Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Patrimônio Imaterial do Distrito Federal (DF)

Candidatos(as)

Carregando...

Paulo Aurélio Carvalho Lopes(pai Aurélio de Odé)
+
Votos: 3

Paulo Aurélio Carvalho Lopes(pai Aurélio de Odé)

Defesa do candidato:

resgate da história,identidade,perpetuar as práticas,expressões, conhecimentos e técnicas transmitidas oralmente e recriados pelas comunidades negras, respeitando a natureza,meio ambiente,resgatando os valores culturais trazidos de além mar.

Experiência:

sacerdote afro brasileiro nas comunidades de terreiros e povos tradicionais,desenvolvo trabalhos sociais, e assistenciais na minha comunidade,fomentando o resgate da cultura e religião afro brasileira


Sergio Luis dos Santos Lima (Mestre Brucutu)
+
Votos: 0

Sergio Luis dos Santos Lima (Mestre Brucutu)

Defesa do candidato:

Peço seu voto para continuar o trabalho que venho executando de proteger e desenvolver nosso patrimônio imaterial

Experiência:

Possuo 30 anos de experiencia em capoeira, ministrando aulas para jovens em situação de risco social. Encampo na defesa de nossa arte luta em todas as instancias governamentais possíveis.


Maria Celia Fernandes Rosa
+
Votos: 4

Maria Celia Fernandes Rosa

Defesa do candidato:

Sou Arte Educadora e sempre construí meus projetos de ensino promovendo a pesquisa e valorização da cultura brasileira, regional ou nacional .Penso que se a escola e a família se preocuparem em conhecer as nossas manifestações culturais, elas permanecerão vivas em nosso meio. Recebendo novos aprendizes que darão valor às ideias e aos fazeres culturais,eles não vão se perder no esquecimento.

Experiência:

Na ASAE-DF, liderei um grupo de pesquisa com professores das Escolas-Parque e IPHAN , que através do DePHA –DF, conseguindo no dia 4 de julho, o Decreto, de n0 28.093, instituindo o Registro do Ideário Pedagógico de Anísio Teixeira, como Bem Cultural do Distrito Federal. A inscrição se deu por ser Anísio Teixeira, considerado um dos grandes expoentes do movimento educacional e renovador brasileiro


Daiara Hori Figueroa Sampaio
+
Votos: 21

Daiara Hori Figueroa Sampaio

Defesa do candidato:

O Patrimônio Imaterial é a alma que se expressa na carne de nossa identidade cultural. O Brasil como espaço construído com diversas culturas de vários povos, tece com elas uma rede transversal das identidades, num amálgama de diversas referências. É preciso conectar os diversos saberes tradicionais e contemporâneos para alcançar o diálogo do qual se alimenta a democracia como patrimônio de todos.

Experiência:

Mestranda em Direitos Humanos, Educação e cultura de paz com foco na questão indígena na Universidade de Brasília; Artista plástica, participa do Coletivo Palavra que propõe a tranversalidade de diversas linguagens e expressões culturais por meio da multimídia, hipertexto e colaboração. Trabalhamos na capital federal com a participação de diversos grupos há seis anos, conjugando diversos saberes.


Candidato(a) eleito(a)



Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

0 participações

  1. Responder

    Olá Daiara,
    Parabéns pela eleição e como candidato eleito por Minas Gerais gostaria de apoiar e colaborar com a construção de uma agenda política em prol da diversidade cultural e do desenvolvimento de territórios criativos com base no patrimonio cultural imaterial. Estou aberto ao diálogo e em contribuir nacionalmente pelos nosso Brasil. Se isso for uma prioridade para você e os demais amigos eleitos da setorial de Patrimonio Imaterial, contem comigo! Tamo junto!

  2. Responder

    Gostaria de pedir o seu voto, estou me candidatando a vaga de conselheiro de literatura, livro e leitura
    conto com todos os leitores: Meu nome é Mauro César Bandeira de Oliveira

  3. Responder

    Penso que a Cultura Viva se desenvolve como um embrião dentro de um indivíduo (ator) que luta sozinho para manter as tradições étnicas em suas essências: Mestre Bimba em Salvador, (capoeira) Mestre Vitalino em Caruaru Pernambuco (arte popular) O Palhaço Carequinha (circo) etc.
    No decorrer do fortalecimento do embrião (ideias) nasce a necessidade deste indivíduo se unir a todas as manifestações culturais existentes no Brasil.
    Assim nasce a Cultura Viva e são todos esses processos integrados, diversificados e múltiplos na capacidade criativa e dinâmica do povo brasileiro que eu quero mostrar para vocês: Um Brasil no Brasil!
    Atenciosamente,
    Maxima Cruz dos Santos
    Baiana do Palácio de Cristal-Petrópolis

  4. Responder

    “Atualmente, o CNPC possui 17 Colegiados Setoriais instalados nas seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas dos Povos Indígenas; Culturas populares; Dança; Design; Literatura; Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; e teatro. Essas instâncias têm por atribuição debater, analisar, acompanhar, solicitar informações e fornecer subsídios ao CNPC para a definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais.”
    Como pode se observar a Cultura Cigana não está contemplada pelos 17 Colegiados.
    E no que tange ao patrimônio imaterial o registro da cultura cigana é importante do ponto de vista de uma politica mais ampla de ações afirmativas para a comunidade; combatendo assim esse histórico de discriminação e ocultamento, sendo que, isto pode contribuir para a regularização dos acampamentos ciganos. A riqueza cultural dos ciganos merece ser melhor reconhecida e valorizada.
    Se faz necessário assegurar a implementação das propostas já existente para todos os grupos e há que se garantir a manifestação da diversidade cultural através da valorização do patrimônio imaterial.