Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Arte Digital do Pará (PA)

Candidatos(as)

Carregando...

Luana Beatriz Lima Peixoto
+
Votos: 121

Luana Beatriz Lima Peixoto

Defesa do candidato:

Pretendo defender políticas de democratização ao acesso a ferramentas digitais livres, para populações que habitam os rios, campos e florestas do território amazônico, pensando as particularidades da região, como instrumentos de divulgação cultural, expressão artística e afirmação identitária e política desses povos.

Experiência:

Mulher, negra. Desde 2009 atuo na área das artes visuais e digitais à princípio estudando no curso de graduação em Artes Visuais, na UFPA, e consequentemente em atividades coletivas, que ocorreram principalmente no interior do estado, que tinham como objetivo, por meio das novas mídias, compartilhar informação, experiência, conhecimento e tecnologias sobre e com com as populações amazônidas.


Candidato(a) eleito(a)
Alex Leovan
+
Votos: 20

Alex Leovan

Defesa do candidato:

Defender políticas públicas para inclusão de cultura digital com identidade afro-brasileira e étnica e racial. Propor e defender criações de Centros de Mídias Educacionais nas Comunidades Tradicionais Brasileiras, sendo a Escola como referência na disseminação e fomento da expansão de ferramentas livres digitais.

Experiência:

É Taata Kivonda kwá Nzumbarandá kwá Mansu Nangetu. Artista de Terreiro. Design do Instituto Nangetu. Fotógrafo. Tecnólogo em Process. de Dados pela ETFPa (1998). Graduado em Pedagogia pela UNAMA (2005) e Pós-Graduado em Gestão Educacional pela UEPA (2007). É professor na Comunidade Quilombola de Itacoã-Miri/Acará-Pará. Tutor do Programa + Educação - Inclusão Digital em Quilombos.


Anderson de Sousa Ferreira- Don Perna
+
Votos: 20

Anderson de Sousa Ferreira- Don Perna

Defesa do candidato:

Sou educador nas periferias de SP/PA há 20 anos. Estudo e Prático elementos da lei 10.639 usando Linux dentro e fora das escolas e dentro do recorte étnico/racial. Defendo a necessidade de Politica Publica voltando a juventude negra em especial da periferia com foco em Laboratórios Digitais para o uso de ferramentas livre geradores de conteúdo p/ formação de identidades

Experiência:

1995-2005 - Casa de Cultura Tainã-Criação e Produção em Edição Gráfica/Linux- Campinas-SP 1994-1997 - Técnico em Publicidade e Propaganda Campinas-SP 2000-2005 - Educador Digital - Laboratório Dona Nina na CC. Tainã- Campinas-SP 2005-2010- Implementador Social de Inclusão Digital do Programa GESAC - Ministério das Comunicações. PA/AP 2009-2015- Coletivo Casa Preta- Editor Gráfico - PA


Ramiro Quaresma da Silva
+
Votos: 11

Ramiro Quaresma da Silva

Defesa do candidato:

Nos últimos cinco anos idealizei e fiz a curadoria de dez exposições de arte digital e arte e tecnologia, eventos pioneiros nas plataformas tecnológicas da arte contemporânea no estado com a participação de mais de 100 artistas brasileiros. Sou professor efetivo da UFPA, na cadeira de novas tecnologias do Instituto de Ciências da Arte. Xumucuís é referência em arte digital na Amazônia.

Experiência:

RAMIRO QUARESMA é professor de novas tecnologias do Instituto de Ciências da Arte – UFPA. Curador independente/ pesquisador de artes visuais/artemídia e cinema. Mestre em artes pelo PPGArtes-ICA-UFPA e formado em Comunicação Social – UNAMA. Idealizou os blogs Xumucuís e Cinemateca Paraense. Idealizou e realizou três edições do Salão Xumucuís de Arte Digital e do Panorama da Arte Digital no Pará.





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

31 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    Como delegado eleito pelo Estado do Amapá gostaria de unir as forças com os demais estados da região norte para dar mais visibilidade da arte na região e nos incluirmos efetivamente nas discussões da politica cultural.
    derciodamasceno@yahoo.com.br

  2. Responder

    Nós da Produtora Colaborativa do Pará apoiamos o Don Perna!!!

  3. Responder

    aqui de colares apoiamos a candidatura de Luana Peixe e Perna.

  4. Responder

    Voto no Don Perna e espero que faça um belo trabalho pelo interior do Pará, moro em Tucuruí-PA.

  5. Responder

    Todo apoio a Candidatura de Don Perna, o cara que manja das artes digitais.

  6. Responder

    Voto na Luana, pela luta incansável em defesa da democratização digital no Pará.

  7. Responder

    Declaro voto em Luana!! Acredito no trabalho, sensibilidade e força dessa mulher, negra e amazonida!

  8. Responder

    e não pdoeria de registrar o apoio a candidatura de Don Perna – invasão de artistas negros nos colegiados do MINC.

  9. Responder

    Registro minha satisfação com a candidatura de ALEX LEOVAN para o colegiado de arte digital. A possibilidade de políticas públicas de combate ao racismo e que chegue nas comunidades tradicionais, temos que ocupar os espaços de diálogo e controle social. VOTEM NOS CANDIDATOS NEGROS.

    • Responder

      Agradecido Arthur!
      Apoio também sua candidatura ao Setorial Artes Visuais.

  10. Responder

    Confio Perna!

  11. Responder

    Com certeza Ramiro Quaresma. Um dos mais nomeados quando trata-se de arte digital e pesquisas em novas mídias na capital paraense.

  12. Responder

    Registrado o voto, Perna. Sucesso!

  13. Responder

    Salve Perna,
    que com vc venha toda a força da cultuta digital para politicas culturais efetivas na amazônia que este colegiado precisa.

    • Responder

      Valeu Bruna, temos muito que conversar, as experiencia que vc já teve irão servir para esta construção coletiva. Gratidão!!

  14. Responder

    Os nossos Quilombos de Salvaterra precisa de laboratórios multimídia com professores capacitados que atendam a demanda das comunidades. Por um progresso acredito em você Don Perna.

  15. Responder

    To com você Don competência com certeza tem e sobra.

    • Responder

      Miche, estamos a mil graus…cole na grade, você trás uma experiencia nesse setor fundamental dentro da linguagem GNU/Linux. Conto contigo!

  16. Responder

    Firmeza Perna, tem meu apoio pra fortalecer a inclusão e a transformação!

    • Responder

      Valeu Fidelis, vamos fazer isso juntos.Pensar e botar a mão na massa de forma coletiva. Gratidão mesmo. Acho que enquanto rede podemos propor que laboratórios digitais, sejam produtores de conteúdos, dentro e fora das escolas. Que sejam protagonistas, com formação de coletivos atuantes em rede assim como a Rede de Produtoras Colaborativas e a Rede Mocambos ou formação de novas redes.

  17. Responder

    As discussões que proponho nesta setorial são acerca da implementação de editais específicos para a criação artística em plataforma digital e do fomento à criação de laboratórios de criação multimídia em escolas públicas e centros comunitários fora dos grandes centros.

    • Responder

      Por mais laboratórios. Multimidias! Principalmente no interior do Estado.