Recursos de candidaturas: Saiba como fazer

O resultado das candidaturas habilitadas e inabilitadas  e número de votos das eleições do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) já estão disponíveis para consulta também em cada um dos fóruns setoriais.

Aqueles candidatos/as que não tiveram suas candidaturas habilitadas terão até o próximo dia 14 de outubro de 2015 para recorrer da decisão das comissões eleitorais setoriais, apresentando recurso para o e-mail votacultura@cultura.gov.br. Baixe o formulário aqui.

O novo CNPC está nascendo, portanto, de um amplo debate que será aprofundado nos Fóruns Nacionais, que ocorrem no mês de Novembro. Os eleitos, em cada estado e em cada colegiado setorial, estarão reunidos em três fóruns nacionais para construir a agenda do próximo biênio e proceder a eleição dos representantes, titulares e suplentes, de cada um dos colegiados, além do pleno do CNPC. O resultado apresentado aqui refere-se à eleição dos representantes dos estados para os Fóruns Nacionais.

No dia 19 de Outubro, em cerimônia a ser realizada em Brasília, serão divulgadas as listas definitivas dos eleitos/as de cada estado aos Fóruns Nacionais.

Acesse aqui a lista.

20 participações

  1. Prezado Francisco de Assis Mendonça (ou Raimundo Calcada),
    O presente processo eleitoral do CNPC é regido por edital que passou por consulta pública e estabeleceu diretrizes para garantir condições de ampliação da participação social nos trabalhos do novo Conselho Nacional de Política Cultural.
    As rodas de conversa promovidas pelo MinC desde o início da atual gestão, os encontros estaduais eleitorais do CNPC e os encontros descentralizados, realizados pelos estados, foram decisivos para o significativo número de inscritos na Plataforma Digital CNPC. Os mais de 70 mil participantes demonstram a enorme vitalidade da área cultural, justamente num momento de crise e descrença na política.
    O edital e, consequentemente, a Plataforma Digital oferecem mecanismos propiciadores de maior participação e ampliação de debates, com vistas à renovação de práticas e representações no Conselho. Os fóruns da plataforma, dos quais você vem participando ativamente, foram previstos para amadurecimento das questões que estarão presentes na Etapa Nacional, quando os delegados eleitos construirão a agenda e a nova formação dos Colegiados Setoriais e do Pleno do CNPC. Foram estabelecidos outros canais, próprios para receber denúncias e tratar questões e dúvidas sobre o processo.
    A Plataforma Digital CNPC foi programada com interface simples, para facilitar e ampliar o acesso a um ambiente de discussão de políticas públicas. Um processo notadamente aberto e democrático, portanto. Por isso optou-se por verificações e controles posteriores à inscrição. A segurança não foi menosprezada. Muitas inscrições de falsos participantes foram suspensas, graças a procedimentos de verificação que evitaram maior presença de fraudes, enquanto desburocratizaram a participação.
    O MinC optou por ocupar-se do debate consequente das políticas públicas, e tem encaminhado às instâncias próprias para coibir crimes, as poucas tentativas de conturbar ou fraudar o presente processo. O ministério trabalha com o mundo da cultura e encaminha para a polícia e o Ministério Público o trato com suspeitos de crimes de falsidade ideológica e de tentativas de burla ao já vitorioso processo eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural.
    Contribui-se assim para a adoção de renovadas práticas no CNPC e para o necessário aperfeiçoamento da relação entre estado e sociedade civil.
    Eduardo Mattedi Werneck – Diretor – SAI/MinC

  2. Esse desgoverno federal não está nem aí pra vontade do povo. Mais que provado. Isso é bagunça, jamais foi democracia.

  3. Alguém recebeu resposta quanto ao recurso impetrado? Até o presente momento não recebi nada. Também estou achando muito estranha a atitude do MinC e aguardarei até amanhã para decidir quais providências adotar.

    • Prezado Claudio,
      A condição dos candidatos atualizada pode ser vista na aba RESULTADOS, na página inicial da Plataforma. Todos que apresentaram recursos à Comissão Organizadora Nacional estão recebendo devolutiva pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição.
      Caso persista a ausência de resposta, favor contactar-me diretamente.
      Atenciosamente,
      Eduardo Mattedi Werneck – Diretor – SAI/MinC

  4. Completa injustiça e desatenção das TI. Mensagens que voltam e repasse do número de WhatsApp para comunicação ao final do prazo de recurso. Joinha, não???

  5. É absurdo! O meu grupo que vem apoiando a candidatura para o Conselho contabilizou 125 votos, no entanto aparece 39 votos. O que aconteceu? Já basta o que ocorreu com o número de delegados no meu estado ( Pernambuco ), apenas um delegado por setor, como também a data que foi confusa. O correto é anular essas eleições. Chega desse governo confuso. Em todos os seguimentos há MALFEITOS.

  6. Quanta bobagem e coisa errada nesse editalditado pelo MinC. Cheio de furos. E vocês continuam se limitando aos editais, ao que eles escrevem. Ou seja, continuam apenas reproduzindo a ordem dominante, repetindo as palavras deles e agindo conmforme eles querem.
    Vocês preferem ficar sem candidato do que questionar o erro, os horários , os dias, a forma de se escolher. Por isso, até hoje esse CNPC não conquistou nada. Da última vez, nem mandaram as passagens pro Maranhão. E vocês ainda aplaudem. Típico.

  7. Incrível como é fácil uma mesma pessoa votar diversas vezes, usando diferentes CPFS. Linda democracia essa. E nops debates virtuais poucos candidatos participaram e mesmo assim foram muito bem votados e agora vão viajar. Que lindo!

  8. Tudo é confuso nesse processo. Po risso que, da última eleição pra cá, em nada se avançou.

  9. Prezados, boa tarde

    Venho através deste solicitar uma recontagem dos votos para o setorial de musica, votação da Bahia, visto que inúmeras pessoas que afirmaram votar em mim não receberam nenhum e-mail solicitando a confirmação de seus votos e estranhamente eu que sou candidato recebe. só nos dias 09/10 e 10/10. mais de 50 pessoas me relataram que não receberam o comunicado, sendo assim estou recorrendo pois pelas minhas projeções eu deveria ter uma votação entorno de 300 votos, mais somente 168 foram a me creditados.

    REFIRO-ME A ESTA MENSAGEM

    “Prezados/as,
    Identificamos a possibilidade de sua inscrição ter sido efetuada por terceiros na plataforma das eleições do Conselho Nacional de Política Cultural.
    Solicitamos a gentileza de responder a este e-mail com um número de telefone para contato até 08/10/2015.
    Caso não envie até o prazo a inscrição realizada em seu nome será inabilitada.
    Atenciosamente,
    Equipe Conselho Nacional de Política Cultural “

  10. Brasilia 14 de Outubro de 2015-10-14

    Prezados Diretores e Coordenadores do processo de apuração dos votos,
    Bom dia!
    ESTOU TENTANDO ENVIAR O MEU RECURSO E A MENSAGEM ESTA VOLTANDO. POR FAVOR LEVE EM CONSIDERAÇÃO ESTA MENSAGEM COMO UM RECURSO POIS ESSE SISTEMA TEM UMA FALHA GRAVE, ISSO PODE GERAR MAIS PROBLEMAS.

    Venho através desta, salientar minha insatisfação pelos problemas que eu enfrentei com relação os três últimos dias de votação para a eleição dos delegados.
    Tive exatamente mais de 43 reclamações de amigos e convidados quanto o acesso a INSCRIÇÃO NO SITE http://vota.cultura.gov.br/. NEGUEM CONSEGUIU SE INSCREVER.
    Portanto, fui acentuadamente prejudicado pela falta de acesso a Inscrições dos meus eleitores.
    Peço uma revisão URGENTE quanto a esse gravíssimo erro por parte do departamento de informática.
    Quanto a quantidades de votos que eu obtive, não condiz com meus cálculos, peço observar melhor todo o sistema de apuração, pois estou me sentindo lesado por fraude de votação.
    Saliento que este documento esta sendo protocolado e registrado em cartório, espero uma atenção especial quanto o assunto exposto e espero uma resposta convincente desse conceituado departamento.
    Tenho o maior zelo pela cultura brasileira e pelo MIC, não gostaria que esse assunto inconveniente se estendesse para esferas jurídicas, pois acredito na capacidade profissional dos técnicos do MIC.
    Tenho a certeza que este defeito técnico não vai prejudicar a mim, sei que será revisto.
    Atenciosamente;
    Paulo Cesar Cavalcante dos Santos

    • Prezado Paulo Cesar,
      Parabéns pela sua eleição.
      Informo que, segundo o edital, só podiam votar os eleitores inscritos até o dia 26/09, data amplamente divulgada.
      Att
      Eduardo Mattedi Werneck – Diretor – SAI/MinC

  11. Estou tentando a manhã inteira enviar recurso e a mensagem volta como:
    Delivery to the following recipient failed permanently:

    votacultura@cultura.gov.br

    Technical details of permanent failure:
    Google tried to deliver your message, but it was rejected by the server for the recipient domain cultura.gov.br by mx2.cultura.gov.br. [200.198.204.94].

    The error that the other server returned was:
    552 5.3.4 message size limit exceeded at MAIL FROM

    • Boa tarde Kleverton! Qual o tamanho do seu anexo? Se for maior que 8 MB, divida em vários e-mails ou reduza o anexo.
      Este erro é que o limite do tamanho da mensagem foi excedido!
      Espero que tenha ajudado!
      Abraços.

      • Ajudou sim, mas esse problema deveria não existir. Foi um erro crasso. Mesmo assim as mensagens voltaram. Isso não existe!!!

  12. Eu espero que, dessa vez, enviem as passagens. No pleito passado, menos de dois dias para o fórum em Brasília, ligaram informando que não mandariam mais os bilhetes para os delegados do Maranhão. Foi lindo. rsrsrs E que consigam salvar os pontos de cultura desses convênios safados e traiçoeiros. Agora, é brincadeira definir vaga de delegado por presença em “desencontros (quase) presenciais”, pouco divulgados e aos quais quase ninguém foi. E haja gente votando do mesmo computador em poucos minutos. Eleiçãozinha mais “interessante”, viu? 🙂 Brasil – sil – sil.

    • Prezado William,
      O presente processo eleitoral do CNPC é regido por edital que passou por consulta pública e estabeleceu diretrizes para garantir condições de ampliação da participação social nos trabalhos do novo Conselho Nacional de Política Cultural.
      As rodas de conversa promovidas pelo MinC desde o início da atual gestão, inclusive em seu estado, os encontros estaduais eleitorais do CNPC e os encontros descentralizados, realizados pelos estados, foram decisivos para o significativo número de inscritos na Plataforma Digital CNPC. Os mais de 70 mil participantes, em contraste com os cerca de 6 mil do processo anterior, demonstram o sucesso do atual processo e a enorme vitalidade da área cultural, justamente num momento de crise e descrença na política.
      O edital e, consequentemente, a Plataforma Digital oferecem mecanismos propiciadores de maior participação e ampliação de debates, com vistas à renovação de práticas e representações no Conselho. Os fóruns da plataforma foram previstos para amadurecimento das questões que estarão presentes na Etapa Nacional, quando os delegados eleitos construirão a agenda e a nova formação dos Colegiados Setoriais e do Pleno do CNPC. Foram estabelecidos outros canais, próprios para receber denúncias e tratar questões e dúvidas sobre o processo.
      A Plataforma Digital CNPC foi programada com interface simples, para facilitar e ampliar o acesso a um ambiente de discussão de políticas públicas. Um processo notadamente aberto e democrático, portanto. Por isso optou-se por verificações e controles posteriores à inscrição. A segurança não foi menosprezada. Muitas inscrições de falsos participantes foram suspensas, graças a procedimentos de verificação que evitaram maior presença de fraudes, enquanto desburocratizaram a participação.
      O MinC optou por ocupar-se do debate consequente das políticas públicas, e tem encaminhado às instâncias próprias para coibir crimes, as poucas tentativas de conturbar ou fraudar o presente processo. O ministério trabalha com o mundo da cultura e encaminha para a polícia e o Ministério Público o trato com suspeitos de crimes de falsidade ideológica e de tentativas de burla ao já vitorioso processo eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural.
      Contribui-se assim para a adoção de renovadas práticas no CNPC e para o necessário aperfeiçoamento da relação entre estado e sociedade civil.
      Eduardo Mattedi Werneck – Diretor – SAI/MinC

  13. O que ocorre nos casos de empate? Aqui em Sergipe, na categoria de Arte Digital, eu e Anderson tivemos a mesma quantidade de votos, 27.

    • Caro Werden,

      8.6 Em caso de empate nas eleições do Colegiado Setorial e dos representantes no Plenário do CNPC, terão precedência os candidatos com mais idade.
      8.6.1 Permanecendo o empate, terá preferência o candidato com maior tempo de atuação no setor.

O Fórum está fechado