Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Patrimônio Material da Bahia (BA)

Candidatos(as)

Carregando...

adilson cascia felix dos santos
+
Votos: 0

adilson cascia felix dos santos


Este(a) candidato(a) foi inabilitado(a).

Motivo: Não habilitado por não ter comprovado atuação no campo setorial nos últimos 3 (três) anos, conforme item 6.3.1 do Edital.


Candidato(a) Inabilitado(a)
Raimundo Konmannanjy
+
Votos: 140

Raimundo Konmannanjy

Defesa do candidato:

Atuar na preservação e fomento do patrimônio cultural preservado pelos Povos de Terreiro fortalecendo nestes territórios a Política Nacional de Cultura. Difundir as concepções arquitetônicas dos Povos de Terreiro atuando na concepção de ações de políticas públicas de reforma, ampliação e restauração dos territórios sagrados.

Experiência:

Taata Lubitu do Unzo kwa Mpanzu fundou a Assoc. Nac. Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu. Membro dos conselhos gestores dos patrimônios Ofício do Acarajé, Samba de Roda do Recôncavo e Bembe do Mercado. Professor da Língua Kikongo em parceria UNILAB BA. Membro da Comissão Nac. de Des. Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais. Coordenador da reforma de 53 Terreiros em Salvador/BA.


Candidato(a) eleito(a)
Liliana Leite
+
Votos: 5

Liliana Leite

Defesa do candidato:

Para contribuir com o processo de etno desenvolvimento das comunidades do Baixo Sul da Bahia através do intercambio sociocultural entre os territórios culturais de cidadania da Bahia. Assim como, na organização do espaço Fortaleza do Morro de São Paulo, criando um modelo de recuperação e valorização do Patrimônio Histórico Brasileiro pautado no modelo de gestão baseado na Governança Participativa.

Experiência:

Recuperação e Revitalização da 1ª Etapa da Fortaleza do Morro de São Paulo, e fase de implementação da 2ª fase, parceria com a SPU/Minc/BNDES/IPHAN e SETUR; Projeto Patrimônio Vivo, Patrimônio da Gente, parceria IPAC; Expo.Etnolhar, Parada Cultural comemoração dia do Patrimônio nos 11 municípios do Baixo Sul da Bahia; Realização das Expedições Patrimoniais com a Evolution e Encontro dos Zâmbias.





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

35 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    Boa noite.
    Há um equivoco no resultado dos eleitos do setorial do Patrimônio Material, o meu nome não consta. Raimundo Konmannanjy (Ba)

  2. Responder

    Caro Vinícius Wu,

    O Edital CNPC 01/2015 estabelece claramente que:
    16/10/2015 – homologação dos delegados estaduais eleitos.
    Esperamos até o final do dia 16/10 pela divulgação do resultado dos recursos e homologação dos delegados eleitos mas o que há aqui no site é apenas uma informação sobre o evento do dia 19/10 em Brasília.
    Acreditamos que todos os candidatos que se inscreveram e entraram com algum tipo de recurso têm direito de tomar conhecimento sobre a decisão tomada pela Comissão Eleitoral. Qual a justificativa do Minc para o não cumprimento do que está claramente estabelecido no edital que disciplina este processo eleitoral?
    Atenciosamente,

    ADELMO DE MEDEIROS

  3. Responder

    Parabéns a todos os eleitos, que possam acolher as reflexões de todos os interessados na preservação do Patrimônio Material, que se manifestaram ou se manifestarão, e levar-la para o Conselho Nacional de Politicas Culturais.
    Estou a disposição de todos os que foram eleitos nesta setorial para contribuir, como segundo eleito do Rio, com 44 votos, e oitavo colocado na lista nacional, mas principalmente como alguém que trabalha nesta área a mais de vinte anos.

  4. Responder

    Raimundo, parabéns pela vitória!!!!
    Estou pensando num grupo por email para fomentar o debate do setorial. Mande-me um email.
    Anote o meu: antseixas@bol.com.br
    Mais uma vez parabéns!!!!

  5. Responder

    Olá pessoal,

    Segundo os resultados preliminares do MinC, a representação para os setoriais de Patrimônio Material do CNPC está assim:

    – Todos os estados terão um representante. Exceto pelos estados do Pará e Mato Grosso que contarão com dois representantes;
    – No Rio Grande do Norte só há um candidato, mas ele não recebeu nenhum voto. Então, o estado ficará sem representação?;
    – Em Santa Catarina, duas candidatas estão empatadas com 42 votos e o Minc usará algum critério de desempate;
    – Em Goiás, a candidata com maior número de votos (8) foi inabilitada pelo Minc, mas ela ainda pode recorrer.

    Desta maneira, os resultados prévios estão assim:

    1. Acre (AC) – Ana Lúcia Cunha e Silva (23 votos)

    2. Alagoas (AL) – Jefferson Júnior do Nascimento Lima (9 votos)

    3. Amapá (AP) – Profa. Iris Moraes / Ekedi Ewejimi (63 votos)

    4. Amazonas (AM) – Telma Heloísa de Alencar Félix (10 votos)

    5. Bahia (BA) – Raimundo Konmannanjy (140 votos)

    6. Ceará (CE) – Genildo Moreira Angelim (72 votos)

    7. Distrito Federal (DF) – Yuri Soares Franco (3 votos)

    8. Espírito Santo (ES) – [sem representação]

    9. Goiás (GO) – Mauro Moura (4 votos)

    10. Maranhão (MA) – Alessandra Costa Gomes (Pajama) (7 votos)

    11. Mato Grosso (MT) – Paulo Roberto Moreira Crispim (36 votos) e Luciano Pereira da Silva (4 votos)

    12. Mato Grosso do Sul (MS) – [sem representação]

    13. Minas Gerais (MG) – Isabela Tavares Guerra (43 votos)

    14. Pará (PA) – Bernadino da Costa e Silva Junior (124 votos) e Telma Saraiva dos Santos (112 votos)

    15. Paraíba (PB) – Nivaldo Amador de Sousa (29 votos)

    16. Paraná (PR) – Miguel Fernando Perez Silva (4 votos)

    17. Pernambuco (PE) – Aramis Macêdo Leite Júnior (34 votos)

    18. Piauí (PI) – [sem representação]

    19. Rio de Janeiro (RJ) – Antonio Seixas (106 votos)

    20. Rio Grande do Norte (RN) – Um candidato com 0 votos – [sem representação?]

    21. Rio Grande do Sul (RS) – Jaqueline Custódio (48 votos)

    22. Rondônia (RO) – Rogerio Fulvio Romano (2 votos)

    23. Roraima (RR) – Paulina Onofre Ramalho (23 votos)

    24. Santa Catarina (SC) – Dione da Rocha Bandeira OU Marcella Monteiro Borel (Ambas com 42 votos. O MinC irá usar algum critério para desempate)

    25. São Paulo (SP) – Agda Sardinha (31 votos)

    26. Sergipe (SE) – Péricles Morais de Andrade Júnior (2 votos)

    27. Tocantins (TO) – Maurí Luiz Bessegatto (35 votos)

    Abraços,

    • Responder

      Agda,
      Bem legal essa sistematização que você fez.
      Há critérios de desempate previstos no edital! Dê uma olhada!
      Um abraço,
      Vinicius Wu, Secretário de Articulação Institucional do MinC

  6. Responder

    Agradeço a todos os irmãos e irmãs que confiam na nossa luta e me honraram com seus votos. Também somos gratos aos que puderam comparecer no Encontro Presencial da Bahia onde compartilhamos propostas e desafios para os Povos de Terreiro de todo o Brasil no que diz respeito ao Patrimônio Material. Espero ter êxito na próxima etapa. Continuo contando com a energia positiva de todos vocês e de nossos Ancestrais. Continuem participando deste Fórum de Debates trazendo as propostas para nosso Povo. Nzaambi wutusaambulwa! (Deus nos abençoe!).

  7. Responder

    Na década de 80 trabalhei na Fundação de Cultura Solar do Ferrão, trabalho este que consistia na Revitalização do Pelourinho e arredores em Salvador, por meio de cadastramento, projetos de arquitetura na elaboração de plantas baixa e fachadas dos Casarões antigos que eram constituídos por uma enorme diversidade que consistia nesse mesmo local ser habitado por casas de família, prostíbulos e uma forte criminalidade, demonstrando toda uma marginalização social que ali existia.
    No inicio do projeto, foi muito difícil o acesso ao meio do complexo marginalizado pela sociedade baiana. Por ser um local aonde a marginalização e a prostituição eram dominantes.
    Mas, com o passar do tempo fizemos amizades com os moradores e adquirimos respeito e cooperação, com isso entravamos e saiamos sem sermos importunados.
    O governo a fim de acabar com a marginalização e revitalizar o local por todo o seu conceito histórico e cultural, indenizando os moradores do Pelourinho e arredores, entretanto esqueceram que tirando o povo se mata a história viva, perdendo a identidade do local para sempre.
    Contudo, este processo como todos que acontecem no Brasil apagam por completo o resgate da memória da comunidade do Pelourinho e arredores como agora esta acontecendo com a revitalização da cidade do Rio de Janeiro.
    Hoje o Solar do Ferrão é um Centro Cultural: espaço de arte, cultura e memória.

    Atenciosamente,
    Maxima Cruz dos Santos
    Baiana do Palácio de Cristal-Petrópolis

  8. Responder

    DELEGADOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL PARA O FÓRUM NACIONAL SETORIAL
    Serão ao total 29 delegados, mais os sete membros natos, que representarão o setorial do Patrimônio Cultural Material. Salvo MT e PA que terão dois delegados cada, os demais estados conseguiram eleger apenas um delegado. No estado do Rio de Janeiro são dois candidatos, mas apenas um estará presente em Brasília.
    Inexplicavelmente, ES, MS e PI não possuem candidatos para o setorial de Patrimônio Cultural Material, mas conseguiram as assinaturas para levar, cada um, um fantasma para o Fórum Nacional.
    O Fórum Nacional servirá para a eleição dos trinta membros do Colegiado de Patrimônio Cultural Material e os dois respectivos representantes para o Plenário do CNPC.
    Quanto ao Fórum Nacional Setorial de Patrimônio Material, na plataforma da eleição, na seção “calendário” conta que a data ainda será definida:
    3. Fóruns Nacionais Setoriais das áreas técnicas – Distrito Federal/DF
    Realização dos Fóruns Nacionais Setoriais dos Colegiados de Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Material, Arquivos, e GT Museus. Data a confirmar após o período de Consulta Pública
    Ocorre que no edital consta diferente:
    8.3 Serão realizados os seguintes Fóruns Nacionais Setoriais:
    c) Fóruns Nacionais Setoriais de Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Material e Arquivos, em Brasília-DF, de 17 a 20 de novembro de 2015.
    Sendo que 20 de novembro é feriado da Consciência Negra. O Fórum ocorrerá mesmo nessa data?

  9. Responder

    Prezados (as),

    Como todos sabem o período de inscrição de candidatos e eleitores encerrou-se no dia 26/09/2015 mas a votação estende-se até o dia 07/10/2015.
    O Edital CNPC Nº 01/2015 cita de forma bem clara que:
    6.1.3 É vedada a candidatura de ocupantes de cargos comissionados do Poder Executivo Federal, Estadual, Municipal e do Distrito Federal.
    O mesmo Edital prevê três datas importantes:
    10.6: 9/10/2015 – Publicação dos delegados estaduais eleitos e registros de candidatura
    indeferidos. Início do prazo de recurso.
    10.7: 14/10 – Fim do prazo de recurso.
    10.8: 16/10/2015 – Homologação dos delegados estaduais eleitos.

    ADELMO DE MEDEIROS

  10. Responder

    Voto em Liliana Leite, pela luta a favor da preservação e conservação dos Patrimônio Histórico Cultural do Brasil e pela experiência comprovada a frente de diversas Ações no Baixo Sul da Bahia. Portanto, através deste fórum, solicito dos nobres “eleitores” que levantem essa “Bandeira” em prol da preservação do Patrimônio Material, uma forma de afirmar a nossa História. Não tenho dúvidas que se eleita for, fará um bom trabalho.

  11. Responder

    Voto em Taata Konmannanjy pela coragem e comprometimento ao abraçar a Reforma dos Terreiros em Salvador-Ba, além de diversas ações voltadas para a preservação do Patrimônio Material.

  12. Responder

    Minha amiga! Já tem meu voto! não vejo outra pessoa, sei sua determinação e preocupação com a preservação do nosso patrimônio!!!

  13. Responder

    Liliana BEM VINDA!!!! B meu voto é seu! Pelo, você é uma FORTALEZA e tenho certeza que fará um ótimo trabalho sabemos do seu compromisso com o nosso Patrimônio. Contamos com você!!!

  14. Responder

    Patrimonio material é um braço da cultura que leva as gerações o conhecimento e asua perpetuação.

  15. Responder

    Participem também dos debates no fórum de Patrimônio Cultural Material do Rio de Janeiro deixando comentários, sugestões, críticas e denúncias de abandono dos nossos bens culturais.

  16. Responder

    Taata Komananjí, nós votamos em você pela sua determinação e desempenho, garra e coragem para defender, preservar e manter a memória de nossos ancestrais, assim nossa história, nossa vida.

  17. Responder

    Taata Komananjí, voto na sua pessoa, pois sei que teremos um grande soldado que atuará de forma brilhante nesse segmento patrimônio material, em sua preservação e manutenção, pelo grande militante atuante que é. Fundo!!!

  18. Responder

    Voto em você acreditando no seu potencial, para defender o nosso Patrimônio que existe nesse país que acredito que é muito rico.

  19. Responder

    Caro Raimundo,
    Voto em voce porque confio em seu potencial para defender os nossos ideais e interesses.
    Axé…

  20. Responder

    Taata Konmannanjy, é com muita honra que darei o meu voto, pois tenho certeza que fará uma excelente política em favor do Povo do Santo como tem feito!

  21. Responder

    Parabéns! Contamos com você.

  22. Responder

    Taata Konmannanjy a sua atuação na Bahia construindo os pilares dos marcos legais que permitem ao poder público atuar na revitalização, reforma, construção e preservação de edificações sagradas dos Povos de Terreiro, assim como ocorre com Igrejas, é uma das minhas motivações a votar em você para o Conselho Nacional de Cultura. Com certeza vamos avançar muito, em todo o Brasil, com seu compromisso e dedicação aos nossos Ancestrais. Forte Abraço!

    • Responder

      Faço minhas as suas palavras!

  23. Responder

    Necessitamos fortalecer as politicas culturais para alabes xicarogomas e jutos e percussionistas na perspectiva do direito ao fortalecimento de incentivo ais nucleos de acao sociais de apoio a cidadania e cultura popular

  24. Responder

    Você precisa fazer parte deste concelho! votei.

  25. Responder

    MEU TAATA, VC. TEM O MEU VOTO, O MEU APOIO, ESTOU CONTIGO, PORQUE VC. MERECE MUINTO MAIS. UM ABRAÇO DO SEU DIRETOR TAATA KWA NKISSE PAI MUNDINHO DE INDENBO.

  26. Responder

    Meu Tata, tem meu voto e meu apoio.
    Preciso saber como está o processo de comunicação dos terreiros bantu em Salvador. Precisamos estar sempre mais ligados.

    • Responder

      Bom dia;
      Com a extinção da SUCAB, o projeto estará com a SEPROMI, e até o momento encontra-se parado, estamos aguardando o comunicado do governo do estado.

    • Responder

      Com a extinção da SUCAB, este convênio estará vai para SEPROMI. Estamos aguardando o comunicado do governo do estado, par ter conhecimento deste projeto.

  27. Responder

    Boa noite!
    gostaria de saber onde posso me informar sobre reformas de terreiros?
    Pois estamos com muita dificuldade financeira para a execução da mesma,
    é localizado em comunidade pobre do município de dias d’avila na ba 093.

  28. Responder

    n/d

    • Responder

      Com a extinção da SUCAB, este convênio estará vai para SEPROMI. Estamos aguardando o comunicado do governo do estado, par ter conhecimento deste projeto