Mais de 72 mil inscrições em menos de 40 dias

As inscrições para o processo de renovação do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) iniciaram dia 17 de agosto e terminaram à meia noite do dia 26 de setembro de 2015. No total 1512 pessoas se candidataram como delegados/as para os fóruns setoriais de Arquitetura e Urbanismo, Arquivos, Arte Digital, Artes Visuais, Artesanato, Circo, Culturas Afro-Brasileiras, Culturas Populares, Dança, Design, Literatura, Livro e Leitura, Moda, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro.

Durante estes quase 40 dias a equipe do Ministério da Cultura promoveu encontros presenciais em todos os estados da federação e no Distrito Federal. Além destas atividades alguns estados como Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, dentre outros, promoveram encontros descentralizados com o objetivo de mobilizar ainda mais suas regiões.

O resultado é um número nunca antes visto na mobilização para eleições de um Conselho Nacional. Outra contribuição para este desempenho, além dos encontros presenciais, foi a facilidade de uso da plataforma, em que qualquer pessoa interessada em cultura e com mais de 16 anos poderia se tornar eleitor/a. Um processo completamente diferente das eleições de 2012, que mobilizaram pouco mais do que 5 mil pessoas.

No período que começa hoje (27/09) até o dia 7 de outubro os/as eleitores/as poderão confirmar seu voto em seus candidatos. Há também a possibilidade de trocarem seu voto apenas uma vez. Esta funcionalidade foi implementada com o objetivo de permitir uma avaliação dos participantes dos debates nos fóruns e nos encontros presenciais. Cada pessoa, ao se cadastrar, escolheu a setorial e estado onde irá votar.

Dados Abertos

Ao longo do processo eleitoral a Secretaria de Articulação Institucional divulgou algumas informações sobre o andamento dos estados. Com o fim do período de inscrições as informações se encontram consolidadas. Confira a seguir alguns infográficos dos dados do processo eleitoral (Se quiser ampliar clique em cada um dos gráficos).

 

total inscricoes por estado

No total de inscrições por estado o Amapá se destaca com o maior número; foram 8087 participantes! Em seguida outro estado da região Norte, o Pará com 7667. No Nordeste estados como o Maranhão, Bahia e Pernambuco agregaram também uma grande número de participantes.

As regiões Norte e Nordeste registraram mais inscrições na plataforma do que as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, conforme gráfico abaixo.

inscricoes por regiao

Já com relação às setoriais as com mais inscrições foram Culturas Populares, com 10246 participantes e Culturas Afro Brasileiras, com 9049.

As setoriais de Música, Literatura, Livro e Leitura ultrapassaram a marca de mais de 8 mil inscrições cada.

total inscricoes por setorial

Por fim, com relação às candidaturas São Paulo aparece na frente, com 156, sendo que 24 deles na setorial de Música.

Rio de Janeiro, Pará e Distrito Federal também se destacam com um alto número de candidaturas.

total candidaturas por estado

Ainda assim, a região do país com mais candidaturas é o Nordeste com 434 , seguida da Sudeste com 334 e a região Norte com 293.

candidaturas por regiao do pais

 

Texto (atualizado em 28/9): Adriana Veloso

25 participações

  1. Para a área de música meu voto e recomendação é para Adriana Belic
    Profissional com expertise no setor com trânsito na esfera nacional e internacional e extremamente engajada na luta pelas políticas desenvolvidas e aplicadas ao setor. Dinamismo e visão estratégica compõe uma receita certa para esta legítima representante dos interesses da música no estado de São Paulo e no Brasil

  2. NÚMEROS DESSA ELEIÇÃO SÃO DESAFIADORES

    No total de inscrições, o estado do Rio de Janeiro aparece com pouco mais de 3 mil participantes, o que ficou muito abaixo do esperado, ainda mais quando comparado com o Amapá com 8.087 participantes e o Pará com 7.667.
    Mesmo a nível nacional, o número de participantes foi pequeno se considerarmos alguns dados estatísticos:
    o estado do Amapá possui uma população estimada pelo IBGE para 2015 de 766.679 habitantes, distribuída em 16 municípios. Os 8.087 participantes correspondem a 1,054% dos amapaenses; o estado do Pará possui uma população estimada pelo IBGE para 2015 de 8.175.113 habitantes, distribuída em 144 municípios. Os 7.667 participantes correspondem a 0,093% dos paraenses.
    Vamos considerar que foram 3.500 participantes no estado do Rio de Janeiro. Ora, a população do estado do Rio estimada pelo IBGE para 2015 corresponde a 16.550.024 habitantes, distribuída em 92 municípios. Então, apenas 0,021% dos fluminenses participaram dessa eleição.
    Quanto ao número de candidatos por estado, o Rio de Janeiro não chegou a 100 inscritos, sendo todos os estados da federação suplantados por São Paulo que aparece com 156 candidatos, sendo que 24 deles só no setorial de Música.
    A nível nacional, o setorial de Patrimônio Cultural Material não chegou a 2 mil participantes, sendo superado pelos setoriais de Culturas Populares, com 10.246 participantes e de Culturas Afro Brasileiras, com 9.049. As setoriais de Música e de Literatura, Livro e Leitura ultrapassaram a marca de mais de 8 mil inscrições cada.
    Quanto ao número de candidatos do setorial de Patrimônio Cultural Material, são 58 em todo o país. Apenas ES, MS e PI não possuem candidaturas. As regiões mais concorridas são Nordeste (9 estados/17 candidatos), Norte (7 estados/14 candidatos) e Sudeste (4 estados/11 candidatos). Os estados com mais candidatos são SP (6), PE (5), PA (4) e SC (4). Incrivelmente o estado do Rio de Janeiro tem apenas 2 candidatos.
    Se o Ministério da Cultura está comemorando que 72.871 pessoas que se inscreveram nessa eleição, considerando que na anterior foram apenas 5 mil pessoas, os números alcançados em 2015 não foram satisfatórios, como a estatística revelou.
    A inclusão de um número maior de participantes deverá ser uma das preocupações do governo federal nas próximas eleições para o Conselho Nacional de Política Cultural.

  3. Prezados (as) Integrantes da Comissão Organizadora Nacional
    Prezados (as) amigos (as),

    O processo eleitoral para membros dos Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) é orientado pelo edital 01/2015, que orienta de forma bastante clara todas as suas etapas.
    No que se refere a participação remota e presencial o edital é bem claro quando diz textualmente:

    4.2 A participação remota se dará por meio da internet, na plataforma digital sitiada em http://www.vota.cultura.gov.br, onde o interessado deverá cadastrar-se como eleitor, podendo registrar-se como candidato a delegado estadual, caso tenha interesse, entre o dia 19/08/2015 e 26/09/2015.

    4.2.1 A plataforma digital estará aberta para o exercício do voto durante o período de 08/09/2015 a 07/10/2015.

    Não há dúvidas, para participar do processo eleitoral o (a) interessado (a) teria de registrar-se como ELEITOR ou CANDIDATO entre o dia 19/08/2015 e 26/09/2015 e exercer sua cidadania pelo voto durante o período de 08/09/2015 a 07/10/2015.
    Entendo que um número considerável de cidadãos têm feito reclamações sobre este assunto mas, excluindo-se a interpretação pessoal, estas não encontram amparo algum que possa sequer ventilar a possibilidade de qualquer alteração neste processo eleitoral.

    ADELMO DE MEDEIROS

  4. Caros amigos e amigas do Ministério da Cultura; e aos ativistas sociais.
    Prezados (as);
    Minha Gratidão Griô aos agentes públicos do Ministério da Cultura; e a todos os (as) ativistas sociais que propiciaram esse exercício de acesso aos espaços democráticos de direito no âmbito das políticas culturais, através das eleições do CNPC em todo Brasil. Pois é, sou um remanescente da década de 1960 forjado nas lutas pela construção da nossa cidadania. Há mais de trinta anos venho percorrendo esse país, formulando as nossas Rodas de Troca de Saberes e Fazeres fundamentadas nas nossas raízes africanas na perspectiva de trazer à luz da sociedade as Vivências do Negro Contemporâneo – A mão afro-brasileira na construção do estado de direito.
    Em 1974, fui “convidado a me retirar” do meu Estado do Rio Grande do Sul pelo famigerado regime militar, que em razão de perseguição política tive que migrar para o Rio de janeiro, e a partir do ano de 1974 até o ano de 2000, fique fora da minha terra natal. De lá pra cá essas caminhadas das (Rodas de Troca de Saberes e Fazeres) formam os cenários desenhados pelas forças vivas das organizações sociais, que buscam novas possibilidades de consolidação da democracia.
    Nos últimos 12 anos, os movimentos sociais foram protagonistas da construção dos processos de ampliação dos direitos democráticos. É nesse marco de afirmação da legitimidade das representações da sociedade civil que enxergamos o novo desenho do Conselho Nacional de Política Cultural CNPC, que através dessa mobilização dos fóruns setoriais no processo eleitoral de 2015 com mais de 72 mil eleitores, nos deixa um legado da democracia participativa.
    Mesmo com os avanços que tivemos através da nossa mobilização nas temáticas de Culturas Populares e nas Culturas Afro-Brasileiras, penso que ainda precisamos aperfeiçoar nossas ferramentas de controle social das estruturas de governo. Portanto, quero deixar aqui minha singela contribuição para que os técnicos do Ministério da Cultura, que formataram o Edital das Eleições do CNPC de 2015, para que possam avaliar a (conexão das datas do encerramento das inscrições com o encerramento das votações). Mesmo assim, está legitimado o processo eleitoral. Certamente, independente dos que forem eleitos, todos e todas que integraram essa caminhada são vencedores.
    No mais, ficam os belíssimos exercícios de acesso aos espaços democráticos de direito e o fortalecimento dos conceitos das ações compartilhadas.
    Saudações Griô!
    “Se um dia a democracia for possível neste país, ela nascerá dos movimentos sociais e populares, do contrapoder social e político que transforma a plebe em cidadã e os cidadãos em sujeitos que declaram suas diferenças e manifestam seus conflitos”. (Marilena Chaui)
    Se fores capaz de se indignar com as injustiças do mundo, então podemos caminhar juntos, somos ativistas sociais.
    AGUARDE SEMPRE BOAS NOTÍCIAS!

    Vamos (continuar) caminhando juntos!
    Prudêncio
    Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO
    Mestre Griô, Jornalista, Assessor de Comunicação da FENAHTECT
    grioprudencio.trocadesaberes@gmail.com
    ong.movimentacao@gmail.comtica Cultural

  5. Senhores,
    Como vários outros candidatos, de várias partes do país e setor, sou da opinião que os eleitores deveriam inscreverem-se até o último dia de votação.
    Igualmente li e reli o edital, e nele NÃO ESTÁ absolutamente claro que só poderiam votar após 26 set os que já tivessem se inscrito para tanto.
    Eis o que consta no edital.
    “…4. DO PROCESSO ELEITORAL
    4.1 O processo eleitoral de que trata este edital ocorrerá de forma remota e presencial.
    4.2 A participação remota se dará por meio da internet, na plataforma digital sitiada em http://www.vota.cultura.gov.br, onde o interessado deverá cadastrar-se como eleitor, podendo registrar-se como candidato a delegado estadual, caso tenha interesse, entre o dia 19/08/2015 e 26/09/2015.
    (MEU COMENTÁRIO: a redação dá a entender que SOMENTE se tiver interesse a ser candidato a delegado estadual deverá se inscrever até 26/09/2015)
    4.2.1 A plataforma digital estará aberta para o exercício do voto durante o período de 08/09/2015 a 07/10/201….”
    (MEU COMENTÁRIO: ao dizer que a votação segue até 07/10/2015, a redação REFORÇA o entendimento de que SOMENTE se tiver interesse a ser candidato a delegado estadual deverá se inscrever até 26/09/2015)
    Assim, junto-me aos demais no pedido pela extensão para a figura do ELEITOR do prazo de INSCRIÇÃO E VOTAÇÃO.
    Certa do acolhimento, abraços

  6. Ratifico que os eleitores deveriam inscreverem-se até o último dia de votação. Embora eu tenha lido e relido no edital, o cadastro do eleitor deixou a desejar. Transcrevo o que consta no edital. “…4. DO PROCESSO ELEITORAL 4.1 O processo eleitoral de que trata este edital ocorrerá de forma remota e presencial. 4.2 A participação remota se dará por meio da internet, na plataforma digital sitiada em http://www.vota.cultura.gov.br, onde o interessado deverá cadastrar-se como eleitor, podendo registrar-se como candidato a delegado estadual, caso tenha interesse, entre o dia 19/08/2015 e 26/09/2015. 4.2.1 A plataforma digital estará aberta para o exercício do voto durante o período de 08/09/2015 a 07/10/2015. 4.2.1.1 As Representações Regionais e as sedes estaduais das instituições vinculadas ao Ministério da Cultura disponibilizarão a estrutura e orientação necessárias ao acesso à plataforma digital….”

  7. Para o SETOR DE MUSICA, meu voto é da ADRIANA BELIC!
    Ela é uma profissional comprometida com a MÚSICA, com a CULTURA, com a ARTE. Tem uma ampla rede de relacionamento, no Brasil e no exterior, o que lhe permite pensar a cultura de modo completo. Estou com ela!! E a recomendo para fazer parte do Conselho, por São Paulo!!!

  8. Ola, bom dia
    No setor de MÚSICA em São Paulo, recomendo o voto em ADRIANA BELIC, em razão das propostas de trabalho e defesa das prerrogativas do setor que ela propõe.
    Abraços!

  9. Tristemente minha candidatura foi excluída por motivos que desconheço, do Setor Design AP, sem que me fosse avisado por email ou algo assim. O “Fale Conosco” de forma alguma tem sido ativo e estou aqui tentando reaver se há a possibilidade de consertar tal dano para isso. Sendo que vários interessados e participantes deste setor no meu estado já haviam votado em mim e demostrado apoio… Por favor, respondam…

  10. Caros Amigos do Patrimonio I-material do Brasil,
    Estamos no caminho certo para um desenvolvimento pela criatividade no Brasil, cuja base é a sua diversidade cultural, que necessita ser cada vez mais (re)conhecida e valorizada. Tal diversidade pode ser observado pelas 107 candidaturas de delegados para a setorial de Patrimonio Imaterial (PI) em todo o Brasil, exceto no estado do Espirito Santo. Vamos em frente em defesa do Patrimonio Material e Imaterial do Brasil para o desenvolvimento de territórios criativos por meio de politicas públicas locais, regionais, estaduais e nacional. Estou para contribuir em prol do PI no Brasil, vamos juntos!
    MAGNUS EMMENDOERFER

  11. O setorial de Patrimônio Cultural Material não está tão ruim. São 58 candidatos em todo o país. Apenas ES, MS e PI não possuem candidaturas. Os regiões mais concorridas são Nordeste (9 estados/17 candidatos), Norte (7 estados/14 candidatos) e Sudeste (4 estados/11 candidatos).
    No período de 27/09 até 07 de outubro os eleitores poderão confirmar seu voto em seus candidatos ou trocarem seu voto apenas uma vez.
    Por isso,
    em defesa do Patrimônio Cultural Ferroviário
    em defesa do Patrimônio Cultural Quilombola
    em defesa do Patrimônio Cultural Arqueológico
    em defesa do Patrimônio Cultural Militar
    em defesa do Museu Casa da Força Expedicionária Brasileira
    em defesa do Museu Casa do Patrimônio Cultural Ferroviário (antigo Museu do Trem)
    em defesa da Paisagem Cultural Fluminense
    em defesa dos Monumentos Históricos do estado do Rio de Janeiro
    em defesa do Patrimônio Cultural da Baixada Fluminense

    VOTE
    Antônio Seixas
    Patrimônio Material – RJ

  12. Parágrafo 4.2.1 do edital CNPC diz: A plataforma digital estará aberta para o exercício do voto durante o período de 08/09/201 a 07/10/2015. Pois bem, no meu entendimento isso significa que os eleitores poderiam votar até o dia 07/10/2015….. independente da questão de confirmação e/ou troca de voto. Será que me equivoquei? Não interpretei o texto de forma correta?

  13. Estamos no interior de São Paulo. A maioria das pessoas que estão dentro dos nossos empreendimentos nem email tem. Até queriam se inscrever pelo menos como eleitores e agora? Tem alguma alternativa.

  14. Questiono ao CNPC que é um órgão colegiado integrante da estrutura do Ministério da Cultura, para estender o cadastramento para os eleitores. O Conselho Nacional de Política Cultural é coisa seria para todos os brasileiros que tem a visão do quanto o país precisa de mudanças e melhorias. Qualificar pessoas nas suas áreas especifica com certo nível e relevância é de grande importância, visando na essência o futuro desta nação.

  15. Acho que a divulgação desta eleição foi muita falha pois poucos produtores de cultura em qualquer dos colegiados ficaram sabendo, e outra as inscrições dos eleitores deveria ser até o ultimo dia da eleição.

    • Concordo plenamente com seu parecer, cabe ao CNPC rever as inúmeras solicitações que tenho recebido de varias pessoas que não conseguiram fazer o cadastro.

  16. Uma das grande dificuldades para todos da Amazônia, é a questão da internet infelizmente, temos a banda lerda a forma de “democracia” em que o MINC encontrou foi realizando os “encontros presencias”, então pergunto: em que adianta o encontro presencial somente ocorrer nas capitais? se eu sou candidato ao Colegiado das Culturas Populares e milito diretamente com as culturas tradicionais em que a sua maioria encontra-se no interior do Estado? ficando em sua grande maioria alijados do processo pois quando se fala que tem que ter um email, eles me perguntam o que é isto? pois em sua grande maioria são mestres de 60 a 90 anos. De que adianta esta tal “democracia” ? onde se o eleitor não pode votar? Vamos pensar em mecanismos mais incisivos para as próximas eleições. Será que o MINC está pensando somente no quantitativo e não no qualitativo?

    • Concordo plenamente com seu parecer, cabe ao CNPC rever as inúmeras solicitações que tenho recebido de varias pessoas que não conseguiram fazer o cadastro.
      Muitos eleitores deixaram de inscreverem devidas dificuldades de acessibilidade ao site (internet), creio que poderia alcançar um numero bem maior, pois se forem verificar o numero de habitantes por estado e profissional de cada área é bem superior ao numero alcançado que obtiveram. Acho que a inscrições para eleitores principalmente deveriam ficar abertas até o prazo final estipulado para encerramento da votação

  17. Foi uma grande vitoria da Democracia e da participação dos atores da Cultura brasileira, eu fiquei sabendo um dia antes de encerrar as inscrições, mas participei e mobilizei o possível, muitas pessoas não conseguiram fazer o cadastro, mas eu agradeço aos artesão dos espirito santo que Votaram em mim, muito obrigado, parabéns a equipe do Ministério da Cultura, que se sobressaiu neste grande movimento para esta eleição, estão de parabéns.

    • Em parte parabenizar ao CNPC pode ser uma questão pessoal e até mesmo sorte do senhor ter conseguido de ultima hora fazer seu cadastro. Mas ao meu ver deveriam estender o cadastramento para os eleitores conhecerem melhor cada candidato inscrito e votarem no prazo estipulado para encerramento da votação dos que conseguiram se cadastrar.

  18. O maior problema está para entrar e votar as pessoas não estão conseguindo votar.está muito complicado
    Eneida Paes e Lima candidata Cultura Populares

    • Para nós não faltou informações, faltou tecnologia ou excesso de tecnologia. A maior parte das pessoas que estão inseridas no Artesanato da minha cidade não tem acesso a estás tecnologias.

  19. Muito estão indignados pela falta de informação e acessibilidade a este fórum, pois acreditam que faltou uma divulgação mais ampla, creio que os resultados alcançados poderiam ser bem maiores conforme apontam os números de participantes para Eleições 2015 Conselho Nacional de Politica Cultural.

  20. Poderiam estender as inscrições para eleitores, pois muitos tiveram dificuldades de se inscreverem e gostariam de participar deste processo, o que podem fazer?

  21. Os eleitores reclamam que não encontram link ou botão para inscrição.

O Fórum está fechado