Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Design do Paraná (PR)

Candidatos(as)

Carregando...

Aulio Zambenedetti
+
Votos: 8

Aulio Zambenedetti

Defesa do candidato:

Em meados de 2008 mais da metade da população do planeta já vivia em centros urbanos trazendo um desafio para a economia e o planejamento urbano. A nova economia aponta para a cultura, criatividade, inovação e sustentabilidade, e o Design é uma importante ferramenta de desenvolvimento neste processo. Trabalhar para que o Design se estruture e seja reconhecido é o motivo de minha candidatura.

Experiência:

Designer concursado na Fundação Cultural de Curitiba em 1988 desde então trabalhando em várias secretarias e orgãos da prefeitura sempre na área de Design. Tendo coordenado, divulgado e apoiado ações e projetos envolvendo Design na cidade. Sócio Fundador da Associação ProDesign-Pr, atualmente Vice-Presidente. Em 2013 Delegado eleito para as conferências municipal e estadual de cultura.


Re-nato Antonio Bertão
+
Votos: 4

Re-nato Antonio Bertão

Defesa do candidato:

Participei das primeiras reuniões setoriais da área no Rio de Janeiro e, nesse momento, ficou evidente a necessidade de haver representação qualificada da área de Design de modo a colaborar para a que o Colegiado Setorial de Design tenha relevância dentro do CNPC.

Experiência:

Há 15 anos atuo no ensino de Design no papel de gestor e professor de cursos de Design (Gráfico e Moda) e de Artes Visuais em Curitiba. Nesse período desenvolvi e colaborei com várias ações de fomento ao Design local e nacional assim como projetos de abrangência internacional.


Marilia Isfer Ravanello
+
Votos: 9

Marilia Isfer Ravanello

Defesa do candidato:

Quero contribuir para o incremento da cultura no Brasil. Considero ser de grande importância que este Conselho seja composto por pessoas com visões, experiências e vivências diferentes, oriundas de diversas regiões do país. Em função de minha atuação profissional na Prefeitura de Curitiba, tenho participado de diversos projetos na área cultural em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba.

Experiência:

Designer Industrial, formada na Universidade Federal do Paraná, atuando na área desde 1980 no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), com projetos desenvolvidos na área de mobiliário urbano, comunicação visual urbana, publicações e edição de volumes. Atualmente como assessora da presidência do Ippuc, integrando a equipe de candidatura de Curitiba Capital Mundial do Design.


Candidato(a) eleito(a)



Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

7 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    Hoje é dia 7/10. Não tem o botão pra votar….

  2. Responder

    Onde vota??

  3. Responder

    Como nos estruturar e criar caminhos que gerem bons resultados? 🙂
    Como mostrar força e conseguir mobilizar nosso campo??

  4. Responder

    Perdoem os erros de português não consegui reeditar.

  5. Responder

    O Design como um todo precisa deixar a marginalidade profissional. O Design deve ser amplamente divulgado e discutido como solução enquanto método que utiliza múltiplas potencialidades humanas e lógicas. 2 peguntas aos dois: Como vocês vêem a relação de mercado profissional X oportunidades em concursos público? Como se fazer valorizar de fato ($?) tanto o designer autônomo como o funcionário contratado?

    • Responder

      Bom dia Everson. Quanto à primeira pergunta, esta é uma luta que venho travando a pelo menos 15 anos. Como ainda não temos uma profissão regulamentada, nos falta força nesta briga. Agora, aqui em Curitiba, parece que uma luz começa a acender em direção à nossa valorização. Minha principal meta é primeiro pela regulamentação da profissão, então com uma entidade de classe “a união faz a força”.
      Abs
      Marilia Isfer

  6. Responder

    O que o Colegiado pode fazer pelo Design paranaense?