Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Dança do Rio Grande do Sul (RS)

Candidatos(as)

Carregando...

Diego Esteves
+
Votos: 6

Diego Esteves

Defesa do candidato:

Tenho participado do Sistema de Cultura como representante da sociedade civil e gestor público. Pretendo representar a dança na esfera federal atuando como uma ponte entre as demandas do RS e a construções de políticas e ações para a área, e retornar com informações do processo em linguagem "desburocratizada", que aproxime as pessoas e amplie a participação com ênfase na nossa diversidade.

Experiência:

Foi coordenador de Dança do IEACen - Instituto Estadual de Artes Cênicas (2012 a 2014). É coordenador adjunto do Colegiado de Dança do RS. Iniciou suas carreira artística em Santa Cruz do Sul no Corpo de Dança da UNISC em 2002. Participou do Grupo Experimental de Dança de POA. É diretor da Canto - Cultura e Arte, coordenador do NECITRA e bailarino/produtor do espetáculo Guia improvável.


Renata Mathias de Moura
+
Votos: 50

Renata Mathias de Moura

Defesa do candidato:

A dança está presente na corporeidade e na natureza humana sendo manifestada em muitos ritmos. Sua expressão tanto no folclore quanto no desenvolvimento da identidade cultural dos povos, faz com que sua utilização pedagógica seja de extrema importância para contribuir no avanço das políticas culturais, no que diz respeito a diversidade e origem de sua manifestação no processo histórico brasileiro.

Experiência:

Em 1995 iniciei minha formação em dança aos seis anos de idade. Sou militante e dançarina do Instituto Cultural Afro-Sul entidade com 40 anos de atuação no Rio Grande do Sul, contribuindo tecnicamente o saber civilizatório da dança afro. Atuo em comunidades carentes. Assessoro projetos socais, como especialista em Pedagogia da Arte, com ênfase na dança afro ao encontro da educação popular.


Pablo torres
+
Votos: 14

Pablo torres

Defesa do candidato:

A dança no estado tem que ser escuta , a carência de lugar de trabalho e muito grande . Os artistas não conseguem ser escutados por falta de representantes que façam as coisas por todos e para todos.

Experiência:

Bailarino , coreógrafo , professor de dança , trabalho junto no conselho municipal de cultura do estado na reestruturação só plano municipal de cultura . Sempre trabalhando na área da dança .


simone Ribeiro
+
Votos: 60

simone Ribeiro

Defesa do candidato:

Trabalho com a cultura nos diversos setores,acompanho as lutas aqui no Sul em manter -se e propagar seus trabalhos.Quero contribuir para a melhoria das condições que permitam a cultura estar mais próxima ao povo,fortalecer a valorização dos benefícios que a dança traz,garantir que os anseios das pessoas que fazem a cultura acontecer sejam ouvidos e na medida do possivel,atendidos.

Experiência:

Experiência com dança há mais de 30 anos,diversos cursos em diversificadas áreas,ministrei aulas por 12 anos,após me dediquei mais a capoeira.Há cinco anos integro a escola de mestre sala,porta bandeira e porta estandarte do RS,o Padedê do Samba,além de atualmente ser a presidente da mesma.Sou porta bandeira há 18 anos, nos ultimos dois anos a única a gabaritar as notas dos jurados de carnaval.


Candidato(a) eleito(a)
ALDO GONÇALVES
+
Votos: 14

ALDO GONÇALVES

Defesa do candidato:

Atuante no movimento artístico do Estado do RS ha 20 anos; Idealizador de vários eventos com objetivo de valorização da arte dança e áreas afins; Diretor do Projeto Construindo Talentos desenvolvido para atender crianças e jovens em vulnerabilidade social; No Conselho de Estado da Cultura do RS representa as ARTES CÊNCIAS

Experiência:

Licenciado em Educação Física pela ESEF/UFRGS com Bolsa da PRUNI/UFRGS e FAPERGS/RS Bailarino profissional pelo SATED/RS Foi Presidente da Associação Gaúcha de Dança Foi Membro da Comissão de Avaliação e Seleção do FUMPROARTE - Prefeitura Municipal de Porto Alegre Diretor do “Festival Brasil Vem Dançar" Diretor do Centro de Arte de Porto Alegre Conselheiro de Estado da Cultura do RS


Adriane Silveira
+
Votos: 48

Adriane Silveira

Defesa do candidato:

Compreendo a cultura como direito básico do cidadão, promover o desenvolvimento do setor, articulando a comunidade artístico-cultural e a participação da sociedade na implantação e implementação de políticas culturais descentralizadoras, estimulando diálogos diretos entre artistas, produtores, educadores, pesquisadores e gestores, contribuindo para democratização e fomento das artes e da cultura.

Experiência:

Produtora, Gestora Cultural, Pedagoga, Professora universitária, Educadora Social, Dançarina, Arte-educadora e Diretora Artística, 31 anos de atuação e militância na área artística, educativa e cultural. Produtora de espetáculos de Dança-teatro. Diretora da Ânima Cultural. Especialista em Arte, Cultura e Educação/USP e em Gestão Cultural/PUCSP, Mestre e Doutora em Educação e Cultura/PUCRS/UFRGS.





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

0 participações

  1. Responder

    Realmente as demandas são muitas, mas sabemos que a questão da cultura, principalmente a Dança está maculada, pois ela ainda da ênfase somente a cultura bairrista, ou seja a dança tradicionalista, mas necessitamos mostrar que sim existe carnaval, dança afro, dança popular seja ela da periferia ou não, precisamos lutar para que as mesmas não sejam esquecidas e possam permanecer sendo valorizadas em nosso estado do Rio Grande do Sul.

  2. Responder

    Simone Ribeiro, tens o meu voto por ser essa guerreira. Qualidades é que não faltam em sua pessoa.Abçs

  3. Responder

    Já está registrado meu voto para Simone Ribeiro! Mulher de fibra e muito conhecimento da dança e cultura popular.

  4. Responder

    já existem eleitores, mas e as demandas??
    1- Ampliação da participação RS em um bolo maior. Os recursos dos editais vem cada vez em numero menor pra este setor sendo que se dividem entre três estados. Concorrer com grandes Cias é ima impossibilidade técnica.
    2- Empresas que optam pela ROUANET tem que ter uma destinação de verba necessariamente municipal e estadual.

  5. Responder

    Simone Ribeiro, Já é destaque nesse setor!! Sempre terá o meu apoio!!! Qualidades não faltam para essa maravilhosa educadora.

  6. Responder

    Simone Ribeiro tem representatividade junto a esse setor e vai fazer a diferença!

  7. Responder

    Obrigada pela contribuição Reginete de Souza Bispo, com certeza é de extrema importância que a juventude negra possa debater a representação de sua dança étnica, como elemento que contribui como patrimônio imaterial brasileiro, pois a dança afro está manifestada em muitos ritmos, mas infelizmente acaba por ser desvalorizada, no momento em que uma cultura regional se apropria e não a reconhece historicamente.

  8. Responder

    Nossa juventude está carente de incentivos culturais. Sugiro que sejam investidos recursos para a dança de rua, com foco na juventude negra.

  9. Responder

    Por ser mulher jovem negra, dançarina e especialista, no tema a dança afro ao encontro da educação popular, com vivência desde a infância no movimento social e levando para academia essa experiência, através do trabalho no núcleo estudos afro brasileiros e indígenas, me entendo engajada tanto profissionalmente quanto ativista do movimento negro com capacidade de representar a juventude negra e não negra no debate nacional das políticas culturais.