Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Culturas Populares de Alagoas (AL)

Candidatos(as)

Carregando...

MARIA JOSÉ FERREIRA DA SILVA (Zeza do Coco)
+
Votos: 1

MARIA JOSÉ FERREIRA DA SILVA (Zeza do Coco)

Defesa do candidato:

Trabalho cantando e divulgando para a preservação da tradição da cultura de um dos folguedos mais populares de alagoas, o coco de roda.

Experiência:

Sou nora e sucessora da falecida mestra de Coco, Mestra Hilda. Canto e divulgo, há mais de trinta anos, o coco alagoano por onde passo. Sou natural de Capela (AL). Iniciei minha trajetória artística na cultura popular aos cinco anos de idade, quando acompanhava meus pais nas tapagens das casas de taipa nas fazendas da zona da mata alagoana.


ELVIS DOS SANTOS PEREIRA
+
Votos: 88

ELVIS DOS SANTOS PEREIRA

Defesa do candidato:

ESTAR NA LINHA DE FRENTE E SER UM CONSELHEIRO ATUANTE NO QUESITO JUNTOS SOMOS UM SÓ EM FAVOR DA CULTURA POPULAR DO NOSSO ESTADO, ASSIM NA MINHA LONGA TRAJETÓRIA CULTURAL ONDE JÁ DANCEI, CANTEI E ADMINISTREI, COCO DE RODA, GUERREIRO, PASTORIL, CIRANDA, TAIEIRA, PAGODE ALAGOANO, QUADRILHA, BAIANAS ETC..PONTOS DE CULTURA E SEI DAS DIFICULDADES NA PRATICA DO DIA DIA CULTURAL NESSE ESTADO ALAGOANO.

Experiência:

SOU CONSELHEIRO MUNICIPAL DE CULTURA DA CIDADE DE MACEIÓ NO SEGMENTO CULTURAS POPULARES, MAIS É PRECISO MAIOR ABRANGÊNCIA DE ATUAÇÃO, PARA QUE SE POSSA ESTAR DIRETAMENTE FOCADO NAS DIRETRIZES CULTURAIS E UTILIZAR ESSAS DIRETRIZES SEMPRE A FAVOR DOS FAZEDORES CULTURAIS DO NOSSO ESTADO QUE É RICO EM DIMENSÃO CULTURAL MAIS POBRE NO QUE QUESITO INOVAÇÃO E RESPONSABILIDADE COM NOSSA GENTE.


jose de arimatéa de vasconcelos teixeira
+
Votos: 43

jose de arimatéa de vasconcelos teixeira

Defesa do candidato:

Defender propostas de ampliar a atuação cultural em gerenciamento e sustentabilidade de grupos culturais (folclore, música, artesanato e patrimônio cultural). Ampliar o apoio às apresentações culturais. Buscar manter a cultura popular das comunidades com raízes históricas Colocar o acesso à cultura. Lutar pela sustentabilidade cultural e sua valorização e identidade cultural.Inserção Social

Experiência:

Gestor e Coordenador Cultural com pesquisas no setor e com ação cultural com grupos folclóricos, artesanais, de patrimônio cultural-histórico, musicais, museológicos comunitários, literários, comunicação. Fazedor de Cultura. Jornalista, Rel Públicas, Professor divulgador e pesquisador cultural como jornalista, radialista, membro Comissão de Folclore de Alagoas, Academia de Cultura e Maceioense


Candidato(a) eleito(a)
Rogerio Dias
+
Votos: 8

Rogerio Dias

Defesa do candidato:

Politização do Setor culTural no segmento Cultura Popular combatendo o analfabetismo politico. Tendo a oportunidade dialogar atraves do Conselho Nacional de Politicas Culturais refletindo sobre a politica cultural brasileira.

Experiência:

A Vida inteira dedicada a vivência da Cultura Popular. Compositor, cordelista, cantador de coco, escritor, ator, diretor artistico, auto-produtor, agitador cultural.


Jurandir Bozo
+
Votos: 148

Jurandir Bozo

Defesa do candidato:

* Ajudar a formular uma política mais eficiente para os grupos de cultura popular, principalmente os da zona rural e interior dos Estados. Acreditando que a cultura popular precisa de maiores investimentos por parte do poder público, bem como a articulação de parcerias com Universidades afim de gerar publicações sobre o tema. * Defender os interesses dos grupos e artistas fazem a cultura Popular.

Experiência:

Atuou como secretario de Cultura na cidade de Pão de Açúcar-AL, tem acompanhado grupos de coco tradicional e realizado oficinas em grupos de coco atuais, tem atuado junto ao segmento de bumba meu boi. Esta atualmente gravando seu primeiro CD focado nos trupes de coco Alagoano. É Cantador e musico, Compositor e produtor cultural, um artista Popular por Vocação que a 20 anos se dedica a cultura.


Candidato(a) eleito(a)



Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

0 participações

  1. Responder

    Ja enviei um email pra minc para uma resposta mais ate o momento ainda nao tive resposta..

  2. Responder

    GENTE O QUE ESTAR ACONTECENDO FIQUEI EM 2º NO MEU ESTADO COM 88 VOTOS E PERDI PRO TERECEIRO COLOCADO COM 43 VOTOS, MESMO ESTANDO HABILITADO…COMO ISSO..

    • Responder

      Boa tarde Elvis,
      No edital explica sobre a cotas (mulher ou afro-brasileiro) para o segundo lugar.
      5. DAS COTAS
      5.1 Na etapa estadual, será eleito delegado estadual o candidato mais votado,
      independentemente de gênero ou etnia.
      5.2 Verificando-se as condições necessárias à eleição de mais de um delegado, na forma do item 4.3.3:
      a) o segundo delegado eleito será a mulher ou candidato(a) afro-brasileiro mais bem votado;

      Um abraço,
      Ceily Cristina

  3. Responder

    Agradeco atodos pela confianca vamos juntos aqui em alagoas poderao ir 02 delegados por tanto tbm estou dentro parabens ao companheiro bozo que junto comigo iremos trassar objetivos e metas…para nossa cultura popular…ao mesmo tempo aos demais estou aberto para acolher juntos com voces bons frutos..e tbm boas lutas..

    • Responder

      Vamos somar por Alagoas e pela nossa cultura Popular! Esse é o espirito de todos nos que aqui participaram dessa eleição.

      Estamos juntos nessa luta Elvis!

      Parabéns e forte abraço!

  4. Responder

    Queria dizer que enquanto suplente de delegado do período passado (2013-2014) marquei presença em três das reuniões do Colegiado e muitos avanços conseguidos pelas culturas populares a nível de Brasil tiveram nossa representatividade defendendo e sendo aprovadas propostas como: participação das culturas mais efetiva no programa Mais Educação nas escolas brasileiras; maior número de editais federais abertos para fortalecimento dos mestres, fazedores de cultura e brincantes de cultura; Fortalecimento das Conferências Municipais; Engajamento de municípios na criação de Fundos, Secretarias e Conselhos Municipais de Cultura; garantia da presença de artistas das regiões onde ocorrer eventos culturais e artísticos, dentre outras menções, propostas, requerimentos e falas que levei nestas oportunidades ao Colegiado CP e ao CNPC.
    Ao titular Eugênio Vilela a certeza de uma missão cumprida.
    Mas a missão sempre terá continuidade.
    Aos que se tornarão futuros delegados a certeza de minha parceria na construção de uma política cultural para todos.
    Aos que votaram em mim o muito obrigado pela espontaneidade, na maioria anônima para os que não se declararam publicamente e que vi no resultado.
    À minha Alagoas e Nordeste a certeza de que seremos bem representados quando continuarmos a participar das opiniões e idéias aos que nos representarão.
    Viva as danças e folguedos folclóricos que colaboro em manter, preservar, divulgar e perenizar com nossa representação de nossas comunidades.
    Contem sempre comigo e com minha luta e garra em prol de todos.

    • Responder

      Parabéns José de Arimatéa pelo trabalho realizado! Espero contar com sua ajuda para juntos construirmos uma cultura popular mais forte e coesa.

      Acredito que precisamos de mais oportunidades de diálogos sobre a questão e temos que criamos esses espaços de discussões.

      Forte abraço!

  5. Responder

    Queria muito agradecer a todos pela confiança e pelo apoio.

    Agradecer o apoio dos grupos e de personalidades de nossa cultura e aos amigos que pediram voto e se engajaram de alguma forma nessa luta.

    Agora vamos juntos lutarmos pelos interesses da nossa cultura Popular Alagoana.

  6. Responder

    Parabéns aos candidatos, aos eleitores, a todos os fazedores culturais, em especial aos amantes e participantes de nossa rica e amada cultua popular. A base de nossa vida, nosso pensar, nosso existir.
    Boa jornada aos integrantes da CNPC e que os trabalhos sejam bem sucedidos até dezembro. Que possamos ter dias melhores para as políticas culturais em nosso país.
    A cultura popular seguirá viva e forte. O que temos que lutar é por maiores e melhores apoios e investimentos em projetos em que ela esteja presente.
    Viva os grupos, os ritmos, danças, as manifestações lindas e espetaculares espalhadas aos milhares por esse Brasil sem fim.
    Que a CNPC não faça como no último evento, quando não mandou as passagens para os delegados maranhenses, despachando na última hora.
    Que os pontos e cultura possam se manter, soerguer, sobreviver sem serem perseguidos e humilhados. Que possamos solucionar os vis problemas com a tirana e absurda prestação de contas, em editais e leis loucas que foram feitos para grandes empresas, jamais para manifestações culturais populares.
    Estejamos sempre iluminados pelos mestres superiores e pelos artistas de luz.

    Grande abraço do Maranhão, em especial do Bloco Os Foliões, do Grupo Foliões, do Reisado Folias de Natal, da Companhia Barrica, da Raízes de Portugal, do ponto de leitura Histórias de Minha Terra, do pontinho de cultura Foliões Mirins e do ponto de cultura Bordados e Encantarias do Maranhão.

    PLENAS FOLIAS DE ETERNOS FOLIÕES.

    Luz e paz para todos! Sucesso.

  7. Responder

    boa tarde eu me chamo eduardo manoel do estado de pernambuco espero recebe-los bem no meu estado independente que ganhar para unificar e oxigenar esse mandato de cultura tao forte que é a de popular ate breve

    • Responder

      Ola camarada!

      Tenho visto os fóruns e participado de alguns, o de Pernambuco eu inclusive já deixei umas duas postagem…

      Acredito que seja importa esse dialogo para que sejam vistas e respeitadas a peculiaridades regionais, afim mesmo de continuarmos efetivando conquistas que respeitam a pluralidade das nossas manifestações.

  8. Responder

    JURANDIR BOZO (DEDEU) – Meu amigo Dedeu, fizemos tudo ao nosso alcance para colocá-lo na posição mais elevada, a que você merece. Daqui pra frente carecemos de suas orientações para os passos seguintes. Iremos aonde você disser!

    • Responder

      Agora não se pode cadastrar mais ninguém.. Creio que comece a melhor que é conversar sobre os temas que afligem nossa cultura… as atividades do fórum de forma mais afetiva deverão se intensificar e vc como nosso futuro Sec de Cultura tem papel importante falando da realidade enfrentada aqui no interior relacionado a cultura popular… bem como pode participar de outros fóruns…

  9. Responder
  10. Responder

    CULTURA É LIDAR COM GENTE COMO AGENTE E FAZER DIFERENTE
    A palavra cultura abrange várias formas artísticas, mas define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.

  11. Responder

    TENHO ORGULHO DE SER UM SER CULTURAL ALAGOANO….
    Uma mistura de raças, cores e sabores fazem de Alagoas um estado único. Da Serra da Barriga, vem a descendência negra de Zumbi. Dos arredores de Maceió, toda a cultura indígena e a rica culinária. Os trançados das linhas produzem as rendas; filé, boa noite, labirinto… e das palhas, bolsas, cestas e peças de design singular de consumo obrigatório. As danças alegres, o cruzar das fitas e espelhos do Guerreiro, transmitem a todos o verdadeiro espírito alagoano.

  12. Responder

    TENHO ORGULHO DE SER UM SER CULTURAL ALAGOANO…

    Alagoas é o Estado que possui a maior diversificação em folguedos. Segundo os estudiosos do folclore, possuímos treze folguedos natalinos, dois folguedos de festas religiosas, oito folguedos carnavalescos, sendo quatro com estrutura simples, três danças e dois torés, totalizando vinte e nove folguedos e danças genuinamente alagoanas. Conheça mais clicando nos links abaixo:
    Folguedos Natalinos
    Folguedos Carnavalescos
    Folguedos Religiosos
    Danças e Torés
    Bandas de Pífano
    Embolada
    Literatura de Cordel
    Violeiros e Repentistas

  13. Responder

    É COM ESSA GARRA QUE VOU REPRESENTAR NOSSO ESTADO MEU POVO ALAGOANO, TUDO PODEMOS NAQUELE QUE NOS GUIA E NOS TRANSMITE BOAS VIBRAÇÕES, BOAS ATITUDES, E NOS DIRECIONA PARA UM CICLO DE HUMILDADE SABEDORIA E DOAÇÃO, FELIZ A QUELE QUE CRÊ E CONFIA NO SENHOR SEMPRE….

  14. Responder

    Brasil de colorido intenso, vibrante,
    Dos povos variados fiéis ás raças.
    Branco, preto, mulato, pardo, amante,
    Trouxe em cada cultura saber e graça.

    Unidos num só dialeto, o português.
    Em cada conhecimento uma criação,
    Em cada aprendizado nato à altivez,
    Elevando o país, espalhando emoção.

    Transmite de geração a geração,
    Um tributo nato das habilidades.
    Saberes nas artes, crenças, religião,
    Leva na bagagem sonhos, liberdades.

    A pluralidade da cultura brasileira,
    Vemos na garra da gente guerreira.
    II
    Vemos na garra da gente guerreira,
    No artesanato, com mãos de fada,
    Festas carnavalescas sem fronteiras,
    Encantando o turista em revoada.

    No canto em sinfonias variadas,
    A culinária em sabores distintos,
    No barro as esculturas projetadas,
    A fé, a cura, nos templos Divinos.

    Cultura, expressão maior da nação,
    Portal de entrada que se alastra.
    Levamos estampados na construção,
    Nos costumes, imbuído na pilastra.

    Como um troféu do país progresso.
    Que seja a cultura lema do sucesso.

  15. Responder

    ALAGOANO, FILHO DA TERRA ESSE É MEU FILHO ELVIS PEREIRA CONSELHEIRO MUNICIPAL DE CULTURA DA CIDADE DE MACEIÓ NO SEGMENTO CULTURAS POPULARES, COORDENADOR DO GRUPO DE COCO DE RODA RAÍZES NORDESTINAS, ADMINISTRADOR CULTURAL DO PONTO DE CULTURA FACE A FACE QUE TRABALHA EXCLUSIVAMENTE COM IDOSOS, PROFESSOR E INCENTIVADOR DA TURMAS DE AGENTE CULTURAL E AGENTES SOCIAIS DA FACULDADE FACIMA-TI FACULDADE PRA TERCEIRA IDADE DA CIDADE DE MACEIO ONDE TRABALHA COM PASTORIL, CIRANDA, PAGODE ALAGOANO, BAIANAS, GUERREIRO, CAVALHADA CULTURAL,TAIEIRAS, DENTRE OUTROS FOLGUEDOS ALAGOANOS , COORDENADOR DO COLETIVO CULTURAL CULTURANDO NOSSA GENTE ALAGOANA, ORIENTADOR E CULTURAL DO PONTO DE CULTURA MUSICAL CULTURAL DOS MARECHAIS GERANDO MUSICA PARA JUVENTUDE DO MUNICÍPIO DE MARECHAL DEODORO, SECRETARIO GERAL DA LIGA ALAGOANA DE COCOS ALAGOANOS…. ESSE E MEU FILHO E AE E SÓ UM POUCO DO SEU TRABALHO CULTURAL NO ESTADO DE ALAGOAS SE TIVEREM DUVIDAS ACESSEM OS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS QUE JA EXISTEM A UM BOM TEMPO E NÃO FOI FEITO AGORA TENHA CERTEZA DISSO https://www.facebook.com/Coco-De-Roda-Ra%C3%ADzes-Nordestinas-415348278638667/timeline/ https://www.facebook.com/Elvis-Pereira-Conselheiro-Municipal-Da-Cidade-De-Maceio-297319930392365/timeline/ https://www.facebook.com/ccalagoasecultura?fref=ts

  16. Responder

    ELVIS PEREIRA ja trabalha a muitos anos com grupos de idosos e tambem com jovens levando cultura para esse povo meu voto é seu companheiro… ja confimei pois sei do seu trabalho e esfoço…

  17. Responder

    meu voto e meu apoio a quem esqueci de citar o nome é JURANDIR BOZO por conta de tantos adjetivos em prol de nossa cultura popular que acabei esquecendo de citar o nome dessa figura como dizia meu pai (mestre verdilinho) não hà machado que corte a raiz do BOZO !

    • Responder

      ow irmão faça isso não… (muito emocionado mesmo…)

      Que saudade tão grande… 🙁

  18. Responder

    é com muito orgulho e prazer que meu voto vai para essa figura que vem lutando para manter viva a nossa cultura de raiz e interligando com a cultura contemporânea e assim dando continuidade e que aprendemos com o nosso grande mestre verdilinho (meu pai) que o tinha como filho não podia deixar de apoiar esse grande artista popular que sabe de todas nossas necessidades e tem competência para resolver

    • Responder

      Nildo vc é um irmão que a Cultura e a vida me deu a mando de Deus!

      Seu pai foi meu grande e Único Mestre, Verdeliinho me ensinou não só a cantar suas musicas, ou melhor.. Seus trabalhos, mas como sempre me incentivou a compor e fazer os meus trabalhos, as minhas musicas… Quando fui brincar de Mateu ele mais uma vez foi me colocou no caminho mais curto, não no mais fácil…

      Vc mais que ninguém sabe que nossa relação era verdadeira, com erros e acertos… Chegando a comungarmos o mesmo natal em família…

      Nunca esqueço e nem esquecerei do meu grande mestre!

      Espero sempre poder juntos com vc meu irmão honrarmos o conhecimento que seu pai nos deixou, para que ele seja passado por nos para outros e assim se torna eterno em nossa historia como seu nome… Mestre Verdelinho!

  19. Responder

    Em nome da Associação de Idosos de Hipertensos de Pão de Açúcar, que quero manifestar nosso apoio ao ex Secretario Municipal de Cultura de Pão de Açúcar, que muitos fez pela nossa cultura e principalmente pelos grupos culturais que trabalham com o idoso.
    Sua experiência e sua paixão pela cultura será o grande diferencial a nosso favor, certamente com você no conselho o Brasil ganhará um grande técnico no tema e um grande artista e produtor cultural!
    Dedeu, nosso artistas torcem e contam com você!
    Meu voto vai para Jurandir Bozo!

    • Responder

      Edinho vc é uma pessoa que tenho orgulho em ter amizade e em ter convivido mais próximo nesse período que estive Secretario em nossa cidade.

      Seu trabalho com os idosos e hipertensos é algo admirável e sempre que precisar de mim estarei ao seu eterno dispor.

      Grato pelo apoio!

  20. Responder

    eu voto ELVIS PEREIRA em favor de uma cultura de responsabilidade com idoso alagoano juntos somos um só…

  21. Responder

    Meu voto vai pra o mestre BOZO!
    O SENHOR MUITO TEM FEITO POR NOSSO COCO DE RODA E POR TODA A CULTURA ALAGOANA EM MACEIÓ E NO INTERIOR!

    • Responder

      Valeu Jessica!

      Fico muito feliz em ser reconhecido por esse trabalho mais recente que realizei junto ao coco… As oficinas e conversas nos mais diversos grupos, fazendo isso sem remuneração alguma… fazendo por amor mesmo.

      Por isso quero agradecer a o apoio dos cocos e de seus integrantes!

  22. Responder

    Agradeço ao empenho e as centenas de votos que venho recebendo, ao mesmo tempo gostaria de falar com os companheiros concorrentes, que nessa caminhada juntos somos um só em favor da nossa cultura, esse ano já conseguir e fui eleito conselheiro municipal da cidade de maceió no segmento culturas populares, e gostaria de fazer parte do conselho nacional de politicas culturais, lembrando que poderá ir dois conselheiros ou seja os mais votados, mais espero que essa fase sirva de incetivo a uma melhor articulação cultural em nosso estado.. ou seja devemos nos articular com o maior numero de grupos, artistas culturais do nosso estado para representá-los com dignidade e sabedoria popular…

  23. Responder

    com maior orgulho voto no conselheiro ELVIS PEREIRA, para uma cultura de gerações e oportunidades culturais….

  24. Responder

    EU sou alagoana e voto em ELVIS PEREIRA!

  25. Responder

    a cultura alagoana estar e sera bem representada pelo nosso companheiro ELVIS PEREIRA…. vamos com tudo pra mas essa conquista….

  26. Responder

    VOTAR NO MB PQ ADORO CANTAR SUAS MUSICAS!!!
    BEIRA MAR BEIRA MAR, BEIRA MAR BEIRA MAR!!!
    #VOTOMESTREBOZO

    • Responder

      “Que esse mar esta revolto
      o barco pode virar
      tem que fazer muito esforço
      tem que remar pra chegar
      mas eu vou pelas beiradas
      eu sei como me portar
      vou assim devagarinho
      mas eu sempre chego lá”

      Vlw mesmo amigo!

  27. Responder

    Votei no Mestre Bozo!

  28. Responder

    jurandir bozo meu voto é seu!

  29. Responder

    Oi gente da minha alagoas!
    a cultura popular ganha quando a gente ver quem conhece a coisa e sabe fazer a frente. Por isso eu voto em jurandir, mestre jurandir bozo.

    Mestre Laércio de Bamba e coco choro de bela.

    • Responder

      Mestre Laércio!

      Que honra ter o seu voto meu amigo!

      Valeu mesmo pelo apoio!

  30. Responder

    SEM DUVIDA ALGUMA É NOSSO MESTRE BOZO!

  31. Responder

    Bozo meu fio estamos juntos viu! Voto em Bozo pq sei que ele é o melhor representante pra nossa cultura!

    • Responder

      Farei de tudo afim de horar a confiança de todos!

  32. Responder

    Pronto votei.
    Jurandir Bozo

    • Responder

      Nossa! Se decidiu colega… Que bom então que conquistei seu voto.

      Gosto das pessoas que tem senso critico e espero poder lhe conhecer pessoalmente para falarmos mais sobre a questão ou ate por aqui mesmo.

      grande abraço

  33. Responder

    COM TODA MINHA ADMIRAÇÃO EU TENHO ORGULHO DE CONTRIBUIR COM MEU VOTO NO COMPANHEIRO ELVIS PEREIRA AMIGO PRA TODA OBRA…

  34. Responder

    recebi o recado professor e ja tou confirmando meu voto e ELVIS PEREIRA pra sima deles…

  35. Responder

    professor ELVIS PEREIRA pode contar comigo vamos com tudo o senho min representa cultura nelesss…

  36. Responder

    somos todos um só nessa caminhada com voce ELVIS PEREIRA vamos com tudo pode contar comigo e meus familiares que estamos com voce companheiro..

  37. Responder

    com ELVIS PEREIRA a cultura não é brincadeira juntos com os amigos aqui pedindo voto pra esse companheiro que não mede esforço para uma cultura de responsabilidade social…

  38. Responder

    ELVIS PEREIRA vamos contudo vc pediu e eu confirmei meu amigo vamos pra cima deles pra um pais de oportunidades culturais….

  39. Responder

    familia unida e familia participativa vamos com tudo familia cultural é ELVIS PEREIRA pra esse conselho vamos que vamos….um filho nato da cultura popular alagoana e tbm meu amigo…

  40. Responder

    minha mae pediu e eu aprovei e votei nesse companheiro ELVIS PEREIRA, fruto da cultura popular da nossa terra…

  41. Responder

    vamos com tudo meu povo alagoano votar em quem estar de frente a favor da cultura do nosso povo vamos com ELVIS PEREIRA meu amigo e conhecedor da cultura alagoana..

  42. Responder

    com orgulho que voto no conhecedor da arte popular alagoana vamos com tudo ELVIS PEREIRA…

  43. Responder

    JURANDIR BOZO – Sou de Maceió, mas sei que você representa o interior. Confiamos em você, eu e meu tio José Carlos Lima. Abraço.

      • Responder

        Zé Carlos é demais mesmo! Gente muito agradecido pelo apoio e pela força…

        Zé estou muito feliz mesmo com sua volta a nossa cidade, torcendo para que tudo corra dentro do planejado.

        Pois nosso respeito e carinho um pelo outro ultrapassa qualquer lado e ou cor de partidos, até pq os saldados da cultura não podem se partir em partidos, pois precisamos juntos estarmos todos inteiros dentro de um só pensamento… desenvolver ainda mais nossa cultura.

        valeu a todos

  44. Responder

    Dedeu, meu tio José Carlos Lima, pediu a toda a família pra votar em você. Tenho certeza que é a melhor opção para nos representar. Abraços!!

    • Responder

      Seu Tio é alguém que tenho enorme apreço e grande respeito. Torço para que seu nome seja o quanto antes confirmado como Secretario Municipal de Cultura aqui em Pão de Açúcar, pois acredito que ele possa realizar um excelente trabalho a frente desta secretaria.

  45. Responder

    Voto em Jurandir Bozo, pois em minha opinião ele tem maior conhecimento voltado o vivencia das culturas em dua diversidade. Sucesso!

  46. Responder

    “Atualmente, o CNPC possui 17 Colegiados Setoriais instalados nas seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas dos Povos Indígenas; Culturas populares; Dança; Design; Literatura; Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; e teatro. Essas instâncias têm por atribuição debater, analisar, acompanhar, solicitar informações e fornecer subsídios ao CNPC para a definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais.”
    – Como pode ser observar a Cultura Cigana não está contemplada pelos 17 Colegiados.
    . A riqueza cultural dos ciganos merece ser melhor reconhecida e valorizada.

    • Responder

      Verdade… É um tema que cabe uma boa e ampla discussão… a cultura cigana é pra muitos ainda um universo encantado e misterioso, ou somente desconhecido para os que querem tratar a coisa com indiferença.

      Aqui em Alagoas eu conheci um Casal que além de serem ciganos, difundem a cultura e as tradições de forma muito legal… Ruiter Durdevic e Anne Kellen.

      importe enxergarmos a questão afim de poder equacionar uma solução.

      Sorte na luta.

  47. Responder

    Só o conhecimento através da cultura e do trabalho nos dá a luz da sabedoria, por isso os gênios são tão iluminados. vamos com tudo professor Elvis estamos juntos nessa caminhada…..

  48. Responder

    sou quadrilheiro e voto em um guerreiro que se chama Elvis Pereira, tamo junto meu amigo que representa com garra nossa cultura popular….. Alagoas merece um representante que estar em volvido e muitas atividades na pratica agente faz a diferença como disse ae o companheiro Jadson…. pesquise e observem companheiros…. pra sima deles cultura…

  49. Responder

    professor elvis, ja registrei meu voto vamos com tudo pra sima deles….para uma cultura transparente….em favor de todos os segmentos culturais por isso meu voto é seu professor elvis, pois sei que na pratica agente faz a diferença……

  50. Responder

    voto registrado com sucesso meu professor e exemplo de luta por uma cultura de responsabilidade social pra sima deles professor vamos que vamosss…

  51. Responder

    juntos somos um só em favor da cultura do nosso estado e do nosso país, fazer cultura e se doar todos os dias em pró das pessoas a qual representamos…..

  52. Responder

    .Concordo plenamente quando o caro colega José de Arimatéa fala na questão meramente alegórica a qual colocam as manifestações populares em nosso Estado.

    E quem dera tivéssemos uma politica mais afirmativa voltada a preservação e divulgação da mesma…

    Acredito que precisamos de forma direta de um simpósio Estadual afim de tratarmos o tema de forma ampla e depois segmentado manifestação por manifestação. Essa é uma proposta. Pois vejo que estamos precisando dialogar todos juntos afim de resolvermos nossos problemas. Uma roda de conversa com todos do segmento da cultura popular já seria um bom inicio.

    Porem precisamos com urgência começar a pensar algumas medidas e ações afim de preservarmos e difundirmos a nossa cultura popular… Falo das manifestações que são legitimamente alagoanas.

  53. Responder

    Jurandir Bozo, Dedeu!!!! Vamos lá!!!!!

    • Responder

      ow meu anjo! Grato mesmo por tudo tudo! Vamos seguir com o teatro popular e vamos ajudar com esse trabalho a manter vivas nossas historias e lendas regionais… Nossa cidade tem historias de sobre e sua família, os Almeidas, são grandes colaboradores do nosso arquivo.

      Xero

  54. Responder

    Bozo, estarei torcendo por vc, sendo mais um para fazer valer sua dedicação e competência que tem sido na jornada cultural.
    Pão de Açúcar se orgulha de tê-lo como uma referência no Estado.
    Abraços fraternos (jaminho)

    • Responder

      Jaminho que bom ler seu depoimento e contar com seu apoio. Muito feliz mesmo!

      Vc que tanto contribuiu com a cultura de nossa cidade junto ao grupo João Lisboa.

      Sou tb cria de vcs viu!

      forte abraço

  55. Responder

    Bozão estamos juntos!

    • Responder

      Valeu negão vc é o cara meu velho!

  56. Responder

    Fazer cultura é está realizando a preservação das raízes culturais existentes em Alagoas, indo e incentivando a continuidade dos grupos, folguedos e danças folclóricas mantendo-os com seus mestres. Por isto como suplente de delegado nas duas oportunidades que participei da reunião nacional propus editais para apoiar espaços onde os mestres e fazedores de cultura desenvolvem suas ações afim de multiplicarem-se e terem a participação maior das pessoas e formação de plateia e público.
    A cultura precisa avançar mais ainda na descentralização de recursos, o Ministério vem disponibilizando editais mais os municípios ainda precisam aderir mais ao sistema nacional de cultura. Luto para que haja conscientização que os recursos dos municípios sejam geridos por conselhos municipais de cultura e um fundo onde todos os grupos possam receber apoios financeiros. E que os grupos que atuam nunca se cabem. As associações que mostram seus trabalhos pela cultura continuem a receber apoios em seus trabalhos e a transparência predomine na gestão.
    Cultura é como venho atuando, dando oportunidades aos que pouco acesso tinham a ela e que a cultura popular não seja apenas uns 10 minutos de apresentação nas aberturas dos shows e eventos. Ela tem que ser valorizada pois é nossa identidade cultural. Em meu perfil coloco algumas de minhas colaborações, humildes, mais vocacionadas e sinceras pela manutenção de nossa profícua cultura popular.

    • Responder

      só consertando um erro de grafia: onde se ler: “E que os grupos que atuam nunca se cabem”, leia-se: “E que os grupos que atuam nunca se acabem” .

    • Responder

      É isso que tem acontecido desde de sempre caro colega… Concordo plenamente quando fala na questão meramente alegórica a qual colocam as manifestações populares em nosso Estado.

      E quem dera tivéssemos uma politica mais afirmativa voltada a preservação e divulgação da mesma…

      Acredito que precisamos de forma direta de um simpósio Estadual afim de tratarmos o tema de forma ampla e depois segmentado manifestação por manifestação. Essa é uma proposta. Pois vejo que estamos precisando dialogar todos juntos afim de resolvermos nossos problemas.

  57. Responder

    Jurandir Bozo representa a cultura popular de Alagoas de uma forma geral!
    Nos quadrilheiros de alagoas estamos na torcida.
    Sucesso!

    • Responder

      Valeu mesmo o apoio!

      Grato!

  58. Responder

    Dedeu (Bozo), nos que fazemos a cultura em Pão de Açúcar estamos com vc…

    Coco de Roda Choro de Bela apoia Jurandir Bozo

    • Responder

      Valeu amiga pela força e pelo apoio!

      Salve, salve nossa cultura popular!

  59. Responder

    Jurandir Bozo sabe representar com muito talento as raízes da cultura popular alagoana porque a sua experiência é fantástica!

    • Responder

      Meu caríssimo escritor e conterrâneo Helio Fialho, figura ilustre da cultura de Jaciobá (nome dado a Pão de Açúcar pelos índios).

      Muito importante para mim saber do seu voto, ler seu depoimento me deixa muito tranquilo para continua meu caminho.

      Sinto-me honrado mesmo Helio com sua manifestação e procurarei responder caso eleito seja a confiança depositada em mim por todos os amigos.

  60. Responder

    Jurandir Bozo, tem se destacado como um excelente e autentico baluarte da cultura de Pão de Açúcar-AL, e alagoana; principalmente das raízes da cultura popular e suas manifestações.

    • Responder

      Grato pelas Palavras gentis meu amigo.
      Muito orgulho em ser de Pão de Açúcar e de certa forma representar nosso povo sertanejo e tentar mostrar que nesse pedacinho de chão tem muitas manifestações que precisam de um maior apoio e mais cuidado.

      Afinal de contas, Alagoas é um todo e não podemos pensar a cultura em pedaços… Por isso que com muito orgulho tenho também o apoio de muitos amigos e grupos da capital e do interior.

      forte abraço

  61. Responder

    Jurandir sempre foi um baluarte da cultura alagoana.
    Leva nossa cultura no sangue e a espalha aos 4 cantos do País.
    Estou com você, querido.
    Avante!!!
    Beijos, Neuminha!

    • Responder

      E a rasgação não pode parar… rs…

      Ao amigo Valdir mil desculpas, mas como não agradecer ao depoimento de uma Mulher que aprendi a admirar e respeitar, Neuminha e Taninho (Aetano), junto com Jair e Dirceu foram jovens que quando começava a entender a vida procurava copiar… Com eles aprendi a ser quem eu sou doa a quem doer… Ler depoimentos desses irmãos é algo que para mim não tem preço, e se for receber criticas por essa rasgação de seda eu receberei mais que feliz… Até pq o acido que Valdir lançou não faz-me ri como as palavras desses estimados amigos. Rs… Bom humor companheiro… bom humor… rs…

      • Responder

        Companheiro vamos só lembrar que acidez também é uma forma de humor.

  62. Responder

    Olá a todos os participantes desse fórum voltado a cultura popular!
    Cadastrai-me para votar no segmento culturas populares e conseqüentemente ao ver que havia um fórum fui ler as postagens feitas aqui.
    Confesso que esperava bem mais, pois pouco vejo em relação às propostas ou a analise da atual situação que se encontra o nosso folclore. Discussão ou debate entre os candidatos não vi.
    Observei foi a ausência de alguns na discussão de forma mais ativa, e, ou até mesmo nos comentários, inclusive a completa ausência de um deles causou-me surpresa, que foi de Rogério Dias, pois sei do seu trabalho e de sua luta e gostaria de ler aqui também suas posições.
    Lendo tudo, vi muita rasgação de seda, em minha opinião, deviriam focar mais nas propostas e nas perguntas que nos elogios. Já vi inclusive candidato falando absurdos, tudo bem que se tenha um trabalho responsável com o folclore, com jovens e ate mesmo com a terceira idade, mas querer forçar a barra afim de ser um “ícone da cultura popular do Estado de Alagoas”, como se intitularam em um alto elogio já é um pouco demais né não?
    Outra coisa que me deixou profundamente incomodado, foi a fala do Conselheiro Municipal, o professor Elvis, onde ele diz: “PRA CIMA DELES MEUS AMIGOS”. Nada contra sua pessoa, mas você há de convir que no mínimo foi infeliz com essa expressão.
    O senhor como professor e que se diz profundo conhecedor das culturas, deveria pensar na violência que temos presenciado em algumas manifestações ao longo do tempo, pois a rivalidade entre grupos não é nenhuma novidade na cultura popular, e tampouco é alguma característica alagoana, mas que aqui temos alguma violência presente, como no boi e no coco, por exemplo, e que inclusive antigamente se tinha também nos guerreiros e nos reisados. Porem o trabalho de um Professor deveria ser outro, que instigar os amigos a irem pra cima de alguma coisa ou de alguém.
    Deveríamos era debater mais sobre o tema, creio que os representantes, ou candidatos deveriam pensar primeiro no folclore Alagoano e depois em se próprios, em suas vaidades e umbigos.
    Queria dizer que sou admirador da Mestra Zeza por conta de uma pesquisa que fiz na faculdade sobre a Mestra Ilda e que torço muito por ela, apesar que depois do que vi aqui, não defini meu voto, pois gostaria de ler alguma posição do Rogério Dias e ouvir mais o discurso do “quase todo poderoso” o Sr. Ex. Secretario Municipal de Cultura de Pão de Açúcar Jurandir Bozo, de ouvir alguma fala do Prof. Elvis que tem mostrado aqui seus trabalhos com comunidades de jovens e idosos, mas longe de devaneios megalomaníacos em forma de auto elogio ok professor? E do Sr. Prof. José de Arimatéa gostaria de saber qual a forma que ele usa para fazer cultura e o que ele pensa da cultura no atual momento? Ainda tem como se fazer cultura com pão e suco?
    Estou ansioso para ler aqui conteúdos e propostas que sejam voltados ao tema, culturas populares, e não somente propaganda política ou pessoal.

    • Responder

      Tirando a sua acidez do seu texto, eu concordo com boa parte dele, pois deveríamos esta mais focado na problemática, porem, não acho que seria de bom tom, ou não seria educado de nossa parte não agradecer as pessoas que de forma livre e espontânea se manifestam em favor de A ou de B, e que naturalmente A ou B vão devolver a gentileza. Ao menos eu procuro sim retribuir a atenção, como agora estou fazendo com vc.

      Sobre a ironia do ”quase todo poderoso”, não sei onde ou como vc tenha tirado essa impressão ao meu respeito, mas estou aqui para por meu nome e minhas idéias a apreciação publica e esse fato, de fato, lhe dar o direito de ter opiniões ao meu respeito mesmo que equivocadas. Porem, estou disposto a responder-lhe a respeito do tema, caso tenha conhecimento e possa assim fazer.

      No mais, se ainda não se decidiu e se já leu minhas postagem, quem sabe não possa contar também com o seu voto, afim de dar essa procuração para representar a cultura do meu Estado, pois é isso que estamos galgando com esse processo, uma procuração para representar a cultura do nosso Estado e por isso me considero pronto e preparado para assim fazer, mas respeitando a todos que depositaram em mim um voto de confiança, respeitando todos os saberes populares e seu fazedores… Assim humildemente quem sabe possa angariar também a sua confiança.

      Grato e por favor vamos evitar a acidez e quem sabe assim fomentar um debate sadio entre todos.

      • Responder

        Obrigado por ter respondido.
        Uma coisa esta se esclarecendo para mim, a atenção dada pelos outros candidatos a essa eleição e consequentemente ao tema em questão.

  63. Responder

    Grande Dedeu (Jurandir Bozo), meu contemporâneo, artista nato, possuidor de um talento incomum e amante da cultura popular do nosso querido Estado. Tenho certeza de que o amigo possui a competência necessária e que sem duvida alguma irá representar a cultura alagoana com muita dedicação e maestria, pois quem te conhece sabe muito bem o amor que tens pela área. Boa sorte meu amigo, estamos na torcida. Abraço!

    • Responder

      Oww Meu Irmão…

      Fico muito feliz com as palavras de meus amigos e conterrâneos que assim me abalizam com propriedade.
      Só tenho a agradecer a todos vocês que vem votando, comentando… enfim a todos de um modo geral.
      Valeu pelas palavras e saiba que nossas famílias se irmanam num sentimento de carinho, respeito e admiração uns pelos outros.

      Forte Abraço.

  64. Responder

    Meu voto sem duvida vai para Jurandir Bozo. Pois sei de seu vasto conhecimento e suas pesquisas e vivencias, se hoje muitos só falam sobre ele e seu trabalho no coco e até mesmo no boi, lembro dele como Mateu em apresentações com Mestre Verdelinho, bem como aqui em Pão de Açúcar o seu contato com a Chegança, Pastoril, quadrilhas, poesia popular, as bandas de pífanos, teatro de popular de rua, e por isso a cidade tem o apoiado.
    Creio que sua experiência não apenas como artista e professor que foi em diversas ONGS e escolas, além de seu trabalho com o Coco na capital e no interior, deva também pesar o fato de que Bozo (para nos Dedeu), foi um Secretario Municipal de Cultura aqui em Pão de Açúcar, muito bem avaliado pela população, pois ele abraçou a cultura de Pão de Açúcar com amor e carinho e certamente foi um dos melhores secretários que já tivemos em nosso município.
    Agora eu queria perguntar qual o motivo que lhe levou a se candidatar (já que você sempre ficou a parte dessas questões)?

    • Responder

      Vc é suspeita viu pra falar… rs…

      De toda forma quero agradecer as suas palavras, certamente ouviu meus comentários sobre o fórum… Verdade no que fala e tenho muito orgulho de minha trajetória ate aqui. Certamente o fato de ter sido gestor Fran me despertou pra cultura como um todo… pois numa secretaria temos que lidar com as mais diversas manifestações, populares ou ate mesmo de massa.

      O que me levou a ser candidato foi o fato de não me sentir representado nos candidatos que a principio, pois não conhecem ou vivem a cultura no interior, e José de Arimatéa, que tem um trabalho bonito em Chã Preta, mas que vem de uma escola de folcloristas e professores que pensam a cultura um pouco diferente de mim.
      Eu devo muito a Maceió e isso eu jamais negarei, foi lá que comecei profissionalmente… Porem, a dificuldade de se fazer cultura na capital e nas grandes e região metropolitana é bem diferente que a vivida nas regiões mais distante e em especial no Sertão de Alagoas.

      Se as secretarias de cultura municipais na maioria dos casos já se encontram fragilizadas, imagine as manifestações populares… No meu entender, é preciso ações por parte do governo federal e Estadual, no sentido mesmo de subsidiar ações que tragam visibilidade a essas manifestações… Então pensei que talvez em outras cidades do nosso Pais a realidade seja a mesma… ou parecida com a nossa… Então pq não se pode construir juntos ações que contemplem a todos. Penso que aqui em nosso Estado já se deveria ter uma parceria com a UFAL e outras universidades afim de gerar mais pesquisas e publicações sobre determinadas manifestações que estão ainda sem estudos mais profundos e sem o devido registro acadêmico. Essa é só uma das tantas ideias que tenho. Mas agora é o momento de unirmos forças e pensarmos o melhor para nossa cultura que precisa de maior atenção e cuidado.

      vlw mesmo!

  65. Responder

    MUITO OBRIGADO PELO CARINHO E ADIMIRAÇÃO DE TODOS, CONTO COM VOCES MEUS AMIGOS, PARENTES E EXPECTADORES DA CULTURA POPULAR DO NOSSO ESTADO…. VAMOS COM TUDO PRA CIMA DELES MEUS AMIGOS POIS PARA NÓS TRABALHO NÃO É PROBLEMA E SOLUCÃO….. CNPC 2015 E COM A GENTE PODE TER CERTEZA…

  66. Responder

    professor Elvis Pereira, merece estar na linha de frente por valorizar não só os adolescentes mais também aos idosos do nosso estado onde esse garoto ae utiliza as praticas culturais como fonte de estimulo as atividades fisicas com a melhor idade parabens professor vamos com tudo……….

  67. Responder

    professor Elvis Pereira tamo junto ja votei, e estou pedindo aos meus amigos e parentes pois sei da sua luta meu professor……vamos com tudo……

  68. Responder

    Elvis Pereira meu amigo, e grande representante da cultura popular de alagoas vamos que vamos ja votei tou pedindo voto aos meus amigos e parentes voce merece meu amigo………..

  69. Responder

    meu voto é professor Elvis Pereira, visando uma forte abrangência cultural com respeito as tradicionalidades culturais do meu estado, vamos professor que é não só do coco mais das quadrilhas, pastoril, baianas, guerreiro, ciranda dentre outros qualquer duvida visite a pagina https://www.facebook.com/ccalagoasecultura?fref=ts vamos com tudo professorrrrrrrrrrrr tamo juntos…

  70. Responder

    Meu voto vai para Jurandir Bozo, um cara que segue firme na luta pelo fortalecimento da cultura popular em Alagoas. Forte abraço!

    • Responder

      Grande Zazo… Figura que tem construído sua historia em forte alicerces fincados no bem comum, no coletivismo e na verdade do povo que muito bem representa em sua musica e sua arte.

      A cultura popular e a cultura urbana do hip hop tem em essência similaridades que no final do caminho nos uno e integra, para concebermos uma sociedade consciente e ciente do seu papel e de sua identidade.

      Zazo Grato pelo apoio.

  71. Responder

    Acho essa questão das assinaturas presenciais bem complicadas no que se refere a quantidade das vagas dos delegados… Aqui eu, repito, eu tive uma impressão de uma grande desmobilização por parte de quem havia de faze-la.

    Vivi inclusive um episodio ate certo ponto chato, quando a funcionaria da Sec. do Estado de Cultura (Natália) , onde veio me questionar (tipo piadinha) pq não tinha feito a mesma critica relacionada ao edital no que se refere a essa historia de colher as assinaturas, quer fiz numa reunião realizadas por eles em Pão de Açúcar.

    Porem a minha impressão foi de um certo descaso por parte da SECULT.

    Eu que sempre defendi a Sec. Melina Freitas, hoje senti que faltou uma atuação mais efetiva na mobilização das classes e dos segmentos.

    O fato é que a divulgação foi no minimo ineficiente.

    E aqui muito cacique pra pouco índio.

    Essa é minha opinião.

    • Responder

      A amiga Vânia Oliveira (artesã) me informou que segundo os funcionários da SECULT, e outras pessoas presentes, a informaram que tal ausência foi devida a outro evento organizado pela mesma Secretaria de Estado da Cultura, motivo esse da ausência de alguns candidatos e autoridades. Aqui esteremos esperando as assinaturas ate as 17 e 30.

      • Responder

        Gosto de tecer minhas criticas mas gosto mais inda de ser justo e fazendo justiça gostaria muito de agradecer a atenção do funcionário da SECULT Igor Luiz e a Claudia Puentes que tem lutado junto a todos os segmentos buscando a nossa união que hoje é mais que necessitaria, é fundamental.

  72. Responder

    Jurandir Bozo, o que veio depois dos Mestres no meio deles trazendo à todos, os sopros das tradições …

    • Responder

      Edson vc pensa uma Alagoas que todos nos sonhamos, mas que poucos tem coragem para ousar realizar… Com muito orgulho sou seu aprendiz.

  73. Responder

    ATENÇÃO A TODOS!

    Já se iniciou a REUNIÃO para cadastramento das setoriais… É MUITO IMPORTANTE a presença de todos, pois a depender da quantidade de inscritos hoje, aqui no MISA, teremos um numero maior de conselheiros, ou delegados (como queiram) e até o presente momento poucos aqui estiveram… Atenção aos amigos candidatos por favor a presença de todos é primordial. Até agora só eu estou na referida reunião e precisamos mobilizarmos mais pessoas. Hoje ficaremos aqui até as 17:30.

    Amantes da nossa cultura popular por favor passem aqui no MISA no Jaraguá que é muito importante.

  74. Responder

    Segura ganza balanca o repente alagoas vai ter conselheiros do coracao da gentem..vamos contudo e fazer diferente…colocar o povo sempre afrente..

  75. Responder

    grande professor Elvis Pereira, vamos com tudo ruma a vitoria junto com todo comprometimento de cada coração cultural alagoano….

  76. Responder

    coco de roda raízes nordestinas e mais dezenas de grupos culturais representativos do estado de alagoas é ELVIS PEREIRA…… um ícone da cultura popular do estado de alagoas….

  77. Responder

    com todo vapor vamos ruma a mais uma coquista e é o coração de toda nação alagoana

  78. Responder

    Meu Voto é Jurandir Bozo… grande Artista, SERÁ a voz dos grupos de coco de roda alagoanono concelho Nacional… Grupo Cultural XIQUE XIQUE é Jurandir Bozo

    • Responder

      Quero agradecer a todo grupo Xique Xique pela força. Nilton vc é um dos ícones do coco de Roda Atual, e não é mesmo mesmo quem diz isso, o seu trabalho fala por vc, ter o seu apoio e o seu voto me motivo ainda mais… tenho recebido manifestações no face que tem me dado muita força, pessoas que admiro o trabalho e tenho grande carinho. Vc é certamente um deles. Que Deus lhe abençoe e conte sempre comigo.

  79. Responder

    Acabei de registrar o meu voto em Jurandir Bozo, pois é uma pessoa super talentosa e sei que nos alagoanos que fazemos culturas populares estaremos bem representados. Boa Sorte AMIGO.

    • Responder

      JR do Pau de Arara… A quem estiver acompanhando esse fórum… Esse é um dos grandes personagens contemporâneos da nossa cultura e em especial do Coco de Roda. Fundador do Pau de Arara da Pintanguinha.

      Um dos fundadores da e idealizador da Liga dos Cocos… onde se começa a perceber a importância da identidade jurídica das manifestações culturais. Um cara que enxerga a frente e que no processo de visita nos cocos para ensinarmos os trupes tradicionais aos cocos atuais nos deu a maior força, nos recebendo com uma homenagem em forma de um cafe em plena praça publica. Eu junto ao amigo Fagner Dübrown… E no show Pros Pés quando pensamos em levar ao Palco do Teatro Deodoro a maioria dos Cocos, muitos acharam uma loucura pela rivalidade existente e vc me deu a maior força e assim fizemos todos os cocos dançando juntos no final do Espetáculos. Ainda vamos cantar juntos muitas e muitas vezes…

  80. Responder

    Nosso Torrão Sertanejo (inclusive) estará muito bem representado pelo nosso queridíssimo JURANDIR BOZO – justo por sua curiosidade e competência frente às Culturas Populares do nosso Estado! Sigo admirador contemplativo do seu trabalho e da sua busca sincera, meu nobre!! Contamos com seu talento e disposição à esta causa que muito revela nossa identidade e que alguns desavisados insistem em desconsiderar. Abraços, Mestre.

    • Responder

      Sem palavras… ( e isso em mim é raro)… Que bom que Deus me deu o dom de poder chorar com as coisas que me tocam… com as coisas que chegam em mim com verdade. Eu ainda moleque indo as rodas de violão que vc protagonizava… tentando imitar do meu jeito vc, Aetano e Jair… mas do meu jeito fui assim encontrando meus caminhos que felizmente é o mesmo caminho que meu povo já tralhou. Vamos então andar e andar por eles de novo e assim reencontrar quem sabe uma identidade que por tanto tempo nos fez únicos, dessas que irão trazer os turistas só pra sentirem o feeling do que é ser Alagoano.

  81. Responder

    Jurandir Bozo

  82. Responder

    Meu irmão.
    Meu voto é e sempre será seu! Acredito na sua competência por ser testemunha dela.
    Força querido!!!

    • Responder

      Owww… minha irmã de coração… Foram tantas andanças em… lembro nem onde mais… guerreiros, cocos, terreiros… teatros… Tantas brincadeiras que nos faziam dançar e sorrir… Hoje vc ai Mestra em Dança nas “zoropa”… rs… Valeu por tudo viu.

  83. Responder

    Jurandir sei da sua na cultura de alagoas e acredito que você fará um excelente trabalho. boa sorte.

    • Responder

      Valeu mesmo! Grato pela confiança!

  84. Responder

    MESTRE BOZO, ACREDITAMOS NO SEU POTENCIAL #FAMILIA_XIQUE_XIQUE ♥

    • Responder

      Foi pela minha paixão pelo Xique que entendi todos os outros grupos do que chamavam estilizados e que eu, depois desse trabalho que fizemos na redescoberta dos trupes tradicionais, de cocos atuais.
      E só sabe a força de todos vc, de todos os grupos quem entra naquela arena e sente a energia que senti.

  85. Responder

    Meu caro companheiro Bozo, acredito no seu talento, e sei que seremos bem representado por vc.

    • Responder

      Valeu companheira… Vamos a luta.

  86. Responder

    Jurandyr Bozo – foi o meu escolhido para representar nosso segmento cultural, coco de roda merecemos mais respeito por isso que vc la para nos representar e representar os outros segmentos tbm é claro.

    • Responder

      Muito agradecido pelas palavras…

      Creio que durante esse tempo que venho trilhando meu trabalho na Arte Alagoana e sempre procurando me posicionar do lado dos artistas e dos grupos, estreita essa relação, com os grupos atuais e tradicionais… Pois precisamos de ações urgentes! É preciso falar não apenas de cultura popular, mas falar das pessoas que são os grandes protagonistas de nossa cultura… saber de fato o que os grupos querem e o que se precisa de forma coletiva, assim representar atuais e tradicionais, procurando integrar os discursos e unir os grupos fortalecendo as ligas, como as do Boi e do Coco, e procurando integrar toda cena da cultura popular a uma ideia de busca da nossa verdadeira identidade. Grato pela confiança.

  87. Responder

    JURANDIR BOZO – Dedeu, meu tio convenceu muito facilmente toda família a votar em você para nos representar! Confiamos no seu trabalho!

    • Responder

      Owww amiga… Zé foi um grande professor e seu tio Jair é um dos meus melhores amigos e maiores incentivadores do meu trabalho… Sem contar patrocinador de tantos projetos… O coração de Jair e de Carlinhos me cabe e ainda sobre espaço para todas as minhas loucuras e projetos. Grato demais pela confiança!

  88. Responder

    JURANDIR BOZO – Dedeu, você não me conhece, mas eu conheço você, conheço seu trabalho, sua dedicação. Parabéns por tudo.

    • Responder

      Se me chama de Dedeu é pq é um conterrâneo da minha Jaciobá, Pão de Açúcar, lugar onde nasci e que devo muito… Só tenho a agradecer por tudo, aprendi muito nesses 3 anos como Secretario Municipal de Cultura em nossa cidade, e agora voltando as atividades extra gestões, enxergo a problemática com outros olhos e por isso coloquei meu nome a disposição da classe e das pessoas. Se eleito for vou pra tentar uma vaga no nacional para poder lutar por toda Alagoas.

  89. Responder

    JURANDIR BOZO – Meu caro amigo, você me representa!! Sucesso

    • Responder

      Valeu mesmo amigo! Grato pela confiança!

  90. Responder

    Quero agradecer aos meus amigos… Tenho conhecido realidades bem distintas em nosso Estado das Alagoas que tem tanto insistido em olhar muito vezes apenas para o mar… Mas temos tantas outras águas que precisam rolar… Rolar pelo sertão, Zona da Mata e chega aos litorais.. Sul e Norte, e com sorte vamos além mar pois nossa força e beleza não podem ficar tão somente presas aos espaços que nos impõem… Nos artistas que fazemos a cultura popular precisamos protagonizarmos nossas próprias ações… Pois a existência dos “folcloristas”, unica e exclusivamente dependem dos que fazem a arte em sua mais forma mais genuína, então que sejamos nos os grandes destaques de nossa cultura. Os Artistas e Mestres.

  91. Responder

    JURANDIR BOZO – Confiamos em você! Sei que estarei muito bem representado. Abraços.

    • Responder

      Vlw meu amigo a confiança!

  92. Responder

    Desde o primeiro dia que tive contato com o seu trabalho, admirei-o. Desejo sucesso.

  93. Responder

    JURANDIR BOZO – Você tem o nosso voto e nossa admiração! Contamos com você, representando nossa terra!

    • Responder

      Meu querido Rosinaldo… Peço as Águas do nosso Velho Chico que me abençoe em mais essa missão. Espero contribuir ainda mais com nossa cultura, agora não somente a de Pão de Açúcar, mas como todo Estado de Alagoas, sendo que o interior se encontra num estado bem mais grave que a capital.

  94. Responder

    Precisamos de representantes para retirar na UTI a cultura popular esquecida pelos gestores federal, estadual e municipal. Nossa cultura não pode ser esquecida.

    • Responder

      Rodrigo meu amigo… Sua mãe e seu amor pela nossa cultura devem ter feito de você um homem que valoriza nossas raízes e tradições populares… Porem amigo, esse sendo de pertencimento encontra-se em desuso, e em muitos segmentos os jovens não se identificam mais com sua própria cultura. Precisamos investir na busca dessa aproximação jovem/identidade local. Pois o governo precisa enxergar como sua obrigação o subsidio a ações que despertem esse jovem a sua própria cultura.
      Os grupo de cultura popular tem hoje em sua maioria caches que não quase que miseráveis e assim com o fim dos coronéis e senhores de usinas que mantinham os grupos, e a falta de um trabalho com os mesmo para a assimilação de uma outra sociedade cada vez mais cosmopolita tem prejudicado demais o segmento da cultura popular aqui em Alagoas. Nesse caso o Estado e outras entidades precisam trabalhar junto aos mestres essa nova realidade, pois se não, passaremos mais 30 anos sem que a associação dos mestre tenha um mestre como presidente e não uma figura exótica ao universo deles.

  95. Responder

    Jurandir Bozo é um jovem com tanta experiência e dedicação às manifestações populares que até parece ter vivido muito mais!
    Nos de Pão de Açúcar – Alagoas, sua cidade natal, nos orgulhamos muito de ter nesse filho da terra nossa representação nas expressões culturais de Alagoas e além dela.
    Abraços, meu amigo, confiamos que nosso apoio à sua eleição será movo estímulo ao seu trabalho incansável!!

    • Responder

      Lima, sei que onde você estiver será abençoado. Conte comigo!

    • Responder

      Zé com suas palavras que fico muito emocionado, pois desde de menino que lhe acompanho com meu pandeiro… Hoje você esta me ajudando a dar uma PANDEIRADA na inercia a qual esta submetida as nossas manifestações populares. Falo isso ate mesmo de Maceió, agora imaginemos o interior… Pensem que existem Secretarias de Cultura que se quer tem um local, onde o corpo de funcionários não exite… E ai me pergunto que cultura é a que temos? Se nesse tempo todo nunca se fez uma levantamento de potencialidades serio… onde se mapeie todos os segmentos e principalmente se faça um levantamento de quanto recurso a cultura movimento em nosso Estado. Desde de seus mais simples gastos… E se não esta fácil para o musico comercial imagine para o artista popular que muito acreditam que só precise dar Pão de Refresco. . ?

  96. Responder

    Uma coisa muito tem me preocupado. A perda da identidade local pra assimilação de uma cultura cosmopolita, universal.

    O outro ponto e a falta de políticas afirmativas que tragam subsídios afim de fortalecer os artistas populares dando a eles através de ações, uma maior visibilidade.

    • Responder

      Dedeu/Bozo, sabemos que você representará devidamente Alagoas e suas expressões culturais. Você saberá dizer das nossas necessidades e esperanças, esteja onde estiver. Abraço!

  97. Responder

    Nós, alunas da turma da Linda Mascarenhas… Agradecemos ao professor Elvis por ensinar com tamanha dedicação, zelo e amor as danças do nosso folclore. Eu sei que esses momentos culturais irão demarcar a memória histórica de minha vida.

  98. Responder

    vamos com tudo rumo a cultura popular com força e determinação social CNPC é Professor Elvis……

  99. Responder

    Precisamos cada vez mais de ações desenvolvidas para que a cultura expanda sua importância nas comunidades o José de Arimatéa tem feito este trabalho em Alagoas, na base, nos locais onde a cultura popular existe e o Elvis é um jovem que tem seu valor são bons nomes para nos representar

  100. Responder

    A manutenção e preservação de nossa cultura popular teve grandes defensores como Pedro Teixeira, Théo Brandão, Aloísio Vilela, José Maria de Melo em Alagoas.
    Os mestres de folclore devem ser cada vez mais valorizados em seus trabalhos culturais com apoios importantes como a Asfopal e as redes de Pontos de Cultura desenvolvem .

  101. Responder

    A manutenção e preservação de nossa cultura popular teve grandes defebsores como Pedro Teixeira, Théo Brandão, Aloísio Vilela, José Maria de Melo em Alagoas.
    Os mestres de folclore devem ser cada vez mais valorizados em seus trabalhos culturais com apoios importantes como a Asfopal e as redes de Pontos de Cultura desenvolvem .

  102. Responder

    Entre as manifestações folclóricas de Alagoas podemos destacar as seguintes: reisado, quilombo, pastoril, cavalhada, bumba meu boi, chegança, quadrilha, coco de roda, fandango, taieira, caboclinhos etc.

  103. Responder

    Dos indígenas herdamos o uso da cerâmica, da palha, o consumo do milho e da mandioca, o costume de enfeitar o corpo com pinturas e brincos e o gosto por cores fortes.
    Dos negros herdamos o candomblé (prática religiosa), as crendices populares (como a que diz “coceira na mão esquerda é sinal de dinheiro”), comidas como o caruru e o vatapá, canções, ritmos baseados na música africana, como a capoeira: jogo atlético de origem africana em que se misturam a dança, a luta e a música etc.

  104. Responder

    As diferentes manifestações folclóricas tiveram suas raízes na época da colonização. Portugueses, negros e indígenas contribuíram para o enriquecimento do nosso folclore.
    Dos portugueses herdamos as festas juninas e religiosas, o gosto pelas rendas de bilro, os bordados, as brincadeiras de roda etc.