João Roberto S. Silva - Jotaerre
+
Votos: 34
João Roberto S. Silva - Jotaerre
Defesa do candidato:
É devido a minha participação no Festivale. Pude observar a carência de políticas públicas para o setor diante de grande potencial como é o artesanato da região. O setor precisa de uma unificação de propostas das instituições governamentais que lidam com o artesanato em Minas e no País. O artesanato de Minas é um produto artístico de alta qualidade e de exportação para outros estados e paises.
Experiência:
Sou Bibliotecário, Fotógrafo e Produtor Cultural.
Devido a minha participação no Valemais, pude participar de vários projetos culturais no Vale do Jequitinhonha, entre eles: o Festivale – Festival de Cultural Popular do Vale do Jequitinhonha que iniciou com registro fotográfico da Feira de Artesanato e depois na Coordenação da Feira de Artesanato dentro do Festivale, nos anos de 2011 a 2015.
47 participações Deixe uma resposta
Amigos e amigas, foi um prazer conhecer tão valorosos companheiros na defesa do artesãos e artesãs do Brasil. As disputas que ocorreram no encontro foi deixada por lá. Agora temos que trabalhar unidos. Tenho certeza que faremos bons encontros, boas defesas de ideias e trilharemos bons caminhos na defesa do artesão brasileiro. Temos muito trabalho pela frente e tenho certeza que teremos que contar com cada um que esteve presente em Serra Talhada, pois sozinho ninguém tem força nenhuma. Abraços!
Parabéns a todos os companheiros e companheiras que participaram do Fórum. Espero que agora possamos pensar o Brasil que queremos para o setor do artesanato, que possamos desprender das disputas regionais para uma construção coletiva que envolva todos os participantes, independentes dos eleitos ou não. É por isso que luto, é nisso que acredito.
Parabéns Vilmar Oliveira de Jesus, grande abraço deste amigo.
Foi um prazer conhece-lo amigo. Vamos trabalhar juntos e com orgulho do que vamos fazer. Vamos em frente!
LEI DO ARTESÃO
A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei do Artesão, que regulamenta a profissão, sem vetos. Trata-se da Lei 13.180/2015, publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 23.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13180.htm
PROJETOS QUE FORTALECE O SETOR TURISMO E ARTESANATO
Foram aprovados dois Projetos para o Setor de Turismo na quinta-feira (22) nas Comissões da Câmara dos Deputados, (PLC 149/2015) que dispensa os vistos dos estrangeiros que vierem ao Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O texto agora segue para votação no Plenário do Senado.
Foi aprovado o projeto de lei (PL 5559/9) que permite o uso da Lei Rouanet no financiamento de projetos turísticos. Com isso, as empresas do setor, como hotéis, pousadas, bares e restaurantes poderão descontar do Imposto de Renda valores investidos em projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura ou pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).
O PROJETO DE LEI PROFISSÃO DO ARTESÃO É SANCIONADO E JÁ ESTÁ EM VIGOR
O Projeto de Lei 7755/10 (Profissão do Artesão), foi sancionado sem vetos pela presidente Dilma, publicado convertido na Lei nº 13.180/2015 no Diário Oficial da União nessa sexta-feira (23) e já está em vigor.
http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=C61D6FDF18C699F61528F8354E723A9D.proposicoesWeb2?codteor=1404084&file
http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=484749
https://www.facebook.com/hashtag/estatutodoartes%C3%A3o?source=feed_text&story_id=506054479570907
Parabéns para os candidatos de Minas que participaram com propostas para o setorial do artesanato. Em tempos de crise política, como estamos vivendo, é bacana ver o envolvimento de cada candidato durante as eleições. Quem sairá fortalecido no caso, será o artesanato do Brasil, as eleições precisam ser uma ferramenta para que possamos sentar, dialogar e unir forças para que o setorial de artesanato do Brasil se torne grande. Vamos em frente e nos encontramos em Pernambuco para trocarmos nossas experiências para que o artesanato brasileiro possa cada vez mais ser reconhecido e respeitado.
Querid@s artes@s,
Inicialmente, quero parabenizar @s candidat@s das Gerais, pela disposição de poder colaborar no nosso Colegiado Setorial do Artesanato que,apesar das grandes conquistas dos últimos anos,ainda precisamos continuar esse árduo trabalho em prol do artesão e artesanato brasileiros.
E só nós,verdadeiros artes@s,conhecemos os grandes gargalos que nos atormentam nessa missão.Nossa união será sempre a nossa força e nossas conquistas.
Também quero compartilhar com todos as informações sobre nosso trabalho no Colegiado.,em especial a elaboração do nosso Plano Setorial Nacional do Artesanato no qual trabalhamos com muito vigor e responsabilidade, culminando com a Consulta Pública e que será aprovado na próxima gestão do Colegiado, além da luta pelos PL s dos Mestres, do Pró-Cultura e de outros.
Por isso precisamos de nosso Colegiado forte.
https://bussolacultural.wordpress.com/2014/08/31/consulta-publica-do-plano-setorial-do-artesanato/
Esse Plano visa orientar todas as políticas públicas para o Artesanato pelos próximos 10 (dez) anos, e é uma construção conjunta da Sociedade Civil e do Poder Público, representada pelo Colegiado Setorial do Artesanato.
É fundamental, para o sucesso da política, que os artesãos de todo país tenham acesso ao texto preliminar e possam apresentar ideias e considerações sobre as estratégias e ações ali propostas.
https://bussolacultural.wordpress.com/2014/03/28/primeira-reuniao-do-colegiado-de-artesanato-2014-cnpc/
https://bussolacultural.wordpress.com/2014/07/15/comite-gestor-do-rs-mais-igual-debate-dados-do-observa-torio-de-politicas-sociais/
http://vota.cultura.gov.br/2015/10/02/numero-de-vagas-por-setorialestado-nos-foruns-nacionais-setoriais/
No blog vcs encontrarão outras notícias importantes para nossa categoria.
Me coloco ä disposição de tod@s para maiores informações.
Fraterno abraço e luz na missão,
Marly Cuesta
Mestra Artesã
Rep.da Região Sul no Colegiado Setorial de Artesanato do CNPC/MINC – Biênio 2012/2014
Prêmio Tuxáua 2010
bussolacultural@gmail.com
Caros participantes dos setoriais de Minas Gerais! Caso esteja em dúvida sobre os seus votos e desejam mudar o setorial, convido-lhes para uma visita na página do setorial do teatro/MG e leia as minhas propostas e diálogos que proponho um diálogo amplo com todos os setoriais para a renovação e melhoria na política culturais das artes/expressões e a relação com o nosso público pelo acesso e acessibilidade em espaços públicos. Além disso, importante estabelecer a importância do profissional da cultura como um agente produtor das ações que gera o desenvolvimento da economia no país!!! Abraços cênicos !!!!
Gente,essa é uma verdadeira guerreira!
Mereces todo apoio,querida Helen Novais!
Bjs e sucesso,
Marly Cuesta
Oi Marly Cuesta, agradeço todo apoio! Salve !!!! Contente por alcançar o maior número de votos no setorial do teatro/MG! Estou aqui, lendo o debate do artesanato, afinal, como é importante para referenciar a cultura local nas regiões, é a própria marca da identidade cultural das regiões. Em cada cidade no país se encontra uma referência cultural das mãos de artesões com um talento único. Não posso deixar de convida-los para conhecer a produção da “Suricato” Associação da rede solidária de trabalho situado em Belo Horizonte, criado por uma rede de trabalhadores da saúde mental! Acredito que seja a única no estado ou mesmo no país. Por meio da associação de trabalhos e na práticas da economia solidária e criativa, alcançam a autonomia da sustentação da própria entidade e conquistam recursos financeiros para a rede de trabalhadores. Um modelo de atuação (para rede da cultura) que move a união dos artesões que produzem mosaico, bordado, culinária e móveis em madeira. Além, disso, a sede recebe o público da cidade e de outros estados para confraternização e encontros de amigos que participam da programação artística (artistas da cidade ocupam a agenda do espaço cultural), proporciona a esse público visitante, um cardápio com delícias gastronômicas pelos serviços especializados da cozinha, da recepção e de garçons como meios interativos com a sociedade. Certamente, os artesões e o artesanato está presente em todo lugar e a pergunta que se pode fazer é como darmos visibilidade da gigante produção artística/cultural desse país em sua riqueza e diversidade, além de pensar que se isto acontece, haverá uma grande oportunidade de geração de recursos econômicos para país? Torço por nossa diversidade expressiva! E acredito que precisamos mesmo da articulação para mostra e visibilidade dos nossos fazeres em cada setor … Saudações ao artesões e a você Marly Cuesta !!!!!! Beijos e sucesso também !!!!
Opa! fazendo a correção: “Saudações aos artesões, a você Marly Cuesta !!!!” E os cumprimentos ao Vilmar Oliveira de Jesus pelo resultado da votação no setorial do artesanato/MG ! Seguimos rumo aos Foruns Setoriais !!! Abraços cênicos!!!!!
Caros participantes dos setoriais de Minas Gerais! Caso esteja em dúvida sobre os seus votos e desejam mudar o setorial, convido-lhes para uma visita na página do setorial do teatro/MG e leia as minhas propostas e diálogos que proponho um diálogo amplo com todos os setoriais para a renovação e melhoria na política culturais das artes/expressões e a relação com o nosso público pelo acesso e acessibilidade em espaços públicos. Além disso, importante estabelecer a importância do profissional da cultura como um agente produtor das ações que gera o desenvolvimento da economia no país. É fundamental pensar na criar de uma política com programas que desenvolvam as estruturas sustentáveis para manutenção dos nossos projetos culturais. Conto com a visita de vocês de Minas !!! Abraços cênicos !!!!
Queridos, bom dia e boa sorte a todos!
Como podemos divulgar este encontro aos grupos de artesãos de Minas Gerais?
I Encontro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais de Minas- INSCRIÇÕES PRORROGADAS
http://www.reginaldolopes.com.br/?pagina=integra&secao=outras&cd_noticia=3638
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizará Seminário Nacional para debater “Fontes de Financiamento da Cultura”, nessa terça-feira dia 29 de Setembro das 9h às 17h, no Plenário 10, debaterá os seguintes temas: estratégias de ampliação de adesão ao Vale-Cultura, fundo de financiamento para cultura, mapeamento da indústria criativa e sistema de informações e indicadores culturais.
http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ccult/noticias/seminario-nacional-para-debater-fontes-de-financiamento-da-cultura-1
Afinal, Angela Maria dos Santos ficou como candidata por Minas ou São Paulo ????
Sou de Minas Gerais e moro no interior , acredito na organização da categoria , para obtermos bons resultados que venha beneficiar os artesãos e sua região ..Espero que o interior participe mais dessas politicas públicas voltadas parao artesanato.
Acredito na organização da categoria para produzir resultados que beneficiem os artesãos e valorizem a região. Sou de Minas Gerais, moro na capital, penso que devemos ter políticas públicas voltadas para o artesanato que possam incluir pessoas menos favorecidas economicamente e auxiliar com isso a geração de renda. Também gostaria de um espaço de qualificação que todos os interessados pudessem participar. Boa sorte aos candidatos e que quem ganhar desempenhe seu papel com responsabilidade e honestidade.
Voto Vilmar Oliveira, por acreditar no seu talento e conhecimento quanto ao artesanato mineiro! Boa Sorte!!!
Prezados participantes do Fórum, resolvi colocar minha candidatura em apoio ao Artesanato mineiro e especialmente o do Vale do Jequitinhonha. Artesanato que conheço bem e pretendo propor ações para o setor. Atualmente sou Conselheiro Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
Uauuuu…..finalmente o Vale do Jequitinhonha poderá estar representado no Colegiado !!! Sucesso João !!!
🙂 🙂 Bom dia Conselheiro e boa sorte!
Tem notícias deste encontro?
I Encontro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais de Minas. O link das informações estão aqui.
Um grande oportunidade de encontro de toda a comunidade.
http://www.reginaldolopes.com.br/?pagina=integra&secao=outras&cd_noticia=3638
– Uma
Voto nesse candidato por conhecer o seu trabalho, sua competência e dedicação no que faz. Tem conhecimento do nosso artesanato do Vale do Jequitinhonha e de Minas Gerais. Boa sorte Vilmar!!
MARIA BERENICE VAZ LANDIM
23 DE SETEMBRO DE 2015/ARTESANATO-MG
Voto por acreditar no conhecimento e em experiencias anteriores bem sucedidas.Vilmar conhece o o artesanato mineiro e tem motivos concretos para colocar seu nome para nossa avaliação. Boa sorte , companheiro Vilmar.
Gente, aqui em Minas temos muito criatividade precisamos sim de um representante que tem este perfil de Vilmar.
voto por que acredito no seu trabalho e na sua competência diante da cultura do nosso vale do jequitinhonha e minas gerais. boa sorte e muita luta.
Votei no Vilmar. Torço para que ele seja eleito. Aqui em Chapada do Norte MG temos ótimos artesãos. Mas todos reclamam do mesmo problema: falta de apoio, dificuldade em participar das principais feiras, péssima divulgação da matéria prima que produzem , falta de cursos de aperfeiçoamento na área. São muitas as dificuldades. A coordenadora de cultura e uma vereadora estão sempre em busca de apoio á eles. Mas os obstáculos são enormes.
Oi Maurício!!! Esses problemas por você mencionado acima, são os mesmo em várias partes do Brasil. Em função disso é que todos os Estados precisam estar representados no Colegiado, órgão máximo para essa discussão, com pessoas que tenham propostas sérias, apartidárias, reflexivas e que conduzem para uma solução abrangente.
O artesão precisa de apoio na produção, divulgação e distribuição do seu artesanato, precisa ser tratado com mais carinho e respeito. Minas e o Brasil precisam ter políticas públicas para este setor e Vilmar Oliveira é uma pessoa conhecedora dessa área, tem boa vontade e competência, pode contribuir bastante para do desenvolvimento do artesanato brasileiro. Boa sorte, Vilmar!
Para fazer parte de uma entidade cujo produto é o artesanato; a pessoa precisa ter nas suas veias o amor e a paixão pela arte de criar, apreciar, amar e respeitar,… Ser artesão é transformar em arte seus sentimentos!
Vilmar, eu confio no seu talento.
O companheiro Vilmar é um profundo conhecedor da cultura e do artesanato em Minas Gerais, sobretudo no Vale do Jequitinhonha. É articulado, sensível e tem garra para lutar por mais recursos, políticas justas e que fortaleçam a difusão do artesanato. Força Vilmar!
O artesanato expresssa a a diversidade cultural brasileira, gera renda e inclusão. Por isso os artesãos precisam ser reconhecidos e valorizados. O setor carece de qualificação, para enfrentar as dificuldades impostas pelo mercado. Os indígenas, por exemplo, possuem uma arte muita rica e sui generis. No entanto, carecem de mais apoio para a fabricação e comercialização do seu artesanato. Votei em Vilmar Oliveira, por conhecer o seu envolvimento com esse setor. Baí xeká!
Angela Maria dos Santos…….será que vc se inscreveu em local correto ??? Acredito que você seja de São Paulo, não é isso ????? SENHORES ORGANIZADORES, PEÇO PARA AVALIAREM ESSA OCORRÊNCIA !!!!!
Vilmar é militante da cultura do Vale do Jequitinhonha, conhece o artesanato mineiro e tem garra para lutar por Políticas Públicas mais igualitárias e justas, a fim de que fortaleça o artesanato como uma oportunidade de renda digna de muitos brasileiros.
Vilmar é um excelente candidato para essa área.. Vamos votar gente. Pessoa competente em tudo que faz e respira cultura, fará um belo trabalho.
Fernanda… essa luta é nossa! Vamos que vamos… A categoria em Minas Gerais esta desorganizada. A ideia é buscar caminhos para articular, mas sabe que não é tarefa fácil, esse é um dos motivos pelo qual estamos lançando a nossa candidatura, mas temos muito mais para apresentar. A construção de políticas públicas estaduais e federal depende da nossa união em torno da causa.
Perfeito Vilmar. Concordo com as suas palavras. Tanto concordo que, se pudesse, votaria em você !!!! ……Mas a triste notícia é: essa realidade de desorganização não é só em Minas. É em todo o Brasil. Não tenho dúvidas que o caminho é a participação, mesmo que gradual, desses espaços à nós disponibilizados para utilizá-los de forma transparente e inteligente, apartidário e para o bem do Brasil !!! Gostaria muito de te encontrar em Serra Talhada !!!!
Olá Candidato(a)! Olá Eleitor(a)!
A Representação Regional do MinC aqui em Minas vem lembrá-la da importância de participar do encontro presencial que será no dia 17/09, no Edifício Anexo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, a partir das 9h, em BH.
O edital determina que os delegados que participarão dos Fóruns Nacionais serão selecionados a partir de um quórum mínimo, de cada categoria, registrado nesse encontro. Caso não haja pelo menos três integrantes de uma categoria registrados no evento, Minas Gerais não terá representantes nos Fóruns Nacionais.
Participe! Mobilize e colabore com a representatividade de Minas Gerais no processo de renovação do CNPC!
Para saber mais, acesse o evento: https://www.facebook.com/events/709588412509051/
Definindo rumos das políticas públicas para o Artesanato Mineiro!
Vamos Adiante VO!
Carlos Ligeiro – MG
Precisamos definir políticas públicas para o artesanato em Minas e unificar o trabalho desenvolvido por várias instituições no estado e no país. Tanto o artesanato mineiro com o brasileiro merecem uma legislação, um Plano de Cultura Setorial o mais rápido possível. Jotaerre. BH. MG.
Olá Angela,
Fale um pouco dos trabalhos dos artesãos de MG.
Sou do RJ, abraços, edna
Olá Fernanda , eu acho que é virus, esta candidata é de São Paulo.
Porque vc comenta em “vírus” Lúcia ????? Acredito que seja erro da plataforma ou da própria candidata.
Nossa….onde estão os artesãos de Minas Gerais ?????
O Vilmar é candidato de Minas e que representa com muita seriedade e legitimidade o setor. Veja lá!