A caravana da participação social do Ministério da Cultura promovida para a renovação do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) termina amanhã (26/09) com encontros em Porto Alegre (RS) e Manaus (AM). Em paralelo há encontros descentralizados acontecendo no Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, dentre outros.
Hoje a equipe do MinC está em Porto Velho (RO), São Paulo (SP) e Boa Vista (RR). Veja fotos abaixo.
Com o fim da etapa presencial a plataforma fechará as inscrições a meia noite de sábado (26/09). A partir de então terá início o período de votações. Cada eleitor/a poderá votar em um/a candidato/a de uma setorial e de um estado. Portanto, se você deseja mudar de setorial e/ou estado deverá fazer isso antes da meia noite de amanhã.
No período entre 27 de setembro até o dia 7 de outubro os/as eleitores/as poderão confirmar seu voto em seus candidatos, ou mudarem o voto apenas uma vez. Esta funcionalidade foi implementada com o objetivo de permitir uma avaliação dos participantes dos debates nos fóruns e nos encontros presenciais.
Acesse o calendário dos encontros presenciais aqui.
Confira imagens dos encontros.
São Paulo
- Encontro em São Paulo (SP)
- Encontro em São Paulo (SP)
- Encontro em São Paulo (SP)
Imagens: Gabriela Coelho
Porto Velho (RO)
- Encontro em Porto Velho (RO)
- Encontro em Porto Velho (RO)
Imagens: Eduardo Mattedi
Boa Vista (RR)
- Encontro em Boa Vista (RR)
- Encontro em Boa Vista (RR)
- Encontro em Boa Vista (RR)
- Encontro em Boa Vista (RR)
Imagens: Christiane Ramirez
Texto: Adriana Veloso
5 participações
Desafio maior é ensinar esse governo a realizar uma eleição decente.
NÚMEROS DESSA ELEIÇÃO SÃO DESAFIADORES
No total de inscrições, o estado do Rio de Janeiro aparece com pouco mais de 3 mil participantes, o que ficou muito abaixo do esperado, ainda mais quando comparado com o Amapá com 8.087 participantes e o Pará com 7.667.
Mesmo a nível nacional, o número de participantes foi pequeno se considerarmos alguns dados estatísticos:
o estado do Amapá possui uma população estimada pelo IBGE para 2015 de 766.679 habitantes, distribuída em 16 municípios. Os 8.087 participantes correspondem a 1,054% dos amapaenses; o estado do Pará possui uma população estimada pelo IBGE para 2015 de 8.175.113 habitantes, distribuída em 144 municípios. Os 7.667 participantes correspondem a 0,093% dos paraenses.
Vamos considerar que foram 3.500 participantes no estado do Rio de Janeiro. Ora, a população do estado do Rio estimada pelo IBGE para 2015 corresponde a 16.550.024 habitantes, distribuída em 92 municípios. Então, apenas 0,021% dos fluminenses participaram dessa eleição.
Quanto ao número de candidatos por estado, o Rio de Janeiro não chegou a 100 inscritos, sendo todos os estados da federação suplantados por São Paulo que aparece com 156 candidatos, sendo que 24 deles só no setorial de Música.
A nível nacional, o setorial de Patrimônio Cultural Material não chegou a 2 mil participantes, sendo superado pelos setoriais de Culturas Populares, com 10.246 participantes e de Culturas Afro Brasileiras, com 9.049. As setoriais de Música e de Literatura, Livro e Leitura ultrapassaram a marca de mais de 8 mil inscrições cada.
Quanto ao número de candidatos do setorial de Patrimônio Cultural Material, são 58 em todo o país. Apenas ES, MS e PI não possuem candidaturas. As regiões mais concorridas são Nordeste (9 estados/17 candidatos), Norte (7 estados/14 candidatos) e Sudeste (4 estados/11 candidatos). Os estados com mais candidatos são SP (6), PE (5), PA (4) e SC (4). Incrivelmente o estado do Rio de Janeiro tem apenas 2 candidatos.
Se o Ministério da Cultura está comemorando que 72.871 pessoas que se inscreveram nessa eleição, considerando que na anterior foram apenas 5 mil pessoas, os números alcançados em 2015 não foram satisfatórios, como a estatística revelou.
A inclusão de um número maior de participantes deverá ser uma das preocupações do governo federal nas próximas eleições para o Conselho Nacional de Política Cultural.
O setorial de Patrimônio Cultural Material não está tão ruim. São 58 candidatos em todo o país. Apenas ES, MS e PI não possuem candidaturas. Os regiões mais concorridas são Nordeste (9 estados/17 candidatos), Norte (7 estados/14 candidatos) e Sudeste (4 estados/11 candidatos).
No período de 27/09 até 07 de outubro os eleitores poderão confirmar seu voto em seus candidatos ou trocarem seu voto apenas uma vez.
Por isso,
em defesa do Patrimônio Cultural Ferroviário
em defesa do Patrimônio Cultural Quilombola
em defesa do Patrimônio Cultural Arqueológico
em defesa do Patrimônio Cultural Militar
em defesa do Museu Casa da Força Expedicionária Brasileira
em defesa do Museu Casa do Patrimônio Cultural Ferroviário (antigo Museu do Trem)
em defesa da Paisagem Cultural Fluminense
em defesa dos Monumentos Históricos do estado do Rio de Janeiro
em defesa do Patrimônio Cultural da Baixada Fluminense
VOTE
Antônio Seixas
Patrimônio Material – RJ
Muitos eleitores deixaram de inscreverem devidas dificuldades de acessibilidade ao site, creio que poderia alcançar um numero bem maior, pois se forem verificar o numero de habitantes por estado e profissional de cada área é bem superior ao numero alcançado que vocês obtiveram. Acho que a inscrições para eleitores principalmente deveriam ficar abertas até o prazo final estipulado para encerramento da votação.
SEGUNDO O SITE A PARTIR DE 27/09, CONFIRMAR VOTAÇÃO,ONDE FAZEMOS ISSO?????
A partir de então terá início o período de votações. Cada eleitor/a poderá votar em um/a candidato/a de uma setorial e de um estado. Portanto, se você deseja mudar de setorial e/ou estado deverá fazer isso antes da meia noite de amanhã.
No período entre 27 de setembro até o dia 7 de outubro os/as eleitores/as poderão confirmar seu voto em seus candidatos, ou mudarem o voto apenas uma vez.