![Fórum Serra Talhada](http://vota.cultura.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/F%C3%B3rum-Serra-Talhada-206x300.jpg)
O Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) realizou, de 24 a 29 de novembro, em Serra Talhada (PE), o último Fórum Nacional Setorial que definiu os integrantes dos Colegiados Setoriais de Artesanato, Culturas Afro-Brasileiras, Culturas Populares e Patrimônio Imaterial. Com isso, chegou ao fim o processo eleitoral de renovação do CNPC e de seus 17 Colegiados Setoriais. A posse está prevista para 16 de dezembro, em Brasília (DF).
O processo eleitoral teve início em junho deste ano e envolveu mais de 70 mil brasileiros, que votaram e participaram da ação. O primeiro Colegiado a concluir sua nova composição foi o Indígena, em agosto.
De 10 a 13 de novembro, no Rio de Janeiro, o Fórum Nacional Setorial dos Segmentos Artísticos definiu os integrantes dos Colegiados Setoriais de Dança, Teatro, Música, Circo, Artes Visuais, Arte Digital e Livro, Leitura e Literatura.
Já de 17 e 20 de novembro, em Brasília (DF), o Fórum Nacional Setorial das Áreas Técnicas elegeu os representantes dos Colegiados Setoriais de Arquitetura e Urbanismo, Arquivos, Design, Moda, Patrimônio Material e GT (Grupo de Trabalho) de Museus.
Representantes eleitos do Colegiado dos Segmentos Artísticos
Representantes eleitos do Colegiado das Áreas Técnicas
Representantes eleitos do Colegiado de Cultura e Povos Tradicionais
13 participações
ATITUDE
Não há nada tão poderosa, quanto nossa mente. Você pode mudar seu cabelo, sua roupa, seu endereço, seu parceiro/parceira, sua residência, mas se não mudar sua forma de pensar, as mesmas experiências se repetirão para sempre. Porque todo exterior muda, mas nada no interior mudou.
Se quisermos algo na vida. Se quisermos mudar. Se quisermos conseguir algo, se tivermos alguma meta para alcançar, temos que mudar nosso comportamento, e superar nossos hábitos. É desafiador. É difícil.
A maioria das pessoas passam a vida sem nunca descobrir quais os seus talentos. E saibam que a única coisa que vai te deixar feliz, meu amigo, minha amiga, este ano e o próximo, é arriscar. É elevar o nível, descobrir do que somos capaz e sentir este incrível poder de seguir insistindo do que nos estiver segurando para chegar ao outro lado do nosso “EU” verdadeiro.
Esse é o jogo. Quando pisamos em nossos medos e continuamos avançando. Continuamos… Algo nos acontece!
Se virmos alguém de sucesso e falarmos: “ Uauu, ele é incrível, um gênio” devemos olhar mais fundo e lembrarmos que, as pessoas são recompensadas em público pelo que fizeram por anos sozinhas. Se não desenvolvermos a coragem, para fazermos o que deve ser feito, e passarmos muito tempo tentando convencer os outros, tentando conseguir aprovação, o que nos irá acontecer; iremos perder a calma. E, aí, os outros nos convencerão do que estamos fazendo não tem valor. E, daí, iremos desistir de nossos sonhos.
Quando tempo você tem? Quando tempo nós teremos? Quando iremos pensar nisso? Não sabemos!
A maioria não usa as coisas que o universo nos deu. Temos que parar de desperdiçarmos nosso tempo. Se quisermos algo, temos que ser implacáveis! Temos que aprender a ter sucesso, a sermos criativos!
O poder de resistirmos, apesar das circunstâncias. A energia para agüentarmos. Esta é uma qualidade dos vencedores. O foco, a luta, o empenho, a habilidade de agüentarmos derrotas uma após a outra: SEM DESISTIRMOS! Estas são as qualidades dos vencedores. O que faz esse poder, não sei lhes dizer. Tudo o que sei, é que ele existe e está disponível, e só quando um homem ou uma mulher, estão neste estado de pensar, quando ele ou ela sabe exatamente o que quer, e estão completamente determinados, que não irão desistir, até que consigam. Existe grandeza neles!
E, nós temos que aprender a controlar as críticas de fora e as críticas de dentro. Persigamos nossas vontades! E que nada nos detenha: NÓS MERECEMOS ISSO!
A maioria das pessoas se rende muito facilmente. Saibam que o espírito humano é poderoso. Não existe nada tão poderoso. É difícil matar o espírito humano. Nada pode nos parar. Temos que viver nossa vida com paixão e determinação. A maioria anda pela vida com limites. Se segurando. Decida que vai cobrar-se. Tem que focar em você. E, até que se convença, até que veja.
Cada dia, cada dia, cada dia começaremos a ver uma diferença nas coisas que fazemos. Cercando-nos da capacidade de desenvolvermos nossos trabalhos. E, para alcançarmos certos objetivos, dizendo à nós mesmos, todos os dias, aqui vamos nós de novo, temos o que é preciso: ESTE É NOSSO DIA! E NADA NOS IRÁ NOS DETER!
Pior que errar é não querer mudar nunca. E, a motivação nos faz começar, e a disciplina nos faz continuar. E não podemos nos contentar com o que temos e ninguém sabe do que somos capaz, a não ser nós mesmos. A nossa perfeição vem com a prática e não com a espera. E não devemos nos preocupar com os problemas. Isso é perda de tempo. Temos que ocuparmos em resolvê-los. Não devemos procurar ganhar atenção, temos que procurar ganhar o respeito. Dura mais tempo. Precisamos viver, e não apenas existir!
Saudamos a cultura! Saudamos à vida!
ACYR OSMAR DE OLIVEIRA
Alô SAI/ MINC – Tem erro nessa publicação.
Tem tantos erros, vão além das publicações.
Em 20 de outubro enviei a mensagem abaixo questionando o resultado da eleição para o setorial do livro e leitura do DF. Até hoje não recebi resposta. Manobra? Golpe? Desinteresse? O que falar?
Mensagem enviada:
Prezados Gestores do Processo Eleitoral do CNPC.
Parabenizando-os pelo processo, requeiro que seja instalada uma comissão para a confirmação da autodeclaração do candidato do Setorial de Livro, leitura e Literatura do Distrito Federal, em face da afirmativa do candidato Mauro César Bandeira de Oliveira, o qual foi considerado eleito pela cota de afrodescendente, mesmo sem possuir nenhuma característica que o identifique com os critérios estabelecidos no Edital CNPC nº 01/2015, itens 5.2. Torna-se mais estranho ainda o fato do autodeclarado afrodescendente ter recebido apenas um voto – provavelmente o seu.
Por este motivo, requeiro a revisão do resultado divulgado, assegurando a eleição prevista no item 5.5 do referido edital, a fim de comprovar a lisura do processo, sem a prática de equívocos ou atos que possam ser considerados demagógicos ou venham a provocar ações além da esfera administrativa.
Atenciosamente.
Pedro César Batista
Jornalista e escritor
Conselheiro de Cultura do Distrito Federal (Literatura)
Secretário Geral do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal
Coordenador Geral do Movimento Cultural de Olho na Justiça
A desatenção é assustadora, ou será mais que isso. Por enquanto, vou achar que é apenas incompetência. Foram três emails, repliquei uma das postagem aqui e sigo completamente ignorado. Quais os interesses que definem essa prática?
Prezado Pedro, pedimos desculpa pela falta de retorno imediato. Por gentileza, você pode informar para qual e-mail está enviando mensagens?
Nosso contato: cnpc@cultura.gov.br
Agradecemos pela compreensão.
Secretaria de Articulação Institucional
Senhor@s,
inaceitável essa desatenção. Não houve retorno imediato, passaram-se dois meses sem resposta. O email foi enviadpo para o endereços abaixo e a seguir a resposta que recebi:
Vinicius Gomes Wu ,
“cc: Pedro Sergio Lima Ortale” ,
Christiane Montes Ramirez ,
Roberto Chaves de Aguiar
Resposta recebida – 20/10/2015;
Christiane Montes Ramirez
20 de out
para Layanne, Eduardo, mim, Vinicius, Pedro, Roberto, Colegiados
Prezado Sr. Pedro César Batista,
Acusamos o recebimento de sua solicitação. Já estamos analisando o caso.
Atenciosamente,
CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CULTURAL – CNPC
SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL- SAI
MINISTÉRIO DA CULTURA
Eu não quero pensar que fomos usados para apenas formalizar o CNPC. O que está acontecendo é ultrajante. Uma falta de respeito muito grande à sociedade civil. Esta postagem não corresponde ao pleito. Por favor, evitem constrangimento maiores e nos tratem com o devido respeito. Postem todos os colegiados e assumam a posse com os eleitos como ficou PACTUADO no Fórum.
Onde esta o colegiado de moda?
Prezados,
Façam uma revisão completa nas listas dos representantes eleitos.
Está faltando a Setorial de Patrimônio Material; não foi colocado o cabeçalho para Setorial de Arquivos e alguns nomes em várias setoriais estão sem a informação de estado.
Grato.
Acredito que tenham confundido o setorial de Arquivos com o de Patrimônio Material.
A relação do Colegiado de Patrimônio Material está completamente errada. Peço que corrijam antes da publicação da portaria.
PARABÉNS A TODOS E TODAS REPRESENTANTES ELEITOS DO COLEGIADO DOS SEGUIMENTOS ARTÍSTICOS,SEGUIMENTO DAS ÁREAS TÉCNICAS ,COLEGIADO DE CULTURA E POVOS TRADICIONAIS.