Nota de esclarecimento

A Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura informa aos mais de 44 mil participantes do processo de renovação do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) que não há registro de outro processo eleitoral para conselhos, realizado fora de Conferências, que tenha mobilizado tantos participantes.

Além disso, diante de algumas dúvidas que têm circulado em redes sociais, esclarecemos que:

  1. Os encontros presenciais estão sendo realizados em todos os estados e já são um sucesso. Além dos encontros organizados nas capitais diretamente pelo MinC, o edital incentiva a realização dos Encontros Descentralizados, fora da capital, como forma importante de mobilização e participação social. Diversas iniciativas destas estão sendo realizadas em todo o país.
  1. O edital prevê cotas para afro-brasileiros e para mulheres, tanto na etapa estadual, quanto na nacional. A mobilização dos setores, registrada na soma dos participantes nos encontros presenciais na capital e nos descentralizados, determina a abertura de mais vagas para delegados, necessariamente afro-brasileiros ou mulheres, em todas os setoriais. Tal condição já é realidade em muitos setoriais em diversos estados, que vêm tendo alta participação e ultrapassado, em muito, o número mínimo de 31 presentes, para a segunda vaga, e de 101 para a terceira.
  1. As unidades do MinC e vinculadas em todos os estados estão aptas para auxiliarem o processo, inclusive na recepção de inscrições através das cédulas eleitorais e no auxílio no acesso à plataforma digital.
  1. A Plataforma é monitorada constantemente, estando sua utilização sujeita às condições previstas nos termos de uso aceito pelos participantes no ato de inscrição.
  1. Em casos de suspeitas de fraude é disparada mensagem para o participante, por meio do e-mail por ele declarado como válido, solicitando informações complementares.
  2. O MinC conhece a realidade do Brasil profundo, e deseja sua capacidade de mobilização e de contribuição no enfrentamento dos enormes desafios que se impõe hoje para a transformação da sociedade brasileira, por isto radicalizou seus processo participativos e de escuta ativa aos diversos setores da nossa cultura, materializados no atual processo eleitoral que está renovando o CNPC.

 

Secretaria de Articulação Institucional

 

2 participações

  1. O setorial de Patrimônio Cultural Material não está tão ruim. São 58 candidatos em todo o país. Apenas ES, MS e PI não possuem candidaturas. Os regiões mais concorridas são Nordeste (9 estados/17 candidatos), Norte (7 estados/14 candidatos) e Sudeste (4 estados/11 candidatos).
    No período de 27/09 até 07 de outubro os eleitores poderão confirmar seu voto em seus candidatos ou trocarem seu voto apenas uma vez.
    Por isso,
    em defesa do Patrimônio Cultural Ferroviário
    em defesa do Patrimônio Cultural Quilombola
    em defesa do Patrimônio Cultural Arqueológico
    em defesa do Patrimônio Cultural Militar
    em defesa do Museu Casa da Força Expedicionária Brasileira
    em defesa do Museu Casa do Patrimônio Cultural Ferroviário (antigo Museu do Trem)
    em defesa da Paisagem Cultural Fluminense
    em defesa dos Monumentos Históricos do estado do Rio de Janeiro
    em defesa do Patrimônio Cultural da Baixada Fluminense
    VOTE
    Antônio Seixas
    Patrimônio Material – RJ

  2. AGRADEÇO A TODOS OS PERNAMBUCANOS PELOS VOTOS DE VOCÊS SEI QUE CHEGAR A FRENTE LA EM SERRA TALHADA JÁ ME SINTO SATISFEITO EM PODER FAZER PARTE DESTE PRECESSO DEMOCRÁTICO E LEGÍTIMO,AGRADEÇO TAMBÉ AO SEGEMENTO JUNINO,E CARNAVALESCO QUE VEM ME APOIANDO NESTA LUTA PELA CULTURA POPULAR.SABEREI HONRAR A TODOS E TODAS MESTRE(AS) DOS SABERES E FAZERES DO MEU ESTADO REALIZANDO SEMPRE ESCULTA E REUNIÕES COM OS SEGMENTOS DE CULTURA POPULAR E PERNAMBUCO OBRIAGADO À TODOS.

O Fórum está fechado