Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Artesanato de Pernambuco (PE)

Candidatos(as)

Carregando...

Isabel Gonçalves Bezerra
+
Votos: 242

Isabel Gonçalves Bezerra

Defesa do candidato:

Quero participar ativamente desta instância governamental, representando a categoria e contribuindo para elaboração de políticas específicas para o setor artesanal brasileiro e aprender mais com os outros seguimentos.

Experiência:

Artesã a mais de 30 anos, tapeceira fundadora da ASTALC - Ass. das Tapeceiras de Lagoa do Carro - PE. , atualmente presidente da CNARTS - Confederação Nac. dos Artesãos do Brasil, militante atuante do movimento pró regulamentação da profissão de artesão, mobilizando todos artesãos do Brasil para participar do VII CONTRARTE - Congresso Nac. dos Trab. Artesãos que será em Natal-RN de 19 a 21/10/15.


Candidato(a) eleito(a)
MARIA DO LIVRAMENTO DE AGUIAR
+
Votos: 61

MARIA DO LIVRAMENTO DE AGUIAR

Defesa do candidato:

Entendendo a importância que o artesanato tem para a cultura de um povo e, fazendo parte desta linguagem desde o início de minha vida, pretendo contribuir para seu fortalecimento no território. Hoje os desafios recaem sobre a consolidação política, as metas estabelecidas e o envolvimento dos artesãos no empoderamento político da categoria.

Experiência:

Como artesã iniciei meu aprendizado ainda na adolescência. Desde 1993 estou inscrita no sindicado dos artesãos e realizo meu trabalho tanto individual quanto ministrando oficinas em feiras, festivais no estado e ONG`s em Recife e região metropolitana. Atualmente faço parte da Comissão Setorial de Artesanato, no estado de Pernambuco.


RISOLANGE RODRIGUES DA SILVA
+
Votos: 1

RISOLANGE RODRIGUES DA SILVA

Defesa do candidato:

Quero contribuir para o crescimento e desenvolvimento cultural do artesanato brasileiro, assim como, aprender mais com estes setor importantíssimo para o seguimento artesanal do Brasil.

Experiência:

Sou artesã desde criança, faço tapeçaria, estou presidente da ALTALC . Associação das Tapeceiras de Lagoa do Carro . PE, atuo no Movimento pró regulamentação da profissão de artesão, faço parte da diretoria da CNARTS . Confederação dos Artesãos do Brasil.


Antonio Gomes da Silva Filho
+
Votos: 9

Antonio Gomes da Silva Filho

Defesa do candidato:

Quando decide me entregar a uma atividade profissional, como de artesão, também decide conhecer a organização politica da mesma. E assim deste então venho participando como eleitor, como candidato e como observador em todas manifestações politicas de organizações governamentais e não governamentais que me for possível no meu estado e fora dele, voltada em prol do artesão e do artesanato

Experiência:

Desde o ano de 1989 que me dedico, único e exclusivamente em minha atividade profissional como artesão. N o começo trabalhava com cerâmica, da qual tive como metre Ana das Carranca de Petrolina e o Mestre Tiago Amorim ambos de técnicas é propostas distintas. Depois por motivo de força maior passei a trabalhar com couro. entretanto a quinze anos que me dedico totalmente a estamparia sobre tecido.





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

78 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    PROJETOS QUE FORTALECE O SETOR TURISMO E ARTESANATO

    Foram aprovados dois Projetos para o Setor de Turismo na quinta-feira (22) nas Comissões da Câmara dos Deputados, (PLC 149/2015) que dispensa os vistos dos estrangeiros que vierem ao Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O texto agora segue para votação no Plenário do Senado.

    Foi aprovado o projeto de lei (PL 5559/9) que permite o uso da Lei Rouanet no financiamento de projetos turísticos. Com isso, as empresas do setor, como hotéis, pousadas, bares e restaurantes poderão descontar do Imposto de Renda valores investidos em projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura ou pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

  2. Responder

    O PROJETO DE LEI PROFISSÃO DO ARTESÃO É SANCIONADO E JÁ ESTÁ EM VIGOR
    O Projeto de Lei 7755/10 (Profissão do Artesão), foi sancionado sem vetos pela presidente Dilma, publicado convertido na Lei nº 13.180/2015 no Diário Oficial da União nessa sexta-feira (23) e já está em vigor.

    http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=C61D6FDF18C699F61528F8354E723A9D.proposicoesWeb2?codteor=1404084&file
    http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=484749
    https://www.facebook.com/hashtag/estatutodoartes%C3%A3o?source=feed_text&story_id=506054479570907

  3. Responder

    VOCÊS ESTÃO PERDENDO TERMPO BRIGANDO ENTRE SI. ESSA ELEIÇÃO ÁS PRESSAS FOI SUPER BAGUNÇADA. SERIA MUITO FÁCIL BUSCAR LEGALMENTE SUA ANULAÇÃO.

    DONA ISABEL GONÇALVES, O QUE HOUVE COM O MARANHÃO NO PLEITO PASSADO FOI QUE NÃO MANDARAM AS PASSAGENS. O MINC DEU O CANO, ENTENDEU? NINGUÉM DAQUI FOI.

  4. Responder

    Parabéns aos candidatos de PE . É com erros e a acertos que construiremos um setor forte e com União entre os artesãos . Parabéns Isabel pelo se trabalho a frente do CNARTS vejo sua luta em favor dos artesãos brasileiros e nos encontramos no dia 19 no congresso em Natal sou umas das representantes do Paraná… E VAMOS FAZER ACONTECER…

  5. Responder

    Parabéns para os candidatos de PE que participaram com propostas para o setorial do artesanato. Em tempos de crise política, como estamos vivendo, é bacana ver o envolvimento de cada candidato durante as eleições. Quem sairá fortalecido no caso, será o artesanato do Brasil, as eleições precisam ser uma ferramenta para que possamos sentar, dialogar e unir forças para que o setorial de artesanato do Brasil se torne grande. Vamos em frente e nos encontramos em Pernambuco para trocarmos nossas experiências para que o artesanato brasileiro possa cada vez mais ser reconhecido e respeitado.

  6. Responder

    Quando falo, quem sabe faz agora, é porque se determina a construir, e construir no coletivo, não esquecendo a história. Acredito, que diante de respostas as minhas postagens, não me preocupo com essas coisas pequenas, pois desses expedientes nem leva a nada. A história sempre se lembrará de quem fez e faz. Cuidemos disso, e lutemos para está sempre na história, pois a nossa história, é a nossa vida, pois somos artesãos e sempre estaremos lutando por nós. Vamos deixar de revanchismo e olhar para frente, pois o mundo gira, e não construiremos, se ficarmos de cabeça baixa olhando só para o passado. O que diria pois a célebre frase do inesquecível Sócrates: O QUE SEI, É QUE NADA SEI. ENTÃO AMIGOS. AVANTE FAZENDO ACONTECER, aprenderemos muito mais, e deixaremos legados eternos. Convido a todos para o 7º CONTRARTE, lá a CNARTS, que escutou artesãos no Brasil inteiro, trouxe temas atualíssimos, para os avanços necessários. Aos delegados, sucessos, e aos ouvintes, que aproveitem este momento. Acessem o blog da CNARTS(www.cnarts2.blogspot.com.br), e saberá a história da luta dos artesão do Brasil, desde a década de 80, até os dias atuais. A CNARTS é assim, valoriza o passado, mostrando os avanços do presente, construindo em escuta o melhor para os artesãos do Brasil. Estou presidente, e mim sinto orgulhosa dos avanços e conquista dessa última década, luta dessa entidade menina, que soube mobilizar o país, em torno dos ideias dos artesãos. AVANTE ARTESÃOS DO BRASIL, A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS!

  7. Responder

    Quando falo em Deus, é porque minha ligação é direta e serene. Quando falo avante, é porque nunca cruzei os braços. Q

  8. Responder

    Fico triste com a direção que um dos candidatos do meu estado, deu aos debates neste fórum. Que pobreza de debate! Cadê as propostas para o setor? Cadê o verdadeiro debate sobre as políticas públicas para o setor? Cadê o debate sobre as demandas que precisam ser discutidas e evidenciadas para o setor? etc. etc. etc.
    Me envergonha um Estado tão rico no artesanato, como Pernambuco, ver que as velhas práticas continuam vivas, as velhas práticas egoístas, individualistas e egocêntricas que são praticadas por aqueles que se jugam donos da verdade, da história e do patrimônio material e imaterial do artesanato pernambucano (práticas estas evidenciadas pelo candidato Antonio Gomes), são atitudes assim que faz com que o seguimento artesanal seja tão negligenciado pelo poder público, essas atitudes de desunião, faz com que o poder público nos trate como coitadinhos ignorantes e incapazes de gerir o nosso destino.
    Candidato Antonio Gomes, por favor honre a categoria que o senhor diz representar e conhecer tão bem (o que duvido), apresente propostas para o bem do setor, apresente o porque do senhor estar candidato, apresente-se como um verdadeiro artesão que honra a história do setor e não de um candidato que denigre a imagem dos outros para tentar criar uma imagem de defensor da ética e dos bons costumes, os quais, o senhor demonstra com seus comentários, que não é seguidor desta prática. Defenda a categoria que o senhor pretende representar e não os seus próprios interesses individuais de poder pelo poder. Este é um espaço para apresentar e comentar sobre as demandas do setor artesanal e não um ring de luta de poderes..

  9. Responder

    Parabéns ao Ministério da Cultura que revisaram os critérios de eliminação dos candidatos. Estávamos já na mobilização para entrar com recursos. Tínhamos perdido candidatos em muitos Estados, inclusive em PE, artesão de luta, a exemplo de Antônio, que havia sido inabilitado. Vamos em frente, agora com os candidatos de todo Brasil, que foram reintegrados, ficaremos mais forte na discussão nacional. Com essa revisão, conseguimos representação em todos os Estados. Estou muito feliz. estamos ainda, apoiando os recursos de mais 3 candidatos que precisaram recorrer. Abraços a todos!

  10. Responder

    Não acredite você, que também não tenha ficado feliz com o resultado que lhe foi atribuído, já que todo ataque manifestado por mim nessa campanha lhe tenha parecido pessoal porque pessoal não é, mais pelo interesse sim é muito grande por sinal, e esse interesse passa pelo respeito as determinações atribuída na l CARTILHA DO TRABALHADOR ARTESÃO. Pois ali estar o GRITO DE ORDEM do l ENCONTRO DOS ARTESOES DO BRASIL que estar a espera para que se faça valer, e é por esse motivo que ela se encontra atualíssima. Do qual é a UNA o eco que ressoa em sues ouvidos com esse grito. E UM DESCASO PROFUNDO VOCÊ TACHA DE VELHO MOVIMENTO. Deixando o tempo todo claro que resgata-lo já mais, mas sim lhe destruí. Porque daquelas resoluções você não participou e assim delas não quer participar. no rasgar dos véus todo é revelado pois o verdadeiro amante da democracia não ignora as determinações do pleito maior. Mas sim, abraça-lhes em um emaculado respeito ao mesmo,

    • Responder

      No tributo das conquistas não existe o singular mais exoravelmente o plural. Posso lhe dizer que as personagens desse ato podem ser velhos, já que até uns, já se foram, mas o movimento é atualíssimo. Quero dizer mais. tenha calma, espere sim pelos outros, se você diz que trabalha pelo coletivo deve sim espera por outros, porque o desejo não tem que ser só seu tem que ser também dos outros. Não se precepte, espere acontecer, a realidade não é uma poesia e fazer na hora é prepotência. Não diga o nome santo de Deus em vão porque, grandes arbitrariedade foram é são feita em seu nome. ele não é tão pequeno com você me parece, que pensa. DEVE SE DAR A DEUS O QUE É DE DEUS E A CESAR O QUE E DE CESAR . Se por acaso de mim precisar, sou de todos um humilde servo.

  11. Responder

    Prezados amigos,
    Quero agradecer a todos que confiaram seu voto a minha pessoal, na setorial, representando PE inicialmente, para integrar a representação nacional. Quero parabenizar a todos candidatos de todos os estados, e dizer que estaremos juntos. Acredito em Deus, respeitando a todas as normativas,onde os leitores a mim atribuído os votos, foram artesãos e artesãs de PE. Amigos, estamos concorrendo a uma vaga a representarmos o Conselho, daí, nossa união fará a diferença. Espero que respeitemos um pleito eleitoral e democrático, como também, a capacidade de todos.
    É ruim construirmos políticas para todos, se deixarmos nos levar pelos interesses e problemas pessoais. Sou Isabel Gonçalves. ISABEL GUERREIRA, assim carinhosamente chamada pelos colegas, que destemidamente, não cruzei os braços, nem esperei por ninguém, para pegar a bandeira de luta em defesa de todos, e lutar. Quero aqui agradecer, aos guerreiros e guerreiras, que fazem parte dessa luta, pois como já disse o poeta: QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER. E ainda digo mais; QUEM SABE FAZ AGORA, e é esse meu combustível incansável pela defesa de nossa categoria. AVANTE ARTESÃOS DE PE, E DO BRASIL, ESTAMOS CHEGANDO LÁ, PELA GRAÇA DE DEUS, E PELA CONFIANÇA DOS ARTESÃOS E ARTESÃS! Beijo no coração de todos, até Serra Talhada!
    Quero aqui deixar um agradecimento especial a amiga e artesã, Vaní Mariss. Ela ajudou a vários candidatos de vários estados, a registrar sua candidaturas. Valeu Vaní, muitos e muitas das candidatas estão habilitados. DEUS É FIEL, AVANTE CNARTS!

    • Responder

      Parabéns.
      Votação bem expressiva.

  12. Responder

    Prezados amigos,
    Quero agradecer a todos que confiaram seu voto a minha pessoal, na setorial, representando PE inicialmente, para integrar a representação nacional. Quero parabenizar a todos candidatos de todos os estados, e dizer que estaremos juntos. Acredito em Deus, respeitando a todas as normativas,onde os leitores a mim atribuído os votos, foram artesãos e artesãs de PE. Amigos, estamos concorrendo a uma vaga a representarmos o Conselho, daí, nossa união fará a diferença. Espero que respeitemos um pleito eleitoral e democrático, como também, a capacidade de todos.
    É ruim construirmos políticas para todos, se deixarmos nos levar pelos interesses e problemas pessoais. Sou Isabel Gonçalves. ISABEL GUERREIRA, assim carinhosamente chamada pelos colegas, que destemidamente, não cruzei os braços, nem esperei por ninguém, para pegar a bandeira de luta em defesa de todos, e lutar. Quero aqui agradecer, aos guerreiros e guerreiras, que fazem parte dessa luta, pois como já disse o poeta: QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER. E ainda digo mais; QUEM SABE FAZ AGORA, e é esse meu combustível incansável pela defesa de nossa categoria. AVANTE ARTESÃOS DE PE, E DO BRASIL, ESTAMOS CHEGANDO LÁ, PELA GRAÇA DE DEUS, E PELA CONFIANÇA DOS ARTESÃOS E ARTESÃS! Beijo no coração de todos, até Serra Talhada!

  13. Responder

    Querid@s artes@s,
    Inicialmente quero parabenizar os candidatos pela disposição de poder colaborar no nosso Colegiado Setorial do Artesanato que,apesar das grandes conquistas dos últimos anos,ainda precisamos continuar esse árduo trabalho em prol do artesão e artesanato brasileiro.
    Aproveito para reiterar meu apoio ä candidatura da nossa querida guerreira,Isabel Gonçalves!Para quem ainda não conhece a garra desta companheira,lhes garanto que as grandes conquistas para nossa categoria veio de nossa luta capitaneada por ela enquanto presidenta da CNARTs.
    Também quero compartilhar com todos as informações sobre nosso trabalho no Colegiado.,em especial a elaboração do nosso Plano Setorial nacional do Artesanato no qual trabalhamos com muito vigor e responsabilidade culminando com a Audiência Pública e que será aprovado na próxima gestão do Colegiado.Por isso precisamos eleger a Isabel para as futuras missões.

    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/08/31/consulta-publica-do-plano-setorial-do-artesanato/Esse Plano visa orientar todas as políticas públicas para o Artesanato pelos próximos 10 (dez) anos, e é uma construção conjunta da Sociedade Civil e do Poder Público, representada pelo Colegiado Setorial do Artesanato.
    É fundamental, para o sucesso da política, que os artesãos de todo país tenham acesso ao texto preliminar e possam apresentar ideias e considerações sobre as estratégias e ações ali propostas.

    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/03/28/primeira-reuniao-do-colegiado-de-artesanato-2014-cnpc/
    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/07/15/comite-gestor-do-rs-mais-igual-debate-dados-do-observa-torio-de-politicas-sociais/
    Me coloco ä disposição de tod@s para maiores informações.
    Fraterno abraço e luz na missão,
    Marly Cuesta
    Mestra Artesã
    Rep.da Região Sul no Colegiado Setorial de Artesanato do CNPC/MINC
    Prêmio Tuxáua 2010

  14. Responder

    Gostaria de sabe a pessoa mora num estado e se inscreve no outro EDISMEIA PINHEIRO BRAGA
    26 de setembro de 2015 / Artesanato – PE
    Responder
    toda categoria tem seus representantes, a CNARTS tem representado o artesão em todo o Brasil através das federações, sou de Brasília e o artesanato aqui mudou e tem uma nova vida depois de todo trabalho da Isabel Gonçalves a qual dorme em minha casa pois não tem tanta verba , mas vem do seu estado para trabalhar a favor da categoria, onde passa dias e horas correndo e se esforçando para que os artesãos do Brasil sejam reconhecidos e valorizados, eu tenho visto a luta que ela tem feito a nossa favor, não somente a um estado ou um grupo pequeno de pessoas mas sim de todo artesão do Brasil, ela merece todo nosso respeito pois se não fosse sua coragem e determinação a nossa PL 77 55/2010 NÃO ESTARIA NESSE TRÂMITE DE VITÓRIA. ai em baixo …..

    • Responder

      É VERDADE!!! Todas as categorias tem seus representantes, assim como os parlamentares representam o povo na administração do Brasil. Para isso, é preciso que aja uma eleição, na qual existem regras e Leis defendidas e fiscalizada pelo T.R.E ( Tribunal regional Eleitoral). Né verdade! O T.R.E defende as Leis que regi o processo e fiscaliza para que não aja fraudes e benefícios que torna a concorrência desleal, algo aberrante em uma sociedade demográfica. Portanto minha cara, no processo eleitoral para o colegiado do CNPC, creio eu, que a comissão responsável em organizar esse processo seletivo deva usar as mesmas prerrogativas exigida pelo T.R.E, Trata-se eleger dentro da Lei os representantes de todos os seguimentos da cultura. Democraticamente falando é um direito absoluto de todos e diante desse direito todos somos capasses ate que prove o contrario. A ação tomada pela Sr Ivanilda Maria ( Vani maris) Foi no minimo irresponsável e precipitada. Todo Estado e soberano diante da Constituição , querer determinar as regras e castrar a dignidade e o direito de manifestação. Pedir para o leitor de um determinado estado se escrever n setorial de artesanato de outro estado para votar na sua candidata a Sr Izabel Gonçalves é uma aberração uma fraude groseira em um ato democrático e transparente como esse na Historia no nosso país. é a mesma coisa de um politico pedir para o eleitor mudar o titulo de eleitor para a cidade de onde ele é candidato. Isso é acreditar que os meios justifica os fins ( maquiável ). Leia mais sobre a historia politica do movimento da categoria e você vai entender que o movimento vem deste 1988 e a Sr Izabel é apenas uma aluna rebelde que não mede distancia para justificar os meios.

  15. Responder

    esses sao os delegados Natos que tambem estam concorendo….COLEGIADO SETORIAL DE ARTESANATO 2014 Natos
    Marly Cuesta Télles de Conti
    Edna dos Santos de Melo
    Abadia Maria de Oliveira
    Ivanilda Maria Morais e Silva
    Darlindo José de Oliveira Pinto
    Adriana Chaluppe dos Santos
    Fernanda Bellinaso Beraldo
    Nivaldo Jorge da Silva
    Renato da Silva Moura
    Vânia Maria de Oliveira Santos
    Reinaldo Custódio da Silva

  16. Responder

    É isso colegas, quem estiver representando nosso setor, terá muitas missões, pois tendo sido um setor, onde as escutas direta aos legítimos atores nunca existiu.
    Temos que começar a construir um diálogo aberto com conosco, e com as autoridades, que sempre manipularam através deste sistema, ignorando nossa inteligência, e potencial, como também nossa profissão.
    É relevante sim, discutirmos a questão que esse sistema nos impôs. Hoje, somos os únicos artistas no Brasil que paga para fazer seu show. Um cantor capta recursos, faz um show, w as pessoas ainda pagam para assisti-los. Nós artesãos, temos que comprar as feiras caras, onde levamos nossos produtos(damos o nosso show), porém serve para dá lucro as pessoas que captam os recursos perincipalmente do setor público. A questão da produção e nossa atividade é um terror, assim mencionado pelo colega, que expressou dialeticamente correto, NÓS SOMOS TODOS ARTESÃOS, INDEPENDENTE DO PRODUTO QUE PRODUZIMOS. Essa nomenclatura inventada e impostas pelos técnicos a nós, não podemos mais aceitar. NOSSA LEI DIZ CLARO; SOMOS TODOS ARTESÃOS, não existe essa de trabalhador manual, versando sobre manualidade. Aqui aproveito o espaço, para pedir aos artesãos do Brasil, que se manifeste contra isso, pois será um dos temas a ser discutido em nosso 7º CONTRARTE, Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos, de 19 a 21 de outubro de 2015, no Auditório do Praia Mar Hotel. Esse evento, será um marco na história da luta da categoria, pois depois de mais de três décadas, conseguimos apoio e aprovar uma lei que regulamenta a profissão de artesão. Viste o blog da Confederação nacional dos Artesãos, e veja a história da luta da categoria, onde envolveu muitos artesãos e movimentos, e que deságua, nessa brilhante conquista.
    A CNARTS – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ARTESÃOS, terá a honra de receber os mais de 800 artesãos na quele espaço, para deliberar sobre nós, sobre a nossa categoria. Visite o site do Congresso: http:cntrarte2015.wix.com/contrarte, e veja a programação e eixos temáticos. Um forte abraço a todos guerreiras e guerreiros artesãos e artesãs do Brasil!

    • Responder

      Querid@s artes@s,
      Inicialmente quero parabenizar os candidatos pela disposição de poder colaborar no nosso Colegiado Setorial do Artesanato que,apesar das grandes conquistas dos últimos anos,ainda precisamos continuar esse árduo trabalho em prol do artesão e artesanato brasileiro.
      Aproveito para reiterar meu apoio ä candidatura da nossa querida guerreira,Isabel Gonçalves!Para quem ainda não conhece a garra desta companheira,lhes garanto que as grandes conquistas para nossa categoria veio de nossa luta capitaneada por ela enquanto presidenta da CNARTs.
      Também quero compartilhar com todos as informações sobre nosso trabalho no Colegiado.,em especial a elaboração do nosso Plano Setorial nacional do Artesanato no qual trabalhamos com muito vigor e responsabilidade culminando com a Audiência Pública e que será aprovado na próxima gestão do Colegiado.Por isso precisamos eleger a Isabel para as futuras missões.

      https://bussolacultural.wordpress.com/2014/08/31/consulta-publica-do-plano-setorial-do-artesanato/Esse Plano visa orientar todas as políticas públicas para o Artesanato pelos próximos 10 (dez) anos, e é uma construção conjunta da Sociedade Civil e do Poder Público, representada pelo Colegiado Setorial do Artesanato.
      É fundamental, para o sucesso da política, que os artesãos de todo país tenham acesso ao texto preliminar e possam apresentar ideias e considerações sobre as estratégias e ações ali propostas.

      https://bussolacultural.wordpress.com/2014/03/28/primeira-reuniao-do-colegiado-de-artesanato-2014-cnpc/
      https://bussolacultural.wordpress.com/2014/07/15/comite-gestor-do-rs-mais-igual-debate-dados-do-observa-torio-de-politicas-sociais/
      Me coloco ä disposição de tod@s para maiores informações.
      Fraterno abraço e luz na missão,
      Marly Cuesta
      Mestra Artesã
      Rep.da Região Sul no Colegiado Setorial de Artesanato do CNPC/MINC
      Prêmio Tuxáua 2010

  17. Responder

    Bem, a essa altura, quem não se escreveu como candidato ou como eleitor não poderá mais se escrever. Portanto aqui vai meu apelo para aquele que for pleiteado no seguimento de ARTESANATO como delegado em todo País. Escutem e exija que no encontro de serra talhada-PE onde irá ocorre as eleições para eleger o conselheiro, que tenha um espaço de tempo digno para que os candidato possa expor e apresentar seu currículo, apresentar suas propostas e responder perguntas feitas tanto para representantes da categoria como aos representante do governo que estiver presente o qual acredito que tenha direito a perguntas, mas não a voto diante dos candidato da sociedade civil. Entre tantas coisas que me incomodam no ponto de vista da gestão Governamental referente ao artesão e seu produto e que talvez tenhamos algo em comum, a esse respeito e se assim for, apresentou-lhes Como uma segunda proposta já que defendo também o mapiamento como banco de dados dos ARTESÕES DO BRASIL. Nesta questão peso também o apoio de todos aqueles que tornarem-se CONSELHEIRO para apoiar de acordo com o vosso entendimento diante desse assunto que irei abordar. Nas artes plasticas, com seus diversos estilos de expressão: CLÁSSICO, ABSTRATO, CUBISMO, SUL REALISMO, MODERNISMO, PÓS MODERNO e ai vai. Na musica seguindo o mesmo raciocínio: CLÁSSICA, POPULAR, O ROCK E SUAS VARIEDADES, O BREGA, O SAMBA, O FANQUI e etc e tal, são considerado em um único contesto, como cultura e quem manipula essa arte, como músicos. Entretanto o fruto do nosso trabalho nem sempre são considerado como artesanato e nos como artesão, já que os acadêmicos desconsiderando o conhecimento impi rico, a fonte em que eles bebem, se acham no direito de determinar o que é artesanato e o que não, quem é artesão e quem é manu aleiro. Pressupondo da razão, o que eles entendem como artesanato e feito pelas maus e com as maus e o que eles entendem como manu aleiro também é feito pelas maus e com as maus, embora não tenha uma representação de punho folclórico, mais pelo andar das carruajem vai se torna cultura. Porque, a cultura de ontem pode estar totalmente perdida hoje, e não ser mais considerada como tal, anão ser que a resgatamos e o que hoje desconsideramos, no amanhã pode se tornar protuberante, podendo ate se tornar também, folclórico e assim se renova a vida. Cultura e o que o povo faz não é o que a cadmia diz, mas sim o que os fatos, fazem revelar. Isso é preconceito medo é manipulação. TODA A EXPRESSÃO MANUAL TENDO PUNHO FOLCLÓRICO OU NÃO DEVERÁ SER RECONHECIDO COMO UM PRODUTO ARTESANAL E NÃO TRABALHO MANUAL E SE O PRODUTO E ARTESANAL É CULTURA, LOGO O PRODUTOR E ARTESÃO, assim como todo estilo de musica e todo tipo de pintura nas artes plasticas e cultura e quem o produz e musico ou artista plastico. Entrem nesse link: é conheça a l cartilha do trabalhador artesão, apesar de ter cido lançada no ano de 1988 se encontra atualíssima. Assista e leia se informe e se fortaleça. Um abraço artesanal. https://www.youtube.com/watch?v=k-iZ-FK1mM0

    • Responder

      Finalizando a etapa de votação. Sabemos que a preocupação de cada candidato tem como foco o avanço político da linguagem. Para tanto é de grande relevância o papel do conselho na deliberação da política de cultura. Para nossa linguagem que, desde os anos 80 já sinalizada os desafios que os artesãos enfrentariam quanto ao reconhecimento da profissão, na preservação da identidade cultural de sua produção, e mais recentemente na questão da cidadania que retrata com fidelidade as reais condições da maioria dos mestres artesãos. Para a representação é importante que seja clara a função de quem eleito for, que o trabalho político deve alcançar a todos os artesãos no território nacional.

  18. Responder

    É o setor que os debates foram ricos em detalhes, fico deveras agradecido a todos. A leitura é a maior riqueza de um povo. Abraços Poéticos, João Cavalcanti Ribeiro Júnior, Olinda.

  19. Responder

    Boa Noite Amigo!
    Quero parabenizar a todos os candidatos que, assim como eu entraram nessa luta para trabalhar pelo melhor para os artesãos. Vamos aproveitar esse espaço que temos para trocarmos ideias e experiências, estamos em estado diferentes mas, lutando pelo mesmo ideal, vamos ajudar uns aos outros, todos temos direito ao Sol, e a Sombra se a merecermos.
    Vamos usar nossas armas: Transparência, honestidade e humildade, não vamos nos dividir , mas sim unir forças para chegarmos juntos, tenho certeza que conseguiremos atingir nossos objetivos que é melhorar a vida do artesão que, assim como o Antonio e acredito que seja de muitos, é minha única fonte de renda.
    Que todos colham aquilo que plantarem!!!!
    Abraços!!!!

    • Responder

      Que bom poder conhecer uma candidata do MT. Seja bem vinda. Admiro muito o seu estado, um dia quero conherce-lo.. Sucesso na candidatura. UM ABRAÇO ARTESANAL..

      • Responder

        Obrigada Antonio!!!
        Meu estado está de portas abertas para recebe-lo, venha quando quiser será muito bem vindo!! Sucesso também pra você!!
        Abraços!!!

    • Responder

      É isso aí Eliana !!! Parabéns amiga !!! Sucesso !!!!

  20. Responder

    Conheço Isabel, e sei que estaremos bem representados. Essa é uma guerreira. Deus te abençoe!

  21. Responder

    A 6 h na pagina do facebook denominada Artesões do Brasil (Grupo publico) Senhora Vani Mariss pedi votos para a Senhora Isabel Gonçalves de maneira irresponsável, pois a mesma aconselha que os Artesões dos outros estados que não estiver satisfeito com os candidatos dos seus espectivo Estados devera se escrever como eleitor na setorial de artesanato de Pernambuco e votar em Isabel Gonçalves. ISSO É FRAUDE ELEITORAL. OU NÃO É? ISSO É MANIPULAÇÃO OU NÃO É?. BEM NÃO LHES DIGO MAIS NADA A RESPEITO DISSO. Mais digo que SE OS SENHORES ARTESÕES NÃO ESTÃO SATISFEITOS COM OS CANDIDATOS DE SEUS ESTADOS, NÃO SE ESCREVA COMO ELEITORES É SIM COMO CANDIDATOS E SEJA VOCÊ MESMO O REPRESENTANTE DO SEU ESTADO. Seja honesto com você e os colegas de profissão. Me mostre o que fazes é te digo quem tu és..

    • Responder

      Tony, me perdoe, mas você está equivocado, eu não pedi votos de maneira irresponsável, como você menciona, eu pedi, peço e continuarei pedindo (até o dia 07/10/15) para tod@s artesãs e artesãos do Brasil, que conhece o trabalho da Isabel Gonçalves (artesã pernambucana que muito nos orgulha por sua garra e dedicação à causa artesã brasileira), simplesmente estou exercendo meu direito democrático de cidadã artesã, de pedir e divulgar a candidatura de uma outra artesã (conhecida nacionalmente como a defensora dos direitos dos artesãos brasileiros), a qual no meu entender é a candidata de Pernambuco que pode conseguir muitos votos para a setorial de artesanato de Pernambuco, cujos votos irão beneficiar a todos candidatos do Estado de modo que, o nosso Estado poderia concorrer com 3 candidatos estaduais. É uma pena que seu pensamento tacanho, não alcance a dimensão do meu pedido, tendo em vista que, se Isabel conseguir mais de 100 votos, consequentemente os outros candidatos seriam beneficiados.
      Não se preocupe, eu vou enviar outra mensagem pedindo a todos que se inscreva, como candidato ou eleitor (porque hoje é o último dia pra se inscrever) e só vote quando eu obter a resposta da SAI, referente a licitude ou não do meu pedido.
      Nós artesãs e artesãos de Pernambuco deveríamos nos unir para lutar juntos por todos artesãos brasileiros e não ficar com disputa entre nós. Que coisa mesquinha…

      • Responder

        A questão, é que não é assim que funciona o andamento na verdade. leia com atenção o regulamento para o processo eleitoral do CNPC. Quanto os outros estados devemos lhe dar autonomia porque não podemos subestimar a ação de nem uma pessoa, ai sim encontramos o desejo de manipulação. Sou artesão vivo 100% dessa profissão, não é meu complemento de renda, meu robe e muito menos minha terapia ocupacional, mas sem o meu sustento. Falo com autonomia no espaço que me dado por direito. O democrata deve ser responsável na sociedade em que pertence, reto e verdadeiro. Isso é uma politica trabalhista onde não se deve impor propostas e sim debate-las diante da conjuntura e não diante do oportunismo. Um abraço.

        • Responder

          Caro amigo Tony você denunciar isso ao CNPC , porque já vir lá candidato de ter sua candidatura suspensa no dia, é só você fala que eles vão apura isso, e boa sorte!

      • Responder

        oiii Antonio sabe pq ela anda pedindo voto pq ela e uma da que estara tambem concorendo como delegada nataCOLEGIADO SETORIAL DE ARTESANATO 2014 Natos
        Marly Cuesta Télles de Conti
        Edna dos Santos de Melo
        Abadia Maria de Oliveira
        Ivanilda Maria Morais e Silva
        Darlindo José de Oliveira Pinto
        Adriana Chaluppe dos Santos
        Fernanda Bellinaso Beraldo
        Nivaldo Jorge da Silva
        Renato da Silva Moura
        Vânia Maria de Oliveira Santos
        Reinaldo Custódio da Silva
        esses saos os natos que tambem estam concorendo

      • Responder

        Acho que vc estar equivocada vcs nao leu os direcionamento do CNPC para fazer três candidatos teria que ter 101 pessoas assinando a lista de presença, ou seja, vcs teria que levar 101 artesãos no seminário presencial. Como vcs so tem uma cadeira quer dizer que foi menos que 30 e essa cadeira que vcs teve vão o candidato vais votado no processo digital

        • Responder

          Sim Pernambuco, só poderá levar um delegado nesse processo eleitoral, entretanto demos dois candidatos natos que já fazem parte do colegiado, o Sr Nivaldo Jorge e a Sra. Ivanilda, ou seja, teremos 3 delegados legais. Só que a Sra Ivanilda não mais poderá se candidatar ao conselho por estar em sua segunda eleição consecutiva Estarão abito a se candidatar o Sr. Nivaldo Jorge e o candidato que for eleito como delegado nesse processo eleitoral aqui pleiteado..

  22. Responder

    Caros colegas, estou candidata para representarmos nesse colegiado, para contribuir com minhas experiências de mais de 28 anos de luta, atuante em todas as esferas de entidades(associação, a nível municipal, federações e sindicato, em nível estadual, e agora, estando presidente da Confederação Nacional dos Artesãos. Quero lembrar que cada um deve mostrar o que vem fazendo na luta de sua trajetória na vida, e hoje posso mostrar uma trajetória de conquistas, como ocorreu, junto a Assoc. das Tapeceiras de Lagoa do Carro(assista a reportagem do G1 sobre as tapeceiras de Lagoa do Carro, como presidente fundadora, e até hoje atuando e lutando com as companheiras em minha cidade, pelas melhorias e avanços. Integrante da fundação da Fed. dos Artesãos de PE, retomamos a luta pela Regulamentação da Profissão dos Artesãos, e membra do Movimento Pró Regulamentação da Profissão, que se transformou por determinação do 3º CONGRESSO DOS TRABALHADORES ARTESÃOS DO BRASIL EM BRASÍLIA, registrada o anseio da categoria em ter uma entidade representativa de sua categoria, e que no formato de maior organização, surgiu, a CNARTS – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ARTESÃOS DO BRASIL, responsável pelo grande movimento, através de ações sólidas, participativa de artesãos de todo Brasil. Assumi a CNARTS, em dezembro de 2013, e nestes quase dois anos na presidência, conseguimos articular artesãos em todo Brasil, inclusive, estamos até hoje, mobilizando a inscrição de artesãos em todo território brasileiro. Somos hoje, um canal direto de informação e luta em defesa dos artesãos, pois todas as entidades filiadas a CNARTS, são de artesãos, e de nenhuma outra atividade. Minha presença no Colegiado, trará esta experiências vivenciadas durante todos estes anos, e as que estou vivenciando atualmente, onde visitamos os artesãos dos estados (RO, MA, AP, AM, MS, MT, TO, PA, RN, PB, RS, PR, SP, RJ, ES, SE, AL, BA,DF, GO), acredito que as escutas nesses estados, fortaleceram, a formação de políticas públicas para o setor, e me disponibilizarei, a dividir com todos essas informações. Hoje, construir bancos de dados(dados estatísticos) fidedignos dos artesãos do Brasil, será o marco legal, para o começo de uma construção de políticas para o setor, que vergonhosamente sempre é esquecido pelo poder público(gestores), e parlamentares.
    O maior desafio hoje, será a normatização da LEI QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO(PL 7755/10, que a CNARTS, nesses quase 2 anos de minha direção na presidência, articulou uma Frente Parlamentar em Defesa dos Artesãos do Brasil, e uma luta de mais de 35 anos, se concretizou este ano no dia 09 de setembro, na CCJC da Câmara Federal). Precisaremos fazer todos os estudos necessários para estruturar e garantir direitos junto ao Governo Federal, e esse colegiado, terá uma importante contribuição.
    para concluir, quero aqui deixar os meus agradecimentos, a todos que estão se mobilizando em defesa da minha candidatura, pois mesmo em viagem para organizar o maior Congresso da categoria, que se realizará de 19 a 21 de outubro em Natal, ligavam pedindo pela minha participação. Deus é conhecedor de tudo, e se for da vontade dele, e da vontade da maioria, estarei sim, avançando anida mais na história, fazendo acontecer, os avanços necessários, para os artesãos do Brasil. Um forte abraço a todos, e peço seu voto, e seu apoio. Deus abençoe aos artesãos do Brasil!
    Quero ser um elemento desses integrantes, e

  23. Responder

    Gostaria de lembrar a todos, já que as candidatas Isabel Gonçalves e Risolange Rodrigues ambas fatisaram na insistência de afirmarem fazerem parte da CNARTES , não tenho duvida disso, entretanto a CNARTES se equivoca aberradamente ao se denominar Confederação Nacional dos Artesões. Pois ainda não temos essa entidade que por força da Lei deverá atender as necessidades do INDIVIDUO ARTESÃO e não de pessoa jurídica, como é o caso das FEDERAÇÕES que constituem o corpo de uma CONFEDERAÇÃO.. Portanto ela não me representa diante da CLT como artesão. Entretanto representa. sim, as FEDERAÇÕES. CNARTS ( Confederação Nacional do Artesanato Brasileiro). E não dos artesões..

    • Responder

      Acredito que este espaço seja para um debate coerente em defesa da categoria artesã e não um local para intrigas e demonstrações de sentimentos mesquinhos de inveja e despeito.
      Acho que os candidatos devem mostrar por que se candidataram, quais as expectativas para o setor que carece tanto de educação sócio-política, que precisa urgentemente saber o quantitativo de artesãos no País, que precisa de políticas públicas direcionadas para o setor, um setor tão carente de pessoas realmente envolvidas no desenvolvimento e crescimento de todos artesãos brasileiros.

      • Responder

        toda categoria tem seus representantes, a CNARTS tem representado o artesão em todo o Brasil através das federações, sou de Brasília e o artesanato aqui mudou e tem uma nova vida depois de todo trabalho da Isabel Gonçalves a qual dorme em minha casa pois não tem tanta verba , mas vem do seu estado para trabalhar a favor da categoria, onde passa dias e horas correndo e se esforçando para que os artesãos do Brasil sejam reconhecidos e valorizados, eu tenho visto a luta que ela tem feito a nossa favor, não somente a um estado ou um grupo pequeno de pessoas mas sim de todo artesão do Brasil, ela merece todo nosso respeito pois se não fosse sua coragem e determinação a nossa PL 77 55/2010 NÃO ESTARIA NESSE TRÂMITE DE VITÓRIA.

        • Responder

          Obrigada pelo reconhecimento da luta da CNARTS, única entidade nacional que conseguiu na história oferecer aos artesãos mais dignidade, através da informação.
          Estamos ainda com 6 aninhos, mas com a união dos artesãos e força de todos, com muita fé em Deus, chegaremos lá!

          • Responder

            Eu e nossos associados da AIRART-PK do ES queremos dizer o quanto a CNARTS, é importante para nós, o avanço na regulamentação de nossa categoria é com luta, sono perdido, cansaço de viagens longas, mal se alimenta direito, e tudo só quem se preocupa com o artesão passa e ISABEL GONÇALVES é uma guerreira, tem nosso apoio amiga.

            • Responder

              Meu caro não tenho duvida de sua importância como não tenho duvida também da importância da UNA (Uniao Nacional dos Artesões) um movimento que vem deste o ano de 1989 procurando orientar a categoria enquanto a importância de atuar na politica no que se diz respeito a nossa profissão,. tanto que foi a primeira entidade que respaldada pelos sindicados representantes nas cinco regiões do pais, apresentou a primeiro PL em 1991 a pois o l CONTRATE realizado em Porto Alegre. RS. Na sina do gasômetro e alterado no ll CONTRARTE realizado no centro de convenções PE em 1993 Assim como a l FEIRA NACIONAL É LATINA AMERICANA realizada na mesma data e no mesmo lugar. Sendo realizados e organizado pela UNA. Unica entidade que surgiu no l OAB Encontro dos Artesões do Brasil, Realizado no Ibira poera SP em 1988, com um único OBJETIVO incentivar e orientar a organização politica da categoria que desde então estava completamento desarticulada. Dai então venho atona inúmeras entidades, sem falar que também foi a primeira a realizar um CONGRESSO ESTADUAL de maneira correta como manda o protocolo, elegendo seus delegados diretamente da base, fazendo o estudo da conjuntura local, Estadual e Nacional. A unica entidade a está presente em todos os Congressos da categoria através de seus representantes estudando e elaborando propostas para o trabalhador e não para os o seu produto. A unica entidade que criou a primeira cartilha do trabalhador artesão que apesar de ser lançada e, 1088 se encontra atualizadíssima. Esta é a entidade em que ela bebeu e ainda bebe em sua fonte. Portanto exigimos coerência, verdade é respeito.
              Vou lhe mandar o link de onde você pode encontra-la. um abraço. Minhas saudações artesanais.

        • Responder

          Vejamos o que escreve a candidata de Brasília: ” O Distrito Federal tem 75 feiras, destas apenas duas são de artesanato, a primeira na CLN 115, está desativada por falta de apoio. A segunda é a Feira de Artesanato da Torre de Tv, com menos de 20% de espaços estão ocupados pelos artesãos de direito.
          É realmente uma decepção, uma vergonha, falta de respeito do poder público para com esses artistas.
          Este espaço deveria ser a porta de entrada para a cultura do Distrito Federal, onde o turista se deliciaria ao conhecer nossa história, nossos hábitos, como vivemos, o que sonhamos. Assim sendo, levaria para seu estado ou país uma lembrança, mas ao chegar na Feira de Artesanato da Torre de TV, o turista encontrará um amontoado de quinquilharias fabricadas na China e comercializadas em qualquer esquina e em qualquer lugar do mundo!
          Encontrará na Feira de Artesanato da Torre de Tv, revendedores de móveis industrializados e fabricados em Goiás, e são 95% de todos os móveis. Apenas 5% são artesanais.
          Perdemos o Mercado do Artesão no SIA.
          Perdemos a Casa do Artesão no CONIC.
          Perdemos a Praça do Artista.
          Perdemos a Galeria dos Estados.
          Perdemos a Feira de Artesanato da Torre de Televisão, mas ainda não perdemos a nossa dignidade!!!
          Onde estávamos??? Agora é a hora do resgate!!!”

        • Responder

          Como pode Antonio Gomes a EDISMEIA e de Brasilia e esta inscrita como PERNANBUCO isso e normal CNPC isso pode ser feito uma pesso mora em um estado e se inscreve no outro…..ela mesma tai falando e nao se deu conta ….Gente olha ao por favor..

          • Responder

            Isso é fralde eleitoral, Portanto constitui crime, assim acredito, já fiz minha denuncia espero que o CNPC se manifeste o guando antes.

      • Responder

        É isso colega, estamos apresentando-nos, daí, é bom mostrar o que temos de melhor a oferecer, e nossa trajetória. Quero estar lá na setorial, para fortalecer a plataforma inicial, já estruturada pelos colegas anteriores, e buscar mais avanços.
        Lutar para que os artesãos, os únicos artistas no Brasil a pagar para apresentar seu show. Abaixo qualquer conflito, queremos avanços com luta, e união!

      • Responder

        Apoiado Gilson !!!! Assim deve ser a nossa vida !!!! Coerência, discernimento e sabedoria. Parabéns pelas palavras. Porque vc não se candidatou ?????

    • Responder

      Amigo, a CNARTS já construiu condições, e articulou o Brasil para o surgimento do grande Sindicato Nacional dos Artesãos. Não podemos ficar de braços cruzados, só acordando de 2 em 2 anos.
      Precisamos de todos na luta, para que possamos ter avanços reais.
      Firme na luta, estamos numa campanha democrática, respeito sua opinião, mas precisas participar mais.
      Vamos lá, todos pelo bem maior, a melhoria dos artesãos do Brasil.

    • Responder

      Apoiado Antonio !!!! Parabéns pela sua capacidade e inteligência !!!!

  24. Responder

    Esse é um setor da camada produtiva primária, de grande relevância histórica e cultural, portanto meus caros fico feliz em vê pessoas competentes que querem mudar as políticas públicas nesse setor. Sou candidato do setor literatura livro e leitura. Abraços Poéticos, João Cavalcanti Ribeiro Júnior.

  25. Responder

    Olá Ester !!!! Seja bem vinda nesse espaço de debates e desejo-lhe sorte nas eleições.

  26. Responder

    é preciso ter comprometimento e ética com o setor de artesanato no nosso estado, e com o legado que nos foi dado por nossos antepassados e levarmos nosso trabalho de forma magistral que nos faça ser reconhecido por laços de fidelidade a nossa obra.

    • Responder

      Parabéns Claudionor, pelas suas poucas palavras mas com significado gigantesco !!! Assim deve ser por todo o Brasil !!!!!

  27. Responder

    REINALDO CUSTODIO DA SILVA
    10 de setembro de 2015 / Artesanato – SP
    Responder
    A (CCJC) da Câmara dos Deputados “aprovou nessa quarta 09/09/15 ás 12h30” a regulamentação da profissão de artesão PL 7755/10.
    Como tramitava de forma conclusiva, e já havia sido aprovado pelo Senado, a proposta segue sem alteração para sanção da Presidenta da República.
    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/495711-CAMARA-APROVA-REGULAMENTACAO-DA-PROFISSAO-DE-ARTESAO.html
    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=795952&filename=PL+7755/2010

  28. Responder

    Olá Maria!! Seja bem vinda ao Fórum e à sua candidatura no Colegiado Setorial de Artesanato. Fico feliz por estares aqui, com a intenção de representar uma região tão rica, em termos artesanais, do nosso Brasil. Você acompanhou as atividades do Colegiado na gestão 2012-2014 ?? Participastes da consulta pública do Plano Setorial de Artesanato ?? O que vc teria a dizer sobre esses pontos ???

    • Responder

      Sim Fernanda, tenho acompanhado as atividades do setor nestes últimos trinta anos, atuando em diversas frentes nas quais o artesanato está envolvido. Participo do movimento político através da UNA, da colaboração com a política pública do meu estado através da Comissão Setorial do Estado – FUNDARPE, e como produtora cultural através de projetos nas ONGs e Pontos de Cultura. Também desenvolvo meu trabalho em artesanato expondo em espaços públlicos e em venda direta ao consumidor. Acompanho o trabalho do colegiado setorial do artesanato e trabalhamos muito aqui em Pernambuco para apresentar propostas para a consulta pública para o artesanato. Além disso desenvolvimento oficinas de formação para fortalecer a dimensão simbólica do artesanato que demanda urgência na questão da identidade cultural. Sabemos que alguns aspectos são cruciais para a discussão e o fortalecimento da nossa linguagem e que têm a ver com a identificação de cada artesão, onde ele vive e o que produz, o mapeamento; o fortalecimento na transmissão de saberes; ações políticas para assegurar o fazer dos mestres nos espaços espaços educativos, e outros. Bem, temos desejo de permanecer na luta política e espero ter o apoio dos artesãos para ter o direito a falar por eles, por seus interesses, sonhos, e cidadania.

      • Responder

        E sobre o Plano Setorial, propriamente dito. O que você modificaria e melhoraria ???? Ou ainda, qual seria a primeira atuação, como participante do Colegiado, para que o Plano iniciasse sua implementação efetiva ????

        • Responder

          Olá Fernanda,
          Considero que a formulação de políticas para o setor não será eficiente enquanto não soubermos para quem estamos propondo. Isto é: o mapeamento é ponto crucial. Precisamos conhecer quem são os artesãos, ond4e estão e o que fazem. Esse mapeamento precisa acontecer como prioridade.

          • Responder

            Ai sim…….mapeamento é o início de todo bom trabalho que se deseja realizar, para todo e qualquer segmento. Se os gestores entendessem a importância dessa informação, implementaria urgentemente. E aí vem a minha questão: onde estão os dados do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro, sobre o SICAB. Onde estão as respostas obtidas, caso não estejam sistematizadas e planilhadas ??? Certamente têm um rico material que não disponibiliza. Imagine a riqueza de informações o Brasil teria, se essas informações estivessem compartilhadas na plataforma do SNIIC – Sistema de Informações e Indicadores Culturais ????

        • Responder

          Temos acompanhado no estado o trabalho realizado pelo colegiado nacional através de nosso representante Nivaldo Jorge que, constantemente realiza o repasse de informações e também a discussão da pauta em seminários, festivais, rodas de diálogos, Ongs e outros. Acompanhamos a construção do Plano, do Regimento Interno e do alinhamento à política de cultura.

          • Responder

            Maravilha. Nivaldo é um profissional que conquistou o meu respeito !!!! Maravilha Maria !

  29. Responder

    Estou me inscrevendo como eleitor mas, não aparece a aba para confirmar minha inscrição, só fica abrindo a página de candidato, mas, eu não quero me candidatar, só votar.

  30. Responder

    Boa noite. Ainda não tem candidatos para pernambuco?

    • Responder

      Pois é….onde está a mobilização do setor, por toda a região Nordeste ????

        • Responder

          Olá Antonio….seja bem vindo como candidato !!!! Só um “detalhe”, perceba que a minha postagem, a respeito de mobilização, foi no dia 1 de setembro, ou seja, anterior às candidaturas aqui expostas (inclusive a sua). E quando mencionei em mobilização, foi no sentido de existir muito mais candidatos da região de Pernambuco, já que aí é um celeiro de a”artistasartesãos”. Será que agora me fiz entender ???

        • Responder

          Essa mobilização por você mencionada, Antonio, é por parte do Governo. A mobilização do setor à que me referi, deve ser realizada por parte dos artesãos.

          • Responder

            Fernanda, no fórum realizado pelo MINC neste dia 11/09 foi muito questionado, porque desde que o MINC declarou aberta as inscrições para eleitores é candidato á DELEGADOS não ficou clara que no fórum que será realizado nos estados, como o que ouve aqui em Recife no dia 11 já mencionado acima. Seria, para com o fórum aqui presente determinasse a quantidade de DELEGADOS vai ter direito de representar o seu estado. Portanto será de fundamental importância o maior numero de candidato a eleitores presenciais no fórum. Porque se tiver de 3 a 30 eleitores presenciais por seguimento dará direito a levar um único DELEGADO, de 31 a 60 eleitores o estado levará dois DELEGADOS e de 60 a 101 eleitores levará três DELEGADOS. Sendo esse o máximo DELEGADO permitido. Com essa estrema importância da presença dos eleitores dos determinados o MINC fez uma divulgação acanhada limitando-se a a plataforma online. Assim sendo a pois muito questionamento decidiram que qualquer seguimento pode fazer um novo encontro antes do dia 26/09 para juntar o numero de eleitores presente e somar com os presente no fórum realizado no dia 11/09 , para que essa soma determine por fim quantos delegados pode ir representar o estado.
            OS artesãos tiveram vinte dois eleitores presente, tendo direito por tando de levar um único DELEGADO. Portanto a UNA ( União Nacional dos Artesãos ) que lá se fez presente, está se articulando com a Secretaria de Cultura do estado – PE para juntos realizarmos antes do dia 26/09 que o dia limite para as inscrições, um encontro em Caruaru no Alto do Moura para realizar um outro fórum presencial com o intuito de levarmos o maior numero de delegados possíveis.
            Assim sendo CONTO COM O SEU VOTO E SEU APOIO EM ME INDICAR. Um ABRAÇO!!!

            • Responder

              Olá Antonio, muito válida a sua preocupação e movimentação. Fico admirada pelas ocorrências, pela falta de participantes, sendo o seu Estado e região tão rica em produtos artesanais e,. consequentemente, em artesãos. Fico admirada também, por ter poucas pessoas participantes, já que toda a região Norte é tão bem articulada com a questão do artesanato e com tantos Sindicatos, Associações, Confederações da classe. Desejo-lhe sorte na campanha e, principalmente, na eleição. Infelizmente não posso votar em você, pois sou do Estado de São Paulo mas quem sabe nos encontraremos em Serra Talhada, já que estou como candidata nata para a etapa nacional. Abs e até lá !!!

              • Responder

                Fernanda, falta de participação dos artesãos no fórum, no meu ponto de vista, se deu por dois multivoz cruciais: A relação do MINC e a Secretaria de Cultura do Estado foi muito tímida em relação a importam cia do evento e o Estado por sua vez foi muito lento e limitado no que se diz respeito a divulgação nas capitais e municípios. Esquecendo ate mesmo de acionar rádios e tvs do Governos. Segundo ponto, apesar de termos muitas entidades como: Sindicatos, Federações, Cooperativas, Associações e Grupos Produtivos elas são manipuladas por seus dirigentes quando se diz respeito a informação e formação politicas, pois todas absolutamente todas, agem meramente como uma simples entidade social em que o único interesse e a comercialização. Querem bem estar material esquecendo que antes de todo vem o intelectual. A verdade é que, se eu não fosse artesão e nem ativista da causa, não saberia as necessidades da categoria porque eles não se manifestam de maneira consciente diante de sua própria conjuntura que em seus SEIS CONGRESSO NACIONAL DA CATEGORIA, SEQUER ESSE TEMA FOI.ABORDADO..

    • Responder

      Sim existem dois candidato eu sou um deles. Queremos levar o maior numero de delegados possível, aguestão é que pelo que entendi sera preciso de 3 a 30 eleitores presenciais no fórum que será realizado no dia 11 em Recife para elegermos 1 DELEGADO, de 30 a 100 para elegermos 2 DELEGADOS e acima de 100 para levarmos 3 DELEGADOS. Assim sendo credito que 3 é 0 máximo que podemos levar. Portanto se você poder comparecer vai ser muito importante. O evento irá acontecer na Rua Capitão Lima -420- em Santo Amaro. Esse endereço fica na rua da antiga TV TUPI. no espaço jump brasil do porto digital.