Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Culturas Populares do Rio Grande do Sul (RS)

Candidatos(as)

Carregando...

Edgar Maróstica
+
Votos: 83

Edgar Maróstica

Defesa do candidato:

Implantar o ensino da língua, aprovar políticas públicas e difundir o patrimônio imaterial através dos meios de comunicação, fortalecer jogos, culinária, artesanato; Inserir as comunidades rurais nas políticas públicas culturais nas esferas governamentais em todas as etnias Através de entrevistas resgatar e cultivar a historia de vida dos mais experientes (nonos)

Experiência:

Falante escritor colunista palestrante humorista da língua Talian com 1 DVD e 2 CDs Ator e Diretor do Grupo de Teatro Veneto Radialista com programas culturais em mais de 50 emissoras em 3 estados Agricultor com curso superior incompleto de Administração Sócio Fundador e atual Presidente da ASSODITA - Associação dos Difusores do Talian Vencedor do XV festival da Mentira de Nova Brescia in Talian


fabiana menini
+
Votos: 100

fabiana menini

Defesa do candidato:

- ampliação e desburocratização do Cultura Viva e e dos Pontos de Cultura - ampliação das ações de proteção, valorização, promoção e fomento às políticas culturais - aprovação da Lei do Pró-Cultura, que equilibra os recursos entre Lei Rouanet e Fundo Nacional de Cultura - PEC 421 (percentuais mínimos para cultura (2%União, 1,5%estados e 1%mun. - desconcentração dos recursos no Rio e em SP

Experiência:

Sou produtora cultural a 20 anos , coordeno Curso de produção cultural comunitaria do Instituto Trocando Ideia a 6 anos. sou estudante na Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ. Luto pela ampliação das ações de proteção, valorização, promoção e fomento às culturas populares, grupos tradicionais e povos indígenas. valorização do hip hop, do carnaval, da capoeira, teatro de rua .


Candidato(a) eleito(a)
Susana Jung
+
Votos: 34

Susana Jung

Defesa do candidato:

Em defesa da cultura popular e das intervenções culturais, venho propor a representação jovem da cultura popular pós moderna, evidenciando o tradicionalismo e trazendo a nova cultura popular que são as intervenções culturais nas ruas, destacando a gastronomia, musica, artistas de rua, artesanato e teatro de rua. Quero me juntar aos nobres colegas do CNPC.

Experiência:

Estudante de Direito, 25 anos de idade, pesquisadora e Idealizadora de intervenções culturais na cidade de Porto Alegre-RS, Criadora pro projeto Orla vive que promove a divulgação de artistas, músicos, artesãos, confecções locais e gastronomia, aumentando a ocupação do espaço publico e destacando a cultura popular local.


Lanna Campos
+
Votos: 78

Lanna Campos

Defesa do candidato:

DEVIDO AO GRANDE AVANÇO TANTO EM NÚMERO COMO EM QUALIDADE DAS MAIFESTAÇÕES POPULARES , DEVEMOS TER NO CNPC A PRESENÇA DESTE SETOR QUE TANTO CONTRIBUI PARA A VISIBILIDADE DAS CULTURAS REALMENTE AUTÊNTICAS DO NOSSO POVO.NOSSA CANDIDATURA REPRESENTA ESTE GRANDE NUMERO DE FAZEDORES DE CULTURA NEM SEMPRE APRECIADOS PELOS GOVERNANTES QUE DETEM O RECURSO PARA EXECUÇÃO DESTES TRABALHOS TÃO TALENTOSOS.

Experiência:

Produtora Cultural, fundadora do bloco de mulheres negras Ilê Mulher; Diretora Cultural da Ong Axé Arte e Cidadania, produtora musical do grupo de cantoras negras - Negras em Canto e do grupo Puro Samba, como gestora -Coordenadora de Culturas Populares do Gov do Estado do RGS- Sec de Cultura no periodo de 2011 a 2014.Coodenadora do projeto Folias de Rua no periodo de 2007 a 2010 .blocos de rua.


PAULO CORRÊA
+
Votos: 114

PAULO CORRÊA

Defesa do candidato:

Buscando valorizar a oralidade, os saberes tradicionais e toda a diversidade cultural brasileira, me inscrevo para me somar aos bravos colegas que conquistaram o espaço das Culturas Populares no CNPC. Coloco-me a disposição para contribuir com minha experiência nesse colegiado setorial, buscando agregar um olhar especial para as comunidades quilombolas e indígenas e para acessibilidade.

Experiência:

Pintor, pesquisador e fotógrafo. Atua a 25 anos nas culturas populares. É diretor da Assoc. de Amigos do CDE. Fundou o grupo "Quilombos Urbanos" em Pelotas. Foi premiado no Salão de Arte Afro do RS. Já realizou diversas exposições individuais e coletivas. Em 2014 foi contemplado no FUMPROARTE como pesquisador da arte negra nas 17 regiões do Orçamento Participativo - Porto Alegre.


Candidato(a) eleito(a)



Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

89 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    Parabéns aos candidatos, aos eleitores, a todos os fazedores culturais, em especial aos amantes e participantes de nossa rica e amada cultua popular. A base de nossa vida, nosso pensar, nosso existir.
    Boa jornada aos integrantes da CNPC e que os trabalhos sejam bem sucedidos até dezembro. Que possamos ter dias melhores para as políticas culturais em nosso país.
    A cultura popular seguirá viva e forte. O que temos que lutar é por maiores e melhores apoios e investimentos em projetos em que ela esteja presente.
    Viva os grupos, os ritmos, danças, as manifestações lindas e espetaculares espalhadas aos milhares por esse Brasil sem fim.
    Que a CNPC não faça como no último evento, quando não mandou as passagens para os delegados maranhenses, despachando na última hora.
    Que os pontos e cultura possam se manter, soerguer, sobreviver sem serem perseguidos e humilhados. Que possamos solucionar os vis problemas com a tirana e absurda prestação de contas, em editais e leis loucas que foram feitos para grandes empresas, jamais para manifestações culturais populares.
    Estejamos sempre iluminados pelos mestres superiores e pelos artistas de luz.

    Grande abraço do Maranhão, em especial do Bloco Os Foliões, do Grupo Foliões, do Reisado Folias de Natal, da Companhia Barrica, da Raízes de Portugal, do ponto de leitura Histórias de Minha Terra, do pontinho de cultura Foliões Mirins e do ponto de cultura Bordados e Encantarias do Maranhão.

    PLENAS FOLIAS DE ETERNOS FOLIÕES.

    Luz e paz para todos! Sucesso.

  2. Responder

    – ampliação e desburocratização do Cultura Viva e e dos Pontos de Cultura – ampliação das ações de proteção, valorização, promoção e fomento às políticas culturais – aprovação da Lei do Pró-Cultura, que equilibra os recursos entre Lei Rouanet e Fundo Nacional de Cultura – PEC 421 (percentuais mínimos para cultura (2%União, 1,5%estados e 1%mun. – desconcentração dos recursos no Rio e em SP
    Experiência:
    Sou produtora cultural a 20 anos , coordeno Curso de produção cultural comunitaria do Instituto Trocando Ideia a 6 anos. sou estudante na Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ. Luto pela ampliação das ações de proteção, valorização, promoção e fomento às culturas populares, grupos tradicionais e povos indígenas. valorização do hip hop, do carnaval, da capoeira, teatro de rua .

  3. Responder

    boa tarde eu me chamo eduardo manoel do estado de pernambuco espero recebe-los bem no meu estado independente que ganhar para unificar e oxigenar esse mandato de cultura tao forte que é a de popular ate breve

  4. Responder

    Em muitos momentos da construção do processo de participação popular nas Políticas Publicas tive o privilegio de debater ideias e conceitos, de pensar e propor objetivos ,metas e construir assim um Planos de Trabalho para um segmento cultural que ate então estava fora do universo tão ínfimo de recursos ou reconhecimento de políticas publicas.
    Foram quatros de construção e acalanto nesta oportunidade de representação do Brasil diverso, falo aqui da minha participação no Colegiado Setorial de Culturas Populares, dos avanços e conquistas e também dos entraves para termos nosso PLANO NACIONAL DE CULTURAS POPULARES
    Sinto-me feliz e digna como artista e cidadã
    Que estas referencias norteiem (região sul) a execução deste processo. Graziela Saraiva.

  5. Responder

    A experiência adquirida na caminha do Paulo vem a somar para as comunidades.

  6. Responder

    Fabiana Menini, na torcida por você!

  7. Responder

    Salve grande guerreira Lanna , meu voto é teu com louvor , sigamos em frente ! Asé Malu Viana

  8. Responder

    Na torcida por Lanna Campos!!!!
    Meu voto foi teu!!!

  9. Responder

    votei paulocorrea representa nossa luta contra preconceito

  10. Responder

    Paulo correa me representa como votar no Paulo é votar pela pela igualdade

  11. Responder

    Paulo correa me representa na cultura popular

  12. Responder

    Gleidson Renato Martins Dias compartilhou o álbum de Paulo Correa.
    24 de setembro às 13:42 · Editado ·
    Conheço Paulo Correa de outras bandas…
    Outros tempos.
    Quando esperávamos anciosamente a manha de sábado para irmos ao Calçadão de Pelotas encontrar o nosso povo.
    Não sabíamos, mas fazíamos resistência negra na cidade ao dançarmos breack, ao andarmos em “bandos” do início ao fim e depois do fim ao início.
    O calçadao da cidade era o ponto de encontro da juventude negra no início dos anos 90.
    Ja que nao existia face, whatsap, era a forma de sabermos onde seria a “noite”.
    Circulo Operário Pelotense?
    Theatro Avenida?
    Gota D’Agua? (q depois virou B 52)
    Onde tocaria o Transa Negra ” O som que comanda a massa”?
    Onde tocaria o então Oitava Cor? (Depois virou Cor Brasil)
    Onde estaria tocando o Lua Cheia Pelotas?
    Ali no calçadao da cidade que trocavamos estas informacoes. Ali que disputávamos os olhares das “pretas” tentando ratificar algo a mais que o olhar a noite do sábado.
    Paulo era assíduo (assim como eu).
    Conhecido (bem mais q eu).
    Bonito (bem ai eu sou mais eu kkkk)
    Fomos nos reencontrar depois de 20 anos, agora ja na Capital gaúcha.
    Primeiro nas festas e depois para minha alegria na “luta”. Nas atividades das várias entidades do Movimento Negro.
    Me surpreendi nao só com sua presença no Movimento Negro ( pois nossa geracao esta praticamente toda em Porto Alegre e eu era, provavelmente o único da nossa geraçao a estar sempre nas atividades de combate ao racismo)
    Mas a maior surpresa era o efetivo comprometimento de Paulo.
    Nao tinhamos ganho um simpatizante da causa e sim um Militante.
    Paulo eh a personifição da superação.
    Perdeu um braço e se reinventou.
    Virou ótimo fotógrafo e excelente pintor.
    Se descubriu artista.
    Sempre ri nao se abate, faz piadas (nao protocolares mas brinca de verdade com o infortunio).
    “Nao vem da uma de João Sem Braço”
    Diz ele ah gargalhadas. Deixando sempre aqueles que o conheceram, sem saber oq dizer.
    Ah superação de Paulo nao se resume a isto, logicamente, sua capacidade de “Fênix”
    Tbm nao se reduz ao aqui simplistamente relatado.
    Nao só pelo aqui explicitado.
    Nao só pela sua história pessoal.
    Nao só pelo militante que é.
    Nao só por ser um homem de axé.
    Nao só por nossa amizade.
    E, muito menos nao só por ele, mas principalmente por nós é que voto e indico Paulo Correa p nos ajudar, para nos representar no CNPC.
    O momento é tenso e precisamos de pessoas qualificadas e comprometidas com a nossa luta.
    Com a nossa causa, e principalmente, que fale a nossa lingua que entenda nossos anceios e que saiba brigar inteligentemente pelas mudanças estruturais necessárias.
    Meu voto é teu mano véio por tudo que representas e por tudo que podes fazer neste importante espaço.
    Boa luta!
    Boa sorte!
    Axé!!!!

  13. Responder

    Fabiana Menine faz a diferença para a cultura, área na qual atua com paixão e muita militância! Em Jaguarão-Rio Branco reconhecemos a importância do seu trabalho, através do Ponto de Cultura Trocando Ideia, que tem promovido um amplo diálogo com a juventude, apostando na cultura como vetor de desenvolvimento social!

    • Responder

      obrigada Andrea , nossos laços se fortalecem na a/caminhada !!

  14. Responder

    Escultor, pesuisador, Pintor , Fotógrafo. Pelotas – RS paulocorreapesquisa@gmail.com

    Currículo Resumido: Artista gaúcho, que atua a 25 anos nos segmentos de artes visuais, artesanato e culturas populares. Fundador do grupo de artistas plásticos “Quilombos Urbanos”, do município de Pelotas. Artista associado da Associação dos Escultores do Estado do RS – . Premiado no lº Salão de Arte Afro do RS. Atualmente tem sido homenageado por diversas entidades pela sua contribuição para a cultura negra. Vêm participando de diversos seminários, palestras, oficinas de arte, exposições individuais e coletivas, sempre buscando visibilizar a comunidade afrobrasileira mediante a valorização da cultura e dos costumes. Atividades de Destaque: >> 2014: Contemplado na Bolsa Décio Freitas- FUMPROARTE -Porto Alegre. Pesquisa sobre a presença da arte negra nas 17 regiões do orçamento participativo do município de Porto Alegre. A pesquisa estende-se por 4 áreas culturais: Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança e Música, sendo catalogado 2 artistas por região, com previsão de entrega para dezembro desse ano. >> 2014: Fotógrafo no projeto do Grupo de Trabalho Angola Janta “Painel Afro brasileiro”, com previsão de Inauguração para novembro. >>2009: Exposição Circuito de Arte Brasileira no Chile, local Pablo Neruda Isla Negra Chile. >>2008: Exposição Reflexo da Raiz Africana local Ufpel Pelotas/RS. Coletiva visão Afro Contemporânea, local Casa de Verão da Prefeitura de Pelotas/RS. >> 2007: Exposição Arte no Quadrado, local: Ponto de Cultura Katangas Bar. Exposição Museu Farroupilha Piratini. Exposição Zumbi Vive, local: UCPEL. Exposição Formigas, local: 35° feira do livro. Exposição Semana da consciência negra sala Frederico Trebbi. >> 2006 Exposição Sem titulo, local: Prefeitura Municipal de Pelotas. Exposição Afro Urbano, local: SECULT. Exposição Raízes da Africanas, local Igreja Pompéia – Porto Alegre/RS. >> 2001 Exposição S/ Título, local: Maap Movimento dos Artistas Plástico de Pelotas; Exposição Folami, local: IPET ESEF UFPEL Pelotas/RS. Exposição Individual – Exposição na posse SECUT Pelotas/RS. Coletiva: 40 anos da UCPEL, local Galeria de arte UCPEL. >> 2003 Participa de coletivas e individuais no município de PELOTAS-RS : Mostra da Cultura Negra SECULT local Escola Fundamental de Ensino da rede Municipal nos Bairro Areal e Simões Lopes. Mostra de Cultura Negra SECULT Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas. Mostra de Cultura Negra SECULT local Escola de Ensino Fundamental Luis Augusto Assumpção. Mostra de Cultura Negra SECULT local Escola Municipal de Educação Infantil Oswaldo de Andrades. Mostra :Folami local Instituto de Ciências Humana da UFPEL. Mostra Individual: Zumbi dos Palmares local Theatro Sete de Abril SECULT. Mostra Individual: Afro local Instituto Estadual de Educação Assis Brasil. Mostra Coletiva : Arte Quilombo na Escola local Secretária de Educação. Mostra da História da Cultura Negra local Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino nos Areal e Simões Lopes Coletiva história da Cultura Negra local SECULT. Mostra da História da Cultura Negra SECULT local local Escola Balbino Mascaranha. Individual : Sacro Afro local Espaço Cultural Dr Dévens Pelotas –RS. >> 2002. Participa no Município de Pelotas -RS como oficineiro/ professor de Artes nos Ateliers: Schwab , Balaio de gato, Uni Periferia Cdd, Escola Luis Brailler local, Instituto Estadual de Educação Assis Brasil Secretária de Saúde de Pelotas Rs pelo projeto escola aberta, Escolinha Trem da Alegria, Cufa Central das favelas, Instituto Estadual de Educação Assis Brasil , Capa Centro do Pequeno Agricultor no projeto Quilombolas e no Movimento Negro de Pelotas. >> 2000 Workshop, local: Atelier Carla Schwab Pelotas/RS; Exposição Arte Afro, local Ong Lanceiros Negros Pelotas/RS; Exposição Individual: Arte Negra, local: Ginásio Municipal Pelotense Ong Odara Pelotas/RS.

  15. Responder

    Meu voto foi para a Suzana Jung, pelo empenho, na realização e divulgação de ações culturais, com destaque para eventos de rua.

  16. Responder

    Precisamos de Fabiana pelo seu engajamento com a caus da cultura popular sua experiencia como produtora e pelo seu trabalho junto aos jovens da periferia em todo o Rio Grande do Sul sintonizados com as cultura popular brasileira.

    • Responder

      Jairo, obrigada , aceitei esta tarefa militante e vamos trilhar este caminho , avante sempre !

  17. Responder

    Votei na SUZANA JUNG. Pelo pouco tempo que a conheço e por tudo que já vi realizar, acredito e muito nela.

  18. Responder

    Meu voto foi em Paulo Corrêa,uma pessoa impar sempre com esse largo sorriso no rosto um militante na cultura,resistência negra e popular,um artista sem igual… Axee

    • Responder

      Meu voto foi em Paulo Corrêa, uma liderança negra nas artes plásticas. Militante da cultura popular gaúcha e uma pessoa do mais alto gabarito e um irresistível sorriso e amizade sincera… Conte comigo e nossos amigos em comum… AXÉ

  19. Responder

    Meu voto foi na Suzana Jung, pelo comprometimento e dedicação que ela tem com as causas da cultura e eventos populares.

  20. Responder

    Votei na Fabiana Menini, pela sua histórica trajetória de lutas em prol da cultura popular!

  21. Responder

    Meu voto é para a Susana Jung pelo seu trabalho com bazares e feiras, divulgando e incentivando a cultura da sua cidade, o trabalho, o artesanato local e nossas tradições. Seus valores morais e éticos são dignos de aplausos, pois está sempre envolvida em projetos sociais e causas nobres.

  22. Responder

    MEU VOTO FOI PARA A FABIANA MENINE PELO HISTÓRICO E DEDICAÇÃO A CULTURA , GRANDE PARCEIRA E AMIGA TMJ

  23. Responder

    Susana Jung por promover e fortalecer eventos de rua, como o Orla Vive, buscando divulgar o artesanato e a música local.

  24. Responder

    Susana Jung, conhecida por representar os artistas de rua e seus eventos populares já há alguns anos, acredito que ela representa a massa jovem da diversidade cultural.

  25. Responder

    Paulo Corrêa um dos melhores artistas plásticos e também representante da desigualdades sociais e físicas.

  26. Responder

    Meu voto foi no Paulo Corrêa em reconhecimento ao seu desempenho na defesa da cultura popular, artista plástico maravilhoso e pelo seu empenho em fazer mais e mais contra as desigualdades!
    Sucesso !
    Abraço!

  27. Responder

    PAULO CORREA um profissional talentoso e dedicado ao mostrar a Cultura Afro.

  28. Responder

    Na minha opinião, é de salutar importância a participação de nossa sociedade neste processo. Acredito que cada vez mais, na condição de cidadãos/cidadãs, devemos nos apropriar destas ferramentas, permitindo dar visibilidade à segmentos culturais até então não contemplados. Antonio Carlos P. Rosa

  29. Responder

    Votamos Paulo Correa em reconhecimento a sua trajetória em defesa da cultura afro

  30. Responder

    Meu voto foi no Paulo Correa pela trajetória e pela luta em defesa da cultura afro.

  31. Responder

    Voto em Fabiana Menini por reconhecer a sua rica trajetória de construção dos espaços de expressão da cultura popular.

  32. Responder

    Meu voto foi para o Paulo Correa, um grande ativista no combate as desigualdades, artista brilhante, profissional competente e comprometido com a cultura popular.

  33. Responder

    Votei no Paulinho( Paulo Corrêa) pq ele é um cara que tá sempre na luta pela cultura negra de nosso estado

  34. Responder

    Paulo Corrêa artista plástico, exemplo de engajamento, além de talentoso é muito comprometido pela causa da cultura popular e vem a muitos anos batalhando nos movimentos populares.

  35. Responder

    Voto no Paulo Corrêa pois o conheço a mais de trinta anos, o adimiro por sua trajetória , por seu engajamento e principalmente por seu carácter e integridade moral. O Paulo pé um exemplo para os jovens oriundos de classe social menos favorecida. Meus parabéns a meu amigo, meu irmão e NOSSO ORGULHO !

  36. Responder

    Voto no Paulo por conhecer sua trajetória… É o militante perfeito para representar o RS.

  37. Responder

    Paulo Corrêa é o candidato que apoio com toda certeza para estar contribuindo nesta setorial, por sua experiência e carisma, neste sorriso aberto e franco pra novas propostas. Figura ímpar nas ar5es e em seu engajamento sinceros nos movimentos sociais, onde a cor da pele é todas as cores e nesta

  38. Responder

    Voto no Paulo Correa pela sua trajetória de militância pelas culturas populares,por saber o quanto ele se dedica as cultura popular e principalmente pelo seu engajamento na visibilidade do povo negro!
    Axé!

  39. Responder

    Votei no Paulo Correa pela sua trajetória de militância pelas culturas populares, principalmente pelo seu engajamento na visibilidade do povo negro!
    Axé!

  40. Responder

    Votei na Fabiana Menine por sua dedicação incondicional à militância dedicada à causa das Culturas Populares do RS.
    Em 2011, contribuiu decisivamente para a órganizar a Setorial Estadual das Culturas Populares, o Plano Estadual de Cultura, assim como toda a política da Cidadania e Diversidade Cultural existente no estado, com especial destaque para a política dos Pontos de Cultura, que teve o maior aporte de recursos e apoio institucional do MinC, somando cerca de mais de 20 milhões de reais. A Fabi é uma militante que faz acontecer, e acima de tudo nunca se furtou na defesa do projeto de sociedade que amplie direitos à partir da Cultura, afirmando direitos culturais, principalmente na lógica das manifestações historicamente invisibilizadas pelo estado, das quais diferentes seguimentos das culturas Populares sofreram esse processo.

    • Responder

      obrigada Marcelo !! TUAS PALAVRAS ME DÃO FORÇA PRA LUTAR !

  41. Responder

    Paulo Correa é o candidato que preenche os requisitos por ser honesto, um excelente artista plástico, militante negro e comprometido com a arte e cultura.

  42. Responder

    Voto em Paulo Correa por conhecer sua trajetória de vida pessoal e profissional. É um voto no caráter, creio que assim, resumo a expectativa que tenho de que seja ele atuante à altura das demandas do setor.

  43. Responder

    Tamo junto Lanna Campos a senhora é uma guerreira

  44. Responder

    Paulo corrêa meu voto é seu por seres uma pessoa integra e verdadeira. Sucesso!

  45. Responder

    Paulo Corrêa, meu voto é seu! Por todo seu comprometimento com a arte e cultura, além de ser um grande artista, é um militante negro.

  46. Responder

    Voto em Paulo Corrêa pelo seu caráter e por ser um lutador incansável pela arte.

  47. Responder

    Voto em Lanna Campos,por que conheço ha 30 anos,mulher negra sempre afrente das lutas populares ,engajada na cultura popular. Lanna tem a arte nas veias.

  48. Responder

    Voto em Paulo Correa devido ao seu conhecimento e comprometimento com a cultura!!!!

  49. Responder

    Voto em Paulo Correa devido ao seu conhecimento e comprometimento com a cultura, pelo seu profissionalismo com a Arte e certamente estaremos bem representados !!

  50. Responder

    Voto em Paulo Correa devido seu empenho com a cultura popular seu profissionalismo e certamente estaremos bem representados .

  51. Responder

    Estou na torcida companheira Lanna Campos.
    Meu voto foi seu.
    Sucesso!!!!

  52. Responder

    Fabiana Menine tens meu voto,pois sei da tua dedicação e comprometimento com a cultura popular.

    • Responder

      obrigada Giselda ! Companheira Valorosa !!

  53. Responder

    oto em Lanna Campos,pelo comprometimento e experiência com cultura popula

  54. Responder

    Voto em Lanna Campos,pelo comprometimento e experiência com cultura popular!

  55. Responder

    Voto em Paulo Correa por ser uma pessoa integra, comprometido profissionalmente com as atividades voltadas a cultura popular, afro-brasileira e pela sua contribuição com a arte. Não tenho dúvidas que estamos bem representados.

  56. Responder

    Voto em Paulo Correia por ser um lutador tanto profissionalmente quanto representando a nossa cultura no Rio Grande do sul o que é de grande importância para nossas origens, grande Artista , e integro !! e a arte se representa com talento conhecimento e com a alma !!! com certeza estaremos muito bem representado .

  57. Responder

    Pelo comprometimento com a arte e na valorizacao da cultura afro voto em Paulo Correa!

  58. Responder

    Voto em Paulo Correa. Profissional e lutador comprometido com a arte. Artista que contribui preciosamente para a valorização da cultura popular e afro-brasileira. Com Paulo Correa estamos bem representado.

  59. Responder

    Estou votando no Paulo Correa,por que ele representa a cultura negra no Rio Grande do Sul,pois ele tem larga experiência como artista plástico e também movimentos quilombolas,por isso me sinto representado por esse nobre candidato.

  60. Responder

    Creio que o Paulo seja o candidato certo para demandar ações voltadas às culturas populares do Rio Grande do Sul. Artista de mão cheia, conhecedor da cultura e população gaúcha. Sabe onde e como viabilizar os movimentos populares para terem maior espaço e reconhecimento.

  61. Responder

    Votem nesta pessoa espetacular e além de tudo muito talentoso e batalhador pelo resgate de identidades culturais e sociais!

  62. Responder

    Votem,nesse baita talento que é Paulo Corrêa ….meu amigão…..VAMOS LÁ,PESSOAL

  63. Responder

    Bom dia a todos ! me chamo GRAZIELA SARAIVA trabalho ha mais de trinta anos com teatro de bonecos sou moradora de POA, estive membro do colegiado setorial de culturas populares durante dois mandatos, trabalhamos muito na construção do Plano Nacional das Culturas Populares, assim como na defesa e reconhecimento das politicas publicas para nossa setorial. Aqui na região sul por iniciativa própria (inclusive recursos)buscamos divulgar e fomentar junto aos municípios a criação dos Sistemas Municipais de Cultura, contemplando na criação dos Conselhos, Planos e Fundos a Cultura Popular.
    neste grave momento politico que nosso país vive, reafirmo a importância da participação da sociedade civil nas decisões das politicas publicas.

  64. Responder

    Paulo é um grande ativista cultural com conhecimentos sobre a cultura de matriz africana! Talentoso como artista e como fotógrafo, mora e atua na zona sul e nos demais bairros da capital , e em outras cidades gaúchas. Susana é uma empreendedora e empresária, cuja caminhada na área da Cultura está se iniciando! Como promotora de eventos, contrata com expositores e organiza no espaço público a comercialização de roupas, comidas, artesanatos, apresentações musicais, e tb ajuda a quem precisar . Esperamos que ambos colaborem com as Culturas Populares!

  65. Responder

    Votem na Susana!!1

  66. Responder

    A Susana é muito comunicativa e ativa. Sempre muito disposta e cheia de ideias. Sempre envolvida em eventos culturais e ações de arrecadação de fundos em prol dos necessitados.

  67. Responder

    Extremamente ativa e super bem relacionada, vejo constantemente as feiras, bazares e promoção da cultura porto-alegrense que a Susana Jung organiza e incentiva na cidade. Excelente pessoa para tocar os movimentos culturais e mexer os pauzinhos no estado!

  68. Responder

    Acompanho o trabalho da incentivadora Susana Jung na cidade de Porto Alegre, onde ela sempre promove eventos de intervenção cultural, contendo arte, musica, gastronomia em diversos lugares, onde movimentam bairros e praças de encontro da população. Acredito que Uma representante Jovem de cultura popular faça a Diferença. Voto na Susana.

  69. Responder

    Voto na Suzana por saber de toda a correria que ela faz nos movimentos populares!

  70. Responder

    Voto na Susana, por lutar , correr atrás, não só dos ideais dela como os dos outros. Organizando bazares, eventos em prol a ajudar os outros. Luta e batalha no que ela acredita.

  71. Responder

    Voto na Susana Jung pelos projetos que ela realiza em prol de bens maiores. Voto nela por sua dedicação, por sua visão e por valorizar o artesão. Ela consegue abranger diversas áreas culturais e isso é importante por não deixar nada nem ninguém de fora! O RS está precisando dessa valorização, principalmente com tudo que vem ocorrendo. Admiro muito seu trabalho e esforço!

  72. Responder

    Voto na candidata Susana Jung por apoiar e acreditar em seus projetos culturais , visando ajudar a classe dos artesãos. Uma pessoa justa, batalhadora e dedicada e que, através dos seus eventos, busca abrir espaços e novas oportunidades a talentos locais e novos empreendedores. junto a comunidade. Tens meu apoio. total. Sucesso nessa nova caminhada !

  73. Responder

    Susana Jung tens meu voto. Sei o quanto vc se dedica a projetos e batalha junto as pessoas para conseguir espaço cultural.
    Sei da tua dedicação junto aos artesões em prol de espaços e valorizando o trabalho.
    Boa sorte nessa nova luta.

  74. Responder

    Paulo Corrêa por te conhecer e saber das lutas e batalhas que você enfrentou e enfreta no dia a dia como maioria dos nossos artistas de Pelotenses e RS voto em você, pessoa comprometida, sincera e ciente do que faz. O conheço de longa caminhada, onde o mesmo juntamente com o Programa de Prevenção à Violência de Pelotas, levava seu conhecimento as pessoas que não tinham acesso a cultura popular. Parabéns por nos representar todos esses anos de forma brilhante sem esquecer da cidade, dos amigos e de quem realmente necessita de conhecimentos.

  75. Responder

    Paulo Corrêa por ter tido origem humilde e por ser como a maioria dos artistas e pessoas comprometidas com a arte é que eu voto nele.Simples e sincero em tudo o que faz.Criamos juntos em Pelotas um grupo de artistas que não tinha nenhum interesse econômico, embora precisássemos viver da nossa arte, fazíamos ações gratuitas na nossa cidade e na região com os claros objetivos de ajudar a trabalhar a autoestima de crianças e jovens negros a partir de seu próprio olhar, o olhar da cultura negra e das culturas populares.Paulo Corrêa representará muito bem o RS. que é negro em sua maioria, representará muito bem sua cidade natal e também me representará assim como a todos os artistas que conhecem seu trabalho e se identificam com suas práticas e fazeres.

  76. Responder

    O estado do RS é extremamente rico em termos de cultura popular, no entanto, existe um olhar que destaca especialmente “uma” cultura regional arraigada sobretudo no tradicionalismo gaúcho, importante e forte, porém, que não agrega todas as expressões, especialmente as populares. Nesse sentido, a candidatura de Paulo Corrêa trará a oportunidade de fortalecer o setor e pluralizá-lo, especialmente ao ter como um dos fios condutores, as comunidades quilombolas, indígenas e a acessibilidade. Estas comunidades, por excelência, escapam às inciativas com maior visibilidade no estado e a acessibilidade, infelizmente, ainda sofre de inúmeras carências que acabam contribuindo para uma não inclusão cultural de fato.

  77. Responder

    Gostaria de pedir o apoio de todo o pessoal do Rio Grande do Sul para a minha candidatura também.

    Estou candidata na setorial de Cultura Popular pelo Rio de Janeiro e sonho ver o Carnaval Brasileiro representado no CNPC, assim como o Hip-Hop, a gastronomia, a moda, e etc.

    Espero poder te dar o meu apoio nesta causa e contar contigo, com o pessoal do Samba, da Cultura Popular do Hip-Hop e de todo o Brasil, apoiando a Lei dos Mestres, a Cultura Viva e outras iniciativas para o bem comum e a democratizacão dos fundos da Cultura.

    Cheguem junto e vamos nos unir para criar uma política pública mais equilibrada e justa para todos!

    Vc pode me apoiar nisto?

    Um abc com a alegria da minha gratidão…

    Att, Lilian Rabello.

  78. Responder

    A partir da democratização do processo de participação popular das decisões dos rumos da cultura do pais, precisamos estar atentos a atenção destinada a cultura popular no Rio Grande do Sul. Somos um estado rico culturalmente, basicamente no aspecto da cultura regional, mas precisamos estar atentos que desenvolvemos também outras características culturais muito importantes para formação cultural do povo gaúcho, como para todo o povo brasileiro, como exemplo o carnaval. O processo de discussão da cadeia produtiva do carnaval já iniciada no Rio Grande do Sul é um dos caminhos que se pode ter como parâmetro como elemento para chamar a atenção, não só da União, mas como de Estados e Municípios, da importância deste seguimento, não só como fortalecimento deste importante patrimônio imaterial brasileiro, mas também como ferramenta de desenvolvimento econômico e social do individuo enquanto agente participativo.

    • Responder

      Oi, Neimar. Boa hora!

      O Carnaval, o Samba e o Futebol, sempre representaram a imagem da Cultura do Brasil, no mundo, mas até hoje o Carnaval ainda não é classificado como um setor específico da cultura nacional. Mesmo com o seu gigantismo, não é reconhecido pelo Ministério da Cultura como uma setorial específica.

      Me candidato para ajudar numa política específica, que cuide de todos os seus nuances, segmentos, regiões, cadeia produtiva, grupos, categorias e agremiações de todo o Brasil, tentando cumprir a meta 46, de colocar 100% dos setores culturais representados no CNPC, inclusive o Carnaval.

      Quem pode votar em mim e ajudar nisto?

      Att, Lilian Rabello.