Contribuir para que ações de fomento e difusão da música brasileira sejam contempladas nos mais diversos níveis do poder público. Incluir no planejamento do plano nacional de cultura, a musicalidade afrobrasileira a fim de minimizar o preconceito e valorizar a nossa ancestralidade. Propiciar a interlocução com as principais linguagens da música.
Experiência:
Janaína Martins, natural de Alagoas e com fortes raízes africanas, aprendeu desde criança a trazer para o seu canto a afrobrasiliridade impressa em toda sua performance. O batuque forte dos tambores na sua música é fruto da atuação nos grupos de percussão afro: Coletivo Afrocaeté desde 2010 e Grupo de Formação e Inclusão Social Inaê desde a sua fundação em 2003.
Estou me candidatando devido ao trabalho de militância no Movimento Hip Hop desde 95 e a luta da juventude negra no Estado entendendo que é urgente e imprescindível o recorte étnico de valorização da musicalidade afro-brasileira no Plano Nacional de Cultura, bem como, a valorização das expressões da juventude potencializando valores, conceitos e sujeitos como mecanismo para minimizar preconceitos.
Experiência:
Militante da cultura Hip Hop desde 1994, com atividades nas áreas da dança, música, arte plástica, literatura marginal, audiovisual e DJ. Desde 2007 desempenho atividades artístico-culturais de valorização da identidade negra inserida no Sistema de Ensino de União dos Palmares. Sou integrante da Universal Zulu Nation, grupo de RAP União Dmcs desde 1998 e o Núcleo de Identidade Negra da SEMED.
Apreender e divulgar as políticas públicas para contribuir com o nosso povo afrodescendente. Levar as necessidades e contribuir para que a cultura, especialmente a nordestina esteja dentre as ações abarcadas pelos poderes púbicos, sejam eles na esfera municipal estadual ou federal. Acredito que só o emponderamento cultural pode mudar a nossa nação.
Experiência:
Desde a infância, tenho contato com a cultura afro-brasileira através da minha família espiritual. Aprendi com o meu povo a gostar da musicalidade e desde cedo tive contato com instrumentos percussivos. Venho ao longo dos últimos anos me dedicando a passar meu conhecimento para os meninos e meninas da minha comunidade. Criei o Projeto Batuquerê e, através dele tenho levado a cultura ao povo.
Contribuir para que o setor, nas mais diversas expressões musicais, contemple os menos favorecidos. Colaborar no fomento e apoio entre as bandas, como o projeto Pró-Bandas, hoje esquecido pelo poder público em suas mais diversas esferas governamentais.
Experiência:
Desde jovem, aprendi em família o gosto pela música, após estudos na Filarmônica N. S. Conceição, em Passo de Camaragibe em 1984, passei a atuar na profissão em 1993. Sou Maestro da Banda Filarmônica de São Miguel dos Milagres e da Banda Filarmônica de Passo de Camaragibe, além de fundar as bandas de música de Campos Belos - GO e Taguatinga - TO .
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS PARTICIPANTES CONCORRENTES A VAGA DO SETORIAL DE MÚSICA GOSTARIA DE MANTER CONTATO COM VCS PELO FACE PARABÉNS A TODOS, E AOS ELEITOS BOA SORTE E UM GRANDE ABRAÇO NOS ENCONTRAREMOS NO RIO DE JANEIRO MEU FACE :WWW.FACEBOOK.COM/WANDERLEYCARDOSO593
WALBER DA SILVA BEZERRA27 de setembro de 2015 / Música - ALResponder
É a primeira vez que participo dessa escolha, estou conhecendo os candidatos agora e o que me fez votar em Anilson Alves foi o fato dele participar de bandas de Música. Sei o que é manter uma banda de música e seu esforço em buscar melhorias para elas, ele conseguindo chegar até lá sei que vai olhar com muito amor e carinho para as bandas de música do nosso estado. mesmo sem nos conhecer #TAMOJUNTO.
JUAREZ WANDERLEY DE ARAUJO22 de setembro de 2015 / Música - ALResponder
Para mim é um orgulho e poder votar em uma pessoa como o Senhor Anilson. Conheço sua trajetória, os sucessos as lutas por um ideal> Nunca deixar a banda passar despercebida. Pela sua história e garra esse é o voto mais claro que votei até então. Espero e conto sempre com seu sucesso. Vai Anilson, TAMOJUNTO.
EDGLEIDE VALERIA DA SILVA BARROS22 de setembro de 2015 / Música - ALResponder
Estou muito feliz de ver Alagoas sendo representada por uma pessoa que se doa e se dedica de corpo e alma a música e sua cultura, com um vasto conhecimento na area musical ele ajuda crianças e adolescentes á sairem das ruas e da ociosidade, e por isso sem sombra de dúvidas voto de coração no candidato ANILSON ALVES maestro de São miguel dos Milagres/Al.
MARIA ROSIMEIRE DA SILVA SANTOS AQUINO18 de setembro de 2015 / Música - ALResponder
Desde 1995, o movimento hiphop sempre foi atuante na minha cidade união dos palmares, e sempre vi o Zulu na linha de frente do movimento aqui, realmente um ótimo representante da cultura de juventude, representando a música negra de alagoas também.
ALVARO SANTI17 de setembro de 2015 / Música - RSResponder
Saudações a todos os candidatos e eleitores de Alagoas. Como eleitor inscrito no RS e ex-representante da música no CNPC (2007-2010), venho compartilhar aqui minha preocupação com um fato grave. Como todos sabem, a Secretaria de Articulação Institucional do MinC, com o apoio das regionais, fazem um grande esforço de mobilização das categorias artísticas, traduzido nesta plataforma e em reuniões em todas as capitais, com ampla divulgação e aberto a todos. Enquanto isso, porém, o Centro de Música da Funarte – órgão do MinC que é responsável direto pela interlocução com as áreas artísticas, com sede no RJ – não apenas parece alheio a este processo, mas articula a criação de um “colegiado paralelo”. Intitulado “Rede Música Brasil”, só é aberto a entidades (não a cidadãos), sem qualquer critério de representatividade regional, as quais foram convidadas por e-mails pessoais, inclusive com oferta de apoio mediante passagens aéreas, sem qualquer processo de edital ou definição prévia de critérios. Ficam dúvidas sobre o futuro do Colegiado Setorial de Música, e sobre o processo de formação e o caráter dessa outra “entidade”. Ela irá debater e decidir as questões da área da música, ficando o Colegiado Setorial uma peça decorativa (e neste caso, para que estamos aqui)? A Funarte não tem responsabilidade com a condução política do Ministério e a articulação com os colegiados das artes (que tem atribuições definidas pelo decreto 5520/2005)? Serão criadas também redes paralelas de Teatro Brasil, Dança Brasil, etc., ou essa iniciativa é só do CEMUS? A Funarte não é obrigada a seguir os princípios da administração pública (publicidade, impessoalidade, etc.) em processos como este? Fica a questão para o debate. Um abraço e bom trabalho a todos.
EMANUELLE SABINO DE LIMA17 de setembro de 2015 / Música - ALResponder
Janaina Martins super atuante na militância musical afro do estado de Alagoas.
LAYANE MARIA RODRIGUES DA SILVA17 de setembro de 2015 / Música - ALResponder
Janaina uma Mulher super comprometida com a musicalidade afro alagoana.
ANDRE GOMES FERREIRA15 de setembro de 2015 / Música - ALResponder
O Zulu, sempre foi um motivador e incentivador da cultura de juventude aqui no município, é fato que seu trabalho conseguiu destaque com trabalhos realizados e concretizados com as crianças e jovens nas ruas e nas escolas em união dos palmares e outras cidades.
A música de banda precisa ser revitalizada em Alagoas, mas sem desprezar os outros segmentos. Meu trabalho todos já conhecem e a cultura é para mim um pilar,
DANIEL ANTUNES FREITAS9 de setembro de 2015 / Culturas Afro-Brasileiras - ALResponder
JANAÍNA é daquelas representantes que agregam e potencializam nossa luta !!! Não há dúvida de que Alagoas precisa muito de uma representação politizada e de real inferência junto ao meio cultural. É a juventude com responsabilidade.
EDVALDO DA SILVA LIMA8 de setembro de 2015 / Música - ALResponder
Excelente proposta a do candidato LUIZ FERNANDO NASCIMENTO DE LIMA! É muito importante que nosso estado alagoano e demais estados brasileiros fortaleçam os diversos grupos sociais para os incríveis e existentes talentos em todas as dimensões da ARTE. É claro que a MÚSICA exerce um poder imensurável de TRANSFORMAÇÃO na vida das pessoas., e mais do que nunca, é preciso usar seu potencial para resgatar crianças, adolescentes e jovens dum mundo sem sonhos. Além de – como o candidato da TERRA DE ZUMBI DOS PALMARES (União dos Palmares) já propôs – deve-se criar grupos ou unidades musicais não apenas apresentando NOVOS TALENTOS para o mundo, mas também, fazendo com as pessoas talentosas redescobram suas próprias POTENCIALIDADES e conquistem seu lugar artístico na sociedade com ênfase na sua identidade pessoal e profissional tendo como base aquilo que mais gostam. #ZFNL #VotaCultura #Alagoas #UniãodosPalmares
GILVANICE PEREIRA DA SILVA8 de setembro de 2015 / Música - ALResponder
Ter um representante da Terra de Zumbi dos palmares é de grande importância para nossa região, nosso município precisa de mais ações para juventude de forma que transforme a vida de vários que aqui estão carentes de mais ações.
Alagoas precisa de + Festivais musicais que incentive seus municípios a participarem ! Para que a Juventude possa mostrar seus talentos sem precisar sair fora do Estado!!!! Mais festival cultural Musical nos Municípios! Para ajudar a propagação da cultural, local, regional em esfera Federal!
Alagoas precisa de + Festivais musicais que incentive seus municípios a participarem ! Para que a Juventude possa mostrar seus talentos sem precisar sair fora do Estado!!!! Mais festival cultural Musical nos Municípios! Para Incentiva o interesse dos jovens e ajudar a propagação da cultural,local, regional em esfera Federal!
Vejo que não apenas festival, eu penso em oficinas de profissionalização na música, em ambos os sentidos. musical, dança, artes cênicas, visuais e outros…
Claro que é pertinente um festival, mas vejo algo que tem q ser incentivado nas bases.
17 participações Deixe uma resposta
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS PARTICIPANTES CONCORRENTES A VAGA DO SETORIAL DE MÚSICA GOSTARIA DE MANTER CONTATO COM VCS PELO FACE PARABÉNS A TODOS, E AOS ELEITOS BOA SORTE E UM GRANDE ABRAÇO NOS ENCONTRAREMOS NO RIO DE JANEIRO MEU FACE :WWW.FACEBOOK.COM/WANDERLEYCARDOSO593
É a primeira vez que participo dessa escolha, estou conhecendo os candidatos agora e o que me fez votar em Anilson Alves foi o fato dele participar de bandas de Música. Sei o que é manter uma banda de música e seu esforço em buscar melhorias para elas, ele conseguindo chegar até lá sei que vai olhar com muito amor e carinho para as bandas de música do nosso estado. mesmo sem nos conhecer #TAMOJUNTO.
Janaina, na torcida por candidaturas negras.
Para mim é um orgulho e poder votar em uma pessoa como o Senhor Anilson. Conheço sua trajetória, os sucessos as lutas por um ideal> Nunca deixar a banda passar despercebida. Pela sua história e garra esse é o voto mais claro que votei até então. Espero e conto sempre com seu sucesso. Vai Anilson, TAMOJUNTO.
Estou muito feliz de ver Alagoas sendo representada por uma pessoa que se doa e se dedica de corpo e alma a música e sua cultura, com um vasto conhecimento na area musical ele ajuda crianças e adolescentes á sairem das ruas e da ociosidade, e por isso sem sombra de dúvidas voto de coração no candidato ANILSON ALVES maestro de São miguel dos Milagres/Al.
Desde 1995, o movimento hiphop sempre foi atuante na minha cidade união dos palmares, e sempre vi o Zulu na linha de frente do movimento aqui, realmente um ótimo representante da cultura de juventude, representando a música negra de alagoas também.
Saudações a todos os candidatos e eleitores de Alagoas. Como eleitor inscrito no RS e ex-representante da música no CNPC (2007-2010), venho compartilhar aqui minha preocupação com um fato grave. Como todos sabem, a Secretaria de Articulação Institucional do MinC, com o apoio das regionais, fazem um grande esforço de mobilização das categorias artísticas, traduzido nesta plataforma e em reuniões em todas as capitais, com ampla divulgação e aberto a todos. Enquanto isso, porém, o Centro de Música da Funarte – órgão do MinC que é responsável direto pela interlocução com as áreas artísticas, com sede no RJ – não apenas parece alheio a este processo, mas articula a criação de um “colegiado paralelo”. Intitulado “Rede Música Brasil”, só é aberto a entidades (não a cidadãos), sem qualquer critério de representatividade regional, as quais foram convidadas por e-mails pessoais, inclusive com oferta de apoio mediante passagens aéreas, sem qualquer processo de edital ou definição prévia de critérios. Ficam dúvidas sobre o futuro do Colegiado Setorial de Música, e sobre o processo de formação e o caráter dessa outra “entidade”. Ela irá debater e decidir as questões da área da música, ficando o Colegiado Setorial uma peça decorativa (e neste caso, para que estamos aqui)? A Funarte não tem responsabilidade com a condução política do Ministério e a articulação com os colegiados das artes (que tem atribuições definidas pelo decreto 5520/2005)? Serão criadas também redes paralelas de Teatro Brasil, Dança Brasil, etc., ou essa iniciativa é só do CEMUS? A Funarte não é obrigada a seguir os princípios da administração pública (publicidade, impessoalidade, etc.) em processos como este? Fica a questão para o debate. Um abraço e bom trabalho a todos.
Janaina Martins super atuante na militância musical afro do estado de Alagoas.
Janaina uma Mulher super comprometida com a musicalidade afro alagoana.
O Zulu, sempre foi um motivador e incentivador da cultura de juventude aqui no município, é fato que seu trabalho conseguiu destaque com trabalhos realizados e concretizados com as crianças e jovens nas ruas e nas escolas em união dos palmares e outras cidades.
A música de banda precisa ser revitalizada em Alagoas, mas sem desprezar os outros segmentos. Meu trabalho todos já conhecem e a cultura é para mim um pilar,
JANAÍNA é daquelas representantes que agregam e potencializam nossa luta !!! Não há dúvida de que Alagoas precisa muito de uma representação politizada e de real inferência junto ao meio cultural. É a juventude com responsabilidade.
Excelente proposta a do candidato LUIZ FERNANDO NASCIMENTO DE LIMA! É muito importante que nosso estado alagoano e demais estados brasileiros fortaleçam os diversos grupos sociais para os incríveis e existentes talentos em todas as dimensões da ARTE. É claro que a MÚSICA exerce um poder imensurável de TRANSFORMAÇÃO na vida das pessoas., e mais do que nunca, é preciso usar seu potencial para resgatar crianças, adolescentes e jovens dum mundo sem sonhos. Além de – como o candidato da TERRA DE ZUMBI DOS PALMARES (União dos Palmares) já propôs – deve-se criar grupos ou unidades musicais não apenas apresentando NOVOS TALENTOS para o mundo, mas também, fazendo com as pessoas talentosas redescobram suas próprias POTENCIALIDADES e conquistem seu lugar artístico na sociedade com ênfase na sua identidade pessoal e profissional tendo como base aquilo que mais gostam. #ZFNL #VotaCultura #Alagoas #UniãodosPalmares
Ter um representante da Terra de Zumbi dos palmares é de grande importância para nossa região, nosso município precisa de mais ações para juventude de forma que transforme a vida de vários que aqui estão carentes de mais ações.
Alagoas precisa de + Festivais musicais que incentive seus municípios a participarem ! Para que a Juventude possa mostrar seus talentos sem precisar sair fora do Estado!!!! Mais festival cultural Musical nos Municípios! Para ajudar a propagação da cultural, local, regional em esfera Federal!
Alagoas precisa de + Festivais musicais que incentive seus municípios a participarem ! Para que a Juventude possa mostrar seus talentos sem precisar sair fora do Estado!!!! Mais festival cultural Musical nos Municípios! Para Incentiva o interesse dos jovens e ajudar a propagação da cultural,local, regional em esfera Federal!
Vejo que não apenas festival, eu penso em oficinas de profissionalização na música, em ambos os sentidos. musical, dança, artes cênicas, visuais e outros…
Claro que é pertinente um festival, mas vejo algo que tem q ser incentivado nas bases.