Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Culturas Populares de Pernambuco (PE)

Candidatos(as)

Carregando...

PAULO MARQUES FERREIRA
+
Votos: 23

PAULO MARQUES FERREIRA

Defesa do candidato:

CONTRIBUIR COM O POUCO DA MINHA EXPERIÊNCIA, BUSCANDO UMA MELHOR VALORIZAÇÃO DA NOSSA CULTURA, INTEGRANDO AS DIVERSAS REGIÕES BRASILEIRA RESPEITANDO SUAS ESPECIFIDADES.

Experiência:

FUNCIONÁRIO DA FUNDAÇÃO DE CULTURA CIDADE DO RECIFE HÁ 31 ANOS, CONSELHEIRO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURA DO RECIFE, PESQUISADOR DA CULTURA POPULAR, ATRAVÉS DE REGISTRO FOTOGRÁFICO, PRINCIPALMENTE ENTRE AS QUADRILHAS JUNINAS E AGREMIAÇÕES CARNAVALESCAS.


LUCAS ALVES DE VASCONCELOS
+
Votos: 3

LUCAS ALVES DE VASCONCELOS

Defesa do candidato:

Sua candidatura justifica-se pela sua experiência em promover ações de preservação da cultura; participou de várias conferências e encontros da cultura; realizou a 1ª conferência de cultura em Glória do Goitá; é presidente da associação curadoria cultural dos mestres pernambucanos, fundada com o objetivo de assessorar os mestres da cultura popular, esclarecendo sobre seus direitos e garantias.

Experiência:

Lucas Alves é músico, produtor cultural há mais de 10 anos, é natural da cidade de Glória do Goitá,PE; promove ações de salvaguarda da cultura; diretor do sítio Histórico e Museu do cavalo-marinho; ajudou a fundar a casa do coco do mestre Ciriáco do coco; promoveu o I festival pernambucano de mamulengo em Glória do Goitá; foi membro da comissão julgadora do Prêmio Culturas Populares em 2009.


Maria dos Prazeres Firmino de Barros
+
Votos: 66

Maria dos Prazeres Firmino de Barros

Defesa do candidato:

Defesa da nossa Cultura Popular, resgatando o sentimento e a consciência de PERTENCER, ou seja, de compartilhar a existência com outros. A cultura está para um povo assim como a alma está para vida, um povo sem memória, é um povo sem destino. É muito triste quando a Cultura Popular é esquecida, transformada, ignorada, desrespeitada como estão sendo atualmente em nosso Estado e Municípios.

Experiência:

Militante da cultura há mais de 25 anos! Trabalhou como Diretora do Ponto de Cultura Sitio Trindade, equipamento cultural público que desenvolvia atividades educacionais, formação técnica e artística nas diversas linguagens culturais ( musica, artes plásticas, artes cênicas, audiovisuais). Coordenadora Geral dos Polos Descentralizados do Carnaval Multicultural e São João do Recife.


eduardo manoel da silva
+
Votos: 828

eduardo manoel da silva

Defesa do candidato:

hoje o movimento de quadrilha junina em todo estado esta se esvaindo acabando aos poucos sou candidato para rever este quadro nao somente do movimento de quadrilha bem como todo todo ciclo junino, fui rei momo da cidade do recife nos seus 100 anos de frevo bem como amantes do ciclos natalinos e outro brinquedos (2007)

Experiência:

sou arte eduacador quaadrilheiro desde 1988 inicando sua trajetória de quadrilhas juninas na pisa no espinho de rio doce olinda , onde permanecera durante quase 15 anos depois foi participar da quadrilha junina tradição do morro da conceiçao desde 2004 onde fica ate hoje brincante ,produtor ator.e participante dos foruns de cultura do recife .


Candidato(a) eleito(a)
marcio dos santos meira
+
Votos: 5

marcio dos santos meira

Defesa do candidato:

É cada vez mais promover divulgar e projetar a cultura popular de pernambuco e do Brasil entre todos os estados e região quanto ao intercambio cultural internacional e nacional para que possamos cada dia mais fortalece os talentos tanto ja que trabalho com midia (radio comun itaria e sites) que em dialogo aqui no estado de pernambuco construímos o patrimônio imaterial dos ritmos pernambucanos

Experiência:

cantor compositor poeta escritor desenhistas radialista e reporter compositor de ritmos folclórico de pernambuco especialmente o FREVO, onde o meu convívio é quanto a divulgação da arte e da cultura popular no estado de pernambuco,onde também contribuir nas conferencia criando a regionalização de concorrência dos projetos.


WILLEMBERG JUNIOR FRANCELINO DA SILVA
+
Votos: 88

WILLEMBERG JUNIOR FRANCELINO DA SILVA

Defesa do candidato:

Como brincante e amante da cultura popular desde infância e nos dias atuais, quero poder contribuir para o conselho de forma participativa e atuante se assim eleito for não só para o seguimento de caboclinho, Tribo de índio e Quadrilhas Junina, mas, com contribuir com todos os seguimentos da cultura popular do Brasil seja ela de forma escrita, dançada, cantada, falada ou reportada.

Experiência:

Produtor Cultural, brincante nas diversas áreas da cultura popular desde infância entre elas se destaca caboclinho, Tribo de índio e Quadrilha Junina. Já no início de sua carreira em 2005, decidiu trabalhar com o foco das Quadrilhas Juninas por vim desde infância dentro desse movimento para tentar mudar a realidade deste seguimento em vez de reportá-la.


AFONSO FERNANDO ALVES DE OLIVEIRA
+
Votos: 145

AFONSO FERNANDO ALVES DE OLIVEIRA

Defesa do candidato:

Usar a minha vasta experiência na produção e na política cultural para as culturas populares e dessa forma contribuir para o Conselho Nacional de Políticas Culturais, com foco na elaboração de politicas de inclusão dos Mestres e Grupos da Cultura Popular.

Experiência:

Produtor Cultural e Consultor de Políticas Culturais, com 23 anos de experiência. Criador do Método Canavial de Ensino de Produção Cultural que se tronou livro em 2009. Prêmios Economia Criativa, em 2012, Prêmio Patativa do Assaré em 2011, Tuxauá em 2010. Mais de 100 projetos realizados de Cultura Popular, entre eles o Festival Canavial. Um dos criadores da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.


Gilvan Gomes da Silva
+
Votos: 22

Gilvan Gomes da Silva

Defesa do candidato:

Conhecimento com os demais pares de Cultura Popular e me colocar a disposição para troca de experiências com as demais culturas do nosso País.Debater com a gestão pública os problemas existentes em nossa regiãoe e no Brasil, procurando soluções eficazes para a cultura do nosso País,proteger,valorizar a cultura em todas as suas linguagens como a cultura de matraiz africana e outras culturas.

Experiência:

Direção do Galo da Madrugada e realização do carnaval do clube nas ruas da cidade do Recife e também no ciclo Junior com a realização do Forrozão do Galo da Madrugada e Coordenação do Grupo de Freio Saltos Cia de Dança coordenador do Fórum de Cultura do Recife,Conselho de Cultura Municipal do Recife,membro da Rede Reação do IBURA uma ONG voltada pra várias áreas da Cultura inclusive movimento LGBT


ROSANA SOARES OU ROSANA ALVES SOARES DE SOUZA
+
Votos: 137

ROSANA SOARES OU ROSANA ALVES SOARES DE SOUZA

Defesa do candidato:

Interesse em contribuir para formulação de políticas públicas de cultura que fortaleçam a cultura popular através do Sistema de Incentivo à Cultura e a ampliação da participação e controle social da sociedade civil nas políticas e ações desenvolvidas pelo poder público em todas as esferas.

Experiência:

Integrante da Diretoria da Troça Carnavalesca Mista Osso Duro de Roer que desfila há 24 anos pelo bairro de Casa Amarela, na Cidade de Recife/PE





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

59 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    Envio os meus agradecimentos e abraços a todos que com partilharam para que pudesse dar me condições plena de esta habilitado para o processo eleitoral nacional.Ao Vinicius Wu e toda sua equipe na presencial e setorial em pernambuco .A Chris Ramirez que também sempre esteve presente nas orientações para o desenvolvimento do pleito em todo Brasil. Em fim a todos que compõem o ministério da cultura nesse objetivo de formalizar o conselho.Gostaria da gentileza como esta sendo o procedimento para Brasilia dia 19 as 18 horas. apara a presentação para a reunião com o Ministro Juca Ferreira e toda sua equipe e coordenação quanto a presença dos eleitos na setorial estadual,para a nacional.Abraços a todos e os meus sinceros e fraternos agradecimento e consideração.Marcio Meira. Amarají-PE.

  2. Responder

    Envia os meus agradecimentos e abraços a todos que com partilharam para que pudesse dar me condições plena de esta habilitado para o processo eleitoral nacional.Ao Vinicius Wu e toda sua equipe na presencial e setorial em pernambuco .A Chris Ramirez que também sempre esteve presente nas orientações para o desenvolvimento do pleito em todo Brasil. Em fim a todos que compõem o ministério da cultura nesse objetivo de formalizar o conselho.Gostaria da gentileza como esta sendo o procedimento para Brasilia dia 19 as 18 horas. apara a presentação para a reunião com o Ministro Juca Ferreira e toda sua equipe e coordenação quanto a presença dos eleitos na setorial estadual,para a nacional.Abraços a todos e os meus sinceros e fraternos agradecimento e consideração.Marcio Meira. Amarají-PE.

  3. Responder

    Quero aqui agradecer ao CNPC e a COMISSÃO ELEITORAL pelo empenho de fazer o máximo pra que chegace ao alcance de todos a notícia das eleições agradeço o bom combate de debates de idéias para a cultura NACIONAL agradeço aos participantes de Culturas Populares e o prazer enorme de conhecemos através desse pleito eleitoral e por fim agradeço sos 22 votos obtidos nesse pleito eleitora que foram dados de confiança e que telos na minha memoria com muito carinho agradecer a Deus e deixo aqui meu forte e carinhoso Abraço a todos até breve e parabenizar Eduardo com os seus 828 votos e sei que ele vai honrar os votos obtidos e honrar a todos os fazedores da cultura popular.

    • Responder

      Gilvan,
      Queremos manter todos os participantes desse rico processo mobilizados! O CNPC precisa ser um conselho ativo, presente nos debates sobre as politicas culturais em todo o país!
      Vamos seguir os debates!
      um abraço,
      Vinicius Wu, Secretário de Articulação Institucional do MinC

  4. Responder

    Há muito que procuro a forma de enviar o formulário de recurso devidamente preenchido. Gostaria que a Comissão flexibilizasse essas informações
    Grata
    Rosana Soares

    Não está repetido nesse mural. Portanto, gostaria que fosse exibido.

  5. Responder

    Há muito que procuro a forma de enviar o formulário de recurso devidamente preenchido. Gostaria que a Comissão flexibilizasse essas informações
    Grata
    Rosana Soares

  6. Responder

    Parabéns aos candidatos, aos eleitores, a todos os fazedores culturais, em especial aos amantes e participantes de nossa rica e amada cultua popular. A base de nossa vida, nosso pensar, nosso existir.
    Boa jornada aos integrantes da CNPC e que os trabalhos sejam bem sucedidos até dezembro. Que possamos ter dias melhores para as políticas culturais em nosso país.
    A cultura popular seguirá viva e forte. O que temos que lutar é por maiores e melhores apoios e investimentos em projetos em que ela esteja presente.
    Viva os grupos, os ritmos, danças, as manifestações lindas e espetaculares espalhadas aos milhares por esse Brasil sem fim.
    Que a CNPC não faça como no último evento, quando não mandou as passagens para os delegados maranhenses, despachando na última hora.
    Que os pontos e cultura possam se manter, soerguer, sobreviver sem serem perseguidos e humilhados. Que possamos solucionar os vis problemas com a tirana e absurda prestação de contas, em editais e leis loucas que foram feitos para grandes empresas, jamais para manifestações culturais populares.
    Estejamos sempre iluminados pelos mestres superiores e pelos artistas de luz.

    Grande abraço do Maranhão, em especial do Bloco Os Foliões, do Grupo Foliões, do Reisado Folias de Natal, da Companhia Barrica, da Raízes de Portugal, do ponto de leitura Histórias de Minha Terra, do pontinho de cultura Foliões Mirins e do ponto de cultura Bordados e Encantarias do Maranhão.

    PLENAS FOLIAS DE ETERNOS FOLIÕES.

    Luz e paz para todos! Sucesso.

  7. Responder

    Quero parabenizar a todos e todas que participaram desse processo, tantos candidatos(as) como eleitores(as).
    Acho que os(as) atores culturais desse imenso BRASIL precisam refletir sobre o que fizemos. Estamos em um País onde vários interesses locais e internacionais desejam acabar com a nossa frágil democracia, conquistada a custo de muitas vidas. Nesse sentido, LOUVO, APLAUDO, REVERENCIO a coragem de governantes que, em detrimento de toda essa crise política oportunista, investem na relação com a sociedade e apostam em resultados como esse, onde a eleição para participantes de um Conselho passou de 5 para 72.000 pessoas e nós, de Pernambuco, sabemos o quanto seria diferente se a divulgação em nosso Estado tivesse funcionado melhor.
    O povo brasileiro demonstra, a partir de adesões a uma ELEIÇÃO como essa que a DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, DIRETA e UNIVERSALIZADA é o caminho para gestões transparentes.
    Acho que toda a comunidade da cultura (produtores, fazedores de cultura, consumidores da cultura, artista) enfim, todos que protagonizam a cultura nesse País saíram fortalecidos porque conseguimos mostrar a importância dessa temática para todo o povo brasileiro.
    Acredito que a cultura brasileira só tem a ganhar com o fortalecimento e ampliação dos canais de diálogo com a sociedade em geral.
    Pernambucano canta ciranda e eu lembro LIA DE ITAMARACÁ que canta:

    ESSA CIRANDA NÃO É MINHA SÓ, ELA É DE TODOS NÓS, ELE É DE TODOS NÓS E A MELODIA PRINCIPAL QUEM DIZ, É A PRIMEIRA VOZ, É A PRIMEIRA VOZ.

    Viva à cultura de Pernambuco, viva a cultura Brasileira.

  8. Responder

    Afonso Oliveira, querido, vc é uma referência! Obrigada pela sua chegada, pela sua chegança! A sua candidatura ao Setorial de CULTURAS POPULARES na perspectiva de VALORIZAÇÃO DOS MESTRES é , na minha avaliação, uma das lutas mais importantes a serem travadas! A memória de nossos povo, o patrimônio de ordem imaterial dos saberes e fazeres ali repassados de geração em geração são a CULTURA VIVA de nossas matrizes!!! E vc já é um patrimônio cultural do Brasil, tb, meu amor!! Um beijo. Axé!!
    Obrigada. Espero, muito, muitíssimo, que vc seja eleito! E estou na super torcida!

  9. Responder

    Bom dia a todos os inscritos,que deram um show de participacao democratica;mostrando que com empenho e participacao popular tudo e possivel,venho a agradecer a todos os candidatos e dizer que somos todos vitoriosos apenas em participar e ter a coragem de mostra cada um e uma com sua peculiaridade claro abrilhantar cada vez mais a cultura popula o qual todos(as) concorremos .sei que a eleicao ainda nao acabou bem como nao sabemos que nos representara em serra talhada neste magnifico Forum,por isso gostaria de Propor a todo(as)candidato(as) para um encontro na regonal do Minc Recife para levantarmos questoes pertinentes para o futuro delegado no CNPC dentro do nosso segmento cultura popular,isto nao implicara em outros fomentos claro caso se interessem demos fazer isto o mais breve possivel,fique bem claro e uma proposta porque nao sabemos que e o delegado de PE abraco a todos e VIVA CULTURA POPULAR VIVA A DEMOCRACIA.

  10. Responder

    Afonso Oliveira é um nome expressivo e de grande representação nacional e regionalmente falando. Tenho orgulho de ter sido sua discípula. O Mestre, como o chamamos, tem se dedicado à formação de produtores culturais, além, é claro de seus empreendimentos na produção de cultura. Sua luta pela valorização e fortalecimento da cultura popular, sobretudo das expressões identitárias pernambucanas, o faz não apenas apto, mas capacitado para nos representar com total propriedade. Sinto-me representada por você, Mestre.

    • Responder

      Obrigado Joseane!
      Necessitamos colocar a cultura popular em todos os debates relacionado as políticas culturais.

  11. Responder

    eduardo manoel um nome forte para uma politica forte,sobra vontade de fazer e e melhor ninguém faz

  12. Responder

    Equipe Técnica deste Site,
    Caros e caras candidatos PE, ao menos)
    Conselho Nacional de Cultura,

    Favor proceder observação quanto à ESTRUTURA DE DIVULGAÇÃO DOS/DAS CANDIDATOS EM REDES SOCIAIS, dado,

    Apresentar-se o cabeçalho do “Post” com preferência de divulgação de candidato. Gostaria de divulgar EM PRIMAZIA minha candidata, surge sempre outro nome no cabeçalho do “Post”.

    Grato.

    Walter Eudes
    Pernambuco

  13. Responder

    Um cara competente experiente vive nossa cultura Pernambucana Gilvan Gomes.
    Nesse acredito.

  14. Responder

    Gilvan Gomes é o cara.
    Experiência de sobra.

  15. Responder

    Mais uma vez obrigado,nielson e jô pelo apoio e palavras,bem gostariamos de um debate mais ampliado sobre os equipamentos culturais no estado do minc,bem como as suas parcerias.

  16. Responder

    SIMBORA DUDU,PARA PERNAMBUCO AVANÇAR CULTURALMENTE,

  17. Responder

    Eduardo Manole,nos estamos torcendo pela sua eleição para dar enfrentamento a este conselho que muitas vezes deixa a desejar,principalmente no estado

  18. Responder

    Paulo Marques, vamos torcer para que você seja eleito e possa contribuir ainda mais para a cultura do nosso Estado!

  19. Responder

    Paulo Marques Ferreira, vc é showwww.

  20. Responder

    Cadê a cultura popular do Recife?

  21. Responder

    Sou parte da Cultura de bairro,em Recife nao temos.

  22. Responder

    VENHO ATRAVÉS DESTE AGRADECER À TODOS QUE VOTARAM E IRÃO VOTAR EM MIM POR ESTE MEU PERNAMBUCO A FORA ,A TODOS OS SEGMENTOS DE CULTURAS POPULAR EM ESPECIAL AO SEGMENTO JUNINO,E AO MOMESCO,AOS MESTRES DOS SABERES E FAZERES,SEI QUE ME EMPENHAREI AO MÁXIMO NAO SOMENTE PELA CULTURA PERNAMBUCANA MAIS SEREI UM VOZ NO CNPC,PARA O NORDESTE.SEI QUE APRENDI MUITO NESSE PROCESSO DEMOCRÁTICO JAMAIS VISTO NA HISTORIA DESTE PAÍS.LEGÍTIMO E PLURAL,ESPERO QUE OS FUTUROS DELEGADOS E COLEGIADOS JAMAIS ESQUEÇAM DE ONDE QUEM SÃO SUAS ORIGEM,AGRADEÇO A TODOS O B R I G A D O

  23. Responder

    eu voto em recife porem acho que o melhor candidato da região do segmento nao so junino bem como momesco eduardo manoel nosso eterno rei momo

  24. Responder

    Olá a todas e todos, sejam eles participantes e ou candidatos…

    Meu nome é Jurandir e estou candidato em Alagoas pelo mesmo segmento.

    Vim ver os fóruns e as discussões que de certa forma podem desenhar a cena que vivemos hoje…

    Só quero salientar que a pluralidade desse ralidade vivida no Nordeste pode ate em alguns casos ser latente, por isso precisarmos ter o cuidado de enxergamos as diferenças para sermos justos.. Pois tratarmos com igualdade os desiguais é apenas manter vivas as diferenças…

    No contexto que vivemos hoje, da massificação da informação, do processo de assimilação de uma identidade universal em detrimento a identidade local ou regional.. já daria o tom da importância de se subsidiar de forma ainda mais efetiva as culturas populares…

    Talvez em Pernambuco a questão da preservação da identidade local e das culturas regionais e suas peculiaridades seja algo bem resolvido, pq aqui em Alagoas o bicho ta pegando… Nivel de atenção já deveria ser bem mais elevado, e manifestações a exemplo do Guerreiro, hoje se encontram em situação de alerta… (Basta pensarmos que já tem peças e partes que hoje estão praticamente em desuso ou ate mesmo perdidas)

    Li quando falaram em aumento de recursos e verbas… li também sobre a questão da divulgação atraves de produtos como CDs e DVDs, queria falar que acredito que seja de grande importância as publicações e as pesquisas acadêmicas sobre as manifestações, tentar parcerias com as universidades afim de gerar mais material sobre a cultura popular é algo que realmente acredito que tb seja importante nesse processo de difusão e divulgação.

    Aqui encontrei um alto nível na discussão e nos questionamento, eu como um fazedor de cultura, as vezes fico procurando acompanhar o processo e entender, talvez a falta de erudição me reduza o entendimento em alguns casos, mas como sou enxerido vou falando cá pexte na tentativa de construir mesmo uma ponte entre as pessoas que possam contribuir afim de preservar nossa cultura.

    Eu que sou do interior, sertanejo e ribeirinho, vendo o Veio Chico quase se acabando e com ele meio mundo de coisa que hoje quase só se ouvi falar… Talvez por esse sangramento na alma da gente do Rio… Que resolvi vim pra essa discussão. Pq aqui no interior temos visto muito pouco com relação a uma politica de segmento mais efetiva.

    Grato a todas e todos e quem sabe não nos encontremos por ai ou mesmo na Serra.

    Xero com gosto de Coco.

    Jurandir Bozo
    jurandirbozo@hotmail.com

    • Responder

      Fatima mais uma vez, pelos os mestres e á cultura, pernambucana, A PALAVRA ENCANTA MAS SOMENTE O EXEMPLO É QUE CONVENCE

  25. Responder

    votem no Marcio Meira pois ele tem plenas condições de esta no Conselho Nacional de Politicas Culturais,onde a 18 anos trabalha na comunicação devulgando, e desenvolvendo projetos para o estado de pernambuco e Brasil na arae de culturas popular,onde também éagente cultural, compositor,poeta ,escritor,repórter,cineasta,jornalista comunitário e cultural,organizador de eventos,com marketing cultural em pernambuco já visitou mais de cem municípios e tem participação em mais de 100 eventos com participação em conferencias ,fóruns,congressos,workshop,debates,com experiencias em eventos municipal,intermunicipal,regional,estadual,nacional.sul a latino americano,internacional e mundial.

  26. Responder

    Fico muito feliz em poder contribuir para uma construção democrática de políticas publicas, para a nossa cultura popular Brasileira. Iniciei a pouco tempo na produção cultural, e sei de como é importante unirmos forças para a preservação de nossa cultura.
    Fico feliz em ter sido discípulo de Afonso Oliveira, e ao mesmo tempo, sei que ele como tantos outros irão fazer uma ótima discussão sobre a valorização da cultura popular Pernambucana e brasileira.

    Boa sorte a todos!

  27. Responder

    Estou torcendo por você, Afonso Oliveira!

    • Responder

      Reflexão bastante importante de Bruno que tem um papel importante em uma área da Cultura Popular bastante discriminada. As culturas populares urbanas e periféricas.

  28. Responder

    Acredito que a cultura popular tem um papel fundamental na identidade de um povo. E que o fomento dos grupos deve caminhar junto com a educação, interdisciplinar.

  29. Responder

    Precisamos sim, tem um olhar mais delicado com o movimento cultural em suas diversas manifestações, levar arte nas periferias onde á carência é em todos os aspectos… As pessoas que estão á frente de projetos, façam jus no seu oficio, lembre-se que estão trabalhando com seres humanos, seres pensantes que só basta uma oportunidade para fugir de tantas e tantas coisas negativas que os cercam. Infelizmente o dinheiro destrói a raça humana, faz o bem virar o mau caráter, não são todas as pessoas, creio que em algum lugar do universo deve existir um alguém que possa ganhar o seu dinheiro dignamente mostrando que a arte é um poder de transformação e não só ganhar dinheiro e mais dinheiro enganando tantas pessoas. É revoltante em ver tantas pessoas sendo remunerados, com os seus trabalhos fantasmas, preenchendo o tempo com a garotada só com bláblácões, mais fico feliz em ver poucas pessoas, com poucos recursos fazendo das pequenas coisas uma grande arte, até mesmo os voluntários! Das baboseiras de quem é a culpa? Em fim, lembre-se as nossas vidas na terra é passageira e se temos a oportunidade de fazer algo para o próximo façam, sem ser um charlatão!

  30. Responder

    Vamos incentivar e investir nas nossas manifestações culturais, e levar a história da cultura Pernambucana às escolas, para que dessa forma ela não caia no esquecimento futuramente.

  31. Responder

    Discutir a valorização dos grupos populares, especialmente as agremiações carnavalescas e as quadrilhas juninas, para que esses grupos não sejam visíveis apenas nos ciclos culturais, criar condições de visibilidade em outras épocas do ano.

  32. Responder

    Vamos investir e divulgar ainda mais a Cultura Popular pernambucana em todos os seus segmentos, principalmente no Cavalo Marinho, pois, estamos carentes de apresentações do mesmo em nosso Estado. Não podemos deixar que uma manifestação cultural dessa grandeza caia no esquecimento, ou que no futuro seja apenas lembrado em registros visuais e fotográficos. Desejo boa sorte para os candidatos.

  33. Responder

    Garantir a participação efetiva de mestres e brincantes nas esferas de decisão sobre recursos e gerenciamento dos projetos

  34. Responder

    Inserir a cultura popular pernambucana em todas as atividades culturais desenvolvidas pelos órgãos nacional, estadual ou municipal, no Estado, como forma de fortalecer e manter vivas as expressões genuínas do povo pernambucano, assim como a ampliação a demanda por profissionais e fazedores da cultura, possibilitando a oxigenação e formação de novos atores culturais que representem e apresentem a cultura popular regional.

    • Responder

      Rosana. A cultura popular brasileira necessita sim de uma atenção especial. Somos um dos mais importantes setores da economia e representamos uma grande gama social e politica. A formação de produtores culturais nas comunidades para que seja possível inserir milhares de grupos nos processos formais é vital.

    • Responder

      Estamos juntos Rosana, conheço seu trabalho em defesa da Cultura. Em muito vai saber nos Representar nesse Conselho!!!

  35. Responder

    É fundamental para Pernambuco, reconhecidamente um estado com forte tradição de Cultura Popular, respeitar, preservar e propagar os verdadeiros fazedores de Cultura. É inadmissível o tratamento, os cachês, o desrespeito com esse segmento tão importante.
    Precisamos combater a degradação que a nossa Cultura Popular está sentindo; no sub empregos que se submetem; na falta de oportunidade e reconhecimento; na ausência de uma formação técnica para acompanhar os avanços tecnológicos que os editais exigem; numa melhor condição de formar novas gerações que possam perpetuar o ensinamento tão rico para todos/as nós.
    .

    • Responder

      Maria dos Prazeres. A luta pelo reconhecimento, e isso passa também pelo pagamento de cachês justos e infraestrutura compatíveis com nossas necessidades, ela tem que ser prioridade. Não podemos mais admitir estado e iniciativa privada tratando os grupos de cultura popular como se fossem um favor. Muitos projetos contam com dinheiro público e tratam os grupos de cultura popular de forma diferente dos outros artistas. Não podemos mais aceitar isso e o Conselho Nacional de Politicas Culturais tem que se posicionar e fazer com que os grupos de cultura popular tenham uma atenção especial e que esse tratamentos seja exigido nos editais e projetos públicos.

    • Responder

      Mais recursos em lei para evitar que os gestores retire os recursos dos eventos

  36. Responder

    Inicialmente parabenizar pelo processo democrativo e inovador, já votei e espero que o novo conselho nacional de cultura possa não só representar e defender as políticas de cultura em nosso país que verdadeiramente alcance aqueles e aquelas que fazem cultura.

    • Responder

      João. O processo democrático pode sim cumprir esses anseios nossos que é ver os que fazem cultura popular nesse pais participando e levando sua cultura de forma digna para o povo brasileiro.

  37. Responder

    Aelson acaba de chegar reforço, precisamos agregar ideias para que a cultura popular tenha uma atenção especial e respeito merecido.

  38. Responder

    As culturas populares necessitam de legislação específica nas três esferas de poder, que determinem percentuais de valores da receita destinadas não só para eventos, mas também para a área de formação, com cursos, oficinas, seminários, debates, produção de CDs, Transporte para intercâmbio / eventos em outros estados e países; Em carácter de urgência a desburocratização para os grupos das culturas populares, caso contrário muitos grupos deixarão de surgir, crescer ou até mesmo existir.

    • Responder

      Caro Aelson. Necessitamos de construir pontes entre nós mesmos para que a luta seja mais efetiva e tragam resultados para as culturas populares. Você tem uma importância nesse processo, assim como todos que estão aqui nesse fórum buscando um debate de alto nível político.

  39. Responder

    Olá Lilian, Marcio, Lucas e Berg,

    A Cultura Popular necessita de atenção nesse momento de novos desafios no Brasil. Está em jogo avançarmos ou retrocedermos. Nossas conquistas ainda são novas e frágeis. É preciso união de todas as forças e agirmos coletivamente. Que essa eleição para o Conselho e a realização em Serra de nosso Fórum sirvam para nos juntarmos ainda mais, com a perspectiva de se contrapor aos modelos que estão tentando reverter nossas conquistas e nos excluir de processos formais e informais de participação politica e difusão do trabalho dos mestres e grupos das manifestações culturais. Vamos em busca dos consensos. Um abraço

    • Responder

      Olá Afonso,

      Meu nome é Jurandir e estou candidato por Alagoas…

      Li sua postagem e resolvi comentar, pois creio que seja de suma o ponto que evidencia que são as conquistas já consolidadas, pois dentro da realidade tão pluralizada que vivemos no Nordeste e no Brasil, a cultura popular precisa ser vista e tratar com esse cuidado e atenção as peculiaridades regionais… Em Alagoas estamos numa situação muito delicada com grande dificuldade na busca de uma politica cultural que seja abrangente a todo o Estado e não somente a capital e sona urbana.
      Enfrentamos ainda uma grande desapropriação da identidade cultural regional e consequentemente o risco eminente de desaparecimento de algumas manifestações oriundas do interior ou que perderam a identidade com o jovem e nisso enfrente grande dificuldade na renovação de seus quadros de brincantes.

    • Responder

      Parabéns Afonso pelo esse grande trabalho que o senhor vem fazendo pela cultura popular do nosso Brasil. E preciso muito mais com a sua força e de todos. A cultura popular vai crescer muito. Obrigado

  40. Responder

    Parabéns aos quatro candidatos de Pernambuco!

    Sou candidata pelo Rio de Janeiro e nos encontraremos em Serra Talhada. Boa sorte à todos e até breve…

  41. Responder

    A importância do crescimento da cultura popular é buscar descobrir talentos que estão no anonimato para qualificação e o desenvolvimento e construírem a garantia de participação direta no seus municipios de origens ,no contexto estadual , nacional e internacional com cadastro para sabermos as identificações, segmentos, localização e mapeamento da cultura popular.

  42. Responder

    Muito importante saber que, uma pessoa como Willemberg estar concorrendo , pessoa dígina, inteligente, a qual tens feitos na nossa cultura muitas coisas maravilhosas aqui na cidade de goiana-PE.