Debata as propostas no Fórum, deixando perguntas ou comentando sobre as demandas do setor. Participe!

Setorial de Arquivos do Rio Grande do Sul (RS)

Candidatos(as)

Carregando...

Daiane Regina Segabinazzi Pradebon
+
Votos: 4

Daiane Regina Segabinazzi Pradebon

Defesa do candidato:

Acredito na importância e na urgência de desenvolvimento de políticas públicas que visem à preservação do patrimônio arquivístico, mediante as técnicas mais adequadas. Acredito no fomento da transparência dos atos públicos como veículo de acesso a memória de forma conectada e colaborativa com o cidadão, consubstanciado na Lei de Acesso à Informação.

Experiência:

Arquivista (UFSM). Mestranda em Patrimônio Cultural (UFSM). Membro do Conselho Fiscal da Associação dos Arquivistas do RS. Membro dos grupos de pesquisas CNPq Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos - GED(A)/UFSM e Patrimônio Documental Arquivístico. Membro da Comissão de Estudos da Gestão de Documentos Arquivísticos Institucionais - GeDAI/UFSM.


CRISTINA STROHSCHOEN
+
Votos: 3

CRISTINA STROHSCHOEN

Defesa do candidato:

POR CONSIDERAR OS COLEGIADOS SETORIAIS DO CNPC IMPORTANTES INSTRUMENTOS DE DISCUSSÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL. INTERESSE EM DEBATER, ANALISAR, ACOMPANHAR E FORNECER SUBSÍDIOS AO CNPC PARA A DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS RELACIONADAS AOS ARQUIVOS BRASILEIROS. POR ACREDITAR NA PARTICIPAÇÃO POPULAR PARA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. CONTRIBUIR COM A POLÍTICA DE ARQUIVOS DO PAÍS.

Experiência:

MESTRE EM PATRIMONIO CULTURAL. ATUAÇÃO COMO ARQUIVISTA NO DEPARTAMENTO DE ARQUIVO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, COORDENANDO PROJETOS DE DE DIFUSÃO DO ARQUIVO FOTOGRÁFICO E DE DIFUSÃO ARQUIVÍSTICA DO ACERVO DE EXTENSÃO INSTITUCIONAL PROMOVENDO EXPOSIÇÕES VIRTUAIS. CHEFE DA SEÇÃO DE PROCESSAMENTO TÉCNICO E PESQUISA DA DIVISÃO. ATUAÇÃO NA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO ARQUIVO HISTÓRICO SM.


Liziani Deglinomini
+
Votos: 6

Liziani Deglinomini

Defesa do candidato:

Acredito que participar de novas frentes possibilita o conhecimentos de novas habilidades e conhecimentos principalmente para a área de Arquivo no Município de Santa Maria.

Experiência:

Sou formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Gestão de Arquivos e graduanda do curso de Arquivologia na mesma instituição. Sou funcionária pública há seis anos na área de Administração Pública. Trabalhei durante 4 anos no Arquivo Geral do Município de Restinga Sêca e atualmente desenvolvo minhas atividade na Secretaria de Gestão e Administração em Santa Maria.


Denise
+
Votos: 1

Denise

Defesa do candidato:

Tenho interesse nos Documentos Arquivísticos Digitais, suas especificidades e complexidades, sua gestão, preservação e acesso, por isso, acredito que os colegiados setoriais do CNPC são importantes para o debate, a analise e construção de políticas públicas de arquivos.Quero contribuir com as discussões, acompanhar e fornecer subsídios para o desenvolvimento do Patrimônio Documental do Brasil.

Experiência:

Mestre em Patrimônio Cultural.Atuo como Arquivista- Chefe do Gabinete de Projetos do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Tenho experiência em preservação digital e em gerenciamento de documentos digitais dos Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Participo do Grupo de Pesquisa CNPQ UFSM em Patrimônio Documental Arquivístico e de Gestão Eletrônica de Documentos Ged/A


Viviane Portella de Portella
+
Votos: 26

Viviane Portella de Portella

Defesa do candidato:

Acredito que posso colaborar, no Colegiado Setorial de Arquivos, nas discussões e na implementação do plano setorial de arquivos fornecendo subsídios e contribuindo nos aspectos relacionados a preservação, difusão e acesso ao patrimônio documental.

Experiência:

Mestre em Patrimônio Cultural (2012), especialista em Gestão em Arquivos (2010) e graduada em Arquivologia (2008) pela UFSM. Tenho experiência na área de desenvolvimento de sistemas de arquivos, difusão e acesso a documentos. Atuo como arquivista do Governo do RS, lotada no Arquivo Público do RS desde 2010. Também sou vinculada a Associação dos Arquivista do RS participando como 1ª Secretária.


Jorge Alberto Soares Cruz
+
Votos: 8

Jorge Alberto Soares Cruz

Defesa do candidato:

Considero importante os debates referentes as Políticas Nacionais de Cultura porque defendo os Arquivos como locais de estudo da memória, onde podemos ver cristalizado as lembranças das pessoas ou instituições além de ser um local de exercício de cidadania. Sendo assim, acredito ter muito a colaborar nas discussões que irão fomentar as políticas culturais brasileira.

Experiência:

Jorge Cruz é professor do curso de Arquivologia da UFSM, Mestre em patrimônio Cultural - UFSM (2011), Especialista em Pensamento Político Brasileiro - UFSM (1996). Graduado em arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM (1995) e graduação em Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras Imaculada Conceição - FIC (1989),


Raone Somavilla
+
Votos: 45

Raone Somavilla

Defesa do candidato:

Entendo a importância dos arquivos na formação do patrimônio cultural e tenho estudado e discutido seu papel na implantação de políticas de acesso à informação, nos processos de construção de conhecimentos e sua importância para o efetivo exercício da cidadania. Acredito que posso contribuir nos debates acerca do assunto, principalmente usando de argumentos de meu recente estudo de doutorado.

Experiência:

Arquivista pela UFSM, Doutor em Biblioteconomia e Documentação pela Universidad de Salamanca. Experiência em docência, Arquivos médicos e Conservação/Restauração de acervos arquivísticos. Atualmente Arquivista do Curso de Arquivologia da UFSM, participando ativamente, com o corpo docente, em atividades de ensino, pesquisa e extensão da área.


Candidato(a) eleito(a)
Graziella Cé
+
Votos: 30

Graziella Cé

Defesa do candidato:

Tenho interesse em trazer para discussões aspectos ligados à preservação, difusão e acesso a documentos em suporte de papel, assim como documentos digitais, pois os documentos digitais são uma realidade, a citar a eminência da adoção de sistemas ( SEI) que tem por objetivo a tramitação eletrônica da documentação. Outro assunto, é a utilização de software e repositório para acesso documental.

Experiência:

Estou cursando mestrado em patrimônio cultural na Universidade Federal de Santa Maria e atualmente trabalho na Divisão de Arquivo da Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA) como arquivista coordenadora. Sou membro titular da Comissão SubSIGA/MEC. Na UFCSPA viemos desenvolvendo um trabalho no âmbito da gestão de documentos, além de trabalharmos com a difusão da documentação permanente


Jonas Ferrigolo Melo
+
Votos: 6

Jonas Ferrigolo Melo

Defesa do candidato:

Me apresento como candidato a uma das vagas para o Colegiado Setorial de Arquivos pois acredito que com a minha experiência acadêmica e profissional possa contribuir com o objetivo deste Conselho. Atuo há mais de 5 anos frente as políticas culturais: ajudei na elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura. E agora quero poder atuar junto às políticas culturais para os arquivos.

Experiência:

Graduado em Arquivologia pela UFSM (2009). Arquivista do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria da Cultura, com cedência ao Arquivo Público do RS. Especialista em História, patrimônio cultural e identidades pela ULBRA/Canoas-RS e graduando em Biblioteconomia pela UFRGS. Experiências em produção cultural como agente promotor de editais e como proponente.


KARIN CHRISTINE SCHWARZBOLD
+
Votos: 6

KARIN CHRISTINE SCHWARZBOLD

Defesa do candidato:

O motivo principal é dar continuidade ao trabalho realizado anteriormente.

Experiência:

Mestra em Patrimônio Cultural (UFSM), Especialista em Gestão em Arquivos (UFSM). Arquivista graduada pela Universidade Federal de Santa Maria , trabalhou como Professora Substituta do Departamento de Documentação da UFSM. Atualmente é Arquivista da FURG. Foi integrante do Comitê de Extensão - Área da Cultura , membro titular do Conselho Superior e suplente do CNPC(MinC)





Fórum de Debates

Participe, comente sobre as demandas do setor!

O seu endereço de email não será publicado

0 participações

  1. Responder

    Primeiramente quero parabenizar aos candidatos que se mostram muito interessados em contribuir para que a área dos arquivos em nosso País cresça, se fortaleça e assim possibilite os benefícios aos órgãos/empresas e a sociedade. Desejo boa sorte a todos!
    Segundo, gostaria que alguém em explicasse de que forma o Setorial de Arquivos, vinculado ao Ministério da Cultura, poderá contribuir para o fortalecimento de nossa área de trabalho. Esse setorial poderá estabelecer normas, diretrizes, orientações aos arquivos brasileiros, assim ou semelhante ao que faz o Conarq?

  2. Responder

    Parabéns a todos os candidatos, que se propuseram a lutar pelo engrandecimento dos Arquivos nas Politicas culturais. Boa Sorte a todos!!!

  3. Responder

    Eu acredito no potencial e na experiência do Raone.

  4. Responder

    Parabéns a todos os candidatos que certamente têm as melhores intenções e disposição de ajudar o arquivo! Torço por cada um e sei que estarei muito bem representado por alguém que lutará por nós!
    Já votei e estou na torcida!
    Grande abraço a todos.

  5. Responder

    Estimados,
    Independente da votação nesta plataforma, indago a todos os candidatos:
    Como estão suas articulações, para a fase presencial, sábado 26/09?
    Como sabem o quociente eleitoral, nasce na presencial.
    Abraços
    Vinícius Mitto

    • Responder

      Olá, Vinicius!
      Como não poderei estar em Porto Alegre na ocasião da fase presencia, tenho articulado com ex-colegas, amigos e conhecidos para que compareçam à Casa de Cultura naquele dia.
      Creio que é uma forma de compensar minha ausência, e penso que os demais candidatos devam adotar a mesma estratégia.

      • Responder

        Olá Raone!
        Obrigado por me responder!
        Está será uma ótima saída!
        Abraços.

  6. Responder

    Parabéns aos candidatos, votei, com certeza temos e teremos muitas demandas para os eleitos.

  7. Responder

    Amig@s….No dia 21 de setembro, as 16h, faremos uma roda de conversa sobre as eleicoes no Ministerio da Cultura para o Conselho Nacional de Politicas Culturais, na Andre Puente 441/604. Abraços!

    • Responder

      Lá estaremos novamente Márcia, obrigado!
      Sugiro a todos que aproveitem o espaço para os esclarecimentos, junto a representação do MinC Sul.
      Vinícius.

  8. Responder

    Parabéns aos colegas que se dispõem a ajudar a engrandecer os arquivos nas políticas culturais! Munha admiração por cada um! Já votei e sei que estaremos muito bem representados dado o nível dos nossos candidatos! Bjs

  9. Responder

    Sucesso ao meu candidato Raone!

  10. Responder

    Está com meu voto Raone, confio em ti e acho que merece pelo teu histórico de trabalho e profissionalismo.

  11. Responder

    Raone meu voto foi teu, acredito no teu potencial para a defesa dos interesses da área arquivística, sucesso e conte sempre com meu apoio!!

  12. Responder

    OI Karin, meu voto é teu, porque acredito na tua capacidade e sei que farás um grande trabalho. Fala sobre políticas públicas e a gestão de arquivos. Boa sorte! ! !

  13. Responder

    Karin é tu amiga, meu voto é teu, conta comigo seeeeeeeempre, tchê adoro!!!!!

  14. Responder

    Tô contigo KARIN CHRISTINE SCHWARZBOLD, me cadastrei só para votar em ti, boa sorte

  15. Responder

    Estimados colegas,
    Muito me alegra ver seis candidatos inscritos para etapa regional. Contem comigo, tanto na regional como na nacional.
    Abraços, Vinícius Mitto.

  16. Responder

    Graziella e Denise
    Na defesa de suas candidaturas, vocês demonstram uma preocupação com os documentos digitais.
    Gostaria de saber se essa será a única bandeira levantada por vocês.

    • Responder

      Olá Flávia, minha bandeira será a construção de políticas públicas no contexto geral de arquivos, o que proporcionará o desenvolvimento do patrimônio documental no país.Os documentos digitais são uma das minhas preocupações e é o assunto que poderei contribuir, pois, venho estudando eles a alguns anos.

      • Responder

        Olá Flávia a preocupação não é somente com os documentos digitais, mas sim com a preservação dos documentos arquivísticos armazenados também no suporte de papel. Também será levantado questões concernentes ao uso do ICA-AtoM na difusão dos acervos arquivísticos!

    • Responder

      Olá Flávia a preocupação não é somente com os documentos digitais, mas sim com a preservação dos documentos arquivísticos armazenados também no suporte de papel. Também será levantado questões concernentes ao uso do ICA-AtoM na difusão dos acervos arquivísticos!

  17. Responder

    Liziani,
    Como tua participação pode contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de arquivos englobadas nas políticas culturais?

  18. Responder

    Obrigada, Karin!

  19. Responder

    Karin,
    pode nos esclarecer quais foram os trabalhos realizados anteriormente no CNPC?

    • Responder

      Claro Flavia, Primeiramente, apesar da eleição do CNPC ter ocorrido em 2012 foi apenas em abril de 2013 que saiu a portaria e assim, pudemos desenvolver nossas atividades. Fui eleita como suplente da região sul, portanto, minha participação não pode ser tão ativa presencialmente. Isso porque os suplentes apenas participam da reunião quando os titulares não estão presentes. Tudo era novidade. Foi a primeira vez para o MinC e para nós todos. Tive a oportunidade de participar da reunião onde foi redigida o Regimento do Colegiado (disponível em: http://colegiadodearquivoscnpc.blogspot.com.br) Como era tudo novo tivemos vários debates online onde pude participar que culminou com a escrita do Plano Setorial de Arquivos. Este plano não ficou pronto em nosso mandato.

      • Responder

        Ficou acordado entre os participantes que faríamos o que desse na nossa gestão e a próxima assumiria a aprovação. Seria interessante verificar no Regimento , no seu artigo terceiro, as competências da Plenária de Arquivos. Nesse momento, ficamos apenas no inicio, até a elaboração do Plano. Essa segunda gestão poderá, além de aprovar o Plano, acompanhar e avaliar as diretrizes, ou seja, será um trabalho de acompanhamento local intensificado.

        • Responder

          Localmente, devido ao meu Mestrado (já encerrado) optei por não ser representante, mas o fato de eu ser uma representante nacional não me permitiu dar as costas as ações em Rio Grande. Tive a oportunidade de trocar vários e-mails com o secretário de Cultura, além de algumas conversas informais. Essas conversas, aliás, também estiveram presentes na FURG, quando participei do Comitê de Extensão, e também com o Coordenador do Núcleo Artístico Cultural. Cabe ressaltar, em especial para os que não me conhecem, que valorizo muito esses momentos informais. Ótimas idéias costumam surgir e sementinhas são plantadas.

          • Responder

            Nesse segundo momento, a possibilidade de fomentação local será muito mais evidente e será necessário que o representante do estado tenha essa capacidade para transitar entre as autoridades políticas e a sociedade, independente de bandeira partidária. O fato de morar em Rio Grande, não me fará uma representante apenas desse Município e sim do estado todo. O que torna a capacidade de interagir com os vários agentes públicos e a sociedade, algo fundamental.
            Obrigada por me permitir fazer esse esclarecimento.

            • Responder

              Obrigada pelos esclarecimentos, Karin.