Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Artesanato do Rio de Janeiro (RJ)

Candidatos(as)

Carregando...

Renato Magalhães
+
Votos: 18

Renato Magalhães


Este(a) candidato(a) foi inabilitado(a).

Motivo: Não apresentou documentos de atuação no setor artesanal


Candidato(a) Inabilitado(a)
JUÇARA TEREZA MÕES DA SILVA
+
Votos: 85

JUÇARA TEREZA MÕES DA SILVA

Defesa do candidato:

CONSIDERO " OS CONSELHOS" ESPAÇOS ESSENCIAIS PARA INTERLOCUÇÃO POLÍTICA, NEGOCIAÇÃO E DELIBERAÇÃO, LUGARES DE DISPUTA DE PROJETOS E RECURSOS, MECANISMOS DE PARTILHA DE PODER E DE DEMOCRATIZAÇÃO DA VIDA SOCIAL. ADQUIRIR PODER PARA FAZER PARTE DAS DECISÕES E DAS AÇÕES QUE IRÃO INFLUENCIAR A REALIDADE DE UMA COMUNIDADE, DA SOCIEDADE, DE TODAS AS PESSOAS, EMPODERAMENTO E DEMOCRACIA.

Experiência:

ENSINO ARTESANATO PARA GERAR RENDA E EMPODERAR OS POVOS DE MATRIZ AFRICANA, AS PESSOAS RESIDENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL, MULHERES NEGRAS E IDOSOS DESDE 2003. O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMERCIALIZÁVEIS E O CONHECIMENTO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS É QUE IRÁ EMPODERAR A POPULAÇÃO NEGRA. REFORÇANDO A ECONOMIA E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL OFERECENDO UMA PERSPECTIVA MELHOR DE VIDA.


Candidato(a) eleito(a)
MARILÉA DA CRUZ
+
Votos: 4

MARILÉA DA CRUZ

Defesa do candidato:

Como subsecretária municipal de Educação e Cultura, vivenciei as dificuldades enfrentadas pela cultura, na implantação dos CIEPs, trabalhei na coordenação dos Animadores Culturais tanto na prefeitura como no estado. Venho me deparando com o tratamento diferenciado dado as artes, em especial aquelas consideradas subalternas, como o artesanato e acredito poder contribuir para sua valorização.

Experiência:

MINISTRO AULAS DE ARTESANATO COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CENTRO DE CIDADANIA ARTES E CULTURA EM PARCERIA COM A REDE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. COMO COORDENADORA DE PROJETOS DA ONG, PARTICIPEI DE FEIRAS (ex:Feira da Providencia), DE CONCURSOS (ex: 3º lugar concurso Natal Tempo de Reciclar da Supervia - votação popular na Gare da Central.





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

61 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    Artesãos da Região Sudeste eu do RJ e o Vilmar de MG fomos eleitos os Conselheiros Titulares e o Ronaldo ES e a Marina SP são os suplentes. Os que desejarem encaminhar alguma proposta podem entrar em contato comigo pelo WhatsApp 21 964028264, terei o maior prazer em apreciar e encaminhar. Obrigada pela confiança.

    • Responder

      Eu tb continuo aguardando a passagem, liguei diversas vezes.

  2. Responder

    BOA NOITE!
    ARTESÃOS VOCÊS JÁ RECEBERAM AS PASSAGENS. FALEI AGORA A NOITE COM O MINC/CNPC E DISSERAM QUE AS PASSAGENS AINDA SAEM HOJE. A MINHA ATÉ AGORA NÃO SAIU.
    ABRAÇOS

  3. Responder

    Bom dia queridos artesãos,
    Acabei de falar com o MinC/CNPC e eles alegaram problemas no sistema de emissão de passagens, mas garantiram que sairá hoje. Fiquem atentos no e-mail.
    Cordiais Abraços!
    Lúcia Cruz /DF

  4. Responder

    Olá Reinaldo. A Presidente Dilma assinou a Lei da profissão para o artesão.
    A Regulamentação deverá ser discutida em todo o território nacional e aprovada pelo poder executivo.
    Esperamos a conclusão do trabalho da organização do artesanato no brasil, elaborado pelo colegiado artesanato no período do mandato anterior. Até lá. sucesso na vida.

  5. Responder

    Olá Juçara, parabéns, você esta representando o Estado do Rio de Janeiro.
    Todos não receberam as passagens para a participação do fórum nacional.
    Fique atenta ao e-mail. Até lá. Boa viagem e sorte na vida.

  6. Responder

    PARABÉNS PARA VC TAMBÉM RONALDO. VAMOS SIM CONVERSAR BASTANTE. ESTOU PREOCUPADA POIS ATÉ O MOMENTO EU E VÁRIOS DELEGADOS NÃO RECEBERAM AS PASSAGENS. TAMBÉM ESTOU INDO EM BUSCA DE UMA VAGA.

  7. Responder

    Parabéns carioca, estaremos junto em Serra Talhada, morei no Rio por 22 anos e sei como é aluta dos artesão carioca, conte comigo, vou a busca de uma vaga no Conselho, conversaremos melhor la , grande abraço.

  8. Responder

    PROJETOS QUE FORTALECE O SETOR TURISMO E ARTESANATO
    Foram aprovados dois Projetos para o Setor de Turismo na quinta-feira (22) nas Comissões da Câmara dos Deputados, (PLC 149/2015) que dispensa os vistos dos estrangeiros que vierem ao Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O texto agora segue para votação no Plenário do Senado.
    Foi aprovado o projeto de lei (PL 5559/9) que permite o uso da Lei Rouanet no financiamento de projetos turísticos. Com isso, as empresas do setor, como hotéis, pousadas, bares e restaurantes poderão descontar do Imposto de Renda valores investidos em projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura ou pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

  9. Responder

    O PROJETO DE LEI PROFISSÃO DO ARTESÃO É SANCIONADO E JÁ ESTÁ EM VIGOR
    O Projeto de Lei 7755/10 (Profissão do Artesão), foi sancionado sem vetos pela presidente Dilma, publicado convertido na Lei nº 13.180/2015 no Diário Oficial da União nessa sexta-feira (23) e já está em vigor.

    http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=C61D6FDF18C699F61528F8354E723A9D.proposicoesWeb2?codteor=1404084&file
    http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=484749
    https://www.facebook.com/hashtag/estatutodoartes%C3%A3o?source=feed_text&story_id=506054479570907

  10. Responder

    Quero aqui agradecer a todos os que votaram em minha participação para o Conselho. tenham certeza que não os decepcionarei, pois vocês conhecem a minha luta. com certeza o Artesanato do Rio de Janeiro e do Brasil terá uma militante que os representará.
    Meu muito obrigada e bjs

  11. Responder

    Parabéns para os candidatos que participaram com propostas para o setorial do artesanato. Em tempos de crise política, como estamos vivendo, é bacana ver o envolvimento de cada candidato durante as eleições. Quem sairá fortalecido no caso, será o artesanato do Brasil, as eleições precisam ser uma ferramenta para que possamos sentar, dialogar e unir forças para que o setorial de artesanato do Brasil se torne grande. Vamos em frente e nos encontramos em Pernambuco para trocarmos nossas experiências para que o artesanato brasileiro possa cada vez mais ser reconhecido e respeitado.

  12. Responder

    Parabéns a revisão dos resultados do CNPC, ampliando as vagas de todos estados, e incluindo artesãos de luta e representação em seu Estado. Parabéns as cariocas habilitadas, alertando ao Renato, que ainda tem até dia 14/10, para recorrer, e ampliar a participação do Rio de Janeiro.

    • Responder

      Minha querida, onde está essa revisão com ampliação de vagas?

  13. Responder

    Querid@s artes@s,
    Inicialmente, quero parabenizar @s candidat@s pela disposição de poder colaborar no nosso Colegiado Setorial do Artesanato que,apesar das grandes conquistas dos últimos anos,ainda precisamos continuar esse árduo trabalho em prol do artesão e artesanato brasileiros.
    E só nós,verdadeiros artes@s,conhecemos os grandes gargalos que nos atormentam nessa missão.Nossa união será sempre a nossa força e nossas conquistas.
    Também quero compartilhar com todos as informações sobre nosso trabalho no Colegiado.,em especial a elaboração do nosso Plano Setorial Nacional do Artesanato no qual trabalhamos com muito vigor e responsabilidade, culminando com a Consulta Pública e que será aprovado na próxima gestão do Colegiado, além da luta pelos PL s dos Mestres, do Pró-Cultura e de outros.
    Por isso precisamos de nosso Colegiado forte.

    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/08/31/consulta-publica-do-plano-setorial-do-artesanato/

    Esse Plano visa orientar todas as políticas públicas para o Artesanato pelos próximos 10 (dez) anos, e é uma construção conjunta da Sociedade Civil e do Poder Público, representada pelo Colegiado Setorial do Artesanato.
    É fundamental, para o sucesso da política, que os artesãos de todo país tenham acesso ao texto preliminar e possam apresentar ideias e considerações sobre as estratégias e ações ali propostas.

    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/03/28/primeira-reuniao-do-colegiado-de-artesanato-2014-cnpc/
    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/07/15/comite-gestor-do-rs-mais-igual-debate-dados-do-observa-torio-de-politicas-sociais/

    http://vota.cultura.gov.br/2015/10/02/numero-de-vagas-por-setorialestado-nos-foruns-nacionais-setoriais/

    No blog vcs encontrarão outras notícias importantes para nossa categoria.
    Me coloco ä disposição de tod@s para maiores informações.
    Fraterno abraço e luz na missão,
    Marly Cuesta
    Mestra Artesã
    Rep.da Região Sul no Colegiado Setorial de Artesanato do CNPC/MINC – Biênio 2012/2014
    Prêmio Tuxáua 2010
    bussolacultural@gmail.com

  14. Responder

    A informação é que as pessoas podiam votar até o dia 07/10 e estou recebendo inúmeras informações de que as votações estão encerradas, vim no Site e constatei que as pessoas não podem mais votar. O que houve? Deveríamos ser informados das mudanças.

    • Responder

      Olá Juçara, as pessoas só poderiam votar até o dia 7 se estivessem cadastradas. E o mais cruel foi ter ocorrido essa dúvida por todo o Brasil. Muito triste mesmo !!!!!!

  15. Responder

    A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizará Seminário Nacional para debater “Fontes de Financiamento da Cultura”, nessa terça-feira dia 29 de Setembro das 9h às 17h, no Plenário 10, debaterá os seguintes temas: estratégias de ampliação de adesão ao Vale-Cultura, fundo de financiamento para cultura, mapeamento da indústria criativa e sistema de informações e indicadores culturais.
    http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ccult/noticias/seminario-nacional-para-debater-fontes-de-financiamento-da-cultura-1

  16. Responder

    Olá Paulo Cezar, obrigada pela confiança. Quero deixar registrado o compromisso de caso seja eleita, articular-me com todos aqueles que se dispuserem a discutir propostas que fortaleçam o artesanato.

  17. Responder

    No período de 27/09 até 07/10 os eleitores poderão confirmar seu voto em seus candidatos ou trocarem seu voto apenas uma vez.
    Por isso,
    em defesa do Patrimônio Cultural Ferroviário
    em defesa do Patrimônio Cultural Quilombola
    em defesa do Patrimônio Cultural Arqueológico
    em defesa do Patrimônio Cultural Militar
    em defesa do Museu Casa da Força Expedicionária Brasileira
    em defesa do Museu Casa do Patrimônio Cultural Ferroviário (antigo Museu do Trem)
    em defesa da Paisagem Cultural Fluminense
    em defesa dos Monumentos Históricos do estado do Rio de Janeiro
    em defesa do Patrimônio Cultural da Baixada Fluminense
    VOTE
    Antônio Seixas
    Patrimônio Material – RJ

  18. Responder

    Marilea, vc tem meu voto, pela dedicação com ong no setor de Artesanato.Já registrei o meu voto.
    Abraço!!

  19. Responder

    Renato, boa sorte, Já registrei o meu voto. Quem faz Cultura, traz conhecimento. Continue sempre nesse caminho. Parabéns.

  20. Responder

    Olá
    Renato,
    Boa sorte nas eleições. A feira permanente de artesanatos em Araruama e muito linda. Parabéns.

  21. Responder

    Minha mãe vai que essa e tua pois isso você sabe fazer muito bem ajudar o próximo e não pensar em receber nada em troca amo muito você minha amiga, guerreira,e lutadora por nossa bandeira vamos que vamos beijos.

  22. Responder

    Minha professora querida, como não votar na senhora? Mulher de garra e persistência, na luta sempre pela liberdade financeira dos menos favorecidos. Sem falar na luta pelo reconhecimento da nossa profissão. Se eu pudesse votava mil vezes. Beijos e boa sorte

    • Responder

      Diogo meu filho querido, filho do meu coração. Obrigada pelas palavras de apoio e incentivo. Estou na luta, sempre acreditando que podemos realizar nossos sonhos e desejos. bjs no coração

  23. Responder

    Boa tarde Juçara, quem te conhece sabe o quanto vc trabalha para que os menos favorecidos aprendam artes manuais para gerir renda e assim poderem ter uma qualidade de vida melhor.
    Vc não colocou no seu perfil o trabalho que vc realiza com material reciclado e prevenção do meio ambiente, quem te conhece sabe, mas e os outros. Boa sorte, estamos torcendo por vc..

  24. Responder

    Participem também dos debates no fórum de Patrimônio Cultural Material do Rio de Janeiro deixando comentários, sugestões, críticas e denúncias de abandono dos nossos bens culturais.

  25. Responder

    Olá Edna, obrigada pela sua força. Já vi pelos seus comentários que você é uma batalhadora. São pessoas assim que fazem a luta valer a pena.

  26. Responder

    Olá Mariléa da Cruz
    Você é a segunda candidata do estado do RJ, Parabéns, boa sorte, sucesso na vida.

  27. Responder

    Somente hoje fiquei sabendo do processo eleitoral e lamento não ter participado da etapa presencial, a articulação e a troca de informações entre os interessados são essenciais para que se formule propostas de políticas públicas que fortaleçam o setor de artesanato.

  28. Responder

    Olá
    Rita
    Não sou candidata estadual porque sou delegada nato.
    Sou eleitora.
    Faço parte do siabaixada – sindicato intermunicipal dos artesãos da baixada fluminense do estado do rj.

  29. Responder

    Olá
    Lucia Cruz
    Estamos divulgando a inscrição do CNPC, para os artesãos. Vamos aguardar.

  30. Responder

    Boa tarde artesãs e artesãos do Rio de Janeiro!
    Boa tarde Edna,
    Onde estão as candidatas e candidatos do setorial artesanato deste estado maravilhoso, onde tudo acontece?
    Onde estão vocês, artesãs do Morro do Alemão? Onde está a Renata?
    Onde estão as artesãs do Litoral Norte? Onde está você Margarete?
    Onde estão as artesãs do Litoral Sul, Região Serrana, Zonal Sul?
    Onde está a Ray da Feira do Calçadão de Copacabana?
    E o Alcebíades da Praça do “O”, na Barra da Tijuca?
    Nossas irnãs artesãs da Feira Negra, atrás da Prefeitira?
    Booooora gente… ocupar as três vagas do setorial artesanato!!!!
    Respeito e Abraços em todas!!!

  31. Responder

    Parabéns aos candidatos que enriqueceram o debate no Encontro Regional do Rio de Janeiro.

  32. Responder

    Conto com a presença de todos no Encontro Regional do Rio de Janeiro, hoje, a partir das 9h, na Biblioteca Parque Estadual, na Av. Presidente Vargas, próxima a Estação da Central do Brasil.

  33. Responder

    Parabéns a todos e todas pelo debate que está sendo feito aqui!
    Será muito importante para o CNPC e os colegiados setoriais que façamos bons debates nesse processo eleitoral!
    Abraços
    Vinicius Wu, Secretário de Articulação Institucional do MinC

    • Responder

      Olá Vinicius !!!! Há outros e bons debates em muitos estados !!!!

  34. Responder

    Edna Santos é da siabaixada? ! Você é candidata? ?!

  35. Responder

    Olá
    Adriana
    A secretaria regional de desenvolvimento e pesca não pode dar ao artesão politicas publicas, mas pode contribuir com a divulgação e vendas de produtos artesanais para os artesãos informando onde eles estão, e beneficiá-los com a carteira do PAB e possíveis descontos através de parcerias com o comercio local no estado, como por exemplo e uma das metas da secretaria dar apoio ao artesão também no crescimento nos negócios a partir de empréstimos. E a secretaria trabalhando a favor do artesão. Parabéns.

  36. Responder

    Acredito que com a nova Política Pública que está sendo desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, teremos muitas conquistas. Hoje com o ESPAÇO ARTESANATO EM MOVIMENTO, em parceria com a Secretaria de Cultura de queimados já conseguimos mudar a realidade de 220 artesãos em Queimados-RJ.

    • Responder

      Desculpe me: Prefeitura de Queimados- Município do Rio de Janeiro.

  37. Responder

    Votem JUÇARA TEREZA MÕES DA SILVA!!!!

  38. Responder

    Que falta de respeito e ética esse tal de Antonio Seixas. Usar o Setorial Artesanato para pedir votos é muita safadeza. Imagine o que ele vai fazer se for eleito?

  39. Responder

    Em defesa do Patrimônio Cultural Ferroviário
    Em defesa do Patrimônio Cultural Sacro
    Em defesa do Patrimônio Cultural Quilombola
    Em defesa do Patrimônio Cultural Indígena
    Em defesa do Patrimônio Cultural Arqueológico
    Em defesa do Patrimônio Cultural Militar
    Em defesa do Patrimônio Cultural Industrial
    Em defesa do Museu Casa da Força Expedicionária Brasileira
    Em defesa da Paisagem Cultural Fluminense
    Em defesa dos Monumentos Históricos do estado do Rio de Janeiro
    Em defesa do Patrimônio Cultural da Baixada Fluminense
    VOTE
    Antônio Seixas – Patrimônio Material – RJ

    • Responder

      Antonio……há possibilidade de votar em outro Setorial ????? Caso positivo, é válida a sua campanha, mas do contrário………seria legal vc repensar !!!!!

  40. Responder

    REINALDO CUSTODIO DA SILVA
    10 de setembro de 2015 / Artesanato – SP
    Responder
    A (CCJC) da Câmara dos Deputados “aprovou nessa quarta 09/09/15 ás 12h30” a regulamentação da profissão de artesão PL 7755/10.
    Como tramitava de forma conclusiva, e já havia sido aprovado pelo Senado, a proposta segue sem alteração para sanção da Presidenta da República.
    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/495711-CAMARA-APROVA-REGULAMENTACAO-DA-PROFISSAO-DE-ARTESAO.html
    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=795952&filename=PL+7755/2010

    • Responder

      Ola Reinaldo
      O projeto de lei PL 7755/2010 esta tramitando dentro do congresso nacional e senado. No dia 9/9 foi aprovado pelo senado. Ainda tem muito que andar. Vamos aguardar. Abraços, Edna

  41. Responder

    Edna …O PAB. Programa do Artesanato Brasileiro compra stands em grandes feiras de artesanato do Brasil, e repassa para o estado que se manifesta interessados, tipo feira internacional do artesanato em BH- Minas… Brasília 2 feiras,,,Natal,,,Recife,,,São Paulo,,,e outras que tenha demandas…..o Estado do Rio nunca vejo nessas feiras… vcs do RJ procurar onde fica a coordenação do PAB Estadual

    • Responder

      Ola Beatriz,
      No Estado do Rio de Janeiro, tem mais de 10 mil artesãos. Quantas feiras por ano o PAB oferece? O stand do RJ fica vazio nos Estados porque o PAB não tem verbas para custear as despesas do espaço. A demanda no RJ e grande. Não temos logísticas. O PAB do RJ não tem nada a oferecer. Nos Estados é a mesma coisa. Se tem algum beneficio e para poucos artesãos. O nome do PAB e crise.

  42. Responder

    Eu sou candidata. Acredito que o empoderamento da população esta na geração de renda, e o Artesanato é um retorno imediato com a possibilidade de toda a família se envolver no trabalho artesanal. Concordo plenamente com a Edna. Precisamos regulamentar a profissão, criar a casa do artesão em cada município. Também precisamos incentivar o desenvolvimento das habilidades de cada cidadão para o trabalho artesanal comercializáveis podendo assim contribuir para o desenvolvimento social, fortalecendo uma perspectiva melhor de vida.

    • Responder

      Olá Juçara,
      No dia 18 de setembro no RJ será realizado a etapa presencial do processo eleitoral de renovação dos representantes da sociedade civil nos colegiados setoriais do CNPC.
      local: biblioteca parque do RJ , Av. Presidente Vargas 1261, centro, RJ horário: das 9 h às 18 h. Ate lá. Abraços, edna

  43. Responder

    As dificuldades continuam para os artesãos com os produtos artesanais. A demanda e grande, mas não existe oportunidades para a exposição e vendas dos artesanatos como também não são oferecidos cursos de qualidade, designer para os artesãos. As bandeiras de luta continuam como a regulamentação da profissão para o artesão; criação da casa do artesão em cada município do brasil; isenção de impostos sobre circulação do produto artesanal em todo o território nacional; dedução de impostos de renda das despesas com equipamentos e matéria prima usada nos produtos artesanais; participação dos artesãos em feiras nos eventos municipais, estaduais, nacionais e internacionais; pela valorização do artesão. A organização do artesanato no brasil já apresentada na plataforma de consulta do ministério da cultura e estamos aguardando a conclusão do trabalho.

    • Responder

      Muito bem Edna, a sua proposta para um possível debate nesse espaço !!! E onde estão os candidatos ???

      • Responder

        Ednar tudo isso que vc esta falando muitos estados ja os tem….vc precisa visita onde fica o artesanato no seu estado….o PAB compra pra todos os estados do brasil standes para participa de varias feiras nacionais,,,pelo que lembro seu estado nunca vai…nao adianta fala que a culpa e do estado as vesses vcs precisar chegar mais junto…,,,

        • Responder

          Ola Beatriz,
          Os artesãos do Brasil não tem politicas publicas. Não estamos questionando o PAB que e um programa de artesanato brasileiro que não tem nada para dar para o artesão. A categoria quer leis aprovadas nos municípios, estados e federais. O artesanato e um dos 17 segmentos da cultura. O artesão e um trabalhador que vende produtos artesanais todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. cultura. e isso, simples assim. O artesão não espera benefícios de programas e possíveis oportunidades. O artesão vai a luta. abraços, edna

  44. Responder

    CONHECENDO ATRAVÉS DE UMA CANDIDATA,TOCOU MEU CORAÇÃO PELOS LAÇOS SANGUÍNEOS E ISSO, ME IMPULSIONOU A PARTICIPAR E DISCUTIR COM MINHA EXPERIÊNCIA DE FAMÍLIA,SOBRE A IMPORTÂNCIA DE MANTER O CIRCO VIVO

    • Responder

      Oi ??????? Circo ????
      Aqui é para discutir artesanato…….tudo bem que tem interação, mas…….será q vc não está em fórum equivocado ????