Resultado preliminar das etapas estaduais

Confira o resultado das candidaturas habilitadas e inabilitadas  e número de votos das eleições do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). O número de votos está disponível para consulta também em cada um dos fóruns setoriais.

O Ministério da Cultura, cumprindo o disposto no Edital CNPC 01/2015, divulga o resultado da primeira fase das eleições do novo Conselho Nacional de Política Cultural. As etapas estaduais mobilizaram mais de 70 mil artistas, produtores, gestores, fazedores de cultura e cidadãos interessados em debater o futuro da gestão cultural em todas as regiões do país.

Encontros presenciais foram realizados em todos os estados da federação, impulsionando a participação por meio digital, em uma das maiores mobilizações para eleição de um conselho setorial já realizadas no país.

O novo CNPC está nascendo, portanto, de um amplo debate que será aprofundado nos Fóruns Nacionais, que ocorrem no mês de Novembro. Os eleitos, em cada estado e em cada colegiado setorial, estarão reunidos em três fóruns nacionais para construir a agenda do próximo biênio e proceder a eleição dos representantes, titulares e suplentes, de cada um dos colegiados, além do pleno do CNPC. O resultado apresentado aqui refere-se à eleição dos representantes dos estados para os Fóruns Nacionais.

Aqueles candidatos/as que não tiveram suas candidaturas habilitadas terão até o próximo dia 14 de outubro de 2015 para recorrer da decisão das comissões eleitorais setoriais, apresentando recurso para o e-mail votacultura@cultura.gov.br. Baixe o formulário aqui.

No dia 19 de Outubro, em cerimônia a ser realizada em Brasília, serão divulgadas as listas definitivas dos eleitos/as de cada estado aos Fóruns Nacionais.

Acesse aqui a lista.

53 participações

  1. No dia 09/10, após a divulgação do resultado, entrei imediatamente com um recurso solicitando uma explicação pela minha inabilitação para que eu pudesse me defender com um novo recurso, dentro do prazo estabelecido. Como, até a presente data, e já fora do prazo recursivo, ninguém cuidou de respeitar este meu direito, ingressarei com um processo formal na Justiça solicitando a anulação deste pleito pelos vícios até agora apresentados.

  2. Furo em cima de furo e numa maneira turva de como se deu o processo, mostrando a total falta de controle na condução do mesmo e deixando cada candidato sem entender como se dava o pleito.

    • Concordo. Isso nunca foi democracia. É bagunça mesmo.

  3. Quanta bobagem e coisa errada nesse editalditado pelo MinC. Cheio de furos. E vocês continuam se limitando aos editais, ao que eles escrevem. Ou seja, continuam apenas reproduzindo a ordem dominante, repetindo as palavras deles e agindo conmforme eles querem.
    Vocês preferem ficar sem candidato do que questionar o erro, os horários , os dias, a forma de se escolher. Por isso, até hoje esse CNPC não conquistou nada. Da última vez, nem mandaram as passagens pro Maranhão. E vocês ainda aplaudem. Típico.

  4. Incrível como é fácil uma mesma pessoa votar diversas vezes, usando diferentes CPFS. Linda democracia essa. E nops debates virtuais poucos candidatos participaram e mesmo assim foram muito bem votados e agora vão viajar. Que lindo!

  5. Edital Eleições Conselho Nacional de Política Cultural 2015

    FICHA DE RECURSO

    1. NOME DO/A CANDIDATO:Gilson Moura
    ESTADO :BAHIA
    3. SETORIAL: MUSICA

    RECURSO:

    Prezados, boa tarde.

    Venho através deste solicitar uma recontagem dos votos para o setorial de musica, votação da Bahia, visto que inúmeras pessoas que afirmaram votar em mim não receberam nenhum e-mail solicitando a confirmação de seus votos e estranhamente eu que sou candidato recebe. só nos dias 09/10 e 10/10. Mais de 50 pessoas me relataram que não receberam o comunicado, sendo assim estou recorrendo, pois pelas minhas projeções eu deveria ter uma votação entorno de 300 votos, mais somente 168 foram a me creditados.

    REFIRO-ME A ESTA MENSAGEM

    “Prezados/as,
    Identificamos a possibilidade de sua inscrição ter sido efetuada por terceiros na plataforma das eleições do Conselho Nacional de Política Cultural.
    Solicitamos a gentileza de responder a este e-mail com um número de telefone para contato até 08/10/2015.
    Caso não envie até o prazo a inscrição realizada em seu nome será inabilitada.
    Atenciosamente,
    Equipe Conselho Nacional de Política Cultural “

  6. Bom Dia a Tod@s
    Maurício Wu
    Peço a gentileza de informar onde consta os critérios de seleção dos candidatos, li o decreto o regimento interno e não encontrei. Att Keiko Sato

  7. Agora, o que tem a ver encontro presencial com quantidade de delegados? Editais cada vez mais fajutas. O que vale é o número de pessoas inscritas e votantes. Quase ninguém soube dos tais encontros. Eu soube, você soube, mas a massa jamais soube. Tudo apenas via site do MinC. Por favor… A CNPC está longe de ser popular. Jura que um colegiado vai reunir mais de 200 pessoas em um único encontro? Havia lugares que não cabiam 40 pessoas. rsrsrs

  8. Espero que resolvam os problemas dos pontos de cultura, ameaçados de serem extinguidos devido à armadilha de convênios feitos para empresas milionárias. E quando acabar essa “loucura” toda, venham para São Luís sair no Bloco Os Foliões, no Grupo Foliões, no Reisado Folias de Natal, na Raízes de Portugal, no Boizinho Barrica e no Bicho Terra. Estamos aguardando todos vocês.

  9. Boa tarde Vinícius Wu, gostaria de saber se o aviso sobre as novas etapas do CNPC, no caso do dia 19/10/15 e dos dia 24 a 29/11/15 serra talhada será divulgada aqui na plataforma ou receberemos informações por e-mail?

  10. Corrigindo: “Valeu pelo feito de conhecermos e trocarmos ideias com pessoas maravilhosas espalhadas por esse Brasilzão sem porteira, ainda bem largado, porém ainda amado. Creio que do lado de lá do rio a grama esteja mais verde. Ou não….”

  11. Interessante que quase tudo nesse país-continente é tosco. Até em uma simples eleição a gente apanha. E olha que é eletrônica.
    Agora, fica a dúvida de quem vai ser eleito e quem não vai. Habilitado, não habilitado, desabilitado. E a saga continua. A estrada permanece de piçarra. A poeira sobe, o suor desce. E nada da gente ver o sol raiar. KKKK Vai comendo, seu Raimundo.
    E haja um monte de voto em um mesmo computador no pequeno espaço entre minutos no longo horizonte do tempo. Mar sem fim…
    Só nos resta aguardar. Ou orar… Será? Já tá cansando tanto trabalhar e acreditar.
    Agora, essa oração do eleito… kkkk È ótima. Muita gente em Brasília vai querer copiar. Registra, registra…
    Espero que, dessa vez, mandem mesmo as passagens pra galera do Maranhão. Não fazer como da última vez, em que despacharam dois dias antes do fórum nacional. Aqui ninguém é molambo. Nem as bonecas de pano…
    E, de fato, os acertos sempre são maiores que os erros. Ao menos, no papel. E olhe que erramos muitooo e acertamos bem pouquinho. Essa matemática é muito estranha.
    Valeu pelo falto de conhecermos e trocarmos ideias com pessoas maravilhosas espalhadas por esse Brasilzão sem porteira, ainda bem largado, porém ainda amado. Creio que do lado de lá do rio a grama esteja mais verde. Ou não….
    Continuamos na luta, e a remar, mesmo que a canoa tenha furado no meio do açude. E ainda querem encontrar água em Marte. rsrsrs
    Alguns com fé de mais, outros com fé de menos.
    Como diz um grande amigo meu, “Há braços”. Inté!

    • Prezado Willian, creio que não entendi direito a sua citação do meu agradecimento. Se puder esclarecer, ficarei grato. Abraços

  12. ORAÇÃO DO ELEITO

    Agradeço por mais esta conquista em minha vida!

    Agradeço à todos e a todas que deram seu precioso tempo para votar em mim. Vcs depositaram confiança para eu ser representante setorial do Patrimônio Material do estado do Tocantins para fazer parte do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) do Ministério da Cultura (MinC).

    Com este belo passo, inicia uma jornada de ações com varias etapas dentro do CNPC.

    Prometo me enxergar como parte de uma categoria, de um setor da cultura brasileira e participar das lutas coletivas para conquistar melhores condições e representações na esfera do nosso fazer cultural.

    E livrai-nos do mal,
    Amém

    • Achei o texto bonito e digno, que faz jus ao seu criador. Deveria ser seguido por todo aquele que almeja sucesso em um pleito. Que os nossos “nobres” representantes em instâncias maiores possam nele se inspirar.

  13. Oi gostaria de saber se a nossa ida no dia 19/10/2015 á Brasília sera bancada pelo o Ministétio da Cultura?

    • Rosa,
      As despesas com deslocamento, alimentação e hospedagem para os Fóruns Nacionais serão custeadas pelo MinC.
      Vamos soltar uma nota de orientação ainda hoje a respeito desse tema.
      Um abraço,
      Vinicius Wu, Secretário de Articulação Institucional do MinC

    • No mínimo, o MinC arca com as despesas. Porém, na edição passada, faltando dois dias para a viagem o pessoa do MinC ligou dizendo que não haveria passagens para os delegados de São Luís. Ninguém foi, E ficou por isso mesmo.

  14. Quero também registrar meu agradecimento a todos(as) que votaram em minha candidatura para o setorial do artesanato, Estado de São Paulo. Muito feliz de estar habilitada para a próxima fase.
    Peço que me esclareçam, já li que quem não estiver dia 19 de outubro em Brasília não participará da etapa nacional. Lendo o Edital, lá diz:
    10. CRONOGRAMA
    O processo eleitoral obedecerá ao seguinte cronograma:
    10.8: 16/10/2015 – homologação dos delegados estaduais eleitos
    10.11: 24 a 29/11/2015 – Fóruns Nacionais Setoriais. Colegiados: Cultura Popular, Artesanato, Patrimônio Imaterial, Cultura Afro-brasileira. Serra Talhada/PE
    Peço esclarecimento de como devemos proceder os candidatos do setorial do artesanato habilitados a partir de agora.
    Parabéns a todos(as) que foram eleitos(as) em seus respectivos setoriais, e parabéns para a Cultura que só ganha com a participação da sociedade.
    Grande abraço,

    Marina Prudente de Toledo

    • Marina,
      Vamos divulgar orientações sobre as próximas etapas do processo de renovação do CNPC ainda hoje.
      Um abraço,
      Vinicius Wu, Secretário de Articulação Institucional do MinC

      • Muito obrigada pelo Vinicius!
        abraço,
        Marina Prudente de Toledo

      • Prezados, boa tarde.

        Venho através deste solicitar uma recontagem dos votos para o setorial de musica, votação da Bahia, visto que inúmeras pessoas que afirmaram votar em mim não receberam nenhum e-mail solicitando a confirmação de seus votos e estranhamente eu que sou candidato recebe. só nos dias 09/10 e 10/10. Mais de 50 pessoas me relataram que não receberam o comunicado, sendo assim estou recorrendo, pois pelas minhas projeções eu deveria ter uma votação entorno de 300 votos, mais somente 168 foram a me creditados.

        REFIRO-ME A ESTA MENSAGEM

        “Prezados/as,
        Identificamos a possibilidade de sua inscrição ter sido efetuada por terceiros na plataforma das eleições do Conselho Nacional de Política Cultural.
        Solicitamos a gentileza de responder a este e-mail com um número de telefone para contato até 08/10/2015.
        Caso não envie até o prazo a inscrição realizada em seu nome será inabilitada.
        Atenciosamente,
        Equipe Conselho Nacional de Política Cultural “

  15. Boa noite a todos, neste momento gostaria de Agradecer a quem Votou em minha Candidatura, da mesma forma que votaram nos demais Candidatos, onde trabalhamos neste Fórum, como Ferramenta de Rede, para que possamos Interagir, usando a técnologia para Aderir-mos a este Momento Ímpar para os Fazedores e Fazedoras de Cultura, que atuam em profunda Articulação. Espero que aqueles que venham a Representar nosso Povo, no Setorial, Culturas Afro-brasileiras/GO, tenham atuação Transversal, em Rede, sendo que fiquem cientes da continuidade de minhas Articulações, na somatória do trabalho juntamente quem precisar, nesta nova fase junto ao CNPC e que realmente aproveitem esta Oportunidade, mantendo a Sociedade Civil, que em Pleito Presencial e ou em Plataforma de Rede depositou não apenas um Voto, mas sim, a Confiança de acreditar na Capacidade de Cada Candidato Habilitado. Que siga a Luta em Prol de nosso Povo e Valorização de nossa Cultura. “Juntos Somamos Esforços para Multiplicar Resulatados”. Asé para nós.

    • Parabéns pela votação, Fernando!
      Vamos seguir esse debate! Apenas começamos!
      Um abraço,
      Vinicius Wu, Secretário de Articulação Institucional do MinC

  16. Para saber qual o motivo da inabilitação tem um sinal de soma em cima da foto do candidato, clique neste sinal e aparece o motivo da inabilitação. Espero ter ajudado.

    • ..então de fato são essas condições do item 6

  17. Boa Noite:
    Li os comentários e, como não observei resposta sobre a Inabilitação; penso que isto refere-se as condições que consta no item 6
    6.3 – No ato de inscrição o interessado deverá informar seu nome completo, número de CPF, e-mail e campo setorial de interesse/atuação.
    6.3.1 Para inscrição na condição de candidato, o interessado deverá fornecer foto de rosto, além de comprovar a atuação no campo setorial nos últimos 3 (três) anos, por meio de algum dos seguintes documentos:
    a) currículo ou portfólio;
    b) diploma ou certificado de profissionalização relacionado ao campo setorial;
    c) registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego (DRT);
    d) declaração emitida por entidade/ comunidade representativa da área ou segmento reconhecendo a atuação;
    e) Carteira de Trabalho demonstrando vínculo empregatício em atividade empresarial relacionada à área ou segmento.
    – Espero ter colaborado; porque me perdoem mas a mim esse Processo foi muito confuso começando pelo fato de ser divulgado que poderia se votar até o dia 07.10 e a partir do dia 26.09 mudar de voto; MAS teria que se ter cadastrado; sinceramente, incoerente; não houve a divulgação necessária para um pleito de um Conselho Nacional; além do que para compartilhamento em redes sociais a foto mostrada se tratava sempre de uma mesma pessoa,induzindo desta forma o eleitor e, como no caso das Inabilitações não se responde aos questionamentos! Enfim boa sorte à todos !
    Parabenizo MARIA JANE SOARES TARGINO CAVALCANTE – Culturas Populares – Paraíba- A única representante da Cultura Cigana eleita neste conselho, aproveito para divulgar que iniciei um abaixo-assinado para representação Cigana nos Colegiados do Conselho Nacional de Politica Cultural. Peço o apoio:

    https://www.change.org/p/secretaria-da-identidade-e-diversidade-cultural-do-minist%C3%A9rio-da-cultura-garantir-a-representa%C3%A7%C3%A3o-cigana-no-conselho-nacional-de-politica-cultural?recruiter=78304082&utm_source=share_petition&utm_medium=facebook&utm_campaign=share_facebook_responsive&utm_term=des-lg-share_petition-custom_msg

  18. Concordamos plenamente. Nós, por exemplo, apesar de termos participado de todo o processo eleitoral (pela internet e presencialmente) e de termos sido o mais votado para o Setorial do Teatro, ainda não sabemos o porque de nossa inabilitação. Temos que recorrer em quatro dias e não sabemos sobre o que devemos recorrer. Por que fomos inabilitados. Por não termos formação de teatro na Universidade, por que somos jovem? Por que?

    • Maurício,
      Muitas candidaturas foram inabilitadas por erros bem simples. Em alguns casos, por exemplo, foi devido a ausência de algum documento exigido pelo edital.
      Mas, basta recorrer. Tudo será analisado com o máximo de atenção.
      Os candidatos inabilitados que têm atuação no setor e comprovarem isso terão seus recursos acatados.
      Um abraço,
      Vinicius Wu, Secretário de Articulação Institucional do MinC

      • Caro Vinícius Wu,

        Encaminhamos nosso recurso horas depois de divulgado o resultado e acreditamos na imparcialidade da equipe responsável por este processo.

        ADELMO DE MEDEIROS

  19. Alo Pessoal do Ministério.
    Boa Tarde.

    Dei-me o trabalho de contar!
    Na setorial do artesanato em todos os estados concorreram 94 candidatos. Deste total, 81 aparecem agora na tela como inabilitados. Ninguém do Ministério, até agora, apresentou os motivos.
    Pessoal, todos merecem descansar, ainda mais num feriadão.
    Mas, acontece que nós candidatos merecemos saber os motivos da inabilitação. Acho que o pessoal que votou nestes inabilitados, também tem o direito de saber o motivo. Até por uma questão de respeito à mobilização das pessoas e ao crédito que deram ao processo eleitoral.

    • Marco,
      Houve um erro na plataforma e já foi corrigido. Tem uma postagem na plataforma sobre isso! Já foi solucionado.
      Um abraço,
      Vinicius Wu, Secretário de Articulação Institucional do MinC

  20. Alo Pessoal do Ministério.
    Bom Dia.
    Antes de enviar defesa pela minha inabilitação como delegado, mesmo sendo o mais votado para a setorial do artesanato no Rio Grande do Sul, preciso saber o motivo da minha inabilitação. Quando ficarei sabendo os motivos? Será antes do dia 14, dia em que se encerram os recursos?

    • Marco,
      O amigo já viu a lista retificada? Acho que sua candidatura foi habilitada.
      Um abraço
      Vinicius Wu, Secretário de Articulação Institucional do MinC

  21. Bem na minha área que é o teatro eu fui habilitada com 81 votos ,só não entendi se no dia 19 de novembro temos que estar em Brasilia ?

    • 8.4.4 O delegado eleito, impossibilitado de comparecer à etapa nacional, deverá notificar a Comissão Organizadora Nacional através do e-mail votacultura@cultura.gov.br, que convocará seu suplente.

  22. Por que um candidato com 0 voto está habilitado??

    • Caro Jailton,
      Estar habilitado não significa que esteja eleito.
      Um abraço,
      Vinicius Wu, Secretário de Articulação Institucional do MinC

      • Ou seja… rsrsrs… nada a declarar. Deixa pra lá. Brasil – sil – sil.

      • Caro Vinicius Wu,

        Seu esclarecimento é muito oportuno, isto está claro no edital mas grande parte dos candidatos parece não ter se dado ao trabalho de ler os pormenores que disciplinam este processo eleitoral.

        ADELMO DE MEDEIROS

      • Caro Vinicius Wu,
        Seu esclarecimento é muito oportuno, isto está claro no edital mas grande parte dos candidatos parece não ter se dado ao trabalho de ler os pormenores que disciplinam este processo eleitoral.

        ADELMO DE MEDEIROS

  23. Por que todos os Candidatos do MS tão inabilitados por que

    • Rogina não e apenas do MS mas da região centro oeste DF, GO, MT, E MS

      • Regina e Marli,
        Houve um erro na habilitação dos candidatos de Artesanato e Moda. Já temos um nova lista. Já foi divulgada! Dêem uma olhada.
        Um abraço,
        Vinicius Wu, Secretário de Articulação Institucional do MinC

  24. Boa noite consegui ver o resultado em primeiro momento tava habilitado de pois dei inabilitado o que ocorre?

  25. o que significa candidato inabilitado???

    • o candidato não cumpriu as exigências do item 6 do Edital

  26. NÃO ESTOU CONSEGUINDO ACESSAR OS RESULTADOS.

  27. Boa noite!
    Não estamos conseguindo acessar o resultado! Qual o problema? Todos estão falando a mesma coisa.

  28. NINGUÉM ESTÁ CONSEGUINDO ACESSAR O RESULTADO!

  29. Não consegui ver o resultado do Setorial Culturas Afro-Brasileiras.

O Fórum está fechado