Paulo Aurélio Carvalho Lopes(pai Aurélio de Odé)
+
Votos: 3
Paulo Aurélio Carvalho Lopes(pai Aurélio de Odé)
Defesa do candidato:
resgate da história,identidade,perpetuar as práticas,expressões, conhecimentos e técnicas transmitidas oralmente e recriados pelas comunidades negras, respeitando a natureza,meio ambiente,resgatando os valores culturais trazidos de além mar.
Experiência:
sacerdote afro brasileiro nas comunidades de terreiros e povos tradicionais,desenvolvo trabalhos sociais, e assistenciais na minha comunidade,fomentando o resgate da cultura e religião afro brasileira
0 participações
Olá Daiara,
Parabéns pela eleição e como candidato eleito por Minas Gerais gostaria de apoiar e colaborar com a construção de uma agenda política em prol da diversidade cultural e do desenvolvimento de territórios criativos com base no patrimonio cultural imaterial. Estou aberto ao diálogo e em contribuir nacionalmente pelos nosso Brasil. Se isso for uma prioridade para você e os demais amigos eleitos da setorial de Patrimonio Imaterial, contem comigo! Tamo junto!
Gostaria de pedir o seu voto, estou me candidatando a vaga de conselheiro de literatura, livro e leitura
conto com todos os leitores: Meu nome é Mauro César Bandeira de Oliveira
Penso que a Cultura Viva se desenvolve como um embrião dentro de um indivíduo (ator) que luta sozinho para manter as tradições étnicas em suas essências: Mestre Bimba em Salvador, (capoeira) Mestre Vitalino em Caruaru Pernambuco (arte popular) O Palhaço Carequinha (circo) etc.
No decorrer do fortalecimento do embrião (ideias) nasce a necessidade deste indivíduo se unir a todas as manifestações culturais existentes no Brasil.
Assim nasce a Cultura Viva e são todos esses processos integrados, diversificados e múltiplos na capacidade criativa e dinâmica do povo brasileiro que eu quero mostrar para vocês: Um Brasil no Brasil!
Atenciosamente,
Maxima Cruz dos Santos
Baiana do Palácio de Cristal-Petrópolis
“Atualmente, o CNPC possui 17 Colegiados Setoriais instalados nas seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas dos Povos Indígenas; Culturas populares; Dança; Design; Literatura; Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; e teatro. Essas instâncias têm por atribuição debater, analisar, acompanhar, solicitar informações e fornecer subsídios ao CNPC para a definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais.”
Como pode se observar a Cultura Cigana não está contemplada pelos 17 Colegiados.
E no que tange ao patrimônio imaterial o registro da cultura cigana é importante do ponto de vista de uma politica mais ampla de ações afirmativas para a comunidade; combatendo assim esse histórico de discriminação e ocultamento, sendo que, isto pode contribuir para a regularização dos acampamentos ciganos. A riqueza cultural dos ciganos merece ser melhor reconhecida e valorizada.
Se faz necessário assegurar a implementação das propostas já existente para todos os grupos e há que se garantir a manifestação da diversidade cultural através da valorização do patrimônio imaterial.
pela perpetuação das comunidades tradicionais e povos de terreiros resgate de seus costumes,identidade e cultura