Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Teatro da Bahia (BA)

Candidatos(as)

Carregando...

NATAN CARLOS RAPOSO DUARTE
+
Votos: 15

NATAN CARLOS RAPOSO DUARTE

Defesa do candidato:

Assumi suplência na ultima gestão do setorial de teatro do MINC, desenvolvendo amplo trabalho em prol das politicas culturais. Pretendo intensificar os trabalhos assumindo titularidade. Busco reconhecimento e valorização do teatro de grupo e de rua, bem como ações culturais polivalentes e equidade regional na distribuição de recursos públicos oriundos da União no que se refere ao financiamento.

Experiência:

Diretor da Cia BELUNA de Arte; membro do setorial de teatro (MINC – 2012/2014); Militante na arte-educação, cultura negra e teatro de grupo; formado em Direção e Licenciatura em Teatro; Pós-graduado em Docência do ensino superior; pesquisador em políticas culturais; Dirige espetáculos, documentários e projetos calendarizados. Reconhecido pela Secretaria de Cultura da Bahia como formador cultual.


Dêvid Gonçalves
+
Votos: 107

Dêvid Gonçalves

Defesa do candidato:

Expor-se numa candidatura como esta, põe em cheque o nosso interesse no desenvolvimento cultural no país. Como venho também do teatro popular de rua. Ponho-me como candidato que defende A RUA como espaço democrático de desenvolvimento das mais variadas vertentes, dentre elas o teatro. As políticas públicas para o fazer teatral nas escolas e nas ruas tem-se definhado quero contribuir para mudanças.

Experiência:

Ator, diretor de: teatro de rua, teatro convencional, espaços alternativos(ônibus, quintais, casas, edifícios, etc) e teatro lambe lambe é também arte educador que ministra oficinas para crianças, jovens, adultos e idosos. Na cidade de Salvador, faz parte do MOVIMENTO DE TEATRO DE RUA DA BAHIA. Entidade jurídica que visa o fortalecimento e fomento de artistas distribuídos no estado Baiano.


Candidato(a) eleito(a)
PAWLO CIDADE
+
Votos: 51

PAWLO CIDADE

Defesa do candidato:

Eu tenho uma missão que se divide em três frentes: 1 - Garantir a permanência das políticas públicas de Teatro já conquistadas; 2 - Mostrar às demais esferas do conhecimento, sobretudo educadores, que o Teatro é transversal, interdisciplinar e capaz de transformar o indivíduo e 3 - Fortalecer os grupos existentes e propor políticas de incentivo a criação de novos grupos.

Experiência:

Subi no palco pela primeira vez 1988 e me encantei. Desde então, atuar, dirigir, escrever e produzir se tornou um sacerdócio. Estimulei a criação de diversos grupos, ministrei diversas oficinas em várias cidades do Estado; fui presidente do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia e produzi uma série de seminários e debates sobre dramaturgia, teatralidade e política públicas.


Tiago Tabatelle
+
Votos: 44

Tiago Tabatelle

Defesa do candidato:

Faço parte do colegiado setorial de artes da Bahia, seg. Teatro, ator e diretor da Trupe DEPÉ, vejo q é de suma importância a participação ativa dos jovens nesse sistema, mobilizar, viabilizar de forma clara as falhas, suas diretrizes, trazes o sistema para o anseio dos estados, territórios e municípios mais distantes através dos sistas rápidos, principalmente as universidades...

Experiência:

Formação/Capacitação para Grupos Teatrais no Interior – FUNCEB; REqualifocação do TRAbalhadores de TEatro do INTERIOR -RETRATE- Sated-Ba; participação ativa nas conferências de cultura, oficinas de preparação para peças diversas, mobilizador cultural, atual Diretor da Trupe "Debaixo do pé de Espinho", Participação do curta " O Herdeiro da Maldição " -Ícaro Matheus; DIRETOR, ATOR





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

76 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    Esse setorial está muito mal representado por essa figura que não tem respeito aos colegas.

  2. Responder

    MUITISSIMO OBRIGADO PESSOAS!!!

    Fiquei emocionado com o número expressivo de votações aqui no estado da Bahia. Compreendi isso como uma confirmação da confiança no trabalho que exerço/exerci tanto na capital como no interior. AGRADEÇO MUITÍSSIMO TAMBÉM por cada palavra de incentivo, de coragem de persistência…
    Enfim! A LUTA NÃO ACABOU e faremos tudo junto para colaborar com a cultura teatral no nosso estado e no nosso país.
    VALEEEEWWW GENTEEEEÊ!!

    • Responder

      Parabéns Dêvid Gonçalves !!!!! Vamos colaborar junto !!!!! UHU!!!

      • Responder

        ABRAÇO NO POVO TODO AÍ! ELEITORES E CANDIDATOS! AGORA É LEVANTAR DEMANDAS!!!!

  3. Responder

    ÂNGELO FÁBIO – candidato(a)
    10 de outubro de 2015 / Teatro – PE
    Responder
    Olá gente parabenizo a tod@s que estiveram nesta disputa sadia. Vamos gerar diálogos e criar possibilidades reais para uma melhoria das artes cênicas de nosso país.
    Me chamo Ângelo Fábio sou ator e estive na disputa para representar o Teatro no estado de Pernambuco.
    Lhes deixo por aqui meus contatos, assim podemos manter conexões.
    Abraços!
    https://www.facebook.com/angelofabioo?fref=ts
    https://www.facebook.com/artFABiO?ref=bookmarks

  4. Responder

    Ei Natan? Sobre o sistema de eleição, acho democrático! Porque o mais importante é os candidatos mostrarem suas experiências na área, quanto ao eleitor é e deve ser livre. Afinal, o público é a contrapartida nata de qualquer produção artística, sem ele, a produção artística não existe. A opinião do público comum, independente de ter contato com a arte ou a cultura, é importante, até para tomar conhecimento da existência do nosso trabalho. Por mais que amigos dos amigos e parentes sejam eleitores de tais candidatos, ou mesmo que ganhe candidatos que articularam votos e talvez não seja as melhores pessoas para planejar e articular políticas culturais, cabe maior participação nossa em acompanhar o trabalho realizado pelo Conselho e monitorar as suas ações por meio das Conferências. Claro que se me perguntarem, prefiro que os candidatos seja pessoas preparadas para fortalecer os sistemas de políticas culturais, ao mesmo tempo, respeito a liberdade de escolha. A sociedade também precisa amadurecer para valorização das nossas produções cênicas. Quanto maior a participação, maior a velocidade desse amadurecimento. Boa sorte para todos nós !!!!

    • Responder

      é isso ai helen…
      mes passado encontrei uma conterranea sua no rio… que inclusive vem a bahia final do ano com outra mineira… querem aproveitar as festas para realizar intercambio…
      obs – as conheci no rockin rio… nesta premissa concordo com vc que eleitores sao aqueles que queiram, de alguma forma, participar da construção cultural do brasil… se este eleitor de hoje errar o voto, que sirva para amadurecimento para as eleições seguintes…
      forte bj

      • Responder

        Que bacana! Precisamos aumentar o fluxo de intercâmbio entre nós e os estados, afinal, conhecer os trabalhos é muito bom! A cultura brasileira é tão farta! Venha também para Minas ! Beijo forte também !

  5. Responder

    Ei Natan, tudo bem? Concordo contigo! A vaidade do currículo ou do engano da forças de poder não abastece e nem sustenta os propósitos da necessidade de afirmação da classe e a visibilidade do trabalho de todos que atuam para sustentar as expressões cênicas. Reforçar a aprovação da PEC 150 será importante para o salto para o investimento da produção cênica. Dois anos ainda é pouco para tanta demanda! Concordo com o tamanho da responsabilidade e afinal, vaidade e currículo não sustentam nem projetos nem a vida profissional do artista no Brasil. Torço que ganhe realmente quem esteja próximo das realidades e dos sistemas da política cultural. Precisamos dessa consciência, a maturidade para lidar com a responsabilidade de muitos … Abraços na Bahia e em você, Natan!

  6. Responder

    Desejo sorte a quem for eleito e muita maturidade pelo bienio…
    devo aqui registrar minha lastima apenas pela prerrogativa, nao limitada a este colegiado, de abrir para qualquer pessoa poder votar. O que acabou acontecendo em todos os estados foi um aumento consideravel no numero de eleitores sem qualquer vínculo artistico ou cultural, alem de amizades e parentesco com candidatos…
    o MINC acabou transformando a eleição do CNPC em uma disputa por votos simploria, onde foi realizada campanha politica ate com ‘o padeiro da esquina’… corremos o risco de eleger este ano em todos os setoriais pessoas com muita vontade, mais ainda despreparadas para entender e atuar em politica publica. Fazer parte do CNPC MINC nao é defender seu fazer artistico simplesmente, é saber pensar e dialogar estrategicamente… é entender de emenda parlamentar; de projeto de captação de recurso; de plenária; de pasta parlamentar…
    Espero que os mais de 500 delegados que serão eleitos nao estejam indo para ‘brasilia’ apenas para satisfazer seu ego e ampliar seu curriculo…
    Devemos ser maduros para fazer a cultura brasileira crescer… o discurso de ‘vou aprender’ é fragil e imaturo… devemos estudar antes de nos candidatarmos e o fazer apenas quando sabemos que realmente temos como contribuir…
    A quem votar, peço que reflitam… nao votem nos amigos e parentes, votem nos melhores candidatos… ou poderemos nos arrepender pelos proximos 2 anos…

  7. Responder

    Bom dia ! Admiro muito a produção teatral da Bahia pela fama da conquista por fazer o público tomar gosto pelo teatro. Isto é muito importante! O diálogo com o público precisa ser mais intenso, afinal, trabalhamos para esta relação, estabelecer o contato entre a população é fundamental para sustentar os valores culturais pelo teatro. Tiago, obrigada por visitar a página do teatro de Minas Gerais. Boa sorte para nossa atividade! Porque estamos aqui para defender o valor do nosso trabalho e da nossa cultura! Boa sorte nas ideias e no planejamento adequado que sustente todas as realidades dos fazedores da expressão cênica!

  8. Responder

    Independentemente de quem será eleito na Bahia, desejo boa sorte e gostaria de iniciar diálogos para que possamos construir estratégias nacionais.
    Sou candidato pelo estado de Minas Gerais e desejo aproximarem nossos discursos.
    Sucesso!

    • Responder

      Verdade Helder, acho importante esse diálogo desde já, independente do resultado, o conselho é de âmbito nacional, devemos por em mesa quais são as nossas falhas e traçar as metas para fazer reparo das mesmas! Sucesso ao teatro !

  9. Responder

    Eu fui aluna do Diretor Dêvid Gonçalves, hoje trabalho como Artista em salvador(trabalho independente) Apresentando meu trabalho em empresas e grandes Condomìnios. Ter um diretor como Dêvid pode te impulsionar a uma vida importante; como gerar trabalho ao público ao vivo de forma geral. O ensino dele tem muita relevancia. um ecxelente Diretor

    • Responder

      Caramba… Que depoimento incrível Cassia!! =)
      Estou feliz em contribuir de alguma forma com seu trabalho de atriz. Valeuzasso!!

  10. Responder

    Dêviid, observando sua dedicação exclusiva e quase exaustiva ao teatro popular, especialmente em escolas públicas, nas ruas e praças de Salvador, quero registrar meu apoio a você neste momento, para que possa cooperar na conquista de mais valorização do teatro, no próximo biênio.

    • Responder

      Opaaa!! Muitíssimo obrigado professor! Na verdade não sei até quando estarei fazendo toda essa luta, mas enquanto eu tiver força e vontade estarei junto com outras pessoas proporcionando cultura das mais variadas formas. OBRIGADÃO!!

  11. Responder

    Todos os componentes da Cia. de Teatro Mistura participou desde momento democrático! CONFIRMADO NOSSA VOTAÇÃO!

  12. Responder

    Conheço Dêvid há 1 ano, e tenho acompanhado de perto a sua luta incansável para fazer teatro, para não deixar a cultura da nossa cidade morrer… E não é uma luta apenas de boca, já testemunhei várias situações em que Dêvid deu o seu melhor, fez o possível e o impossível para que o teatro tivesse o valor que merece, e é lindo ver como ele ama o que faz, como ele ama ensinar o que sabe para os outros… E eu sou uma prova disso, nesse último ano aprendi muita coisa com Dêvid. Acredito convictamente que ele será o melhor representante que a Bahia pode ter, não vejo outra pessoa para ocupar esse cargo. Numa cidade, num estado onde fazer teatro está cada vez mais difícil, ver que a nossa cultura está morrendo, vejo agora uma saída, para reerguermos o fazer teatral na Bahia. Confio em Dêvid, e sei que n vou me arrepender do resultado!

    • Responder

      A luta continua companheira de luta!!! ^_^
      Obrigado pela confiança
      Obrigado pela esperança
      Obrigado por tudo e todos que virão a partir da apresentação do nosso novo trabalho com teatro popular.

  13. Responder

    Três coisas aprendi nesta vida: 1. O amor é mais doloroso que a morte; 2. A vida é mais surpreendente do que imaginamos e 3. A CULTURA ENSINA A PENSAR. E pensar políticas públicas para o Teatro tem sido a minha missão ao longo de quase trinta anos na área. Os últimos seminários que promovemos “Teatro e Teatralidade – Conversas e Convergências” e “Dramaturgia e Contemporaneidade” reunimos mais de 39 grupos de teatro da Bahia e palestrantes do Brasil, como Rômulo Avela (ex-grupo Galpão/MG), Fernando Guerreiro/BA e Márcio Meirelles/BA. Eu penso localmente, mas hajo globalmente. As mesmas necessidades que os profissionais e amadores baianos do Teatro possuem são as mesmas que nossos amigos de Goiás e Tocantins precisam. Por isso, defender a Bahia é só ponto de partida. O Colegiado é nacional. Saudações cênicas!

  14. Responder

    #Estamos_JUNTOS_DÊVID

  15. Responder

    Idoneidade, respeito aos outros e pelo que faz, capacidade intelectual e criativa, além de um histórico admirável nos palcos, no teatro e também na literatura. Juntem-se a tudo isso, a honestidade, a experiência em gestão e a capacidade de articulação artística e política. Esses foram os motivos do meu voto em Pawlo Cidade.

    • Responder

      Obrigado, amiga. Que bom ouvir isso de uma profissional talentosa como você. Um abraço.

  16. Responder

    Dêvid + teatro = há sucesso
    Tamo_Junto_ Dêvid

  17. Responder

    #TAmo_JUNto_DÊviD ‘-‘

  18. Responder

    #TAmo_JUNto_DÊviD ‘-‘

  19. Responder

    #TAmo_JUNto_DÊviD ‘-‘

  20. Responder

    #TAmo_JUNto_DÊviD ‘-‘

  21. Responder

    #TAmo_JUNto_DÊviD ‘-‘

  22. Responder

    #TAmo_JUNto_DÊviD ‘-‘

  23. Responder

    vamos ver o que podemos fazer quando se trata do saber fazer do teatro
    se Dêvid é o nome, então avante!

    • Responder

      AVANTE!! Avancemos com a luta por tudo e por todos no teatro ^_^

  24. Responder

    É de extrema importância um representante como #Dêvid para o teatro da Bahia. Tem meu apoio total!
    um professor excelente, que ama o teatro e tem lutado durante meses para conseguir chegar até aqui.
    e foi para ele meu voto e sempre será..
    #TAmo_JUNto_DÊviD ‘-‘

  25. Responder

    Que importante a participação de todos nesse fórum
    ponho-me aqui neste local utilizando minha humilde presença. Como artista que luta incansavelmente por um país mais justo. Busco essa força através da cultura. O teatro ja salvou muita gente. INCLUSIVE A MIM e essa arte tem sumido cada vez mais das escolas, das comunidades e das ruas. Principalmente no interior do estado Baiano e da periferia. NOS FALTAM POLITICAS PÚBLICAS REIAS. NOS FALTA ESTRUTURA. NOS FALTA MUITA COISA!! Quero contribuir com o que ja faço. Ampliar ainda mais através da titularidade no conselho. e preocupa FORTEMENTE não ver mais TEATRO DE RUA como antes. ME PREOCUPA NÃO VER TEATRO NAS ESCOLAS como antes. estamos reféns MAS NÃO É O FIM!! NUNCA SERÁ!! A LUTA VAI CONTINAR E É POR ISSO QUE ESTOU A ME CANDIDATAR. ^_^

    • Responder

      Dêvid Gonçalves super me representa!!! A sua missäo com a arte e com a cultura vai além da missäo de um catedrático.Pois dedicar a vida a täo nobre e distinta arte do fazer teatral é ima tarefa árdua numa cidade q ñ valoriza o artists de rua e ele faz isso com amor e com afinco, por isso deixo meu total apoio a este q concerteza ira disseminar a arte e contribuir com melhores politicas publicas culturais..

      • Responder

        Opaaaa!!!! valew companheira de lutas pelo teatro de ruaaa
        sem vc a luta não seria a mesma. Muito bom saber que estamos juntos Hoje e sempre ^_^

  26. Responder

    Pawlo Cidade me representa!
    Conheço e confio no trabalho do companheiro, por isso, em Barreiras – oeste baiano – nosso voto de confiança e esperança de dias melhores para a Política Cultural, aquela que tanto planejamos e que precisa agora ser colocada em prática. Muitos projetos bons e de viabilidade, precisa articular os grupos e descentralizar a verba da cultura. Pawlo é pessoa indicada para lutar pelos nossos sonhos e contribuir para torna-los possíveis.

    • Responder

      Bacana, Ramon. Pensar localmente e agir globalmente. A Bahia, o Brasil! Muito obrigado pelo apoio. Em breve estaremos juntos outra vez. Um abraço na turma!

  27. Responder

    Gente,
    tenho visto aqui comentario que se limitam à Bahia… sei que é nossa terra… mas o colegiado nacional deve conhecer e trabalhar em prol de toda a nacao… ha manifestações teatrais no acre e em manaus que estao morrendo pela falta de financiamento…
    Sou candidato porque acredito num país bonito… a beleza é o climax da arte, um estado que se alcança entre o fazer artistico e a contemplacao da arte…
    somos artistas, professores e pesquisadores… precisamos realmente levar a brasilia alguem que tenha chance de assumir cadeira no colegiado para que tenhamos representatividade…
    Em 2012 fui indicado e assumi suplencia, participando de muita coisa que la acontece… fiz contatos… pessoas de outros estados tem permanente contato comigo nesta troca politica-cultural…
    farao parte do colegiado nacional de teatro apenas 15 pessoas, de todos os 27 estados mais o distrito federal… nao vale aqui levar alguem para la que nao tenha chance de vencer o pessoal do Rio e de sao Paulo na eleição… sao pessoas articuladas de longos anos de atividade policita…
    Peço realmente que me indiquem pois ja possuo aliados de outros estados para conquisatrmos uma cadeira…
    A bahia ficou por muitos anos sem representatividade e talvez por isso na ultima eleição eu tenha conseguido apenas a suplencia… mas acredito mesmo que a continuidade de um nome é fundamental…
    me adicionem no face…
    http://www.facebook.com/natanraposo

    • Responder

      Boa sorte, boas propostas, estamos juntos, parabéns 🙂

      • Responder

        Vlw cara!
        Desculpa a ausência aqui… Estou na rua em prol da arte… Arte se faz la… Aqui no virtual de faz pouco… Kk

  28. Responder

    Bom dia teatreiros!

    Aos que nao me conhecem, me apresento: sou Natan Duarte, fazedor de arte. Professor de teatro no município de Salvador. Candidato aqui neste pleito.
    Peço que vejam meu perfil e currículo…. sou atuante e militante… acredito na força do teatro de grupo… no poder da educação através das artes… na valorização de nossa cultura afro…
    meu trabalho percorre pontos da Bahia e do Brasil… Fui suplente na ultima gestão do setorial, e quero desta vez assumir titularidade para trabalhar concretamente em cima de coisas que acredito: Que estados do nordeste nao podem ter recurso inferiores a estados do sul e sudeste, como hoje apontam os editais; Que se faz necessário amplo cadastro dos artístas e companhias do brasil;
    Precisamos pensar o Colegiado nacional como um grupo que representa uma nação… fortalecer o teatro do Amazonas e Acre que são esquecidos…. comunidades ribeirinhas e quilombolas tem que ser vistas e ouvidas… as tradições devem ser preservadas…
    Precisamos implantar efetivamente o Plano Nacional de politicas Culturais garantindo o financiamento minimo obrigatório minimo da uniao, estados e municipios…
    É mesmo muita coisa a fazer, mas tenho gás para isso…
    Conheçam mais dos trabalhos realizados pela Cia que faço parte
    http://www.beluna.com.br

  29. Responder

    #devidmerepresenta por traduzir o teatro que dialoga que questiona !!

    • Responder

      Opa!! Muitissimo obrigado pela confiança grand Renildo.
      Vc assim como eu que luta ativamente na cidade de Salvador tem acompanhado muito nossa luta a favor de um bem comum a todos e pra isso tenho que questionar e lutar por cada vez MAIS CULTURA. MENOS OPRESSÃO. Vlew eterno Rei momo da diversidade ^_^

  30. Responder

    Acredito que Paulo Cidade é um ótimo nome. Conheço seu trabalho e dedicação. Sucesso meu amigo!!!

  31. Responder

    Pawlo para presidente do Brasil, jà!

    • Responder

      Kkkkk. Obrigado, amigo! Tamo junto!

  32. Responder

    Desde 1992, trabalho com Pawlo Cidade na área de Teatro e confio em sua capacidade.

  33. Responder

    Conheço a dedicação e muitos trabalhos de Pawlo Cidade,nesta área por isso confio e voto nele.

  34. Responder

    Fortalecer a produção teatral, principalmente no interior tornado-a uma atividade não ´só recreativa ou inclusiva mas também profissional. Para são necessario se faz uma parceria entre Ministério Federal, Estadual e Municipal, e iniciativa privada( Comerciantes do interior). Acredito que ´só o reconhecimento das artes como uma profissão possível pode gerar real interesse na continuidade de determinadas ações junto ao publico interiorano.

  35. Responder

    Precisamos fortalecer a prática do teatro nas escolas, investindo na formação de plateia, formação para docentes da área de Arte que atuam nas Unidades Escolares, fazendo circular espetáculos gratuitos, realizando festivais de teatro estudantil, ocupando praças comunitárias, criando espaço alternativo nas grandes mídias para dar maior visibilidade ao fazer teatral nas comunidades e nas escolas. Formação em produção cultural.

  36. Responder

    a nossa cultura teatral precisa ser reativada pricipalmente na bahia tenho observado nossa arte desfalecer por falta de apoio tenho lutado constatimente com as arma que tenho que e o talento levando oficinas teatro ha pessoas de baixa renda gratuitas resgatando a inportancia desta cultura que e fundamental em nossas vidao teatro precisa ser visto como ja foi um dia e eu estou aqui para somar com esta arte se Deus permitir

  37. Responder

    Há doze (12) anos produzo independente, vezes com parcerias, como da própria estreia o Monólogo “Nem Louco Nem Tão Pouco” (Uma apologia a Freud) direção de Jackson Costa. Texto e interpretação meus. Vezes tenho um camareiro(a). Já me apresentei em Salvador(Estreia no Vila Velha), e mais dezenove cidades da Bahia, tudo com muita dificuldade. Não tem apoio de nenhum órgão publico ligado a cultura. Até quando ficaremos assim? Já me inscrevi em todos editais públicos da Bahia e até agora nada! Nem o mínimo possível! Compromisso com os profissionais da área para suas produções é a minha bandeira, e que sejamos (com nossos conhecimentos teatrais) contratados para a Escola. Também acho que é fundamental esta matéria na interdisciplinaridade do educando, proporcionando-lhe maior empenho e gosto pelos seus estudos.

  38. Responder

    Concordo ser de suma importância teatro nas escolas, porém fico preocupada com a qualidade, entendo que a função da escola pode não ser formar atores e atrizes, mas se beneficiar do teatro para o ensino. Mas com o aluno vai se beneficiar se quem dá aula de teatro não está qualificado para tal função?
    Não corre o risco do Programa Mais Educação contratar pessoas não qualificadas para dar aulas de teatro?
    Se isso não tiver nenhuma importância, perdoe minha ignorância.

    • Responder

      Por isso que penso na tese de capacitação nas universidades, onde os profissionais já saíam capacitados. Principalmente na universidades do interior, na quais não tem esses recursos das artes cênicas, mas é importante que todos conheçam o mecanismo de políticas públicas das municipios, território, estado e país,

      • Responder

        Por isso confio em votei em você. Precisamos de cabeças pensantes que entendam os jovens e seus anseios. Resgatar a Cultura Teatral é de fundamental importância nas escolas, principalmente no interior e nas escolas públicas, onde possuem crianças e adolescentes carentes de um trabalho voltado para o resgate da cultura, que ultimamente vem se perdendo devido a tecnologia.

    • Responder

      perfeito Lazara… acabei de comentar isso em outro post.
      concordo plenamente com vc no medo da valorização e formação deste profissional.
      mas o principal problema é quando encaramos a arte na escola como disciplina, fechada em carga horaria, com nota e conceito… nao da para comparar o fazer artistico com o logico…

  39. Responder

    Muito gratificante este espaço. Vamos participar mais; vamos divulgar ;

  40. Responder

    É PRECISO MAIS INVESTIMENTO PARA OS TEATROS, ARTISTAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE AFIRMAÇÃO PARA A ARTE TEATRAL NAS ESCOLAS.
    TEATRO NA ESCOLA, JÁ!

    • Responder

      Jarbas,
      lutamos por investimentos mas precisamos encarar o colegiado nacional como um coletivo que busca a igualdade… as vezes devemos tratar diferentes de forma diferente para que tenham as mesmas oportunidades… conheço Salvador, sua regiao metropolitana e o interior da Bahia… Tambem conheco a realidade do Rio, Sao Paulo, Brasilia e Manaus… ha muita diferença em todos os casos…
      precisamos provar que o financiamento nao pode ir para quem mais tem… que a logica cultural nao se configura em logica de mercado…
      tive encontros em brasilia para discutir politicas publicas e a briga com o sudeste é pesada… é necessário jogo de cintura e bom argumento para convencer que o norte e nordeste precisam de mais cuidado…

    • Responder

      Alem disso, temos que tomar cuidado ao pedir para que arte e escola caminehm juntas, pois temos lutado para que o teatro nao seja mais um adereço na escola…
      projetos como o ‘mais educação’ sao importantes para aproximar a comunidade artistica da comunidade escolar… mas estes profissionais nao sao valorizados, nem moral nem financeiramente… ficam sendo encarados como oficineiros secundarios pelos gestores…
      ao mesmo tempo nao da para pedir que o mestre de capoeira comprove ter nivel superior para poder ensinar sua arte na escola…
      por isso ‘o buraco é mais embaixo’… precisamos debater bem…

  41. Responder

    O teatro é um enigma. Você não consegue sair do mesmo jeito depois que assiste um espetáculo.

  42. Responder

    A Escola é ponto de partida para o palco. Nela, a gente aprende a “brincar” de teatro. E, de repente, descobre que o teatro é muito mais que entretenimento, é porta para a vida. Expressar sentimentos, emoções é mesmo função do teatro. Parabéns, Consuelo por acreditar também neste caminho. O teatro me ajudou a ser pedagogo, dramaturgo, escritor e educador ambiental e, claro, diretor de teatro. Eu não sei se um dia eu seria capaz de abandoná-lo. Ele, o teatro, me ensinou que ler é o caminho para o crescimento.

    • Responder

      Quando os governos,a sociedade e educadores unirem-se elevarem o teatro para as escolas públicas de todo país, perceberão o valor literário e educativo que esta arte tem.

    • Responder

      Isto ai Pawlo Cidade precisamos de alguém como você pra desavanlacar, nao só o teatro em nossa região mais em todo o país….. Tamos juntossss!!!!!

    • Responder

      Oi, Pawlo! Minhas primeiras experiências com Teatro começaram na escola. Tudo que fiz no palco, no contato om as pessoas das artes foi muito importante para minha formação política e profissional. Continuaremos a experiência em nós e e m outros.

  43. Responder

    Sou pedagoga e sei que o teatro é um recurso valioso. Alguns educadores acreditam na força que o teatro tem para promover a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Utilizar o teatro aliado à educação oportuniza-se aos educandos um conhecimento diversificado e lúdico, existindo um clima de liberdade onde o aluno libera as suas potencialidades, expressando seus sentimentos, emoções, aflições e sensações, pois é um meio de expressão para o aluno.

    • Responder

      Concordo plenamente. Não de forma amadora e sem recursos. mas de forma profissional e educativa.

      • Responder

        Temos que ter a formação de profissionais através das universidades, muitos dos profissionais da educação não tem a capacidade de desenvolver as atividades cênicas por conta de uma qualificação aprofundada, qualificação essa que deveria percorrer a adjunto a formação do ensino superior, temos como exemplo o mais educação, que ainda está falho, vejo em vários municípios a falta de profissionais com a devida formação e capacitação, VAMOS MELHORAR BRASIL! É AGORA!

    • Responder

      Concordo plenamente Consuelo,
      a educação através da arte é a mais pura e concreta, pois trabalha o ser integralmente, sem pudores ou limitação de codigos da oralidade… no teatro todo o corpo fala e se aprende atraves do sensivel.
      Sou supervisor no PIBID (UFBA) acompanhando a formação de novos professores de teatro…
      temos que garantir uma educação mais bela e menos vertical… precisamos de mais sentimento e menos lógica… hj a logica nos é dada pela máquina… mas o sentimento so ao ser vivo cabe…. e estamos esquecendo disso…

  44. Responder

    Informar é preciso, as informações sobre os sistema, é de suma importância para o estado, territórios e municípios, principalmente os logicuos, a demanda é passa-las de forma prática, para isso temos que abraçar as universidades, onde tempos grande concentração de Jovens e adultos.