Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Artesanato do Rio Grande do Sul (RS)

Candidatos(as)

Carregando...

Mestre Chico
+
Votos: 23

Mestre Chico

Defesa do candidato:

Ter uma maior participação de representantes legítimos de fazedores de cultura e de grande importância para que tenhamos uma verdadeira politica cultural, onde pessoas como eu, que vivem da arte e cultural, sejam seus próprios representantes. Por estes motivos acredito que minha candidatura seja importante para somar nesse processo de composição do CNPC.

Experiência:

Eu trabalho a mais de 30 com artesanato, em especial com artes africanas e afro-brasileira, sou militante e ativista do movimento negro e afro religioso. Durante toda a minha vida de militância estive sempre envolvido nas questão de luta pelos direitos das população negra e pela valorização das culturas de matrizes africanas.


Marcia Morales
+
Votos: 109

Marcia Morales

Defesa do candidato:

Pretendo continuar colaborando com a inclusão do Artesanato e do Artesão na Cultura, a partir de referencias teóricas e de minhas experiências com os artesãos gaúchos. Espero representar os artesãos de minha cidade e estado, e, também, os artesãos brasileiros, e fazer trocas positivas que possam servir de referências à valorização do artesão empreendedor , a partir do enfoque criativo e solidário.

Experiência:

Atuo em gestão cultural comunitária junto a entidades compostas por artesãos, cursei mestrado em Letras - Linguagem, Cultura e Sociedade, doutoranda em Direito pesquisa sobre artesanato e empreendedorismo. Represento a Associação dos Artesãos da Feira da Tristeza no Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre. Parecerista CAS-FUMPROARTE. Trabalho pelo Artesanato na Cultura.


Candidato(a) eleito(a)
GERALDO SANTOS
+
Votos: 30

GERALDO SANTOS

Defesa do candidato:

Acredito que os espaços políticos na cultura devem ser ocupados por artistas, por aqueles que realmente conhecem as dificuldades da área. Sabedor dos avanços recentes no setor de Artesanato em outras localidades do País, me candidato para trabalhar para que o nosso Estado também possa acompanhar essas conquistas em uma área que tanto necessita de recursos públicos diretos para poder avançar.

Experiência:

Artista de rua, caricaturista, artesão e retratista. Com atuação a mais de 30 anos na cultura, desenvolve seu trabalho nas ruas, parques e feiras do Rio Grande do Sul. Criou o Colegiado Setorial do Artista de Rua no RS e foi Conselheiro de Cultura em Porto Alegre. Hoje em dia participa da Temática da Cultura do Orçamento Participativo e mantém banca de desenhos na Rua da Praia, em Porto Alegre.


Elisete de Arruda Castelo Branco
+
Votos: 0

Elisete de Arruda Castelo Branco

Defesa do candidato:

Quero muito contribuir com ideias e com dedicação para implementar planos e projetos que levarão e elevarão a categoria dos artesãos. Para isso em primeiro lugar preciso desse voto de confiança de todos os colegas para eu representá-los por que pretendo buscar condições de melhorias da profissão de artesão.

Experiência:

Sou artesã registrada a experiência que tenho é de viver situações da realidade da vida de um artesão, nas feiras de artesanato onde levamos a cultura de nossas regiões.


Marco Antonio Darkiewicz
+
Votos: 127

Marco Antonio Darkiewicz

Defesa do candidato:

Pretendo continuar trabalhando, em todos os espaços, para que o artesanato seja reconhecido como instrumento de desenvolvimento econômico/social e alcance seu merecido lugar como parte de nosso patrimônio cultural. Pensando sempre em ampliar o campo de trabalho, qualificar a produção, melhorar as condições de vida das (os) trabalhadoras (es), que a ele se dedicam.

Experiência:

Artesão desde 1969. Fundou a Oficina Artesanal DARKIEWICZ , que produz jogos e brinquedos feitos de madeira. Atualmente coordena o PONTO DE CULTURA PROFISSÃO ARTESÃO, projeto executado pela Assoc. de Artesãos do RS.Esteve na diretoria do Sind. dos Artesãos do RGS entre 2006 a 2010, onde foi captador de recursos e coordenou vários projetos sociais e de qualificação profissional.


Candidato(a) eleito(a)



Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

84 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    Meus conterrâneos, maragatos e republicanos, eu sou do pampa gaúcho, minha escola foi 1976 Professora e Mestre do artesanato da cidade de Pelotas Teresinha, Colégio Santo Antonio, e Imaculada conceição, na comunidade de Três Vendas, ali começou meu amor pelo Artesanato, me tornando artesão, muitas foram as lutas, desde os anos 80, marca grande evento 1991, Gasômetro Porto Alegre.

  2. Responder

    O PROJETO DE LEI PROFISSÃO DO ARTESÃO É SANCIONADO E JÁ ESTÁ EM VIGOR
    O Projeto de Lei 7755/10 (Profissão do Artesão), foi sancionado sem vetos pela presidente Dilma, publicado convertido na Lei nº 13.180/2015 no Diário Oficial da União nessa sexta-feira (23) e já está em vigor.

    http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=C61D6FDF18C699F61528F8354E723A9D.proposicoesWeb2?codteor=1404084&file
    http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=484749
    https://www.facebook.com/hashtag/estatutodoartes%C3%A3o?source=feed_text&story_id=506054479570907

  3. Responder

    Parabéns para os candidatos que participaram com propostas para o setorial do artesanato. Em tempos de crise política, como estamos vivendo, é bacana ver o envolvimento de cada candidato durante as eleições. Quem sairá fortalecido no caso, será o artesanato do Brasil, as eleições precisam ser uma ferramenta para que possamos sentar, dialogar e unir forças para que o setorial de artesanato do Brasil se torne grande. Vamos em frente e nos encontramos em Pernambuco para trocarmos nossas experiências para que o artesanato brasileiro possa cada vez mais ser reconhecido e respeitado.

  4. Responder

    Fiquei muito feliz com a revisão do ministério da Cultura na seleção. Um forte abraços a todos colegas. Em especial ao amigo Marco, que é antigo na luta em defesa da nossa categoria. Parabéns a todos, até Pernambuco amigos, estaremos de braços abertos, esperando essa nobre delegação dos gaúchos.

  5. Responder

    Querid@s artes@s,
    A bênção meu querido Mestre Chico!Meu companheiro e grande apoiador na missão cultural do RS e do Brasil!
    Inicialmente quero parabenizar @s candidat@s pela disposição de poder colaborar no nosso Colegiado Setorial do Artesanato que,apesar das grandes conquistas dos últimos anos,ainda precisamos continuar esse árduo trabalho em prol do artesão e artesanato brasileiro.E só nós,verdadeiros artes@s,conhecemos os grandes gargalos que nos atormentam nessa missão.Nossa união será sempre a nossa força e nossas conquistas!Uma grande pena que nosso RS,que conta hoje com quase 85 mil artes@s com carteira de artesão,só tenha conseguido eleger dois Delegados.Quero alertá-l@s que este também ,será um item para debate na avaliação dos Encontros presenciais nos estados!
    Também quero compartilhar com todos as informações sobre nosso trabalho no Colegiado.,em especial a elaboração do nosso Plano Setorial Nacional do Artesanato no qual trabalhamos com muito vigor e responsabilidade, culminando com a Consulta Pública e que será aprovado na próxima gestão do Colegiado, além da luta pelo PL dos Mestres, do Pró-Cultura e de outros.
    Por isso precisamos de nosso Colegiado forte.

    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/08/31/consulta-publica-do-plano-setorial-do-artesanato/

    Esse Plano visa orientar todas as políticas públicas para o Artesanato pelos próximos 10 (dez) anos, e é uma construção conjunta da Sociedade Civil e do Poder Público, representada pelo Colegiado Setorial do Artesanato.
    É fundamental, para o sucesso da política, que os artesãos de todo país tenham acesso ao texto preliminar e possam apresentar ideias e considerações sobre as estratégias e ações ali propostas.

    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/03/28/primeira-reuniao-do-colegiado-de-artesanato-2014-cnpc/
    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/07/15/comite-gestor-do-rs-mais-igual-debate-dados-do-observa-torio-de-politicas-sociais/
    No blog vcs encontrarão outras notícias importantes para nossa categoria.
    Me coloco ä disposição de tod@s para maiores informações.
    Fraterno abraço e luz na missão,
    Marly Cuesta
    Mestra Artesã
    Rep.da Região Sul no Colegiado Setorial de Artesanato do CNPC/MINC – Biênio 2012/2014
    Prêmio Tuxáua 2010
    bussolacultural@gmail.com

    • Responder

      Muito obrigada por tuas palavras! Abraço grande! Espero ainda poder conversar com a sra.

  6. Responder

    Alo Pessoal,
    O primeiro passo foi bem dado. Garantimos dois delegados para a Setorial do Artesanato aqui no RS.
    Segue um breve currículo,
    Nome – Marco Antonio Darkiewicz
    Data de nascimento – 12/6/1953
    Carteira de artesão nº 395

    Escolaridade – Superior incompleto. Cursou Engenharia Operacional Mecânica na Unisinos, atualmente cursa contabilidade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Porto Alegre.
    EAD – Gestão de pessoas (IPED)
    EAD – Gestão de projetos (IPED)
    Presencial – Educação popular (Centro de Formação de Economia Solidária)
    EAD – Administração estratégica (IPED)
    EAD – Administração do tempo do tempo (IPED)
    EAD – Captação de recurso (Instituto Centrocap)
    Artesão profissional desde 1969.
    1999 -2000 – Instrutor de gestão para oficinas artesanais do Projeto “Fortalecimento do Artesanato do Rio grande do Sul”
    2006 – 2010 – Captador de recurso e coordenador de projetos sociais do Sindicato dos Artesãos do Rio Grande do Sul.
    • “Mulheres em Ação 1”, executado com o grupo Acorde Mulher. Grupo de artesãs da Vila Santa Rosa, em Porto Alegre. Recursos captados em edital da Eletrosul.
    • “Mulheres em Ação 2”, executado com o Grupo Art’escama. Grupo de artesãs da Ilha da Pintada, Bairro Arquipélago, em Porto Alegre. Recursos captados em edital da Eletrosul.
    • “Fortalecimento do Artesanato do Rio Grande do Sul” executado na Vila Torotama, com grupo de mulheres artesãs e recicladores do galpão de reciclagem do bairro.
    • “Oficinas Artesanais das Feiras Latino-americanas de Artesanato” recursos captados junto a Ong Moradia e Cidadania.
    • Captação de recursos para a Feira Latino – americana de Artesanato junto a Caixa de Fomento RS.
    2012 – 2015 – Captador de recurso e coordenador de projetos da Associação de Artesãos do Rio Grande do Sul.
    • Projeto “Eu Falo Outras Línguas”, cursos de espanhol e inglês para artesãs e artesãos, executado em parceria com a Ong. Moradia e Cidadania e com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
    • Pesquisador do projeto “Brique da Redenção Resistência e Diversidade Cultural”. Projeto executado pela produtora cultural Paula Ines Graña, com recursos captados em edital da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
    • Coordenador do projeto “Ponto de Cultura – Profissão Artesão, que está sendo executado pela Associação de Artesãos do Rio Grande do Sul, com recursos captados em edital da Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul.

  7. Responder

    Gente, o Rio Grande do Sul sempre teve uma enorme importância no que se diz respeito a o ARTESÃO E O SEU PRODUTO atuou de maneira muito representativa no começo da luta da categoria em 1988 no l EAB ( l Encontro dos Artesões do Brasil) no ibera Puera SP. DO QUAL SAIU A L CARTILHA NACIONAL DO TRABALHADOR ARTESÃO E O MOVIMENTO PRO UNA ( União Nacional do Trabalhador Artesão) e o encaminhamento para a realização do l CONTRAR ( Congresso Nacional do Trabalhador Artesão) EM 1991 NA USINA DO GASÔMETRO. O movimento da UNA continua vivo e atuante. Conheça a CARTILHA. Entre nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=k-iZ-FK1mM0

  8. Responder

    VOTE NA SETORIAL DO ARTESANATO

    Conto com você artesão, artesã e simpatizante desta causa, participe votando e confirmando nosso pleito, nesta eleição de delegados para ampliar nossa capacidade de articulação como categoria. Vote na setorial do artesanato que vai determinar o número de delegados do Rio Grande do Sul, para o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).

  9. Responder

    Amig@s…até às 17h de hoje, estávamos com mais de 45 votos registrados. Devemos eleger 2 delegados a partir da confirmação das presenças!

  10. Responder

    Marcia Morales aqui em Ipanema todos estão contigo! Boa sorte!

  11. Responder

    marcia morales aqui em casa já ganhou 2 votos muito competente nela nós confiamos

  12. Responder

    Vamo que vamo, com Marco Antonio! Artesão antigo e competente pra nos representar. Sucesso!

    • Responder

      O dom da arte é a vida, viver já é uma arte e saber viver é ser um artista. Marco Antônio desejo-lhe boa sorte nesta jornada da vida de artesão em levar a cultura as regiões e vilas mais pobres, pois lá carece de complacência humanitária. Um grande abraço deste líder comunitário, por José Álvaro Barreto Pereira.

  13. Responder

    O artesanato precisa de representantes capacitados e que, principalmente, tenham amor pelo que fazem. Boa sorte Marco Antonio.

  14. Responder

    Força , amiga! O Artesanato e os artesãos do Brasil só se engrandecem com a tua participação! VOTO NA MARCIA MORALES!

  15. Responder

    Sucesso, Marcia!

  16. Responder

    Conheço a Marcia desde criança. Ela filha da Guadalupe e do Adalberto. A mãe dela é artesã e o avô também foi artesão no interior. Acompanhamos o que Marcia faz aqui pelo bairro Ipanema e estamos te apoiando e torcendo por você.

    • Responder

      Agradeço, Jessy! Abraço em todos voces!

  17. Responder

    Marcia, estamos contigo, sem depreciar os demais candidatos, pois todos tem trajetória, mas por ser a pessoa ideal ao momento que se segue. Atualmente com PL da regulamentação do artesanato / artesão que deve ser sancionado nos próximos dias. Necessitamos sim de alguém que tenha um legado voltado aos mais diversos setores do artesanato, que hoje confunde-se muito com artes plásticas. Estamos confiantes da tua boa atuação! Força!

  18. Responder

    Acompanho a dedicação e o esforço da Marcia Morales desde o Mix Bazar Ipanema, há mais de 10 anos! Esta exposição contava com vários artesãos de toda parte da cidade e a Marcia sempre preocupada com os problemas dos artesãos….Parabéns pela tua trajetória! Sucesso!

  19. Responder

    PARABÉNS Professora Márcia Morales pela profícua caminhada! Certamente, amiga sua luta nos processos de integração social através das ações compartilhadas no âmbito das políticas culturais no seguimento do Artesanato no Rio Grande do Sul, formulando a diversidade das trocas de saberes e fazeres, nos legitima para fazer esse debate na perspectiva de alargarmos os nossos exercícios de fortalecimento dos conceitos de ações compartilhadas.
    Para todos nós atores sociais das (Rodas de Troca de Saberes e Fazeres) que estão participando desse processo de construção coletiva da consolidação dos espaços democráticos de direito, a vitória é da democracia!

    Temos plena convicção, que independente dos resultados do processo eleitoral do CNPC, todos nós já somos vencedores, e, certamente, a partir desse encontro teremos uma nova narrativa da diversidade cultural do Rio Grande do Sul.
    GRATIDÃO!

    “Se um dia a democracia for possível neste país, ela nascerá dos movimentos sociais e populares, do contrapoder social e político que transforma a plebe em cidadã e os cidadãos em sujeitos que declaram suas diferenças e manifestam seus conflitos”. (Marilena Chaui)
    Se fores capaz de se indignar com as injustiças do mundo, então podemos caminhar juntos, somos ativistas sociais.
    Prudêncio

    AGUARDE SEMPRE BOAS NOTÍCIAS!

    Vamos (continuar) caminhando juntos!
    Prudêncio
    Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO
    Mestre Griô, Jornalista, Assessor de Comunicação da FENAHTECT
    grioprudencio.trocadesaberes@gmail.com
    ong.movimentacao@gmail.com

  20. Responder

    Marcinha aqui em Cidreira estamos contigo!

  21. Responder

    Gostaria de saber se algum candidato tem planejado políticas referentes aos artesãos de rua de fato. Não me refiro a feras… mas aos artesãos que expõem em praças… praias… espaços públicos e que no momento estão sofrendo com as fiscalizações municipais. E quais seriam as idéias dos candidatos quanto a nossa situação!

    • Responder

      Oi, Thais, a ideia é escutar os grupos de artesãs e artesãos e pensar juntos nas soluções para os problemas! Construir a solução e propor as soluções a partir da valorização do trabalho desses profissionais no ambiente público. Tudo é possível quando nos dispomos a trabalhar em construções coletivas! Vem conosco!

      • Responder

        Tenho convicção que a marcia irá participa e encabeçar esse tipo de discussão! Ela já reivindica a criação de novos espaços para exposição!

    • Responder

      Thaís, ótima colocação! Nos preocupa a exclusão desses profissionais que não possuem a sua carteirinha de artesão ou precisam renová-la. A fiscalização, quando acontece, deveria ser no sentido de orientar e não de impossibilitar a venda no espaço publico que deve ser gratuito para os artesãos. É possível pensar em politicas culturais q agreguem e valorizem, q respeitem esses artesãos e o modo como eles querem atuar. Mas, como disse Claudia, precisamos construir coletivamente isso tudo! Vem participar com a gente!

  22. Responder

    No próximo sábado, é importante que façamos pelo menos 101 assinaturas presenciais com cpf. para que possamos eleger 3 delegados nesta primeira etapa! Devemos convidar a maior quantidade possível de artesãs e artesãos para comparecerem à Casa de Cultura Mário Quintana, no Centro de Porto Alegre, entre 9h e 18h.

  23. Responder

    Sou a favor de reciclar e aproveitar para uma geração de renda,alem de ajudar a Natureza e proteger as nascentes. Amo criar artes

  24. Responder

    Marcia querida, nós estamos contigo! bjo

  25. Responder

    Ontem, participei de mais uma reunião promovida com sucesso pelo Ministério da Cultura- Regional Sul, na presença de diversos candidatos à eleição para o Conselho Nacional de Politicas Culturais. É muito importante a participação na votação presencial, no sábado , dia 26 de setembro, entre as 9h e 18h! Haverá um debate às 14h com a presença de Vinicius Wu, secretário de articulação institucional. Quem não se cadastro como ELEITOR pela internet, poderá providenciar lá, nos computadores que o MinC irá disponibilizar! Esperamos tod@s lá!

  26. Responder

    Marcia, tenho certeza que os Artesãos de Bagé e de São Jerônimo te apoiam! Sucesso!

  27. Responder

    Amig@s…precisamos de mais votos pela internet para que o ARTESANATO NO RIO GRANDE DO SUL possa concorrer e se posicionar entre os 3 segmentos que irão representar o nosso estado no Conselho Nacional de Políticas Culturais! Os votos nos candidatos são para eleger delegados para representar o Artesanato. Cada candidato se elege com 30 votos mais 1, 31 votos, na fase presencial que acontecerá na Casa de Cultura Mário Quintana, no Centro de PoA, dia 26, o dia todo! Quem se cadastrou e votou aqui, pode ir lá votar no dia, se puder! É muito importante que falamos uma boa votação em nível nacional e estadual!

  28. Responder

    Votei na Marcia porque conheço ela e o trabalho que ela faz pelo artesanato no bairro e na cidade. Gostaria que ela consiga se eleger.

  29. Responder

    VOTE => GERALDO SANTOS
    VEJA AQUI meu currículo resumido =>Geraldo Santos é natural do município de Esteio – RS, e desde cedo já demonstrava tendências artísticas. Aos 14 anos, logo que aprendeu a se descolar pelos ônibus municipais começou a ir com freqüência para Porto Alegre, mais precisamente no centro histórico, na praça da Alfandega, onde tudo acontece, onde o público é o mais diverso possível. Cidade que reconhece em Geraldo um verdadeiro artista, que se legitima como um autêntico artesão que tem em suas próprias mãos o trabalho, com espaço fixo chamado espaço professor Brilhante ( local ao lado da Caixa Econômica Federal, na praça da alfândega). Ao longo dos anos atuando naquele lugar, ganhou espaço. Hoje todos conhecem Geraldo, que faz caricaturas, que se relaciona culturalmente com a cidade de Alegre. Voltando ao anoitecer para Esteio via metrô, descansa para voltar no dia seguinte… As feiras são esperadas e recebidas com muita alegria por Geraldo , que vê a possibilidade de um ganho maior, também mais trabalho que é o que garante o dia a dia com dignidade nas grandes cidades. Com forte envolvimento na cultura, Geraldo foi Conselheiro de Cultura de Porto Alegre. Foi representante do colegiado setorial de Artista de Rua área que ele revindicou em uma reunião na Casa de Cultura Mário Quintana. Dono de um vasto conhecimento popular, participa tantos de eventos comuns como de eventos importantes para a cidade, como o fórum Social Mundial, feira do livro, expointer e outras tantas. Geraldo afirma: “Com trabalho essencialmente artesanal, tenho realizado ultimamente, nessa fase atual, exposições com caricaturas em eventos, feiras, festas de formaturas, de fim de ano, de aniversários e de casamentos, enfim.. Onde me solicitam, faço Caricaturas NA HORA , e também Retratos. Atuo em feiras ANUAIS, exemplo Expointer, (Esteio), ExpoIjuí (Ijuí), ExpoMonte (Montenegro), ExpoBento (Bento Gonçalves) e eventualmente em feiras do livro, no interior do estado , quando convidado. Nesses últimos anos, tenho participado da Temática de Cultura do Orçamento Participativo, Fórum Municipal (POA-RS), fazendo trabalhos voluntários, junto às comunidades carentes. Neste Fórum fui por 2 vezes Conselheiro e 2 vezes Suplente de Conselheiro na Temática Cultura, eleito por delegados e representantes de diversas comunidades.. Também sou DELEGADO da Setorial de Artes Visuais (RS), representando Artistas de Rua.”

    E X P O S I Ç Õ E S:

    ARTE- AÇÃO – ARTESANATO
    Centro Shopping Graziotin
    Coordenação Elena Borssato
    Período 30/10 á 20/11/2008

    EXPERIÊNCIAS TRIMENDICIONAIS
    Espaço Alternativo – Atelier Livre
    Coordenação: José Francisco Alves
    Período: 20/10 a 30/112009.

    GRAVA-AÇÃO
    Espaço Andre Ribeiro Concella
    Coordenaçao Secr Cult Viamão
    Período: 24/11 à 5/11/2005

    IMAGENS E SÍMBOLOS DO CAMINHO DO MEIO
    Comunidade do Bairro Bom Jesus/POA
    Coordenação Núcleo de Cultura Região Leste
    Período: 29 à 30/05 2009.

    CURSOS:

    ILUSTRAÇÃO
    Câmara Riograndense do Livro – Prof. Edgar Vasquez
    Período: 5 e 6 de nov 2005 (4hs aula)

    HISTORIA EM QUADRINHOS
    Câmara Riograndense do Livro – Fabio Zimbres
    Período: 11, 12, e 13 de nov. 2005 (6hs aula)

    TRUQUES DO HUMOR DESENHADO
    Câmara Riogr. do Livro – Prof. Santiago
    Período: 3 e 4 de nov 2005 (4hs)

    CARICATURA
    Câmara Riogr do Livro – Prof Gilmar Fraga
    Período: 9 e 10 nov 2005 (4hs)

    ESCULTURA – MODELAGEM DO CORPO HUMANO
    Atelier Selmo Ramos – Prof Israel Kislansky
    Período: 3 e 4 abril 2009 ( 60 hs aula)

    MOSAICO ARTESANAL
    Atelier Livre – Prof Cláudia Sperb
    Período: agosto à dez 2009

    PROJETOS DE ARTE PÚBLICA – Teoria e Prática
    Atelier Livre – Prof Jose Francisco Alves
    Período: março à dez 2009 (120hs)

    ESCULTURA EM SOLDA
    Atelier Livre – Marcelo Mello
    Período: 13 à18 julho 2009 (15hs)

    ARTE DE RUA – Manifestações Urbanas
    Atelier Livre – Prof Carol Flores
    Período: 4 à 8 outubro (15 hs)

  30. Responder

    Marcia Morales, uma mulher multifuncional com o lado humanista enraizado em seu caráter, lutando pelas ações comunitárias, sem preconceito ou discriminação. Sucesso!

    • Responder

      isso mesmo, a Marcia valoriza as pessoas e o trabalho da gente.

    • Responder

      Te agradeço, Kátia! Fico muito feliz com as tuas palavras, a partir da tua percepção sobre como eu funciono! Abração em ti!

  31. Responder

    Amig@s……No dia 21 de setembro, as 16h, a RRSUL MINC fará uma roda de conversa sobre as eleições para o Conselho Nacional de Politicas Culturais, na Andre Puente 441/604.

  32. Responder

    Acabo de me inscrever e votar na Marcia Morales.
    Sou artesã e acompanho o empenho da Vera Monteiro e sua equipe, para que o Artesanato seja reconhecido também culturalmente e acredito na Marcia Morales para ser a nossa representante. Bom trabalho à todas!!! Estamos juntas!!!

  33. Responder

    O Sr. Geraldo Santos, é uma pessoa que atua na profissão a + de 40 anos e sabe muito bem o que o artesão precisa para permanecer na rua fazendo este trabalho . Temos que eleger um profissional do ramo com experiência e que é atuante na área . O apoio para os outros que estão na rua será certo vote neste pessoa que muito vai colaborar com à profissão.

    • Responder

      Geraldo é um grande amigo de todos nós! Acredito que junto com Marco Antonio, possamos desenvolver um belo trabalho em prol dos artesãos e do artesanato! Abraços!

  34. Responder

    A marcia Morales incentiva muito os briques e destaca muito os trabalhos dos artesões. Grande apoiadora da cultura local.

    • Responder

      Te agradeço Susana! Nosso principal objetivo é a valorização do trabalho de artesãos e artesãs, que precisam expor o que produzem. Sou contra qualquer forma de exploração do trabalho desses profissionais, seja no espaço público, seja nos seus atelieres – quando contratados para produzir objetos com designers, por exemplo.

  35. Responder

    O problema das Feiras e dos Briques com participação gratuita para o artesão, acredito, pode ser objeto de estudo pelo Conselho Nacional de Politica Cultural. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio – SMIC- visa à constituição de briques, segundo o próprio secretário em exercício. O debate sobre o assunto com secretários municipal e estadual de cultura junto aos artesãos ou seus representantes é necessário para que possamos desenvolver politicas culturais q subsidiem a constituição de feiras e briques q valorizem o artesão e o artesanato local, bem como a convivência com artesãos de fora do estado e do país..

  36. Responder

    Ontem, participei de uma reunião com o vereador Alberto Kopittke e lideranças do Artesanato no nosso estado para resgatar a Feira Estadual de Artesanato , que aconteceu em 3 edições e foi extinta. Propomos a criação de um Projeto de Lei a ser apreciado pela Câmara Municipal, para q seja instituída a feira – o q se justifica historicamente e a partir do reconhecimento de q feiras e briques permanentes ou itinerantes são representativos da nossa cultura identitária local.

  37. Responder

    APROVADO O PL DOS ARTESÃOS

    Aprovado ontem de manhã o Projeto de Lei 7755/2010 que regulamenta a profissão de artesão no Brasil. Um projeto q tramitava no Congresso Nacional há mais de seis anos.. Esperamos q os artesãos brasileiros e seus representantes discutam e participem da elaboração de propostas para o ARTESANATO e o ARTESÃO na área da Cultura!

  38. Responder

    REINALDO CUSTODIO DA SILVA
    10 de setembro de 2015 / Artesanato – SP
    Responder
    A (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta 09/09/15 ás 12h30 a regulamentação da profissão de artesão PL 7755/10.
    Como tramitava de forma conclusiva, e já havia sido aprovado pelo Senado, a proposta segue sem alteração para sanção da Presidenta da República.
    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/495711-CAMARA-APROVA-REGULAMENTACAO-DA-PROFISSAO-DE-ARTESAO.html
    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=795952&filename=PL+7755/2010

    • Responder

      Comemoramos aqui no sul do país, amigo!

  39. Responder

    Marcia Morales as Artesãs da FEIRA DO PARTENON estão contigo!

    • Responder

      Agradeço o apoio de todos as artesãs! Abraços!

  40. Responder

    Marcia, o BZN ESTA AO TEU LADO, faço das palavras da Vera Monteiro as minhas.

  41. Responder

    Muitas dúvidas sim, principalmente em relação ao artesão que se aposentou em outra profissão. A questão previdenciaria acredito que se esclareça em seguida.

  42. Responder

    Hoje, participamos de um encontro promovido pelo Ministério da Cultura- Regional Sul para nos informarmos melhor sobre o funcionamento deste pleito que elegerá representantes do nosso estado para o segmento do ARTESANATO!

    • Responder

      Oi Marcia….e como foi o encontro ??? Esclarecedor ???? Sinto que está havendo muitas dúvidas por parte de todos os participantes.

  43. Responder

    Acredito que o ano de 2015 será de muitas conquistas para o setor da atividade artesanal. Artesã desde 1982, experienciei momentos de lutas por espaço da categoria, no reconhecimento e valorização do profissional Artesão (a) .

    • Responder

      Sim, Rejane, a ideia é essa: multiplicar as nossas conquistas na área da Cultura! Pela primeira vez o segmento ARTESANATO se distinguiu das Artes Visuais ou das Culturas Populares neste pleito! O que já demonstra o quanto avançamos!Mas, ainda temos muito pela frente! Abração em ti!

  44. Responder

    Se hoje estou fazendo meu caminho na zona sul, como artesã e artista, devo ao teu apoio, sempre me estimulando e requisitando minha participação, te agradeço por mim e pela valorização da atividade artesã. Teu empenho está sempre presente e contagia.

  45. Responder

    Se hoje estou fazendo meu caminho na zona sul, como artesã e artista, devo ao teu apoio, sempre me estudando e requisitando minha participação, te agradeço por mim e pela valorização da atividade artesã. Yeu empenho está sempre presente e contados.

    • Responder

      Cristine, querida, muito grata por tuas palavras! Abraço grande!

  46. Responder

    Defendo a candidatura de Marcia Morales, por entender que para representar um setor importante como o artesanato tem que ter um envolvimento direto e ser uma estudiosa da cultura voltada para este setor. No ano do VII Congresso Nacional dos trabalhadores artesãos em que se espera a aprovação definitiva da regulamentação da profissão de artesão se faz necessário como nossa representante neste Conselho a Marcia Morales. Sucesso neste pleito.

    • Responder

      Muito grata por tua participação no fórum e por tuas palavras, amigo! Estamos a presenciar um momento inédito para os artesãos e artesãs na área da Cultura! Espero realmente fazer parte desse grupo e contribuir com os avanços e realizações para o bem de nós todos do Artesanato! Abraço grande!

  47. Responder

    Márcia Morales, a Associação Gaúcha de Artes Integradas – AGAI, que tem suas raízes no artesanato, deposita em tua eleição todas suas esperanças e certezas no teu trabalho sério e competente que irá beneficiar à todos que sabem da força e importância do artesanato em nosso País, como gerador de renda, cultura e entretenimento.
    “ O ARTESANATO CONFUNDE-SE COM A HISTÓRIA DO HOMEM, POIS A NECESSIDADE DE SE PRODUZIR BENS DE UTILIDADE E DE USO ROTINEIRO E ATÉ MESMO ADORNOS, EXPRESSOU A CAPACIDADE CRIATIVA COMO FORMA DE TRABALHO.”

    • Responder

      Muito obrigada, Vera! Nosso trabalho é o que nos fortalece em nossa caminhada diária! Abraço grande!

  48. Responder

    Hoje, como representante da Associação Gaúcha de Artes Integradas, na presença da Deputada Federal Maria do Rosário, a representante do Ministério da Cultura – Regional Sul, Leila Rosso Betim, o Vereador Aldacir José Oliboni, o presidente da Cooparigs Cooperativa Artesãos, Sergio Freitas, junto aos demais representantes das principais entidades de artesãos do RGS, conversamos sobre a continuidade do PL 7755-2010, que dispõe sobre a profissão de artesão! (…)

  49. Responder

    (…).Apoiamos este importante projeto que após tramitar na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), poderá ser sancionado pela presidenta Dilma! Nesta oportunidade, falei sobre a importância do reconhecimento da profissão de artesão para q municípios e estados brasileiros façam referência direta ao artesão e à atividade artesanal! Falei sobre a representatividade nos Conselhos Municipal e Estadual de Cultura, e a participação nos editais de fomento! Falei sobre o trabalho de pesquisa que desenvolvo aqui na zona sul de Porto Alegre que visa o resgate das memórias do antigo Artesanato Guarisse (1970-1990), e da importância de unidades museológicas comunitárias que evidenciem a presença e as memórias relacionadas ao Artesanato e ao Artesão!

  50. Responder

    Oi Márcia Morales, tenho certeza de que vc sera uma grande força para o artesanato do rs

  51. Responder

    Olá Márcia, bem vinda !!!! Você tem conhecimento do Plano Setorial de Artesanato, elaborado e colocado em consulta pública em 2014 ???

    • Responder

      Sim, tenho conhecimento e participei da consulta pública!Abraço!

      • Responder

        Fico feliz pelo fato do Plano Setorial ser reconhecido por profissionais como você !!! Posso falar com propriedade sobre o assunto pois participei da construção e do próprio Colegiado em seu primeiro pleito (2012-2014) ao lado de Marly Cuesta, a qual representou a região Sul no pleito 2012-2014. É fundamental que o Colegiado possa ter pessoas com o seu talento, articuladas e tão envolvidas com o segmento.

        • Responder

          Que bom ler a tua postagem, Fernanda! Te agradeço! A ideia é esse, somar forças, saberes e desejos, multiplicar essas trocas e fazer acontecer! Abração em ti!

          • Responder

            Multiplicar e compartilhar. Duas palavras tão sábias e tão importante para o setor artesanal (assim como para todos outros segmentos), que devem vir sempre acompanhadas da humildade.