Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Culturas Populares do Rio de Janeiro (RJ)

Candidatos(as)

Carregando...

Robson da Costa Dias - Mestre Tio Robson
+
Votos: 278

Robson da Costa Dias - Mestre Tio Robson

Defesa do candidato:

O acúmulo de nossa experiência na divulgação e ensinamento das culturas populares e tradicionais no âmbito escolar e junto as comunidades nos dá a segurança necessária para contribuir na construção de políticas públicas para o Setorial de Culturas Populares. Acreditamos ter a expertise necessária para poder desempenhar da melhor forma possível o nosso papel.

Experiência:

Animador Cultural por mais de 10 anos no Governo do Estado do Rio de Janeiro e Mestre de Capoeira com 36 anos de prática. Fui Presidente da Liga Niteroiense de Capoeira e sou diretor da Liga Gonçalense de Capoeira. Além da capoeira trabalhamos com o ensino de Samba de Roda, Maculêle, Afoxés e Dança Afro.


Candidato(a) eleito(a)
Thereza Cristina Matins Dantas
+
Votos: 26

Thereza Cristina Matins Dantas

Defesa do candidato:

Desde 2004 tem envolvimento com o tema Cultura Popular brasileira, comunidades tradicionais e povos originários através do trabalho como comunicadora da revista e site RAIZ. Realizou assessorias e coberturas de Imprensa em diversas cidades do território nacional. Conhecimentos sobre o SNC, através do trabalho desenvolvido durante os anos de 2013 e 2014 na Secretaria de Cultura de Paraty, RJ.

Experiência:

Jornalista com atuação na criação de conteúdo para mídias sociais e arquitetura de informação de sites/blogs. Editora do Portal RAIZ durante 4 anos (2005 a 2009). Organizou a Comunicação de alguns encontros nacionais e regionais de Cultura Popular e Comunidades Tradicionais. Hoje desenvolve a Comunicação na internet dos ciclos OiFuturo e do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais.


Marcos Leoni Moraes
+
Votos: 1

Marcos Leoni Moraes

Defesa do candidato:

Atraves de projetos direcionados em competencias seremos capazes de modificar esta situçao anticultural que nos encontramos, so atraves de um trabalho onde a tonica e o ser humano podemos melhorar o nosso país. Marcos LeoniMoraes: jornalista, Escritor, Cientista Político, curso de Politicas Puplicas, curso de Serviço Social, Tetapeuta Holistico, Conselheiro Metafisico, Medicina Tradicional Chine

Experiência:

Trabalho a 25 anos com projetos culturais e sociais, implantei e resgatei em varios bairros do Rio de Janeiro, projetos e ações de mobilizaçao popular, que melhoraram a qualidade de vida de diversos segmentos sociais, criando inclusive atores multiplicadores, que mudatam a realidade social das areas beneficiadas pelos projetos.


RENATO FERNANDO MARQUES
+
Votos: 71

RENATO FERNANDO MARQUES

Defesa do candidato:

SOU CONSELHEIRO CULTURAL NÃO GOVERNAMENTAL DE NILOPOLIS A UM ANO FIZ O CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS NO IFRJ CAMPUS NILOPOLIS VOU INICIA O CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIRO NA UFRRJ SOU NASCIDO E CRIADO NA BAIXADA FLUMINENSE E SEI COMO A BAIXADA E CARENTE DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS ACREDITO QUE COM A MINHA ELEIÇÃO, POSSA RESOLVER ESTA QUESTÃO, CONTO COM TODOS DA BAIXADA

Experiência:

SOU PRESIDENTE DO G R BLOCO CARNAVALESCO ESSE NAO DEIXA FURO DE NILOPOLIS DESFILO A 5 ANOS NO MUNICIPIO D NILÓPOLIS FAZEMOS EVENTOS NAS RUAS E GRATUITOS TAMBÉM EM OUTROS MUNICÍPIOS FIZEMOS O EVENTO DE FORMATURA DA PRIMEIRA DO CURSO DE AUXILIAR DE PRODUÇÃO CULTURAL DO PRONATEC NA IFRJ CAMPUS NILO POLIS E TAMBÉM O ENCONTRO ANUAL DA REGIÃO SUDESTE DO GRUPO DE EDUCAÇÃO TUTORIA NA UFRRJ


Ruiter Durdevic
+
Votos: 2

Ruiter Durdevic

Defesa do candidato:

Nós os "ciganos" estamos aqui no Brasil desde que o primeiro navio português chegou por aqui, sendo assim quero poder mostrar e enaltecer a essa cultura que contribuiu e contribui com a formação da sociedade brasileira. Nossa cultura possui mais de mil anos, espalhados por todos os continentes, uma cultura linda , rica e que não pode ficar na invisibilidade. Sorte sempre para todos nós.

Experiência:

Sou carioca, descendente de família romani, e possuo um grupo de música e dança tradicional cigana, que desde 2007 luta contra o preconceito e pela inclusão dos chamados ciganos. Ativista pela causa Rromani( cigana) dentro do movimento de saúde popular, Tive participação relevante no 1º encontro BRASIL CIGANO, onde pela 1 vez ciganos de diversas etnias se uniram para dialogar com o governo.


Lilian Rabello
+
Votos: 16

Lilian Rabello

Defesa do candidato:

Materializar o sonho de uma política pública justa e equilibrada, depende do seu voto e da verdade do coração de quem se compromete com a missão deste caminho de justiça e trabalho coletivo. Ofereço o meu amor e serviço à esta causa, para a construção de uma política humana com equanimidade para todos os grupos do carnaval brasileiro, na Setorial de Cultura Popular no Conselho do CNPC do MinC

Experiência:

Lilian Rabello além de brincante é mestre em adereçaria e customização. É carnavalesca diretora de criação, gestora e presidente de bloco de rua em Ipanema. Iniciou no carnaval na Unidos da Tijuca em 1978 e tornou-se carnavalesca bicampeã no Grupo Especial do RJ, em 1990/91 pela Mocidade Independente de Padre Miguel, com a trilogia "Vira, virou", "Chué, Chuá" e "Sonhar não custa nada".


Alexsando Rocha de Azevedo
+
Votos: 3

Alexsando Rocha de Azevedo

Defesa do candidato:

Pois nas Favelas existem muitos jovens talentos e por não terem acesso a informação não conseguem usar os caminhos de formação de redes e conhecimento das oportunidades oferecidas, tenho o interesse de fazer a democratização do acesso a informação.

Experiência:

Realizo e participo de projetos culturais na Cidade do Rio de Janeiro, sou gestor de uma Biblioteca Comunitária no Morro dos Cabritos, Realizo Bailes Funk, sou treinador de uma escolinha de futebol no Lajão Esportivo Cultural, sou aluno da Universidade da Quebradas, fui Agente de Campo do Programa Rio mais Social, dentre diversos cursos de capacitação na área da cultura e gestão de projetos.


Leandro Alves de Oliveira
+
Votos: 14

Leandro Alves de Oliveira

Defesa do candidato:

O meu objetivo é contribuí para o resgate e perpetuação da nossa identidade cultural, transmitindo para as novas gerações e recordando com as gerações passada a magia do teatro popular,as manifestações , a beleza das cantigas tradicionais, das brincadeiras saudáveis e dos brinquedos artesanais. lutar pela aposentadoria de mestres de tradição como uma forma de reparação e garantir seus direitos.

Experiência:

Atua como produtor cultural, morou em varias cidades dos estados tais como, Ceara, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Maranhão, Bahia, Brasília, São Paulo, Curitiba, e Minas Gerais e Rio de janeiro, buscando uma formação auto-didata, convivendo e estudar com vários mestres de tradição oral, como Maneiro Pau, Bacamarte, Reisado, Guerreiros, Mamulengos, Cavalo Marinho, entre outros.





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

0 participações

  1. Responder

    ESTOU VENDO TODOS VOCÊS MUITO ACOMODADOS E FELIZES. OU SEJA, TUDO SERÁ UAM GRANDE EXCURSÃO A SERRA TALHADA.

  2. Responder

    Parabéns aos candidatos, aos eleitores, a todos os fazedores culturais, em especial aos amantes e participantes de nossa rica e amada cultua popular. A base de nossa vida, nosso pensar, nosso existir.
    Boa jornada aos integrantes da CNPC e que os trabalhos sejam bem sucedidos até dezembro. Que possamos ter dias melhores para as políticas culturais em nosso país.
    A cultura popular seguirá viva e forte. O que temos que lutar é por maiores e melhores apoios e investimentos em projetos em que ela esteja presente.
    Viva os grupos, os ritmos, danças, as manifestações lindas e espetaculares espalhadas aos milhares por esse Brasil sem fim.
    Que a CNPC não faça como no último evento, quando não mandou as passagens para os delegados maranhenses, despachando na última hora.
    Que os pontos e cultura possam se manter, soerguer, sobreviver sem serem perseguidos e humilhados. Que possamos solucionar os vis problemas com a tirana e absurda prestação de contas, em editais e leis loucas que foram feitos para grandes empresas, jamais para manifestações culturais populares.
    Estejamos sempre iluminados pelos mestres superiores e pelos artistas de luz.

    Grande abraço do Maranhão, em especial do Bloco Os Foliões, do Grupo Foliões, do Reisado Folias de Natal, da Companhia Barrica, da Raízes de Portugal, do ponto de leitura Histórias de Minha Terra, do pontinho de cultura Foliões Mirins e do ponto de cultura Bordados e Encantarias do Maranhão.

    PLENAS FOLIAS DE ETERNOS FOLIÕES.

    Luz e paz para todos! Sucesso.

  3. Responder

    Como assim, Antônio? Não estou entendendo…
    Onde conseguiu esta informação? Quer dizer que a cultura popular do Rio de Janeiro só terá um delegado, depois que 9 pessoas se candidataram? Não posso crer…

  4. Responder

    Como 9 candidatos só conseguiram assinaturas para 1 único delegado para o Fórum Nacional Setorial??

  5. Responder

    Atraves do projeto cultural Ser Consciente, desenvolvemos vetores ligados a literatura, onde, alem de tomar contato com a cultura de epoca na historia da dança e rituais folcloricos, os participantes gravaram os livros que leram em CD e doram para deficientes visuais.
    Este projeto fez andar de mãos dadas o resgate, a cultura e a caridade.

  6. Responder

    boa tarde eu me chamo eduardo manoel do estado de pernambuco espero recebe-los bem no meu estado independente que ganhar para unificar e oxigenar esse mandato de cultura tao forte que é a de popular ate breve

  7. Responder

    Passamos por uma fase de transformaçoes e insegurança no futuro, perdidos em um emanranhado de informações onde faltam açoes e concretizaçoes. So a cultura sistematizada e com atores expecializados podem reverter este quadro e direcionar a sociedade através da pratica e do resgate dos valores esquecidos, que sao o grande pano de fundo de uma sociedade em evoluçao.

  8. Responder

    OLA LILIAN SOU RENATO FERNANDO MARQUES ,TENHO A CINCO ANOS UM BLOCO DE CARNAVAL EM NILOPOLIS , NAO FUI AO FORUM ,POIS ESTOU FAZENDO UM CURSO DE FORMAÇAO DE CONSELHEIRO NA UFRRJ CAMPUS NOVA IGUAÇU , MEU EMAIL E ESSENAODEIXAFURO@GMAIL,COM , E A PAGINA DO BLOCO NO FACEBOOK BLOCO ESSE NAO DEIXA FURO , BOA SORTE A TODOS

  9. Responder

    Lilian, concordo com você. Seria muito interessante saber quantos eleitores se inscreveram, bem como os votos recebidos por cada candidato.
    O setorial de Patrimônio Cultural Material – RJ terá direito a apenas um delegado, pois só consegui três assinaturas no Encontro Regional.
    Mestre Robson, depois dessa eleição, vamos dar sequência no projeto da liga de capoeira de Magé. Conto com sua ajuda e de Mestre Paulão.
    Anotem meu email: antseixas@bol.com.br

  10. Responder

    É mestre…

    Gostei muito de lhe conhecer no Fórum onde apenas três pessoas desta setorial compareceram, dois candidatos e um eleitor. Se não houvesse nossas três assinaturas na presencial, o Rio de Janeiro não teria direito de voz e voto no Colegiado Nacional de Cultura Popular, e agora temos nove candidatos!

    Mais do que saber quem vai nos representar em Brasília, o fundamental é nos unirmos agora enquanto setorial estadual para nos conhecer melhor, nos falarmos mais durantes estes dias e acompanharmos o trabalho de quem for.

    Gostaria de solicitar o e-mail de todos que aqui estão para estabelecermos contato e conversarmos sobre as demandas e propostas desta setorial, depois que a plataforma de votação sair do ar. O meu e-mail é, lilianrabello@gmail.com vou ficar feliz quando receber um e-mail de cada candidato.

    Por falar em plataforma, alguém sabe onde foi parar o tutorial onde nós podíamos fazer perguntas? Estou procurando para perguntar onde ficam os dados abertos da quantidade de eleitores inscritos por cada setorial. Será bom sabermos quantos eleitores se inscreveram, não acham? Na outra eleição tínhamos acesso a essas informações, agora não estou achando em lugar nenhum.

    Alguém sabe quantos eleitores temos aqui?

  11. Responder

    enfim chegamos a “reta final”, fiz todo o possível….. me empenhei ao máximo….divulguei a campanha, fiz visitações á vários trabalhos culturais, pedi votos ….agradeci…..enfim ….fica o sentimento do “dever cumprido”. obrigado mais uma vez a todos aqueles e aquelas que contribuíram neste processo; aquele que for o escolhido, escolhida estará representando muito bem a nossa cultura….haja visto o potencial e trabalho dos candidatos já aqui apresentados.um grande axé para todos e todas.

  12. Responder

    Oi pessoal…

    Não importa quantas civilizações ascendam e caiam, é nossa CONSCIÊNCIA COLETIVA quem cria o aparelho governamental, não os indivíduos. Sejam quem forem os três representantes eleitos pelo Rio de Janeiro é fundamental que estejam alinhados com o bem comum para a pauta de toda setorial da cultura popular carioca! Não haverá resultado diferente se o comportamento reproduzido for igual…

  13. Responder

    No período de 27/09 até 07/10 os eleitores poderão confirmar seu voto em seus candidatos ou trocarem seu voto apenas uma vez.
    Por isso,
    em defesa do Patrimônio Cultural Ferroviário
    em defesa do Patrimônio Cultural Quilombola
    em defesa do Patrimônio Cultural Arqueológico
    em defesa do Patrimônio Cultural Militar
    em defesa do Museu Casa da Força Expedicionária Brasileira
    em defesa do Museu Casa do Patrimônio Cultural Ferroviário (antigo Museu do Trem)
    em defesa da Paisagem Cultural Fluminense
    em defesa dos Monumentos Históricos do estado do Rio de Janeiro
    em defesa do Patrimônio Cultural da Baixada Fluminense
    VOTE
    Antônio Seixas
    Patrimônio Material – RJ

  14. Responder

    CONTO COM VCE ,RENATO FERNANDO MARQUES , PARA FALAR PELA NOSSA BAIXADA

  15. Responder

    voto confirmado RENATO FERNANDO MARQUES

  16. Responder

    renato fernando marques , e o representante da cultura de NILOPOLIS

  17. Responder

    voto em renato porque e amigo e uma pessoa humana e ajuda a comunidade

  18. Responder

    tamos junto renato fernando marques

  19. Responder

    RENATO FERNANDO MARQUES E PURA CULTURA

  20. Responder

    RENATO EU VOTEI ,ESSE E CULTURA PURA

  21. Responder

    ja foi RENATO

  22. Responder

    RENATO FERNANDO MARQUES , NOSSO REPRESENTANTE

  23. Responder

    Na verdade mais do que qualquer coisa precisamos de açoes afequadas para cafa segmento e a formação de multiplicadores, tornando nos embaixadores da cultura entre as cidades e os estados, preservando as raizes e difundindo esta rede social, atraindo simpatizantes e novos valores que se tornaram ecpoentes da causa.
    Captar atraves da iniciativa privada, os valores necessarios para manter os centros de convivencia cultural, onde manteremos a memoria viva e resgataremos as culturas sociais, usando a propria estrutura em prol de uma educaçao sistematizada.

  24. Responder

    O fortalecimento da cultura popular na Regiao da Bacia Grande, especialmente em Paraty vem assegurar a identidade cultural dos povos originários. A oferta de incentivos , incluindo o trabalho facilita o empoderamento e amplia o olhar sobre a diversidade cultural.

    • Responder

      Olá Jorgina, tudo bem? A Costa Verde é um território rico de culturas tradicionais, populares e povos originários. Creio que ainda teremos que caminhar para afirmar que há incentivos que ampliam o empoderamento quando ainda há falta de professores nas escolas rurais e uma grande dificuldade na manutenção das festas de bairros nos calendários oficiais das prefeituras da região. Mas a beleza da natureza, e o turismo que vive dela, confundem a gente um pouco…

  25. Responder

    Lilian Rabello precisamos urgentemente de políticas para assegurar a continuidade da Cultura popular no interior do RJ e vc nos representa

  26. Responder

    ESTAMOS NA RETA FINAL ,RENATO FERNANDO MARQUES , PEDE SEU VOTO
    VAMOS LA BAIXADA FLUMINENSE

  27. Responder

    Lilian Rabello me representa!

  28. Responder

    Renato Fernando Marques , BOA SORTE!!!!!!!!!!!

  29. Responder

    Meu amigo Renato sempre na luta em prol da cultura da nossa baixada fluminense, meu voto já foi computado, juntos somos fortes!

    • Responder

      VALEU AMIGO , ISSO E POR AMOR A NOSSA QUERIDA NILOPOLIS (BAIXADA FLUMINENSE ) . TRAGA AS SUAS DEMANDAS , QUE IREMOS DISCUTIR , E FOMENTAR

  30. Responder

    Parabéns Tio Robson, Eu e a família do Maurício está com você.

  31. Responder

    Camarada Renato Fernando Marques ,sempre apoiando a cultura em nosso municipio ,ja foi dado o nosso vto boa sorte!!!!!!!!!!!!!!!!

  32. Responder

    “Atualmente, o CNPC possui 17 Colegiados Setoriais instalados nas seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas dos Povos Indígenas; Culturas populares; Dança; Design; Literatura; Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; e teatro. Essas instâncias têm por atribuição debater, analisar, acompanhar, solicitar informações e fornecer subsídios ao CNPC para a definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais.”
    – Como pode ser observar a Cultura Cigana não está contemplada pelos 17 Colegiados.
    . A riqueza cultural dos ciganos merece ser melhor reconhecida e valorizada.

    • Responder

      Oi, Lú… Essa é uma questão muito delicada.
      A cultura cigana está incluída na Setorial de Cultura Popular devido a nossa miscigenação, aliás tudo no Brasil é miscigenado! Capoeira, Samba, Hip-hop, Carnaval… A questão aqui é a representatividade nacional… O arranjo produtivo local e a cadeia produtiva industrial… Essa é a questão… Quem movimenta quanto na Economia da Cultura? Isso é o que deveria nortear a distribuição das cadeiras, mas como no Brasil tudo é loby, eu ainda não sei… Fui suplente no Colegiado do CNPC, mas ainda estou aprendendo, é tudo muito complexo, refratário e quase que sigiloso, não nos dão muita explicação, a gente é quem tem que descobrir tudo. Então, bora lá…

      • Responder

        …é delicado mesmo quando tudo se contempla e nada está contemplado..com certeza deve ser bem complexo foge ao meu entendimento..quanto a ser sigiloso : se o é …não há critérios transparentes…realmente muito difícil de entender ainda mais senão dão explicações…
        Mas bora lá…abraços

      • Responder

        Tornou-se uma necessidade descobrir quem são os povos que mantém a cultura popular e tradicional, o que fazem, onde e como vivem, quais são suas crenças, costumes, tradições e mitos. Questões comuns a quem deseja conhecer “o outro” e não vislumbrá-lo apenas como “o diferente” ou fazer comércio com ele.
        Mesmo medidas como premiações, concursos e festivais que vem sendo colocados por iniciativa do Minc e Secretarias Estaduais, carecem muitas vezes do entendimento de como se procede a manifestação popular para seu julgamento ou classificação. O conceito de autoria, autenticidade, estilo, que são também variados e nem sempre condizem com o viciado conceito artístico urbano. Por exemplo, uma obra musical é hoje dentro da visão comercialista subdivida em composição, execução, produção, arranjo, direção, pós produção audio e visual, promoção, show e distribuição. Na cultura popular estes processos ocorrem de forma diferente ou simultânea. Ao se tentar compreender a cultura popular como se faz com a cultura pop, é justamente como colocar uma criança numa caixa de sapatos. Para caber acabam-se cortando os braços ou as pernas.
        Então as culturas populares existem dentro de um estilo de vida específico e muitas vezes único. Não se deve confundir o todo com o sub-produto, o autor com a obra ou produção; esta, muitas vezes comercializada e engolida no sistema de produção em massa. O Valor da cultura popular vai muito além do que pode parecer uma boa produção artística. Este valor está ligado à etnia, à família, crenças, aos meios de vida e à cultura propriamente dita.

        • Responder

          Oi Luciana!
          É isso mesmo, nossa luta tem que ser pelo reconhecimento destas diferenças, dessas singularidades e especificidades em meio a tamanha pluralidade da cultura popular… Minha preocupação é que este mapeamento não sirva apenas para o governo arrecadar mais impostos através do MEI dos artistas, mestres, produtores e agentes culturais que são os verdadeiros fazedores desta cultura que mais ajuda ao governo, do que é ajudada por ele. Por isto, temos que nos unir e ficar muito atentos com a administração dos Fundos de Cultura, para que não sejam contingenciados do orçamento e mudem de destino!

        • Responder

          Olá Luciana, tudo bem? Gostaria de acrescentar que Cultura Popular é um conceito amplo, talvez o mais amplo de todos os temas da pasta MinC, e precisa de fato de diversidade de representações. Interior+metrópole, entretenimento+tradições, rural+urbano, são algumas das facetas desse tema. Até onde na Cultura Popular é economia? Ou quais e quantas são as raízes que compõe o Brasil? Por conta dessa complexidade devemos lutar pela manutenção do Ministério da Cultura como um dos avanços conquistados pela sociedade brasileira!

  33. Responder

    Participem também dos debates no fórum de Patrimônio Cultural Material do Rio de Janeiro deixando comentários, sugestões, críticas e denúncias de abandono dos nossos bens culturais.

    • Responder

      Valeu pelo estímulo e pela dica, Antônio!
      Boa sorte para sua candidatura.
      Gratidão.

  34. Responder

    valeu renato fernando marques e o meu candidato

  35. Responder

    ai vai o meu voto , boa sorte

  36. Responder

    JÁ IA ESQUECENDO DOS AMIGOS DE RIO DAS OSTRAS E CABO FRIO…. PUXARAM MINHA ORELHA E TAÍ…….. VALEU GALERA. AVANÇA……. JONGO.

  37. Responder

    muito obg. galera da parte da juliana ass. social da andef e sua família: hudila,ramiro,silvana,simone,paula,ana ,antonio carlos ,gisele,marina,diovane,maria das dores e thiago. todos votaram num blocão. estão funcionando nossas reuniões de familia. VALEU JULIANA CASTROS.

  38. Responder

    Parabéns candidat@s, reconheço a qualidade de tod@s e desejo que os eleitos possam realizar seus mandatos da forma mais democrática possível, sendo de fato nossos representantes no CNPC. Muita sorte a vocês. Pelo tanto que temos caminhado juntos na luta pela valorização das culturas polares meu voto é pra você Thereza, com muito respeito aos demais candidatos pois sei que tod@s são muito capazes. Grande abraço. Délcio.

    • Responder

      Oi Delcio, obrigada pela confiança e pelas observações sobre política cultural. Também acredito que todos os candidatos estão juntos nessa para aprimorar a Democracia no nosso país! Abraços culturais,

  39. Responder

    Renato Fernando Marquês uma pessoa amiga voltada para cultura popular que sempre está concluindo cursos de atualizacao voltados para cultura popular e aberto a discussão para o desenvolvimento cultural.

    • Responder

      OBRIGADO LACERDA A CAPACITAÇAO E MUITO IMPORTANTE , PARA ENTENDER DO QUE FALAMOS ,
      ESSA E A HORA DE TERMOS UM REPRESENTANTE ,COM VOZ E VOTO PARA OS RELACIONAMENTOS VOLTADOS PARA A CULTURA DA NOSSA BAIXADA FLUMINENSE , POIS TEMOS MUITA DEFICIENCIA EM EQUIPAMENTOS CULTURAIS

  40. Responder

    MESQUITA VOTA EM RENATO FERNANDO MARQUES , POR QUE SABE , DA SUA LUTA PELA CULTURA DA BAIXADA FLUMINENSE

    • Responder

      OBRIGADO LUCIANO , CHEGOU A VEZ DA NOSSA QUERIDA BAIXADA FLUMINENSE , TER VOZ E VOTO , JUNTO AO MINISTERIO DA CULTURA

  41. Responder

    RENATO FERNANDO MARQUES E O MEU CANDIDATO

  42. Responder

    MEU VOTO ,FOI REGISTRADO BOA SORTE RENATO FERNANDO MARQUES
    O NOSSO CONSELHEIRO

  43. Responder

    Candidato 100%.

    • Responder

      NINGUEM E 100% , AGRADEÇO O SEU VOTO , PEÇO QUE ME ENVIE AS SUAS DEMANDAS ,PARA QUE POSSO CHEGAR PROXIMO DE 100% , POIS SEM VOCES NOS NAO SOMOS NADA!!!!!

  44. Responder

    Competente e honesto.

    • Responder

      OBRIGADO CAMARADA KENEDY , NOS DO PARTIDO COMUNISTA ,SOMOS SIMPLINENTES CORRETOS EM NOSSAS ATITUDES

  45. Responder

    Esse eu confio para atender às demandas da cultura popular na minha região.

    • Responder

      VALEU ANDREA , QUE SABE DA BAIXADA FLUMINENSE E QUEM VIVE AQUI
      A HORA E ESSA , VIVA A BAIXADA , VIVA O NOSSO POVO

  46. Responder

    Votei em Renato F. Marques porque é um homem de luta também na cultura popular.

    • Responder

      VALEU THOMPSON , PELO SUPORTE NA INFORMATICA , PELO ESPAÇO SEDIDO , POIS ALGUNS AMIGO , CARECEM DE COMPUTADOR PARA VOTAR ,E GRAÇAS A PESSOAS COMO VOCE E NOSSO AMIGO DA LAN HOUSE , TEMOS COMO INCLUIR LOS , NESSE MOVIMENTO DEMOCRATICO DO VOTO …
      E COMO EM TODAS ELEIÇAO OS ACESSORES COMO VOCE E FUNDAMENTAL PARA A NOSSA VITORIA
      OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!

  47. Responder

    OBRIGADO MANOEL ESTAMOS JUNTO , PELA CULTURA POPULAR EM NOSSO PAIS

  48. Responder

    Durante janeiro de 2013 a abril de 2014, trabalhei na secretaria de Cultura de Paraty. Junto ao então secretário de Cultura e quilombola Ronaldo dos Santos, iniciamos o processo de implementação do Sistema Nacional da Cultura. Foram realizados 13 encontros públicos para mapear/discutir, com a população da cidade, quais eram as prioridades na área da Cultura. Ainda nessa gestão, foi realizada a III conferência Municipal de Cultura de Paraty com a presença de mais de 200 pessoas. Gostaria de saber se os outros candidatos também acreditam em consultas ou audiências públicas?!

  49. Responder

    ue voto em renato Fernando marques por acreditar na sua capacidade,de seu conselheiro nacional de politica culturais

    • Responder

      OBRIGADO MANOEL LUIZ ,A CULTURA ENOBRECE O NOSSO PAIS
      SEU VOTO E MUITO IMPORTANTE, PARA QUE POSSAMOS AVANÇAR NA CULTURA

  50. Responder

    OBRIGADO GALERA DO INST. ROSEMARYE MURARO! PELA VOTAÇÃO EM MASSA DE SEUS COLABORADORES DA CAPOEIRA ANGOLA.

  51. Responder

    VI O SHOW QUE VCS DOS FILHOS DO KIKONGO FIZERAM DE MACULELÊ, NOS 20 ANOS DO GRUPO.MUITO LINDO SEU TRABALHO COM ESSAS CRIANÇAS AÍ DA FAVELA DA LINHA…. E DE FORMA GRATUITA , PARABÉNS TIO ROBSON, VOTEI COM O MAIOR PRAZER.

  52. Responder

    DEPOIS DAQUELA LINDA APRESENTAÇÃO NO MUSEU JANETE COSTA DO SEU SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO BAIANO, FIQUEI MARAVILHADA COM O SEU TRABALHO, ATÉ ENTÃO EU SÓ CONHECIA A CAPOEIRA, QUE JÁ ERA SUFICIENTE PARA TER O MEU VOTO, VOTEI MUITO FELIZ…. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO.

  53. Responder

    VALEU TIO VOTEI.

  54. Responder

    OLÁ TIO ROBSON, PELA NOSSA CULTURA E PELA NOSSO SAMBA DE RODA. JÁ FOI.

  55. Responder

    TIO ROBSON AQUI EM CASA AS CRIANÇAS MANDAM KKKKK ELAS PEDIRAM E NÓS TODOS VOTAMOS. BOA SORTE.NOS VEMOS LOGO MAIS NA CAPOEIRA.

  56. Responder

    CONHEÇO SEU BELO TRABALHO COM AS CRIANÇAS AÍ NA CAPOEIRA TIO ROBSON MEU FILHO PEDIU, TÁ FEITO. VOU TORCER MUITO .

  57. Responder

    TÁ LÁ TIO ROBSON, SORTE.

  58. Responder

    ALO POVO QUE FAZ CULTURA , CHEGOU A HORA DE ELEGERMOS UM CANDIDATO AO CONSELHO NACIONAL DE POLITICAS CULTURAIS , QUE CONHECE AS NECESSIDADES DA BAIXADA FLUMINENSE , NASCIDO E E CRIADO ,SOU CONSELHEIRO MUNICIPAL EM NILÓPOLIS , E VENHO ME CAPACITANDO NA ÁREA DE CULTURA ,FIZ CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS PELA IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS , ESTOU FAZENDO CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIRO PELA UFRRJ CAMPUS NOVA IGUAÇU E CURSO DE GESTOR PÚBLICO E AGENTES CULTURAIS NA FAETEC SEMI PRESENCIAL …E PRESIDENTE DO GRÊMIO RECREATIVO BLOCO CARNAVALESCO ESSE NAO DEIXA FURO DE NILÓPOLIS …
    AGRADEÇO SEU VOTO
    RENATO FERNANDO MARQUES – CULTURAS POPULARES

    • Responder

      Voto Renato Fernando marquês cultura popular Nilópolis rio de janeiro

      • Responder

        OBRIGADO MARIA AUXILIADORA , ESSE E O CAMINHO QUE A NOSSA NILOPOLIS E BAIXADA FLUMINENSE , NECESSITA PARA AVANÇAR NA CULTURA , VAMOS VOTAR E SER VOTADO NA NOSSA GENTE,,,POIS QUEM SABE DE NOSSAS NECESSIDADES SOMOS NOS
        FALE COM OS AMIGOS E OS AMIGOS DOS AMIGOS

  59. Responder

    Parabéns aos candidatos que enriqueceram o debate no Encontro Regional do Rio de Janeiro.

  60. Responder

    Mestre Tio Robson, voto registrado. Estamos contigo e não abrimos mão. Sucesso.

    • Responder

      OBRIGADO THEREZA CRISTINA, BOA SORTE NESTA EMPREITADA, COMO DISSE SOMOS “CONCORRENTES”‘ APENAS PARA CUMPRIR FORMALIDADES NESTE PROCESSO, TENHO CERTEZA QUE O NOSSO REPRESENTANTE ELEITO RESPONDERÁ Á ALTURA AS NOSSAS DEMANDAS E EXPECTATIVAS. UM GR. ABRAÇO.

  61. Responder

    Já estamos aqui no encontro regional do Rio com os outros candidatos de outros setoriais, espero que seja muito produtivo o dia de hoje. Avança Capoeira!!!

  62. Responder

    Mestre Robson, seu aluno Maurício falou sobre sua militância na cultura de um modo geral e me identifiquei muito. Pode contar comigo e com minha família. Parabéns!

  63. Responder

    Conto com a presença de todos no Encontro Regional do Rio de Janeiro, hoje, a partir das 9h, na Biblioteca Parque Estadual, na Av. Presidente Vargas, próxima a Estação da Central do Brasil.

  64. Responder

    Amigos, meu intuito aqui neste conselho é o de tirar da invisibilidade todos aqueles que são constantemente “esquecidos” ou “invisibilizados” durante a história do Brasil. Sou de etnia romani(cigana), mas quero que não só o meu povo tenha acesso a políticas de fortalecimento cultural, mas também os ribeirinhos, os pescadores tradicionais, entre tantos outros que mantém sua rica cultura a duras penas. Meu povo esta no Brasil desde 1549, e ainda luta para manter sua cultura viva dentro de casa, e pior assim como estes povos “invisíveis”, são geralmente tidos como esteriótipos de si mesmos. Esta na hora de conduzirmos nossa própria história. Inúmeras são as metas não cumpridas do Plano Nacional de Cultura, mas por exemplo poderia citar, a implementação do sistema nacional de cultura que segundo as metas do PNC deveria abranger 100% das unidades da federação e 60% dos municípios…Ou ainda: Criação de uma Política nacional de proteção e valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais…Gostaria de ter o apoio de vocês. Sorte sempre a todos

  65. Responder

    quero agradecer o apoio e os votos vindos de niterói, maricá, são gonçalo, magé,guapimirim, nova iguaçú, macaé, e campos. valeu a pena a nossa atuação com a capoeira , jongo, maculelê, samba de roda, afoxé e puxada de rede nestes municípios, axé! foi muito positivo a nossa quinta visita á bahia seguida com intercâmbois culturais assim como nossa terceira vez seguida no maranhão com pesquisas sobre o boi e o tambor de crioula. AVANÇA CULTURA! com mestre tio robson na cabeça.

  66. Responder

    com certeza terá o meu apoio lílian, sou um amante do carnaval e militante…já fizemos parceria num samba do porto da pedra e fomos finalistas, com os companheiros totonho e davi, também na flor da mina do andaraí, fizemos uma parceria de apoio com esses dois campeões.aqui no boaçú em sg. tb temos parceria de apoio com escola de samba comandada por sete mulheres. a ala da capoeira foi uma conquista nossa, todos os anos(rs.rs.rs). fico feliz pelo seu apoio caso cheguemos lá. um gr. abraço.

  67. Responder

    Olá a todos, tenho acompanhado as declarações de voto e fico feliz que possamos – os candidatos – expor as nossas visões de como trabalhar na Cultura Popular. Como informei no meu perfil tenho antes de tudo um trabalho mais voltado à divulgação dos mestres e pesquisadores da Cultura Popular e Tradicional. Aqui vai um exemplo do que estou falando: http://revistaraiz.uol.com.br/politicas/index.html

  68. Responder

    Confirmei meu voto em Leandro Oliveira! Grande lutador das Culturas populares!

  69. Responder

    ALO CAMARADAS DA BAIXADA FLUMINENSE ESSA E A HORA DE TERMOS UM CONSELHEIRO NACIONAL PARA DEFENDER A NOSSA CULTURA , E CONSEGUIR MAS EQUIPAMENTOS CULTURAIS PARA A NOSSA QUERIDA BAIXADA

  70. Responder

    Queridos companheiros e concorrentes, e aí td bem? nessa jornada também estamos juntos, a concorrência é tão somente devido as regras do jogo , na realidade quem chegar lá estará representando muito bem a nossa cultura popular, um grande abraço á todos.

    • Responder

      Olá Robson, tenho certeza de que estamos, antes de mais nada, reforçando a Democracia no nosso país. A Cultura é O espaço para experimentar tradições, estéticas e novos caminhos. Tatudojuntoemisturado!

  71. Responder

    queridos companheiros e concorrentes, e aí td bem? nessa jornada também estamos juntos, a concorrência é tão somente devido as regras do jogo , na realidade quem chegar lá estará representando muito bem a nossa cultura popular. um grande abrço á todos.

  72. Responder

    Obrigado gente pelo carinho e respeito a nosso trabalho. Continuamos na luta pela valorização de nossas culturas populares e tradicionais.

  73. Responder

    Confirmado meu Voto em Leandro Oliveira!!!
    Conheço o candidato há anos e sei do seu comprometimento com a cultura.

  74. Responder

    Confirmei meu voto ao Mestre Tio Robson!! A cultura popular bem representada. Com apoio do Professor Humberto Rumo a Vitoria.!!!

  75. Responder

    Bom dia Lilian, encurtar os caminhos em um pais tão grande é fundamental para sairmos vitoriosos desse momento tão critica em que vivemos. Vamos unir esses rios e construir um Brasil melhor. Todo meu apoio a sua candidatura.
    Forte abraço!

    • Responder

      Valeu Lenilton… Sigamos o fluxo da união dos rios da cultura que desaguam no mar do Minc!

  76. Responder

    Mestre Robson, o Prof. Humberto falou da sua candidatura. Meu voto é seu!!! Parabéns Por essa Iniciativa.

  77. Responder

    Voto registrado 🙂
    Vai lá Tio Robson… Boa sorte!

  78. Responder

    Mestre tio Robson, esse é um guerreiro, sempre lutando pela nossa Cultura brasileira..

  79. Responder

    Professor Humberto, obrigado pela dica!!! Confirmei o voto em Tio Robson. #avancacapoeira

  80. Responder

    Mestre Confio no seu trabalho.!! Quando o professor Humberto, falou da sua candidatura, não tive duvidas, Mestre Tio Robson. Voto Certo!!!

  81. Responder

    Mestre Tio Robson, confio nesse nome para encarar a missão de Representar o RJ no setorial de cultura. Professor Humberto Trabalhando pela cultura ….. #Avança Capoeira!!!!

  82. Responder

    Voto Mestre Tio Robson!!! Valeu Professor Humberto pela dica. Tenho certeza de ter feito uma ótima escolha!!!!

  83. Responder

    Eu, voto Mestre Tio Robson por reconhecer seus esforços e dedicação à cultura brasileira e por ensinar a capoeira ao Professor Humberto.

    • Responder

      Obrigado josé ricardo, pelo carinho e respeito ao nosso trabalho, Continuamos na luta pela valorização de nossas culturas populares

  84. Responder

    Grande Robson, Conhecedor do seu histórico na divulgação e participação em progetos culturais, não tenho dúvidas quanto ao sucesso da sua participação neste evento. Um abraço no amigo.

    • Responder

      não poderia de maneira nenhuma deixar de responder ao seu comentário, querido amigo ruivo, muito obg. pela confiança em mim depositada e um grande abraço.

  85. Responder

    Pronto mestre Tiorobson sei que tudo sera bem melhor com a sua colaboração bjus

    • Responder

      Obrigado querida lúcia, pelo carinho e respeito ao nosso trabalho, Continuamos na luta pela valorização de nossas culturas populares.

  86. Responder

    Tmj mestre Tio Robson!!!

  87. Responder

    Mestre Tio Robson , estamos confiante , que o senhor receba muita paz e força, boa sorte…

  88. Responder

    Boa Sorte, Mestre Tio Robson, seremos bem representados .

  89. Responder

    Mestre tio Robson grande amigo. Esse eu apoio,conheço o seu trabalho e sei que dá muito valor à cultura popular. Estarei sempre contigo na luta para avançar.

  90. Responder

    Mestre Tio Robson, estou com você independente de onde eu estiver. Conte sempre comigo meu amigo. Um abraço e te desejo cada vez mais sucesso!!!

  91. Responder

    Avante Tiorobson!!!!!!!!!!!!!

  92. Responder

    SOU PRESIDENTE DO G R BLOCO CARNAVALESCO ESSE NAO DEIXA FURO DE NILOPOLIS
    E O SETOR E HOJE MUITO CARENTE DE RECURSOS , EMBORA A CINCO ANOS COLOCAMOS O BLOCO NA RUA NO CARNAVAL E EM VARIOS EVENTOS O ANO TODO EM OUTROS MUNICIPIOS E EM UNIVERCIDADES DO RIO DE JANEIRO

    • Responder

      Oi, Renato… Bem vindo, que bom que está aqui.
      Espero poder contar com seu voto e te encontrar dia 18, no Fórum de Cultura para trocarmos algumas ideias sobre a política cultural, que como tudo neste país, que tem dois pesos e duas medidas… Muito para alguns e nada para muitos outros. Bora articular para encontrar um ponto de equilíbrio?
      Gratidão e até breve…

  93. Responder

    Grande Mestre Robson,esse tem meu voto!

  94. Responder

    Rumo à vitória!
    P o avanço da cultura popular!

    • Responder

      Obrigado mana querida, pelo carinho e respeito ao nosso trabalho, sabes que te amo e Continuamos na luta pela valorização de nossas culturas populares

  95. Responder

    Extremamente interessante. Um viva a democracia e a acessibilidade! Me chamo Viviane Queiroz. Nascida no município de Duque de Caxias e criada no interior do Estado, na cidade de Macaé. Desde SEMPRE atuo em causas voltadas às famílias, mas precisamente às crianças e adolescentes. Sou Assistente Social com diversas especializações inclusive Supervisão Escolar. Fui Conselheira Tutelar por alguns anos e hoje sou árdua militante tanto no meu município quanto onde quer que seja convidada, devido a comprovada perseguição sofrida pela forte atuação. Acredito REALMENTE que esporte e Cultura são as tábuas de salvação para muitas de nossas famílias que por falta de oportunidade, de opção… acabam destruídas. Porque é fácil falar pra quem nunca CONVIVEU com a facilidade do acesso ao mundo do crime e a necessidade de trabalhar (dos pais, sem ter com quem deixar os filhos ou mesmo arcar com os custos de pagar uma creche ou uma cuidadora)… Muito fácil…

    • Responder

      Oi Viviane, bem vinda!
      São pessoas como você, eu e os demais candidatos, que fazem a diferença nesta realidade cruel que eu chamo de loucura. Quanto mais artistas, educadores, atletas e sonhadores despertarem para a consciência da cooperação, da união e do bem comum, melhor será o serviço que cada um de nós prestará as famílias e ao coletivo como um todo. Ninguém é tão bom sozinho quanto todos nós juntos!
      Assim é… Saudações,
      Lilian Rabello.

  96. Responder

    Boa tarde companheiros e companheiras. Conheço Mestre Tio Robson desde 1979 e sei de seu compromisso com as culturas populares e tradicionais. Te-lo no Setorial de Culturas Populares do Conselho Nacional de Políticas Culturais estes seguimentos só terão a ganhar.
    Combativo e compromisso com a valorização dos Mestres e Mestras de todas as culturas, Mestre Tio Robson representará e bem o Estado do Rio de Janeiro naquele Conselho.
    Mestre Tio Robson, conte com o nosso apoio e com a nossa militância para que você possa lograr êxito e nos representar e bem em Brasília.

    • Responder

      Mestre Paulão Filhos do Kikongo, meu grande amigo. Estamos juntos mais uma vez. Sucesso para você no Setorial do Patrimônio Cultural Imaterial que, temos certeza, você continuará lá fazendo um grande trabalho em defesas das nossas culturas, de nossos patrimônios.

  97. Responder

    Eu sara santana voto no mestre tio robson pelos seus anos de trabalho com a cultura popular e por ensinar a capoeira ao professor Humberto.

    • Responder

      muito obrigado querida amiga sara, faremos todo o possível , em chegando lá suprir todas as expectativas em mim depositadas, um gr. abraço

  98. Responder

    Voto na urna, avança capoeira!Tio Robson na cabeça.

    • Responder

      muito obg. querido companheiro antonio pedro, a luta continua. como disse nosso companheiro darcy ribeiro ; ” sou um homem de fazimentos”. e juntos iremos fiscalizar e propor sempre ações no sentido de melhorar cada vez mais a nossa cultura.

    • Responder

      Obrigado companheiro antonio. pelo carinho e respeito ao nosso trabalho, Continuamos na luta pela valorização de nossas culturas populares

  99. Responder

    Eu Contramestre Brinco apoio a candidatura do Mestre tio Robson…avança capoeira!

    • Responder

      valeu brinco…avança capoeira. tmj, irmão.

    • Responder

      avança capoeira. valeu brinco . tmj, irmão

    • Responder

      Obrigado amigo brinquinho pelo carinho e respeito ao nosso trabalho, Continuamos na luta pela valorização de nossas culturas populares

  100. Responder

    Somente um candidato com esta visão ampla de o que seja cultura popular será capaz de enxergar as necessidades. Li o perfil de cada um dos candidatos neste setor para o Rj. E vi no Leandro Alves de Oliveira este perfil de visão ampla descentralizada. Sua carga de conhecimento será útil para cultura popular.

    • Responder

      Agradecido Afonso, fiz parte do colegiado na ultima gestão, acredito que juntos podemos fortalecer essa discussão.

  101. Responder

    Estamos na vitória. Tio robson costa.

    • Responder

      obg. daniele pelo apoio.bj.

  102. Responder

    Mestre Tio Robson, estamos juntos. Temos certeza que com a sua participação no Setorial de Culturas Populares a Capoeira e o nosso Estado estará bem representado.

    • Responder

      Tamo junto mestre tio robsom voto garantido!

      • Responder

        Obrigado querida kodak pelo carinho e respeito ao nosso trabalho, Continuamos na luta pela valorização de nossas culturas populares

    • Responder

      obg. pelo apoio.

    • Responder

      Obrigado sogrona luzia pelo carinho e respeito ao nosso trabalho, Continuamos na luta pela valorização de nossas culturas populares Obrigado pelo carinho e respeito ao nosso trabalho, Continuamos na luta pela valorização de nossas culturas populares

  103. Responder

    Cheguei Tiorobson Costa!!
    Pode contar.

  104. Responder

    Olá, estamos juntos nessa luta mestre tio Robson. A cultura em geral precisa de pessoas assim como você. Axe!

    • Responder

      Obrigado Maria de Fátima. Temos certeza que juntos poderemos fazer muito mais. Pretendemos colocar a nossa experiência a serviço das culturas populares e tradicionais e buscar, através das ações no Conselho Nacional de Política Cultural, fazer com que nós, Mestres e Mestras das Culturas Populares e Tradicionais sejamos mais respeitados (as), reconhecidos (as) e valorizados (as) por todo este Brasil.

      • Responder

        Viva a cultura brasileira tem meu apoio….. axé…. não consigo imaginar alguém melhor para ocupar esse cargo….. !!!!

  105. Responder

    Estamos aí Mestre Tio Robson, rumo a vitória..

  106. Responder

    Meus companheiros, meu nome é Paulo Salmon, sou Mestre de Capoeira desde 1964. Iniciei na arte da capoeiragem, aos 15 anos de idade em uma fábrica de postes de iluminação no Estado do Rio de Janeiro. Sou conhecido no meio da Capoeira como Mestre Paulinho Salmon, sou drietor presidente do Grupo de Capoeira Centro Cultura e Recreativo Guanabara, registrado em 28 de dezembro de 1968, que deu origem a vários outros grupos á partir de alunos formados a Mestre. Hoje fazendo parte do conselho de Mestre do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em um trabalho de Salvaguarda da Capoeira. Meu propósito é cada vez mais aprender sobre a nossa cultura e poder contribuir no que for possível para o patrimônio cultural brasileiro e por isto acredito que fazendo parte deste Conselho terei mais uma grande oportunidade.

  107. Responder

    Olá meu nome é Alexsandro meu apelido lequinho, moro no Morro dos Cabritos mais conhecido como Tabajaras em Copacabana da Cidade do Rio de Janeiro, atuo no movimento Funk desde 2004 e também realizo atividades esportivas e culturais por meio do social e sempre com o apoio de um grupo de jovens que me ajudam na elaboração das atividades. participando da Universidade das Quebradas este ano eu pude trocar experiências com outras pessoas que atuam em diversas áreas da Cidade do Rio de Janeiro e também pessoas de outros Estados e de outros Países. pensando em contribuir e também adquirir conhecimento para a cultura tenho o interesse de integrar ainda mais os movimentos culturais das Favelas com os movimentos culturais do Asfalto.

    • Responder

      Oi Alexsandro, bem-vindo e parabéns por sua candidatura!
      Pelo visto o pessoal da capoeira está muito bem articulado e chegando junto para eleger um representante. De qualquer forma, o importante é participar, trocar idéias, propor políticas, conseguir aliados, aprender os mecanismos e colocar nosso trabalho na pista criando melhores condições para todos visando sempre o bem comum. Bora lá ver o que a gente consegue?
      Valeu irmão, até breve…

  108. Responder

    Fala Mestre…
    Espero que nos encontremos Em Serra Talhada e o Carnaval possa ter o seu apoio para cumprir a meta 46, assim como a capoeira tem o meu no Colegiado de Cultura Popular!

  109. Responder

    Oi pessoal… Bem vindos!
    O que vcs estão achando da proposta de revisão do plano nacional de cultura e da plataforma Dialoga Brasil?

  110. Responder

    Olá Leandro e Lillian, finalmente vamos praticar democracia com eleições virtuais e presenciais com direito a renovação! Sorte a todos,

    • Responder

      Oi. Thereza, falaram que haveria essa mudança mais ate agora não vejo mudança alguma…

  111. Responder

    me apresentando, sou Formado em Comunicação Social, Bacharel em Ciências Sociais com Ênfase em Produção e Politicas Culturais- IUPERJ/UCAM. Fui Membro do Conselho Nacional de Culturas Setorial Cultura Populares. na gestão passada.
    Atua como produtor cultural, morou em varias cidades dos estados tais como, Ceara, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Maranhão, Bahia, Brasília, São Paulo, Curitiba, e Minas Gerais e Rio de janeiro, buscando uma formação auto-didata, convivendo e estudar com vários mestres de tradição oral, como Maneiro Pau, Bacamarte, Reisado, Guerreiros, Mamulengos, Cavalo Marinho, entre outros vivendo e atuando junto a esses mestres. Em Juazeiro do Norte-CE. Participando do movimento cultural “União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus”, atuando como Gestor Cultural. Utilizado a arte como agente de transformação,Trabalhando com as técnicas, do Teatro do oprimido, Pirofagia, Perna de Pau, Brinquedos populares entre outros

  112. Responder

    olá pessoas, sou o leandro Oliveira, Thereza querida bom te ver aqui, Lilian bom te ver aqui também, então vamos a discussão mais uma vez, vamos que vamos….

  113. Responder

    Gostaria de me apresentar, sou jornalista com atuação na criação de conteúdo para mídias sociais e arquitetura de informação de sites/blogs. Editora do Portal RAIZ durante 4 anos (2005 a 2009). Tem textos publicados no Almanaque II Congresso de Cultura Ibero-Americano que aconteceu no SESC Vila Mariana em outubro de 2009. Organizou a Comunicação da Mostra das Culturas Populares e Tradicionais Paulistas que aconteceu em agosto no SESC Pinheiros e o Encontro de Culturas Populares e Tradicionais que aconteceu em outubro de 2013 no SESC Itaquera, SP. Hoje desenvolve a Comunicação na internet dos Ciclos OiFuturo, do Fórum para as Comunidades Populares e Tradicionais (FCPT) e foi responsável pela Comunicação do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT) . Mais informações: http://tcmdantas.wix.com/comunicadora

  114. Responder

    Oi pessoal…
    Tem mais alguém por aqui?
    Fala Leandro…
    Cadê todo mundo?

  115. Responder

    Para onde vai a mensagem postada aqui?

    Enviei uma mensagem anterior que desapareceu…

    Que fórum é esse que não aparece mensagem nenhuma?

  116. Responder

    Seria um contra censo o Hip-Hop ter um acento próprio no CNPC e o Carnaval continuar de fora, misturado no bolo da Cultura Popular, apenas como folclore ou suporte pro Samba no Patrimônio Imaterial?

    O Carnaval ainda não é classificado como um setor específico da cultura nacional, mas seu gigantismo é explorado como um grande negócio de economia criativa, pela indústria, comércio e o turismo.

    O Carnaval, deve ou não deve, ter o seu acento no CNPC? Que tal tentar cumprir a meta 46 e colocar 100% dos setores culturais representados no CNPC? O Carnaval, Samba e Futebol, sempre representarão a imagem da Cultura do Brasil, no mundo!

    Estou me candidatando para ajudar o Carnaval a poder ter sua política específica, que cuide de todos os seus nuances, segmentos, regiões, cadeia produtiva, grupos, categorias e agremiações , no CNPC. Quem pode votar em mim e ajudar nisto?

    Evoéh…

    Lilian Rabello.

    • Responder

      Assino embaixo da sua proposta para o carnaval, Lilian. Mais do que coerente!