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Setorial de Dança de São Paulo (SP)

Candidatos(as)

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Vera Cristina Santos e Silva de Athayde
+
Votos: 79

Vera Cristina Santos e Silva de Athayde

Defesa do candidato:

A minha candidatura tem como objetivo fortalecer e promover políticas culturais voltadas às práticas e artes corporais , que dialoguem com os saberes e fazeres da cultura popular e tradicional , levando-se em consideração o campo da dança e educação, dança e ancestralidade, dança e criação, desde das comunidades escolares ao mundo de investigações acadêmicas contemporâneas.

Experiência:

Dançarina-pesquisadora,mestre em Artes pela Unicamp (SP),arquiteta, coordenadora do Centro de Referência da Cultura Brasileira no Ponto de Cultura Oca-Escola Cultural em Carapicuíba/SP.Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Rituais e Linguagens na Pós–Graduação do IA da Unicamp.Diretora do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais e Suplente no CNPC no colegiado das culturas populares.


CÍNTIA RAFAELA BRAGHIM BELTRAN TAMIÃO
+
Votos: 10

CÍNTIA RAFAELA BRAGHIM BELTRAN TAMIÃO

Defesa do candidato:

Acredito que é de suma importância a representatividade de um profissional do interior, pois tem experiencias com uma realidade diferente quanto a cultura e arte local, pois as cidades do interior tem trabalhos muito relevantes artisticamente assim como na área da dança, mas que se depara com muitas barreiras quanto ao fomento para desenvolver seu trabalho.

Experiência:

Licenciada em Educação Física, pós-graduada em Dança e Consciência Corporal, Coordenou os Projetos Culturais da Secretaria de Cultura e Turismo de Leme de Agosto de 2013 à maio de 2015. Diretora Geral e Coreografa do projeto de PROAC- ICMS “O Tocador de Luzes” no ano de 2015 e estudando do curso do SESC de Gestão Cultural em São Paulo/SP, diretora da Cia de Dança "Oficina das Artes" Leme/SP.


Ana Sharp
+
Votos: 27

Ana Sharp

Defesa do candidato:

Minha candidatura tem por objetivo fomentar políticas públicas para a formação em dança, contemplando sua diversidade estética e de modos de pesquisa e criação, garantindo espaços de experimentação, aprendizagem, formação, criação e circulação. Pretendo articular a criação de Fóruns Nacional e Regionais permanentes de reflexão e debates sobre formação em dança, nos seus mais diversos aspectos.

Experiência:

Bailarina, atriz e educadora em dança. Graduada em Dança (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Anhembi-Morumbi. Coordenadora artístico-pedagógica do Programa Vocacional da SMC. Educadora de dança contemporânea da Fábrica de Cultura. Membro- fundadora do Coletivo pelas Políticas Públicas de Formação em Artes na Cidade de São Paulo


CARLOS KISS
+
Votos: 10

CARLOS KISS

Defesa do candidato:

Em defesa do fortalecimento e ampliação da visibilidade da dança negra contemporânea e suas técnicas, construindo um debate para a democratização do espaço da dança, possibilitando a pluralidade de estilos. Comprometimento com ações de qualificação e formação em dança. Difundir e fomentar a dança negra contemporânea no Estado. Criar fórum de debates sobre a contribuição do negro na dança.

Experiência:

Bailarino e pedagogo formado na UNICAMP, especialista em Educação Popular pela UNESP- Rio Claro, coordenou o Projeto Dança e Educação e Autoestima (1998=2003)- UNICAMP e o Projeto Portal para a Cidadania - (2001) Ministério da Justiça, Pesquisa danças regionais brasileiras de origem negra e de dança negra contemporânea desde de 1984, desenvolvidas na Africa do Sul, Moçambique e Estados Unidos.


Sandro Borelli
+
Votos: 97

Sandro Borelli

Defesa do candidato:

Pretendo aproveitar a minha experiência de 3 décadas na área da Dança para continuar lutando pela concretização de novas politicas culturais para a Dança brasileira. É vital resistir contra a coisificação humana que transforma vida em mercado e o cidadão em mercadoria. É fundamental produzir ferramentas políticas capazes de qualificar o espírito crítico, reflexivo e ético na sociedade brasileira.

Experiência:

Artista e militante da dança desde 1985. Fundador, diretor artístico e coreografo da Cia.CARNE AGONIZANTE/SP. - Possui 9 prêmios concedidos pela crítica especializada na área da Dança. - Criou a revista de Arte e Cultura da Dança MURRO EM PONTA DE FACA. - Professor da Pós Graduação da Escola Superior de Artes Célia Helena (2014/2015) - Atual presidente da COOPERATIVA PAULISTA DE DANÇA.


Igor Orsolon
+
Votos: 34

Igor Orsolon

Defesa do candidato:

Articular um maior apoio aos principais eventos e que entre no calendário oficial da cidade; Articular com entidades públicas e privadas, com propósito de fomentar a realização desses eventos; Divulgar por meio da Dança a cidade com o propósito de fomentar o turismo de lazer; Oportunizando a geração de novos negócios; firmando convênios estratégicos e incentivando o crescimento da região.

Experiência:

Defensor das causas justas e de bem-comum, Produtor Cultural, brasileiro, solteiro, carrego 16 anos comigo um currículo repleto de produções, projetos culturais e educacionais. Fundador e Diretor da Phenomenal Creative Produções, Observatório de Breaking, 1° Prêmio de Breaking e o Projeto R.U.A, implemento um novo caminho para as novas gerações e um conceito sobre à Dança na cidade de São Paulo.


Nelson Triunfo
+
Votos: 38

Nelson Triunfo

Defesa do candidato:

Por toda a experiência dentro das danças urbanas, muitos alunos meus que saíram da periferia hoje moram em países onde sobrevivem de dança. Tenho dançarinos campeões mundiais. Alguns melhores dançarinos e dançarinas de São Paulo são ex alunos meus.

Experiência:

Dançarino desde os anos 70s. onde dançou com James brown,Toni Tornado ,TIM MAIA entre outros. É percursor da dança de rua do Brasil. Um dos primeiros a desenvolver trabalhos sociais no Brasil com jovens periféricos. Fundador da primeira casa de Hip Hop no Brasil. Em 92 ganhou o standart de ouro como melhor passista na Vai-Vai do CARNAVAL PAULISTA pela Globo.


raphaela barboza lima da silva
+
Votos: 2

raphaela barboza lima da silva

Defesa do candidato:

Vejo a necessidade de dar visibilidade a dança dentro das políticas públicas brasileiras, de se discutir essa arte como um todo e não apenas como um "adereço" para outras artes. Quero ajudar a construir conhecimento e fomentar a dança dentro do Brasil.

Experiência:

Formada em Bacharelado e licenciatura em dança (graduação sanduíche) pelas Universidades Federal de Viçosa-MG e Universidade Técnica de Lisboa- Faculdade de motricidade humana. Pós graduada em Metodologia do ensino das artes, se especializou na produção artística, de eventos de dança. Trabalhando a pareceria entre a docência e a produção. Dialoga facilmente entre as técnicas de dança contemporânea


Sandra A Bernardo
+
Votos: 166

Sandra A Bernardo

Defesa do candidato:

Desejo poder continuar meu trabalho sobre a manifestação artística das danças étnicas no meu estado e assim representar dignamente esse seguimento com seriedade. Sendo membro do CID-UNESCO espero ampliar ainda mais o acesso da população geral a uma categoria de dança ainda envolta em muitos estereótipos, dessa forma promover eventos sérios com pessoas realmente capacitadas.

Experiência:

Há 20 anos atuo na área de dança flamenca, dança do ventre e dança cigana. Ministro oficinas gratuitas com o objetivo de tornar a dança acessível a várias pessoas, trabalhando dessa forma corpo e mente integralmente. Levo sob a forma de Mostra Cultural o resultado dessas oficinas além de participar de eventos em escolas e faculdades para esclarecimento sobre danças étnicas.


Candidato(a) eleito(a)
Robertha Carneiro
+
Votos: 8

Robertha Carneiro

Defesa do candidato:

Acredito que devido a minha atuação e aprendizado no estado da Bahia, tenho muito a colaborar na construção de políticas públicas, fomento e difusão da dança no estado de São Paulo, principalmente em relação ao interior do estado, que é extremamente rico. Trabalharei para construção de uma rede que favorecerá a difusão/circulação de informações e trabalhos, intercâmbio de bailarinos, etc.

Experiência:

Estudante do curso de licenciatura em Educação Física, possui D.R.T E CREF (provisionado) com experiência de 21 anos como professora nas modalidades de ballet , jazz, moderno e contemporaneo, entre outros. Desenvolveu projetos específicos de dança em escolas públicas. É curadora do Festival Balaio de Dança em Porto Seguro-BA, coordena a rede Movimento Dança Bahia. É gestora/articuladora de dança .


Flip Couto
+
Votos: 78

Flip Couto

Defesa do candidato:

Fortalecer a formação, difusão e produção da dança através do diálogo entre artistas, produtores e gestores. Ampliar os modos de se fazer e pensar a dança respeitando a diversidade, potencializando e dando luz a novos artistas e grupos presentes nos cursos de formação em dança, além de apoiar e dar continuidade à trabalhos já reconhecidos por sua trajetória, atuação e representação no estado.

Experiência:

Dançarino e pesquisador em Danças Urbanas é fundador e diretor do Grupo Funk Fanáticos e interprete da Cia. Discípulos do Ritmo. Atuante na cena paulista desde 1999 lecionou em projetos de formação em dança como projeto Vocacional e Arquimedes, além de trabalhar em parceria com diversos coletivos de dança do estado. Em 2010 realizou um intercâmbio cultural de 3 anos atuando na Alemanha e França.





Fórum de Debates

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55 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    Hoje, dia 09 de outubro, é o prazo estipulado pelo MINC para divulgar os resultados do processo eleitoral. Estamos aguardando, a final nós eleitores e candidatos cumprimos os prazos estipulados pelo governo, e esperamos o mesmo. Além do mais, num processo todo informatizado, imaginamos que os resultados tenham sido imediatos ao término da votação.

  2. Responder

    Prezados colegas do Fórum Setorial de Dança de São Paulo

    BOM DIA A TODOS…
    Sou Candidato pelo Fórum Setorial de Culturas Populares e estou compartilhando a todos CANDIDATOS o post de hoje junto ao meu Setorial

    O MOTIVO DE QUEM NÃO ESTÁ CONSEGUINDO VOTAR.
    Hoje falei via telefone com a Tassia da Representação Regional de São Paulo que foi super bacana e esclareceu a questão.
    Na Plataforma houve o período de INSCRIÇÃO tanto para CANDIDATOS como ELEITOREIS, nesse sentido, QUEM NÃO SE CADASTROU NÃO PODE MAIS VOTAR, mesmo a VOTAÇÃO SENDO ABERTA até 7 de outubro. (se a votação vai até dia 7 de outubro, por quê fechar o sistema?)
    Por tanto os colegas CANDIDATOS que estão fazendo suas CAMPANHAS, PEDINDO VOTOS, se a pessoa NÃO SE INSCREVEU ANTERIORMENTE (antes de fechar o sistema na Plataforma) NÃO TERÁ COMO CONSIGNAR O VOTO. Na conversa com a Tassia ela me adiantou que É IMPOSSIVEL O MINC REVER A QUESTÃO.
    Lamento que na reunião presencial de São Paulo na SEC os representantes do MINC não INFORMARAM essa questão e fica uma sugestão para o próximo certame quanto á questão da VOTAÇÃO que entendo que tem que ser revista a metodologia na PLATAFORMA, pois nós CANDIDATOS teremos um tempo maior para captar votos já que essa é proposta de alargar a discussão junto s Sociedade Civil. Acredito que todos ainda estão em plena campanha para captação de votos.
    Boa sorte aos Colegas Candidatos e talvez possamos OS CANDIDATOS em um futuro próximo promover uma reunião conjunta para elaborarmos propostas e fazer uma discussão alusiva ao Setorial.
    Por último sugiro a todos CANDIDATOS a entrarem em contato com a Gestão da Representação do MINC em SP (2766-4300) procurem a Tassia ou Gil Marçal para registrar essa questão, quisá o MINC faça uma escuta das bases e REVERTA NA PLATAFORMA A IMPOSSIBILIDADE DAS PESSOAS VOTAREM ATÉ O DIA 7 DE OUTUBRO.
    Saudações Culturais
    DINHO RODRIGUES
    Candidato ao Setorial de Culturas Populares

  3. Responder

    Flip!

  4. Responder

    O milagre da arte salva muitos jovens em vulnerabilidade social. Um desses meios é a dança que nos traz inúmeros benefícios. Nelson Triunfo é uma personalidade da dança que chega até esses jovens!! Obrigada Nelson????????

  5. Responder

    Vai Nelsão.

  6. Responder

    Muita gente boa nessa eleição, compromissados com a CAUSA em si, entro de nosso universo poético e profissional que é a dança. Não acho interessante setorizar a coisa, pois a dança está cada vez mais universal e “mixada”, então acredito que as causas precisam ser globalizadas, as metas absorvidas e contemplativas para todas as danças existentes, e não do estilo predileto de seu candidato. Minha ligação com o Nelsão é grande, e minha parceria com o Flip me remete a crer que ele olhará por todas as áreas. portanto, vamos lá. O dever não é só dos candidatos, mas todos precisamos nos envolver! A dança precisa ser mais representativa nesse país.

  7. Responder

    Flip Couto com certeza. Preparado e compromissado com o setor. Respeito a todos os demais

  8. Responder

    NELSON TRIUNFO!!!

  9. Responder

    Flip!!!!

  10. Responder

    Nelson Triunfo!!!!

    Anos e mais anos de militância pela nossa cultura

  11. Responder

    ANGELA NOLF
    25 de setembro 2015 / DANÇA – SP
    Concordo plenamente com os comentários listados por Marcos Lima de Moraes.

  12. Responder

    SANDRO BORELLI tem mostrado seu fôlego na defesa da dança, promovendo o debate, enfrentando resistências do poder público no reconhecimento das demandas de vários setores da dança e articulando com talento as questões que precisam ser enfrentadas. Sua presença no CONSELHO será importante, MESMO COM TODAS AS CRITICAS QUE FAZEMOS AO ESVAZIAMENTO DE QUALQUER PODER CONCRETO POR PARTE DO MESMO. Acredito que a principal mobilização necessária no campo das artes não é essa; não devemos consumir nossa energia numa disputa por nada de muita importância, como são os assentos no Conselho.

  13. Responder

    Flip Couto tem o meu voto e apoio por tudo que já realizou dentro do cenário das danças urbanas em nosso país, também devido oao knowhow que possui.
    Sucesso Flip.

  14. Responder

    sou escultor em Embu das Artes tenho participado de varias intervenções, onde pude observar a participação ativa de minha candidata, seu trabalho voltada para cultura principalmente envolvendo menores me fez participar desta votação

  15. Responder

    “Atualmente, o CNPC possui 17 Colegiados Setoriais instalados nas seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas dos Povos Indígenas; Culturas populares; Dança; Design; Literatura; Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; e teatro. Essas instâncias têm por atribuição debater, analisar, acompanhar, solicitar informações e fornecer subsídios ao CNPC para a definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais.”
    – Como pode se observar a Cultura Cigana não está contemplada pelos 17 Colegiados.
    . A riqueza cultural dos ciganos merece ser melhor reconhecida e valorizada.

  16. Responder

    Meu apoio para Vera Cristina é porque conheço o desempenho na causa, e sempre ajuda em todas as construções, ,,,força amiga

  17. Responder

    tenho confiança e melhorias

  18. Responder

    Mestre da Comunidade Jongo Embu das Artes, e titular do Conselho Fiscal do Forum para as Culturas Populares e Tradicionais

  19. Responder

    Sandro Borelli, o melhor!

  20. Responder

    Sandro Borelli em trabalhado seriamente pra dança paulista e pode acrescentar muito neste conselho.

  21. Responder

    Sandro é demais representativo!!!
    Goiás está com vc!!

  22. Responder

    A comunidade da Aldeia de Carapicuíba vota em Vera Athayde, que desde 1999 atuando diretamente com crianças e adolescentes, trazendo sua bagagem Pernambucana.

    • Responder

      Olá Natália , agradeço o seu voto , pois você fala das crianças , mas sei que hoje , reconheço muitas delas inseridas no meio da cultura e da arte. Uns no ato de criar , outros na dança , e por fim alguns ministrando aulas de música e participantes de grupos musicais. VIVA A DANÇA!!!!

  23. Responder

    Olá a todos (as) os candidatos (as) se aproxima o dia 25 de SETEMBRO , a eleição presencial do CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICAS CULTURAIS, por enquanto na instância estadual em rumo para NACIONAL, aproveito e convido a todos (as) a participarem e fortalecerem este momento da PRESENCIAL.
    Dia : 25 de setembro , na SECRETARIA DO ESTADO DA CULTURA
    Horário : 09:00 às 18:00 h
    E, vamos fortalecer para que sigam 03 candidatos para Nacional.
    A presença e a assinatura de confirmação é fundamental. Precisamos movimentar para que eleitores compareçam também na presencial.

  24. Responder

    Importante ter alguém com experiência com trabalhos culturais. E pelo modelo e política de trabalho, respeito e trabalho de visão, acredito que Igor Orsolon representa muito bem esse cargo.

  25. Responder

    Tenho plena certeza que o igor Orsolon irá me representar, com seus ideais e conhecimento sobre a cultura estou invicto que iremos longe..
    ass:Paulo Taz

  26. Responder

    Igor Orsolon é a pessoa que tem o potencial para me representar, por isso dou meu voto com a certeza de estar elegendo a pessoa certa!!!
    Ass. GERSON “BBoy tattoo street som crew”

  27. Responder

    Deixo meu voto a Igor Orsolon acreditando que a dança estará bem representada por alguém que sempre fortaleceu o Hip Hop tanto pelo setor privado como politicas publicas!

  28. Responder

    Importante valorizar a candidatura de Carlos Kiss, que defende “Difundir e fomentar a dança negra contemporânea no Estado. Criar fórum de debates sobre a contribuição do negro na dança.”

    • Responder

      Josias.
      Agradeço o apoio e reitero meu comprometimento com a construção de politicas de valorização e visibilidade da dança negra.

  29. Responder

    Voto e apoio a candidatura de SANDRO BORELLI não apenas pelo carreira consolidada enquanto bailarino e coreógrafo, mas sobretudo por acompanhar nestes últimos anos, a luta veemente para o fortalecimento da Dança em âmbito nacional.

  30. Responder

    VOTO NO CANDIDATO CARLOS KISS PELA SUA SERIEDADE E LONGOS ANOS DE PESQUISA,,CONHEÇO SEU TRABALHO COMO BAILARINO E COREÓGRAFO QUE TRAZ UMA PROPOSTA INOVADORA ALIANDO TODO SEU CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM AS MONTAGENS COREOGRÁFICAS DESENVOLVIDAS ALIANDO TODAS AS TÉCNICAS TRADICIONAIS DE DANÇAS NEGRAS DE VÁRIAS PARTES DO MUNDO E DO CONTINENTE AFRICANO,COM A DANÇA CONTEMPORÂNEA.ACUMULA VASTA EXPERIÊNCIA NESSA ÁREA E UM CURRÍCULO QUE POUCOS PROFISSIONAIS DETÊM.TODA A SUA VIDA FOI DEDICADA A LUTA PELA ACESSIBILIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA NA DANÇA E NA ARTE.CONFIRA OS TRABALHOS,VALE A PENA!!!

    • Responder

      Obrigado, Priscila. Vamos colorir a dança brasileira e chega de apropriações e exclusões

  31. Responder

    Apoio o candidato SANDRO BORELLI, pois tem marcado politicamente a Dança com atuações potentes no debate por politicas públicas para a Dança.A experiência na Cooperativa Paulista de Dança e sua participação no Centro de Referência à Dança ( CRD ) mostra sua preocupação com a expansão da Dança e o amplo acesso para a população, já que seu objetivo foi ampliar os estilos no CRD ( espaço da antiga Escola Municipal de Bailado ) que se apresentam no espaço, e a participação do público de forma gratuita. Na sua luta por politicas públicas SANDRO BORELLI ainda tem garra para lutar pela regulamentação da profissão de bailarino, o que implica numa nova inclusão da lei na área da Previdência Social, onde o bailarino poderá se amparar como trabalhador que expõe seu corpo ao fazer estressante de diversos movimentos, com a nova regulamentação proposta e com a luta de SANDRO BORELLI por São Paulo, os bailarinos poderão ter uma aposentadoria digna.Na esfera federal este bailarino também vem atuando por uma construção de um FOMENTO À DANÇA NACIONAL.Um vote consciente e com forte base de debate e construção politica. VOTE SANDRO BORELLI.

  32. Responder

    Pergunto as mesmas coisas à Sandra Athayde e ao Sandro Borelli, cujas apresentações intuí que há uma prática mais comprometida com a democratização da cultura ( mas também a qualquer um que lide com cultura):

    Minha crença é de que há público interessado em cultura. Quando uma pessoa oriunda das classes populares tem oportunidade de ver um espetáculo de dança ou de outra manifestação artística, ela sempre se sente tocada por aquela sensibilidade que a obra quer provocar. Há público e há produção digna desse público. O que fazer para que um alcance o outro?

    Não é uma falsa questão a cultura erudita X cultura popular? A quem interessa essa divisão de qualidade (não de alcance e elaborações? ? Há manifestações e produções populares altamente elaboradas e as pessoas que pouco têm acesso são capazes de perceber uma elaboração nos trabalhos artísticos. Elas sabem distinguir Fábio Júnior de Beethoven.por exemplo. Não há um elitismo e visão equivocada na concepção de muitos produtores e gestores de cultura?

    • Responder

      OLá Marines!!
      Minha crença é de que há público interessado em cultura. Quando uma pessoa oriunda das classes populares tem oportunidade de ver um espetáculo de dança ou de outra manifestação artística, ela sempre se sente tocada por aquela sensibilidade que a obra quer provocar. Há público e há produção digna desse público. O que fazer para que um alcance o outro?
      R: FALTA POLÍTICAS PÚBLICAS MAIS OBJETIVAS E AGRESSIVAS PARA O SETOR, GESTORES MAIS QUALIFICADOS E UMA ARTICULAÇÃO MAIS EXPRESSIVA DOS ARTISTAS.

      Não é uma falsa questão a cultura erudita X cultura popular?
      R: SIM, NÃO TEM PROPÓSITO.
      A quem interessa essa divisão de qualidade (não de alcance e elaborações? ?
      R: ENTENDO QUE É IGNORÂNCIA MESMO. A CULTURA NÃO TEM SIDO PRIORIDADE POLITICA.
      Há manifestações e produções populares altamente elaboradas e as pessoas que pouco têm acesso são capazes de perceber uma elaboração nos trabalhos artísticos. Elas sabem distinguir Fábio Júnior de Beethoven.por exemplo. Não há um elitismo e visão equivocada na concepção de muitos produtores e gestores de cultura?
      R: NÃO BASTA SABER DISTINGUIR F.JUNIOR DE BETHOVEN, É NECESSÁRIO ARGUMENTAR O PORQUE.
      SIM, HÁ UMA VISÃO EQUIVOCADA DOS PRODUTORES PARA AMBOS OS LADOS. NESTE CASO O PROBLEMA NÃO É O ELITISMO, É A FALTA DE POLÍTICAS PARA O SETOR QUE FAZ O PRODUTOR APOSTAR PARA TODOS OS LADOS.

    • Responder

      Olá Marines!!!! vai aqui a minha resposta, tenho quase certeza que sou eu mesma , VERA ATHAYDE , quem você se dirigiu, pois tem uma troca no primeiro nome. Considero que no momento que estamos no Brasil a CULTURA se desenha por muitos meios, e a formação de público e a democratização do acesso é um fator primordial para que tenhamos uma transformação social e um possível espírito crítico. As ações culturais são um vetor importante para que os sujeitos, cidadãos, tenham também oportunidades de inverter papéis e por fim, criarem as condições necessárias para inventarem seus fazeres e organizações socioculturais de forma coletiva, arte e ação social.
      Todos (as) temos uma sensibilidade, e temos uma vontade, e se o ato criativo, seja em dança, ou em qualquer expressão artística é compartilhado, incentivado, e mais ações de promoção cultural ocorram distribuídos em espaços não convencionais, acredito que poderemos começar a pensar em alguma medida de não ser prerrogativa exclusiva de determinadas classes sociais o acesso aos bens culturais. TEMOS QUE MELHORAR AS NEGOCIAÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE O PODER PÜBLICO E AS CLASSES ARTÍSTICAS.
      Você fala também deste jogo entre Cultura Popular e Cultura Erudita, ao meu ver esta separação não deveria ter sentido em nenhum contexto da CULTURA E DA ARTE. O que se produz dentro de um laboratório de investigação e criação em dança tem sua equivalência nos espaços tradicionais dos fazeres e saberes dos mestres e zeladores da cultura popular. A nossa luta no viés da CULTURA POPULAR é para uma maior promoção, valorização e difusão da Cultura Popular, e suas possibilidades de também fortalecer a arte brasileira. O enfoque é que as gestões dos grupos populares e tradicionais sejam mais amparados pelo poder público.
      E quanto à distinção entre um músico de mídia e Beethoven, um cânone da musica erudita, não temos dúvidas que a população tem plena consciência do diferencial das suas formas, quem talvez não tenha consciência são os gestores ou produtores separando uma cidade, e definindo o que ela deseja receber como bens culturais.
      Quanto aos gestores e produtores necessitam de uma maior qualidade na sua formação, além de uma maior alteridade nas relações entre cultura e arte. E por fim, penso que o elitismo é falta de aprofundamento nos seus projetos , digo comprometimento e reponsabilidade.

  33. Responder

    Ana tem tido um trabalho especial à frente de projetos de formação em dança e o coletivo que integra é um espaço mais super instigante para quem quer debater políticas públicas em arte!!! Tem meu voto e meu apoio!

  34. Responder

    A advocacia perdeu uma grande advogada, pois o amor a dança falou mais alto. Robertha Carneiro sempre guerreira com certeza lutará em favor da dança enquanto cultura e inclusão social.

  35. Responder

    Precisamos de representação em todos os setoriais. A dança em específico.

  36. Responder

    Olá companheiras candidatas ao setorial da DANÇA , temos que mobilizar o nosso setorial para a votação presencial, pois a eleição se definirá no dia 25 de setembro na Secretaria do estado da Cultura de São Paulo e para que possamos ter uma maior representatividade na DANÇA teremos que ter a presença de mais de cem eleitores pela via presencial. VAMOS NOS MOBILIZAR e divulgar a renovação do CNPC. Um trabalho de articulação constante.

  37. Responder

    Por seus trabalhos desenvolvidos com amor, garra e criatividade na área da dança e do universo artístico enraizado na cultura popular, voto em Vera Cristina Athayde, e fico feliz em ver este canal aberto para a construção de políticas públicas culturais que fortaleçam as produções culturais locais.

    • Responder

      Olá Solange, agradeço o seu voto . E estendo o agradecimento a sua colaboração nas políticas culturais do município de Carapicuíba. Vamos nos fortalecer para impulsionar a dança e buscar possibilidades de transformação social e política em Carapicuíba.

  38. Responder

    Eu apoio VERA ATHAIDE pelo seu trabalho com a OCA ESCOLA CULTURAL e com todas as outras comunidades culturais onde ela está sempre presente discutindo e participando de reuniões, fóruns regionais .nacional e encontros das culturas populares sempre somando com todos.

    • Responder

      OLÁ TECA , agradeço a sua força. E vamos ficar na torcida para que possamos fortalecer as políticas públicas para a dança popular em diálogo com todas as vertentes da criação a educação.

  39. Responder

    Eu apoio a candidata Vera de Athayde por seu trabalho e comprometimento com a Cultura brasileira tanto com a comunidade da Aldeia de Carapicuíba, um patrimônio histórico de 1580, como por sua atuação em todos os fóruns regionais e nacional nas discussões sobre políticas públicas no Brasil e na América Latina.

    • Responder

      Olá Cristina, grata pelo seu apoio , e da mesma forma pela parceria por quase 15 anos acreditando no patrimônio humano , e sua arte e cultura. E, vale lembrar , que tenhamos um compromisso além do Brasil , que possamos dobrar os esforços para compromissos com a dança na América Latina.

  40. Responder

    A Oca Escola Cultural e toda a comunidade da Aldeia de Carapicuíba validam a candidatura da Vera Athayde por sua intensa participação intensiva nos fóruns e conselhos municipais, estaduais e federais e comprometimento com as cultura e políticas públicas para a cultura.

    • Responder

      Olá Lucilene, agradeço a confiança. E que possamos continuar lutando pelas iniciativas culturais dos municípios de São Paulo , além disso pela
      transformação social através da arte e da cultura brasileira.

  41. Responder

    Gente! As votações iniciam em 8/9/2015

  42. Responder

    Ola , sou do Rio de Janeiro, já me inscrevi como eleitora, mas na página de votar aparece São Paulo???

      • Responder

        Obrigado pelo reconhecimento, Raphaela!
        Estamos nos esforçando!
        Vinicus Wu

    • Responder

      Entre em contato conosco! Faremos de tudo para resolver o problema e garantir sua participação!
      Vinícius Wu, Secretário de Articulação Institucional do MinC