Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Artesanato de Goiás (GO)

Candidatos(as)

Carregando...

Jorge Roberto da Silva Wanderley
+
Votos: 10

Jorge Roberto da Silva Wanderley

Defesa do candidato:

Sou artesão há mais de 30 anos, e Assistente Social recentemente, trabalhei em comunidade como instrutor de artesanatos e reciclagem, me interesso em valorizar a cultura brasileira, Armorial, e usá-la na educação, sou registrado no SICAB, sou protagonista e incentivador do artesanato autêntico em Fenearte.com com dezenas de artesãos de todo o Brasil, cadastrados a cada ano.

Experiência:

1990??Manifest Yapoatan Artes -1991??I encont. de arte e c... -1992??II Yapoatan A... -1995??Recorte e pinturas... -1996- II exposição de recortes... -1997???III exp. de recortes... - Individual?arte e design -2001???II exp. de arte e... -2002?? obj artesanais utilit... --200?3-2004-2005-2006-2007-2008-2009-2010-2011-2012-2013-2014-2015 - "Natureza Serrado, Armorial...


Marli Gonçalves Rios
+
Votos: 394

Marli Gonçalves Rios

Defesa do candidato:

Propósito: Buscar soluções inovadoras que desenvolva melhoramento das áreas técnicas e produtiva para o artesanato. Metodologia utilizadas, praticas e teóricas, com experiência e tempo disponível para atuar e desenvolver trabalho perante ao sistema nacional de políticas culturais

Experiência:

Formação superior: gestão cultural UNB. Registro: diretora de produção de espetáculo. Experiência nos últimos 3 anos; projeto aprovado a nível municipal estadual e federal, convenio municipal e estadual. Elaboração pelo plano municipal de cultura de Quirinópolis. Participação em conferencia municipal estadual e federal. Habilidade técnicas Artísticas: Artesã na área de cerâmica e reciclados.


Candidato(a) eleito(a)
MARIO KICHESE NETO
+
Votos: 61

MARIO KICHESE NETO

Defesa do candidato:

Sou Presidente da Associação Cultural Feira do Cerrado-ACFC, exerço este cargo a 10 anos selecionando o mais puro artesanato Goiano para exposição. Hoje a feira é a maior no artesanato no Centro Oeste. Minha candidatura vem de encontro aos anseios de nossos artesãos para que possamos fortalecer e qualificar o artesanato do Centro Oeste e inseri-los na economia formal.

Experiência:

A 10 anos na liderança de segmentação do artesanato de Goiânia, com cursos de qualificação e desenvolvimento voltados a área do artesanato. Conhecedor e descobridor de novos talentos no artesanato do centro oeste. Por meio da Feira do Cerrado já selecionamos mais de 1.000 trabalhos artesanais levando-os a novas divisas.





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

23 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    Conquista de grande valia para o artesanato e artesãos brasileiro. reconhecimento de lei, Curso técnico de artesanato, Estatuto do Artesão. Parabéns aos profissionais que desenvolve esta atividade, uma das mais linda antiga habilidade, desenvolvida pelo homem, só agora reconhecida como profissão.

  2. Responder

    PROJETOS QUE FORTALECE O SETOR TURISMO E ARTESANATO
    Foram aprovados dois Projetos para o Setor de Turismo na quinta-feira (22) nas Comissões da Câmara dos Deputados, (PLC 149/2015) que dispensa os vistos dos estrangeiros que vierem ao Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O texto agora segue para votação no Plenário do Senado.
    Foi aprovado o projeto de lei (PL 5559/9) que permite o uso da Lei Rouanet no financiamento de projetos turísticos. Com isso, as empresas do setor, como hotéis, pousadas, bares e restaurantes poderão descontar do Imposto de Renda valores investidos em projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura ou pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

  3. Responder

    O PROJETO DE LEI PROFISSÃO DO ARTESÃO É SANCIONADO E JÁ ESTÁ EM VIGOR
    O Projeto de Lei 7755/10 (Profissão do Artesão), foi sancionado sem vetos pela presidente Dilma, publicado convertido na Lei nº 13.180/2015 no Diário Oficial da União nessa sexta-feira (23) e já está em vigor.

    http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=C61D6FDF18C699F61528F8354E723A9D.proposicoesWeb2?codteor=1404084&file
    http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=484749
    https://www.facebook.com/hashtag/estatutodoartes%C3%A3o?source=feed_text&story_id=506054479570907

  4. Responder

    Parabéns para os candidatos que participaram com propostas para o setorial do artesanato. Em tempos de crise política, como estamos vivendo, é bacana ver o envolvimento de cada candidato durante as eleições. Quem sairá fortalecido no caso, será o artesanato do Brasil, as eleições precisam ser uma ferramenta para que possamos sentar, dialogar e unir forças para que o setorial de artesanato do Brasil se torne grande. Vamos em frente e nos encontramos em Pernambuco para trocarmos nossas experiências para que o artesanato brasileiro possa cada vez mais ser reconhecido e respeitado.

  5. Responder

    Estou parabenizando ao Ministério, em ter revisado o resultado da seleção inicial do CNPC, na setorial do artesanato. Com essa nova seleção, agora no Brasil inteiro, estamos tendo uma representação digna, para estarmos construindo políticas públicas, para o setor, e os mais de 10 milhões de brasileiros que vivem da economia do artesanato, e os nossos patrimônios imateriais e materiais. AVANTES ARTESÃOS DO BRASIL, lutemos através deste mecanismos, por políticas públicas, para essa categoria esquecida, e que só agora, nessa última década, vem avançando na construção política em defesa de seus direitos. Até novembro colegas, lá em Pernambuco!

  6. Responder

    Boa Noite:
    Li os comentários e, como não observei resposta sobre a Inabilitação; penso que isto refere-se as condições que consta no item 6
    6.3 – No ato de inscrição o interessado deverá informar seu nome completo, número de CPF, e-mail e campo setorial de interesse/atuação.
    6.3.1 Para inscrição na condição de candidato, o interessado deverá fornecer foto de rosto, além de comprovar a atuação no campo setorial nos últimos 3 (três) anos, por meio de algum dos seguintes documentos:
    a) currículo ou portfólio;
    b) diploma ou certificado de profissionalização relacionado ao campo setorial;
    c) registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego (DRT);
    d) declaração emitida por entidade/ comunidade representativa da área ou segmento reconhecendo a atuação;
    e) Carteira de Trabalho demonstrando vínculo empregatício em atividade empresarial relacionada à área ou segmento.
    – Espero ter colaborado; porque me perdoem mas a mim esse Processo foi muito confuso começando pelo fato de ser divulgado que poderia se votar até o dia 07.10 e a partir do dia 26.09 mudar de voto; MAS teria que se ter cadastrado; sinceramente, incoerente; não houve a divulgação necessária para um pleito de um Conselho Nacional; além do que para compartilhamento em redes sociais a foto mostrada se tratava sempre de uma mesma pessoa,induzindo desta forma o eleitor e, como no caso das Inabilitações não se responde aos questionamentos! Enfim boa sorte à todos !
    Parabenizo MARIA JANE SOARES TARGINO CAVALCANTE – Culturas Populares – Paraíba- A única representante da Cultura Cigana eleita neste conselho, aproveito para divulgar que iniciei um abaixo-assinado para representação Cigana nos Colegiados do Conselho Nacional de Politica Cultural. Peço o apoio:
    https://www.change.org/p/secretaria-da-identidade-e-diversidade-cultural-do-minist%C3%A9rio-da-cultura-garantir-a-representa%C3%A7%C3%A3o-cigana-no-conselho-nacional-de-politica-cultural?recruiter=78304082&utm_source=share_petition&utm_medium=facebook&utm_campaign=share_facebook_responsive&utm_term=des-lg-share_petition-custom_msg

  7. Responder

    Querid@s artes@s,
    Inicialmente, quero parabenizar @s candidat@s,em especial ä minha xará Marli pela disposição de poder colaborar no nosso Colegiado Setorial do Artesanato que,apesar das grandes conquistas dos últimos anos,ainda precisamos continuar esse árduo trabalho em prol do artesão e artesanato brasileiros.
    E só nós,verdadeiros artes@s,conhecemos os grandes gargalos que nos atormentam nessa missão.Nossa união será sempre a nossa força e nossas conquistas.
    Também quero compartilhar com todos as informações sobre nosso trabalho no Colegiado.,em especial a elaboração do nosso Plano Setorial Nacional do Artesanato no qual trabalhamos com muito vigor e responsabilidade, culminando com a Consulta Pública e que será aprovado na próxima gestão do Colegiado, além da luta pelos PL s dos Mestres, do Pró-Cultura e de outros.
    Por isso precisamos de nosso Colegiado forte.

    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/08/31/consulta-publica-do-plano-setorial-do-artesanato/

    Esse Plano visa orientar todas as políticas públicas para o Artesanato pelos próximos 10 (dez) anos, e é uma construção conjunta da Sociedade Civil e do Poder Público, representada pelo Colegiado Setorial do Artesanato.
    É fundamental, para o sucesso da política, que os artesãos de todo país tenham acesso ao texto preliminar e possam apresentar ideias e considerações sobre as estratégias e ações ali propostas.

    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/03/28/primeira-reuniao-do-colegiado-de-artesanato-2014-cnpc/
    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/07/15/comite-gestor-do-rs-mais-igual-debate-dados-do-observa-torio-de-politicas-sociais/

    http://vota.cultura.gov.br/2015/10/02/numero-de-vagas-por-setorialestado-nos-foruns-nacionais-setoriais/

    No blog vcs encontrarão outras notícias importantes para nossa categoria.
    Me coloco ä disposição de tod@s para maiores informações.
    Fraterno abraço e luz na missão,
    Marly Cuesta
    Mestra Artesã
    Rep.da Região Sul no Colegiado Setorial de Artesanato do CNPC/MINC – Biênio 2012/2014
    Prêmio Tuxáua 2010
    bussolacultural@gmail.com

    • Responder

      Minha xará, Marly agradeço por suas palavras e informações sobre o trabalho no Colegiado, visitei o site do projeto bússola cultural na minha visão um projeto modelo, e observei que você e idealista e possuidora de um dom extraordinário para lidar com movimentos organizado pela sociedade civil, com grande experiência e um currículo riquíssimo.
      Sobre o trabalho realizado pelo setorial do artesanato, reconheço e Considero belíssimo e grandioso as ações e propósitos promovidos e aprovados pela setorial, tudo isto tem um significado na vida, o amor à arte e a profissão e o que faz a diferença e a vontade de vencer e dar continuidade, parabenizo toda equipe pela composição perfeita das 8 estratégias e 21 ações e complexidade do setorial do artesanato claro sempre fica algum detalhe a acrescentar e analisar.
      Resumo o trabalho da setorial do artesanato em três palavras chaves que deverão ser aplicadas em pratica: tolerância, talento e tecnologia

  8. Responder

    Gostei da cartilha do trabalhador artesão,muito útil, mostra a realidade e os caminhos a percorrer para solucionar os problemas, sou artesã,na áreas de cerâmica, reciclados, artista plástica e produtora cultural, também presidente de uma associação, conheço esta realidade.tive que deixar de exercer as funções de artes técnicas, para buscar recursos p/ a associação sabemos que todo recurso e buscado através de projetos.

  9. Responder

    A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizará Seminário Nacional para debater “Fontes de Financiamento da Cultura”, nessa terça-feira dia 29 de Setembro das 9h às 17h, no Plenário 10, debaterá os seguintes temas: estratégias de ampliação de adesão ao Vale-Cultura, fundo de financiamento para cultura, mapeamento da indústria criativa e sistema de informações e indicadores culturais.
    http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ccult/noticias/seminario-nacional-para-debater-fontes-de-financiamento-da-cultura-1

    • Responder

      Reinaldo no Brasil sabemos que e muito difícil trabalhar com cultura acham que prioridade e saúde, educação e segurança, qualquer crise a primeira verba a corta e a da cultura, e a ultima conferencia a ser realizada, menor porcentagem de verba, temos que mudar esta realidade com a nossa criatividade, sabemos que educação forma cidadãs e cultura intelectuais. Os temas debatidos são de muita valia ao desenvolvimento: estratégias de ampliação de adesão ao Vale-Cultura, fundo de financiamento para cultura, mapeamento da indústria criativa e sistema de informações e indicadores culturais. São bases fundamentais a estruturação do plano nacional de cultura e vamos participar!!!!!

  10. Responder

    Olá Marli, percebo que você poderá contribuir, e muito, para implementação e fortalecimento do Plano Setorial de Artesanato, já elaborado em 2014 pelos representantes do Colegiado. Além disso, com a sua experiência, poderemos inovar e fomentar ainda mais os próximos trabalhos. Sucesso !!!!

    • Responder

      FÊ Bellinasco, Obrigada! estou min preparando e esforçando no período de quase 02 anos desde a 3º conferência federal de culturas, onde conheci e participei de todo processo, na qual fui delegada representante do estado de Goiás já conheço o diagnóstico da área setorial de artesanato: os problemas, as ações sugeridas, observações e metas, são muito boas, falta ser colocada em práticas e acrescentar alguns detalhes. Fiz o curso de gestão cultural pela UNB na qual min ajudou bastante. Sou cadastrada no SNIIC e sempre estou orientando e cadastrando pessoas não apenas do artesanato mas de outros seguimentos culturais. Fui a última a ser inscrever como candidata motivo: sou do interior e senti na pele a descriminação e não desejo o mesmo a ninguém, acham que não sei de nada ouvi horrores min senti desmotivada só chegando em minha cidade que a minha equipe de trabalho mim reativou. Fizeram um trabalho silencioso sem debates na plataforma.
      Aproveito para te parabenizar pela atitude de articular com os candidatos da setorial do artesanato já percebi que você tem proposito.

      • Responder

        Que legal Marli…..você tem sensibilidade, ousadia e vontade de vencer !!! Acredito que esse Colegiado terá uma qualidade sem igual; assim como você disse: pessoas “com propósito”. Agradeço muito suas palavras e, independente dessa eleição, vamos manter contato ??? Sucesso Marli e espero te ver em Serra Talhada !!!

  11. Responder

    O artesanato goiano pode se dividir em antes e depois de Mario Kichese Neto,a FEIRA DO CERRADO e hoje o principal ponto de visita dos turistas que visitam a cidade de GOIANIA,e ponto de encontro da familia goianiense aos domingos de manha,isso possibilita a inclusao social de um numero consideravel de pessoas ,gerando emprego e renda.

  12. Responder

    Sem duvidas nenhuma o candidato mais experiente e preparado, é o Sr. Mario Kichese Neto; onde o mesmo transformou a Feira do Cerrado em um ponto de cultura, lazer e entretenimento de todo povo Goiano e como referencia para os turistas que visita o estado. Um local com uma organização de uma pessoa que realmente conhece e faz a diferença. Esse sim seria um representante do setor de artesanatos, com idéias e vontade de crescimento. Visite a Feira do Cerrado e todos terão a idéia de um trabalho bem feito que possa se expandir. ( Ass.: Thiago Soares Limeira )

  13. Responder

    Olá, faço parte do quadro de feirantes da feira do cerrado, venho expressar aqui os anseios que nossa classe almeja! Precisamos que nosso representante legal tenha como lutar por mais melhorias em nosso cenário, muito já vem sendo feito, e acredito que somente alguém que vive a realidade do artesão tem a verdadeira capacidade para representar nossas classe, sendo assim Mário é a melhor escolha para lutar por melhorias, trazendo consigo 10 Anos de experiência e dedicação a nossa classe!! No mais que Deus nos abençoe.

  14. Responder

    Gostaria de deixar registrado, como artesão e expositor da feira do Cerrado em Goiânia, que precisamos de apoio para divulgação desta feira que representa o que há de melhor no artesanato goiano, além de ser um ponto cultural, é a única feira que se apresentas como uma associação registrada e reconhecida. Estamos com duas edições: uma nas quintas-feiras a noite e outra nos domingos pela manhã.. Apesar disso não recebemos apoio dos órgãos governamentais e nem do ministério da Cultura. Gostaria muito que fosse dado o devido valor para que nos ajudassem na estruturação e principalmente na divulgação. Obrigado

  15. Responder

    Considero de grande valia as ações promovidas pelo CNPC e a setorização do artesanato junto a esse órgão, assim como o Plano Setorial para essa categoria, ví o apoio da Marta Suplicy em 2014, muito bom. Não há dúvidas da riqueza cultural que nosso território contem, Armorial é um conceito que muito me agrada como objeto de estudo e de ensino, são traços autênticos de nossa cultura. Já apresentei algumas características desse conceito em algumas mostras que realizei e também tive oportunidade de ver de perto e sem minha intervenção, muitas produções espontâneas feitas por crianças e jovens no interior da Bahia, Pernbuco, Alagoas e mais recentemente Goiás. É um universo imenso que vale apena pensar nos projetos CNPC, na responsabilidade do Setor Artesanato.

    • Responder

      Gostei de seu pensamento Jorge !!! Devemos e podemos implementá-los no segmento artesanal por todo o nosso país. Está mais do que na hora de expor a importância encontrada neste tema, assim como propôs Suassuna: “realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da cultura do País.” Parabéns uma vez mais !!! Espero te ver em Serra Talhada !!!!

  16. Responder

    Legal vocês participarem !!!!! Sejam bem vindos !!! E vocês acompanharam os trabalhos do Colegiado Setorial de Artesanato no período de 2012/2014 ?? O que vocês teriam a dizer sobre o Plano Setorial colocado em consulta pública no final de 2014 ????