Número de vagas por setorial/estado nos Fóruns Nacionais Setoriais

Durante o mês de setembro, o Ministério da Cultura realizou, em cada unidade da federação, encontros presenciais para mobilizar os participantes da eleição para o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).

Além dos encontros promovidos pelo MinC, a sociedade civil junto aos Conselhos Estaduais e órgãos de Cultura realizaram 39 encontros descentralizados em 11 estados brasileiros. Ao todo, foram mais de 8 mil pessoas mobilizadas presencialmente e mais de 72 mil se cadastraram na plataforma digital do processo eleitoral.

De norte a sul do país, artistas, ativistas, produtores,  entusiastas, gestores e cidadãos participaram de debates que refletiram sobre a participação social na gestão cultural e os desafios políticos e de fomento para a área. Os encontros demonstraram a força social da Cultura em um grande exercício de cidadania pela democratização dos espaços de formulação das políticas culturais no Brasil, em especial pela renovação e qualificação do CNPC.

A votação para escolha de delegados estaduais que participarão dos Fóruns Nacionais Setoriais segue até o dia 07 de outubro, com resultado dos eleitos previsto para o dia 09 de outubro.

Os dados abaixo indicam o número de delegados a serem eleitos por colegiado setorial em cada estado, obedecida a regra de proporcionalidade estabelecida no item 4.3.3 do edital. Além destes se juntarão nos Fóruns Setoriais os Delegados Natos.

Acesse aqui o arquivo PDF com a lista completa.  (Atualizado em 6/10/2015).

13 participações

  1. Incrível como é fácil uma mesma pessoa votar diversas vezes, usando diferentes CPFS. Linda democracia essa. E nops debates virtuais poucos candidatos participaram e mesmo assim foram muito bem votados e agora vão viajar. Que lindo!

  2. Porém, o artista brasileiro é maior do que tudo isso.

  3. De fato, ô eleiçãozinha mais tumultuada e bagunçada, viu? Fora que, na eleição passada, faltando 2 dias para o fórum nacional, ligaram do MinC informando que não haveria passagens para os delegados maranhenses. KKKK Haja seriedade nisso.
    E o número de delegados deveria ser extraído do número de eleitores, não dos fóruns “presenciaís”, aos quais pouca gente foi. Olhem só as fotos. Pouca gente. Muitos ali ans imagens nem votaram. Pouca divulgação, pouca gente, pouco tempo, tudo às pressas. É para desmobilizar e desmotivar a galera mesmo.

  4. Olá Senhores diretores e coordenadores e Secretário do MIC.

    Fui candidato para Culturas Populares do Distrito Federal e obtive 53 votos juntamente com outro candidato.
    Gostaria de saber qual o critério das regras do desempate?

    Outra pergunta: no último dia de votação perdi mais de trinta votos por motivos de problemas no acesso a INSCRIÇÃO NA PAGINA DE VOTAÇÃO.
    COMO VOCÊS ME EXPLICAM ESSE PROBLEMA. COMO POSSO RECORRER?

    Agradeço a atenção de todos e aguardo uma resposta favorável as minhas queixas.

    Atenciosamente;
    Paulo Cesar Cavalcante dos Santos

  5. Agradeço a todos os eleitores e aos companheiros que fizeram do fórum de debate do Patrimônio Cultural Material – RJ o mais movimentado do setor em todo o país.
    Muito obrigado a todos.
    Vamos em frente!!!

  6. Queria entender esta questão de Delegados Natos. Se uma pessoa foi eleita par aum Biênio 2013/2014 significa que ela já está inapta pra participar a não ser que concorra de novo em igualdade de condições com os demais candidatos. De onde o MINC tirou que uma Delegado que teve seu mandato expirado, ter poder de voto pra escolher candidatos que serão eleitos para Nacional ? Quem tiver conhecimento de causa , me explique .

  7. PRIMEIROS DELEGADOS PARA O FÓRUM NACIONAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL
    Por estarem concorrendo sozinhos e considerando que conseguiram as assinaturas necessárias para o Fórum Nacional de Patrimônio Cultural Material, já estão eleitos os candidatos:
    YURI SOARES FRANCO – DF
    PAULINA ONOFRE RAMALHO – RR
    ANA LÚCIA CUNHA E SILVA – AC
    ALESSANDRA COSTA GOMES (PAJAMA) – MA
    GENILDO MOREIRA ANGELIM – CE
    LUCIANO FÁBIO DANTAS CAPISTRANO – RN
    PÉRICLES MORAIS DE ANDRADE JÚNIOR – SE
    MAURÍ LUIZ BESSEGATTO – TO
    Para terem sido eleitos, basta que tenham recebido um único voto. Parabéns aos companheiros!
    As disputadas mais acirradas serão nos estados
    SP – 6 candidatos / 1 vaga
    PE – 5 candidatos / 1 vaga
    SC – 4 candidatos / 1 vaga
    MG – 3 candidatos / 1 vaga
    RS – 3 candidatos / 1 vaga
    PB – 3 candidatos / 1 vaga
    BA – 3 candidatos / 1 vaga
    GO – 3 candidatos / 1 vaga
    AM – 3 candidatos / 1 vaga
    A eleição do setorial de Patrimônio Cultural Material será mais tranquila nestes estados:
    PA – 4 candidatos / 2 vagas
    MT – 3 candidatos / 2 vagas
    RJ – 2 candidatos / 1 vaga
    PR – 2 candidatos / 1 vaga
    AL – 2 candidatos / 1 vaga
    AP – 2 candidatos / 1 vaga
    RO – 2 candidatos / 1 vaga
    ES, MS e PI não possuem candidatos ao colegiado de Patrimônio Cultural Material

  8. Pelo pouco que conheço de legislatura , esta Eleição está totalmente viciada e sujeita a qualquer eleitor ou candidato a impetrar uma ação anulatória do mesmo. A começar do bagunçado edital onde qualquer um pressupunha que poderia votar até o dia 07/10/2015, estando inscrito ou não. Sistema de cotas em um edital onde o segundo colocado pode ser negro ou afro ? Se tiver uma mulher e um afro, vão fazer o quê ? Disputar no tapa ? Há denúncia de um candidato contra outro no qual afirma que um tal Bob Controversiata é comissionado e está concorrendo. Eu como simples eleitor estou estarrecido. Quem bolou este Edital não entende nada de cultura. Na plataforma afirma-se que o candidato deverá apresentar curriculo. Que raio de curriculum é este ? Aceitava-se votos por correio. Setorial sem candidato com direito a delegado. Vi fotos de reuniões com meia dúzia de gatos pingados e a matéria afirma que teve uma média de 200 pessoas por encontro presencial. Em São paulo foi marcado em dia de trabalho. Ou seja. Só desempregado consegue participar da presencial. Quem for funcionário público igual eu que marca ponto biométrico está cerceado. Eu achei um circo, com todo respeito ao Setorial Circo. Do MINC se espera tudo. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

  9. O edital dispõe sobre o número mínimo de presenças para que o setorial tenha delegados, sendo que cada setorial deve ter, no mínimo, 3 presenças no encontro presencial para eleger um delegado, portanto, não entendi porque mesmo sem presença, tem setorial com direito a ter 1 delegado. Se for alterado, é necessário que reduza a quantidade máxima para ter um delegado e reduza a quantidade mínima para ter 2 e 3 delegados.

  10. À organização do MinC! Gostaria de sugerir a criação do setorial da Performance pra a próxima edição. Abraços e obrigada pelo espaço para diálogo.

  11. DELEGADOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL PARA O FÓRUM NACIONAL SETORIAL
    Serão ao total 29 delegados, mais os sete membros natos, que representarão o setorial do Patrimônio Cultural Material. Salvo MT e PA que terão dois delegados cada, os demais estados conseguiram eleger apenas um delegado. No estado do Rio de Janeiro são dois candidatos, mas apenas um estará presente em Brasília.
    Inexplicavelmente, ES, MS e PI não possuem candidatos para o setorial de Patrimônio Cultural Material, mas conseguiram as assinaturas para levar, cada um, um fantasma para o Fórum Nacional.
    O Fórum Nacional servirá para a eleição dos trinta membros do Colegiado de Patrimônio Cultural Material e os dois respectivos representantes para o Plenário do CNPC.
    Quanto ao Fórum Nacional Setorial de Patrimônio Material, na plataforma da eleição, na seção “calendário” conta que a data ainda será definida:
    3. Fóruns Nacionais Setoriais das áreas técnicas – Distrito Federal/DF
    Realização dos Fóruns Nacionais Setoriais dos Colegiados de Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Material, Arquivos, e GT Museus. Data a confirmar após o período de Consulta Pública
    Ocorre que no edital consta diferente:
    8.3 Serão realizados os seguintes Fóruns Nacionais Setoriais:
    c) Fóruns Nacionais Setoriais de Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Material e Arquivos, em Brasília-DF, de 17 a 20 de novembro de 2015.
    Sendo que 20 de novembro é feriado da Consciência Negra. O Fórum ocorrerá mesmo nessa data?

  12. Prezados (as),

    Como todos sabem o período de inscrição de candidatos e eleitores encerrou-se no dia 26/09/2015 mas a votação estende-se até o dia 07/10/2015.
    O Edital CNPC Nº 01/2015 cita de forma bem clara que:
    6.1.3 É vedada a candidatura de ocupantes de cargos comissionados do Poder Executivo Federal, Estadual, Municipal e do Distrito Federal.
    O mesmo Edital prevê três datas importantes:
    10.6: 9/10/2015 – Publicação dos delegados estaduais eleitos e registros de candidatura
    indeferidos. Início do prazo de recurso.
    10.7: 14/10 – Fim do prazo de recurso.
    10.8: 16/10/2015 – Homologação dos delegados estaduais eleitos.

    ADELMO DE MEDEIROS

    • E por que tanta preocupação em repetir o discurso do governo? Ué…

O Fórum está fechado