marcos antonio silva amorim
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Votos: 181
marcos antonio silva amorim
Defesa do candidato:
Defendo mais politica públicas para o povo de terreiros de matris africanas com ações mais eficais na atenção básica de saúde e de assistência social.
Experiência:
Sou,Sasedote de Umbanda há 28 anos e fundador do Centro Espirita de Umbanda Reis Tupinamba há 22 anos , diretor Cultural do Afoxe Filhos de Oya e militante dos movimentos sociais desde 1999.
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UM Brasil no Brasil!
Com a chegada da corte portuguesa no Brasil na força dos nobres europeus, na valorização da sua cultural (eurocentrismo) e na intolerância religiosa pela igreja católica.
Até hoje continuamos no eurocentrismo dos que se acham puros, mas quem são os antigos se não asiáticos e africanos através de civilizações integradas no comercio marítimo e tecnológico antes mesmo do seculo XVl.
Eu gostaria muito de discuti sobre a cultura Afro brasileira vivenciando os grandes estados nações dos países do continente africano que compuseram o Brasil: suas influencias e seus impérios que não eram tribos mas um povo que domino todo o nosso território brasileiro como imigrantes forçados e que se misturaram, já que não foram famílias que aqui desembargaram e sim homens.
Sabemos que Povo, Cultura e Religião não se misturam mas se integram!
Atenciosamente,
Maxima Cruz dos Santos
Baiana do palácio de Cristal – Petrópolis
Lúcia a luta continua, depositamos nossa confiança em você.
Faça valer com raça e determinação.
Contamos com você.
A cultura afro brasileira no Ceará está de parabéns. Cada candidato e candidata responde a altura o anseio da luta do Movimento Negro atual. Esse fato histórico mostra o quanto o Ceará contribui para enriquecer esse momento. Cada candidato tem uma essência de luta e muita garra. E quem ganha nesse processo é a população cearense em especial a população negra da periferia, dos quilombos urbanos de Fortaleza e dos distritos de cada municípios, dos quilombos rurais, enfim, da negrada que faz cultura e que vive e sobrevive disso. Que Nzambi ilumine os passos de cada companheiro e companheira.
Parabenizo a todos os candidatos por estarem dispostos a lutar cada vez mais pela nossa cultura afro-brasileira! Como Conselheira na 1ª Setorial Afro-Brasileira do Conselho Nacional de Política Cultural, em Brasília, representante da Região Sul, conclamo todos os brasileiros a votarem nos seus candidatos e, com isso, reforçarmos nossa participação nas decisões sobre Cultura e Sociedade em todo o Brasil. Parabéns, candidatos! Parabéns a todos nós, que participamos das questões sobre nossa etnia negra, nosso povo, nosso futuro!!
Dona Lúcia é do movimento. Merece meu voto.
COM ESSE VOTO DESEJO GARRA PARA DONA LÚCIA.
Seu trabalho em favor da Cultura Afro é lindo, conto com mais apoio.
Dona lúcia na cabeça.
Paula Almeida do Nascimento
Ser negro é ser diferente, ser gente é ser diferente, e é essa diferença que se soma tornando-se unidade. A unidade, em um contexto étnico social, pode ser entendida como algo positivo em todos os aspectos, desde que sua construção seja pautada em infinitas partes, forças, crenças, conceitos, atributos, aportes e convicções. Não dar para se chegar a uma unidade, por exemplo: em pardo ou mulato, pois, esse termo está diluído socialmente. Ser pardo é não ter identidade étnica nenhuma, nem é branco, nem negro. O pardo não acrescenta ao branco, assim não é igual a ele. Assim, acredito na proposta de Lúcia Simão. O movimento Negro estamos com ela.
Meu voto é para Dona Lúcia. Mulher negra e guerreira que traz no sangue o desejo de ver seu povo negro feliz.
PROPOSTA COERENTE COM A LUTA DO MOVIMENTO NEGRO NO CEARÁ. A CULTURA NEGRA NO CEARÁ PRECISA SER MAIS VALORIZADA. O MARACATU CEARENSE É UMA DESSAS BANDEIRAS. A CANDIDATA É ESSA, DONA LÚCIA.
Agradecida pelo apoio. Também visualizo o Movimento Negro por esse angulo. Vejo distorções de percusso do mesmo. A cultura do Maracatu Cearense precisa, sim ter outros olhares dos nossos gestores e até da sociedade de um modo geral. Nosso papel enquanto militante e brincante de maracatu e preocupada com nosso povo negro do Ceará é resgatar sua auto estima. Muito abrigada.
Dona Lúcia é uma guerreira. Valeu Zumbi.
Essa é do Movimento. Acredito na sua força.
A cultura afro precisa de gente que se dedica a luta. Dona Lúcia me ensinou a ter essa visão. Ela representa meus anceios…
PRONTO MESTRA CARLA ESTAMOS JUNTO PELA CAPOEIRA SALVE AXE!!!!!!!!
ACREDITO NO DESEMPENHO DA CANDIDATA PARA MELHORIA E DESENVOLVIMENTO DO MOVIMENTO NEGRO.
EU ACREDITO.
MARIA CRISTINA.
Dona Lúcia é uma mulher que dedicou parte da vida pela causa da população negra. a cultura negra cearense tem um pouco dela. Parabéns
Puxa só uma mulher, mas essa tem meu voto, faça um bom trabalho Mestra Carla, boa sorte.
Mestra Carla, é um exemplo claro de mulher guerreira e batalhadora nas causa de luta e resistência em defesa do movimento artístico e cultural de Capoeira Afro-Brasileira. Uma mulher alegre e comprometida com o que faz, porquê sempre fez e fará com muito amor tudo aquilo que se compromete a fazer. Tem todo meu apoio onde quer que esteja, sei que votei certo e indico-a com maio orgulho para votarem nela também. Mestra Carla é um exemplo de quem vive o que defende.
Mestra Carla é uma guerreira! Sempre envolvida nas causas em defesa da Mulher e as dificuldades que enfrentamos dia a dia, devido a preconceitos, ou não conhecimento da cultura afro-brasileira. Para mim, ela é uma importante figura humana, que merece ser reconhecida em todo estado!
Mestra Carla a confiança em você é total por que você sempre defendi nossa capoeira e a nossa cultura parabéns pela a grande mestra q você.estou torcendo por você…
Venho através deste voto deixar meus sentimentos de confiança em Carla Mara que sempre defendeu e defende nossa capoeira
Deixo meu total apoio e de meus alunos a Mestra Carla Mara.
Anderson Jorge
Mestra Carla Mara tem boa representatividade.
Luiza Helena agradeço a confiança!
Mestra Carla me representa!
mestra Carla mara ,com certeza tem vivência e garra suficiente para representar e defender e valorizar a cultura afro btasileia
Mestra Carla tenho certeza que ela representa muitos e é capacitada, por isso eu digo :>MESTRA CARLA ME REPRESENTA.
Mestre Buldog, muito obrigada pela confiança, estamos nesta luta!
Mestra Carla, como capoeirista, amigo, integrante da mesma família espiritual na Umbanda sagrada, e principalmente, por ser conhecedor dos seus propósitos, você definitivamente me representa!
Grata pela confiança Kelvin.
Obrigada pela confiança Kelvin.
Mestra Carla Mara me representa!
Mestre Lula seu apoio e incentivo me fortalece nesta caminhada.
Tenho muito respeito e gratidão por tudo que já foi feito em prol da
nossa cultura.
Para saberem que não vai ser fácil, tomem relatos dos ultimos dois anos http://etetuba.blogspot.com.br/search/label/Pol%C3%ADtica%20cultural
Kolofé, Makuiú, Motumbá, Alaafia, Asé, Saravá, com Agô, desejo uma Excelente noite a todos os Irmãos Amigos de Fé, que sejamos abençoados nas Graças do Caminho, onde nos encontramos Unidos pela Ancestralidade, assumindo posicionamento de Salvaguarda de nossa Cultura, nossa História e o Legado Hierárquico que Herdamos. Que esta oportunidade transversal Participativa, em Rede, possa ser a Ferramenta de Hegemonia Interestadual do Povo de Terreiro, que cada um de nós venha a Somar Esforços e Multiplicar Resultados, que o Asé de nossos Orisás, Nkisis, Oduns e Voduns sejam Respeitados e não tolerados, que nossa Integridade seja Respeitada, pois, somos o Povo que Luta para manter Viva a Identidade, a Cultura, a Religiosidade, as Tradições e a Vida dedicada a nossos Fundamentos, independente de Nação de Culto Africano, somos todos Irmãos.
“Somamos Esforços para Multiplicar os Resultados”.
” Corrente do Bem”. Asé para nós.
Olá, boa tarde! Sou Jean e tenho três perguntas para os candidatos:
1) Porque a Festa de Iemanjá da Praia do Futuro ainda não se tornou patrimônio imaterial da cultura brasileira?
2) O que vocês acham do “racha” da Festa de Iemanjá, sendo que alguns terreiros estão fazendo a festa no aterro da Praia de Iracema também mobilizando os órgãos públicos?
3) Na opinião de vocês, porque nenhuma mulher se candidatou nesse setorial?
Agradeço a atenção.
1) Jean eu tive o cuidado de reunir o Fórum de Cultura de Terreiro do Ceará, o Instituto INDICA do qual sou presidente, a Comissão Cearense de Folclore, a RENAFRO Ceará e a UECUM, todas instituições ligadas a festa de Iemanjá e em conjunto solicitarmos tanto a SECULTFOR, como a SECULT, o reconhecimento dessa FESTA como patrimônio imaterial do município de Fortaleza e do Estado do Ceará, e ambas as secretárias encaminharam a nossa solicitação as suas coordenações de patrimônio para as providências necessárias.
2) A nossa ideia era que a festa de Iemanjá, como toda festa religiosa, tivesse dois momentos: O profano que seria na Praia de Iracema, local de grandes eventos, levando ao público em geral a beleza dos cultos afro-brasileiros com suas músicas, danças, artesanatos e comidas. E a parte religiosa na Praia do Futuro, com oferendas e obrigações, como ocorre a mais de cinquenta anos. Mas a ideia foi interpretada de outra forma e as entidades que congregam os terreiros resolveram comemorar separadamente, o que de todo não é ruim, uma vez que daremos mais visibilidade a Rainha do Mar.
3) Quando criamos o Fórum de Cultura de Terreiro, fizemos questão que a coordenação fosse exercida por uma Mãe de Santo ou Ialorixá, o que foi aceito pela Mãe Gardenia. Mas , talvez pela dupla jornada de Mãe de Santo e dona de casa, além de outras ocupações, as mulheres , de terreiro não quiseram assumir mais esta missão, sem contudo se negarem a colaborar com ideias e todo apoio necessário para que um pai de Santo as representasse. Como diz o ditado, ao LADO de um grande homem existe sempre uma grande mulher, e ejm nosso caso, várias, por ser um trabalho em prol de uma coletividade, sem distinção de gênero. Axé!
Grato por responder, Babalorixá Wagner. Axé! Saravá!
CAPOEIRA é uma manifestação cultural genuinamente brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por negros escravizados. É bom lembrarmos que
distingue da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Precisamos incorporar essa e outras manifestações no processo de formação educacional dos nossos brasileirinhos, mostrando pra eles a importância da nossa cultura. Como nosso grande educador Paulo Freire destaca na sua pedagogia libertadora que é fundamental entendermos “o homem como um ser de relações e não só de contatos, não só está no mundo, mas com o mundo”. Que melhor maneira de se relacionar e entrar em contato com o mundo que a nossa “Capoeira Libertadora”. Precisamos começar a enxergar nossos tesouros, antes que outros se apropriem desse conhecimento, atribuam outro nome e patentei.
Lembrando que a CAPOEIRA quase sempre é esquecida. Ainda falta políticas públicas de incentivo a essa arte genuinamente brasileira. É preciso avançarmos quanto a essa questão.
Já estamos discutindo isso aqui no Ceará ha algum tempo, Mestres como Rato, Armando, Walter e Lula tem trabalhado em uma capoeira inclusiva e culturalmente viável, mas deparamo-nos com os entraves de sempre, o principal é um embranquecimento e um seguimento da capoeira que só a enxerga como esporte, não mantem nem discute a grandeza desta manifestação cultural, formadora de identidade, condutora de conhecimentos e viabilizadora de uma visão global ampla do que o Brasil produz de cultura. Acredito que devemos sim construir uma proposta nacional de valorização e de um plano nacional cultural para as Tradições Afro Brasileiras que garanta a preservação e a sustentação de nossas manifestações.
Vito no Farias
voto registrado!
LENO FARIAS , ME REPRESENTA.
Esqueceu de destacar um grande nome na construção da capoeira do Ceará e figura que carrega a bandeira da capoeira com muito amor -Mestra Carla Mara.
Estou com Leno 😉
CAPOEIRA é uma manifestação cultural genuinamente brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por negros escravizados. É bom lembrarmos que
distingue da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Precisamos incorporar essa e outras manifestações no processo de formação educacional dos nossos brasileirinhos, mostrando pra eles a importância da nossa cultura. Como nosso grande educador Paulo Freire destaca na sua pedagogia libertadora que é fundamental entendermos “o homem como um ser de relações e não só de contatos, não só está no mundo, mas com o mundo”. Que melhor maneira de se relacionar e entrar em contato com o mundo que a nossa “Capoeira Libertadora”. Precisamos começar a enxergar nossos tesouros, antes que outros se apropriem desse conhecimento, atribuam outro nome e patentei.
O primeiro e maior motivo pelas dificuldades em implementar politicas publicas para cultura negra no Brasil, sem dúvidas é o Racismo. Devemos assumir isso como afirma Frantz Fanon: “Defendemos, de uma vez por todas, o seguinte principio: uma sociedade é racista ou não o é.”, para podermos avançar.
Caro Jose Pedro não só a questão de raça, mas infelismente religiosa também, sou professor e me deparo hoje com uma enorme dificuldade de trabalhar a nossa cultura nas escolas, pois todas elas são tratadas como coisa do demônio. Tenho alunos nos cursos de formação de professores que perdem a minha disciplina, pois não vão contrariar a Deus. Faltam no nosso país políticas culturais de valorização, divulgação e fruirção. Precisamos conhecer mais para poder valorizar.