos, e boa sorte a todos também, conheço profundamente o trabalho de dois candidatos, Pai Joel (meu Padrinho) e Renato Silva, querido amigo, infelizmente só posso votar em um, mas acredito no potencial de vcs dois, só espero coisas boas caso um de vcs seja eleito.

  57. Responder

    Pai Joel Mariano, tem meu voto! Aplicado em suas atividades, desempenhando – as com muita dedicação e capricho. Muito educado e inteligente, com certeza estaremos muito bem representados.

  58. Responder

    Joel mariano Borges o senhor tem meu voto e meu apoio a muitos anos você vem correndo atrás pra defender nossas causas do povo e da cultura afro.

  59. Responder

    Pai Joel Mariano tem meu voto, me representa!

  60. Responder

    Muito bom ter o Pai Joel, pois é uma pessoa bastante experiente para defender as causas sociais, raciais, culturais e a cultura Religiosa, tendo um amplo conhecimento na área, sendo um defensor da liberdade religiosa, respeito e defesa das Religiões de Matrizes Africanas, tenho certeza que se for eleito vai fazer a diferença.

  61. Responder

    boa sorte Renato Silva Gomes que vc possa ganhar para me representar

  62. Responder

    Renato Silva Gomes toda família Carvalho te apoia nessa luta

  63. Responder

    parabéns Renato Silva Gomes,abro mão da minha candidatura para apoiar a sua,pela capacidade de surpreender,pela dedicação intensa em tudo que faz,pela qualidade impar,por sempre se relacionar muito bem com tod@s,a pessoa que ocupa cargo publico tem que entender que recebe o salário que nós pagamos,realmente,eu reforço o que o sr juarez comentou,realmente desses candidatos aí dois ganharam um bom dinheiro da população e nao fizeram nada,só esquentaram cadeira,ainda empinavam o nariz quando passavam pelo povo de terreiro,agora tao querendo votos,nem pensar,parabéns meu amigo pai Alexandre se pudesse votar duas vezes eu votaria no senhor tbem,pessoa de bom caráter e extrema competência,representa muito bem os povos de terreiros

  64. Responder

    Renato silva companheiro,estamos contigo nessa luta

  65. Responder

    RenatoSilva é cultura pura.todo dia

  66. Responder

    parabens Renato Silva

  67. Responder

    Renato Silva parabens e boa sorte

  68. Responder

    babalorixá Renato silva tem meu voto com certeza

  69. Responder

    gente nova com competencia,Renato Silva esse é bom mesmo

  70. Responder

    concordo,tem dois aí mesmo que só deram prejuizos aos cofres publicos e nao fizeram nada.boa sorte Renato silva e Pai Alexandre,esses eu sei que tem competencia

  71. Responder

    voto e confio no Renato Silva,precisamos de sangue novo,esses ai que passaram por órgãos e nao fizeram nada pela nossa cultura tem cair fora

  72. Responder

    Renato Silva,parabéns,boa sorte,Pai Alexandre,grande pessoa,demais nao conheço

  73. Responder

    renato silva gomes,vamos juntos,voce tem muita competencia.

  74. Responder

    parabéns,Renato Silva,sei que vai me representar bem.

  75. Responder

    renato silva gomes tem meu voto e da minha familia

  76. Responder

    parabéns aos demais,porem conheço apenas o sr Renato Silva gomes,pessoa muito lutadora,merece ganhar

  77. Responder

    faço minhas as palavras de minha mae,renato s Gomes,boa sorte

  78. Responder

    Renato Silva Gome eu como psicologa,professora e pedagoga confio em vc para esse cargo,sempre muito interessado e dedicado na cultura afro,boa sorte

  79. Responder

    parabéns renato silva gomes,sempre na militância em defesa do negro

  80. Responder

    sempre surpreendendo com grandes atitudes e preocupação com seu povo,parabens,renato silva gomes,boa sorte e vença mais essa batalha

  81. Responder

    mais uma grande iniciativa,pai renato gomes,bagagem pra assumir esse posto o sr tem de sobra

  82. Responder

    parabens renato gomes tem meu voto e da comunidade de terreiro de brasilia

  83. Responder

    rumo a vitória pai renato silva gomes,o sr é competente na luta pela afro religiosidade

  84. Responder

    renato gomes parabéns,e para quem nao o conhece va até a cidade de planaltina e pergunte as pessoas afro religiosas ou que trabalham com cultura na cidade,darão com certeza as melhores referencias desse jovem guerreiro

  85. Responder

    Parabéns! A todos candidatos pela iniciativa.
    Realmente precisamos mesmo de representantes sérios e compromissados que queiram levantar nossa bandeira “branca” em favor a cultura afro.
    Força nessa nova caminhada.

  86. Responder

    Boa sorte ao candidato Alexandre silveira e ao candidato Renato Gomes.

  87. Responder

    Belas atitudes de ambos os candidatos, parabenizo a todos.
    Necessitamos de representantes natos , íntegros que realmente conhecem as fragilidades de nosso povo.
    muito axé

  88. Responder

    SABIAS PALAVRAS PAI RENATO, TEMOS QUE BUSCAR PESSOAS QUE ACREDITAM QUE POSSAM FAZER A DIFERENCA COM SABEDORIA. E O SENHOR PARTICIPA JUNTO COM A COMUNIDADE, SABE AS NESSECIDADES DE CADA UM, ESTA EM TODAS AS ATIVIDADES SABE INTERAGIR CONTOS, TENHO CERTEZA QUE MEU VOTO FOI DADO A PESSOA CERTA E SEI QUE JUNTOS A ESPERANÇA DE PAZ SERA UMA REALIDADE.

  89. Responder

    Esselentes palavras pai…
    Presisamos de gente como o cinhor!

  90. Responder

    colocar alguém para assumir um cargo publico sendo avaliado por carregar um certificado,uma graduação,pós graduação,e nao ter conhecimento de causa,nao vivenciar aquilo que defende é empoderar um ignorante,tal qual eleger um palhaço(tiririca) como deputado,o pior é ter que arcar com o salário de uma pessoa desqualificada para o cargo pleiteado,não desmerecendo os demais,afinal conheço quase todos,friso que além de sacerdote afro religioso,eu vivo e ergo a bandeira da cultura afro,não só na R.A. de Planaltina,onde participo de palestras e apresentações nas escolas públicas,exposições nas festas agro pecuárias,com barracas de acarajé(patrimônio nacional) na via sacra,desfiles no aniversário da cidade,apresentações de quadrilha nas festas juninas,apresentações itinerantes nas praças da cidade,dança afro,teatro e música,dirijo e coordeno o grupo de percussão afro OMÓ AYÓ,como também sou presença constante no cenário brasiliense,participei junto com o grupo de percussão PATUBATÊ em apresentações em vários shoppings de brasília,fifa fan fest,desfile de 7 de setembro,IFB,participo do carnaval da cidadecom minha comunidade levando nossa cultura para as ruas,fatos citados comprovados através de fotos,filmagens,depoimentos,não quero ser um cabide de mentiras e interesses orçado pelo contribuinte,quero ter força para defender aquilo que vivencio todos os dias com muito fervor,a cultura afro brasileira,sou RENATO SILVA GOMES,JOVEM,BRASILEIRO,SACERDOTE AFRO,ESTUDANTE,DANÇARINO E PERCUSSIONISTA conto com o voto sério,conto com a verdade.

    • Responder

      Belíssimas palavras …e de pessoa assim que precisamos

      • Responder

        Parabéns Renato pela iniciativa em se candidatar, estou na expectativa de que você ganhe, pois é um homem comprometido com a cultura afro-brasileira, uma pessoa que respeita o próximo e com sua sensibilidade humana vem disseminando essa cultura em nossa cidade.

    • Responder

      Parabéns Pai Guian e de pessoas que nem o senhor que precisamos com sua enorme competência, dedicação e responsabilidade naquilo que faz.

    • Responder

      parabéns!! sábias palavras… realmente necessitamos de representantes sérios e compromissados,, a lidar com a nossa real . realidade em nossas caminhada quer realmente só o senhor saber e quer conhece as nossas fragilidade,, RENATO GOMES . DE UMA COISA EU SEI !!! FAÇA CHUVA OU SOL o senhor nunca irá desanimar de suas responsabilidade.. meu voto e seu .

  91. Responder

    Eu sempre acredito em um País melhor, um Estado onde a nossa Cultura Afrodescendente seja vista como ponto plural para o apoio ao nosso povo com a devolutiva de politicas públicas para nossa comunidade, mais tolerância com a história e as tradições Afro-brasileira, mais respeito pela diversidade, estamos em uma luta contra o tempo e tenho certeza de que juntos tornaremos o nosso País cada vez mais rico com a pluralidade e a diversidade cultural. Vamos acabar com a intolerância religiosa e entender que as nossas casas de Santo resiste a seculos com tradições culturais oriundas da Mãe África. Axé o.

  92. Responder

    Acredito que através deste espaço os candidatos possam fazer um detalhamento de suas propostas e ações voltadas ao setorial, assim as pessoas poderão conhecer um pouco da história de cada um e escolher aquele com quem mais se identifique com relação aos trabalhos desenvolvidos.

  93. Responder

    Eu ogan ronaldo morado do distrito federal deste do ano 1974 agredito que um dia as coisa vao melhora dentro do distrito federal pricipalmente a cultura afro brasileira e o luciano calazan tem todo o nosso apoio

  94. Responder

    BOM DIA !
    A todos já considero ” LUCIANO CALAZANS ” PRESIDENTE DO DF CNPC , devido suas tradições na cultura afro-brasileira e respeito pela mesma , acredito que seus projetos vão muito alem de igualdade . e sim de uma extrema sensibilidade humana , religiosa , para o desenvolvimento de uma nação de paz , respeito , amor para nossa nação …

    • Responder

      irmaos obrigada por ajudar nosso tata sejimonan…..Mae Fatima DMatamba

  95. Responder

    É isso. Não é só se candidatar e votar. É construir uma história de luta e resistência. Temos muitas demandas, e a primeira é fazer com que o Estado não aja com discriminação institucionalizada contra as culturas, fé, tradições e vivencias trazidas pelos africanos e consolidada como raízes afro-brasileiras.

  96. Responder

    Conheço o Luciano Calazans pela sua luta em favor da nossa cultura, em especial na comunidade do Varjão, onde apoia diversos projetos de intervenção cultural principalmente junto aos jovens. Sei que nos representará muito bem Luciano! Juntos Somos Mais Fortes!!

  97. Responder

    Precisamos pensar a cultura afrodescendente de maneira ampla e aberta, e não fechada em nichos que nos guetizam, dividem e enfraquece. É necessário promover a cultura de matriz africana para além da questão religiosa, ainda que, a religião nos fortaleça e conforte.
    Paz a todos!

    • Responder

      Concordo em parte com sua afirmação.
      Um dos pontos importantes hoje, é a conscientização das pessoas que as casas de matriz afro brasileira não são apenas casas de religião africana, mas sim espaços de resistência aonde se busca perpetuar a cultura e tradição do povo africano, dentro desta cultura teremos a tradição ao sagrado que vem sendo vítima dos mais diversos descasos por parte do estado e sofrendo perseguições por falta de conscientização da importância histórica das mesmas, o clientelismo que se formou e o racismo instituído em todo território nacional que procura demonizar nossas práticas.
      Com o acesso a planos e projetos de políticas públicas que levem nossas práticas para perto da sociedade poderemos acabar com essa questão, conscientizando a população tão carente do saber.

  98. Responder

    Boa noite a todos, creio que nossa maior carências e a luta refere-se a busca de liberdade e esclarecimento sobre as ações e a influência das raízes africanos a atual conjuntura política e religiosa adotada e praticada atualmente no Brasil. Devemos como menbros das raizes africanas buscar a valorização e o respeito necessário utilizando das meios políticos aliados ao judiciário para fazer valer nosso pleito

    • Responder

      Meu grande parceiro, fiquei feliz com sua participação. A experiência adquirida ao longo da sua existência, não só da cultura afro, como também das formas de agregar pessoas as suas idéias e, além, considerar novos paradigmas, transforma-o em grande líder. Sem falar da formação acadêmica que o permitirá traduzir e transformar em ações agregadoras ao desenvolvimento da cultura. Parabéns! Meu voto é seu.

  99. Responder

    Concordo com o José Pedro, o racismo em todas as suas formas (institucional, ambiental, etc) afeta uma série de questões, mas a maior ferramenta que possuímos para combatê-la é a cultura, conseguindo levar a cultura até o povo conseguiremos reverter paradigmas existentes provenientes de pré conceitos historicamente disseminados que afetam não somente questões religiosas, mas várias outras que prejudicam nossos irmãos afro descendentes.

  100. Responder

    ASE O. FUNDAMENTALMENTE NOSSO MAIOR PROBLEMA É A DISCRIMINAÇÃO E PERSEGUIÇÕES RELIGIOSAS,CONTRA AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA.
    DEVEMOS BUSCAR MEIOS POLÍTICOS, DE JUSTIÇA E APLICAR AS LEIS SEVERAMENTE.
    “A UNIÃO DO REBANHO É QUE FAZ O LEÃO IR DORMIR COM FOME”

  101. Responder

    O primeiro e maior motivo pelas dificuldades em implementar politicas publicas para cultura negra no Brasil, sem dúvidas é o Racismo. Devemos assumir isso como afirma Frantz Fanon: “Defendemos, de uma vez por todas, o seguinte principio: uma sociedade é racista ou não o é.”, para podermos avançar.