Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Artesanato do Paraná (PR)

Candidatos(as)

Carregando...

Karine Queiroz
+
Votos: 2

Karine Queiroz

Defesa do candidato:

O artesanato é uma das formas mais importantes do desenvolvimento da criatividade e bem viver. Como candidata para a representação do setor gostaria de apontar a minha experiência como artesã, designer , pesquisadora e professora da area. Penso ser importante reconhecer a importancia economica e simbólica do saber-fazer no contexto atual. Tire o S da crise CRIE

Experiência:

Olá. Obrigada pelo espaço para descrever minha experiência no tema do Artesanato. Sou Designer e Artesã. Professora Adjunta na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pesquisadora do tema do Artesanato. Desenvolvi uma tese de Doutorado sobre o Artesanato e o Design. Acredito que o Artesanato permite desenvolver economia local e o bem viver.


Keiko Sato
+
Votos: 18

Keiko Sato

Defesa do candidato:

Acredito ter vivência suficiente para poder contribuir na construção de bases mais sólida para o artesanato. Penso que ainda estamos no início da caminhada, mas já podemos contar com um grande passo que é a PL 7755/2010. Quem sabe daqui pra frente possamos falar mais de política cultural, falar mais das demandas do artesanato da diversidade do nosso país, mais aberturas na comercialização, enfim

Experiência:

Atuo desde 2000, sou ceramista, faço mosaico, restauro de móveis e materiais recicláveis. Participei de várias feiras/eventos nacionais, estaduais. Em 2004 fui uma das fundadoras da Assoc. Bras. de Artesãos, presidente por dois mandatos. Fiz parte da Comissão de avaliação de projetos da FCC na área do artesanato e manifestações populares, estou na coordenação do FEC que discute pol. cultural,...


hilda michalczeszen correia
+
Votos: 7

hilda michalczeszen correia

Defesa do candidato:

Sou presidente da associação casa do artesão de campo mourão desde 2007 e temos mais de 100 artesãos que são sócios desta associação, coordeno todos os eventos do município e região, participo dos congressos que sou convidada e da economia solidária

Experiência:

Sou artesã a mais de 15 anos e coordenadora de artesanato e trabalho na loja de artesanato faço tudo por amor


Jossimara Lima
+
Votos: 8

Jossimara Lima

Defesa do candidato:

O Artesanato ainda é um trabalho que não é reconhecido e gostaria muito de mudar isso, o Artesanato movimenta uma boa faixa do PIB brasileiro e é principal fonte de renda para muitas famílias. Apoiar o Artesanato é apoiar o trabalho e o Dom do artista brasileiro com ou sem faculdade, quem é Artesão é portador de uma joia rara e poucos consegue chegar a ser reconhecido, mudar isso é um sonho.

Experiência:

Sou artesã a mais de 30 anos e idealizadora da técnica de fazer flores em tecido sintético que não desfia, conhecida em mais de 120 países. Já me apresentei em maiorias dos canais de Tvs abertas, ensinado milhares de pessoa a fazer flores, minha história já foi matéria em 2 revistas e jornal do bairro, meus vídeos aula já passam de 90 mil visualizações e os das tvs mais de 200 mil acessos.


Deviani Pereira De Paz
+
Votos: 35

Deviani Pereira De Paz

Defesa do candidato:

Defendo a valorização do artesanato, sou artesã e sei bem a luta do dia a dia para produzir e vender nossos trabalhos, são muitos obstáculos ainda. Temos que lutar em favor do Artesão e do Artesanato que ainda é pouco valorizado e comercializado. Por isso que estou aqui para somar e alcançar nossos objetivos

Experiência:

Sou artesão, trabalhos com bonecas, biscuit, técnicas em MDF, etc. Ministro cursos de artesanato, participo de feiras congressos em favor do Artesão e do artesanato, fui secretaria na Assoc. Casa do Artesão de Campo Mourão, atualmente sou Vice Presidente na Associação.


Candidato(a) eleito(a)



Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

0 participações

  1. Responder

    PROJETOS QUE FORTALECE O SETOR TURISMO E ARTESANATO
    Foram aprovados dois Projetos para o Setor de Turismo na quinta-feira (22) nas Comissões da Câmara dos Deputados, (PLC 149/2015) que dispensa os vistos dos estrangeiros que vierem ao Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O texto agora segue para votação no Plenário do Senado.
    Foi aprovado o projeto de lei (PL 5559/9) que permite o uso da Lei Rouanet no financiamento de projetos turísticos. Com isso, as empresas do setor, como hotéis, pousadas, bares e restaurantes poderão descontar do Imposto de Renda valores investidos em projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura ou pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

  2. Responder

    O PROJETO DE LEI PROFISSÃO DO ARTESÃO É SANCIONADO E JÁ ESTÁ EM VIGOR
    O Projeto de Lei 7755/10 (Profissão do Artesão), foi sancionado sem vetos pela presidente Dilma, publicado convertido na Lei nº 13.180/2015 no Diário Oficial da União nessa sexta-feira (23) e já está em vigor.

    http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=C61D6FDF18C699F61528F8354E723A9D.proposicoesWeb2?codteor=1404084&file
    http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=484749
    https://www.facebook.com/hashtag/estatutodoartes%C3%A3o?source=feed_text&story_id=506054479570907

  3. Responder

    Obrigada Jossimara!!! Pode ter certeza, unidas temos mais força… Obrigada a todos que votaram independente qual foi sua candidata. O artesanato que agradece seu apoio, que precisamos muito bjss

  4. Responder

    Parabéns a todas que abraçaram a causa, um caminho cheio de flores e artesanato para a candidata Eleita, muito sucesso e se precisar conte comigo.
    Um bjão a Todos.

  5. Responder

    Parabéns para os candidatos que participaram com propostas para o setorial do artesanato. Em tempos de crise política, como estamos vivendo, é bacana ver o envolvimento de cada candidato durante as eleições. Quem sairá fortalecido no caso, será o artesanato do Brasil, as eleições precisam ser uma ferramenta para que possamos sentar, dialogar e unir forças para que o setorial de artesanato do Brasil se torne grande. Vamos em frente e nos encontramos em Pernambuco para trocarmos nossas experiências para que o artesanato brasileiro possa cada vez mais ser reconhecido e respeitado.

  6. Responder

    Quero parabenizar a todas colegas do Paraná. Estaremos firmes e forte em defesa da Setorial do Artesanato. Até Pernambuco em novembro. Um forte abraço!

    • Responder

      Obrigada … Estaremos sim, firmes e fortes em defesa do nosso setor… abraços

  7. Responder

    Querid@s artes@s,
    Nossa,que maravilha ver um time de artesãs paranaenses tão comprometidas com nossas causas.
    Inicialmente, quero parabenizar as candidatas pela disposição de poder colaborar no nosso Colegiado Setorial do Artesanato que,apesar das grandes conquistas dos últimos anos,ainda precisamos continuar esse árduo trabalho em prol do artesão e artesanato brasileiros.
    E só nós,verdadeiros artes@s,conhecemos os grandes gargalos que nos atormentam nessa missão.Nossa união será sempre a nossa força e nossas conquistas.
    Também quero compartilhar com todos as informações sobre nosso trabalho no Colegiado.,em especial a elaboração do nosso Plano Setorial Nacional do Artesanato no qual trabalhamos com muito vigor e responsabilidade, culminando com a Consulta Pública e que será aprovado na próxima gestão do Colegiado, além da luta pelo PL dos Mestres, do Pró-Cultura e de outros.
    Por isso precisamos de nosso Colegiado forte.

    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/08/31/consulta-publica-do-plano-setorial-do-artesanato/

    Esse Plano visa orientar todas as políticas públicas para o Artesanato pelos próximos 10 (dez) anos, e é uma construção conjunta da Sociedade Civil e do Poder Público, representada pelo Colegiado Setorial do Artesanato.
    É fundamental, para o sucesso da política, que os artesãos de todo país tenham acesso ao texto preliminar e possam apresentar ideias e considerações sobre as estratégias e ações ali propostas.

    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/03/28/primeira-reuniao-do-colegiado-de-artesanato-2014-cnpc/
    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/07/15/comite-gestor-do-rs-mais-igual-debate-dados-do-observa-torio-de-politicas-sociais/

    http://vota.cultura.gov.br/2015/10/02/numero-de-vagas-por-setorialestado-nos-foruns-nacionais-setoriais/

    No blog vcs encontrarão outras notícias importantes para nossa categoria.
    Me coloco ä disposição de tod@s para maiores informações.
    Fraterno abraço e luz na missão,
    Marly Cuesta
    Mestra Artesã
    Rep.da Região Sul no Colegiado Setorial de Artesanato do CNPC/MINC – Biênio 2012/2014
    Prêmio Tuxáua 2010
    bussolacultural@gmail.com

  8. Responder

    k Amado, agora ficou claro, o problema é explicar para quem ainda gostaria de participar e votar, mais tudo claro e certo, obrigado.

    • Responder

      Vc tem razão Jossimara !!!! O processo não é fácil !!!!

  9. Responder

    Olá, estou meio preocupada pois as eleições continua mas, como nossos eleitores irão poder votar se não conseguem fazer a inscrição para eleitor??? e não existe nem um tipo de cadastro para fazer ?? alguém pode me ajudar??

    • Responder

      Olá Jossimara !! As inscrições terminaram. Desde 27 de setembro até o dia 7 de outubro os/as eleitores/as poderão APENAS CONFIRMAR seu voto em seus candidatos, ou mudarem o voto apenas uma vez. Esta funcionalidade foi implementada com o objetivo de permitir uma avaliação dos participantes dos debates nos fóruns e nos encontros presenciais. Leia mais na página inicial desta plataforma. Espero ter contribuído !!!!

  10. Responder

    A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizará Seminário Nacional para debater “Fontes de Financiamento da Cultura”, nessa terça-feira dia 29 de Setembro das 9h às 17h, no Plenário 10, debaterá os seguintes temas: estratégias de ampliação de adesão ao Vale-Cultura, fundo de financiamento para cultura, mapeamento da indústria criativa e sistema de informações e indicadores culturais.
    http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ccult/noticias/seminario-nacional-para-debater-fontes-de-financiamento-da-cultura-1

  11. Responder

    ENTREM NESSE LINK; Conheça a l CARTILHA DO TRABALHADOR ARTESÃO E VEJA COMO ELA CONTINUA ATUALÍSSIMA. U m abraço artesanal para todas. Que por sina,l a pagina está lindíssima com as flores que vocês representam. tá parecendo um jardim. gostei muito.

  12. Responder

    Bom Dia
    Fiquei sabendo sobre um encontro/seminário de artesãos em outubro no Rio Grande do Norte, alguém sabe informar mais detalhes…

    • Responder

      Boa Tarde ,
      Keiko acho que vc esta falando do sétimo contrate que vai ser realizado em Natal Rio Grande do Norte , de 19 a 21 de outubro
      Em Natal será a sétima edição do Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos do Brasil,( CNARTS) que é realizado a cada dois anos , Os delegados do Paraná foram eleitos no Primeiro Congresso Do Trabalhador Artesão , realizado pela FEDART no dia 3 agosto de 2015, sou uma das delegadas que ira para Rio Grande do Norte, se quiser saber mais entra na pagina CNARTS . Abraços

    • Responder

      OLá Keiko….seria possível vc deixar o seu contato ??? Poderíamos manter o contato, independente dessa plataforma. Pode ser ???? Obrigada !!!!

  13. Responder

    Oi keiko, parabéns pela iniciativa, tenho certeza que o artesanato do Paraná será muito bem representado e terá mudanças que serão necessárias para o crescimento e o desenvolvimento, grande abraço.

  14. Responder

    Keiko, Jossimara e Karine estamos com vocês. A unidade fortalecerá o nosso artesanato. Há necessidade de divulgar o processo de eleição para que possamos ter representante no Conselho. Pensamento positivo. Só com organização poderemos evoluir . Valeu.

    • Responder

      Obrigada pelo apoio Edson. Mais que nunca temos que começar a falar sobre as demandas do nosso estado, estamos começando a perceber as necessidades de debater o que realmente queremos. Vamos em frente ainda temos uma boa caminhada.

  15. Responder

    Felicíssima com o artesanato , temos muito a fazer ainda…. mas vejo que os artesãos estão começando a se unir ao invés de pensar no beneficio próprio, vejo pela minha cidade, estamos mais unidades e aos poucos vejo artesãs mais preocupada com a palavra nosso artesanato…
    Amo o artesanato minha bisa era artesã minha avó e mãe e tias , o artesanato ta no meu sangue
    Amigas e amigos pra frente sempre … bjs e sucesso para todos nós

    • Responder

      Adorei sua palavras……seja bem vinda e sucesso em sua candidatura !!!

      • Responder

        Obrigada, Fê Bellinaso , foi por vc que fiquei sabendo das eleições na quarta feira no seu curso. Obrigada mesmo, mesmo tardia minha inscrição… oque vale pra mim é o fortalecimento do artesanato que é minha raiz… e povo acorda não é só de palavras que o artesanato vive vamos tentar cumprir essas metas, nos artesãos merecemos isso… Só por nós candidatas estarmos aqui ja é uma vitoria veja outros estados que nem representantes, então meninas vamos la quem ganhar representem bem nosso estado maravilho bjss

        • Responder

          Caramba Deviani. Muito obrigada pelas palavras !!! Fico muito feliz por ter multiplicado essa informação !!!! Vamos em frente e não vamos deixar de ter contato. Estou torcendo por você !!! Sucesso sempre !!!

          • Responder

            Obrigada pela torcida e pode ter certeza, não perderemos contato!! Abraços, Otima Semana

  16. Responder

    Olá Reinaldo, tenho muitas duvidas sobre o que se pensa sobre o Artesanato, sabemos que o Artesanato movimenta uma boa faixa no PI nacional, e nós Artesões temos algumas dificuldades nas leis atuais. Bem, temos uma cidade vizinha que lá tudo dá certo, o Artesanato tem vez e voz mas, o Prefeito, a Secretaria de Cultura e o Secretario de Turismo ambos são Artesões. Me responde uma pergunta, Por que não temos Artesões nas prefeituras, estados e país??? Perguntei para a Pessoa responsável pelo artesanato de Curitiba se ela era Artesã, pasme… Não era, conhece a profissão mais não sabe a diferença de uma peça pronta se foi feita desde o inicio com matéria prima crua ou foi montado com peças já prontas… Fica a dica Artesões tem muito a ensinar então pq não ter artesões cuidado do setor Artesanato de casa município?

    • Responder

      Olá Jossimara !!!! Percebo que você tem muita garra e vontade em modificar o cenário artesanal brasileiro. E é exatamente disso que o país está precisando: gente com vontade de fazer e não apenas, de falar. É indubitável que para o próximo mandato, o Colegiado Setorial de Artesanato contará não só com novas pessoas, mas com a sabedoria, experiência e vontade delas. Fico feliz !!!

    • Responder

      Pois é minha caríssima. na revista CARTA CAPITAL DE 2006 NÃO ME RECORDO O MÊS. Mas a verdade e que na quele ano o artesanato era responsável pelo terceiro lugar no PB nacional. Entretanto toda essa riqueza cai nas mãos de atravessadores, logistas e produtores cultural menos nas mãos do produtor Brincadeira né.

  17. Responder

    REINALDO CUSTODIO DA SILVA
    10 de setembro de 2015 / Artesanato – SP
    Responder
    A (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou “nessa quarta 09/09/15 ás 12h30” a regulamentação da profissão de artesão PL 7755/10.
    Como tramitava de forma conclusiva, e já havia sido aprovado pelo Senado, a proposta segue sem alteração para sanção da Presidenta da República.
    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/495711-CAMARA-APROVA-REGULAMENTACAO-DA-PROFISSAO-DE-ARTESAO.html
    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=795952&filename=PL+7755/2010

    • Responder

      Reinaldo, com relação a Pl 7755/10, vou ver, mas se for a mesma de alguns anos atrás, fico na dúvida se realmente será benéfico para o artesão, comento depois de ver o Pl.

      • Responder

        OLá Keiko……sim, é a mesma !!!!

        • Responder

          Olá Estive cheia de compromisso e andei sumida… bom se é mesma vou reler pra ver se acrescentaram algo mais.
          E a sua opnião Fernanda que acha sobre a regulamentação?
          Abçs

          • Responder

            Minha opinião a respeito da regulamentação da profissão de artesão, é importante sim. Pode não ser fundamental para muitos, mas para outros pode ser “um divisor de águas”. Porém, a respeito do Projeto de Lei minha opinião não é positiva. Se conseguíssemos reunir mais artesãos brasileiros (e não só uma minoria de um determinado local desse imenso país) o Projeto poderia ser mais amplo, includente, inovador e contemporâneo. Mesmo com a sanção, talvez ainda tenhamos tempo para uma reorganização dessa proposta.

            • Responder

              Bom Dia Fernanda, bom acabei de me candidatar…
              Bom com relação a regulamentação quando vi pela primeira vez em 2009 achei pouco abrangente, participei numa fase retirando da gaveta de uma deputada e repassando para o dep. Parcianello, depois acabei me afastando, mas penso e concordo contigo o debate tem que ser mais amplo e também concordo que uma minoria que atuou. Sim a lei pode ser complementada.

  18. Responder

    Olá Karine !!!! Seja bem vinda !!! E qual a sua opinião sobre o Plano Setorial de Artesanato ???

  19. Responder

    Fernanda, vi vc falando sobre o Plano Setorial do Artesanato realizado pelo colegiado 2012/2014, que foi para audiência pública enfim vc tem como me informar onde posso ter acesso a este plano?

  20. Responder

    E você, Keiko Rosana, é candidata ???? A triste notícia é que, a falta de vontade de debater e defender o artesanato, é uma realidade brasileira !!

    • Responder

      Bom Dia Fernanda
      Posso me candidatar, não há problema, estou na área do artesanato desde 2000 e creio ter condições de contribuir com a área. Realmente este processo de participação ainda é muito lento, mas tenho esperança, pois participo de uma associação de artesãos e tem alguns que estão começando a se interessar pela política cultural . Vamos nos falando. Abçs

      • Responder

        Então Keiko……vamos, encare e venha fazer parte do Colegiado.

  21. Responder

    Como está difícil encontrar artesãos que queiram debater a situação do artesanato no Paraná, com todos que converso simplesmente não tem interesse algum em ao menos saber o que está acontecendo sobre o PNC ou que benefícios esta política pode trazer…Enfim quero contribuir e espero que apareçam muitos artesãos para construirmos algo para nosso estado.

    • Responder

      Boa noite, Keiko Moro no interior do Paraná, tento participar te tudo que envolva o artesanato,
      mass muitas coisas que acontecem no Brasil em questão de artesanato e pouco divulgado… na minha opinião isso esta mudando , falo sobre PNC , Colegiado do artesanato, e outros . e a frente dessas mudanças estão os envolvidos que nos representam . e cada um de nos artesãos temos que fazer nossa parte . Abraços

      • Responder

        Bom Dia Deviane. Não tinha visto o seu comentário, desculpe.
        Que ótimo que pense assim, seria bom se todos os artesãos tivessem abertos à mudanças e a construção de outras possibilidades. Bem vinda ao debate. De que cidade vc é? Abçs

        • Responder

          Bom Dia Keiko, agora que vi seu comentário, pena que vamos com apenas 1 representante no setor artesanato, , mas confiante que vamos ter mudanças boas. Estamos se unindo em favor do nosso setor, e quando se uni tem força. Esto Otimista…Keiko vi seu contato que passou para Fê , se poder vou anotar, para não perdermos contato… precisamos conhecer mais e contribuir para nosso setor … bjs