Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Culturas Populares de São Paulo (SP)

Candidatos(as)

Carregando...

Josivaldo Araujo de Sousa - J.Ivo Brasil
+
Votos: 30

Josivaldo Araujo de Sousa - J.Ivo Brasil

Defesa do candidato:

Contribuir para que as lacunas de conhecimento do cidadão que, muitas vezes, não tem acesso aos escassos equipamentos de informação, arte e/ou cultura, seja por motivos de oferta, pela região onde está inserido e/ou pela simples falta de incidência dessas práticas em seu meio, sejam superadas. Haja visto que a arte/cultura pode ser o grande poder motivador e transformador de uma sociedade.

Experiência:

Jornalista, MTE 0069747SP, Tecnólogo em Eventos e Produtor Cultural. Carnavalesco na Escola na Escola de Samba Boêmios da Vila, 2012/2016 (pesquisa e desenvolvimento no projeto de carnaval e todas as suas etapas bem como gestão de todo processo de criação artística). Exerceu função de Educador, projeto JovemTUR , Ministério do Turismo, aulas de Turismo e Recreação (projeto PLANSEQ).


Keila - Pê Oliveira
+
Votos: 0

Keila - Pê Oliveira

Defesa do candidato:

Acreditando que a cultura é fator transformador decisivo para uma pessoa, comunidade e nação, desejo encorpar o grupo dos colegas e amigos que também buscam melhoria na área cultural. Muito foi feito e os resultados, belos frutos, estão aí. Muito mais pode ser feito! Acredito que minha contribuição, representando meus pares, pode aumentar a qualidade desse processo colaborativo e enriquecedor.

Experiência:

Inicia no teatro(2009)dando oficina de equilíbrio corporal,concentração,figurinos,cenografia.Atua como como diretora,dramaturga e atriz (SenacSP).Selecionada pelo MinC(Edital Intercâmbio) à Europa em 2012,2013 e 2015.Ministra oficinas de iniciação teatral a crianças (6a12 anos), consultora em projetos culturais. Teve projeto "Títeres" selecionado pelo MinC no Mais Cultura Nas Escolas(vigente)


Luciana Carvalho de Mattos (Luciana Dara)
+
Votos: 11

Luciana Carvalho de Mattos (Luciana Dara)

Defesa do candidato:

Contribuir no trabalho de valorização e preservação da diversidade cultural, através de ideias a serem apresentadas, estimulando a criação de mecanismos para facilitar o acesso do artista popular à população, através de palestras, oficinas, encontros e festivais. Apresentar projetos para que as culturas populares possam ser fomentadas e estimuladas .

Experiência:

Produtora Cultural desde 2006 com o trabalho de estimulação de eventos de preservação da Cultura Cigana e diversidade Cultural. Desde 2010 apoiando e realizando encontros culturais em várias cidades do Estado de São Paulo, com o objetivo de geração de conhecimento .Delegada Estadual do CONCIDADES 2013 no bloco de movimentos populares.


Bob Controversiata
+
Votos: 50

Bob Controversiata

Defesa do candidato:

Na militância em defesa do acesso, valorização, ampliação e potencialização dos potenciais culturais desde 1990 ainda percebo muito a se fazer. Pensar políticas públicas com a narrativa da maioria, ou seja, as bases, valorização dos mestres e mestras das Culturas populares e consolidação de um amplo e abrangente processo de participação motivam minha candidatura.

Experiência:

Sou Presidente da Associação Cultural e Educacional MH2R -Presidente Estadual do Instituto GangaZumba - Presidente da Cooperativa de Arranjos Produtivos e Comércio Justo e Solidário Rede Nacional das Casas da Cultura Hop Hop - Coordenador do Ponto de Cultura com P de Protagonismo e pesquisador das Culturas Urbanas.


Akinyàlé Elias
+
Votos: 3

Akinyàlé Elias

Defesa do candidato:

Divulgar nossa cultura e defender a liberdade de culto bem como fortalecer e levar a todas as pessoas a riqueza de nossas raízes em sua culinária, dança, lendas, artesanato, direito religioso dos orisas, fortalecendo uma cultura de paz.

Experiência:

Sacerdote, militante na luta contra a violência e intolerância religiosa, membro gestor do GT de Brasília, contra a violência e intolerância religiosa, representando o estado de São Paulo. Coordenador da Rede Afro em São Paulo.


Pierre Cesar
+
Votos: 75

Pierre Cesar

Defesa do candidato:

Representatividade de politicas publicas para a Cultura Nacional, podendo contribuir para o melhor desenvolvimento nas ações, projetos e comunicação em eventos de grande publico; Apresentação de formatos de ações culturais que venham contribuir, para a melhor formação dos Cidadãos; apresentar proposta que possam atuar de forma sustentável;

Experiência:

*Introdutor do Movimento Hip-Hop no Brasil, (www.pierresoul.blogspot.com); *Supervisor de Cultura-Secretaria do Estado de São Paulo; *Conselheiro de Cultura da Cidade de Guarulhos; *Bacharel em Turismo; *Produtor Artístico e Vocal Líder na Banda Chic in Soul; *Curador e apresentador no Projeto "Congresso do Hip-Hop pela Paz-Cidade de Guarulhos"


Candidato(a) eleito(a)
Ekede Suzana
+
Votos: 22

Ekede Suzana

Defesa do candidato:

Esse espaço é fundamental para a luta por direitos para o nosso povo

Experiência:

Ekede, Yabasse (cozinheira dos Orixás) do Ilê Ase Omo Oya Bagam Ode Ibo. Ocupação no Ponto de Cultura Caminhos: Coordenadora do grupo de Dança Afro Oju Obá, Baiana de Acarajé no Flor do Dendê, coordenadora das redes sociais do ponto (Facebook, Blog, E-mails, You Tube e etc..). Secretaria na sede da ong.


Eneida Paes e Lima
+
Votos: 1

Eneida Paes e Lima

Defesa do candidato:

Luto pela importância e obrigatoriedade do Estudo da Cultura Popular Brasileira nas Escolas desde a Educação Infantil. Despertar na criança desde a mais tenra idade o AMOR pela nossa ARTE, DANÇAS,MÚSICA,CULINÁRIA,ARTESANATO, que nossas RAÍZES SE PERPETUEM.ÍNDIOS,NEGROS e IMIGRANTES INFLUENCIARAM à CULTURA POPULAR BRASILEIRA e devem ser RESPEITADOS SOMOS UM SÓ POVO UMA SÓ NAÇÃO CHAMADA BRASIL.

Experiência:

Professora de EF.Bailarina formada pela RAD of London, Teatro Municipal de Santos,Professora e Coreógrafa de Danças Folclóricas Brasileiras e Foclore Internacional.Com experiência em alguns Países, Como EUA, Golfo Pérsico,México,Argentina. Participante de vários Congressos Nacionais e Internacionais. Professora,coreógrafa de Danças Folclóricas Nacionais e Internacionais.


DINHO RODRIGUES
+
Votos: 26

DINHO RODRIGUES

Defesa do candidato:

Vamos ser a caixa de ressonância no CNPC do setorial nas três dimensões da Cultura a Econômica, Cidadã e Simbólica de forma integrada defendendo o hibridismo cultural, os modos de vida, os rituais e suas práticas, as crenças e as identidades. Vamos acompanhar e ampliar as propostas junto as metas estabelecidas no Plano Nacional de Cultura e no Plano Estadual de Cultura, como as Políticas Públicas

Experiência:

Sociólogo, M.B.A em Livre docência em M.P.B, Pós Graduado em Gestão Cultural, Percussionista, Fundador da ONG Barracão dos Sonhos na Comunidade de Paraisópolis, Coordenador do Ponto de Cultura do Barracão dos Sonhos, membro da Ala de Compositores da Escola de Samba Unidos do Peruche, militante de Comunidades de Samba, Ogã de Terreiro de Umbanda e Formado de Mestre Canhão.


José Marcos Pires Bueno
+
Votos: 68

José Marcos Pires Bueno

Defesa do candidato:

Contribuir, com sua experiência, no debate para o avanço das questões relacionadas ao resgate,apoio,desenvolvimento e fomento das culturas populares brasileiras em seus diferentes matizes. Colocar propostas e projetos onde o binômio arte popular/escola formal seja ponto de encontro e de valoração socioeconômica. Lutar pela maior visibilidade, respeito e valorização econômica das artes populares

Experiência:

De São Paulo,desde menino teve muita vivência com o modo “caipira” de ser, carregado por sua avó em inúmeras viagens a Piracaia, terra natal dela, tendo contato com catiras,congadas, novenas,romarias,folias de reis etc.. Fundador do Grupo CUPUAÇU(1986), nestes anos, atuou em inúmeras apresentações, eventos, encontros,congressos e debates,em vário espaços de S.Paulo e de outras cidades paulistas.


Camila Fernanda de Souza
+
Votos: 75

Camila Fernanda de Souza

Defesa do candidato:

Representar a efervecência cultural periférica, fortalecer as redes culturais existentes e a formação de novas, deve ser pauta nas discussões dos planos de cultura, principalmente no desenvolvimento de políticas públicas que atendam o ator cultural que hoje não tem acesso a editais e leis de fomento, buscando a garantia de equidade de gênero, diversidade etnico racial e acesso a informação.

Experiência:

Articuladora de cultura territorial, atuo na promoção das culturas populares periféricas, trabalhando com cultura como ferramenta de educação e inclusão social. Coordenadora de uma Escola de Cidadania e de um Coletivo de Coletivos, como educadora social e documentarista, acredito que o empoderamento jovem através da promoção da cidadania ativa seja uma importante arma para a promoção da igualda


Candidato(a) eleito(a)
Mariah Agatha Jeremias de Souza Lima
+
Votos: 5

Mariah Agatha Jeremias de Souza Lima

Defesa do candidato:

Busco trabalhar com a população LGBT em todo o cenário nacional, identificando suas demandas, vulnerabilidades, vivências e experiências. trarei se eleita multiplicidade de expressões culturais inerentes a população LGBT e consequentemente, a população brasileira. Destacando que, ao trabalhar com população LGBT, estamos pensando em uma realidade que perpassa todas as esferas sociais

Experiência:

Atuei como conselheira Cultura de Ribeirão Preto, , 2012 e 2013. Fiz parte da sistematização do plano estadual de cultura de São Paulo, pela cadeira do conselho estadual LGBT de SP. Realizo através trabalhos de conscientização e acolhimento com travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade do Estado, atuo como artista e ativista da ANTRA, fazendo conferências diversas sobre saúde LGBT,


Wuãnder Eletro tintas
+
Votos: 1

Wuãnder Eletro tintas

Defesa do candidato:

Quando você desenvolve a cultura, de qual seja ela tanto na musica no graffit nas poesias o espaço para vozes que refletem sobre os problemas da sociedade. Se o Ministério da Cultura funcionar, a criticidade da cultura brasileira dará grande contribuição ao desenvolvimento democrático do país.O projeto acontece anualmente no último domingo do mês de Setembro, é desenvolvido através da cultura .

Experiência:

Sou organizador de um Coletivo a 5 anos chamado Eletro Tintas Localizado na região do itaim paulista zona lesta que é formado por um grupo de moradores da região que, de certa forma, buscam transformar a realidade do bairro em atividades culturais junto com o Graffiti, Musica e diversão pra comunidade de todos os bairros carentes de cultura. O projeto acontece anualmente no último domingo do mês.





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

0 participações

  1. Responder

    Gostaria de propor um encontro entre TODOS os candidatos para o Setorial de Culturas Populares, entendendo que alguém que se dispõe a doar parte de seu tempo para a construção de melhores e mais abrangentes políticas públicas culturais, deve principalmente saber ouvir e se colocar de forma aberta a compreender e buscar pontos convergentes entre todas as propostas apresentadas, além de ter plena certeza do compromisso de não tratar de pauta única, não trazendo consigo todas as inúmeras complexidades das mais diversas linguagens artísticas que compõe as culturas populares no Brasil.
    Acham viável? Podemos buscar formas de transmissão on line para quem não estiver na Capital e sem condições de locomoção.

  2. Responder

    Parabéns pela eleição MARIA JANE SOARES TARGINO CAVALCANTE- Paraiba A unica representante da Cultura Cigana eleita neste conselho, embora as eleições não tenham sido bem divulgadas e houveram muitos problemas depois do dia 27/09 o que deixou de registrar mais votos para todos os segmentos, considero que foi valido participarmos aproveito para divulgar que a cultura cigana engressou com um pedido de abaixo assinado Reivindicamos que se garanta a representação Cigana nos Colegiados do Conselho Nacional de Politica Cultural. https://www.change.org/p/secretaria-da-identidade-e-diversidade-cultural-do-minist%C3%A9rio-da-cultura-garantir-a-representa%C3%A7%C3%A3o-cigana-no-conselho-nacional-de-politica-cultural?recruiter=78304082&utm_source=share_petition&utm_medium=facebook&utm_campaign=share_facebook_responsive&utm_term=des-lg-share_petition-custom_msg
    contamos com a ssinatura de todos de todos

  3. Responder

    Olá amigos!
    De acordo com o que foi divulgado, tomei a liberdade de listar os habilitados dentro do nosso setorial. Parabéns à tod@s pelos resultados.
    PIERRE CESAR BENEDITO (Pierre Cesar) Culturas Populares SP Habilitado 75
    CAMILA FERNANDA DE SOUZA (Camila Fernanda de Souza) Culturas Populares SP Habilitado 75
    JOSE MARCOS PIRES BUENO (José Marcos Pires Bueno) Culturas Populares SP Habilitado 68
    EDUARDO JOSE BARBOSA (Bob Controversiata) Culturas Populares SP Habilitado 50
    JOSIVALDO ARAUJO DE SOUSA (Josivaldo Araujo de Sousa – J.Ivo Brasil) Culturas Populares SP Habilitado 30
    VEGUINALDO RODRIGUES FILHO (DINHO RODRIGUES) Culturas Populares SP Habilitado 26
    SUZANA AVILA DA SILVA (Ekede Suzana) Culturas Populares SP Habilitado 22
    LUCIANA CARVALHO DE MATTOS (Luciana Carvalho de Mattos (Luciana Dara)) Culturas Populares SP Habilitado 11
    MARIAH AGATHA JEREMIAS DE SOUZA LIMA (Mariah Agatha Jeremias de Souza Lima) Culturas Populares SP Habilitado 5
    ELIAS PONTES DE CERQUEIRA (Akinyàlé Elias) Culturas Populares SP Habilitado 3
    ANDERSON ROBERTO DA SILVA (Wuãnder Eletro tintas) Culturas Populares SP Habilitado 1
    ENEIDA PAES E LIMA (Eneida Paes e Lima) Culturas Populares SP Habilitado 1
    KEILA DE OLIVEIRA SILVA CARNIETTO (Keila – Pê Oliveira) Culturas Populares SP Habilitado 0

  4. Responder

    Hoje, dia 09 de outubro, é o prazo estipulado pelo MINC para divulgar os resultados do processo eleitoral. Estamos aguardando, a final nós eleitores e candidatos cumprimos os prazos estipulados pelo governo, e esperamos o mesmo. Além do mais, num processo todo informatizado, imaginamos que os resultados tenham sido imediatos ao término da votação.

  5. Responder

    Parabéns aos candidatos, aos eleitores, a todos os fazedores culturais, em especial aos amantes e participantes de nossa rica e amada cultua popular. A base de nossa vida, nosso pensar, nosso existir.
    Boa jornada aos integrantes da CNPC e que os trabalhos sejam bem sucedidos até dezembro. Que possamos ter dias melhores para as políticas culturais em nosso país.
    A cultura popular seguirá viva e forte. O que temos que lutar é por maiores e melhores apoios e investimentos em projetos em que ela esteja presente.
    Viva os grupos, os ritmos, danças, as manifestações lindas e espetaculares espalhadas aos milhares por esse Brasil sem fim.
    Que a CNPC não faça como no último evento, quando não mandou as passagens para os delegados maranhenses, despachando na última hora.
    Que os pontos e cultura possam se manter, soerguer, sobreviver sem serem perseguidos e humilhados. Que possamos solucionar os vis problemas com a tirana e absurda prestação de contas, em editais e leis loucas que foram feitos para grandes empresas, jamais para manifestações culturais populares.
    Estejamos sempre iluminados pelos mestres superiores e pelos artistas de luz.

    Grande abraço do Maranhão, em especial do Bloco Os Foliões, do Grupo Foliões, do Reisado Folias de Natal, da Companhia Barrica, da Raízes de Portugal, do ponto de leitura Histórias de Minha Terra, do pontinho de cultura Foliões Mirins e do ponto de cultura Bordados e Encantarias do Maranhão.

    PLENAS FOLIAS DE ETERNOS FOLIÕES.

    Luz e paz para todos! Sucesso.

  6. Responder

    Aos que votam nesse setor, recomendo o voto no amigo DINHO RODRIGUES
    Abs 🙂

  7. Responder

    Olá
    Aos que podem votar, nossa recomendação de voto é no DINHO RODRIGUES !
    abs!!!

  8. Responder

    Este Edital como outros do Ministério da Cultura cheira a marmelada. Este Petista que organizou esta joça, foi extremamente infeliz. Plataforma aberta pra votação até dia 07/10/2015 e voto fechado dia 26. Isto é uma piada de mau gosto. se fosse candidato entrava com impugnação desta Eleição. Os caras se dizem tão democráticos que elegeram Delegados sem levarem ninguém nas presenciais. Aceitaram votos por correio. Voto presencial conferido e fiscalizado por quem ? Um enorme jogo de interesses por qual motivo ? Um jurista ficariaboquiaberto de ver tanta incoerência. Só vejo a propaganda da quantidade de inscritos. Quantidade não é qualidade , senhor Vinicius Wu.

    • Responder

      Concordo com o Andre Ricardo, tem uma baita propaganda quantitativa, os números são anunciados com fogos de artificio, acho que temos que fazer uma simples equação, por exemplo: a) quantos eleitores teve no total no Estado de SP dividido pela população do Estado, qual seria o percentual de participação para o CNPC da população do Estado, ou por região também. b) quantos candidatos por setorial X quantos não conseguiram estar presente na presencial em SP, basta olhar a lista de presença que não sei se será publicizada ou se pode, mas já vimos o quantitativo por setorial de representação e NÃO FIZEMOS 3 EM SP EM NENHUM SETORIAL (aliás uma sexta feira é roça, as pessoas que fazem cultura trabalham e seria mais prudente o encontro num final de semana, sem contar que o pessoal do Interior, Litoral e Grande São Paulo fica a distância do processo. Mas como já estava alinhado toda agenda fazer o quê…o iluminado que a fez essa agenda acho que esqueçeu de conversar ou consultar as “bases”).
      Enfim, no próximo certame tem que ajustar muita coisa e redesenhar esse in- gerenciamento.
      Por outro lado temos que reconhecer a legitimação dos candidatos de todos setoriais que tem muita qualidade, trabalho efetivo em suas áreas, mas muitos em seus post´s reclamam da falta de suporte por parte da Comissão Eleitoral e Gestores do Minc quanto ao processo.

      • Responder

        Acho que teve gente que foi votar nas setoriais a troco de pão com mortadela e Guaraná Dolly. Vi fotos de setoriais vazias. Os números de pessoas presentes estão inflacionados. Quem iria em um dia de trabalho como eu, gastar 200 contos de passagem de ônibus e perder o dia de trabalho , pra participar de uma setorial, que nem remunerada é ! Este pleito estás me cheirando mal e a falta de suporte conforme o Dinho falou, foi flagrante. Quem organizou esta pataquada é um Gênio em Logistica. O processo não foi democrático e deixou quem mora fora do eixo das capitais em grande desvantagem. Fora o fato que muita gente nem email têm e muito menos internet, dependendo da região. A Eleição foi pensada num modo elitista , de modo a prejudicar quem é d periferia dos grandes centros. Alardearam muito a quantidade de inscritos, mas como ratifiquei, quem terá acesso a estas listas ??????

        • Responder

          Então..tudo em prol da “democracia”…vota-se por plataforma digital como disse no encontro muitos não tem acesso nem a plataformas comuns…em plena sexta-feira em horário comercial e na Capital…difícil de “entender”…de fato os setoriais estavam vazios; além do que penso que a maioria da população sequer sabe….

  9. Responder

    INFELIZMENTE ESTE EDITAL FICOU DEVENDO EM TRANSPARENCIA, ESPERO QUE OS DOIS DELEGADOS ELEITOS NÃO SEJAM COMISSIONADOS TAMBÉM AI REALMENTE FICA PROVADO QUE TUDO NÃO PASSOU DE UM ENGODO QUE USOU DE NOSSA BOA FÉ COMO BRASILEIROS E DEFENSORES DE NOSSAS DIVERSAS CULTURAS
    EM BUSCA DE SUA PRESERVAÇÃO .
    ESPERO PODER VE-LOS EM BREVE E ME COLOCO A DISPOSIÇÃO ATRAVÉS DE MEU EMAIL daracigana@gmail.com, para apoios a futuros projetos culturais

    • Responder

      Bom dia à todos:

      De fato a elaboração deste Edital superou-se no quesito “transparência” , deveras estranho ser divulgado que a votação aconteceria até dia 07.10 e, que a partir do dia 26.09 seria possível a mudança de voto: pelo que tenho conhecimento não conseguiram fazer esta mudança e, mais estranho ainda esse critério de que somente poderia votar até o dia 07 quem se cadastrou até o dia 26. Enfim..vivendo e desaprendendo. Boa Sorte à todos. Deixando contato: lu_ynaiah@yahoo.com.br

    • Responder

      Olá Luciana,
      O edital diz que os comissionados não podem ser eleitos. Se isso acontecer, em tese, o próprio MinC deve impugnar as candidaturas desses candidatos. Se isso não acontecer, os outros candidatos devem abrir um protesto junto ao MinC para que elas sejam impugnadas.
      Não podemos deixar de lutar pelo o que é correto.
      Abraços,

      • Responder

        Correto mais que correto. Fica fácil assim e o pior é que não existe debate propositivo e com conteúdo.

        • Responder

          Sim, acho que faltou muito debate.
          Uma outra coisa é que realmente ocorreram vários problemas nessa eleição. Espero que o MinC reflita a respeito dessas críticas para que nas próximas eleições haja menos furos.
          Talvez tenha faltado mais articulação com as secretarias também. Em tese, onde essa articulação aconteceu, houve mais participação popular tanto na esfera presencial como virtual (caso dos estados do Pará e do Amapá).

          Eu, mesmo tendo lido o edital, não tinha entendido que fazer encontros descentralizados sem a presença do MinC (ou do poder público) era válido. E acho que muita gente ficou confusa com isso.

          Por um lado, em tese, há uma maior participação…por outro, quem tem controle sobre isso? É muito complicado.
          E as listas dos Encontros Presenciais? Elas não são transparentes….
          E também quem são as pessoas cadastradas no fóruns? Quantas são?
          Eu fui a primeira a me candidatar no setorial de Patrimônio Material, e de lá para cá venho tentando sempre postar coisas. Mas não sei com quem estou falando. Alguns candidatos NUNCA se pronunciaram. Outros só para fazer propaganda de si mesmo…
          E com relação às pessoas que votam nos setoriais? Quantas será que são? Quantas pessoas se inscreveram no setorial de patrimônio material em São Paulo? Eu não faço ideia… pode ser 10, 20, 30 ou 100 pessoas…
          O Minc poderia ter divulgado isso… Então, o estado de São Paulo no setorial X tem X candidatos inscritos e X pessoas inscritas.
          Enfim…muitas coisas confusas e no ar…somada a baixa participação de alguns candidatos…

          • Responder

            O setorial de Música de São Paulo tem o mesmo problema… os candidatos não respondem dúvidas e nem entram para debate algum. Eu deixei uma dúvida para uma moça e ela nunca respondeu…

            • Responder

              Só corrigindo: Alguns candidatos não respondem dúvidas, alguns são bem ativos e outros completamente sumidos.

              Eles tem 24 candidatos (se eu não me engano) e só alguns fazem postagens.
              Considero isso problemático.

    • Responder

      Olá Luciana de tempos estou em Peruibe, fica meu contato, aliás fui jurado no Carnaval de Itanhaém no quesito Bateria, ótima pista vocês tem por lá e grandes Escolas de Samba. e-mail barracaodossonhos@ig.com.br

  10. Responder

    Bom tarde a todos Candidatos (as)
    Independente do resultado desse processo eleitoral, entendo que temos que alargar o diálogo de forma estruturante com os 2 delegados que esse Setorial terá direito.
    O Minc produziu um péssimo edital, confuso, incoerente e com margem de interpretação dúbia e mais uma vez fica o registro da discussão sobre o cerceamento do direito ao voto das pessoas que não conseguiram após o fechamento das inscrições, quisá no próximo pleito essa questão seja resolvida.
    Aproveitando o espaço, lembro que em breve na ALESP o Governo Estadual estará enviando o Plano Estadual de Cultura que será Lei para as politicas públicas nos próximos 10 anos, e haverá as audiências Publicas. Existe um site com todas atas, reuniões, anexos e informações sobre o Plano Estadual de Cultura. http://www.planoestadualdecultura.sp.gov.br
    Saudações Culturais

    • Responder

      Oi Dinho,
      Eu vi agora essa sua postagem.
      Eu tinha “passado batido” por ela.
      Obrigada demais por todos os esclarecimentos sobre o plano.

  11. Responder

    MEUS QUERIDOS CANDIDATOS..AMIGOS O QUE IMPORTA É A CULTURA POIS TODOS SOMOS AFRO DESCENDENTES..NÃO ESQUEÇAMOS QUE O VERDADEIRO BRASILEIRO É O ÍNDIO..TODAS AS RAÇAS, CULTURAS SÃO IMPORTANTES,,INDEPENDENTES DA COR DA PELE…TEMOS QUE INVESTIR NA CULTURA ,NO NOSSO FOLCLORE..NOSSAS RAÍZES…GOSTARIA MUITO DE CONHECER À TODOS VOCÊS..POIS PERCEBO QUE TODOS LUTAM POR UMA CAUSA..VAMOS UNIR FORÇAS..INDEPENDENTE DE ELEIÇÃO..

  12. Responder

    Olá para todos os candidatos..não acredito a tamanha desorganização, na segunda dia 28,liguei para Brasília para o MIC, para falar sobre a controvérsia, pois muitos amigos foram votar e ninguém conseguiu entrar no site..simplesmente o site estava bloqueado para eleitores, disseram que dia 26 havia encerrado..MEU DEUS, EU FIZ UM PRINT E ENCAMINHEI PARA O MIC, QUE NO SITE DIZ, CANDIDATOS ATÉ O DIA 26 ,E VOTAÇÃO DE 27 DE SETEMBRO A 7 DE OUTUBRO. POR FAVOR ME CORRIJAM SE ESTOU ERRADA E INTERPRETEI MAL..SIMPLESMENTE NINGUÉM CONSEGUIU VOTAR.. ME SENTI FAZENDO PAPEL DE IDIOTA. ENVIEI ATÉ E-MAIL PARA O FALE COM A PRESIDENTE..CARAMBA..JÁ COMEÇA MAL ORGANIZADO,, A PESSOA QUE ME ATENDEU O TELEFONE NEM SABIA O QUE ESTAVA ESCRITO NO SITE..NEM ELES LERAM O SITE..É DESANIMADOR..POR ISTO A CULTURA NÃO PODE ALAVANCAR…

    • Responder

      Olá Eneida.
      Nossa que testemunhal seu, representa realmente a ingerência. O Mais importante e travarmos um debate propositivo no nosso setorial, já que a vaca foi pro brejo e realmente O Minc produziu um péssimo edital, confuso, incoerente e com margem de interpretação dúbia. A Plataforma ficou aberta até o dia 26 para as pessoas se inscreverem como candidatos e eleitores, mas ao mesmo tempo AS ELEIÇÕES ABERTAS para até o dia 7 de outubro.ENTÃO, REALMENTE TODOS QUE TENTARAM VOTAR FORAM CERCEADOS DO SEU DIREITO.
      NESSE SENTIDO, NÃO DARÁ TEMPO DE FAZER MAIS NADA, POIS O PRAZO FECHA DAQUI A DOIS DIAS, e por tanto me resta aguardar o resultado do certame. Nesse sentido temos que tentar manter um diálogo proposito com os 2 delegados que o Setorial terá. abraços

  13. Responder

    Olá para todos os candidatos..não acredito a tamanha desorganização, na segunda dia 28,liguei para Brasília para o MIC, para falar sobre a controvérsia, pois muitos amigos foram votar e ninguém conseguiu entrar no site..simplesmente o site estava bloqueado para eleitores, disseram que dia 26 havia encerrado..MEU DEUS, EU FIZ UM PRINT E ENCAMINHEI PARA O MIC, QUE NO SITE DIZ, CANDIDATOS ATÉ O DIA 26 ,E VOTAÇÃO DE 27 DE SETEMBRO A 7 DE OUTUBRO. POR FAVOR ME CORRIJAM SE ESTOU ERRADA E INTERPRETEI MAL..SIMPLESMENTE NINGUÉM CONSEGUIU VOTAR.. ME SENTI FAZENDO PAPEL DE IDIOTA. ENVIEI ATÉ E-MAIL PARA O FALE COM A PRESIDENTE..CARAMBA..JÁ COMEÇA MAL ORGANIZADO,, A PESSOA QUE ME ATENDEU O TELEFONE NEM SABIA O Q

  14. Responder

    Muito bem agora sabemos que nosso setorial tem apenas duas vagas, portanto levando em conta o edital
    primeiro eleito será aquele que se declarou afrodescendente e tiver mais votos o segundo que tiver mais votos e for mulher e só depois o mais votado pelo numero de inscrições , como não esta mais sendo possivel votar so nos resta esperar como acabará . Desejo a todos muita sorte e lembre-se a nossa participação ativa e que faz com que tenhamos asseguradas nossas conquistas

    • Responder

      Oi Luciana, tudo bem?
      Então, na verdade, segundo o edital, o primeiro candidato será eleito pelo número de votos, independente de gênero ou etnia.
      As cotas passam a valer a partir do segundo colocado, pois consta no edital:
      “5. DAS COTAS
      5.1 Na etapa estadual, será eleito delegado estadual o candidato mais votado, independentemente de gênero ou etnia.
      5.2 Verificando-se as condições necessárias à eleição de mais de um delegado, na forma do item 4.3.3:
      a) o segundo delegado eleito será a mulher ou candidato(a) afro-brasileiro mais bem votado;
      b) o terceiro delegado será o(a) próximo(a) candidato(a) mais votado(a), da cota não contemplada no preenchimento da segunda vaga.
      5.2.1 A eleição de uma afro-brasileira como segunda delegada, ensejará que a terceira vaga seja preenchida pelo próximo candidato mais votado, mulher ou afro-brasileiro.
      5.3 A hipótese de o candidato mais votado ser mulher ou afro-brasileiro não afasta o regime de cotas previsto no item anterior”.

      No setorial de Patrimônio Material, só teremos um delegado.

      Desejo também a todos e todas sorte e uma participação ativa para que possamos continuar fortalecendo a participação popular na construção das políticas públicas.

      Abraços,

      • Responder

        De qualquer forma com apenas 02 delegados para nossa setorial acho que todos os canddatos se sentiram prejudicados com esse que espero tenha sido um engano com o bloqueio de voto apos dia 27/09 visto que o edital é muito claro quem quisesse mudar seu voto conseguisse faze-lo e eu pessoalmente mais de 20 pessoas que tentaram e não conseguiram .

        • Responder

          Olá Luciana,
          Concordo com você.
          Muita gente, mesmo durante o período em que poderia se inscrever (até o dia 26/09), não tinha conseguido votar, porque a própria plataforma é menos simples do que parece.
          E depois do dia 27, muita gente estava com problemas com relação à mudança de voto ou para realizar o voto.

  15. Responder

    Boa noite a todos CANDIDATOS, até o presente momento não obtivemos qualquer resposta por parte dos Gestores desse pleito sobre a questão da NÃO VOTAÇÃO ATÉ DIA 7 DE OUTUBRO (que está encerrada em conjunto ao processo de inscrição dos Candidatos), Estou esperando a devolutiva do Gil Marçal QUE AINDA NÃO RECEBEU DO MINC.
    Pois bem colegas esse é o CENÁRIO, (Isso dá até enredo hein?) Aproveitando sugiro aos colegas darem uma olhada nos argumentos de outros colegas Candidatos nos setoriais de Música, Patrimônio Imaterial e Material, Literatura Livro e Leitura, tem boas contribuições além do Ivo Brasil e Luciana Carvalho do nosso.
    Saudações Culturais a todos.

    • Responder

      Obrigada pelo apoio, Dinho Rodrigues, peço aos colegas que estão participando do pleito que reforcem mandando emails, e fazendo manistações publicas nas redes socias, sobre o assunto afinal acredito no direito que os que não se cadastraram ainda tem de votar, o que é certo é certo, não vamos deixar isso se tornar mais uma pizza que vai pro forno.
      Aproveito para lembrar a todos que as mudanças no governo federal podem estar refletindo também, e indico a leitura da matéria da Revista Carta Capital sobre a Seppir que também afeta diretamento o trabalho das comunidades tradicionais e comunidade negra e de terreiro a qual pertenço acessem o link http://negrobelchior.cartacapital.com.br/a-morte-branca-da-seppir/

      • Responder

        Prezada Luciana, boa noite.
        Inicialmente é de lamentar profundamente a matéria “morte branca” que você compartilhou sobre a Seppir , onde vamos parar, ou melhor onde vamos chegar com essa vontade politica. Estamos aguardando uma posição do MINC, mas se todos em um único coro fizermos a defesa legitima e muito bem pontuada no seu texto no contexto do Direito e sobretudo na concepção da dimensão Cidadã da Cultura, com certeza a equipe do MInc que está conduzindo o processo vai rever a questão, afinal o Edital é muito confuso quando trata das Eleições. Alguém lá em Brasilia comeu uma bola feia.

  16. Responder

    ATENÇÃO É HOJE AS 19H00 NA GALERIA OLIDO
    A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de São Paulo promove Audiência Pública sobre o projeto de lei do Conselho Municipal de Política Cultural
    O novo projeto, encaminhado à Câmara pela Secretaria Municipal de Cultura, amplia a participação dos segmentos culturais e incorpora o conceito de territorialização com representantes de nove macrorregiões da cidade e a criação de comissões setoriais e regionais.
    Diversas ações vêm sendo adotadas pela Secretaria Municipal de Cultura para avançar em marcos legais para a Cultura da cidade de São Paulo, entre elas, o Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livros e Bibliotecas, a aprovação do Fundo Municipal de Cultura, a elaboração do projeto de Reforma Administrativa e a reorganização do Conselho Municipal de Política Cultural, tornando-o mais plural e contemporâneo.
    A consolidação do projeto de lei que reorganiza o Conselho Municipal de Política Cultural passou por um intenso processo de consulta pública nos anos de 2013 e 2014. A consulta foi realizada através de um portal especifico para receber as propostas, alocado no site de SMC. Além do portal, realizamos um conjunto de reuniões e de rodas de conversas com vários coletivos de cultura da cidade. As propostas que chegaram por meio dessa consulta pública e dos encontros foram, na sua maioria, incorporadas ao projeto de lei que agora está na Câmara Municipal.
    Veja algumas novidades do projeto do novo Conselho:
    – Institui a representação de conselheiros advindos de nove macrorregiões da cidade;
    – Amplia a diversidade de representações das linguagens culturais;
    – Reconhece a importância de coletivos culturais que, mesmo sem estar formalizados, desempenham importante papel na cultura da cidade;
    – Institui as Comissões Setoriais e Regionais;
    A participação de tod@s nesse processo é fundamental!
    Clique aqui para ter acesso ao Projeto de Lei em consulta
    Serviço: AUDIÊNCIA PÚBLICA da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal. | Dia 01/10, 19h, na Galeria Olido (Sala Olido) – Avenida São João, 473 – Centro.

    • Responder

      Desejo boa sorte na reunião que infelizmente não poderei comparecer pois moro no municipio de Itanhaém e estou dentro dos preparativos do 3º Festival de Diversidade Cultural de Ita

  17. Responder

    È lamentavél a falta de informação e de esclarecimento prestado para esse pleito, vejo que de fato não há transparencia nisso tudo, e digo mais fica a duvida quanto a lisura pois desde o dia 26/09 muitas pessoas relataram que não conseguiram mudar o voto. Ficou mais do que claro que há um jogo de cartas marcadas
    Pois existem pessoas que estão a participando da eleição de outr setorial e que segundo o regulamento não deveriam participar pois estão enquadrados como cargo comissionado o que proibido segundo o edital

    • Responder

      Boa Noite Luciana Carvalho, o que me deixa chateado é que o MINC fez investimentos de recursos e esforço com a Cultura Digital, e fica super incoerente nessa plataforma o processo em questão, sai candidato após a reunião presencial de SP, o quê me deixou em desvantagem como outros candidatos que também estão participando desde o dia 26 e 27 (último dia de inscrição para Candidatos), creio ser prioritário o empenho de todos nós no sentido de reverter junto aos Organizadores do Pleito essa questão da votação, pois a manifestação do Ivo Brasil (Grande Carnavalesco e militante cultural) traz a luz o debate do ponto de vista legal. Fica estranho o Edital citar que a votação é aberta até dia 7 de outubro e as pessoas não poderem votar. Acredito ainda que a grande maioria da Sociedade Civil, dos fazedores de cultura, artistas, coletivos, produtores, a molecada da quebrada, e outros NÃO SABEM DO PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO e todos nós Candidatos através de nossas redes e representação na área somos essa caixa de ressonância informando as pessoas do processo e é isso que temos que fazer sempre, informar e tentar que todos esses atores discutam, proponham, critiquem, enfim participem.
      Avante fazer essa discussão com o MINC.
      Saudações Culturais

  18. Responder

    Prezados colegas,
    O MOTIVO DE QUEM NÃO ESTÁ CONSEGUINDO VOTAR.
    Hoje falei via telefone com a Tassia da Representação Regional de São Paulo que foi super bacana e esclareceu a questão.
    Na Plataforma houve o período de INSCRIÇÃO tanto para CANDIDATOS como ELEITORES, nesse sentido, QUEM NÃO SE CADASTROU NÃO PODE MAIS VOTAR, mesmo a VOTAÇÃO SENDO ABERTA até 7 de outubro. (se a votação vai até dia 7 de outubro, por quê fechar o sistema?)
    Por tanto os colegas CANDIDATOS que estão fazendo suas CAMPANHAS, PEDINDO VOTOS, se a pessoa NÃO SE INSCREVEU ANTERIORMENTE (antes de fechar o sistema na Plataforma) NÃO TERÁ COMO CONSIGNAR O VOTO. Na conversa com a Tassia ela me adiantou que É IMPOSSÍVEL O MINC REVER A QUESTÃO.
    Lamento que na reunião presencial de São Paulo na SEC os representantes do MINC não INFORMARAM essa questão e fica uma sugestão para o próximo certame quanto á questão da VOTAÇÃO que entendo que tem que ser revista a metodologia na PLATAFORMA, pois nós CANDIDATOS teremos um tempo maior para captar votos já que essa é proposta de alargar a discussão junto s Sociedade Civil. Acredito que todos ainda estão em plena campanha para captação de votos.
    Boa sorte aos Colegas Candidatos e talvez possamos OS CANDIDATOS em um futuro próximo promover uma reunião conjunta para elaborarmos propostas e fazer uma discussão alusiva ao Setorial.
    Por último sugiro a todos CANDIDATOS a entrarem em contato com a Gestão da Representação do MINC em SP (2766-4300) procurem a Tassia ou Gil Marçal para registrar essa questão, quisá o MINC faça uma escuta das bases e REVERTA NA PLATAFORMA A IMPOSSIBILIDADE DAS PESSOAS VOTAREM ATÉ O DIA 7 DE OUTUBRO.
    Saudações Culturais

    • Responder

      Uma coisa que muito me preocupa caro Dinho é que no Edital CNPC 01/2015, no item 4 Do Processo Eleitoral, parágrafo 4.2.1 A plataforma digital estará aberta para o exercício do voto durante o período de 08/09/2015 a 07/10/2015.
      No meu parco entendimento, acreditei que poderia fazer campanha até o dia 07/10/2015. E lamento a postura dos representantes do Minc de não terem esclarecido isso durante encontro presencial em São Paulo.

      • Responder

        Caro Ivo, entendo que essa questão NÃO ESTANDO BEM ESCLARECIDA, pois o meu entendimento foi igual ao seu, PENSEI QUE PODERIA PEDIR VOTOS ATÉ O DIA 7. Como trabalhamos pra caramba sobra o periodo da noite para fazermos nossos contatos. SERIA DE SUMA IMPORTÂNCIA O MINC REVERTER ESSA QUESTÃO DA VOTAÇÃO, POIS INSISTO, SEREMOS PREJUDICADOS e como NÃO ESTÁ CLARO NO EDITAL acho que cabe até recurso posterior, mas penso que o BOM SENSO POR PARTE DOS DIRIGENTES DO MINC SE FARÁ PRESENTE, mas para isso temos que nos mobilizar TODOS CANDIDATOS e fazer essa REIVIDICAÇÃO LEGITIMA e talvez legal JUNTO AO MINC. BORA FALARMOS COM TODOS. Mande essa questão no fale conosco no portal (mandei 2 e-mail´s mas não tive resposta) outro CANAL É COM A REPRESENTAÇÃO EM SP conforme meu texto inicial. LEMBRO E REFIRMO, ESTAMOS SENDO PREJUDICADOS NO PROCESSO ELEITORAL.

  19. Responder

    Eduardo Manoel, obrigado pela gentileza querido. Bora fortalecer.

  20. Responder

    Boa noite gente..Por favor alguém pode se manifestar sobre o por que a plataforma está complicada, as pessoas não conseguem votar. Enviei e-mail, mas até agora não tive resposta e olha que na reunião presencial os representantes do Minc se colocaram a disposição para tudo.

  21. Responder

    boa tarde eu me chamo eduardo manoel do estado de pernambuco espero recebe-los bem no meu estado independente que ganhar para unificar e oxigenar esse mandato de cultura tao forte que é a de popular ate breve

  22. Responder

    Garantir a representação Cigana no Conselho Nacional de Politica Cultural

    Como pode ser observar a Cultura Cigana não está contemplada pelos 17 Colegiados.
    “Atualmente, o CNPC possui 17 Colegiados Setoriais instalados nas seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas dos Povos Indígenas; Culturas populares; Dança; Design; Literatura; Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; e teatro. Essas instâncias têm por atribuição debater, analisar, acompanhar, solicitar informações e fornecer subsídios ao CNPC para a definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais.”
    Foi elaborado abaixo-assinado à ser encaminhado a Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura; por gentileza assinem e divulguem!
    Grata

    https://www.change.org/p/secretaria-da-identidade-e-diversidade-cultural-do-minist%C3%A9rio-da-cultura-garantir-a-representa%C3%A7%C3%A3o-cigana-no-conselho-nacional-de-politica-cultural

  23. Responder

    Bom dia a todos, realmente as pessoas não estão podendo votar na plataforma, sugiro a todos colegas candidatos ampliar essa informação junto ao MINC para resolução do problema, como solicitar uma devolutiva para que possamos compartilhar em nossas redes. Estarei solicitando ao Gil da representação de SP o quantitativo da lista presencial de nosso Setorial, na sexta feira na SEC fiquei até as 14h30 e não vi alguns Candidatos de nosso Setorial. Saudações Culturais a todos.

    • Responder

      Olá Dinho.
      De acordo com o Edital do CNPC, esse número da lista presencial e a quantidade de Delegados por Setorial, era para ter sido divulgada até o dia 28/09. E até agora nada.

  24. Responder

    Olá Bom dia a todos.as pessoas estão com dificuldades para entrar no site e votar.
    O que está acontecendo?

  25. Responder

    Prezado Bob.
    Levando em consideração os questionamentos com relação ao fato do senhor ser comissionado e levando em consideração o artigo 6 do Edital CNPC Nº 01/2015 Das condições de Participação – Parágrafo 6.1.3 É vedada a candidatura de ocupantes de cargos comissionados do Poder Executivo Federal, Estadual, Municipal e do Distrito Federal. Gostaria, em nome da transparência, de solicitar sua posição referente ao assunto e lhe agradeço pela atenção

  26. Responder

    Bom dia à todos,estamos juntos por um Brasil melhor.Sou candidata e penso que minha experiência de vida,que aos longos deste 40 anos de estudos voltado a dança possa contribuir na formação deste grupo, sou da Baixada Santista, e luto pela importância do Estudo da Cultura Popular Brasileira nas Escolas, desde a Educação Infantil.Pois percebo cada vez mais a invasão de costumes americanos em nossas escolas. ( Festa Junina , está virando Festa Country, 31 de outubro se comemora o Halloween ) as professoras nem sabem que é o dia do SACI) Axé virou, música de Festa Junina. Isto é preocupante, nossas RAÍZES, nosso folclore está ficando de lado, esquecido. Nossas Danças, nossas Lendas, Parlendas ,brincadeiras, culinárias tem que ser preservadas..NOSSAS CRIANÇAS DE NORTE A SUL DESTE BRASIL ,TEM QUE CONHECER PARA PRESERVAR NOSSAS CULTURAS INDEPENDENTE DE RAÇA E CREDO.DESPERTAR NA CRIANÇA DESDE A MAIS TENRA IDADE O AMOR POR SUA RAÍZES PELO SEU PAÍS.SOMOS UM SÓ POVO,UMA SÓ NAÇÃO, AS CRIANÇAS DE HOJE NÃO PODEM PAGAR PELO ERRO DO PASSADO. ÍNDIOS,NEGROS E BRANCOS.. TEMOS QUE ESTAR JUNTOS PARA TRANSFORMAR ESTA NAÇÃO..E ATRAVÉS DA CULTURA POPULAR PODEMOS UNIR FORÇAS E VOZES PARA UM BRASIL MELHOR… DO NORTE AO SUL, DO LESTE AO OESTE SOMOS BRASILEIROS..E TEMOS QUE PASSAR ESTES VALORES PARA AS CRIANÇAS, E DESTA FORMA TAMBÉM CONTRIBUIR COM A HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS. Desejo que todos que aqui se candidatam tenham sucesso na luta pelos seus ideais.mas o que importa é A CULTURA POPULAR BRASILEIRA Grata Eneida Paes e Lima,. (eneida@eneidaproducoes.com.br)

  27. Responder

    Olá José Marcos, sou a Vanessa, moradora de Guarulhos recentemente. Participo de uma rede de coletivos de cultura e percebo que por aqui, há um movimento cultural periférico, principalmente, porém, pouco visto num âmbito das políticas públicas. Dentro desse resgate da cultura popular, busca de fomentos que sustentem espaços que estão nessa luta, gostaria de saber como pretende agir, buscando melhorias para nosso município?

  28. Responder

    Olá candidato Pierre Cesar.Sou a Vanessa de Guarulhos e gostaria de lhe fazer uma pergunta. Como atual conselheiro de cultura no município pode, por gentileza, me responder a respeito de alguma ação que tenha contribuído para coletivos de cultura periféricos de Guarulhos. E como pretende atuar, olhando para este grupo?

  29. Responder

    A conveniência da cultura sustenta a performatividade como lógica fundamental da vida social de hoje, primeiro, a globalização acelerou a transformação de tudo em recurso. Depois, a transformação específica da cultura em recurso que representa o surgimento de uma nova episteme., sob as condições determinadas pela globalização, é a diferença e não a homogeneização que difunde a lógica prevalecente da acumulação. Expoentes dessa visão se empenharam em desvendar a gana pelo poder implícita na reverência à alta arte ocidental, o ocultamento das diferenças de poder na celebração da humanidade comum compartilhada por todos povos conforme é promovida por vários trabalhos antropológicos, e a lavagem cerebral de todo o mundo por parte do grande capital. O governo, por sua vez, torna-se um meio regulamentador da vida e da morte, daquilo que poderia ser calculado e gerenciado entre ambas, estendendo-se ao clima, à doença, indústria, finanças, costumes e desastres. O biopoder ou a ‘existência biológica refletida na existência política’, os meios como que o social foi produzido, ‘levaram vida e seus mecanismos ao reino dos cálculos explícitos e fizeram do poder-conhecimento um agente de transformação da vida humana. Nossa perspectiva é de mudança desta narrativa, levando para o Conselho e consequentemente para o estado regulador nossos conceitos, estéticas e narrativas em uma nova leitura de mundo. Cultura como estrategia de transformação social.

  30. Responder

    ESTA E A HORA ESTAMOS JUNTO COM VC BOB

  31. Responder

    ARAÇATUBA ESTA JUNTO COM VC BOB

  32. Responder

    Sou integrante da Comunidade Jongo Embu das Artes, nos jongueiros necessitamos de mais visibilidades entre as danças culturais de raiz africana, verba para manutenção da Comunidade e do local onde acontece os ensaio, aluguel, contas de água, luz, descolamento para apresentações etc. Assim atingiríamos nossos objetivos de valorização e fortaleceremos das nossas raízes e o compromisso com o Jongo.

  33. Responder

    BOB CONTROVERSIATA MESMO VC SENDO COMISSIONADO VC PODE PARTICIPAR ?

    • Responder

      Bob vc sendo comissionado vc pode se candidatar

    • Responder

      Claudio gostaria de lhe informar que sou atuante na militância por uma sistema que contemple a diversidade cultural na sua essência, sou militante filiado do Partido Comunista do Brasil – PC do B e a grande maioria dos militantes que estão neste pleito também são filiados a algum partido. Buscamos com isso a interação contínua entre pessoas de regiões diferentes e à necessidade do ser humano de se enquadrar ao seu ambiente envolvente via a troca dos saberes e fazeres culturais, responsabilizando em parte o Estado pelo necessario fomento. Segundo Marx e Gramsci a cultura é uma luta política. O modelo de financiamento cultural precisa deixar de ser limitado a segmentos específicos da cultura porque a demanda de recursos é grande e porque somente aqueles que podem gerar retorno serão financiados. Nesse cenário, a cultura pela cultura’, seja lá o que isso represente, nunca receberá fomentos a não ser que possa oferecer uma forma indireta de retorno, instituições culturais e financiadores estão cada vez mais voltados para a medida da utilidade, pois não há outra legitimação aceita para o investimento social. Em outras palavras, a nova fase do crescimento econômico, a economia cultural, também é uma economia política.

  34. Responder

    Bob Controversiata. me responde uma coisa, você sendo comissionado pela secretaria do trabalho você pode participar como?

    • Responder

      bobo é comissionado na secretaria lucas

    • Responder

      Das condições de Participação – Parágrafo 6.1.3 É vedada a candidatura de ocupantes de cargos comissionados do Poder Executivo Federal, Estadual, Municipal e do Distrito Federal.

  35. Responder

    gostaria de saber porque sendo comicionado pode estar participando ?

  36. Responder

    SOU DE SP CAPITAL E ACOMPANHO MINHA ESPOSA QUE É JONGUEIRA DA COMUNIDADE JONGO EMBU DAS ARTES APOIO JOSÉ MARCOS.

  37. Responder

    Josivaldo Araujo de Sousa – J.Ivo Brasil
    Carnavalesco, conhecedor das culturas, homem atuante, não só na capital mas no interior de São Paulo, também,ele vem com propostas igualitárias ao setor, jornalista e divulgador da cultura, tem meu apoio.

  38. Responder

    Josivaldo Araujo de Sousa – J.Ivo Brasil
    Grande conhecedor das culturas populares, com muita atuação na região Sul, junto com Escola de Samba Boêmios da Vila e também no extremo leste da capital, com vários projetos de cunho social, sei que estamos bem representado com ele, Ivo parabéns !!

  39. Responder

    Grande Bob. Siga firme nas controvérsias. tamo junto.
    boa sorte. forte abraço.

  40. Responder

    Somos um Coletivo de Comunidades Tradicionais de Iporanga – VALE DO RIBEIRA, Ponto de Cultura e Memória… nosso objetivo a valorização da cultura para o fortalecimento da conquista dos territórios tradicionais… Bob Controversiata estamos junt@s !!!

  41. Responder

    EU ACREDITO E CONFIO NA COMPETENCIA DA CANDIDATA LUCIANA CARVALHO DE MATTOS, ELA ABRIRA NOVOS HORIZONTES PARA NOSSO POVO CIGANO,E OUTRAS CULTURAS TAMBEM,AGRADEÇO…ELA TEM MEU VOTO.

    • Responder

      Gratidão minha querida Adriana você como cigana Calin sabe o quanto é dificil a batalha do dia a dia, viver sob a mira do preconceito, por isso reafirmo o compromisso de que se a cultura deve ser vista como preciosa contribuição para a formação da cultura nacional

  42. Responder

    “Atualmente, o CNPC possui 17 Colegiados Setoriais instalados nas seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas dos Povos Indígenas; Culturas populares; Dança; Design; Literatura; Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; e teatro. Essas instâncias têm por atribuição debater, analisar, acompanhar, solicitar informações e fornecer subsídios ao CNPC para a definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais.”
    – Como pode ser observar a Cultura Cigana não está contemplada pelos 17 Colegiados.
    . A riqueza cultural dos ciganos merece ser melhor reconhecida e valorizada.

    • Responder

      Lourdes Correa você cometeu um erro! A cultura indígena não foi contemplada, também ficou de fora. Na politica de “diversidade” do governo Dilma o grupo dos afrodescendentes são os maiores beneficiados, principalmente nas contas culturais e para concursos públicos.

      • Responder

        Caro Lenilton:

        neste caso me referi aos Colegiados Setoriais como pode observar no texto acima há Culturas dos Povos Indígenas como um dos 17 colegiados…agora na questão da política de “diversidade” capaz de ser o mesmo caso da SEPPIR…

  43. Responder

    Tornou-se uma necessidade descobrir quem são os povos que mantém a cultura popular e tradicional, o que fazem, onde e como vivem, quais são suas crenças, costumes, tradições e mitos. Questões comuns a quem deseja conhecer “o outro” e não vislumbrá-lo apenas como “o diferente” ou fazer comércio com ele.
    Mesmo medidas como premiações, concursos e festivais que vem sendo colocados por iniciativa do Minc e Secretarias Estaduais, carecem muitas vezes do entendimento de como se procede a manifestação popular para seu julgamento ou classificação. O conceito de autoria, autenticidade, estilo, que são também variados e nem sempre condizem com o viciado conceito artístico urbano. Por exemplo, uma obra musical é hoje dentro da visão comercialista subdivida em composição, execução, produção, arranjo, direção, pós produção audio e visual, promoção, show e distribuição. Na cultura popular estes processos ocorrem de forma diferente ou simultânea. Ao se tentar compreender a cultura popular como se faz com a cultura pop, é justamente como colocar uma criança numa caixa de sapatos. Para caber acabam-se cortando os braços ou as pernas.
    Então as culturas populares existem dentro de um estilo de vida específico e muitas vezes único. Não se deve confundir o todo com o sub-produto, o autor com a obra ou produção; esta, muitas vezes comercializada e engolida no sistema de produção em massa. O Valor da cultura popular vai muito além do que pode parecer uma boa produção artística. Este valor está ligado à etnia, à família, crenças, aos meios de vida e à cultura propriamente dita.

  44. Responder

    Cultura popular e Empoderamento do Território Cultural

    Mais que nunca as Culturas Populares se mostram como elementos que fundamentam o empoderamento das comunidades, grupos e associações da sociedade civil em suas camadas mais desprovidas de atenção, sob os mais variados aspectos socioeconômicos, enquanto território cultural.
    Um território natural, sociocultural, patrimonial (material e imaterial) histórico e politico por carregar em seu bojo as riquezas da ancestralidade e tradições, principalmente, de suas matrizes indígenas e africanas.
    É o espaço onde ocorre a transmissão e fomento dos diferentes saberes, fazeres, conhecimentos e dizeres, onde se apresentam e convivem as relações, inusitadas, do mundo concreto com o mundo imaginário e que puxam os diversos fios que entrelaçam os vários tecidos que costurados compõe a nação brasileira.
    São as Culturas Populares que como uma constelação de incontáveis cores, brilham pelos confins do país alimentando estômagos, cérebros e espíritos com seus ritmos, cânticos, ladainhas, causos, rezas, sambadas, pastoris, folias, cirandas, batuques e tantas outras manifestações que, diferentes, soam e estremecem nos corpos e mentes de pessoas de todas as idades a se reconhecer como povo e nação.
    Acreditamos que é hora das Culturas Populares estarem, fortes e coesas, para atuar junto às instâncias que lhes possibilitem ganhos, em vários níveis, para que possam manter-se enquanto entidades da sociedade civil e, sobretudo, empoderadas como “territórios culturais independentes” que, unidos, exigem dos poderes constituídos as medidas cabíveis para manutenção e melhoramento de seus espaços de ação sociocultural.
    É muito importante que tenhamos representantes que estejam comprometidos em lutar por conquistas e avanços para que a Cultura Popular possa estar no mesmo patamar de reconhecimento dos demais segmentos culturais brasileiros, inclusive em se falando de questões de valorização econômica. Respeito é bom e nós gostamos, mas, de dinheiro também.

    • Responder

      Meu voto é seu, José Marcos! Grande candidato e futuro representante das Culturas Populares no setorial. Conheço e recomendo um verdadeiro fazedor, pesquisador e militante. Está nessa por compromisso com o segmento. Salve!!!

      • Responder

        Viva a cultura popular! Valorização a cultura popular no interior do Estado de São Paulo e nos interiores do Brazil.

  45. Responder

    Sou de Piquete e conheço o Jongo de Piquete, por isso meu voto é José Marcos.

  46. Responder

    Gostaria de esclarecer que minha candidatura nas eleições ao Conselho Nacional de Cultura tem a finalidade principal divulgar que a população que de fato luta pela preservação das culturas pode e tem o direito a tentar uma mudança no quadro que vemos hoje onde as cartas estão marcadas
    Conto com o voto de quem já conhece o trabalho que desenvolvo, não só na cultura cigana mais também dentro de todas as culturas.
    Vamos juntos tentar começar as mudanças a cultura brasileira merece

  47. Responder

    Boa sorte Luciana, você sempre atuante e participativa em nossa cidade, buscando um espaço e respeito a cultura cigana , tão desrespeitada e ignorada por pessoas sem conhecimento .

    • Responder

      Muito obrigada Santina, nosso trabalho é mostrar que todas as culturas devem ser reconhecidas
      e devem ter participação este é o objetivo principal da minha candidatura

  48. Responder

    VOTO EM LUCIANA,POIS RECONHEÇO SEUS ESFORÇOS E SUA LUTA DIÁRIA PELA NOSSA CULTURA.

    • Responder

      Para mim é uma honra ter seu voto Mary, principalmente porque sei da sua luta como professora de dança
      na tentiva de passar conhecimento da nossa cultura

  49. Responder

    Meu Voto Vai para Luciana Dara, conheço o teu potencial e teu carater Força e tudo vai dar certo e melhorar conto com vc

  50. Responder

    Sou Gabriel Oliveira, e Voto Josivaldo Araújo, a cultura não pode ser a ultima coisa a ser lembrada, vamos valorizar os artistas locais, respeitar o Supervisor de Cultura e apoiar os coletivos culturais.

  51. Responder

    Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
    § 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

    Ok, lindo o texto de nossa carta magna, pomre, na pratica os reais “atores” e entidades da culura popular, são menosprezados no Brasil, dando-se enfase a culturas estrangeiras oriundas do EUa e da Europa.

    • Responder

      Mas isso pode mudar meu caro Jair. Tenho consciência da tal valorização das culturas estrangeiras, entretanto, muitos são os que permanecem na luta por uma identidade cultural mais forte e mais valorizada dentro do nosso Brasil. Somos um país imenso, diverso, formado por muitos estrangeiros… e a grande questão é: como agregar tudo isso? Como valorizar cada setor? Como distinguir o que é massa e o que é popular (acredito que ainda há essa diferenciação). Faço, ou melhor, fazemos, eu, você, e muitos mais, parte de um setor que agrega musica, dança, teatro, escultura, pintura, figurino,modelagem, corte, costura, serralheria, madeiramento, adereços, chapelaria, história da arte, história da moda, história geral, geografia, matemática…. enfim… vários segmentos ao mesmo tempo, e não temos a valorização e/ou atenção devida, somos do CARNAVAL, mas não o carnaval da folia e sim o carnaval que envolve cultura e arte. Recentemente fui palestrar para um grupo de alunos de Pedagogia sobre o assunto e inicialmente me assustei com a falta de conhecimento deles sobre o segmento enquanto cultura, mas, ao final, grata foi a recompensa: os comentários positivos a respeito do que foi compartilhado (o trabalho de formiguinha venceu mais uma etapa).

    • Responder

      Realmente Jair você tem razão, nosso papel enquanto conselheiros é mudar essa dura realidade onde a cultura não encontra como se fomentar, ficando dependente da contribuição de poucos .
      A cultura Brasileira é vasta e precisa ser mais valorizada , mais vista temos muito mais que futebol, e carnaval a ser mostrado e o povo brasileiro deve ser o primeiro a compreender isso
      Acredito sinceramente que a criação dos conselhos culturais começará esta mudança tão necessaria

  52. Responder

    Sou de Piquete apóio a cultura popular salve o jongo , voto José Marcos

  53. Responder

    Voto com o Jongo de Piquete, José Marcos

  54. Responder

    Sou de Piquete cultura popular é necessária para identidade de um povo!

  55. Responder

    Sou de Piquete e apoio a cultura popular .

  56. Responder

    Sou de Piquete e voto no Zé Marcos

  57. Responder

    Sou de Piquete sp voto com o Jongo de Piquete em José Marcos

  58. Responder

    Sou de Piquete apoio o jongo e a cultura popular por isso voto José márcio

    • Responder

      José Marcos

  59. Responder

    Sou de Piquete apoio o jongo e a cultura popular!voto José Marcos

  60. Responder

    Sou da cidade de Piquete e admiro o trabalho que esse grupo realiza nas festas populares e inclusive nas escolas.

  61. Responder

    Apoio o jongo de Piquete por isso voto em José Marcos

  62. Responder

    Sou de Piquete e apoio o candidato José Marco.

  63. Responder

    Apóio o jongo de Piquete/SP, por isso voto no José Marcos

  64. Responder

    Apoio o Jongo de Piquete voto no José Marcos

  65. Responder

    Eu sou Gil do jongo, eu e minha comunidade apoiamos José marcos . Sou membro do FÓRUM DE CULTURAS POPULARES.

    • Responder

      FÓRUM DE CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS

  66. Responder

    sem mais delongas meu voto é Bob Controversista, esse é cultura de rua e quem tá na rua sabe o que estou falando.

  67. Responder

    Voto realizado com sucesso.. 😉

  68. Responder

    Senhor Bob controv… irei ate Guarulhos, terei uma reunião com meu chara Diller e Falaremos mais sobre esta articulação e a importância de apoiar vc. Abraço

  69. Responder

    Voto Bob controversista por conhecer, reconhecer e socializar com ele na luta pela valorização de nossas culturas e nossos mestres e mestras. Não tenho duvidas em inclinar meu apoio a este jovem homem de luta que tem meu respeito e de todas pessoas que acompanham-me. A democratização ao acesso e defesa de nossas culturas mais legitimas dar-se-á através de personagens guerreiros de fato e de direito. que os demais candidatos tenham seus enriquecimento por participar desse processo e que sejam mais fortalecidos para manterem a luta em defesa de nós, que não simplesmente representamos, somos, esta cultura nossa.

  70. Responder

    Salve… Sou Valmir Àbrego, Coordenador Municipal da Juventude de Araçatuba e militante do movimento Hip Hop, e registro meu voto e apoio na candidatura de Bob Controversista, em defesa de uma Política Cultural acessível, solidária e sem fronteiras.. Paz!!!

  71. Responder

    Olá, sou Tio Ed, vocalista do grupo de rap Pretologia e deixo o meu voto a candidatura de Bob Controversista.

  72. Responder

    Olá, Sou Zion Contreras Coordenador de projetos na Casa da Cultura Hip-Hop de Barretos, membro da Detroit Break Crew, escritor de Graffiti, e apoio e deixo meu voto á Candidatura de Bob Controversista para essa cadeira tão importante para que haja equidade nas ações culturais, e representatividade já que essa se faz urgente.

  73. Responder

    Olá! Meu nome é Otavia, sou membro fundadora do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais do estado de SP e mestre em Culturas Populares e Tradicionais e meu apoio vai para José Marcos Pires Bueno, conheço o seu trabalho e sei do seu empenho em fomentar as Culturas Populares!

  74. Responder

    E Por esse motivo meu total apoio vai para o Bob Controversista e para que através dessa cadeira o Hip Hop possa cada vez mais se tornar um ente de transformação social e uma das maneiras mais legitimas de empoderamento de nosso povo do gueto…

  75. Responder

    continuando….
    E o mais importante empodera o povo do gueto da visibilidade as nossas lutas e contribui para que todos aqueles que vivem no gueto tenham a oportunidade de galgar outros horizontes já que o Hip Hop se baseia e norteia nos princípios da Economia Solidária através do desenvolvimento de projetos auto sustentáveis que são possíveis de serem desenvolvido através da Economia Criativa…..então por tudo que já vi, e vivi dentro dos movimentos sociais vejo que o Hip Hop consegue promover uma transformação cultural, social, racial e financeira dentro de nossas comunidades.

  76. Responder

    Olá a todos meu nome é Alessandra Reis e milito nos movimentos sociais e de culturas populares a alguns anos, e uma das vertentes que sempre foram meu forte são educação e Cultura, tanto que faço parto do NEABI¬ Núcleo de Estudos Afro¬brasileiro e Indígena e da alguns Coletivos que primam não só pela Cultura e Educação do nosso Povo mas também pela transformação de nossas comunidades periféricas, e em minhas andanças e nos meus anos de experiência através do Movimentos Negro, vi que o Universo Hip hop transcende a questão de lutas pela auto-afirmarão de minha raça e minha cor, e abrange e engloba de forma muito mais ampla e absoluta a confluência de nossas raízes, Cultura, costumes e identidade racial, e nos lança a um patamar muito mais complexo e onde todas as diversidades são contempladas todas as etnias são exaltadas e todas as lutas das ditas Minorias tem suas bandeiras empunhadas.

  77. Responder

    Gostaria de parabenizar a todos companheiros e companheiras de luta me chamo Rafael Rodrigues só da cidade de Guarujá só mestre de um grupo chamado AFROKETU um grupo folclórico .
    Gostaria de contribui com pouco de acúmulo de militância de alguns anos fazendo frente a cultura de resistência e vejo que todos candidatos São verdadeiro focos de resistência cultural que todos os dias batem de frente com o capitalismo.que a cada dia vem esmagando os mestre tradicionais .
    Sei que posso contribuir e muito assim como todos pois meu enfrentamento e A salva guarda dos mestre tradicionais ….

  78. Responder

    Estamos passando historicamente pela elitização da Culturas Populares na perspectiva do grande mercado, onde as grandes corporações, institutos e demais olhares capitalistas invadem as culturas e as transformam em produto, tirando muitas vez a essência tradicional e com isso invisibilizando os mestres e mestras. Busco com a minha participação no conselho travar um amplo debate de valorização e titulação destes mestres e mestras das culturas populares e tradicionais. Conto com a participação de todas e todos para alcançarmos coletivamente este objetivo.

    • Responder

      Voto em Bob Controversista dado o seu grande histórico e empenho na defesa da Cultura Popular e do nosso povo das periferias, visando a descentralização das ações culturais e seu oferecimento ao nosso povo a quem normalmente só sobram as migalhas.

    • Responder

      Se pudesse votar em SP, Bob Controversista seria meu candidato! Por sua militância e entendimento político, articulação respeitosa e construtiva, um exemplo.
      Sou produtora cultural, formadora do coletivo feminino de paridade de gênero através da cultura- Ação Mulher, membro do GT Hip Hop pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura do RS pelo Ponto de CUltura Trocando Idéia do RS.

  79. Responder

    Bom dia o que vocês podem proporcionar para discutirmos a cultura popular?

  80. Responder

    Voto no candidato José Marcos por ser um homem de atitudes e de idéias que sempre valorizam nós educadores e pesquisadores da nossa arte que é a cultura popular

  81. Responder

    Como participante do grupo Cupuaçu desde a sua fundação (86) , afirmo ser o candidato José Marcos Pires Bueno uma pessoa com muito discernimento e iniciativa. Apaixonado pela culturas tradicionais vive repleto de ideias para difundir a nossa arte.

  82. Responder

    Sou do Grupo Cupuaçu e conheço a dedicação do José Marcos pelo fomento da cultura popular. Voto nele!

  83. Responder

    José Marcos Pires Bueno é fundados do Grupo Cupuaçu, principal centro de estudos e difusão das culturas tradicionais e populares no Estado de São Paulo. Veja mais em: http://www.grupocupuaçu.org.br

  84. Responder

    Sou um Organização não Governamental ligado a Cultura hip hop desde os anos 90 minha principal estratégia era atrair jovens da periferia por meio da música, dança e pintura, o que
    se repete por diversas ongs hoje em dia, inclusive no Brasil, conforme pudemos observar em muitos bairros .A música, dança e pintura, além de sugar as energias evitando que fossem empregadas em ações ilícitas e prejudiciais aos próprios jovens, faço despertar o interesse, querer conhecer, aperfeiçoar-se e expandir a cultura da periferia.
    Além de estratégia para atrair os jovens e conter que eles entrem nessa violência .
    Hoje em dia a cultura hip hop salva mais jovens que qualquer ong governamental e preciso da ajudar de todos vcs para me apoiarem.
    A arte do hip hop, funcionam como elementos de promoção da cultura. Para fazer as letras, inventar novos passos de dança e expressões artísticas, é preciso conhecer a realidade, conhecer história, estar engajado.

  85. Responder

    Sou organizador de um Coletivo a 5 anos chamado Eletro Tintas Localizado na região do itaim paulista zona lesta que é formado por um grupo de moradores da região que, de certa forma, buscam transformar a realidade do bairro em atividades culturais junto com o Graffiti, Musica e diversão pra comunidade.
    A música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo “quando você desenvolve a cultura, multiplica o espaço para vozes que refletem sobre os problemas da sociedade. Se o Ministério da Cultura funcionar, a criticidade da cultura brasileira dará grande contribuição ao desenvolvimento democrático do país.”Através do hip hop ,do graffit, skate ,dança de rua e teatro.
    A cultura não deve sofrer nenhuma coerção por parte do poder, político ou econômico, mas ser ajudada por um e por outro em todas as formas de iniciativa pública e privada conforme o verdadeiro humanismo, a tradição e o espírito autêntico de cada povo.”

  86. Responder

    Oi Bob e toda galera do Hip-Hop… Parabéns pelo exito da sua labuta de vocês! Que bom que vários ativistas do Hip-Hop estão juntos e se articulando politicamente.

    Gostaria que me dissessem como estão conseguindo colocar a arte de vcs na pauta do MinC e conquistarem meio caminho andado para o Hip-Hop ter uma cadeira no CNPC?

    Faço parte do Carnaval, estou candidata na setorial de Cultura Popular pelo Rio de Janeiro e sonho ver o Carnaval Brasileiro representado no CNPC, assim como o Hip-Hop, a gastronomia, etc. Espero que o pessoal do Samba também chegue junto e vamos nos unir para criar uma política pública mais equilibrada e justa para todos!

    Vcs podem me apoiar nisto?

    Um abc com a alegria da minha gratidão…

    Lilian Rabello.

    • Responder

      Parabéns à todos os candidatos pela coragem em continuar acreditando na Cultura. Parabéns Lilian por acreditar na cultura popular do Carnaval. Acredito nesse segmento, assim como nos outros, por melhorias. Sou candidato, defendendo o carnaval, aqui em São Paulo. Boa sorte à todos!!

  87. Responder

    Total apoio!

  88. Responder

    Todo apoio!

  89. Responder

    Apoiado!!!!!!!!!!!!!!1

  90. Responder

    Apoio total!!!!

  91. Responder

    Estamos junto Araçatuba na área #MANIA
    Pr. INÁCIO “MACALÉ”

  92. Responder

    Conheço seu trabalho e sei da sua capacidade. Tem todo o meu apoio.

  93. Responder

    Total apoio parceiro !!!!!

  94. Responder

    Total apoio parceiro

  95. Responder

    Me apresento como candidato pelo Cultura Popular, porque acredito ter as condições necessarias para contribuir e construir, além de dar continuidade com responsabilidade às contruçoes e consolidação das políticas necessárias, para o aperfeiçoamento e reconhecimento do Estado à toda a demanda que representa este setor. Defendendo a economia solidaria, a educação e a Cultura como ferramentas vitais para o alcance dos nossos objetivos, mas também, a garantia do Notório Saber, como instrumento primordial das práticas Culturais na valorização e titulação pelas Universidades Publicas de todos e todas mestres das Culturas Populares a partir da Cultura Hip Hop.
    Vote e multiplique esta informação de achar pertinente.
    Seguimos na luta

    • Responder

      Conte com nosso apoio !!!

      • Responder

        Você nos representa!!

    • Responder

      Salve irmão! Total apoio a sua candidatura, a idéia é esta, ocupar todos espaços necessários à ascensão social dos menos favorecidos. Pode contar comigo. Tamo juntos camarada.