Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Moda de Minas Gerais (MG)

Candidatos(as)

Carregando...

Wanessa Cabidelli
+
Votos: 64

Wanessa Cabidelli

Defesa do candidato:

Ser a interlocutora mineira para o fortalecimento do mercado de moda através da capacitação cultural dos indivíduos, em parceria com os profissionais e acadêmicos do setor.

Experiência:

Especialista em marketing de moda com Lato sensu em Gestão Estratégica de Marketing. Graduada em Administração de Empresas e Geografia(UFMG). Tem mais de 20 anos de experiência como executiva do mercado de moda nacional, palestrante e professora, incluindo trabalhos realizados nas áreas comerciais e de marketing para as marcas Arezzo, Alphorria, Graça Ottoni, Patachou e Dta.


Candidato(a) eleito(a)
Gabriela Maria Ladeira Ferrereira Torres
+
Votos: 24

Gabriela Maria Ladeira Ferrereira Torres

Defesa do candidato:

Tem levantado a extensa demanda do mercado e do setor nos seus mais diversos segmentos. Soma-se a isso sua experiência junto aos Ministérios de Desenvolvimento Agrário e do Turismo com "Talentos do Brasil" - busca soluções através das políticas publicas, articulação e debate entre a sociedade Mineira e os Empresários da área em resumo: Plano de Metas do Conselho.

Experiência:

Atualmente é Presidente do Conselho Empresarial de Moda na ACMinas. Coordenadora da Pós-Graduação em Desenvolvimento de Coleção da PUC-Minas. Tendo sido coordenadora da graduação em Design de Moda, e das Pós-Graduações em Design de Moda e em Design e Cultura da FUMEC por 13 anos. Arquiteta Urbanista - Famih-bh. Mestrado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial - PUC/MINAS.


Tania Cristina,Makota Kisandembu
+
Votos: 107

Tania Cristina,Makota Kisandembu

Defesa do candidato:

Articular das políticas públicas de cultura da moda com as de outras áreas, fortalecendo o debate sobre ampliação e desconcentração os investimentos culturais. Discutir e procurar garantir politicas publicas que realmente ampliem a apropriação social do patrimônio cultural brasileiro, através da moda afro-brasileira como patrimonio. 2.6 – Sobre as expressões da dive

Experiência:

Formada em Moda. Mestrado: A Influencia da Indumentária Africana na Diáspora - Brasil. Workshop de Turbante no Encontro Regional de Ogans, Ekedes e Artistas de Terreiro ,Cidade de Uberlândia-2014.Varios trabalhos realizados juntos a SDC-MinC, ex:Convidada para Mediar Roda de Conversa na Teia da Diversidade Cultura 2014, Cidade de Natal/RN.Curadoria de Manifestação Popular e Moda do 7º FAN 2013


Candidato(a) eleito(a)
Verônica de Paula Zanotti Tavares de Oliveira
+
Votos: 11

Verônica de Paula Zanotti Tavares de Oliveira

Defesa do candidato:

Como docente , tendo ministrado disciplinas nos diferentes pilares do curso (modelarem/ costura; processos têxteis; desenho; história e teoria da arte e design) em instituições particulares e pública, em cursos técnicos, tecnológicos e bacharelados na área, obtive experiência e vivência em sala de aula sabendo as reais necessidades dos alunos e pesquisa no que circunda a área de design de moda.

Experiência:

Bacharel em Estilismo em Moda pela UEL, Especialista em Administração Industrial pela UEL, Mestre pelo Programa de Pós-graduação Stricto Senso em Design na UNESP e Doutoranda em Engenharia de Materiais pela REDEMAT - UFOP. Docente desde 2008, atualmente docente em caráter efetivo no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé.


Juliana Barbosa
+
Votos: 12

Juliana Barbosa

Defesa do candidato:

Com ampla atuação no setor do ensino de Moda nas disciplinas teórico-práticas, venho desenvolvendo projetos voltados para a preservação e manutenção de ofícios artesanais como o Bordado e a Alfaiataria principalmente. Um conjunto de ações que tem por objetivo contribuir para a formação de uma cultura de Moda no Brasil, e me permite atuar de forma significativa no Colegiado da Setorial de Moda.

Experiência:

Professora do Curso de Moda da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e UNA - Minas Gerais Educação. Atuação no Ensino Profissionalizante da Moda de 1996 à 2010 (SENAC POA e MG), e no Ensino Superior de Moda desde 2008, atua principalmente no setor da Alfaiataria com especialização na Instituição The Arts University College at Bournemouth - UK e investigação com alfaiates de Belo Horizonte.


Tarcisio D'Almeida
+
Votos: 2

Tarcisio D'Almeida

Defesa do candidato:

Tenho atuado na pesquisa, ensino e extensão de Moda no Brasil. Participei da fundação da Associação Brasileira de Ensino de Moda (Abemoda), em 2014. Além da docência, tenho publicado artigos sobre a área da grande imprensa e na em mídias especializadas, constituindo experiência em crítica e cultura da Moda nos contextos brasileiro e mundial.

Experiência:

Professor e pesquisador do curso Design de Moda, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (desde março de 2010); doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo (desde agosto de 2008), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (título obtido em abril de 2006), bacharel em Letras-Linguística pela Universidade de São Paulo (obtido em 2001).





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

24 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    Tania Cristina – Makota Kisandembu, parabéns pela vitória. A senhora nos representa. Saúde e Paz e muito sucesso.

  2. Responder

    Caros participantes dos setoriais de Minas Gerais! Caso esteja em dúvida sobre os seus votos e desejam mudar o setorial, convido-lhes para uma visita na página do setorial do teatro/MG e leia as minhas propostas e diálogos que proponho um diálogo amplo com todos os setoriais para a renovação e melhoria na política culturais das artes/expressões e a relação com o nosso público pelo acesso e acessibilidade em espaços públicos. Além disso, importante estabelecer a importância do profissional da cultura como um agente produtor das ações que gera o desenvolvimento da economia no país. É fundamental pensar na criar de uma política com programas que desenvolvam as estruturas sustentáveis para manutenção dos nossos projetos culturais. Conto com a visita de vocês de Minas !!! Abraços cênicos !!!!

  3. Responder

    Uma pena que eu não estava informada sobre o registro em cada área de interesse. Infelizmente não li com afinco, embora já estivesse cadastrada de outra eleição. o sistema esteve lento e acabei bobeando só pude votar uma vez ou seja em uma área. ficarei atenta. boa sorte!

  4. Responder

    Malota Kisandembu…. Parabéns mana, na torcida para te-la no coleiado de moda a enfrentar o raismos institucional. Sua benção, e boa sorte.

  5. Responder

    Povo, circulou um fôlder dos encontro descentralizado de Minas Gerais que visualizei.
    Tem um erro de informação, pois, até hoje, 26/09/2015, é a inscrição como Eleitor ou Candidato.
    Até dia 07/10/2015 é o período para votar.
    Vejam que isso está explícito no “Edital CNPC Nº 01/2015” itens 4.2 e 4.2.1.

  6. Responder

    Eleições 2015/ Conselho nacional de politica cultural
    Acredito que a discussão “aberta” sobre politica cultural acabará, sim, conseguindo alcançar seu fim. Pois afinal, somente com a nossa participação, brasileira, a mesma, politica cultural, acabará abordando e “respondendo” ao seu fim. No quesito Moda, então… Pois, é através desta, Moda, em seu sentido amplo, se observa e até mesmo convenciona o comportamento social.

    • Responder

      Maisa, estou consultora do Projeto Brasil Afroemprendedor em Minas Gerais, sou fundadora e Coordenadora Nacional da ANAMAB- Associação Nacional da Moda Afrobrasileira. Tenho estado em contato com fazedores de moda na diversidade de sua cadeia produtiva. A moda urbana, popular e etnica e Afrobrasileira precisa de fortalecimento, visibilidade, através de financiamento, grandes eventos e intercambio com o mundo da moda. A moda mineira vem se tornando uma expressão forte no país mas sua diversidade precisa sem contemplada.

  7. Responder

    Prezada Makota,
    Tenho certeza o setorial de moda será muito bem representado com a sua participação.

  8. Responder

    Quais ações os candidatos realizam ou realizaram para o fortalecimento da Moda Mineira?

  9. Responder

    Conforme o “Edital CNPC Nº 01/2015”, as pessoas podem se inscrever como candidatos e eleitores até dia 26/09/2015.
    A validação/homologação das vagas, conforme postei anteriormente, é feita no encontro presencial, mas, a votação é feita de forma remota e poderá ser feita até dia 07/10/2015.

  10. Responder

    O Encontro Estadual em MG foi no dia 17/09/2015.
    Conforme o Edital, , item 4.3.3, homologa a vaga para ser eleito por processo remoto, se no encontro em MG teve:
    – Até 30 pessoas presentes no evento. Só valida 1 vaga para ser eleito o candidato.
    – De 31 a 100 pessoas presentes no evento. Só valida 2 vagas para serem eleitos os candidatos.
    – Mais de 101 pessoas presentes no evento. Valida 3 vagas para serem eleitos os candidatos.

    Vocês terão as informações da quantidade dos presentes no encontro do dia 17/09 com
    Cláudia Houara (31) 3293-5713
    claudia.castro@cultura.gov.br

    O Encontro do MG aconteceu no:
    Edificio Anexo da Biblioteca Pública Luis de Bessa
    Rua da Bahia, 1889
    Praça da Liberdade

    Se não houve pessoa presentes da Setorial de Moda, conforme o quantitativo para homologar as vagas (registrado anteriormente), ninguém do MG será eleito, mesmo que houve inscrição de candidatos e eleitores de forma remota.

    Se for o caso, conforme o edital, no item “7.3 Os estados poderão realizar encontros descentralizados, fora da capital, sob coordenação do Conselho Estadual de Cultura, quando houver, ou pelo órgão estadual de cultura”.

    Assim, conforme o contato que postei, vejam como pode ser realizado até dia 26/09/2015 (data limite estipulada no edital) um encontro em alguma cidade da região para ter pessoas presentes no evento para homologar a vaga da Setorial de Moda, de outras Setoriais e aumentar o somatório de presentes para garantir mais vagas de Setoriais que teve poucas pessoas no evento do dia 17/09.

    Boa sorte!

    Abraços

    Lucas da Rosa
    Santa Catarina
    Setorial de Moda
    Gestão 2013/2014

  11. Responder

    Olá Candidato(a)! Olá Eleitor(a)!
    A Representação Regional do MinC aqui em Minas vem lembrá-lo(a) da importância de participar do encontro presencial que será no dia 17/09, no Edifício Anexo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, a partir das 9h, em BH.
    O edital determina que os delegados que participarão dos Fóruns Nacionais serão selecionados a partir de um quórum mínimo, de cada categoria, registrado nesse encontro. Caso não haja pelo menos três integrantes de uma categoria registrados no evento, Minas Gerais não terá representantes nos Fóruns Nacionais.
    Participe! Mobilize e colabore com a representatividade de Minas Gerais no processo de renovação do CNPC!

    Para saber mais, acesse o evento: https://www.facebook.com/events/709588412509051/

    • Responder

      Desejo saber que dia é o encontro em Uberlandia e local, voces ficaram de me enviar o contato dos 3 conselheiros do estado e não mandaram. O que pensar disto?
      Desejo também saber quais as setorias referendas no encontro em BH?

  12. Responder

    Mando energias positivas para nossa candidata Makota Kisandembu, e que Nazambi a conduza para esse colegiado de Moda – precisamos de vozes negras a defender a estética afro-brasileira.

  13. Responder

    Venho aqui manifetsar meu apoio para a candidatura de Makota Kizandembu, é necessário que o MINC escute produtor@s de arte afro-brasileir@s e que invista em políticas de combate ao racismo e inclusão social d@s artistas negr@s. Makota tem feito esse papel de interlocução com o ministério e tem o reconhecimento de seus pares na afirmção da estética africana na moda brasileira.
    para saber da luta das culturas afro-brasileiras, consulte http://etetuba.blogspot.com.br/search/label/Pol%C3%ADtica%20cultural

  14. Responder

    Tania Cristina Makota Kisandebu. Pessoa lutadora, estimo conquistas neste empreendimento.

  15. Responder

    Irmã Makota KISANDEMBU, conte comigo em mais essa batalha. Sei que sairá vencedora em mais essa importante fase de contribuição com o CNPC. Seguimos o cortejo da moda!!!!

    • Responder

      AWETU!!!
      Estive na fundação deste colegiado, sai delegada- moda/MG , alias a unica na setorial de moda da II conferencia nacional de cultura. Em Brasilia nós da moda afrobrasileira e moda popular sofremos total discriminação pelos que se dizem fazedores da moda fashion. Mesmo assim tod@s delegados eleitos nesta setorial para a II CNC foram desta moda popular .Construimos junto ao MinC o primeiro Seminario Nacional de Moda e Cultura em Salvador setembro de 2010,neste elegeu o 1º colegiado de moda. Estive todo tempo acompanho o desenrolar deste colegiado e a Ex. Secretaria de Economia Criativa onde estava colocado este setorial.

      • Responder

        Entramos em um novo cenário cultural, a partir do PNC e PSM valores precisam serem revistos, e a moda compreendida como realmente cultura.Fortalecer a gestão das políticas públicas,articulação das políticas públicas de cultura com as de outras área, intercâmbio e difusão da cultura afrobrasileira /moda no Brasil e no exterior, diversificação dos mecanismos de financiamento atingindo realmente a moda afrobrasileira e a moda popular não coisas essenciais para essa cultura da moda.

  16. Responder

    Bom dia Juliana, o que acha sobre o Ensino de Design de Moda sofrer uma cobrança do mercado para que ensinemos com uma vertente mais industrial/ voltado para produção, utilizando da Arte somente para os embasamentos iniciais do aluno e após para a fundamentação do design conceitual no processo de desenvolvimento de novo produto? E ao mesmo tempo que somos ‘cobrados’ a seguir uma vertente industrial no ensino, estamos dentro da classificação da CAPES na área de Artes. O que pensa sobre esses fatores?