FRANCISCO ARTUR PINHEIRO ALVES
+
Votos: 23
FRANCISCO ARTUR PINHEIRO ALVES
Defesa do candidato:
Participar do debate nacional e local sobre a cultura na perspectiva de fortalecer o setor da cultura popular. Esta oportunidade veio em boa hora pois estou prestes a me aposentar da universidade e pretendo militar nesta área onde também tenho experiência. Não tenho muitas pretensões eleitorais, mas gosto da participação e aqui estou me colocando à disposição dos colegas da área no Ceará.
Experiência:
Sempre gostei da área da cultura, embora tenha sido professor a vida inteira. Sou cordelista, meus cordéis são na área da História do Ceará, pro ser professor de História. Fui secretário de Cultura de Capistrano de 2005 a 2007 e minha tese de doutorado foi sobre o mestre da cultura SEBASTIÃO ALVES LOURENÇO - SEBASTIÃO CHICUTE.
11 participações Deixe uma resposta
Parabéns aos candidatos, aos eleitores, a todos os fazedores culturais, em especial aos amantes e participantes de nossa rica e amada cultua popular. A base de nossa vida, nosso pensar, nosso existir.
Boa jornada aos integrantes da CNPC e que os trabalhos sejam bem sucedidos até dezembro. Que possamos ter dias melhores para as políticas culturais em nosso país.
A cultura popular seguirá viva e forte. O que temos que lutar é por maiores e melhores apoios e investimentos em projetos em que ela esteja presente.
Viva os grupos, os ritmos, danças, as manifestações lindas e espetaculares espalhadas aos milhares por esse Brasil sem fim.
Que a CNPC não faça como no último evento, quando não mandou as passagens para os delegados maranhenses, despachando na última hora.
Que os pontos e cultura possam se manter, soerguer, sobreviver sem serem perseguidos e humilhados. Que possamos solucionar os vis problemas com a tirana e absurda prestação de contas, em editais e leis loucas que foram feitos para grandes empresas, jamais para manifestações culturais populares.
Estejamos sempre iluminados pelos mestres superiores e pelos artistas de luz.
Grande abraço do Maranhão, em especial do Bloco Os Foliões, do Grupo Foliões, do Reisado Folias de Natal, da Companhia Barrica, da Raízes de Portugal, do ponto de leitura Histórias de Minha Terra, do pontinho de cultura Foliões Mirins e do ponto de cultura Bordados e Encantarias do Maranhão.
PLENAS FOLIAS DE ETERNOS FOLIÕES.
Luz e paz para todos! Sucesso.
boa tarde eu me chamo eduardo manoel do estado de pernambuco espero recebe-los bem no meu estado independente que ganhar para unificar e oxigenar esse mandato de cultura tao forte que é a de popular ate breve.abraço
As culturas populares do Ceará estão muito bem representadas, através do cordel com Francisco Artur, a cultura popular tradicional – maracatu cearense com Marcos Gomes, militante e conhecedor e lutador da cultura do maracatu no Ceará e da grande mulher lutadora a vaqueira e aboiadora a nossa mestra cearense de Canindé DINA. O Ceará tem talentos minha gente. Vamos apoiar com nossa participação no voto.
“Atualmente, o CNPC possui 17 Colegiados Setoriais instalados nas seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas dos Povos Indígenas; Culturas populares; Dança; Design; Literatura; Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; e teatro. Essas instâncias têm por atribuição debater, analisar, acompanhar, solicitar informações e fornecer subsídios ao CNPC para a definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais.”
– Como pode ser observar a Cultura Cigana não está contemplada pelos 17 Colegiados.
. A riqueza cultural dos ciganos merece ser melhor reconhecida e valorizada.
Precisamos de mais apoio para avalorização das ações populares do Ceará: cordel, Romarias, artesanato, festas populares.
grande professor no ambiente cutural.com estes encenamentos cutu …………. prafrente Pacoti]]
Prezados das Culturas Populares do Ceará,
Acho atenção para algumas informações do Edital:
4. DO PROCESSO ELEITORAL
4.1 O processo eleitoral de que trata este edital ocorrerá de forma remota e presencial.
4.2 A participação remota se dará por meio da internet, na plataforma digital sitiada em http://www.vota.cultura.gov.br, onde o interessado deverá cadastrar-se como eleitor, podendo registrar-se como candidato a delegado estadual, caso tenha interesse, entre o
dia 19/08/2015 e 26/09/2015.
4.2 .1 A plataforma digital estará aberta para o exercício do voto durante o período de 08/09/2015 a 07/10/2015.
Recebi o convite para participar desta eleição e fiquei muito contente. Diante disso, com a possibilidade de participar como candidato coloquei-me à disposição, sem muitas pretensões. Sou pesquisador da área da cultura, minha tese de doutorado na UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNÇÃO foi sobre a vida e a obra do MESTRE SEBASTIÃO ALVES LOURENÇO – SEBASTIÃO CHICUTE, morto em março. Estudei sua atuação e sua obra como cordelista e mestre de reisado. Sou cordelista, embora com poucos cordéis publicados por conta das inúmeras atividades que desempenho. Fui Secretário de Cultura de Capistrano de 2005 a 2007, sou professor de História da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ e presidente do INSTITUTO CALUMBI DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
BEM ESTÃO AGORA COM UM CANDIDATURA PELO CEARÁ, VAMOS LUTAR JUNTOS POR MAIS POLITICAS CULTURAIS, ESTOU CANDIDATO VINDO TAMBÉM DO CARNAVAL DE RUA DE FORTALEZA COMO TAMBÉM DA CULTURA POPULAR TRADICIONAL COMO O MARACATU AZ DE OURO E DEFENDER O PLANO NACIONAL DE CULTURA ,
ESPERO O APOIO DE TODO O CEARÁ E BRASIL POIS NÃO VAMOS DESISTIR DA LUTA DE NOSSOS POVOS
CONTO COM SEU APOIO PARA CHEGAMOS JUNTO E REPRESENTAR BEM NOSSA CULTURA.
ABRAÇO
MARCOS GOMES.
Marcos, você é um militante da cultura popular. Represente bem nosso estado.
Gostaria de pedir o apoio de todo o pessoal do Ceará para a minha candidatura também.
Estou candidata na setorial de Cultura Popular pelo Rio de Janeiro e sonho ver o Carnaval Brasileiro representado no CNPC, assim como o Hip-Hop, a gastronomia, a moda, e etc.
Espero poder te dar o meu apoio nesta causa e contar contigo, com o pessoal do Samba, da Cultura Popular e de todo o Brasil, apoiando a Lei dos Mestres, o Cultura Viva e outras iniciativas para o bem comum.
Chega junto e vamos nos unir para criar uma política pública mais equilibrada e justa para todos!
Vc pode me apoiar nisto?
Um abc com a alegria da minha gratidão…
Lilian Rabello.