Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Dança do Amapá (AP)

Candidatos(as)

Carregando...

Patricia Lima Vales
+
Votos: 99

Patricia Lima Vales

Defesa do candidato:

Instigada a buscar melhorias e maiores oportunidades para engrandecer a cultura através da dança que é uma ferramenta de extremo valor social e afetivo. E pela intenção de ter um profissional da área de educação física que se identifique, que entenda e tenha respaldo sobre a importância desse instrumento na transformação da sociedade utilizando de maneira inclusiva e integrada a comunidade.

Experiência:

Formada em licenciatura em educação física atuante como professora de dança em projeto social, coreógrafa em escola particular e companhia de dança, monitora de dança em projetos escolares. Experiência em associações juninas como coreografa e dançarina.


Candidato(a) eleito(a)
Aguinaldo Costa dos Santos
+
Votos: 32

Aguinaldo Costa dos Santos

Defesa do candidato:

buscar maneiras de colocar o estado do Amapá a nível nacional, conseguir politicas publicas para a setorial de dança que a faça chegar a quem mais precisa sem distinção de credo raça ou gênero buscar capacitação profissional para todos aqueles que desejam trabalhar na área ou que já trabalham, construir uma ponte duradoura de formação continua do Amapá com todo o território nacional

Experiência:

trabalho com dança a mas de 15 anos levando dança as áreas periféricas de Macapá, áreas carentes e de risco social, tenho uma cia com vinte bailarinos atuantes, trabalhamos dança contemporânea e popular cuidando da saúde do corpo e da mente. levar a dança a quem não conhece é levar um mundo de cores a quem vive em preto e branco


Antonio Gilberto
+
Votos: 61

Antonio Gilberto

Defesa do candidato:

Meu trabalho pela cultura amapaense é muito forte, em especial pela dança, minhas lutas são incansáveis, acredito que estou preparado historicamente e tecnicamente para representar este segmento que muito tem sofrido, realizo diversos espetáculos de dança e sei da dificuldades de cada grupo e cia de dança, minha luta juntamente com todos será para respeitarem e valorizarem nosso segmento.

Experiência:

Antonio Gilberto formado em licenciatura plena em historia pós-graduado em docência do ensino superior, dança desde 1992, participo em varias Cia de dança e em 1996 criou seu próprio grupo DANCE OF STREET, foi com o grupo que se evidenciou como coreografo e coordenador, conquistou vários títulos em competição de dança no estado do Amapá e em outros estados e em outros países com a modalidades


Candidato(a) eleito(a)
Cleuson Claudio Martins Leal
+
Votos: 123

Cleuson Claudio Martins Leal


Este(a) candidato(a) foi inabilitado(a).

Motivo: NÃO DEMONSTROU ATUAÇÃO NA ÁREA NOS ÚLTIMOS 3 ANOS. ITEM 6.3.1 DO EDITAL.


Candidato(a) Inabilitado(a)
Zil Souza
+
Votos: 27

Zil Souza

Defesa do candidato:

Fortalecer a diversidade da dança no país, pontuando a regionalização das politicas para os estados menos favorecidos das politicas nacionais, especificamente os estados do norte.

Experiência:

Atuo no movimento da dança a 10 anos, com experiencia em dança diversificada, além de militar nos movimentos culturais no meu Estado, especificamente na cidade de Santana.


edivaldo pinto vdeira
+
Votos: 89

edivaldo pinto vdeira

Defesa do candidato:

A experiência no conselho estadual de cultura me proporcionou um grande aprendizado na área cultural, principalmente na construção do sistema estadual de cultura do Amapá. A minha vivência na área da dança me proporciona ter uma visão ampla processos culturais na minha cidade e vejo no CNPC uma forma colaborar com a cultura nesse país.

Experiência:

Edivaldo Pinto Videira, conhecido como Guinho bboy, começou a dançar break aos 13 anos com o grupo Beet street, em 96 já era um profissional de dança de rua e militante do movimento Hip Hop,MAIS foi em 1990 que formou o primeiro grupo de dança com elson, adriano e didi, foi jurado de varias batalhas de b.boys, foi conselheiro estadual de cultura 2010. Realizador de varios eventos de dança de rua.


Candidato(a) eleito(a)
Leandro Barros Dantas
+
Votos: 33

Leandro Barros Dantas

Defesa do candidato:

Defendo politicas culturais, que valorizem e beneficiem todos os grupos comunitarios,. Sou do estado do Amapa, que não é muito diferente dos outros estados do nosso país que ainda enfrenta preconceitos contra a cultura afro brasileira. Para que haja a valorização e necessario que se mantenha viva as nossas tradições, como: Batuque, Marabaixo, entre outras.

Experiência:

Dançarino desde os 10 anos de idade, ha 15 anos dançarino da quadra junina, ha 3 anos dançarino e coreografo do grupo Afro religioso Arauto do Axe, coreografo de varios centro educacionais de Santana e Macapa: Crianças Alegres, Sesi, GPC, Valdecy Correa e Rodoval Borges, atualmente dançarino no grupo de dança regional, Simpatia.


Maurício Reis Maciel
+
Votos: 46

Maurício Reis Maciel

Defesa do candidato:

Contribuir na elaboração de políticas públicas adequadas para o setor. E tornar realidade no norte do país um novo cenário criativo, incentivando os grupos a realizarem um trabalho continuado e apostarem na criação compartilhada, no qual o caráter coletivo da dança se afirma em suas múltiplas dimensões, discutindo sobre ações formativas trazendo uma reflexão entre o "fazer" e o "transmitir".

Experiência:

Milito no segmento como diretor, coreógrafo, bailarino e produtor cultural. Participei de espetáculos como "Via sagra das águas", "A cigarra e a formiga", "Eu vou fazer algo com a linguagem" ambos como bailarino, e dirigi o espetáculo "Água onde tudo se refaz". Atualmente desenvolvo no estado oficinas na área de "CORPO E MOVIMENTO" para artistas, e ministro aulas em projetos socais.


Jucicleide Façanha de Almeida
+
Votos: 40

Jucicleide Façanha de Almeida

Defesa do candidato:

Minha candidatura tem como objetivo fomentar políticas públicas em Dança, nas áreas de formação, artística e técnica respeitando sua diversidade e processos criativos, que fortaleçam o segmento e que promovam a difusão e socialização das reflexões e conhecimentos. Articular a criação de Fóruns permanentes.

Experiência:

Pós-graduada em Educação Física Escolar, Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física, Produtora Cultural, Pesquisadora, Professora de Dança, Coreógrafa da Graham Cia de Dança, atuante no carnaval e quadra junina. Foi membro do Colegiado Setorial de Dança-CNPC. Atuou nas Comissões da Reestruturação da Lei de Incentivo a Cultura-AP e Adesão ao SNC. Integrou GT de estudos para criação do SEC.





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

0 participações

  1. Responder

    O sistema nacional de cultura é a nossa ferramenta de luta, tenho imensa satisfação de ter participado de mais de 15 audiências públicas nos municípios para a implantação do sistema municipal de cultura em cada cidade do nosso estado. Mais tenho uma grande preocupação, infelizmente hoje o que prevalece ate o momento é a política de balcão, esse sistema só vai avançar se houver pressão do segmento cultural em massa. Fico triste que até agora o ministério tem avançado em passos muito lento, esta faltando a panela de pressão do artista funcionar de verdade. No papel é muito lindo as diretrizes, mais pouco é feito na prática.

  2. Responder

    Concordo plenamente com você Cleide, muito já foi debatido sobre o “custo amazônico” e nada foi feito de fato, temos que bater muito no assunto das dificuldades que enfrentamos, pois, é preocupante com relação as desigualdades, tratar justamente dos custos que as peculiaridades da região geram: as grandes distâncias, a dificuldade de acesso… Essas limitações que fazem com que os custos para execução de ações culturais se tornem mais caros do que em outras partes do Brasil, temos ficado à margem, principalmente quando o assunto é política de edital, e isso em qualquer área da cultura.
    Precisamos observar os diferentes elos da rede produtiva da dança no estado e na região norte, o diálogo entre todos ligados à área e a classe é extremamente importante para que as políticas públicas alcancem cada vez mais seu propósito de fomentar e difundir a dança, precisamos criar um fórum permanente com intuito de unir a classe em prol de atividades que nos fortaleçam em busca de representatividade política e da construção de caminhos de comunicação e articulação.

  3. Responder

    LEANDRO DANTAS, to na torcida para que o esforço seja recompensado. Parabéns por enfrentar as adversidades em nome da luta politica do povo negro.

    • Responder

      Obrigado Táta Kinamboji!
      A luta é por politicas publicas para melhoria tanto da nossa população negra, quando para todo o segmento Dança!
      Somos a Resistência! A cultura Afro Brasileira precisa de mais espaço, e essa é nossa luta, para que o reconhecimento venha abrilhantar nosso espetáculo.

  4. Responder

    Segundo o Plano Nacional de Cultura, em discussão no Brasil, a cultura é apresentada como lugar de inovação, criatividade e formas de expressão do povo brasileira. O Amapá e os estados da Amazônia brasileira precisam participar mais e ativamente na construção desse plano. Será o novo cenário de desenvolvimento econômico, socialmente justo e sustentável do Brasil, segundo o MINC. Mas, nós do Amapá e integrantes da Amazônia precisamos discutir que os recursos nessa área sejam distribuídos de forma democrática e inclusiva (com a participação de todos). No entanto, para isso precisamos de representatividade que lute, que participe com ideais democráticos e busque essas questões. Precisamos discutir que os programas e editais para a cultura venham atender às necessidades locais e regionais. Precisamos projetar para além do hoje. Precisamos lutar para garantir que daqui a uns 10 anos possamos ver a Amazônia e os estados mais esquecidos do cenário brasileiro como o Amapá, Roraima, Acre, Rondônia, além dos demais possam participar de forma igualitária dos programas, editais, recursos e demais ações do Ministério. Precisamos lutar na perspectiva de ver daqui a uns 10 anos o Amapá e os demais estados da Amazônia esquecida sendo inseridos com suas bagagens culturais no cenário nacional. Precisamos que o estado do Amapá seja reconhecido pela sua produção artística e cultural, com fomento nacional e local para produção com sustentabilidade econômica e relações culturais econômicas e participativas. Mas, para que isso aconteça precisamos VOTAR nesta eleição para o Conselho Nacional de Políticas Culturais do MINC, em pessoas comprometidas com mudanças de fato sociais. Mudanças para todos e não para si e para seus grupos e círculo de amizades. Por favor, votem em pessoas de fato comprometidas

  5. Responder

    Caros amigos da Dança…
    Venho de uma história de mais de 30 anos de vivênias, estudos e experiências na ára da Dança.
    Sinto-me no dever lutar por esse fomento, de poder representar não somente nosso Estado mas, toda a nossa Região.
    Temos graves entraves… precisamos nos unir em nome do” SEGMENTO DANÇA”!
    Não tratamos aqui de gêneros ou subgêneros de dança.
    Que seja levado em conta o “Custo Amazônico” que nos aprisiona e dificulta a difusão de nossos trabalhos; que sejam respeitados o nosso “Processo Criativo” e a nossa “Diversidade”; falo com propriedade de quem sofreu na pele; que o Minc/Funarte reconsiderem e repensem seus editais e suas comissões, quando mencionam que buscam o perfil de proposições artística e estéticas consistentes segundo as orientações de seus “Prêmios”. Que revejam seus critérios de avaliação, suas questões qualitativas, e portanto, “subjetivas e sensíveis ao entendimento estético, conceitual e filosóficio dos membros de sua ilibada comissão.
    Porque “Proceso Criativo” independe de pesquisa científica, a arte da criação não se explica, nem se quantifica.
    De que vale aprovar projetos artísticos autorais onde vc entra seco e sai vazio?
    Tradução de um entendimento estético, conceitual, e filosófico?
    De Membros de uma Seleção que não nos vê??????????????
    O que é quantidade num paÍs onde a DIVESIDADE É MESTRA?
    Amo meu País, minha Região, meu Estado, minha Cidade, minha Arte, MINHA DANÇA!!!!
    #MINHAARTEVEMDONORTE #NOSSADANÇA #NOSSOFORTE

  6. Responder

    Acredito que Vc JUCICLEIDE JAÇANHA esta muito bem preparada a nos representar no segmento Dança….!

    • Responder

      Obrigada Noeli pelo seu voto e confiança no meu trabalho.
      Tenha certeza que estou preparada para representar nossa Arte e nosso Estado.
      Experiência, estudos e dedicação… é tudo que tenho… que posso oferecer .. e quero muito dividir com vcs.

  7. Responder

    A cultura merece uma pessoa que REALMENTE entende do segmento DANÇA…!
    Vqv JUCICLEIDE FAÇANHA

    • Responder

      Obrigada Tatiane! Conto com vc e todos os seus para que possamos conquistar esse espaço. Tenha certeza que minha luta é pela coletividade e diversidade.
      Meu amor é imenso por nossa arte, é uma uma vida, e quero muito, muito dividir meus conhecimentos e experiências com vcs.
      Podemos e vamos crescer juntos. Contem comigo!!!!

    • Responder

      Obrigada Tatiane por sua confiança no meu trabalho!!!
      Acredite! Meu amor pela DANÇA é imenso, é uma longa vida dedicada a essa arte.;
      Assumo esse compromsso com vc, vamos construir uma nova história.

  8. Responder

    A cultura sera muito bem representada com a JUCICLEIDE FAÇANHA …

  9. Responder

    A cultura merece alguém que realmente se importa… E António Gilberto mostra na prática toda sua dedicação.

  10. Responder

    Fé em Deus amigo António Gilberto. ..Deus é contigo .

  11. Responder

    Um abraço grande guinho sempre na luta pelo segmento da dança. ooooooooooooooooooooooooooooooooooou

  12. Responder

    A Dança será muito bem representada com Antonio Gilberto, pois ele sabe as dificuldades que a cultura enfrenta, acredito que ele está apito para representar o nosso estado, por isso voto nele, vamos Gil !!!

  13. Responder

    Tô contigo Zil!!!!!!

  14. Responder

    António Gilberto vc é um ícone da dança no estado…merece meu voto.

  15. Responder

    vamos la antonio vc merece

  16. Responder

    Grupo Relatus dando força para o Zil!

  17. Responder

    Zil. O grupo Relatus está com vc

  18. Responder

    valeu antonio to contigo mano

  19. Responder

    vamos cleuson Leal!!!!

  20. Responder

    Vai dá certo Antônio !!!!

  21. Responder

    Esse fórum ta animado

  22. Responder

    vams que vams guinho

  23. Responder

    pode crer guinho tamos com voce 😀

  24. Responder

    Pessoal acredito que essa eleição será a mais concorrida de todos os tempos vamos lá Edivaldo, a sua missão esta apenas começando.

  25. Responder

    vamso la, o segmento da dança esta de parabens

  26. Responder

    Acredito que o Senhor Edivaldo Videira vai fazer um bom trabalho, me sinto representado com a sua candidatura, pois ele sabe discutir a cultura em geral e não apenas defender somente seu segmento, ja foi conselheiro de cultura e creio que sua luta é pela implantação do sistema nacional de cultura.

  27. Responder

    Pessoal fico feliz de participar desse pleito, acredito que o Senhor Edivaldo Videira vai fazer um bom trabalho, me sinto representado com a sua candidatura, pois ele sabe discutir a cultura em geral e não apenas defender somente seu segmento, ja foi conselheiro de cultura e creio que sua luta é pela implantação do sistema nacional de cultura.

  28. Responder

    Extraordinário nunca tinha participado de um processo tão democrático como esse parabéns ao CNPC e a todos os fazedores de cultura

  29. Responder

    Leandro Dantas representa a defesa de fomentos à estética afro-amazônica
    57% dos brasileiros e brasileiras são negros e negras, e para se ter ideia da fatia de financiamento das artes afro-brasileiras pelo Ministerio da Cultura vejam o discurso de Hilton Cobra​ explicando que apenas 1,5% do orçamento da cultura financia as artes afro-brasileiraas, precismos mudar essa matematica – neste link http://etetuba.blogspot.com.br/2015/09/discurso-de-hilton-cobra-ex-presidente.html

    • Responder

      verdade grande Arthur, invelismento temos que mudar essa lógica do investimento eurocêntrico.