Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Artesanato do Ceará (CE)

Candidatos(as)

Carregando...

Angelice Santos Custódio
+
Votos: 439

Angelice Santos Custódio

Defesa do candidato:

Lutar para que o artesanato e o artesão continuem com os valores que sempre tiveram, não importa em qual segmento, seja ele, folclórico, erudito ou popular. Fortalecer no artesão a confiança e os valores que o artesanato tem, buscar o melhor para esse setor, fomentar o desenvolvimento do mesmo, buscando capacitação e promoção de comercialização e divulgação em grandes eventos nacionais.

Experiência:

Sou artesã desde criança, estou a frente de uma Associação de Artesãos e Empreendedores-AARTE, há 8 anos e da FECARCE-Federação de Cooperativas e Associações de Artesãos do Ceará, e sempre lutando para que o artesanato e o artesão seja valorizado, levando a todos eventos dos quais participo o trabalho artesanal feito por eles e divulgando, inclusive na Europa a cultura de nossa gente.


Candidato(a) eleito(a)
Benedito Monteiro
+
Votos: 6

Benedito Monteiro

Defesa do candidato:

Temos ainda muito por fazer no nosso Setor, já que também conheço as organizações na Europa - França, Itália, Espanha, Portugal, onde a categoria é regulamentada e a valorização do artesanato com valor cultural agregado tem o Seu valor e Espaço garantido. Como gerente de projeto de exportação, tive a possibilidade de reunir com Dirigentes da Chamber de Metiers na França p/ discutirmos sobre S

Experiência:

40 anos de profissão,(1973), em metal não ferroso em geral.No Embú das Artes-SP, participei do Comitê Gestor do Artesanato (1975 a 1978), em Brasilia participei da organ. na Feira de Artesanato da Torre (1980 a 86) ..Em Fortaleza, participei de um Comitê Gestor (1998 a 2000), Em 2000 fui eleito pres. do SIARA - Sind, dos Artesãos do Ceará, e Presidente do ICA-Instituto Cearense do Art.2009





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

20 participações Deixe uma resposta

  1. Responder

    PROJETOS QUE FORTALECE O SETOR TURISMO E ARTESANATO
    Foram aprovados dois Projetos para o Setor de Turismo na quinta-feira (22) nas Comissões da Câmara dos Deputados, (PLC 149/2015) que dispensa os vistos dos estrangeiros que vierem ao Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O texto agora segue para votação no Plenário do Senado.
    Foi aprovado o projeto de lei (PL 5559/9) que permite o uso da Lei Rouanet no financiamento de projetos turísticos. Com isso, as empresas do setor, como hotéis, pousadas, bares e restaurantes poderão descontar do Imposto de Renda valores investidos em projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura ou pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

  2. Responder

    O PROJETO DE LEI PROFISSÃO DO ARTESÃO É SANCIONADO E JÁ ESTÁ EM VIGOR
    O Projeto de Lei 7755/10 (Profissão do Artesão), foi sancionado sem vetos pela presidente Dilma, publicado convertido na Lei nº 13.180/2015 no Diário Oficial da União nessa sexta-feira (23) e já está em vigor.

    http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=C61D6FDF18C699F61528F8354E723A9D.proposicoesWeb2?codteor=1404084&file
    http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=484749
    https://www.facebook.com/hashtag/estatutodoartes%C3%A3o?source=feed_text&story_id=506054479570907

  3. Responder

    Parabéns para os candidatos que participaram com propostas para o setorial do artesanato. Em tempos de crise política, como estamos vivendo, é bacana ver o envolvimento de cada candidato durante as eleições. Quem sairá fortalecido no caso, será o artesanato do Brasil, as eleições precisam ser uma ferramenta para que possamos sentar, dialogar e unir forças para que o setorial de artesanato do Brasil se torne grande. Vamos em frente e nos encontramos em Pernambuco para trocarmos nossas experiências para que o artesanato brasileiro possa cada vez mais ser reconhecido e respeitado.

  4. Responder

    Querid@s artes@s,
    Inicialmente, quero parabenizar @s candidat@s pela disposição de poder colaborar no nosso Colegiado Setorial do Artesanato que,apesar das grandes conquistas dos últimos anos,ainda precisamos continuar esse árduo trabalho em prol do artesão e artesanato brasileiros.
    E só nós,verdadeiros artes@s,conhecemos os grandes gargalos que nos atormentam nessa missão.Nossa união será sempre a nossa força e nossas conquistas.
    Também quero compartilhar com todos as informações sobre nosso trabalho no Colegiado.,em especial a elaboração do nosso Plano Setorial Nacional do Artesanato no qual trabalhamos com muito vigor e responsabilidade, culminando com a Consulta Pública e que será aprovado na próxima gestão do Colegiado, além da luta pelos PL s dos Mestres, do Pró-Cultura e de outros.
    Por isso precisamos de nosso Colegiado forte.
    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/08/31/consulta-publica-do-plano-setorial-do-artesanato/

    Esse Plano visa orientar todas as políticas públicas para o Artesanato pelos próximos 10 (dez) anos, e é uma construção conjunta da Sociedade Civil e do Poder Público, representada pelo Colegiado Setorial do Artesanato.
    É fundamental, para o sucesso da política, que os artesãos de todo país tenham acesso ao texto preliminar e possam apresentar ideias e considerações sobre as estratégias e ações ali propostas.

    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/03/28/primeira-reuniao-do-colegiado-de-artesanato-2014-cnpc/
    https://bussolacultural.wordpress.com/2014/07/15/comite-gestor-do-rs-mais-igual-debate-dados-do-observa-torio-de-politicas-sociais/

    http://vota.cultura.gov.br/2015/10/02/numero-de-vagas-por-setorialestado-nos-foruns-nacionais-setoriais/

    No blog vcs encontrarão outras notícias importantes para nossa categoria.
    Me coloco ä disposição de tod@s para maiores informações.
    Fraterno abraço e luz na missão,
    Marly Cuesta
    Mestra Artesã
    Rep.da Região Sul no Colegiado Setorial de Artesanato do CNPC/MINC – Biênio 2012/2014
    Prêmio Tuxáua 2010
    bussolacultural@gmail.com

  5. Responder

    A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizará Seminário Nacional para debater “Fontes de Financiamento da Cultura”, nessa terça-feira dia 29 de Setembro das 9h às 17h, no Plenário 10, debaterá os seguintes temas: estratégias de ampliação de adesão ao Vale-Cultura, fundo de financiamento para cultura, mapeamento da indústria criativa e sistema de informações e indicadores culturais.
    http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ccult/noticias/seminario-nacional-para-debater-fontes-de-financiamento-da-cultura-1

  6. Responder

    O Ceará será muito bem representado por vc Angelice Custódio, uma mulher batalhadora e que por onde passa deixa sua marca de felicidade.

  7. Responder

    REINALDO CUSTODIO DA SILVA
    10 de setembro de 2015 / Artesanato – SP
    Responder
    A (CCJC) da Câmara dos Deputados “aprovou nessa quarta 09/09/15 ás 12h30” a regulamentação da profissão de artesão PL 7755/10.
    Como tramitava de forma conclusiva, e já havia sido aprovado pelo Senado, a proposta segue sem alteração para sanção da Presidenta da República.
    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/495711-CAMARA-APROVA-REGULAMENTACAO-DA-PROFISSAO-DE-ARTESAO.html
    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=795952&filename=PL+7755/2010

  8. Responder

    Pena que não irei participar do Encontro Estadual aqui em Fortaleza/CE que acontecerá no dia 11/09, tenho compromissos já agendados desde inicio de agosto em Brasilia nos dias 10 e 11/09 para buscar apoio ao Setor para o Estado. Como envolve várias pessoas, não posso cancelar as reuniões. Deixei na página, um comentário justificando.

  9. Responder

    Olá Fernanda,..Conheço a representante do Nordeste..Minha visão sobre o Colegiado, acho muito importante que se discuta o viés ‘CULTURAL’ do nosso artesanato, que é representado por uma pequena parcela dos profissionais brasileiros, mas tenho e defendo a visão ‘macro’ do Setor,,,somos um nº de profissionais maior do que a população de Israel, como ex: …….Temos muitas políticas para Setor sem resultados concretos, a não ser para quem a detêm
    .

    • Responder

      Olá Benedito !! Você poderia comentar um pouco mais sobre o que seria para você, o “viés cultural” e a “visão macro” do setor artesanal ??

      • Responder

        Fernanda, bom dia……O viés Cultural que entendo, são produtos que representam as expressões culturais de um povo; local ou regional, como ex: Cerâmica Marajoara, Tapajônica, entre outros…….. Temos poucos núcleos no Brasil que ainda preservam estas expressões culturais. Infelizmente os programas Estaduais de artesanato não preocuparam em preservar estas manifestações, mas em fazer com que os artesanatos gerasse empregos e rendas. Em projetos de Exposições (Nacionais e Internacionais), Feiras (abertas ou fechadas) não priorizaram estes produtos e os profissionais ficaram a mercê do mercado, que dita as regras e é injusto para com estes. A Visão Macro, é pensar na politica Setorial como um ‘todo’. Aí nosso artesanato tem outros viés e necessidades.

        • Responder

          Maravilha Benedito !!! Perfeito os seus comentários. Quando foi pensado e escrito o Plano Setorial do Artesanato, tivemos toda essa preocupação. Ao ler o material, você poderá identificar essas diretrizes. E é exatamente por esse motivo, que o Colegiado precisará ser unido o suficiente para que possa implementar as ações lá traçadas. É evidente que tem muito a melhorar, mas pelo menos é o início para um novo tempo a favor do artesanato brasileiro.

    • Responder

      E só mais uma pergunta…..onde estão os candidatos da região Nordeste Benedito ???

      • Responder

        Pois é….Fernanda, o Nordeste é um Grande Celeiro de produção artesanal, principalmente de conotação Cultural, como ex: Cariri, não citarei outros pelo fato de que posso esquecer alguns,(são muitos; não estou entrando em contradição com minha colocação anterior, onde falo que no Brasil os Núcleos de produções culturais são poucos, é que pelo tamanho do País e Suas diversidades culturais, estas manifestações deveriam terem sidas preservadas com maior atenção )………….Conhece varias lideranças da Região e penso que ainda manifestarão-se.

        • Responder

          Entendo Benedito e concordo com tudo que escrevestes. Tenho certeza que se o Colegiado contar com pessoas como você, a história do artesanato poderá ter novos e bons caminhos !!!

      • Responder

        Pois é….Fernanda, o Nordeste é um Grande Celeiro de produção artesanal, principalmente de conotação Cultural, como ex: Cariri, não citarei outros pelo fato de que posso esquecer alguns,(são muitos; não estou entrando em contradição com minha colocação anterior, onde falo que no Brasil os Núcleos de produções culturais são poucos, é que pelo tamanho do País e Suas diversidades culturais, estas manifestações deveriam terem sidas preservadas com maior atenção )………….Conhece varias lideranças da Região e penso que ainda manifestarão-se.

  10. Responder

    Olá Fernanda, Não acompanhei estes trabalhos mencionados por Você neste período, pelo fato de que estava atendendo a um projeto de exportação onde envolve 14 Estados brasileiros com mais de 3.000 artesãos inseridos.
    No período entre 1998 e 2009, quando presidente do SIARA-Sind. dos Artesãos Autônomos do Estado do Ceará,(2000 a 2009) participei de todos os processos e projetos que envolveu o Setor, tanto
    estadual como Nacional.

    • Responder

      Maravilha !!!! Que bom que vc retornou Benedito. E qual é a sua visão sobre o Colegiado Benedito ???? Você conhece os representantes da região Nordeste, que participaram no período de 2012-2014 ???

  11. Responder

    Certamente o Ceará poderá ser muito bem representado pela sua pessoa, Benedito !!!! E você acompanhou o trabalho do Colegiado Setorial de Artesanato, nesses dois últimos anos (2012-2014) e, principalmente, na execução do Plano Setorial ?????